News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

MERCADO DE VERÃO 2023/2024

Started by (S)oon(C)hampion(B)raga, 11 de February de 2023, 12:37

Previous topic - Next topic

SEMPRESCB

Quote from: andromeda123 on 28 de June de 2023, 17:38
O Samuel Lino é um grande jogador, mas com a contratação do Bruma não me parece que tenha fundamento esta noticia,
Ou um deles vai para a direita (que não é o seu corredor de preferência) ou também não vejo como se vai conciliar Bruma e Lino no mesmo plantel, a qualidade nunca será um problema mas de facto fica um pouco difícil de compreender.

Braga 100% Pedro

Quote from: SEMPRESCB on 28 de June de 2023, 17:42
Quote from: andromeda123 on 28 de June de 2023, 17:38
O Samuel Lino é um grande jogador, mas com a contratação do Bruma não me parece que tenha fundamento esta noticia,
Ou um deles vai para a direita (que não é o seu corredor de preferência) ou também não vejo como se vai conciliar Bruma e Lino no mesmo plantel, a qualidade nunca será um problema mas de facto fica um pouco difícil de compreender.
E se for para jogar na dupla da frente? Também faz sentido. No lugar do Horta.

easy_scb

Quote from: Enorme_Guerreiro on 28 de June de 2023, 16:47
Quote from: easy_scb on 28 de June de 2023, 15:46
Quote from: Enorme_Guerreiro on 28 de June de 2023, 14:30
Quote from: SEMPRESCB on 28 de June de 2023, 13:18
Sinceramente acho muito redutor dizer-se que se não tem mercado então damos e ainda é um favor que nos fazem em levar o jogador.

Será que o Fama quis ficar com o Moura por favor? O Kodisang foi dos melhores jogadores da Liga 2 e importantíssimo para o titulo do Moreirense, é um favor deles ficar por lá?

Ninguém está a dizer que se espera grandes valores envolvidos mas acho que uma compensação financeira por ativos que renderam nesses clubes é o mínimo. E se essa compensação existe porque sinceramente custa me a acreditar que saiem daqui por 0 devia no mínimo ser revelada oficialmente. Apenas isso.
A questão é: se o Braga pedir 500mil€ ao Moreirense, será que o Moreirense dá ou manda o Braga à merd* e arranja outra alternativa de borla? É que não sei se o pessoal tem noção, mas na grande maioria dos clubes profissionais, o volume de transferências é diminuto, a maioria dos jogadores é contratada a custo zero. E outra questão: se o Moreirense eventualmente pagar 500m/1M, certamente exige o passe todo. Se depois o jogador render e o Moreirense o conseguir rentabilizar, fica com o montante todo. Assim, o negócio é do género: eu tenho algo que não me serve e que tu queres, eu dou-te, mas se depois alguém to comprar, eu fico com metade do dinheiro. Não me parece de todo um negócio ruinoso. E, mais uma vez, se o Braga ficar à espera que clubes se cheguem à frente a oferecer dinheiro, bem que fica com a maioria destes jogadores... Não se trata de eles valerem ou não dinheiro, trata-se de muito provavelmente ninguém estar disposto a pagar por eles.

Porque falamos de dinheiro quando há tantas outras formas de rentabilizar? Direitos de opção, direitos de preferência, jogadores jovens. Enfim, o argumento do dinheiro funcionaria se a aquisição de jogadores fosse exclusivamente feita dessa forma.

Tomando o exemplo do Makouta. Acreditas que só o Boavista e mais nenhum clube na nossa Liga estivesse interessado nele? É óbvio que nenhum dos clubes extra grandes tem dinheiro para investir mas acreditas que nenhum dos clubes estaria disposto a abrir mão de 1-2 juniores? Ou do direito de preferência num jogador?
Tudo certo... Questão: quem nos garante que não existiram direitos de opção e não sei que mais envolvidos? Quem diz que quando o Braga "deu" o Murilo ao Gil, não ficou com cláusula de opção no Vítor Carvalho, por exemplo? Esse é o ponto: nós não sabemos se há algo acordado, para o bem e para o mal. E mesmo quando não há nada além da "borla", na grande maioria dos casos eu acho que isso é benéfico.

Andamos os dois no mundo das suposições.
Eu suponho que não existem contrapartidas por dois motivos: quando existiram temas do género (Lino) foi sabido; e porque o clube que faz o melhor negócio tende a publica-lo nem que seja de forma oficiosa para dar a conhecer que o fez. Chama-me ingénuo mais eu acredito que quando se diz 'O SC Braga fica com 50% dos direitos do jogador' poderia-se dizer (se fosse verdade) ' SC Braga fica com 50% dos direitos do jogador e garante direito de preferência pelo jogador X'
Pelo teu lado, supões que podem haver este tipo de contrapartidas só porque sim, sem fumo e sem fogo.

Quote from: Enorme_Guerreiro on 28 de June de 2023, 16:47
Em relação ao Makouta: ele vai para o Boavista depois de época e meia emprestado a um clube de meio da tabela da Bulgária, até parece que estamos a falar duma das revelações da liga ou algo do género. Nunca tinha jogado primeira liga, por isso não, não acho que havia assim tanta gente interessada nele.
Eu não digo que se tratam de jogadores super assediados e de valores estabelecidos. Digo que têm o seu valor e que acho natural que clubes como o Boavista (entenda-se meio da tabela), se interessem. A menos que o Boavista tenha um posicionamento único no mercado, acho uma assumpção justa.

Quote from: Enorme_Guerreiro on 28 de June de 2023, 16:47
E quanto a júniores, o Braga consegue ir buscar júniores quase onde quiser, não precisa dum negócio dum sénior para o conseguir...

Acreditas mesmo nisto? Mesmo que retiremos os jogadores dos grandes? Mesmo jogadores com contrato profissional?
Nem sei quem se riu primeiro. A equipa de sub-19 do Famalicão recém campeã ou os clubes que tentaram durante a época assediar esses miudos.

SEMPRESCB

Quote from: Braga 100% Pedro on 28 de June de 2023, 17:44
Quote from: SEMPRESCB on 28 de June de 2023, 17:42
Quote from: andromeda123 on 28 de June de 2023, 17:38
O Samuel Lino é um grande jogador, mas com a contratação do Bruma não me parece que tenha fundamento esta noticia,
Ou um deles vai para a direita (que não é o seu corredor de preferência) ou também não vejo como se vai conciliar Bruma e Lino no mesmo plantel, a qualidade nunca será um problema mas de facto fica um pouco difícil de compreender.
E se for para jogar na dupla da frente? Também faz sentido. No lugar do Horta.
Até como 4-4-2 que começou a época passada faz. Mas a questão ai é, senta o Horta ou vai ele para a direita? Não me parece.

Magicobraga20

Samuel lino era fantástico, ficavamos com 2 abre latas nas alas e sim podem perfeitamente jogar os 2 na linha, bruma de um lado e samuel lino no outro

Magicobraga

Eu acho que o Samuel Lino rende mais solto atrás do avançado do que a extremo, tipo Horta.

PauloLopes

Também não me parece que depois de um investimento no Bruma, fossemos atrás do Samuel Lino.

E assumo que não vi nenhum jogo do Valência, mas no Gil Vicente foi sempre e bem, sobre o lado esquerdo do ataque.

100%SCB

Para conjugar os três acho que o melhor era mesmo o Horta na direita, o Lino atrás do avançado e o Bruma na esquerda.
FORÇA BRAGA

GverreirodoMinho

Só por curiosidade, estão aí os heat maps desta última época, do Bruma, Samuel Lino, R. Horta e Iuri Medeiros

Enviado do meu MI 8 Lite através do Tapatalk

Sócio 2669.

bracarense23

Espero sim que venha o Samuel Lino, mas lá está, isso não significa que não tenha que entrar um pé esquerdo.
Ninguém contava com a saída do Iuri e toda a gente falava e referia que faltava 1 solução para essas posições. Samuel Lino vem acrescentar muita qualidade mas tem de entrar um esquerdino. Muitos jogos e onde jogam ou deixam de jogar é trabalho do Artur Jorge.

GverreirodoMinho

Este empréstimo do Samuel Lino, para mim, é para ser o suplente tanto de Bruma como de Ricardo Horta. Desde o início do mercado que tenho falado que também era importante aumentar a profundidade do plantel aí, e sempre falei em Iván Jaime.

Obviamente que preferia contratar o I. Jaime, mas sendo apenas para aumentar a profundidade do plantel e não sendo prioritário, admito que um empréstimo será mais benéfico financeiramente.

Sendo quem dos 3 (Horta, Lino e Bruma) nenhum é melhor pela direita, continuo à espera de um subsituto do Iuri para a titularidade (ficando o Lino e o Djaló como suplentes).

Já agora deixo também o heat map do Iván Jaime como termo de comparação ao Samuel Lino.

Enviado do meu MI 8 Lite através do Tapatalk

Sócio 2669.

Luso

Se calhar vai ser para meter o Lino a defesa esquerdo ou a central.

Pedro Bala

O Lino fez 40 e tal jogos no Valência, emprestado pelo Atlético, e vinha pra ser suplente em Braga? Não creio nem me parece realista.

Enorme_Guerreiro

#2173
Quote from: easy_scb on 28 de June de 2023, 17:45
Quote from: Enorme_Guerreiro on 28 de June de 2023, 16:47
Quote from: easy_scb on 28 de June de 2023, 15:46
Quote from: Enorme_Guerreiro on 28 de June de 2023, 14:30
Quote from: SEMPRESCB on 28 de June de 2023, 13:18
Sinceramente acho muito redutor dizer-se que se não tem mercado então damos e ainda é um favor que nos fazem em levar o jogador.

Será que o Fama quis ficar com o Moura por favor? O Kodisang foi dos melhores jogadores da Liga 2 e importantíssimo para o titulo do Moreirense, é um favor deles ficar por lá?

Ninguém está a dizer que se espera grandes valores envolvidos mas acho que uma compensação financeira por ativos que renderam nesses clubes é o mínimo. E se essa compensação existe porque sinceramente custa me a acreditar que saiem daqui por 0 devia no mínimo ser revelada oficialmente. Apenas isso.
A questão é: se o Braga pedir 500mil€ ao Moreirense, será que o Moreirense dá ou manda o Braga à merd* e arranja outra alternativa de borla? É que não sei se o pessoal tem noção, mas na grande maioria dos clubes profissionais, o volume de transferências é diminuto, a maioria dos jogadores é contratada a custo zero. E outra questão: se o Moreirense eventualmente pagar 500m/1M, certamente exige o passe todo. Se depois o jogador render e o Moreirense o conseguir rentabilizar, fica com o montante todo. Assim, o negócio é do género: eu tenho algo que não me serve e que tu queres, eu dou-te, mas se depois alguém to comprar, eu fico com metade do dinheiro. Não me parece de todo um negócio ruinoso. E, mais uma vez, se o Braga ficar à espera que clubes se cheguem à frente a oferecer dinheiro, bem que fica com a maioria destes jogadores... Não se trata de eles valerem ou não dinheiro, trata-se de muito provavelmente ninguém estar disposto a pagar por eles.

Porque falamos de dinheiro quando há tantas outras formas de rentabilizar? Direitos de opção, direitos de preferência, jogadores jovens. Enfim, o argumento do dinheiro funcionaria se a aquisição de jogadores fosse exclusivamente feita dessa forma.

Tomando o exemplo do Makouta. Acreditas que só o Boavista e mais nenhum clube na nossa Liga estivesse interessado nele? É óbvio que nenhum dos clubes extra grandes tem dinheiro para investir mas acreditas que nenhum dos clubes estaria disposto a abrir mão de 1-2 juniores? Ou do direito de preferência num jogador?
Tudo certo... Questão: quem nos garante que não existiram direitos de opção e não sei que mais envolvidos? Quem diz que quando o Braga "deu" o Murilo ao Gil, não ficou com cláusula de opção no Vítor Carvalho, por exemplo? Esse é o ponto: nós não sabemos se há algo acordado, para o bem e para o mal. E mesmo quando não há nada além da "borla", na grande maioria dos casos eu acho que isso é benéfico.

Andamos os dois no mundo das suposições.
Eu suponho que não existem contrapartidas por dois motivos: quando existiram temas do género (Lino) foi sabido; e porque o clube que faz o melhor negócio tende a publica-lo nem que seja de forma oficiosa para dar a conhecer que o fez. Chama-me ingénuo mais eu acredito que quando se diz 'O SC Braga fica com 50% dos direitos do jogador' poderia-se dizer (se fosse verdade) ' SC Braga fica com 50% dos direitos do jogador e garante direito de preferência pelo jogador X'
Pelo teu lado, supões que podem haver este tipo de contrapartidas só porque sim, sem fumo e sem fogo.

Quote from: Enorme_Guerreiro on 28 de June de 2023, 16:47
Em relação ao Makouta: ele vai para o Boavista depois de época e meia emprestado a um clube de meio da tabela da Bulgária, até parece que estamos a falar duma das revelações da liga ou algo do género. Nunca tinha jogado primeira liga, por isso não, não acho que havia assim tanta gente interessada nele.
Eu não digo que se tratam de jogadores super assediados e de valores estabelecidos. Digo que têm o seu valor e que acho natural que clubes como o Boavista (entenda-se meio da tabela), se interessem. A menos que o Boavista tenha um posicionamento único no mercado, acho uma assumpção justa.

Quote from: Enorme_Guerreiro on 28 de June de 2023, 16:47
E quanto a júniores, o Braga consegue ir buscar júniores quase onde quiser, não precisa dum negócio dum sénior para o conseguir...

Acreditas mesmo nisto? Mesmo que retiremos os jogadores dos grandes? Mesmo jogadores com contrato profissional?
Nem sei quem se riu primeiro. A equipa de sub-19 do Famalicão recém campeã ou os clubes que tentaram durante a época assediar esses miudos.
O teu raciocínio faz pouco sentido, mas desconfio que não te vou conseguir explicar porquê... Mas vou tentar:

"quando existiram temas do género (Lino) foi sabido"
Por se ter sabido do Lino, onde é que isso significa que se saiba sempre? Volto a repetir: quem garante que o Murilo ou o Lucas Cunha não foram para Barcelos em troca de direito de preferência pelo Vítor Carvalho? É que tu dizes que quando existiram temas do género foi sabido, mas e se não tivesse sido sabido? Como é que ias saber se existiram ou não?

"porque o clube que faz o melhor negócio tende a publica-lo nem que seja de forma oficiosa para dar a conhecer que o fez."
O que é que um clube ganha em publicitar um direito de preferência sobre um jogador? Isso só atrai atenção dos outros clubes, não há vantagem nenhuma em torná-lo público... O caso do Lino foi público, mas não por nenhum dos clubes, foi uma fuga de informação. Precisamente porque os clubes, especialmente aquele que tem o direito de preferência, quererão ser discretos...

Quanto ao resto, claro que um clube como o Boavista estava interessado, tanto que ficou com o Makouta. Mas tu passaste uma imagem de que metade das equipas estaria atrás do Makouta, como se tivesse estado em grande destaque antes de ir para o Boavista... Correu bem, como outros correm mal.

Em relação aos júniores, achas genuinamente que um clube de meio da tabela oferece 1 ou 2 júniores por uma incógnita que nunca rendeu na primeira liga? Quer dizer, se calhar até oferece, mas não oferece os melhores, certamente...

easy_scb

Escudas-te em suposições para argumentar. O histórico diz que é normal existirem essas indicações.
Repara na transferência do Iuri. O clube fez questão de indicar que o mecanismo de solidariedade é suportado pelo clube saudita. O mesmo creio ter acontecido com Paulinho. Nesta transferencia foi-se ao detalhe de indicar que o Sporting continuaria a pagar o salário do Borja enquanto cá estivesse. Enfim, isto são só exemplos que me dão segurança em pensar que quando existe esta capacidade negocial ela é publicitada seja de forma oficial ou oficiosa. Aliás diria até que os clubes fazem questão de o fazer para apaziguar eventuais almas que se preocupem com quão bom o negócio fez.
No teu ponto de vista temos de assumir um clube bipolar. Quando faz sol, anuncia-se detalhes super especificos dos negócios (direitos de preferencia, mecanismos de solidariedade, quem assume o salário de quem, etc). Quando chove ou faz frio, o clube fecha-se em copas porque é super importante manter o segredo depois do negócio estar feito.

Relativamente ao Makouta volto à minha primeira mensagem. Os jogadores dispensados do SCB são jogadores mais interessantes que os dispensados do guimarães e por sua vez menos interessantes do que os dispensados dos grandes. Isto é factual. É também factual que os clubes mais pequenos são ao mesmo tempo não formadores (lançam muito poucos jovens) pelo que tendem a abdicar do futebol de formação em função do futebol profissional.

Quanto aos juniores, perdi-me na tua ultima mensagem. Então afinal os bons não saíram todos pela extrema capacidade negocial de clubes como o Braga que não precisam de dar contrapartidas para cativar os talentos?

Hucry

Não acho o Samuel Lino uma aquisição prioritária, era muito mais benéfico arranjar alguém que estivesse na sua plenitude a jogar do lado direito.

Não me parece de todo que o Lino seja essa opção, mesmo sendo para jogar atrás do avançado, e colocando Horta na direita, iríamos ficar sempre a perder na minha opinião.

Vale o que vale, claro.

Hucry

Acho que o pessoal se deixou embandeirar em arco pela rábula da formação nos últimos anos, na minha opinião, acho que a nossa formação está algo sobrevalorizada, não há assim tanto talento como se apregoa.

Aliás, talento até há, agora, na minha opinião, há jogadores a rondar os sub23/B, que não estão a evoluir como esperaria. Diria que atualmente há alguns jogadores que eu esperava que estivessem uns patamares acima daquilo onde estão agora.

Com isto tudo, há aqui uma mudança radical de um ano para o outro na direção, parece que de aposta desenfreada se passou a praticamente descartar a formação, e isto tudo, num espaço de um ano.

Não consigo entender a mudança abrupta na filosofia, se no tempo do Carvalhal eu dizia que havia um claro exagero na aposta, hoje em dia, faz-me alguma confusão como praticamente nem conta, face ao investimento avultadíssimo em infraestruturas e face aquilo que Salvador andou a apregoar nos últimos tempos, acho que a aposta na formação é uma obrigação do clube.

Se os jogadores não estão a evoluir como se esperava, que se reveja os métodos e os quadros técnicos, agora com este investimento megalómano, tem que ser encarado como uma prioridade.

PAF

Quote from: Pedro Bala on 28 de June de 2023, 19:34
O Lino fez 40 e tal jogos no Valência, emprestado pelo Atlético, e vinha pra ser suplente em Braga? Não creio nem me parece realista.

Eu diria que é Lino mais 10. Não faz sentido nenhum que um jogador vir da liga espanhola titularíssimo para suplente do Braga, mesmo vindo de um Valência que fez uma época fraca.

brunopeixoto1993

Quote from: O ILUMINADO on 28 de June de 2023, 23:01
Acho que o pessoal se deixou embandeirar em arco pela rábula da formação nos últimos anos, na minha opinião, acho que a nossa formação está algo sobrevalorizada, não há assim tanto talento como se apregoa.

Aliás, talento até há, agora, na minha opinião, há jogadores a rondar os sub23/B, que não estão a evoluir como esperaria. Diria que atualmente há alguns jogadores que eu esperava que estivessem uns patamares acima daquilo onde estão agora.

Com isto tudo, há aqui uma mudança radical de um ano para o outro na direção, parece que de aposta desenfreada se passou a praticamente descartar a formação, e isto tudo, num espaço de um ano.

Não consigo entender a mudança abrupta na filosofia, se no tempo do Carvalhal eu dizia que havia um claro exagero na aposta, hoje em dia, faz-me alguma confusão como praticamente nem conta, face ao investimento avultadíssimo em infraestruturas e face aquilo que Salvador andou a apregoar nos últimos tempos, acho que a aposta na formação é uma obrigação do clube.

Se os jogadores não estão a evoluir como se esperava, que se reveja os métodos e os quadros técnicos, agora com este investimento megalómano, tem que ser encarado como uma prioridade.

Concordo plenamente. Não deve ser por acaso que das grandes bandeiras da nossa formação e que sairam por boa quantia, o único que conseguiu mostrar alguma coisa lá fora foi o Pedro Neto, e estamos a falar de um que fez 1 ou 2 jogos na equipa principal e foi acabar o seu processo formativo para a Lazio antes de finalmente mostrar alguma coisa em Inglaterra a nível senior.
Depois temos os casos de Trincão, Carmo e até ver Vitinha (este acho ainda prematuro avaliar mas já começa a ser castigado pela critica também) que sairam por muito dinheiro e até agora pouco ou nada mostraram nos clubes para onde sairam.
E ainda há o caso Rodrigo Gomes, que foi vendido pela boca do Salvador como sendo melhor que o Trincão e chegamos ao fim de uma época e meia com ele a fazer parte exclusivamente da equipa principal a tentar arranjar uma solução para ele porque já se percebeu que afinal não é assim tão bom, aliás, eu quase que arrisco a dizer que o Roger com muito menos tempo de equipa A mostrou mais que o Rodrigo em ano e meio

GverreirodoMinho

O Racic também fez 34 jogos pelo Valência antes de vir, e então? Querem um plantel competitivo, mas não querem jogadores bons no banco.


Enviado do meu MI 8 Lite através do Tapatalk
Sócio 2669.