News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

SC BRAGA 2-0 (3-2 g.p). FC SHERIFF || QUINTA-FEIRA, 24/2 || 20H00

Started by Luso, 19 de February de 2022, 12:33

Previous topic - Next topic

Hucry

Quote from: SEMPRESCB on 21 de February de 2022, 17:35
Quote from: Enorme_Guerreiro on 21 de February de 2022, 17:31
Ou eu não ando a ver os mesmos jogos que vocês, ou então não consigo perceber como se põe o Tormena em detrimento do Paulo Oliveira, muito sinceramente...
Simplesmente porque não estou a considerar os jogos que o Tormena é colocado erradamente fora da sua zona de conforto. Como central pela direita e para um jogo em que precisamos de velocidade e capacidade de sair a jogar desde trás o Tormena é muito superior ao Oliveira.

Da sua zona de conforto? Mas um central não tem que conseguir desarmar? Cortar bolas? Ou só consegue fazer isso na sua zona de conforto, é que falam só na vertente ofensiva, mas defensivamente o Tormena tem estado inenarrável, agora por estar na esquerda, já não consegue desarmar ninguém?

SEMPRESCB

Quote from: A4 on 21 de February de 2022, 17:39
Ou eu não ando a ver os mesmos jogos que vocês, ou então não consigo perceber como se põe o Tormena em detrimento do Paulo Oliveira, muito sinceramente...
Simplesmente porque não estou a considerar os jogos que o Tormena é colocado erradamente fora da sua zona de conforto. Como central pela direita e para um jogo em que precisamos de velocidade e capacidade de sair a jogar desde trás o Tormena é muito superior ao Oliveira.

Da sua zona de conforto? Mas um central não tem que conseguir desarmar? Cortar bolas? Ou só consegue fazer isso na sua zona de conforto, é que falam só na vertente ofensiva, mas defensivamente o Tormena tem estado inenarrável, agora por estar na esquerda, já não consegue desarmar ninguém?
Falaste bem, um central. Dei por mim na Moldávia a ver o Tormena quase como um lateral esquerdo (e veja-se ele que até já foi defesa direito no Portimonense), ele que é destro e imagine-se foi acompanhado de uma ala esquerdo que além de não ter o físico dos adversários nem rotinas defensivas absolutamente nenhumas também é destro. Ou melhor tivemos ala esquerda na Moldávia? Quanto ao resto, deixo a questão, qual a vertente que mais vamos necessitar na quinta feira para defrontar um autocarro de 2 andares Moldavo? Prefiro de longe para esse jogo um defesa que saiba sair com a bola controlada a outro que apesar de ser certinho defensivamente as suas acções ofensivas resumem se a bater bombo.

PS: Era um bom exercicio imaginar se o Paulo na esquerda na Moldávia com o Rodrigo Gomes a dar lhe cobertura na ala e a levar com o Traoré em cima, pena que o sacrificado seja sempre o Tormena.

joaoPC

Porque o Tormena tem jogado a defesa esquerdo e perde a sua maior vantagem que é a saída com bola

Um dos motivos de não jogarmos nada é não temos os centrais das pontas com capacidade de sair com bola e levar o jogo para a frente. Ontem estive a reparar durante o jogo e o Paulo e o leite não fazem uma passe arriscado, não sobem uma única vez com bola, e depois temos os nossos médios a ter de recuar e fica um buraco enorme no meio do campo

joelvm

Quote from: joaoPC on 21 de February de 2022, 19:13
Porque o Tormena tem jogado a defesa esquerdo e perde a sua maior vantagem que é a saída com bola

Um dos motivos de não jogarmos nada é não temos os centrais das pontas com capacidade de sair com bola e levar o jogo para a frente. Ontem estive a reparar durante o jogo e o Paulo e o leite não fazem uma passe arriscado, não sobem uma única vez com bola, e depois temos os nossos médios a ter de recuar e fica um buraco enorme no meio do campo

Também não percebo essa opção.
Aliás se não estou em erro ganhamos os 2 jogos que o Tormena jogou como central à direita, Moreirense e Sporting, e sendo que o Tormena também é lateral, podia fazer à direita o que Sequeira fazia à esquerda, dando a Yan Couto a liberdade que Galeno tinha.

Atendendo que temos que ganhar na quinta espero uma equipa bem ofensiva:

Matheus
   Tormena       Carmo       Leite

Yan                                            Moura
                  Musrrati    Horta

Horta           Vitinha        Ruiz

Magicobraga

Matheus

Tormena - Carmo - Buta

Yan - Musrati - André Horta - Moura

Abel - Vitinha - R. Horta

gvrreiro_96

Quote from: Magicobraga on 22 de February de 2022, 13:38
Matheus

Tormena - Carmo - Buta

Punha só o Buta no lugar do Moura, passava o Carmo para a esquerda e o Paulo para o centro da defesa.

Lipeste

Matheus

Yan - Tormena - Carmo - Moura

Iuri -  Musrati - André Castro - R. Horta

Abel - Vitinha

Enorme_Guerreiro

Exatamente! Parece que jogar fora da zona de conforto lhe desculpa tudo. No entanto, para o Leite já não é desculpa e ele é que é fraco... Disse-o na altura e volto a repetir: o Tormena contra o Paços passou para a direita aos 55min com a entrada do Buta, e continuou igual: falhar domínios de bola fáceis, falhar passes curtos, maus posicionamentos gritantes, uma exibição péssima.

É que quando me refiro aos jogos que ele tem feito, o pior nem tem sido com bola, o problema é esse. Mas mesmo aí, está longe de ser bom a sair a jogar, como muitos dizem. O Tormena é muito muito rápido, e isso é excelente porque ele consegue ir buscar os adversários mesmo quando está mal posicionado. Mas tecnicamente ele tem estado horrível nos últimos tempos, e isso não se justifica só por jogar à esquerda... O Paulo Oliveira tem um estilo mais tosco, sim, mas defensivamente é muito melhor. E ofensivamente, olhemos para os números de passes de ambos a cada 90min no campeonato:

- Tormena: 3,6 passes longos com sucesso em 8 tentados (45%); 53 passes curtos com sucesso em 60,4 tentados (87%);
- P. Oliveira: 4,7 passes longos com sucesso em 10,9 tentados (43%); 45,8 passes curtos com sucesso em 51,1 tentados (89%);
- D. Leite (já agora): 4,8 longos em 8,8 tentados (55%); 56,9 curtos em 62,7 tentados (91%)

É assim tão superior com bola o Tormena? Eu acho que são ambos bastante limitados com bola. Fui ver os números do Tormena nos passes longos nas épocas anteriores e teve 46% há 2 épocas e 43% na época passada. Por isso, não me parece que a zona de conforto esteja a ter tanta influência assim, pelo menos nos números. Mas eu não quero dizer que jogar à esquerda não o influencie, não é isso, porque acredito que influenciará. O que eu digo é que isso não serve de explicação para a grande maioria dos erros que ele comete.

Enorme_Guerreiro

Quote from: joelvm on 22 de February de 2022, 11:00
Quote from: joaoPC on 21 de February de 2022, 19:13

Também não percebo essa opção.
Aliás se não estou em erro ganhamos os 2 jogos que o Tormena jogou como central à direita, Moreirense e Sporting, e sendo que o Tormena também é lateral, podia fazer à direita o que Sequeira fazia à esquerda, dando a Yan Couto a liberdade que Galeno tinha.
Perdemos na Sérvia com ele a jogar a central pela direita e a fazer o penalty que ditou a derrota. Perdemos em Guimarães, quando sofremos o 2º golo ele estava a jogar pela direita (não estou a dizer que ele teve culpa, atenção!). Perdemos 0-1 com o Marítimo com ele a central pela direita. Perdemos em Vizela para a taça com ele na direita. Na taça da liga, no Bessa, jogou a segunda parte toda na direita. Empatamos em casa com o Boavista com ele na direita. Empatamos em Paços com ele na direita. Perdemos na 1ª volta com o Sporting com ele na direita. Perdemos na Supertaça com ele a jogar toda a segunda parte na direita.

Atenção: não quero estar aqui a atacá-lo ou a responsabilizá-lo pelo que quer que seja, não é isso! Simplesmente vamos dizer as coisas como elas são, e perdemos muitos jogos/pontos com o Tormena na direita.

100%SCB

O Tormena não tem estado muito bem e a nível de passe longo é fraquinho: tem capacidade de "picar" a bola na frente com alguma qualidade, mas é incapaz de virar o jogo, por exemplo.
O que dá na saída de bola é capacidade de transportar a bola até zonas mais adiantadas e até de se incorporar dentro do bloco adversário ou fazer o movimento de desmarcação por de trás do lateral (ambas sem bola), o que pode ajudar a desmontar o bloco adversário.
Sem bola tem uma ou outra falha, mas não acho que seja por aí... os outros também vão falhando e individualmente são menos capazes principalmente por falta de velocidade.

Sobre o jogo de quinta, acredito que jogue com o Paulo, Carmo e Leite. Tendo em conta isso, jogava com:
Matheus, Yan, Paulo, Carmo, Leite, Buta, Musrati/Gorby, André, Horta, Ruiz e Vitinha.

Eu pessoalmente jogaria logo sem um dos centrais e com o Buta mais recuado de início, mas também duvido muito que o Buta vá ser titular. O Iuri jogar no lado esquerdo é outra possibilidade.
No meio campo o André tem obrigatoriamente de jogar.
FORÇA BRAGA

joaoPC

O passe longo do Tormena não é o que ele oferece ao futebol atacante da equipa. O que ele oferece é subida no terreno com a bola controlada, capacidade de ter a bola no pé e olhar para a frente , capacidade de ter bola no pé sem a despachar á mínima pressão e passes "curtos" para os médios ou extremo que estão entre linhas

O Paulo Oliveira é mais seguro defensivamente? Sim
O Leite também está a ser crucificado por estar a jogar fora de posição posição? Sim

SEMPRESCB

Quote from: Enorme_Guerreiro on 22 de February de 2022, 15:23

Exatamente! Parece que jogar fora da zona de conforto lhe desculpa tudo. No entanto, para o Leite já não é desculpa e ele é que é fraco... Disse-o na altura e volto a repetir: o Tormena contra o Paços passou para a direita aos 55min com a entrada do Buta, e continuou igual: falhar domínios de bola fáceis, falhar passes curtos, maus posicionamentos gritantes, uma exibição péssima.

É que quando me refiro aos jogos que ele tem feito, o pior nem tem sido com bola, o problema é esse. Mas mesmo aí, está longe de ser bom a sair a jogar, como muitos dizem. O Tormena é muito muito rápido, e isso é excelente porque ele consegue ir buscar os adversários mesmo quando está mal posicionado. Mas tecnicamente ele tem estado horrível nos últimos tempos, e isso não se justifica só por jogar à esquerda... O Paulo Oliveira tem um estilo mais tosco, sim, mas defensivamente é muito melhor. E ofensivamente, olhemos para os números de passes de ambos a cada 90min no campeonato:

- Tormena: 3,6 passes longos com sucesso em 8 tentados (45%); 53 passes curtos com sucesso em 60,4 tentados (87%);
- P. Oliveira: 4,7 passes longos com sucesso em 10,9 tentados (43%); 45,8 passes curtos com sucesso em 51,1 tentados (89%);
- D. Leite (já agora): 4,8 longos em 8,8 tentados (55%); 56,9 curtos em 62,7 tentados (91%)

É assim tão superior com bola o Tormena? Eu acho que são ambos bastante limitados com bola. Fui ver os números do Tormena nos passes longos nas épocas anteriores e teve 46% há 2 épocas e 43% na época passada. Por isso, não me parece que a zona de conforto esteja a ter tanta influência assim, pelo menos nos números. Mas eu não quero dizer que jogar à esquerda não o influencie, não é isso, porque acredito que influenciará. O que eu digo é que isso não serve de explicação para a grande maioria dos erros que ele comete.
O Leite não é a posição dele também é verdade mas ao contrário do Tormena tem pé esquerdo o que faz toda a diferença na posição especifica. Aliás quantas vezes jogou naquela posição o Paulo? Zero. Eu pergunto porquê?

E relativamente a um central saber sair a jogar não se pode só olhar aos passes longos e curtos que faz, há que ver a capacidade de progredir com bola controlada quando não há linhas de passe e também aí a capacidade do Paulo é limitada e o risco que corre é praticamente nenhum. Defensivamente até é bom que não o faça mas quando precisamos de desequilíbrios trocar a bola entre centrais ou bater bombo não ajuda muito. 

Hucry

Vamos para a remontada! Força Braga!

Do início ao fim, é possível, todos ao estádio!

asoaress21

Já viram o vídeo do nosso clube nas redes sociais? Arrepios...
Nós acreditamos, que seja uma noite à Braga!
Temos que marcar presença no estádio, a equipa precisa do nosso apoio, tragam os vossos amigos, familiares e quem puder! Os testes já não são desculpa agora
Força Mágico!

Jose_scb_1993

Magicobraga

Quote from: gvrreiro_96 on 22 de February de 2022, 14:51
Quote from: Magicobraga on 22 de February de 2022, 13:38
Matheus

Tormena - Carmo - Buta

Punha só o Buta no lugar do Moura, passava o Carmo para a esquerda e o Paulo para o centro da defesa.

Meti assim porque acredito que vamos jogar subidos e para isso vamos precisar de centrais que tenham velocidade e alguma qualidade a construir, logo o Paulo Oliveira e o Diogo Leite não se encaixam.