News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

mercado de verão 2022/2023

Started by (S)oon(C)hampion(B)raga, 22 de February de 2022, 22:38

Previous topic - Next topic

BRio_Braguista

Quote from: Observador on 09 de August de 2022, 14:16
Temos o Pêpê Rodrigues na gaveta, mas falta colocação para o Mineiro.

Temos mesmo? Isto é real?

Magicobraga20

E tentarmos o rony lopes para substituir o horta caso este saia?

tiago1992

Quote from: BRio_Braguista on 09 de August de 2022, 15:58
Quote from: Observador on 09 de August de 2022, 14:16
Temos o Pêpê Rodrigues na gaveta, mas falta colocação para o Mineiro.

Temos mesmo? Isto é real?

Se o Observador diz é quase 100% de certeza...que nao é verdade...

SEMPRESCB

Quote from: tiago1992 on 09 de August de 2022, 18:57
Quote from: BRio_Braguista on 09 de August de 2022, 15:58
Quote from: Observador on 09 de August de 2022, 14:16
Temos o Pêpê Rodrigues na gaveta, mas falta colocação para o Mineiro.

Temos mesmo? Isto é real?

Se o Observador diz é quase 100% de certeza...que nao é verdade...
Se depender da colocação do Mineiro interessados não lhe devem faltar.... Rio Ave, Chaves, Vizela, Casa Pia, até o Gil. Tudo a precisar de jogadores para o miolo, pagar lhe o salário é que já é outra conversa.

SEMPRESCB

Quote from: 100%SCB on 09 de August de 2022, 13:39
Sim, o Guga ainda não mostrou o suficiente para jogar cá. Sempre foi um jogador com talento/qualidade, mas ainda não explodiu no contexto de Primeira Liga, veremos o que faz este ano.

E os casos mais "graves" são esses mesmo, Schurrle e Hernâni. Até porque a equipa B já tem bastantes opções para o meio campo/ataque e o Roger, por exemplo, também acredito que vá fazer (e bem!) uns jogos por lá.
O Guga é um craque, este ano tem o palco que lhe faltou na época passada mas o talento ficou à vista de quem acompanhou a Sabseg na época passada. Forte no desarme, muito bom a queimar linhas e boa visao de jogo é um excelente jogador e se apresentar esta época como na época passada tem tudo para dar o salto. Mas precisa de crescer mais um pouco na 1 Liga.

De resto o Rio Ave era um clube bom para colocar alguns dos nossos dispensados, saíram do circuito do Mendes e parecem me que tem as principais lacunas onde nós aparentemente temos excedente. Neste momento via o Moura, o Mário e o Novais com muitos minutos lá. Outros clubes interessantes para colocar gente e que me parecem carentes de soluções é o Chaves e o Vizela.   

RuberAlbus

Espero que venha o Diogo Gonçalves em vez do Gil Dias.

bruce

Quote from: RuberAlbus on 09 de August de 2022, 21:48
Espero que venha o Diogo Gonçalves em vez do Gil Dias.

Marcou hoje um golo, já é craque outra vez

RuberAlbus

Quote from: bruce on 09 de August de 2022, 22:02
Quote from: RuberAlbus on 09 de August de 2022, 21:48
Espero que venha o Diogo Gonçalves em vez do Gil Dias.

Marcou hoje um golo, já é craque outra vez

Já disse o mesmo há uns dias. Pode jogar a defesa direito e extremo esquerdo. Parece-me ser bem mais útil que o outro, mesmo não sendo nenhum craque.

easy_scb

Quote from: Enorme_Guerreiro on 08 de August de 2022, 16:12
Sim, eu antes também achava que mais depressa ficava o Carmo do que o Musrati. E daí? O que é que o nosso "achismo" enquanto adepto tem a ver com a gestão do clube e dos seus dirigentes? Nós achávamos isso, mas estávamos enganados... Se o Musrati pode sair até ao fim do mercado? Claro que pode! Mas nós não somos as pessoas em melhor posição para o definir. Quando o Niakaté é contratado, sabemos lá nós se as negociações pelo Carmo não estavam já a decorrer... Enquanto que pelo Musrati pode até nem ter aparecido nenhuma proposta até agora. Isso não quer dizer que daqui a 2 ou 3 semanas não apareça uma proposta bastante boa ou até que apareça alguém a bater a cláusula e nos deixe com as calças na mão... Percebes onde quero chegar? Provavelmente o Niakaté foi contratado porque já havia negociações e a convicção de que o Carmo ia sair. Isso é completamente independente do caso do Musrati, porque nós não fazemos ideia se alguém sequer perguntou por ele até ao dia de hoje... Por isso, eu julgo os acontecimentos "a posteriori"... E, com base no início dos rumores sobre o Carmo, a sua saída e o timing de chegada do Niakaté, não me choca que as duas coisas estejam relacionadas, apenas isso... O que eu e tu achávamos à mês e meio é irrelevante para o que de facto se passa, porque nós não estamos por dentro dos negócios.

Daí, nada. Acho piada à incongruência de se dizer que Carmo estava na porta da saída e associar o Sikou à sua possível saída mas por outro lado e falando de Al Musrati, tudo é visto pelo ponto de vista da especulação.

Volto a reforçar que sendo factual e tendo os dados que nos são visíveis, Sikou entrou num plantel com Carmo.

Quote from: Enorme_Guerreiro on 08 de August de 2022, 16:12
Agora dizes que tem de ser alguém "plug and play", quando antes tinha de ser alguém com potencial... O Niakaté chegou e foi titular nos últimos jogos de pré-época e no primeiro jogo oficial, por sinal contra um adversário bem complicado. Cumpriu bastante bem o seu papel, e ainda marcou um golo. Em que medida é que isto não é "plug and play"?

Naturalmente que o Braga tem pressupostos específicos na contratação. Damos sempre preferência a jogadores que possam entrar de caras na equipa e que possam ainda ter margem de progressão. Plug and Play mas com possibilidades de evolução e respectiva rentabilização.
Só o facto de termos esta discussão, prova que o Niakaté não é um jogador unânime. Há uns mais que outros (aposto que mesmo Moisés quando foi contratado foi visto de lado por alguns) mas aquestão está: chocar-te-ia que nos primeiros jogos da época o Sikou estivesse no banco?

Quote from: Enorme_Guerreiro on 08 de August de 2022, 16:12
Para quê o empréstimo? Porque não? Se podes ter um jogador de graça a ver no que dá e no fim logo vês se pagas ou não, porque haverias de pagar logo? Se já vem com preço fixado e tu podes experimentar a ver se é bom ou não, porque raio haverias de recusar essa oportunidade e pagar logo?
A parte a negrito diz o que eu quero transparecer. Há centelha de dúvida o que associo a que não seria um jogador unânime muito menos a confirmar-se ser o replacement do Carmo.

Quote from: Enorme_Guerreiro on 08 de August de 2022, 16:12
Eu também prefiro ter 5 médios, mas 4 não são insuficientes, além de que a saída de um deles até pode significar a subida de um médio da equipa B (Schurrle à cabeça). Na nossa época com mais pontos de sempre no campeonato, passamos a época quase toda com 3 médios para 2 lugares, Danilo, A. Horta e Vukcevic, após a lesão grave do Fransérgio em Novembro. Ainda assim, mesmo que em número fosse bom termos outro médio caso o Musrati saia, o meu ponto era de que o substituto direto do Musrati não precisa de vir de fora.
Ora perde-se um franchise player e aposta-se em quem? No Gorby subindo o Schurrle?
Eu sou a favor da formação mas há quotas minimas que têm de ser cumpridas. Temos de ter um plantel minimamente competitivo e isso só se faz misturando jovens com experiência. A perda de um jogador feito como Al Musrati para aposta num miudo estaria ao nivel da venda de Galeno para aposta em Rodrigo. Galeno que era um dos jogadores mais influentes no nosso ataque e modelo de jogo.

Quote from: Enorme_Guerreiro on 08 de August de 2022, 16:12
Onde é que eu falei das camadas jovens??? O Bruno Rodrigues é jogador do plantel principal do Braga há época e meia, e isso é que interessa para as contas. Não interessa de onde veio, interessa se faz parte do plantel ou não... Eu não estou a dizer que temos muito centrais porque temos o Rodrigo Borges na B, ou estou? Eu falei dum jogador que há época e meia faz parte do plantel principal do Braga... Por essa tua lógica, também não precisámos de ir buscar ninguém para o lugar do Carmo, ele veio das camadas jovens... E vê lá que eu até concordo contigo: eu veria com bons olhos a saída do Bruno Rodrigues e a entrada dum central melhor, só não acho é que possamos dizer que faz falta, porque não é verdade. Ele pode ser fraco, mas está lá.

A questão é as garantias (não do número) mas da qualidade dos jogadores dão. Estamos bem 'calçados' de centrais? Falta um central pois temos histórico de lesões em barda no eixo defensivo.

Quote from: Enorme_Guerreiro on 08 de August de 2022, 16:12
Não sei que vídeos andaste a ver então  ;D
Videos dele na selecção mexicana. Se quiseres passo-te os links.
Quote from: Enorme_Guerreiro on 08 de August de 2022, 16:12
É incrível como após duas épocas, ainda há gente que não percebeu como o Carvalhal joga... Não, no esquema de CC não era isso que existia. No esquema do Carvalhal, o Braga atacava em 3-4-3, tal como o Sporting faz, e como o Benfica do Jesus chegou a fazer... O Galeno era o ala esquerdo da linha de 4 (como o Nuno Santos ontem no Sporting), o Yan Couto o ala direito (Porro), e o R. Horta e o Iuri jogavam em posições simétricas no ataque (Pote e Trincão), com o Vitinha/Abel no meio (Paulinho). Era pura e simplesmente isto, fácil de ver... A diferença é que o Sporting também defende em 3-4-3 e o Braga do Carvalhal defendia maioritariamente em 4-4-2 (por vezes defendia em 5-3-2 ou 5-4-1 em casos de aperto extremo), com um dos alas a fechar atrás e o R. Horta a ficar na linha de pressão do avançado. Era esta a nuance e o hibridismo do sistema de Carvalhal, que atacava num sistema e defendia noutro. Tal e qual fazia o Abel, que atacava em 3-4-3 ou 3-5-2 dependendo dos avançados, e defendia em 4-4-2. Não percebo como após 2 anos ainda há gente que diz que o R. Horta era segundo avançado e o Iuri extremo ou coisa do género, quando eles ocupavam exatamente a mesma posição em momento atacante, simplesmente em lados diferentes do campo.

E então? Todo esse texto a explicar o modelo de jogo de CC para quê? Fere em algum ponto o que eu disse?
Galeno por fora a dar corredor, a apostar no 1 x 1, e tentar entrar em jogadas de combinação com o falso lateral quando subia na ala.
Iuri por dentro a ligar sectores, a tentar servir os homens mais adiantados fosse no pé ou no espaço e abrindo espaço para o ala direito oferecendo-lhe todo o corredor.
Aliás, atestas a minha opinião que desmistifica aquilo que muita gente acreditava 'Galeno a lateral'.

Quote from: Enorme_Guerreiro on 08 de August de 2022, 16:12

Em relação ao Galeno, é ler o que eu disse acima... O Braga defendia maioritariamente em 4-4-2, sendo que o Galeno defendia na linha de 4 do meio. O que tu disseste foi que o Amorim tentou fazer do Jovane esse ala. Ora, como disse acima, o Amorim não defende como o Carvalhal defendia, o Amorim defende em 3-4-3, certo? Ora, defendendo em 3-4-3, é responsabilidade dos alas (os dois que fazem a parte de fora da linha de 4) defender o seu corredor... O Sporting em momento defensivo forma uma linha de 5, com os 3 centrais mais os dois alas (Porro e Nuno Santos no jogo de ontem, para pôr nomes às coisas). Ora, isto não é uma posição equivalente à posição que o Ricardo Horta fez ontem no Braga ou é? Achas que o Nuno Santos e o R. Horta jogaram em posições iguais ontem? O Jovane não se ter adaptado à posição onde ontem estava o Nuno Santos não é o mesmo que dizer que ele não renderia na posição onde jogou o Horta ontem, porque são posições diferentes! O Jovane aparece no Sporting a jogar na ala esquerda do 4-2-3-1 do Keizer, que é uma posição muito mais parecida à que o Horta ocupou ontem do que a posição do Galeno (Nuno Santos) no esquema do Amorim...

Certo. Mais uma vez tanto texto para quê? Eu disse que Jovane foi testado por Amorim na ala (esquece por minutos o esquema) e falhou. Disse que Jovane a vir para Braga acabaria por contar para o duo da frente (o que acabas por corroborar ao dizer que Jovane jogou melhor quando calcava o último terço do terreno).
Tudo certo. Não vejo onde estamos a divergir aqui.

Quote from: Enorme_Guerreiro on 08 de August de 2022, 16:12
E eu volto a perguntar porque não? Se podes experimentar antes de comprar, sendo que o preço não muda, porque raio haverias de pagar logo? Este é o tipo de negócio perfeito: jogadores que vêm com cláusula de compra razoável (e não de 12M como o Leite) mas que não envolvem risco... Se correr bem, temos o poder de ficar com eles sem depender de ninguém. Se correr mal, é só devolver ao remetente sem custos. Isto é o mesmo que fazer um test-drive antes de comprar um carro... "Ah, se achas que o carro é bom, porque não compras logo?" Então, se me deixam experimentar antes de pagar, para que vou eu correr o risco?
O pressuposto de experimentar tem logo um ponto de interrogação à cabeça (seja ele qual for). Se preciso de um test drive para decidir entre um serie 1 e um classe A é porque tenho dúvidas. Pergunto-te uma coisa: seria necessário ao Braga experimentar Franco ou Lincoln? Morita ou Navarro?
A própria abertura dos clubes vendedores em terem estes termos de venda significa que os jogadores não eram os mais solicitados das suas fileiras. Não me entendas mal pois penso que os achados no mercado acontecem assim mesmo: encontrar jogadores 'não óbvios' e dar-lhes palco. Daí a achar que são os tais jogadores que entrarão claramente no 11 e que mais que isso vão substituir os nossos jogadores mais valiosos vai uma grande distância.

Quote from: Enorme_Guerreiro on 08 de August de 2022, 16:12
Ou isso ou médio de transporte que galgue metros com facilidade. Como era o Fransérgio, como era o Danilo... O mais próximo que temos disso é o Castro, mas não é bem igual.

O rumor de hoje de Pepe Rodrigues é bastante animador. Por um lado surge associado à saída de Mineiro e não de Al Musrati. Ainda assim, penso que é um jogador para se colocar na cabeça dos centrais tal como o líbio tem feito nestes jogos. Tem uma capacidade de passe longo muito interessante. Por outro lado o Gorby apesar de me parecer que cumpre muito bem na posição 6, tem um estilo de passe curto mais próximo de A Horta. Se o nosso desenho de médios fosse esse não ficariamos mal servidos.

Apenas uma palavra para o nome de Danilo. É de facto um grande jogador que acima de tudo encaixa em várias formas de jogar. É bom no transporte como dizes mas também é eficaz no passe curto e no passe longo. Joga como 8 e como 6. Joga até em esquemas onde não há posições definidas e o duo é dinamico. Grande jogador.

Uma palavra para Mineiro. É um jogador no qual acredito e parece daqueles que precisa de uma sequência de jogos para encontrar a melhor forma. Via-o como útil na rotação pois sabe guardar a bola (lembra Salino e Luiz Carlos na forma como ganha falta) e ainda tem um pé esquerdo esclarecido. A confirmar-se a sua saída sofre apenas pelo peso de Castro no balneário. Em termos daquilo que poderia dar à equipa em soluções, ficaria com Mineiro.

SEMPRESCB

O Danilo mais uma vez não conta para o Nice, por um valor razoável ou um empréstimo com opção à nossa medida era grande contratação, de relembrar que o Musrati no máximo saí na próxima época e o Castro penso que esta também seja a época do adeus.

bracarense23

Quote from: SEMPRESCB on 09 de August de 2022, 20:37
Quote from: tiago1992 on 09 de August de 2022, 18:57
Quote from: BRio_Braguista on 09 de August de 2022, 15:58
Quote from: Observador on 09 de August de 2022, 14:16
Temos o Pêpê Rodrigues na gaveta, mas falta colocação para o Mineiro.

Temos mesmo? Isto é real?

Se o Observador diz é quase 100% de certeza...que nao é verdade...
Se depender da colocação do Mineiro interessados não lhe devem faltar.... Rio Ave, Chaves, Vizela, Casa Pia, até o Gil. Tudo a precisar de jogadores para o miolo, pagar lhe o salário é que já é outra conversa.

Espero que não seja o caso, mas o jogador tem direito de não querer ser emprestado a esse tipo de equipas...

joelvm

Quote from: RuberAlbus on 09 de August de 2022, 21:48
Espero que venha o Diogo Gonçalves em vez do Gil Dias.
Espero que venham os 2, aquele Vitor Gomez não me convence

RcRb2

Quote from: joelvm on 10 de August de 2022, 09:33
Quote from: RuberAlbus on 09 de August de 2022, 21:48
Espero que venha o Diogo Gonçalves em vez do Gil Dias.
Espero que venham os 2, aquele Vitor Gomez não me convence
Depois do golo de ontem duvido muito. Todos sabemos que os estarolas andam na ondam do hype e do que a CS valoriza, após este golo será valorizado durante umas semanas.

Pelos zumzuns parece-me que o Salvador está a chegar aos valores que lhe interessam, ontem já se falava em 17.5m + Gil (se for em definitivo com boa % já não é mau de todo) até porque o Salvador aceita 20m sem jogadores envolvidos, segundo entrevista ao 11.

Enviado do meu M2102J20SG através do Tapatalk


Magicobraga

A melhor qualidade do Diogo Gonçalves é mesmo o remate de longe, de resto é um jogador banal.

Heisenberg

Tendo em conta que os nossos laterais direitos são banais em quase tudo, já era um upgrade.

Enorme_Guerreiro

Quote from: easy_scb on 09 de August de 2022, 23:26
Daí, nada. Acho piada à incongruência de se dizer que Carmo estava na porta da saída e associar o Sikou à sua possível saída mas por outro lado e falando de Al Musrati, tudo é visto pelo ponto de vista da especulação.

Volto a reforçar que sendo factual e tendo os dados que nos são visíveis, Sikou entrou num plantel com Carmo.

Naturalmente que o Braga tem pressupostos específicos na contratação. Damos sempre preferência a jogadores que possam entrar de caras na equipa e que possam ainda ter margem de progressão. Plug and Play mas com possibilidades de evolução e respectiva rentabilização.
Só o facto de termos esta discussão, prova que o Niakaté não é um jogador unânime. Há uns mais que outros (aposto que mesmo Moisés quando foi contratado foi visto de lado por alguns) mas aquestão está: chocar-te-ia que nos primeiros jogos da época o Sikou estivesse no banco?

A parte a negrito diz o que eu quero transparecer. Há centelha de dúvida o que associo a que não seria um jogador unânime muito menos a confirmar-se ser o replacement do Carmo.

Ora perde-se um franchise player e aposta-se em quem? No Gorby subindo o Schurrle?
Eu sou a favor da formação mas há quotas minimas que têm de ser cumpridas. Temos de ter um plantel minimamente competitivo e isso só se faz misturando jovens com experiência. A perda de um jogador feito como Al Musrati para aposta num miudo estaria ao nivel da venda de Galeno para aposta em Rodrigo. Galeno que era um dos jogadores mais influentes no nosso ataque e modelo de jogo.

A questão é as garantias (não do número) mas da qualidade dos jogadores dão. Estamos bem 'calçados' de centrais? Falta um central pois temos histórico de lesões em barda no eixo defensivo.

Videos dele na selecção mexicana. Se quiseres passo-te os links.

E então? Todo esse texto a explicar o modelo de jogo de CC para quê? Fere em algum ponto o que eu disse?
Galeno por fora a dar corredor, a apostar no 1 x 1, e tentar entrar em jogadas de combinação com o falso lateral quando subia na ala.
Iuri por dentro a ligar sectores, a tentar servir os homens mais adiantados fosse no pé ou no espaço e abrindo espaço para o ala direito oferecendo-lhe todo o corredor.
Aliás, atestas a minha opinião que desmistifica aquilo que muita gente acreditava 'Galeno a lateral'.

Certo. Mais uma vez tanto texto para quê? Eu disse que Jovane foi testado por Amorim na ala (esquece por minutos o esquema) e falhou. Disse que Jovane a vir para Braga acabaria por contar para o duo da frente (o que acabas por corroborar ao dizer que Jovane jogou melhor quando calcava o último terço do terreno).
Tudo certo. Não vejo onde estamos a divergir aqui.

O pressuposto de experimentar tem logo um ponto de interrogação à cabeça (seja ele qual for). Se preciso de um test drive para decidir entre um serie 1 e um classe A é porque tenho dúvidas. Pergunto-te uma coisa: seria necessário ao Braga experimentar Franco ou Lincoln? Morita ou Navarro?
A própria abertura dos clubes vendedores em terem estes termos de venda significa que os jogadores não eram os mais solicitados das suas fileiras. Não me entendas mal pois penso que os achados no mercado acontecem assim mesmo: encontrar jogadores 'não óbvios' e dar-lhes palco. Daí a achar que são os tais jogadores que entrarão claramente no 11 e que mais que isso vão substituir os nossos jogadores mais valiosos vai uma grande distância.

O rumor de hoje de Pepe Rodrigues é bastante animador. Por um lado surge associado à saída de Mineiro e não de Al Musrati. Ainda assim, penso que é um jogador para se colocar na cabeça dos centrais tal como o líbio tem feito nestes jogos. Tem uma capacidade de passe longo muito interessante. Por outro lado o Gorby apesar de me parecer que cumpre muito bem na posição 6, tem um estilo de passe curto mais próximo de A Horta. Se o nosso desenho de médios fosse esse não ficariamos mal servidos.

Apenas uma palavra para o nome de Danilo. É de facto um grande jogador que acima de tudo encaixa em várias formas de jogar. É bom no transporte como dizes mas também é eficaz no passe curto e no passe longo. Joga como 8 e como 6. Joga até em esquemas onde não há posições definidas e o duo é dinamico. Grande jogador.

Uma palavra para Mineiro. É um jogador no qual acredito e parece daqueles que precisa de uma sequência de jogos para encontrar a melhor forma. Via-o como útil na rotação pois sabe guardar a bola (lembra Salino e Luiz Carlos na forma como ganha falta) e ainda tem um pé esquerdo esclarecido. A confirmar-se a sua saída sofre apenas pelo peso de Castro no balneário. Em termos daquilo que poderia dar à equipa em soluções, ficaria com Mineiro.

Ou tu não percebes o que eu digo, ou não queres perceber...

Qual é a incongruência na comparação do Carmo e do Musrati? Tu sabes se o Braga já recebeu alguma abordagem pelo Musrati? Sabes se o Braga já tinha o negócio pelo Carmo encaminhado quando o Niakaté chegou??? Não sabes, pois não? Então não podes dizer que são a mesma coisa! O que tu e eu achámos, é uma coisa, o que se passa dentro do clube é outra. Eu também fico surpreendido de nos últimos dois anos nenhum ter clube ter vindo cá deixar 20M€ pelo Musrati, porque ele os vale facilmente. Mas não é por nós acharmos que ele é jogador para outros voos, que isso significa automaticamente que o Braga recebeu propostas por ele, estás a perceber? O Niakaté chegou cerca de uma semana antes do Carmo sair, não foi 2 meses antes... Por isso, parece-me perfeitamente plausível que o Braga tenha ido buscar o Niakaté porque já estava em negociações pelo Carmo, e que ao mesmo tempo não tenha ido buscar nenhum substituto para o Musrati por não ter recebido nenhuma abordagem pelo Musrati. Onde é que isto é incongruente? Se tu me garantires que o Musrati já está a ser negociado para algum lado, aí eu digo-te que se calhar já devíamos estar a tratar da substituição. Como tu (e eu) não sabes se isso é verdade ou não, não há nenhuma incoerência aqui...

Só para teres um exemplo de que eu não sou o único "maluco" a pensar assim: https://blogvisaodemercado.pt/2022/06/oficial-niakate-reforca-sc-braga/

Quanto à discussão do "plug and play", mais uma vez estás a misturar opiniões de adeptos com o funcionamento de uma estrutura. Claro que não me chocaria se o Niakaté estivesse no banco nos primeiros jogos, porque eu não conhecia o jogador. Mas quem o contrata sabe o jogador que está a contratar, não? Quem te diz a ti que a estrutura do Braga não tinha plena convicção que ele ia ser titular e pegar de estaca? Nós não sabemos este tipo de coisas, por isso não podemos garantir que sim ou que não. Claro que as convicções saem furadas muitas vezes, mas isso tanto acontece no Braga como acontece no City ou no Real Madrid. Ou o City gastou o dinheiro que gastou no Grealish a achar que ele era um bom suplente? Ainda assim, não faltam exemplos de jogadores que são claramente contratados para serem figuras, e ainda assim demoram a assumir-se como titularíssimos: Darwin, Taremi, Luis Diaz, Ugarte, são bons exemplos.

"Ora perde-se um franchise player e aposta-se em quem? No Gorby subindo o Schurrle?"
Mas não é assim que este clube funciona há 20 anos, a substituir grandes jogadores por incógnitas? Não é para isso que estamos a investir numa academia? Só para falar da posição do Musrati: substituimos o Vandinho com um dispensado do Vitória (Custódio), que depois foi substituído por um jogador da B (Mauro), que por sua vez foi substituído por outro jogador da B (Vukcevic), que foi substituido por um reforço "plug and play" que não deu assim tão certo (Claudemir), até que esse foi substituído por um dispensado de Alcochete (Palhinha), que por sua vez deu lugar a um jogador a custo zero que tinha jogado por último no Rio Ave. Diria que não nos saímos mal na maioria destas substituições, pois não? Se se substitui um "franchise player" por um Gorby, se calhar é porque se acredita que o Gorby pode-se tornar ele mesmo num "franchise player"...

"Todo esse texto a explicar o modelo de jogo de CC para quê? Fere em algum ponto o que eu disse?"
Obviamente que fere! Porque tu disseste que o Amorim testou o Jovane na posição do Galeno... E isso não quer dizer nada por duas razões: o Amorim não defende como o Carvalhal defendia, logo a posição onde o Amorim testou o Jovane não era a mesma do Galeno defensivamente; o esquema do Artur Jorge não tem nenhuma posição idêntica a essa onde o Jovane foi testado no Sporting. Por isso sim, fere o que tu disseste a toda a linha até! O Jovane foi testado na posição onde jogou o Nuno Santos e o Porro em Braga, aqui seria para jogar na posição do Horta ou do Iuri. Volto a perguntar: achas que o Horta jogou na mesma posição do Nuno Santos e o Iuri na mesma posição do Porro?

"Eu disse que Jovane foi testado por Amorim na ala (esquece por minutos o esquema) e falhou."
Como posso esquecer o sistema? Ele falhou na posição do Nuno Santos e do Porro, mas não falhou na ala do 4-2-3-1 do Keizer, que é muito mais parecido com o nosso sistema...

"(o que acabas por corroborar ao dizer que Jovane jogou melhor quando calcava o último terço do terreno)"
E o Ricardo Horta e o Iuri jogam perto da nossa baliza, queres ver?

"Pergunto-te uma coisa: seria necessário ao Braga experimentar Franco ou Lincoln? Morita ou Navarro?"
Não, da mesma maneira que não precisava de experimentar o Novais, o Mineiro, o Tiago Esgaio ou o Mário González... E como têm corrido estes casos??? Eu não percebo o problema sinceramente... Se me dizem "queres este carro por 20mil€ agora, ou queres andar com ele durante um ano de borla e no fim se o quiseres pagas 20mil€", qual é a dúvida aqui? Mesmo que esteja convicto que é o melhor carro do mundo, porque haveria eu de recusar isso? Para mim, este é o raciocínio nas contratações do Niakaté e do Victor Gomez... O Lainéz é diferente, porque o valor é mais alto e então acho que há mais dúvidas associadas. Mas vai perguntar ao City se não tinha preferido testar o Grealish antes de pagar 120M€ por ele... E era um jogador de "plug and play"! Ou vai perguntar ao Chelsea se não gostava de ter feito o mesmo com o Lukaku e o Werner, ao Real com o Hazard e o Jovic, ao Barça com o Coutinho e o Griezmann, e por aí fora. Não pagar logo não é sinónimo automático de desconfiança, é apenas uma salvaguarda caso a convicção saia furada. Achas que o Sporting não tinha convicção no Porro quando o contratou? Se se negoceia uma opção de compra, é porque há alguma convicção associada.

Em suma, acho que erras ao julgares as coisas aos olhos da opinião pública, quando a opinião pública não está por dentro dos negócios e não sabe o que de facto acontece. O que eu faço também é pura especulação, mas especulo depois de as coisas acontecerem sobre quais terão sido as razões, só isso.

darno

Também acho que nossa principal preocupação são os laterais sinceramente, de centrais aceitava mais um, médios também se se colocar o Mineiro que infelizmente não parece render cá, ataque estamos mais do que servidos.

Agora, laterais, na esquerda Sequeira está muito abaixo do que era muito lento a defender, espero que não aconteça como Moura e Éder em que depois das lesões nunca mais foram aos mesmos, suplente Borja não entusiasma. Na direita fomos despachar Zé Carlos dos melhores do Gil a época passada vá-se lá saber e buscar o Espanhol em que já no Celta me tinha deixado de pé atrás e no jogo contra o Sporting, muito mau não conseguia acompanhar uma vez os alas ficava sempre para trás, muito lento e deixava sempre um buraco, 2 golos do Sporting muito por esse motivo, quando fabiano entrou passámos a jogar muito melhor, era necessário mais um LD para rodar com Fabiano na minha opinião.

Prioridade deviam ser 1 LE e um LD de qualidade.

easy_scb

Quote from: Enorme_Guerreiro on 10 de August de 2022, 11:09Ou tu não percebes o que eu digo, ou não queres perceber...

Qual é a incongruência na comparação do Carmo e do Musrati? Tu sabes se o Braga já recebeu alguma abordagem pelo Musrati? Sabes se o Braga já tinha o negócio pelo Carmo encaminhado quando o Niakaté chegou??? Não sabes, pois não? Então não podes dizer que são a mesma coisa! O que tu e eu achámos, é uma coisa, o que se passa dentro do clube é outra. Eu também fico surpreendido de nos últimos dois anos nenhum ter clube ter vindo cá deixar 20M€ pelo Musrati, porque ele os vale facilmente. Mas não é por nós acharmos que ele é jogador para outros voos, que isso significa automaticamente que o Braga recebeu propostas por ele, estás a perceber? O Niakaté chegou cerca de uma semana antes do Carmo sair, não foi 2 meses antes... Por isso, parece-me perfeitamente plausível que o Braga tenha ido buscar o Niakaté porque já estava em negociações pelo Carmo, e que ao mesmo tempo não tenha ido buscar nenhum substituto para o Musrati por não ter recebido nenhuma abordagem pelo Musrati. Onde é que isto é incongruente? Se tu me garantires que o Musrati já está a ser negociado para algum lado, aí eu digo-te que se calhar já devíamos estar a tratar da substituição. Como tu (e eu) não sabes se isso é verdade ou não, não há nenhuma incoerência aqui...

Companheiro. A discussão toda inicia-se quando pedi jogadores top para substituir os nossos que estão de saída.
Tu consideras que Niakaté é este jogador top, eu não.
Digo-te que és incoerente pois acusas-me de especulativo no que diz respeito ao AL Musrati quando quem especula sobre Carmo és tu. És tu quem diz (mais ou menos isto) 'e quem te diz que o Carmo não estava já vendido?'. Ninguém me diz isso. Tal como ninguém te diz a ti que o Carmo estava mesmo vendido aquando da contratação do Sikou.
De todas as formas e voltando ao mundo dos factos volto a reforçar: Sikou é contratado com Carmo ainda no plantel.

Quote from: Enorme_Guerreiro on 10 de August de 2022, 11:09
Só para teres um exemplo de que eu não sou o único "maluco" a pensar assim: https://blogvisaodemercado.pt/2022/06/oficial-niakate-reforca-sc-braga/
Zero de respeito pela CC, ainda menos por esse blog.

Quote from: Enorme_Guerreiro on 10 de August de 2022, 11:09
Quanto à discussão do "plug and play", mais uma vez estás a misturar opiniões de adeptos com o funcionamento de uma estrutura. Claro que não me chocaria se o Niakaté estivesse no banco nos primeiros jogos, porque eu não conhecia o jogador. Mas quem o contrata sabe o jogador que está a contratar, não? Quem te diz a ti que a estrutura do Braga não tinha plena convicção que ele ia ser titular e pegar de estaca? Nós não sabemos este tipo de coisas, por isso não podemos garantir que sim ou que não. Claro que as convicções saem furadas muitas vezes, mas isso tanto acontece no Braga como acontece no City ou no Real Madrid. Ou o City gastou o dinheiro que gastou no Grealish a achar que ele era um bom suplente? Ainda assim, não faltam exemplos de jogadores que são claramente contratados para serem figuras, e ainda assim demoram a assumir-se como titularíssimos: Darwin, Taremi, Luis Diaz, Ugarte, são bons exemplos.

Eu tenho como exemplo a época de 08/09 como um dos mercados de verão mais excitantes. Precisava-se de jogadores? Contratou-se jogadores que entraram de caras no 11 e que ninguém (nem adeptos) duvidavam.
O próprio histórico do jogador conta. Sikou fez 12 jogos pelo Metz em 21/22.

Quote from: Enorme_Guerreiro on 10 de August de 2022, 11:09
"Ora perde-se um franchise player e aposta-se em quem? No Gorby subindo o Schurrle?"
Mas não é assim que este clube funciona há 20 anos, a substituir grandes jogadores por incógnitas? Não é para isso que estamos a investir numa academia? Só para falar da posição do Musrati: substituimos o Vandinho com um dispensado do Vitória (Custódio), que depois foi substituído por um jogador da B (Mauro), que por sua vez foi substituído por outro jogador da B (Vukcevic), que foi substituido por um reforço "plug and play" que não deu assim tão certo (Claudemir), até que esse foi substituído por um dispensado de Alcochete (Palhinha), que por sua vez deu lugar a um jogador a custo zero que tinha jogado por último no Rio Ave. Diria que não nos saímos mal na maioria destas substituições, pois não? Se se substitui um "franchise player" por um Gorby, se calhar é porque se acredita que o Gorby pode-se tornar ele mesmo num "franchise player"...

Misturas de forma demasiado conveniente o conceito de jogadores para entrar rapidamente na equipa por jogadores da equipa B.
Vandinho era coisa. Mauro outra. Consegues perceber a diferença? Eu sou apologista da aposta nos jovens desde que devidamente suportados com uma envolvencia favorável.
Um exemplo: Amorim apostou em Carmo e Trincão. Tudo bem pois existia Esgaio, Fransérgio, Paulinho, R Horta, Sequeira, etc. Tudo jogadores experientes.
Ver sair AL Musrati para subir Gorby e Schurrle na hierarquia  seria ao nivel de perder Galeno e apostar em Rodrigo Gomes.

Quote from: Enorme_Guerreiro on 10 de August de 2022, 11:09
"Todo esse texto a explicar o modelo de jogo de CC para quê? Fere em algum ponto o que eu disse?"
Obviamente que fere! Porque tu disseste que o Amorim testou o Jovane na posição do Galeno... E isso não quer dizer nada por duas razões: o Amorim não defende como o Carvalhal defendia, logo a posição onde o Amorim testou o Jovane não era a mesma do Galeno defensivamente; o esquema do Artur Jorge não tem nenhuma posição idêntica a essa onde o Jovane foi testado no Sporting. Por isso sim, fere o que tu disseste a toda a linha até! O Jovane foi testado na posição onde jogou o Nuno Santos e o Porro em Braga, aqui seria para jogar na posição do Horta ou do Iuri. Volto a perguntar: achas que o Horta jogou na mesma posição do Nuno Santos e o Iuri na mesma posição do Porro?

Em termos de terrenos calcados aquilo que eu disse continua válido.
A ver se percebes desta forma. Jovane foi testado na ala esquerda longe da baliza, não resultou. Jovane, sempre que jogou no último terço, resultou (daí eu ter dito que no esquema de AJ acabaria por contar para o duo da frente). E isto independentemente de ser um 3x5x2 ou um 3x4x3. Refiro-me apenas aos terrenos que se lhe iria pedir para pisar.

Quote from: Enorme_Guerreiro on 10 de August de 2022, 11:09
"Eu disse que Jovane foi testado por Amorim na ala (esquece por minutos o esquema) e falhou."
Como posso esquecer o sistema? Ele falhou na posição do Nuno Santos e do Porro, mas não falhou na ala do 4-2-3-1 do Keizer, que é muito mais parecido com o nosso sistema...

Vai acima e tens lá a tua resposta.

Quote from: Enorme_Guerreiro on 10 de August de 2022, 11:09
"(o que acabas por corroborar ao dizer que Jovane jogou melhor quando calcava o último terço do terreno)"
E o Ricardo Horta e o Iuri jogam perto da nossa baliza, queres ver?

O RH sim o Iuri não. Repara que na tal metamorfose da equipa de CC, o RH era muitas vezes o 2º avançado da equipa. Já o Iuri raramente entrava dentro da área.
Nem sequer é preciso ser um Mourinho do SB para ver que o RH este ano iria andar muito longe da baliza o que é um passo atrás em relação ao ano passado. Já vários foristas deram essa opinião e revejo quando dizem que talvez seja o timing certo para o vender dado o expectável baixar do rendimento em termos de participação em golos.

Quote from: Enorme_Guerreiro on 10 de August de 2022, 11:09
"Pergunto-te uma coisa: seria necessário ao Braga experimentar Franco ou Lincoln? Morita ou Navarro?"
Não, da mesma maneira que não precisava de experimentar o Novais, o Mineiro, o Tiago Esgaio ou o Mário González... E como têm corrido estes casos??? Eu não percebo o problema sinceramente... Se me dizem "queres este carro por 20mil€ agora, ou queres andar com ele durante um ano de borla e no fim se o quiseres pagas 20mil€", qual é a dúvida aqui? Mesmo que esteja convicto que é o melhor carro do mundo, porque haveria eu de recusar isso? Para mim, este é o raciocínio nas contratações do Niakaté e do Victor Gomez... O Lainéz é diferente, porque o valor é mais alto e então acho que há mais dúvidas associadas. Mas vai perguntar ao City se não tinha preferido testar o Grealish antes de pagar 120M€ por ele... E era um jogador de "plug and play"! Ou vai perguntar ao Chelsea se não gostava de ter feito o mesmo com o Lukaku e o Werner, ao Real com o Hazard e o Jovic, ao Barça com o Coutinho e o Griezmann, e por aí fora. Não pagar logo não é sinónimo automático de desconfiança, é apenas uma salvaguarda caso a convicção saia furada. Achas que o Sporting não tinha convicção no Porro quando o contratou? Se se negoceia uma opção de compra, é porque há alguma convicção associada.
Tu dás exemplos de 5 ou 6, eu dou-te exemplos de sólidas dezenas de jogadores que vieram e contribuíram imediatamente para a equipa sem empréstimos associados.
Mas eu posso estar enganado e tu descobriste uma nova forma, completamente disruptiva, para o mundo do futebol negociar os craques.

Além de que dás a entender que foram os clubes que impuseram essa clausula quando é mais que óbvio que foi o Braga pela centelha de dúvidas que possa existir no rendimento do jogador. Um ponto mais: esta abordagem faz ainda menos sentido quando hoje nos negócios se programam pagamentos ao longo dos anos. Podias dizer-me 'é uma questão de R&C e o Braga não quer ter no exercicio actual a despesa com os jogadores' mas nem assim. Vemos que Carmo foi vendido em 3 ou 4 tranches.

Quote from: Enorme_Guerreiro on 10 de August de 2022, 11:09
Em suma, acho que erras ao julgares as coisas aos olhos da opinião pública, quando a opinião pública não está por dentro dos negócios e não sabe o que de facto acontece. O que eu faço também é pura especulação, mas especulo depois de as coisas acontecerem sobre quais terão sido as razões, só isso.

Tens dados para fazer outro tipo de conclusões que simplesmente optas por esquecer.

Magicobraga

Devo ser o único que tenho gostado do Sequeira.

Ok sofreu um pouco no 1para1 mas também apanhou o porro, Trincão e Edwards pela frente, não são propriamente o salvador Agra.

Então quando dizem que cruza mal é que não consigo entender mesmo, tanto em livres como em bola corrida é dos melhores jogadores a cruzar em Portugal, sabe combinar, sabe sair de situações apertadas com tranquilidade etc

Está longe de ser um problema.

Magicobraga20

Quote from: Magicobraga on 10 de August de 2022, 13:16
Devo ser o único que tenho gostado do Sequeira.

Ok sofreu um pouco no 1para1 mas também apanhou o porro, Trincão e Edwards pela frente, não são propriamente o salvador Agra.

Então quando dizem que cruza mal é que não consigo entender mesmo, tanto em livres como em bola corrida é dos melhores jogadores a cruzar em Portugal, sabe combinar, sabe sair de situações apertadas com tranquilidade etc

Está longe de ser um problema.

X2

Apenas esta ainda a recuperar o ritmo, pois a lesao nao é nada facil de superar