News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

MERCADO DE VERÃO 2023/2024

Started by (S)oon(C)hampion(B)raga, 11 de February de 2023, 12:37

Previous topic - Next topic

Hucry

Quote from: Enorme_Guerreiro on 09 de June de 2023, 10:08
Quote from: SEMPRESCB on 09 de June de 2023, 09:39
Quote from: GverreirodoMinho on 09 de June de 2023, 09:19

De resto, fala-se do Benfica gastar 30 a 40M num jogador. Acham que é a dispensar o Iuri e o André que os igualamos nesse aspecto? Que falta de noção.

Campeões, só à Leicester ou Lille. O resto são miragens.

Enviado do meu MI 8 Lite através do Tapatalk
Lembrar que o mesmo Benfica a 3 épocas ia arrasar, gastou mais de 100M num só mercado e acabou em 3 lugar e ganhou bola. Nessa época o campeão foi um clube que comprava jogadores "as fatias" e por pouco mais de 3,4 e 5M.

Isso dos investimentos astronómicos valem o que valem agora também é uma realidade que sem ambição e um pouco de astúcia financeira fica complicado apetrechar o plantel de 2 ou 3 jogadores que façam a diferença quando é necessário.
Sim, tão pouquinho dinheiro que eles gastaram nessa época, foram "só" mais de 35M€. A juntar a isso, a opção de compra do Porro que acabou por ser acionada, mais o facto de só terem ficado com 50% do Pote, 50% do Tabata e 70% do Paulinho. Fala-se do Sporting como se tivesse ganho com uma equipa de tostões, quando isso não é verdade... Na época anterior a essa, já tinham gasto 32M€, por exemplo.


É o que o Amorim tenta passar todos as conferências. Têm uma equipa assim tão inferior aos outros dois? Não me parece e em certas posições até se superiorizam.

SEMPRESCB

Quote from: Enorme_Guerreiro on 09 de June de 2023, 10:08
Quote from: SEMPRESCB on 09 de June de 2023, 09:39
Quote from: GverreirodoMinho on 09 de June de 2023, 09:19

De resto, fala-se do Benfica gastar 30 a 40M num jogador. Acham que é a dispensar o Iuri e o André que os igualamos nesse aspecto? Que falta de noção.

Campeões, só à Leicester ou Lille. O resto são miragens.

Enviado do meu MI 8 Lite através do Tapatalk
Lembrar que o mesmo Benfica a 3 épocas ia arrasar, gastou mais de 100M num só mercado e acabou em 3 lugar e ganhou bola. Nessa época o campeão foi um clube que comprava jogadores "as fatias" e por pouco mais de 3,4 e 5M.

Isso dos investimentos astronómicos valem o que valem agora também é uma realidade que sem ambição e um pouco de astúcia financeira fica complicado apetrechar o plantel de 2 ou 3 jogadores que façam a diferença quando é necessário.
Sim, tão pouquinho dinheiro que eles gastaram nessa época, foram "só" mais de 35M€. A juntar a isso, a opção de compra do Porro que acabou por ser acionada, mais o facto de só terem ficado com 50% do Pote, 50% do Tabata e 70% do Paulinho. Fala-se do Sporting como se tivesse ganho com uma equipa de tostões, quando isso não é verdade... Na época anterior a essa, já tinham gasto 32M€, por exemplo.
Nao disse que gastaram "tostões" mas ganharam com um investimento bem menor que o terceiro classificado que já na época prometia arrasar com um histórico investimento.

O que quero dizer é que com algum jogo de cintura financeira é possível apetrechar o plantel com dois ou três elementos com capacidade para serem fundamentais, claro que milagres não há mas se tiveres 2 ou 3 jogadores de inegável qualidade adicionados ao actual plantel podemos passar a achar que é um "milagre" mais pequeno.

Resumidamente nunca será possível gastar tanto como eles talvez nem metade mas isso não impede que com algum arreganho financeiro e desportivo tenhas cada vez mais uma equipa para estar ainda mais até ao fim nas decisões, se la estivermos com alguma frequência um dia vai ter de cair para nós.

Lipeste

#1062
Quote from: JR1287 on 07 de June de 2023, 21:25
Quote from: SEMPRESCB on 07 de June de 2023, 20:52
Quote from: GverreirodoMinho on 07 de June de 2023, 20:40
Deixar só uma nota: com Serdar, Banza, Joe Mendes, Victor Gomez e Niakaté já gastamos perto de 9M esta época (22/23).

Enviado do meu MI 8 Lite através do Tapatalk
E só em Carmo e Vitinha encaixamos: 52M

Vinha precisamente salientar isto! Ainda temos um saldo de 40M para investir!
Quem nos dera ter um saldo positivo para investir de €40M, infelizmente não temos...pelas minhas contas, para além dos €14M já investidos (com as comissões incluídas),  deveremos ter ainda uma margem a rondar os €11M para atacar o mercado ainda dentro do exercício que fecha a 30 de junho e ainda assim ficar no verde.

Com cerca de €54M brutos em vendas (Vitinha, Carmo, Bruno Viana, Caju, mais umas taxas de empréstimos) que deverão gerar uma mais valia na ordem dos €48M (como as % dos passes dos jogadores transferidos nos pertenciam na totalidade subtraí "apenas" 10% relativo a comissões), sabendo-se que nos dois últimos exercícios conhecidos foi necessário gerar um resultado líquido entre mais valias com  passes de jogadores (foram de €22M em ambos) e Gastos em operações com direitos de atletas (foram de €10M em ambos) na ordem dos €12M para equilibrar as contas e fechar ambos os exercícios no verde (€1,9M em 20/21 e €3,1M em 21/22), não será abusivo concluir que para o exercício em curso, que fecha a 30 junho, iremos precisar de um valor semelhante (€12M) gerado pela diferença entre as mais-valias com passes de atletas e os Gastos com transferências.

Acautelando uma provável subida dos "Gastos Operacionais" devido a algumas renovações, revisões salariais e prêmios de desempenho
(atiro para um "exagerado" aumento na ordem dos 10% que equivale a cerca de €3,8M) e mantendo os "Rendimentos Operacionais" (julgo que também irão subir alguma coisa), face aos RdC 20/21 e 21/22, passaríamos então a precisar de cerca de €16M de saldo positivo entre mais-valias com transferências e Gastos com transferências em vez dos €12M necessários nos dois  exercícios anteriores.

Se neste momento já sabemos ter encaixado em mais-valias com transferências cerca de €48M e gasto cerca de €12,5M com aquisição de passes (Sardar, Joe, Banza, Gómez, Niakaté e Vítor Gomes) que acrescidos das habituais comissões na ordem dos 10%, nos atira para um valor a rondar os €14M, ao qual se deverá ainda somar o valor relativo a "Amortizações e perdas por imparidades de direitos de atletas", rubrica incorporada nos "Gastos em operações com direitos de atletas" e que nos dois últimos anos foi de aproximadamente de €7M mas que está temporada até julgo que irá ser inferior (por exemplo, Bruno Viana custou €3M e foi vendido por €1,5M, os -€1,5M de diferença entram nesta rubrica)...assim sendo os "Gastos em operações com direitos de atletas" passam a ser de €21M (€14M + €7M) que subtraídos às mais-valias de €48M nos atira para um saldo líquido de €27M ao qual é necessário subtrair os tais cerca de €16M para colocar as contas no verde, feita essa conta (€27M - €16M) ficamos ainda com €11M que poderão ser investidos na aquisição de passes e ainda assim fechar o exercício no positivo...claro que a opção pode ser outra ,como por exemplo fechar o exército com um valor robusto por motivos que não vale a pena abordar (fair play financeiro face a determinado tipo de previsões para os próximos exércios; passivo bancário (?)...).

Resumindo, mais milhão menos milhão, estas contas não deverão andar muito longe da verdade e assim sendo ainda temos margem para investir, para além dos já cerca de €14M investidos, mais cerca de €11M até 30 de junho (neste momento julgo que os €14M investidos em passes de jogadores já serão o maior investimento da história do Braga numa temporada, tal como os cerca de €48M gerados em mais-valias de transferências)...salvo qualquer outro racional e/ou prioridade que neste momento me escapa, face à margem que ainda temos, estranharei que até ao fim deste exercício não sejam feitos mais investimentos em contratações. Venham as prioridades, DC's e o DE.

SEMPRESCB

Quote from: O ILUMINADO on 09 de June de 2023, 10:21
Quote from: Enorme_Guerreiro on 09 de June de 2023, 10:08
Quote from: SEMPRESCB on 09 de June de 2023, 09:39
Quote from: GverreirodoMinho on 09 de June de 2023, 09:19

De resto, fala-se do Benfica gastar 30 a 40M num jogador. Acham que é a dispensar o Iuri e o André que os igualamos nesse aspecto? Que falta de noção.

Campeões, só à Leicester ou Lille. O resto são miragens.

Enviado do meu MI 8 Lite através do Tapatalk
Lembrar que o mesmo Benfica a 3 épocas ia arrasar, gastou mais de 100M num só mercado e acabou em 3 lugar e ganhou bola. Nessa época o campeão foi um clube que comprava jogadores "as fatias" e por pouco mais de 3,4 e 5M.

Isso dos investimentos astronómicos valem o que valem agora também é uma realidade que sem ambição e um pouco de astúcia financeira fica complicado apetrechar o plantel de 2 ou 3 jogadores que façam a diferença quando é necessário.
Sim, tão pouquinho dinheiro que eles gastaram nessa época, foram "só" mais de 35M€. A juntar a isso, a opção de compra do Porro que acabou por ser acionada, mais o facto de só terem ficado com 50% do Pote, 50% do Tabata e 70% do Paulinho. Fala-se do Sporting como se tivesse ganho com uma equipa de tostões, quando isso não é verdade... Na época anterior a essa, já tinham gasto 32M€, por exemplo.


É o que o Amorim tenta passar todos as conferências. Têm uma equipa assim tão inferior aos outros dois? Não me parece e em certas posições até se superiorizam.
Se não é tao inferior à dos outros dois é um facto que custou bem menos que pelo menos a do Benfica, o que demonstra que tal como disse gastando menos é possível ter qualidade para se bater com quem gasta bem mais. Este ano falharam redondamente mas nos anteriores estiveram na luta até ao final ficando 2 vezes acima de uma com bem maior orçamento e investimento.

suiçabraga

Quando já vi, Hugo Viana, mossoro, Luís Aguiar entre outros, volto a dizer André horta não é jogador para ser titular no Braga, é o meu ponto de vista...

JR1287

Quote from: suiçabraga on 09 de June de 2023, 10:31
Quando já vi, Hugo Viana, mossoro, Luís Aguiar entre outros, volto a dizer André horta não é jogador para ser titular no Braga, é o meu ponto de vista...
O Luís Aguiar era melhor que o André? Não creio... Além de ser extremamente inconstante!
Hugos Vianas nunca mais vais ter! Antigamente os estarolas não queriam esse tipo de jogadores, mais veteranos. Agora andam atrás deles todos, nem que seja para a equipa B. O Porto até no Moutinho está interessado (há uns anos jamais o porto quereria jogadores com quase 36 anos).
O Mossoró erabum jogador diferenciado. Mas o futebol é cada vez nais físico, e ele hoje teria muito mais dificuldades, não sei o que renderia.

Hucry

O Luis Aguiar era um jogador altamente diferenciado  nas bolas paradas (batia livres e cantos de forma exímia com os dois pés)..mas em jogo jogado está muito longe de ser um jogador que deixe assim tanta saudade como se vê por aqui, mas como jogou nos tempos áureos do clube, é normal que deixe nostalgia.

O Mossoró sim, era soberbo, antes da lesão devia estar a ser dos jogadores em melhor forma a nível europeu.

A mítica música "E ninguém para o Mossoró Ia Ia Ó" correspondia integralmente ao jogador e à sua valia, era mesmo verdade, ninguém o parava.

easy_scb

O futebol é engraçado. Do meu lado, sempre vi Mossoró com um hype tremendo. Olhando aos números nunca foi extremamente decisivo (tirando a última época em que tem 6 golos e 11 A) .

Já o Luís Aguiar para mim era um craque. Daqueles médios completos que corriam com e sem bola. A questão é que com bola era altamente diferenciador. Passou pouco tempo em Braga. Na época de Jesus (a única completa) fez o que fez. Depois faz duas meias épocas em regresso: a da Champions onde devido ao desinvestimento sai em Janeiro e com Peseiro onde tínhamos uma equipa e um estilo de jogo 'à Peseiro'.

O Luís Aguiar marcou-me tanto que chego ao ponto de dizer que é daquele tipo de médios que precisamos e que gostaria ver contratados.

Relativamente à discussão sobre Iuri e AH. A verdade é que o caminho para crescer deve ser contratar jogadores ainda mais diferenciados. Se pudermos contratar jogadores que permitam dar a estes dois um papel mais de rotação, seria claro sinal de que estávamos a subir o nível médio da equipa.

Sugestões?
No caso do Iuri há várias. Estaria o Ryan Gauld disponível para vir jogar a Champions depois de uns anos de férias no Canadá?
Poderíamos por fim contratar o Rony Lopes depois alguns rumores passados? Acredito que a Rony poderá entusiasmar a Champions e o caso de Bruma que reencontrou a alegria de jogar.
Haveria outros nomes como André Franco (tem lugar garantido no Porto para o ano?),  ou até Lincoln (muito baixa probabilidade uma vez que deve ganhar bom dinheiro na Turquia).

Para o lugar de AH a coisa fica mais complicada. O Guga é bom jogador mas seria ele próprio para ser suplente. Não vejo no nosso campeonato jogadores com os tais factores qualidade técnica e competitividade. Neste ponto acredito que a América do Sul deveria ser o nosso mercado.

Enviado do meu SM-G990B através do Tapatalk


Enorme_Guerreiro

Quote from: SEMPRESCB on 09 de June de 2023, 10:30
Quote from: O ILUMINADO on 09 de June de 2023, 10:21
Quote from: Enorme_Guerreiro on 09 de June de 2023, 10:08
Quote from: SEMPRESCB on 09 de June de 2023, 09:39
Quote from: GverreirodoMinho on 09 de June de 2023, 09:19

De resto, fala-se do Benfica gastar 30 a 40M num jogador. Acham que é a dispensar o Iuri e o André que os igualamos nesse aspecto? Que falta de noção.

Campeões, só à Leicester ou Lille. O resto são miragens.

Enviado do meu MI 8 Lite através do Tapatalk
Lembrar que o mesmo Benfica a 3 épocas ia arrasar, gastou mais de 100M num só mercado e acabou em 3 lugar e ganhou bola. Nessa época o campeão foi um clube que comprava jogadores "as fatias" e por pouco mais de 3,4 e 5M.

Isso dos investimentos astronómicos valem o que valem agora também é uma realidade que sem ambição e um pouco de astúcia financeira fica complicado apetrechar o plantel de 2 ou 3 jogadores que façam a diferença quando é necessário.
Sim, tão pouquinho dinheiro que eles gastaram nessa época, foram "só" mais de 35M€. A juntar a isso, a opção de compra do Porro que acabou por ser acionada, mais o facto de só terem ficado com 50% do Pote, 50% do Tabata e 70% do Paulinho. Fala-se do Sporting como se tivesse ganho com uma equipa de tostões, quando isso não é verdade... Na época anterior a essa, já tinham gasto 32M€, por exemplo.


É o que o Amorim tenta passar todos as conferências. Têm uma equipa assim tão inferior aos outros dois? Não me parece e em certas posições até se superiorizam.
Se não é tao inferior à dos outros dois é um facto que custou bem menos que pelo menos a do Benfica, o que demonstra que tal como disse gastando menos é possível ter qualidade para se bater com quem gasta bem mais. Este ano falharam redondamente mas nos anteriores estiveram na luta até ao final ficando 2 vezes acima de uma com bem maior orçamento e investimento.
Será que custou assim tão menos? Olha vê lá bem as coisas... É que o Benfica gastou muito dinheiro em barretes com o JJ, mas depois também vendeu a maioria deles por quase o mesmo preço. Se olhares ao plantel desta época, se calhar a diferença não é assim tanta...

Fazendo um exercício olhando só aos jogadores mais utilizados em cada posição:
GR:
SCP - Adán veio a custo zero há 3 anos.
SLB - Vlachodimos custou 2,4M€ há 5 anos atrás.

DD:
SCP - Porro (fez metade desta época) custou 8,5M€ e Esgaio custou 5,5M€.
SLB - Bah custou 8M€ e Gilberto custou 3M€.

DC:
SCP - St. Juste 10M€, Diomande 7,5M€, Coates 4,7M€ (há 7 anos), Gonçalo Inácio da formação e Matheus a custo zero.
SLB - António Silva da formação, Otamendi 15M€ (toda a gente sabe que este valor é falso, foi só para subir o valor da venda do Rúben Dias), Morato 6M€ (há 4 anos).

DE:
SCP - Nuno Santos 4M€.
SLB - Grimaldo 2,1M€ (há 8 anos).

MC:
SCP - Ugarte 6,5M€ por 50% do passe (avaliado em 13M€), Morita 3,5M€ e Pote 6,5M€ por 50% do passe (13M€ de avaliação).
SLB - Florentino da formação, João Neves da formação, Enzo por 10M€ por 75% do passe (avaliado em 13,33M€) e Chiquinho 5M€.

MO:
SCP - Edwards 7,5M€ por 50% do passe (avaliado em 15M€), Trincão 10M€ por 50% do passe (avaliado em 20M€) e Arthur 3M€.
SLB - Rafa por 16M€ há 7 anos, João Mário a custo zero, Aursnes por 13M€ e Neres por 15M€.

PL:
SCP - Paulinho 16M€ por 70% do passe (avaliado em 22,85M€), Chermiti da formação.
SLB - Ramos da formação e Musa 5,5M€

Isto dá um total de (usando a avaliação e não o valor gasto):
SCP - 130,55M€
SLB - 104,33M€

Eu sei que não é uma análise muito bem feita em termos científicos, porque não é o mesmo comparar jogadores comprados este ano ou há 7-8 anos, e se calhar até comparei um número diferente de jogadores. Mas era só para mostrar que eles não são coitadinhos nenhuns, nem são nenhuns pobrezinhos. Claro que o Benfica depois se dá ao luxo de pagar 9,5M€ por um central que passou a época quase todo lesionado, que em Janeiro gastou 9 e 7M€ em dois miúdos que mal calçaram no resto da época, o que leva a que o total gasto pelo Benfica seja normalmente superior, se bem que o Sporting também gasta 10M€ em Vinagres, 4M€ em Sotiris, entre outros. O meu ponto aqui é: se formos olhar ao núcleo de jogadores mais utilizados, a diferença é quase nula ou até vantajosa para o Sporting, como neste caso. E tenho a certeza que fazendo o mesmo exercício com o Porto, o resultado será parecido. De que adianta o Porto ter gasto 20M€ no Carmo para aquilo que é o desfecho do campeonato? Se ele mal jogou, pouco importa se puderam gastar esse dinheiro todo nele ou não, certo?

Por isso, na minha opinião, não é evidente que o Sporting gaste "bem menos" como disseste. Se calhar "desperdiça" menos, porque também faz menos dinheiro que os outros dois, ou então é forçado a comprar jogadores "às fatias", mas não é por isso que deixa de gastar.

Magicobraga

Nunca gostei muito do Luís Aguiar, aliás não entendi como é que ele era titular e o Viana suplente.

Fiquei tão feliz quando foi embora por isso entre Luís Aguiar e André horta prefiro o André horta de longeeee.

Davide83

Ja nao é  primeira vez que ouço falar muito bem do defesa central pedro pereira do braga sub 23 , alguem conhece

JR1287

Quote from: O ILUMINADO on 09 de June de 2023, 11:41
O Luis Aguiar era um jogador altamente diferenciado  nas bolas paradas (batia livres e cantos de forma exímia com os dois pés)..mas em jogo jogado está muito longe de ser um jogador que deixe assim tanta saudade como se vê por aqui, mas como jogou nos tempos áureos do clube, é normal que deixe nostalgia.

O Mossoró sim, era soberbo, antes da lesão devia estar a ser dos jogadores em melhor forma a nível europeu.

A mítica música "E ninguém para o Mossoró Ia Ia Ó" correspondia integralmente ao jogador e à sua valia, era mesmo verdade, ninguém o parava.
Exactamente o que eu acho.
Mas esqueceste-te do Viana... O moço criou anticorpos aqui mas é provavelmente o melhor jogador que por cá passou.

easy_scb

Quote from: Magicobraga on 09 de June de 2023, 13:14
Nunca gostei muito do Luís Aguiar, aliás não entendi como é que ele era titular e o Viana suplente.

Fiquei tão feliz quando foi embora por isso entre Luís Aguiar e André horta prefiro o André horta de longeeee.
É isso. As opiniões são como os c*s. Cada um tem o seu [emoji1787]

Enviado do meu SM-G990B através do Tapatalk


SEMPRESCB

Sem contradizer toda essa tua análise eu referia me exatamente a época 20/21 onde foi unanimemente reconhecido o investimento megalómano do Benfica face à concorrência é que nada produziu, nessa época o investimento foi feito em nomes como Otamendi, Gilberto, Darwin, João Mário, Cebolinha, Pedrinho, Luka  e Waldschmidt, etc ... o sporting com um investimento inferior conseguiu ser campeão.

Resumidamente o que quis frisar é que não é o facto de investir menos que inviabiliza o que quer que seja se o investimento for bem estruturado e reflectido.

Hucry

Quote from: JR1287 on 09 de June de 2023, 13:35
Quote from: O ILUMINADO on 09 de June de 2023, 11:41
O Luis Aguiar era um jogador altamente diferenciado  nas bolas paradas (batia livres e cantos de forma exímia com os dois pés)..mas em jogo jogado está muito longe de ser um jogador que deixe assim tanta saudade como se vê por aqui, mas como jogou nos tempos áureos do clube, é normal que deixe nostalgia.

O Mossoró sim, era soberbo, antes da lesão devia estar a ser dos jogadores em melhor forma a nível europeu.

A mítica música "E ninguém para o Mossoró Ia Ia Ó" correspondia integralmente ao jogador e à sua valia, era mesmo verdade, ninguém o parava.
Exactamente o que eu acho.
Mas esqueceste-te do Viana... O moço criou anticorpos aqui mas é provavelmente o melhor jogador que por cá passou.

É daquele tipo de jogadores que não teve uma carreira condizente com a sua qualidade.

Essa equipa era muito boa, mesmo o Vandinho ou Madrid, eram jogadores diferenciados nas suas funções.

Não tenho dúvidas que essa equipa hoje em dia já tinha sido campeã.

Hucry

O Benfas prepara-se para estourar 40 milhões em Kokcu (é muito bom), está a chegar a um nível de compras que só é praticamente superado pela Premier League e por mais 4 ou 5 clubes europeus.

Eles já se dão ao luxo de estourar 10 milhões em jogadores que ja sabem que não vão ser utilizados.

É um nível muito acima dos demais. Competir com isto, torna-se cada vez mais difícil..

Hucry

Quote from: SEMPRESCB on 09 de June de 2023, 13:39
Sem contradizer toda essa tua análise eu referia me exatamente a época 20/21 onde foi unanimemente reconhecido o investimento megalómano do Benfica face à concorrência é que nada produziu, nessa época o investimento foi feito em nomes como Otamendi, Gilberto, Darwin, João Mário, Cebolinha, Pedrinho, Luka  e Waldschmidt, etc ... o sporting com um investimento inferior conseguiu ser campeão.

Resumidamente o que quis frisar é que não é o facto de investir menos que inviabiliza o que quer que seja se o investimento for bem estruturado e reflectido.

A verdade é que também foram desancantar 2 jogadores à academia que tinham qualidade para valer 30 milhões de euros.. o Nuno Mendes e o Matheus Nunes foram peças chaves e vieram da formação, também tiveram sorte com estes acontecimentos.

Gverreiroo

O Luis Aguiar para mim foi o jogador que mais me marcou. É sem duvida o meu jogador preferido que já jogou em Braga. Desde a garra e forma como lutava e defendia a camisola aos passos teleguiadas e classe diferenciada com que tocava a bola.
O futebol é engraçado e pode gerar opiniões opostas. Há pessoas aqui que pelos vistos não gostaram muito do LA e eu em sentido completamente oposto é o meu jogador favorito que já jogou em Braga.

100%SCB

O Benfica consegue vender como (quase) ninguém.
Veja-se por quanto vendeu o Darwin e o Enzo e por quanto o Dortmund vendeu o Halaand (ok que a claúsula era baixa e o Dortmund teve de se sujeitar a isso) e o Bellingham, dois jogadores bem superiores e com muitas mais provas dadas do que os jogadores do benfica.
É isso e conseguirem despachar ao mesmo preço ou por um bom valor jogadores que foram barretes autênticos: Everton, Waldschmidt, Pedrinho, Weigl, Yaremchuk, RDT...
FORÇA BRAGA

Enorme_Guerreiro

Quote from: SEMPRESCB on 09 de June de 2023, 13:39
Sem contradizer toda essa tua análise eu referia me exatamente a época 20/21 onde foi unanimemente reconhecido o investimento megalómano do Benfica face à concorrência é que nada produziu, nessa época o investimento foi feito em nomes como Otamendi, Gilberto, Darwin, João Mário, Cebolinha, Pedrinho, Luka  e Waldschmidt, etc ... o sporting com um investimento inferior conseguiu ser campeão.

Resumidamente o que quis frisar é que não é o facto de investir menos que inviabiliza o que quer que seja se o investimento for bem estruturado e reflectido.
Eu percebi o ponto. Eu só quis foi mostrar que a equipa que foi campeã também não o foi com uma equipa de remendos, também houve investimento a sério. Compraram metades de jogadores e conseguiram outros a custo zero ou empréstimo, mas o plantel foi bastante reformulado. Se calhar foi mais barato porque comprar um Feddal chegava para aquela época mas não para mais, um Adán quase em fase descendente mas que na primeira época ainda deu, um Palhinha que lhes caiu no colo depois de ser feito craque cá em Braga de borla, um João Mário emprestado, um fenómeno que apareceu da formação (Nuno Mendes), um emprestado do City que saiu melhor que a encomenda (Porro),... E tiveram muito chouriço nessa época, tanto que não voltaram a ganhar depois disso, mesmo a gastar mais.

Ou seja, o meu ponto aqui é: pode acontecer um acaso e uma equipa de tostões fazer frente a uma equipa com investimento a sério, mas a regra diz que quem gasta mais tem melhores equipas. Claro que andamos aqui há vários anos à espera que o acaso aconteça. Mas ao Sporting, que gasta o triplo de nós (para ser simpático), o acaso acontece de 20 em 20 anos, imagina a nós.

P.S.: só um aparte: o João Mário não foi para o Benfica nessa época (estava precisamente no Sporting), nem sequer envolveu muito investimento.