News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

mercado de verão 2022/2023

Started by (S)oon(C)hampion(B)raga, 22 de February de 2022, 22:38

Previous topic - Next topic

BRio_Braguista

Jovane seria reforço. Sem dúvida!

RcRb2

Bem com a lesão do Victor não seria mal pensado a entrada do Diogo Gonçalves no negócio do Horta, Pinho é uma afronta.
Nos jogos mais disputados como o de ontem, o Fabiano dá uma consistência defensiva muito grande, é rápido e duro na antecipação mas no ataque em jogos mais de ataque continuado deixa muito a desejar.

easy_scb

Quote from: Enorme_Guerreiro on 08 de August de 2022, 09:51
Quote from: easy_scb on 08 de August de 2022, 09:28
Quote from: joaoPC on 08 de August de 2022, 09:01
Quote from: easy_scb on 08 de August de 2022, 00:04
Quote from: joaoPC on 07 de August de 2022, 23:36
Quote from: easy_scb on 07 de August de 2022, 23:21
No final da época passada era unânime termos 3 'franchise players', um por sector. Carmo, Al Musrati e Ricardo Horta.

Saiu Carmo e não entrou ninguém. Niakaté vem substituir Diogo Leite.

Vai sair Ricardo Horta e conto também com a saída de Al Musrati.

Como adeptos, devemos exigir a entrada de jogadores com nome que sejam dignos substitutos destas saídas.
Nao reparaste ainda que a tática é diferente?
No ano passado eram precisos 6 centrais e este ano só são precisos 4.
Por essa lógica, a entrada do Banza agora que jogamos com 2 PL é para substituir quem?

E o que é que a táctica tem a ver com o que eu disse? Falta ou não um central esquerdino com capacidade de liderança tal como era Carmo?

Após a saída de Horta e Musrati, faltarão ou não referências imediatas para a equipa? Jogadores que entrem de caras na equipa e que permitam não baixar à qualidade do grupo.

A minha mensagem tem a ver com a aposta é o reforço da equipa. Não podemos continuar a retirar qualidade ao grupo sem a repor.
Tem a ver com dizeres que saiu o Carmo e por isso é preciso entrar um jogador porque o Niakate foi para substituir o Leite. Isso é mentira porque saíram dois jogadores e entrou um porque é isso que a tática nova necessita.

Agora dizeres que não há qualidade e por isso é preciso um jogador já é diferente, mas não foi isso que disseste na 1a mensagem

Volto a dizer que me referi à qualidade da equipa e dos recursos.

Nota que Niakaté entra no plantel ainda David Carmo cá estava pelo que reforço a ideia: demos um passo em frente trocando Leite por Niakaté, há que dar pelo menos um ao lado substituindo Carmo.

E não entendo porque focas a questão de Carmo quando na minha mensagem sou claro e o último parágrafo refere que devemos exigir qualidade superlativa depois da perda dos tais 3 'franchise players'.

Desculpa lá, mas o que dizes não faz nenhum sentido... Óbvio que o Niakaté veio para substituir o Carmo, óbvio que o sistema é fundamental na construção do plantel. Se jogávamos com 3 centrais e agora jogamos com 2, é óbvio que não podemos substituir um por um os que saíram, porque agora não precisamos de tantos.

Jogávamos com 3 defesas e não 3 centrais. Sendo factual e à data da contratação de Niakaté, tinha saído um jogador da rotação: Diogo Leite.
Após a saída de Carmo faria todo o sentido a contratação do seu substituto até porque temos Bruno Rodrigues em segundo plano que não me parece dar muitas garantias,

Quote from: Enorme_Guerreiro on 08 de August de 2022, 09:51
"Falta ou não um central esquerdino com capacidade de liderança tal como era Carmo?"
Porque é que o Niakaté não pode ser este central esquerdino com capacidade de liderança? Do que vi dele até agora, estou bastante agradado.

Mesmo que o Niakaté seja esse centralão, continua a faltar um central com pé esquerdo.
Do que tenho visto parece-me um jogador com as caracteristicas certas para central. O Braga terá de formar o resto mas há coisas que não se formam nem se constroem. São inatas. E não, não me parece o tipo de central mandão que arrasta a defesa toda (não obstante a rapidez, competencia nos duelos fisicos, jogo aereo e condução de bola).

Quote from: Enorme_Guerreiro on 08 de August de 2022, 09:51
Exigir que se substitua o Carmo por alguém de igual valia é daquelas exigências absurdas de adepto. Se o Carmo vale mais de 20M, por alguma coisa é... Se queremos um jogador de igual valia, temos de pagar um valor parecido... Ou então arriscámos e tentamos ver se conseguimos um substituto que evolua da mesma maneira (foco no "tentamos"!), que é assim que o nosso clube funciona há 20 anos.

Penso que entendeste o que quis dizer. Naturalmente que não almejo que o Braga pague 20M por um central. Mas acho que como adepto penso ter o direito à expectativa de que parte desses 20M sejam gastos num jogador com potencial e que venha suprir a lacuna deixada por Carmo.

Quote from: Enorme_Guerreiro on 08 de August de 2022, 09:51
Outra: dizeres que o Niakaté não é o substituto do Carmo porque chegou antes dele sair é outro argumento sem sentido. Quer dizer, quando um jogador sai sem ter alternativa, toda a gente se queixa que já devíamos ter contratado alguém para se ir integrando. Desta vez que o fizemos, e bem, já dizemos que não pode ser substituto porque já lá estava... Já lá estava porque já era certo e sabido que o Carmo ia sair, fosse para o Porto ou para outro lado qualquer.

Se assim é, porque é que o Braga ainda não tem substituto para o Al Musrati?
Volto a referir: Niakaté entra pela saída do Diogo Leite. O excesso de centrais (ou trio de defensores) é compensado com a saída de Rolando que não é compensada com ninguém, e com o desvio de Fabiano para LD.

Quote from: Enorme_Guerreiro on 08 de August de 2022, 09:51
Quanto aos outros, até ver o Musrati ainda está cá e poucos rumores há sobre a sua saída.

É um jogador de qualidade superlativa que o Braga segurou um ano a mais do que era a intenção do jogador. Não tenho dúvidas de que sairá e menos dúvidas ficam depois do jogo monstruoso de ontem. Mesmo nós como adeptos talvez acreditassemos mais na manutenção de Carmo do que na de Musrati.

Quote from: Enorme_Guerreiro on 08 de August de 2022, 09:51Quanto ao Horta, concordo que faltará alguém para a sua posição porque o Lainez me parece mais jogador para a direita ou para o meio, e não para a esquerda. Mas o Djaló ainda ontem deu uma excelente resposta naquela posição, veremos como evolui. Diria que em número temos opções suficientes para as alas, mas em características quase todos rendem mais na direita ou no meio (Iuri, Roger, Lainez, R. Gomes e, veremos, Gil Dias). Estou curioso para ver a opção, se vamos efetivamente buscar alguém, ou se vamos apostar mais no Djaló, Rodrigo ou Hernâni naquela posição.

Na minha opinião Djaló e Rodrigo contarão como avançados no duo da frente e pelas suas caracteristicas poderão ainda dar soluções nas alas em alturas onde se pretende o jogo mais partido.
A minha dúvida é se o AJ quererá um sistema assimétrico com Gil e Iuri a concorrer pelo lugar de interior direito, e pela esquerda um jogador mais de corredor com Lainez à cabeça. Nesta pespectiva consideraria trazer o Diogo Gonçalves pois era um extremo interessante em Famalicão ou até Jovane (notar que Amorim tentou fazer dele um ala como Galeno e não conseguiu pelo que no limite acabaria por contar apenas para a dupla de avançados).

Por outro lado há ainda a possibilidade de assumir um esquema que monte praticamente um losango a meio-campo com dois interiores assumidos. Se for este o caso seria necessário trazer um médio interior para esquerda (com pé trocado) e aqui lembrei-me de um rumor muito intenso de há +- 1 mês. Alex Baena que esteve no Girona emprestado pelo Villareal. É um destro, falso extremo com muita capacidade de jogar pelo meio (penso até ter jogador muitas vezes como 10).

De todo o modo entramos já numa discussão micro quando a minha primeira mensagem era claramente uma abordagem macro: com a saída dos nossos 3 melhores recursos, devemos como adeptos exigir a contratação de jogadores para pegar de estaca e que continuem a alimentar as nossas pretensões de titulos.

Olhando às contratações que fizemos parece-me claro que precisamos de mais 'Banzas'. Jogadores que sabemos vir acrescentar (já) e menos incógnitas como parecem ser  Lainez, Gomez e Niakaté.

Já sei que me dirás que o Sikou está a mostrar imenso mas prefiro esperar. Olho para ele e não sei porquê faz-me lembrar Elderson que chegou a Braga e fez um bom par de jogos e depois começou a revelar as inconsistências que lhe conhecemos.

Lipeste

Falta um DC (dois até) e um LD porque os dois que temos, juntos, não dão um bom DD.

Quanto ao meio campo e ataque, tal como ontem vimos, estamos bem servidos, tanto de médios interiores, como de alas/médios alas/extremos, 2°AV e PL.

A ser verdade o que a CS tem noticiado o Horta só saí porque AS assim quer, caso contrário honrava a palavra dada, mantinha a exigência nos €20M e o Ricardo Horta continuaria a ser jogador do Braga.


SEMPRESCB

Parece me que as debilidades que temos neste momento são defensivas e até mais evidentes nos laterais e o Gomez com a rotura muscular de ontem pode ter coisa para semanas, já do outro lado Sequeira mostrou várias lacunas defensivas tanto no 1 vs 1 como em velocidade foi quase sempre ultrapassado já o Borja sinceramente se ofensivamente ainda pode dar algo, defensivamente não é sequer solução. Um Mangas ou Hamache eram muito bem sacados, ambos rápidos e agressivos defensivamente com o segundo a ser um ás na bola parada especialmente nos livres directos (já não temos um especialista à uns aninhos). Se conseguissemos colocar o Borja era muito bem contratado um destes dois.

bruno91

Para além do Jovane outro jogador que poderia ser equacionado era o Rony Lopes, não sei se é possível pelo salario mas acredito que teria interesse em vir por empréstimo, está completamente tapado no sevilha e tenho ideia que o emprestimo na ultima época ao Olympiacos não correu grande coisa.

100%SCB

O Hamache defensivamente ia sofrer e não era pouco.
Por acaso, talvez o Diogo Gonçalves pudesse ser interessante para a lateral direita. Tenho ideia que é um jogador com uma boa disponibilidade fisica que é talvez a característica mais importante para os nossos laterais, neste sistema de jogo.
O Jovane seria uma contratação muitíssimo interessante.

Acredito que o Horta acabe por sair, mas tentava renovar e subir consideravelmente o salário ao Musrati (acho o Musrati mais importante do que o Horta, por exemplo). Com a saída do Horta, deveria entrar um jogador para a ala esquerda e abdicava facilmente do Mário no ataque (pouco vai jogar e é um jogador frágil psicologicamente).
De resto, acho que continua a faltar trocar o Bruno Rodrigues por um central superior.
FORÇA BRAGA

Heisenberg

Bem, depois de ver o Victor Gómez e tendo em conta que o alternativa continua a ser o Fabiano (não me canso de mencionar, foi um erro crasso mandar embora o Zé Carlos), até já vejo o Diogo Gonçalves como útil. Mas do que um Gil Dias, sinceramente.

Para fazer o lugar do Horta neste esquema do AJ, pode ser que o Djaló agarre o lugar. Ainda há Roger à espreita. Não sei até que ponto Jovane conseguiria desempenhar a função, parece-me jogador para andar ali mais perto dos avançados. E pareceu-me sempre pouco comprometido defensivamente, à semelhança do Iuri.

Acho que ainda existirão alguns ajustes. Rezo para que Musrati fique.

BRio_Braguista

Zé Carlos tem sido um injustiçado no clube.

Sempre que foi chamado, esteve à altura. No ano passado foi top3 laterais direito e acaba emprestado a clube de 2a com opção de compra.

E agora que jeito daria...

gvrreiro_96

Tal como alguns foristas disseram, também tentava trazer o Diogo Gonçalves no negócio do Horta. Será impossível substituir diretamente o Horta e muito menos será Gil Dias que o irá fazer. Assim, tentava colmatar um dos pontos (a meu ver) fracos que a equipa tem: as laterais.
Na direita, Victor Gomez não me convenceu ainda (foi uma contratação de baixo risco também) e claramente nos enganamos no jogador que emprestamos porque o Zé Carlos dá 30-0 ao Fabiano. Não vejo o Diogo Gonçalves com dificuldades em jogar regularmente na posição.
Na esquerda acho que também vamos ter dificuldades. Não sei se o Borja conta realmente para ganhar o lugar e o Sequeira fisicamente está bastante aquém do que mostrou e vai ser um dos pontos fracos na transição defensiva. Ontem (como já tinha acontecido com o Celta) notou-se a dificuldade em acompanhar a defesa quando subiam a linha para provocar o fora de jogo e no golo do Edwards tem a destreza de um camião quando a bola passa por ele.

Magicobraga20

Do que vi do gomez tambem tentava incluir mais rapido o diogo goncalves e tentar ir buscar o jovane, nem que seja com passe dividido com o sporting

Gaius Julius

Dizia-se o mesmo do Yann no início da época passada.
Acabou-se a época a pedir a sua contratação!
Não entendo estas sentenças nem esta fraca memória dos adeptos...

Enviado do meu Armor X8 através do Tapatalk


Enorme_Guerreiro

#4012
Quote from: easy_scb on 08 de August de 2022, 11:46
Quote from: Enorme_Guerreiro on 08 de August de 2022, 09:51
Quote from: easy_scb on 08 de August de 2022, 09:28
Quote from: joaoPC on 08 de August de 2022, 09:01
Quote from: easy_scb on 08 de August de 2022, 00:04
Quote from: joaoPC on 07 de August de 2022, 23:36
Quote from: easy_scb on 07 de August de 2022, 23:21
Desculpa lá, mas o que dizes não faz nenhum sentido... Óbvio que o Niakaté veio para substituir o Carmo, óbvio que o sistema é fundamental na construção do plantel. Se jogávamos com 3 centrais e agora jogamos com 2, é óbvio que não podemos substituir um por um os que saíram, porque agora não precisamos de tantos.

Jogávamos com 3 defesas e não 3 centrais. Sendo factual e à data da contratação de Niakaté, tinha saído um jogador da rotação: Diogo Leite.
Após a saída de Carmo faria todo o sentido a contratação do seu substituto até porque temos Bruno Rodrigues em segundo plano que não me parece dar muitas garantias,

Quote from: Enorme_Guerreiro on 08 de August de 2022, 09:51
"Falta ou não um central esquerdino com capacidade de liderança tal como era Carmo?"
Porque é que o Niakaté não pode ser este central esquerdino com capacidade de liderança? Do que vi dele até agora, estou bastante agradado.

Mesmo que o Niakaté seja esse centralão, continua a faltar um central com pé esquerdo.
Do que tenho visto parece-me um jogador com as caracteristicas certas para central. O Braga terá de formar o resto mas há coisas que não se formam nem se constroem. São inatas. E não, não me parece o tipo de central mandão que arrasta a defesa toda (não obstante a rapidez, competencia nos duelos fisicos, jogo aereo e condução de bola).

Quote from: Enorme_Guerreiro on 08 de August de 2022, 09:51
Exigir que se substitua o Carmo por alguém de igual valia é daquelas exigências absurdas de adepto. Se o Carmo vale mais de 20M, por alguma coisa é... Se queremos um jogador de igual valia, temos de pagar um valor parecido... Ou então arriscámos e tentamos ver se conseguimos um substituto que evolua da mesma maneira (foco no "tentamos"!), que é assim que o nosso clube funciona há 20 anos.

Penso que entendeste o que quis dizer. Naturalmente que não almejo que o Braga pague 20M por um central. Mas acho que como adepto penso ter o direito à expectativa de que parte desses 20M sejam gastos num jogador com potencial e que venha suprir a lacuna deixada por Carmo.

Quote from: Enorme_Guerreiro on 08 de August de 2022, 09:51
Outra: dizeres que o Niakaté não é o substituto do Carmo porque chegou antes dele sair é outro argumento sem sentido. Quer dizer, quando um jogador sai sem ter alternativa, toda a gente se queixa que já devíamos ter contratado alguém para se ir integrando. Desta vez que o fizemos, e bem, já dizemos que não pode ser substituto porque já lá estava... Já lá estava porque já era certo e sabido que o Carmo ia sair, fosse para o Porto ou para outro lado qualquer.

Se assim é, porque é que o Braga ainda não tem substituto para o Al Musrati?
Volto a referir: Niakaté entra pela saída do Diogo Leite. O excesso de centrais (ou trio de defensores) é compensado com a saída de Rolando que não é compensada com ninguém, e com o desvio de Fabiano para LD.

Quote from: Enorme_Guerreiro on 08 de August de 2022, 09:51
Quanto aos outros, até ver o Musrati ainda está cá e poucos rumores há sobre a sua saída.

É um jogador de qualidade superlativa que o Braga segurou um ano a mais do que era a intenção do jogador. Não tenho dúvidas de que sairá e menos dúvidas ficam depois do jogo monstruoso de ontem. Mesmo nós como adeptos talvez acreditassemos mais na manutenção de Carmo do que na de Musrati.

Quote from: Enorme_Guerreiro on 08 de August de 2022, 09:51Quanto ao Horta, concordo que faltará alguém para a sua posição porque o Lainez me parece mais jogador para a direita ou para o meio, e não para a esquerda. Mas o Djaló ainda ontem deu uma excelente resposta naquela posição, veremos como evolui. Diria que em número temos opções suficientes para as alas, mas em características quase todos rendem mais na direita ou no meio (Iuri, Roger, Lainez, R. Gomes e, veremos, Gil Dias). Estou curioso para ver a opção, se vamos efetivamente buscar alguém, ou se vamos apostar mais no Djaló, Rodrigo ou Hernâni naquela posição.

Na minha opinião Djaló e Rodrigo contarão como avançados no duo da frente e pelas suas caracteristicas poderão ainda dar soluções nas alas em alturas onde se pretende o jogo mais partido.
A minha dúvida é se o AJ quererá um sistema assimétrico com Gil e Iuri a concorrer pelo lugar de interior direito, e pela esquerda um jogador mais de corredor com Lainez à cabeça. Nesta pespectiva consideraria trazer o Diogo Gonçalves pois era um extremo interessante em Famalicão ou até Jovane (notar que Amorim tentou fazer dele um ala como Galeno e não conseguiu pelo que no limite acabaria por contar apenas para a dupla de avançados).

Por outro lado há ainda a possibilidade de assumir um esquema que monte praticamente um losango a meio-campo com dois interiores assumidos. Se for este o caso seria necessário trazer um médio interior para esquerda (com pé trocado) e aqui lembrei-me de um rumor muito intenso de há +- 1 mês. Alex Baena que esteve no Girona emprestado pelo Villareal. É um destro, falso extremo com muita capacidade de jogar pelo meio (penso até ter jogador muitas vezes como 10).

De todo o modo entramos já numa discussão micro quando a minha primeira mensagem era claramente uma abordagem macro: com a saída dos nossos 3 melhores recursos, devemos como adeptos exigir a contratação de jogadores para pegar de estaca e que continuem a alimentar as nossas pretensões de titulos.

Olhando às contratações que fizemos parece-me claro que precisamos de mais 'Banzas'. Jogadores que sabemos vir acrescentar (já) e menos incógnitas como parecem ser  Lainez, Gomez e Niakaté.

Já sei que me dirás que o Sikou está a mostrar imenso mas prefiro esperar. Olho para ele e não sei porquê faz-me lembrar Elderson que chegou a Braga e fez um bom par de jogos e depois começou a revelar as inconsistências que lhe conhecemos.

Não, jogávamos com 3 centrais, independentemente de se estava lá o Carmo ou o Abel Ruiz na posição... Se eu pusesse o Tiago Sá no lugar do Banza ontem, passávamos a jogar com 2 GR? Ou simplesmente tínhamos o Tiago Sá a jogar a avançado?

Sendo factual, à data da contratação do Niakaté tinha saído o Diogo Leite, mas também outro moço que andava lá que diz que tinha alguma influência na coisa, um tal de Carlos Carvalhal. Eu também não me importava de arranjar outro central porque também não gosto do Bruno Rodrigues, mas isso não significa que o Niakaté não seja o substituto do Carmo...

"Mesmo que o Niakaté seja esse centralão, continua a faltar um central com pé esquerdo."
Porquê? O Porto foi campeão com Pepe e Mbemba a titulares e Fábio Cardoso como alternativa, 0 esquerdinos... O Sporting foi campeão com o Gonçalo Inácio a jogar como central à direita... O Real Madrid ganhou várias Champions com Varane e Sérgio Ramos, o Barcelona com Piqué e Puyol, e por aí fora. Porque é que FALTA um central canhoto?

"como adepto penso ter o direito à expectativa de que parte desses 20M sejam gastos num jogador com potencial e que venha suprir a lacuna deixada por Carmo"
E porque é que o Niakaté não é esse jogador com potencial que vem suprir a lacuna deixada pelo Carmo?

"Se assim é, porque é que o Braga ainda não tem substituto para o Al Musrati?"
Bem, que fantástico "whataboutism"... Para começar, eu disse que idealmente já se tem um substituto antes, quando se tem a certeza que o outro jogador vai sair, não disse que SEMPRE que um jogador sai o substituto já lá está... Depois, quem te disse a ti que está 100% certo que o Musrati sai? É que nem rumores tem havido sobre isso recentemente, não sei de onde vem toda essa certeza. Por último, quem te diz a ti que o substituto, em caso de saída, não é o Gorby?

"O excesso de centrais (ou trio de defensores) é compensado com a saída de Rolando"
Esta deve ser para rir, só pode... O Rolando nem sequer treinava com o plantel na época passada!!! Quer dizer, se até ao fim do mês vendermos o Novais, também temos de ir buscar outro médio? Ou então, temos de ir buscar outro central esquerdino, porque rescindimos com o Pablo...
O Braga faz a segunda metade da época passada com Diogo Leite, Carmo, Tormena, Paulo Oliveira, Bruno Rodrigues e Fabiano para as 3 posições de central. 6 jogadores para 3 posições... Agora, são apenas 2 posições, logo temos 4 jogadores até ver: Niakaté, Tormena, Paulo Oliveira e Bruno Rodrigues, está a conta certa. Se me disseres que era melhor termos alguém com mais qualidade que o Bruno Rodrigues, eu concordo contigo. Mas o que tu disseste foi que nos falta em número, e isso é falso.

"e pela esquerda um jogador mais de corredor com Lainez à cabeça"
Bem, claramente não conheces o jogador... O Lainez é muito mais jogador interior do que o Gil Dias, esse raciocínio não faz muito sentido. O Lainez pode vir a ser utilizado no lugar do Horta, não duvido, mas da maneira como joga o Artur Jorge, em que os extremos vêm para dentro e formam um quadrado com os dois médios, vejo o Lainez muito mais à direita no lugar do Iuri do que à esquerda. É uma opção para a esquerda, mas não é um jogador de corredor como tu dizes, o Lainez é um jogador na linha de Messi em termos de características (foco especial nesta parte, eu não estou a dizer que são sequer parecidos em qualidade), para jogar no meio ou da direita para o meio. O Gil Dias é muito mais esse jogador de corredor, por algum motivo passou os últimos anos da carreira a ala numa defesa a 5 ou a lateral esquerdo.

"(notar que Amorim tentou fazer dele um ala como Galeno e não conseguiu pelo que no limite acabaria por contar apenas para a dupla de avançados)"
Outra opinião sem sentido, desculpa. O Amorim tentou fazer do Jovane um ala do seu 3-4-3, o que é muito diferente! Porque o ala do 3-4-3 funciona como um lateral a defender (por isso que joga lá o Porro, o Esgaio e muitas vezes o Matheus Reis do outro lado, sendo o Nuno Santos também uma adaptação - originalmente feita pelo Carvalhal no Rio Ave até -), enquanto que no 4-4-2 do Artur Jorge, quem joga ali é um extremo, ou seja não tem nada a ver com a posição do Galeno no Braga do Carvalhal.

"De todo o modo entramos já numa discussão micro quando a minha primeira mensagem era claramente uma abordagem macro: com a saída dos nossos 3 melhores recursos, devemos como adeptos exigir a contratação de jogadores para pegar de estaca e que continuem a alimentar as nossas pretensões de titulos."
Totalmente de acordo contigo aqui, a diferença é que eu acho que o Niakaté e o Lainez são jogadores que encaixam nessa descrição e tu não... Aliás, o Niakaté já pegou de estaca assim que chegou, e o Lainez penso que não tardará muito também.

Eu vejo toda a gente a falar de defesas e extremos, quando eu para mim a minha maior prioridade seria num médio centro criativo. Visto que o Mineiro não parece contar (a não ser que tenha alguma lesão e eu não esteja a par), parece-me que nos falta um médio mais criativo e com mais definição no último terço, além do A. Horta. Temos Musrati e Gorby, dois jogadores fortes a defender e a construir, mas em zonas mais recuadas, e depois temos Castro, um combativo, e A. Horta, o criativo. Eu adicionava outro médio mais criativo ao plantel... Ainda não sei o que será do Hernâni, se será aposta ou não, mas se for não será na dupla de meio-campo. Outra alternativa seria o Schurrle, mas aparentemente já nem treina com a equipa A, pelo que eu iria buscar alguém. No entanto, para isso é preciso libertar espaço com a saída do Mineiro, se ele efetivamente não contar.

Enorme_Guerreiro

Quote from: RcRb2 on 08 de August de 2022, 11:36
Bem com a lesão do Victor não seria mal pensado a entrada do Diogo Gonçalves no negócio do Horta, Pinho é uma afronta.
Nos jogos mais disputados como o de ontem, o Fabiano dá uma consistência defensiva muito grande, é rápido e duro na antecipação mas no ataque em jogos mais de ataque continuado deixa muito a desejar.

A lesão do Victor deve ser coisa para parar um mês ou assim... Não faz sentido fazer uma contratação para substituir alguém que em Setembro está de volta...

Enorme_Guerreiro

Quote from: SEMPRESCB on 08 de August de 2022, 12:19
Parece me que as debilidades que temos neste momento são defensivas e até mais evidentes nos laterais e o Gomez com a rotura muscular de ontem pode ter coisa para semanas, já do outro lado Sequeira mostrou várias lacunas defensivas tanto no 1 vs 1 como em velocidade foi quase sempre ultrapassado já o Borja sinceramente se ofensivamente ainda pode dar algo, defensivamente não é sequer solução. Um Mangas ou Hamache eram muito bem sacados, ambos rápidos e agressivos defensivamente com o segundo a ser um ás na bola parada especialmente nos livres directos (já não temos um especialista à uns aninhos). Se conseguissemos colocar o Borja era muito bem contratado um destes dois.

Daquelas postas que se manda ao ar só porque sim... O especialista nos livres diretos tem a módica quantia de 0 golos de livre direto nas 2 épocas no Boavista... Já o clube que não tem um especialista há uns aninhos foi a equipa com mais golos de livre direto no campeonato passado... Sim, houve 15 golos de livre direto no campeonato passado, 3 deles são do Braga (2 do Horta e 1 do Iuri), a única equipa com mais de 2 golos de livre direto. Do top-6 do campeonato passado, tirando o Braga, só há mais um golo de livre direto, e foi do Sérgio Oliveira pelo Porto. Mas sim, nós é que não temos especialistas...

Hucry

Quote from: Enorme_Guerreiro on 08 de August de 2022, 14:46
Quote from: SEMPRESCB on 08 de August de 2022, 12:19
Parece me que as debilidades que temos neste momento são defensivas e até mais evidentes nos laterais e o Gomez com a rotura muscular de ontem pode ter coisa para semanas, já do outro lado Sequeira mostrou várias lacunas defensivas tanto no 1 vs 1 como em velocidade foi quase sempre ultrapassado já o Borja sinceramente se ofensivamente ainda pode dar algo, defensivamente não é sequer solução. Um Mangas ou Hamache eram muito bem sacados, ambos rápidos e agressivos defensivamente com o segundo a ser um ás na bola parada especialmente nos livres directos (já não temos um especialista à uns aninhos). Se conseguissemos colocar o Borja era muito bem contratado um destes dois.

Daquelas postas que se manda ao ar só porque sim... O especialista nos livres diretos tem a módica quantia de 0 golos de livre direto nas 2 épocas no Boavista... Já o clube que não tem um especialista há uns aninhos foi a equipa com mais golos de livre direto no campeonato passado... Sim, houve 15 golos de livre direto no campeonato passado, 3 deles são do Braga (2 do Horta e 1 do Iuri), a única equipa com mais de 2 golos de livre direto. Do top-6 do campeonato passado, tirando o Braga, só há mais um golo de livre direto, e foi do Sérgio Oliveira pelo Porto. Mas sim, nós é que não temos especialistas...

O maior especialista em bolas paradas do ano passado já não joga cá.. era o Lincoln, mas de longe.

easy_scb

 
Quote from: Enorme_Guerreiro on 08 de August de 2022, 14:29
Não, jogávamos com 3 centrais, independentemente de se estava lá o Carmo ou o Abel Ruiz na posição... Se eu pusesse o Tiago Sá no lugar do Banza ontem, passávamos a jogar com 2 GR? Ou simplesmente tínhamos o Tiago Sá a jogar a avançado?

Sendo factual, à data da contratação do Niakaté tinha saído o Diogo Leite, mas também outro moço que andava lá que diz que tinha alguma influência na coisa, um tal de Carlos Carvalhal. Eu também não me importava de arranjar outro central porque também não gosto do Bruno Rodrigues, mas isso não significa que o Niakaté não seja o substituto do Carmo...

Ora a tua teoria assenta em que a saída de Al Musrati ao dia de hoje é pura especulação. Mas então, e na altura da contratação de Sikou a de Carmo também não o era? Já o disse e acredito que muita gente partilha desta opinião, via Al Musrati sair primeiro em relação a Carmo por várias razões: esteve um ano mais do que o suposto (por sua vontade tinha saído no Verão 21); o Carmo vinha de uma lesão grave e acreditava que os potenciais interessados quereriam vê-lo em contexto competitivo de continuidade e não apenas meia época.

Quote from: Enorme_Guerreiro on 08 de August de 2022, 14:29
"Mesmo que o Niakaté seja esse centralão, continua a faltar um central com pé esquerdo."
Porquê? O Porto foi campeão com Pepe e Mbemba a titulares e Fábio Cardoso como alternativa, 0 esquerdinos... O Sporting foi campeão com o Gonçalo Inácio a jogar como central à direita... O Real Madrid ganhou várias Champions com Varane e Sérgio Ramos, o Barcelona com Piqué e Puyol, e por aí fora. Porque é que FALTA um central canhoto?

Porque acho que cada vez mais os esquemas dependem de uma boa saída de bola por ambos os corredores e que os treinadores optam por, se puderem, não terem lados cegos na saída a jogar. É um detalhe que pode valer pontos, ter um substituto que ofereça à equipa o mesmo que o titular mantendo dinamicas.

Quote from: Enorme_Guerreiro on 08 de August de 2022, 14:29
"como adepto penso ter o direito à expectativa de que parte desses 20M sejam gastos num jogador com potencial e que venha suprir a lacuna deixada por Carmo"
E porque é que o Niakaté não é esse jogador com potencial que vem suprir a lacuna deixada pelo Carmo?

Porque, na minha opinião, vem suprir a saída do Diogo Leite. O que por sinal está bem dado que me parece que ficamos a ganhar com a troca.
O jogador para suprir Carmo tem de ser 'plug and play' e não um empréstimo a ver no que dá. Se perdemos um jogador que é um futuro titular da selecção, um jogador que nos valeu 20M de euros, espero que seja contratado alguém para entrar e render imediatamente. Alguém que mostre a adeptos e adversários uma aposta continua na qualidade. Se Niakaté é esse jogador e a estrutura acredita de olhos fechados que é entrar e render porquê o empréstimo? Porque não se avançou com a aquisição?

Quote from: Enorme_Guerreiro on 08 de August de 2022, 14:29
"Se assim é, porque é que o Braga ainda não tem substituto para o Al Musrati?"
Bem, que fantástico "whataboutism"... Para começar, eu disse que idealmente já se tem um substituto antes, quando se tem a certeza que o outro jogador vai sair, não disse que SEMPRE que um jogador sai o substituto já lá está... Depois, quem te disse a ti que está 100% certo que o Musrati sai? É que nem rumores tem havido sobre isso recentemente, não sei de onde vem toda essa certeza. Por último, quem te diz a ti que o substituto, em caso de saída, não é o Gorby?

Numerologia meu caro. Temos 5 médios para 2 lugares. O que me parece OK para uma época longa. Musrati, Horta, Castro, Gorby e Mineiro. Se sai Musrati temos 4 para 2 lugares sendo que um deles tem 34 anos.

Quote from: Enorme_Guerreiro on 08 de August de 2022, 14:29
"O excesso de centrais (ou trio de defensores) é compensado com a saída de Rolando"
Esta deve ser para rir, só pode... O Rolando nem sequer treinava com o plantel na época passada!!! Quer dizer, se até ao fim do mês vendermos o Novais, também temos de ir buscar outro médio? Ou então, temos de ir buscar outro central esquerdino, porque rescindimos com o Pablo...
O Braga faz a segunda metade da época passada com Diogo Leite, Carmo, Tormena, Paulo Oliveira, Bruno Rodrigues e Fabiano para as 3 posições de central. 6 jogadores para 3 posições... Agora, são apenas 2 posições, logo temos 4 jogadores até ver: Niakaté, Tormena, Paulo Oliveira e Bruno Rodrigues, está a conta certa. Se me disseres que era melhor termos alguém com mais qualidade que o Bruno Rodrigues, eu concordo contigo. Mas o que tu disseste foi que nos falta em número, e isso é falso.

Por esse ponto de vista nunca nos faltará número. Quem quer que saia terá o seu substituto nas camadas jovens. Além disso há um histórico assinalável de lesões nos nossos centrais. 4 são curtos e 5 não são demais. Veria com bons olhos a saída de Bruno Rodrigues por empréstimo para entrar um central esquerdino tendo Guilherme da B à espreita.

Quote from: Enorme_Guerreiro on 08 de August de 2022, 14:29
"e pela esquerda um jogador mais de corredor com Lainez à cabeça"
Bem, claramente não conheces o jogador... O Lainez é muito mais jogador interior do que o Gil Dias, esse raciocínio não faz muito sentido. O Lainez pode vir a ser utilizado no lugar do Horta, não duvido, mas da maneira como joga o Artur Jorge, em que os extremos vêm para dentro e formam um quadrado com os dois médios, vejo o Lainez muito mais à direita no lugar do Iuri do que à esquerda. É uma opção para a esquerda, mas não é um jogador de corredor como tu dizes, o Lainez é um jogador na linha de Messi em termos de características (foco especial nesta parte, eu não estou a dizer que são sequer parecidos em qualidade), para jogar no meio ou da direita para o meio. O Gil Dias é muito mais esse jogador de corredor, por algum motivo passou os últimos anos da carreira a ala numa defesa a 5 ou a lateral esquerdo.

Não conheço o Lainez. Limitei-me a dar a opinião tendo por base vídeos onde esteve sempre encostado à linha lateral, enfrentando o defesa no 1 x 1 e tentando ganhar a linha de fundo. Se dizes que ele é capaz de jogar em zonas interiores eu acredito. Limitei-me a especular aquilo que poderia ser uma nuance no nosso esquema com um ala mais por dentro e outro mais por fora. Se pensarmos no esquema de CC era isso que existia, Iuri por dentro, Galeno por fora.

Quote from: Enorme_Guerreiro on 08 de August de 2022, 14:29
"(notar que Amorim tentou fazer dele um ala como Galeno e não conseguiu pelo que no limite acabaria por contar apenas para a dupla de avançados)"
Outra opinião sem sentido, desculpa. O Amorim tentou fazer do Jovane um ala do seu 3-4-3, o que é muito diferente! Porque o ala do 3-4-3 funciona como um lateral a defender (por isso que joga lá o Porro, o Esgaio e muitas vezes o Matheus Reis do outro lado, sendo o Nuno Santos também uma adaptação - originalmente feita pelo Carvalhal no Rio Ave até -), enquanto que no 4-4-2 do Artur Jorge, quem joga ali é um extremo, ou seja não tem nada a ver com a posição do Galeno no Braga do Carvalhal.

Aqui discordamos totalmente e acho um mito que se foi instalando neste forum. O Galeno não defendia nem mais nem menos do que um extremo normal em 4x3x3. Prova disso é que a defender marcava o lateral contrário e não o extremo adversário. Aquilo que foi pedido ao Jovane foi exactamente isso, compromisso defensivo como o Luiz Diaz no Porto ou o qualquer outro extremo. Que não se tenha adaptado vai de encontro à minha opinião: a ser contratado passaria a ser considerado um jogador para o duo da frente.

Quote from: Enorme_Guerreiro on 08 de August de 2022, 14:29
"De todo o modo entramos já numa discussão micro quando a minha primeira mensagem era claramente uma abordagem macro: com a saída dos nossos 3 melhores recursos, devemos como adeptos exigir a contratação de jogadores para pegar de estaca e que continuem a alimentar as nossas pretensões de titulos."
Totalmente de acordo contigo aqui, a diferença é que eu acho que o Niakaté e o Lainez são jogadores que encaixam nessa descrição e tu não... Aliás, o Niakaté já pegou de estaca assim que chegou, e o Lainez penso que não tardará muito também.

Volto a perguntar o porquê dos empréstimos. Se os jogadores são apostas claras e se a estrutura e treinador acreditam piamente na valia dos jogadores para quê andar com empréstimos com opção de compra.

Quote from: Enorme_Guerreiro on 08 de August de 2022, 14:29
Eu vejo toda a gente a falar de defesas e extremos, quando eu para mim a minha maior prioridade seria num médio centro criativo. Visto que o Mineiro não parece contar (a não ser que tenha alguma lesão e eu não esteja a par), parece-me que nos falta um médio mais criativo e com mais definição no último terço, além do A. Horta. Temos Musrati e Gorby, dois jogadores fortes a defender e a construir, mas em zonas mais recuadas, e depois temos Castro, um combativo, e A. Horta, o criativo. Eu adicionava outro médio mais criativo ao plantel... Ainda não sei o que será do Hernâni, se será aposta ou não, mas se for não será na dupla de meio-campo. Outra alternativa seria o Schurrle, mas aparentemente já nem treina com a equipa A, pelo que eu iria buscar alguém. No entanto, para isso é preciso libertar espaço com a saída do Mineiro, se ele efetivamente não contar.

Talvez houvesse espaço a um médio mais criativo sim. Um jogador mais próximo de AHorta na tal perspectiva da preservação da identidade.

Enorme_Guerreiro

Quote from: O ILUMINADO on 08 de August de 2022, 15:12
Quote from: Enorme_Guerreiro on 08 de August de 2022, 14:46
Quote from: SEMPRESCB on 08 de August de 2022, 12:19
Parece me que as debilidades que temos neste momento são defensivas e até mais evidentes nos laterais e o Gomez com a rotura muscular de ontem pode ter coisa para semanas, já do outro lado Sequeira mostrou várias lacunas defensivas tanto no 1 vs 1 como em velocidade foi quase sempre ultrapassado já o Borja sinceramente se ofensivamente ainda pode dar algo, defensivamente não é sequer solução. Um Mangas ou Hamache eram muito bem sacados, ambos rápidos e agressivos defensivamente com o segundo a ser um ás na bola parada especialmente nos livres directos (já não temos um especialista à uns aninhos). Se conseguissemos colocar o Borja era muito bem contratado um destes dois.

Daquelas postas que se manda ao ar só porque sim... O especialista nos livres diretos tem a módica quantia de 0 golos de livre direto nas 2 épocas no Boavista... Já o clube que não tem um especialista há uns aninhos foi a equipa com mais golos de livre direto no campeonato passado... Sim, houve 15 golos de livre direto no campeonato passado, 3 deles são do Braga (2 do Horta e 1 do Iuri), a única equipa com mais de 2 golos de livre direto. Do top-6 do campeonato passado, tirando o Braga, só há mais um golo de livre direto, e foi do Sérgio Oliveira pelo Porto. Mas sim, nós é que não temos especialistas...

O maior especialista em bolas paradas do ano passado já não joga cá.. era o Lincoln, mas de longe.

Concordo! E já o provou na Turquia...

SEMPRESCB

#4018
Quote from: Enorme_Guerreiro on 08 de August de 2022, 15:20
Quote from: O ILUMINADO on 08 de August de 2022, 15:12
Quote from: Enorme_Guerreiro on 08 de August de 2022, 14:46
Quote from: SEMPRESCB on 08 de August de 2022, 12:19
Parece me que as debilidades que temos neste momento são defensivas e até mais evidentes nos laterais e o Gomez com a rotura muscular de ontem pode ter coisa para semanas, já do outro lado Sequeira mostrou várias lacunas defensivas tanto no 1 vs 1 como em velocidade foi quase sempre ultrapassado já o Borja sinceramente se ofensivamente ainda pode dar algo, defensivamente não é sequer solução. Um Mangas ou Hamache eram muito bem sacados, ambos rápidos e agressivos defensivamente com o segundo a ser um ás na bola parada especialmente nos livres directos (já não temos um especialista à uns aninhos). Se conseguissemos colocar o Borja era muito bem contratado um destes dois.

Daquelas postas que se manda ao ar só porque sim... O especialista nos livres diretos tem a módica quantia de 0 golos de livre direto nas 2 épocas no Boavista... Já o clube que não tem um especialista há uns aninhos foi a equipa com mais golos de livre direto no campeonato passado... Sim, houve 15 golos de livre direto no campeonato passado, 3 deles são do Braga (2 do Horta e 1 do Iuri), a única equipa com mais de 2 golos de livre direto. Do top-6 do campeonato passado, tirando o Braga, só há mais um golo de livre direto, e foi do Sérgio Oliveira pelo Porto. Mas sim, nós é que não temos especialistas...

O maior especialista em bolas paradas do ano passado já não joga cá.. era o Lincoln, mas de longe.

Concordo! E já o provou na Turquia...
E um jogador para ser forte na bola parada tem de ser ele a marcar golo? O Hamache não é forte nestas situações? Não tem uma boa meia distância? Desculpa se vejo mais os jogos que o que olho para as estatísticas. O Novais também marcou 2 ou 3 golos de bola parada as outras 10 ou 20 tentativas acabavam na pedreira, nem dava para o guarda redes ir à relva. Quando se quer pegar por tudo....

Já que gostas tanto de golos vai ver o "livre em andamento" que ele marcou em pleno dragão. Trocava o Hamache pelo Borja sem pensar duas vezes.

Enorme_Guerreiro

Quote from: easy_scb on 08 de August de 2022, 15:15
Quote from: Enorme_Guerreiro on 08 de August de 2022, 14:29
Não, jogávamos com 3 centrais, independentemente de se estava lá o Carmo ou o Abel Ruiz na posição... Se eu pusesse o Tiago Sá no lugar do Banza ontem, passávamos a jogar com 2 GR? Ou simplesmente tínhamos o Tiago Sá a jogar a avançado?

Sendo factual, à data da contratação do Niakaté tinha saído o Diogo Leite, mas também outro moço que andava lá que diz que tinha alguma influência na coisa, um tal de Carlos Carvalhal. Eu também não me importava de arranjar outro central porque também não gosto do Bruno Rodrigues, mas isso não significa que o Niakaté não seja o substituto do Carmo...

Ora a tua teoria assenta em que a saída de Al Musrati ao dia de hoje é pura especulação. Mas então, e na altura da contratação de Sikou a de Carmo também não o era? Já o disse e acredito que muita gente partilha desta opinião, via Al Musrati sair primeiro em relação a Carmo por várias razões: esteve um ano mais do que o suposto (por sua vontade tinha saído no Verão 21); o Carmo vinha de uma lesão grave e acreditava que os potenciais interessados quereriam vê-lo em contexto competitivo de continuidade e não apenas meia época.
Sim, eu antes também achava que mais depressa ficava o Carmo do que o Musrati. E daí? O que é que o nosso "achismo" enquanto adepto tem a ver com a gestão do clube e dos seus dirigentes? Nós achávamos isso, mas estávamos enganados... Se o Musrati pode sair até ao fim do mercado? Claro que pode! Mas nós não somos as pessoas em melhor posição para o definir. Quando o Niakaté é contratado, sabemos lá nós se as negociações pelo Carmo não estavam já a decorrer... Enquanto que pelo Musrati pode até nem ter aparecido nenhuma proposta até agora. Isso não quer dizer que daqui a 2 ou 3 semanas não apareça uma proposta bastante boa ou até que apareça alguém a bater a cláusula e nos deixe com as calças na mão... Percebes onde quero chegar? Provavelmente o Niakaté foi contratado porque já havia negociações e a convicção de que o Carmo ia sair. Isso é completamente independente do caso do Musrati, porque nós não fazemos ideia se alguém sequer perguntou por ele até ao dia de hoje... Por isso, eu julgo os acontecimentos "a posteriori"... E, com base no início dos rumores sobre o Carmo, a sua saída e o timing de chegada do Niakaté, não me choca que as duas coisas estejam relacionadas, apenas isso... O que eu e tu achávamos à mês e meio é irrelevante para o que de facto se passa, porque nós não estamos por dentro dos negócios.

Quote from: easy_scb on 08 de August de 2022, 15:15
Quote from: Enorme_Guerreiro on 08 de August de 2022, 14:29
"Mesmo que o Niakaté seja esse centralão, continua a faltar um central com pé esquerdo."
Porquê? O Porto foi campeão com Pepe e Mbemba a titulares e Fábio Cardoso como alternativa, 0 esquerdinos... O Sporting foi campeão com o Gonçalo Inácio a jogar como central à direita... O Real Madrid ganhou várias Champions com Varane e Sérgio Ramos, o Barcelona com Piqué e Puyol, e por aí fora. Porque é que FALTA um central canhoto?

Porque acho que cada vez mais os esquemas dependem de uma boa saída de bola por ambos os corredores e que os treinadores optam por, se puderem, não terem lados cegos na saída a jogar. É um detalhe que pode valer pontos, ter um substituto que ofereça à equipa o mesmo que o titular mantendo dinamicas.
Isso para mim é uma não questão, há vários centrais destros que rendem mais a jogar na esquerda.

Quote from: easy_scb on 08 de August de 2022, 15:15
Quote from: Enorme_Guerreiro on 08 de August de 2022, 14:29
"como adepto penso ter o direito à expectativa de que parte desses 20M sejam gastos num jogador com potencial e que venha suprir a lacuna deixada por Carmo"
E porque é que o Niakaté não é esse jogador com potencial que vem suprir a lacuna deixada pelo Carmo?

Porque, na minha opinião, vem suprir a saída do Diogo Leite. O que por sinal está bem dado que me parece que ficamos a ganhar com a troca.
O jogador para suprir Carmo tem de ser 'plug and play' e não um empréstimo a ver no que dá. Se perdemos um jogador que é um futuro titular da selecção, um jogador que nos valeu 20M de euros, espero que seja contratado alguém para entrar e render imediatamente. Alguém que mostre a adeptos e adversários uma aposta continua na qualidade. Se Niakaté é esse jogador e a estrutura acredita de olhos fechados que é entrar e render porquê o empréstimo? Porque não se avançou com a aquisição?
Agora dizes que tem de ser alguém "plug and play", quando antes tinha de ser alguém com potencial... O Niakaté chegou e foi titular nos últimos jogos de pré-época e no primeiro jogo oficial, por sinal contra um adversário bem complicado. Cumpriu bastante bem o seu papel, e ainda marcou um golo. Em que medida é que isto não é "plug and play"?
Para quê o empréstimo? Porque não? Se podes ter um jogador de graça a ver no que dá e no fim logo vês se pagas ou não, porque haverias de pagar logo? Se já vem com preço fixado e tu podes experimentar a ver se é bom ou não, porque raio haverias de recusar essa oportunidade e pagar logo?

Quote from: easy_scb on 08 de August de 2022, 15:15
Quote from: Enorme_Guerreiro on 08 de August de 2022, 14:29
"Se assim é, porque é que o Braga ainda não tem substituto para o Al Musrati?"
Bem, que fantástico "whataboutism"... Para começar, eu disse que idealmente já se tem um substituto antes, quando se tem a certeza que o outro jogador vai sair, não disse que SEMPRE que um jogador sai o substituto já lá está... Depois, quem te disse a ti que está 100% certo que o Musrati sai? É que nem rumores tem havido sobre isso recentemente, não sei de onde vem toda essa certeza. Por último, quem te diz a ti que o substituto, em caso de saída, não é o Gorby?

Numerologia meu caro. Temos 5 médios para 2 lugares. O que me parece OK para uma época longa. Musrati, Horta, Castro, Gorby e Mineiro. Se sai Musrati temos 4 para 2 lugares sendo que um deles tem 34 anos.
Eu também prefiro ter 5 médios, mas 4 não são insuficientes, além de que a saída de um deles até pode significar a subida de um médio da equipa B (Schurrle à cabeça). Na nossa época com mais pontos de sempre no campeonato, passamos a época quase toda com 3 médios para 2 lugares, Danilo, A. Horta e Vukcevic, após a lesão grave do Fransérgio em Novembro. Ainda assim, mesmo que em número fosse bom termos outro médio caso o Musrati saia, o meu ponto era de que o substituto direto do Musrati não precisa de vir de fora.

Quote from: easy_scb on 08 de August de 2022, 15:15
Quote from: Enorme_Guerreiro on 08 de August de 2022, 14:29
"O excesso de centrais (ou trio de defensores) é compensado com a saída de Rolando"
Esta deve ser para rir, só pode... O Rolando nem sequer treinava com o plantel na época passada!!! Quer dizer, se até ao fim do mês vendermos o Novais, também temos de ir buscar outro médio? Ou então, temos de ir buscar outro central esquerdino, porque rescindimos com o Pablo...
O Braga faz a segunda metade da época passada com Diogo Leite, Carmo, Tormena, Paulo Oliveira, Bruno Rodrigues e Fabiano para as 3 posições de central. 6 jogadores para 3 posições... Agora, são apenas 2 posições, logo temos 4 jogadores até ver: Niakaté, Tormena, Paulo Oliveira e Bruno Rodrigues, está a conta certa. Se me disseres que era melhor termos alguém com mais qualidade que o Bruno Rodrigues, eu concordo contigo. Mas o que tu disseste foi que nos falta em número, e isso é falso.

Por esse ponto de vista nunca nos faltará número. Quem quer que saia terá o seu substituto nas camadas jovens. Além disso há um histórico assinalável de lesões nos nossos centrais. 4 são curtos e 5 não são demais. Veria com bons olhos a saída de Bruno Rodrigues por empréstimo para entrar um central esquerdino tendo Guilherme da B à espreita.
Onde é que eu falei das camadas jovens??? O Bruno Rodrigues é jogador do plantel principal do Braga há época e meia, e isso é que interessa para as contas. Não interessa de onde veio, interessa se faz parte do plantel ou não... Eu não estou a dizer que temos muito centrais porque temos o Rodrigo Borges na B, ou estou? Eu falei dum jogador que há época e meia faz parte do plantel principal do Braga... Por essa tua lógica, também não precisámos de ir buscar ninguém para o lugar do Carmo, ele veio das camadas jovens... E vê lá que eu até concordo contigo: eu veria com bons olhos a saída do Bruno Rodrigues e a entrada dum central melhor, só não acho é que possamos dizer que faz falta, porque não é verdade. Ele pode ser fraco, mas está lá.

Quote from: easy_scb on 08 de August de 2022, 15:15
Quote from: Enorme_Guerreiro on 08 de August de 2022, 14:29
"e pela esquerda um jogador mais de corredor com Lainez à cabeça"
Bem, claramente não conheces o jogador... O Lainez é muito mais jogador interior do que o Gil Dias, esse raciocínio não faz muito sentido. O Lainez pode vir a ser utilizado no lugar do Horta, não duvido, mas da maneira como joga o Artur Jorge, em que os extremos vêm para dentro e formam um quadrado com os dois médios, vejo o Lainez muito mais à direita no lugar do Iuri do que à esquerda. É uma opção para a esquerda, mas não é um jogador de corredor como tu dizes, o Lainez é um jogador na linha de Messi em termos de características (foco especial nesta parte, eu não estou a dizer que são sequer parecidos em qualidade), para jogar no meio ou da direita para o meio. O Gil Dias é muito mais esse jogador de corredor, por algum motivo passou os últimos anos da carreira a ala numa defesa a 5 ou a lateral esquerdo.

Não conheço o Lainez. Limitei-me a dar a opinião tendo por base vídeos onde esteve sempre encostado à linha lateral, enfrentando o defesa no 1 x 1 e tentando ganhar a linha de fundo. Se dizes que ele é capaz de jogar em zonas interiores eu acredito. Limitei-me a especular aquilo que poderia ser uma nuance no nosso esquema com um ala mais por dentro e outro mais por fora. Se pensarmos no esquema de CC era isso que existia, Iuri por dentro, Galeno por fora.
Não sei que vídeos andaste a ver então  ;D
É incrível como após duas épocas, ainda há gente que não percebeu como o Carvalhal joga... Não, no esquema de CC não era isso que existia. No esquema do Carvalhal, o Braga atacava em 3-4-3, tal como o Sporting faz, e como o Benfica do Jesus chegou a fazer... O Galeno era o ala esquerdo da linha de 4 (como o Nuno Santos ontem no Sporting), o Yan Couto o ala direito (Porro), e o R. Horta e o Iuri jogavam em posições simétricas no ataque (Pote e Trincão), com o Vitinha/Abel no meio (Paulinho). Era pura e simplesmente isto, fácil de ver... A diferença é que o Sporting também defende em 3-4-3 e o Braga do Carvalhal defendia maioritariamente em 4-4-2 (por vezes defendia em 5-3-2 ou 5-4-1 em casos de aperto extremo), com um dos alas a fechar atrás e o R. Horta a ficar na linha de pressão do avançado. Era esta a nuance e o hibridismo do sistema de Carvalhal, que atacava num sistema e defendia noutro. Tal e qual fazia o Abel, que atacava em 3-4-3 ou 3-5-2 dependendo dos avançados, e defendia em 4-4-2. Não percebo como após 2 anos ainda há gente que diz que o R. Horta era segundo avançado e o Iuri extremo ou coisa do género, quando eles ocupavam exatamente a mesma posição em momento atacante, simplesmente em lados diferentes do campo.

Quote from: easy_scb on 08 de August de 2022, 15:15
Quote from: Enorme_Guerreiro on 08 de August de 2022, 14:29
"(notar que Amorim tentou fazer dele um ala como Galeno e não conseguiu pelo que no limite acabaria por contar apenas para a dupla de avançados)"
Outra opinião sem sentido, desculpa. O Amorim tentou fazer do Jovane um ala do seu 3-4-3, o que é muito diferente! Porque o ala do 3-4-3 funciona como um lateral a defender (por isso que joga lá o Porro, o Esgaio e muitas vezes o Matheus Reis do outro lado, sendo o Nuno Santos também uma adaptação - originalmente feita pelo Carvalhal no Rio Ave até -), enquanto que no 4-4-2 do Artur Jorge, quem joga ali é um extremo, ou seja não tem nada a ver com a posição do Galeno no Braga do Carvalhal.

Aqui discordamos totalmente e acho um mito que se foi instalando neste forum. O Galeno não defendia nem mais nem menos do que um extremo normal em 4x3x3. Prova disso é que a defender marcava o lateral contrário e não o extremo adversário. Aquilo que foi pedido ao Jovane foi exactamente isso, compromisso defensivo como o Luiz Diaz no Porto ou o qualquer outro extremo. Que não se tenha adaptado vai de encontro à minha opinião: a ser contratado passaria a ser considerado um jogador para o duo da frente.
Em relação ao Galeno, é ler o que eu disse acima... O Braga defendia maioritariamente em 4-4-2, sendo que o Galeno defendia na linha de 4 do meio. O que tu disseste foi que o Amorim tentou fazer do Jovane esse ala. Ora, como disse acima, o Amorim não defende como o Carvalhal defendia, o Amorim defende em 3-4-3, certo? Ora, defendendo em 3-4-3, é responsabilidade dos alas (os dois que fazem a parte de fora da linha de 4) defender o seu corredor... O Sporting em momento defensivo forma uma linha de 5, com os 3 centrais mais os dois alas (Porro e Nuno Santos no jogo de ontem, para pôr nomes às coisas). Ora, isto não é uma posição equivalente à posição que o Ricardo Horta fez ontem no Braga ou é? Achas que o Nuno Santos e o R. Horta jogaram em posições iguais ontem? O Jovane não se ter adaptado à posição onde ontem estava o Nuno Santos não é o mesmo que dizer que ele não renderia na posição onde jogou o Horta ontem, porque são posições diferentes! O Jovane aparece no Sporting a jogar na ala esquerda do 4-2-3-1 do Keizer, que é uma posição muito mais parecida à que o Horta ocupou ontem do que a posição do Galeno (Nuno Santos) no esquema do Amorim...

Quote from: easy_scb on 08 de August de 2022, 15:15
Quote from: Enorme_Guerreiro on 08 de August de 2022, 14:29
"De todo o modo entramos já numa discussão micro quando a minha primeira mensagem era claramente uma abordagem macro: com a saída dos nossos 3 melhores recursos, devemos como adeptos exigir a contratação de jogadores para pegar de estaca e que continuem a alimentar as nossas pretensões de titulos."
Totalmente de acordo contigo aqui, a diferença é que eu acho que o Niakaté e o Lainez são jogadores que encaixam nessa descrição e tu não... Aliás, o Niakaté já pegou de estaca assim que chegou, e o Lainez penso que não tardará muito também.

Volto a perguntar o porquê dos empréstimos. Se os jogadores são apostas claras e se a estrutura e treinador acreditam piamente na valia dos jogadores para quê andar com empréstimos com opção de compra.
E eu volto a perguntar porque não? Se podes experimentar antes de comprar, sendo que o preço não muda, porque raio haverias de pagar logo? Este é o tipo de negócio perfeito: jogadores que vêm com cláusula de compra razoável (e não de 12M como o Leite) mas que não envolvem risco... Se correr bem, temos o poder de ficar com eles sem depender de ninguém. Se correr mal, é só devolver ao remetente sem custos. Isto é o mesmo que fazer um test-drive antes de comprar um carro... "Ah, se achas que o carro é bom, porque não compras logo?" Então, se me deixam experimentar antes de pagar, para que vou eu correr o risco?

Quote from: easy_scb on 08 de August de 2022, 15:15
Quote from: Enorme_Guerreiro on 08 de August de 2022, 14:29
Eu vejo toda a gente a falar de defesas e extremos, quando eu para mim a minha maior prioridade seria num médio centro criativo. Visto que o Mineiro não parece contar (a não ser que tenha alguma lesão e eu não esteja a par), parece-me que nos falta um médio mais criativo e com mais definição no último terço, além do A. Horta. Temos Musrati e Gorby, dois jogadores fortes a defender e a construir, mas em zonas mais recuadas, e depois temos Castro, um combativo, e A. Horta, o criativo. Eu adicionava outro médio mais criativo ao plantel... Ainda não sei o que será do Hernâni, se será aposta ou não, mas se for não será na dupla de meio-campo. Outra alternativa seria o Schurrle, mas aparentemente já nem treina com a equipa A, pelo que eu iria buscar alguém. No entanto, para isso é preciso libertar espaço com a saída do Mineiro, se ele efetivamente não contar.

Talvez houvesse espaço a um médio mais criativo sim. Um jogador mais próximo de AHorta na tal perspectiva da preservação da identidade.
Ou isso ou médio de transporte que galgue metros com facilidade. Como era o Fransérgio, como era o Danilo... O mais próximo que temos disso é o Castro, mas não é bem igual.
[/quote]