News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Sondagem (Eleições 2021) Em quem vai votar?

Started by Observador, 04 de February de 2021, 13:59

Previous topic - Next topic

Pedro Bala

Quote from: Sérgio Gonçalves on 15 de April de 2021, 15:50
Quote from: Pedro Bala on 15 de April de 2021, 14:31
Por muito que goste do Pli, e me sinta mais representado por ele como adepto do Braga, não sei se o futuro do Braga passa por aí, mas também espero ser convencido do contrário, faria bem ao clube existir uma alternativa viável.

É curioso como para além dele não há praticamente ninguém que se queira dispor à presidência do Braga.  ??? Diria que somos dos clubes mais apetecíveis de Portugal. Talvez seja intimidador a ideia de ser o presidente que se segue ao Salvador.

Há várias questões na tua observação.

Em primeiro lugar Braga não tem uma tradição de ter muito candidatos. Recordo-me das eleições de 2013 (?!) que foram as primeiras em que se perfilou uma alternativa e as de 2017 com Pli. Antes disso acho que tinhamos de recuar até 1989 para haver eleições. Durante todos estes anos o Braga foi sendo presidido por alguém que era nomeado pelo Conselho Consultivo (?!) liderado pelo Conego Melo e Mesquita Machado (enquanto presidente da CM) ou Salvador concorreu sozinho. Não estou 100% certo de todos os aspectos mas a ideia é esta. Esta situação levou a que durante muitos anos ninguém se candidatasse e assim muita gente habituou-se à ideia que para ser presidente do Braga era preciso um certo empurrão.

Em segundo lugar, não há tradição de discussão à volta do clube. As AG estão normalmente vazias (talvez as ultimas sejam diferentes e a AG de constituição da SAD mas a regra é esta) e não há tradição de debate do clube. Há um círculo fechado onde os adeptos discutem (SuperBraga, grupo de adeptos, etc.) mas não há qualquer movimento associativo (talvez claques sejam excepção mas não conheço a realidade). A Associação Braguista é inexistente e na realidade ser adepto do Braga é pegar na bandeira e cachecol e ver os jogos. Não há local de discussão, debate acerca do clube. Admito que exista mas eu desconheço e, como tal, assumo que não exista de facto.

Em terceiro lugar o mundo do futebol não é um mundo fácil. Para ser presidente do Braga não basta ser bom gestor, ser boa pessoa. É preciso conhecer os meandros do futebol, os treinadores, os jogadores, os empresários, os outros presidentes. É um mundo semi fechado e em que toda a gente se conhece. Não é um mundo inacessivel mas é fundamental que quem entre conheça este lugar. Um optimo CEO/gestor pode destruir a sua carreira na presidencia de um clube (vide Sporting nos anos do Jose Eduardo Bettencourt, Godinho Lopes, etc.)

Em quarto lugar, ser presidente do Braga obriga a uma exposição mediática muito grande e quiçá com rendimentos pouco condizentes. É relativamente fácil a um director de uma media empresa levar 250K€ para casa anualmente, vai trocar isso pelo ordenado de presidente da SAD do Braga? Não acredito.

Em quinto lugar, ninguém querer suceder a um presidente de sucesso como é Salvador. Pela parte desportiva pois a probabilidade de insucesso é grande e pela parte financeira que pode ser uma supresa.

Sérgio, obrigado pela resposta, muito informativa.  ;)

Penso que essa tradição há de mudar com o tempo, afinal o Salvador não vai ser eterno e o clube terá que continuar um dia. Só teríamos a ganhar com maior envolvimento, mais debate e mais troca de ideias entre sócios, adeptos e possíveis candidatos. Braga é uma cidade grande e não temos poucos adeptos. Duvido seriamente que não existam algumas pessoas com capacidade e visão para liderar o clube no futuro.

SEMPRESCB

Quote from: Sérgio Gonçalves on 15 de April de 2021, 11:43
Quote from: NightHawk on 15 de April de 2021, 11:37
Que tiro no pé o Pli está a dar ao se "coligar" com alguém que foi despedido por justa causa do Braga por tentativa de extorsão provada em Tribunal. Alguém que ainda há pouco tempo se candidatou a presidente do Varzim. Anda à procura de "poiso" no futebol e vê agora o Pli como o próximo "hospedeiro".

Uma candidatura séria, como sempre pensei que a do Pli seria, já teria negado categoricamente qualquer ligação com aquele senhor. Ao não fazer mostra que anda a apalpar terreno à procura de qualquer um que lhe dê apoio. Que desilusão.

É o meu sentimento também.
Mas o Pli já apresentou alguma candidatura ? Calma meus senhores, tudo com o seu devido tempo para esclarecer todas as dúvidas, isto não passam de fait divers.

Edgar1921

Acho que a vitória do Salvador é praticamente certa. Espero que o pli se candidate pq é sempre importante haver oposição e nunca deixar o salvador (ou quem fosse o presidente) concorrer sozinho.

Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk


SEMPRESCB

Quote from: Edgar1921 on 15 de April de 2021, 19:00
Acho que a vitória do Salvador é praticamente certa. Espero que o pli se candidate pq é sempre importante haver oposição e nunca deixar o salvador (ou quem fosse o presidente) concorrer sozinho.

Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk
Há 4 anos não foi assim tão certa e de lá para cá muita água correu debaixo da ponte. A ver vamos a seu tempo.

joaoPC



Quote from: SEMPRESCB on 16 de April de 2021, 10:54
Quote from: Edgar1921 on 15 de April de 2021, 19:00
Acho que a vitória do Salvador é praticamente certa. Espero que o pli se candidate pq é sempre importante haver oposição e nunca deixar o salvador (ou quem fosse o presidente) concorrer sozinho.

Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk
Há 4 anos não foi assim tão certa e de lá para cá muita água correu debaixo da ponte. A ver vamos a seu tempo.

Eu acho que a água que correu deu mais votos a salvador que o contrario

SEMPRESCB

Quote from: joaoPC on 16 de April de 2021, 12:05


Quote from: SEMPRESCB on 16 de April de 2021, 10:54
Quote from: Edgar1921 on 15 de April de 2021, 19:00
Acho que a vitória do Salvador é praticamente certa. Espero que o pli se candidate pq é sempre importante haver oposição e nunca deixar o salvador (ou quem fosse o presidente) concorrer sozinho.

Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk
Há 4 anos não foi assim tão certa e de lá para cá muita água correu debaixo da ponte. A ver vamos a seu tempo.

Eu acho que a água que correu deu mais votos a salvador que o contrario
Isso aí já vai muito da opinião pessoal de cada um....

Pé Ligeiro

Independentemente da análise que possa ser feita sobre a gestão de A. Salvador, aos dias de hoje, Pli tem menos condições para ser candidato do que tinha quando se candidatou. Durante todo este período, esteve praticamente ausente. Tirando uma ou outra observação, a sua posição e/ou oposição foi quase inexistente.
BRAGA SEMPRE MAIS!

JR1287

Também acho que as condições para o Pli, nestas eleições, seriam muito piores do que nas eleições anteriores. Já não tem o "efeito novidade", o Salvador corrigiu algumas das coisas que lhe tiraram votos nas anteriores eleições, o Pli eclipsou-se nestes anos, e as poucas intervenções dele foram más (relembro o episódio nunca bem justificado de não ter lugar anual, o voto (colectivo e organizado por si) contra um dos relatórios e contas, que levou o Salvador a ameaçar demitir-se e o Pli a mudar o seu voto e de todos os seus apoiantes presentes, e o quase silêncio aquando da saída do Ruben Amorim).

E se o Pli se aliar a uma pessoa que tentou extorquir o clube e/ou o seu presidente, o que foi JUDICIALMENTE PROVADO, será o fim de qualquer hipótese de bom resultado.

Mas acho que ele vai ponderar bem isto, ver que a altura não é boa para ele, e não se vai candidatar, para não perder o prestígio que teve nas últimas eleições (para ele, descer ~da casa dos 30% para a casa dos 10%, por exemplo, seria destruir quaisquer ambições futuras).

joaoPC



Quote from: SEMPRESCB on 16 de April de 2021, 12:39
Quote from: joaoPC on 16 de April de 2021, 12:05


Quote from: SEMPRESCB on 16 de April de 2021, 10:54
Quote from: Edgar1921 on 15 de April de 2021, 19:00
Acho que a vitória do Salvador é praticamente certa. Espero que o pli se candidate pq é sempre importante haver oposição e nunca deixar o salvador (ou quem fosse o presidente) concorrer sozinho.

Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk
Há 4 anos não foi assim tão certa e de lá para cá muita água correu debaixo da ponte. A ver vamos a seu tempo.

Eu acho que a água que correu deu mais votos a salvador que o contrario
Isso aí já vai muito da opinião pessoal de cada um....

Claramente, já por isso comecei a frase com um "eu acho".
E vendo os últimos dois comentários, não sou o único a pensar assim

100%SCB

Há 4 anos foi certa e este ano será certa. Só falta saber as percentagens.
FORÇA BRAGA

NightHawk

#30
Também tenho a opinião de que o Pli tem neste momento menos condições do que tinha há 4 anos. Mas é apenas uma opinião singular que pode perfeitamente estar errada, até porque isto tem tudo como base o futebol e basta às vezes uma má derrota ou uma transferência para os ânimos mudarem.

O Pli teve uma oportunidade boa para se assumir como oposição, no sentido construtivo do termo. A verdade é que nestes 4 anos raramente apareceu e quando o fez foi bastante inócuo. Criticou a questão do Amorim sem nunca dizer o que faria, levou a questão para o lado emocional, sentimental e moral, mas nunca disse como resolveria a questão ou os impactos das decisões que tomaria. Na célebre assembleia, onde estive, a única coisa que referiu para justificar o voto contra o orçamento foi que queria mais dinheiro para o futsal (mas não explicou a que modalidades tiraria para dar ao futsal... talvez ao futebol feminino especulo eu pois foi onde o orçamento mais cresceu nesse ano). Mas ele quer ser presidente do Clube (e da SAD) ou diretor da secção de Futsal? É esta a visão que ele tem para o clube? Votar contra o orçamento porque gosta mais da modalidade X do que a Y, quando é a Y que está a dar títulos ao clube? Disse mesmo nessa assembleia que os sócios podem se abster ou votar contra o orçamento sem darem explicações. É verdade, podem de facto, mas não no caso dele, que foi candidato e é um putativo candidato a presidente do clube. Ele tem a obrigação de se explicar e dizer como faria diferente. Em 4 anos foram estas as 2 únicas tomadas de posição que me lembre. Ambas sem apresentar qualquer alternativa ou qualquer visão para o futuro do clube.

E agora, no processo de reflexão para apresentação de candidatura, assume que pode fazer coligação com João Gomes, alguém que o tribunal condenou por extorsão ao SC Braga. Foi condenado, atenção, não é uma suspeita, é uma condenação. A obrigação dele, que fala de vez em quando em valores morais e que critica a falta transparência em decisões da SAD, era afastar de imediato quaisquer ligações a esse indivíduo e dizer que jamais teria essa pessoa na sua equipa. Não o fez, deixou passar a ideia que é uma possibilidade que está a ser pensada. Só deixar essa porta aberta já diz muito.

Uma das coisas que o Pli deve reflectir é se está, neste momento, em condições de fazer melhor do que há 4 anos e se posicionar como uma clara alternativa, credível, viável e com um projeto de futuro. Há 4 anos teve o benefício da dúvida de muita gente que lhe deu uma votação bastante significativa. Em vez de capitalizar nesse resultado e criar uma vaga de fundo fez o contrário. Escondeu-se e das poucas vezes que apareceu não deu 1 ideia para o futuro do clube.


E depois temos o outro lado. Nestes 4 anos tivemos o arranque da 2ª fase da academia (que vai servir o futsal e tudo!), a vitória na taça da liga, o 3º lugar, mais 2 finais este ano (com a possibilidade de mais um título), os 30M do Trincão, os resultados financeiros positivos em plena pandemia, os títulos do futebol feminino e do futebol de praia, a Next, o Braga Day, etc.

tiago1992

Quote from: JR1477 on 16 de April de 2021, 13:21
Também acho que as condições para o Pli, nestas eleições, seriam muito piores do que nas eleições anteriores. Já não tem o "efeito novidade", o Salvador corrigiu algumas das coisas que lhe tiraram votos nas anteriores eleições, o Pli eclipsou-se nestes anos, e as poucas intervenções dele foram más (relembro o episódio nunca bem justificado de não ter lugar anual, o voto (colectivo e organizado por si) contra um dos relatórios e contas, que levou o Salvador a ameaçar demitir-se e o Pli a mudar o seu voto e de todos os seus apoiantes presentes, e o quase silêncio aquando da saída do Ruben Amorim).

E se o Pli se aliar a uma pessoa que tentou extorquir o clube e/ou o seu presidente, o que foi JUDICIALMENTE PROVADO, será o fim de qualquer hipótese de bom resultado.

Mas acho que ele vai ponderar bem isto, ver que a altura não é boa para ele, e não se vai candidatar, para não perder o prestígio que teve nas últimas eleições (para ele, descer ~da casa dos 30% para a casa dos 10%, por exemplo, seria destruir quaisquer ambições futuras).

Podes-me explicar em que te baseias para afirmar isso com tanta certeza?

Pé Ligeiro

#32
Quote from: Pé Ligeiro on 16 de April de 2021, 12:44
Independentemente da análise que possa ser feita sobre a gestão de A. Salvador, aos dias de hoje, Pli tem menos condições para ser candidato do que tinha quando se candidatou. Durante todo este período, esteve praticamente ausente. Tirando uma ou outra observação, a sua posição e/ou oposição foi quase inexistente.

Ao afirmar o que afirmei no post acima, não é que eu ache que a gestão de A. Salvador nestes 4 anos tivesse melhorado, pois as maiores falhas que lhe podiam ser apontadas há 4 anos, continuam hoje presentes. O que eu acho, é que alguém que se queira apresentar como candidato a presidente, deve ter um bom projeto, uma boa equipa dirigente e deve aparecer regularmente a pronunciar-se sobre a gestão do clube, criticando o que em sua opinião está mal e apresentando a sua visão diferenciadora.
BRAGA SEMPRE MAIS!

joaoPC

Quote from: Pé Ligeiro on 16 de April de 2021, 15:57
Quote from: Pé Ligeiro on 16 de April de 2021, 12:44
Independentemente da análise que possa ser feita sobre a gestão de A. Salvador, aos dias de hoje, Pli tem menos condições para ser candidato do que tinha quando se candidatou. Durante todo este período, esteve praticamente ausente. Tirando uma ou outra observação, a sua posição e/ou oposição foi quase inexistente.

Ao afirmar o que afirmei no post acima, não é que eu ache que a gestão de A. Salvador nestes 4 anos tivesse melhorado, pois as maiores falhas que lhe podiam ser apontadas há 4 anos, continuam hoje presentes. O que eu acho, é que alguém que se queira apresentar como candidato a presidente, deve ter um bom projeto, uma boa equipa dirigente e deve aparecer regularmente a pronunciar-se sobre a gestão do clube, criticando o que em sua opinião está mal e aprestando a sua visão diferenciadora.
Partilho da tua opinião.
O Pli falhou ao não capitalizar os 33% de votos que teve para aparecer regularmente na vida do clube, quer para criticar e apresentar uma visão diferente, quer para elogiar o que foi bem feito

Bracarense



Quote from: SEMPRESCB on 16 de April de 2021, 10:54
Há 4 anos não foi assim tão certa e de lá para cá muita água correu debaixo da ponte. A ver vamos a seu tempo.

Ponto prévio: não votei Salvador.

Dizer que numas eleições cujo resultado foi grosso modo 2 para 1 a vitória não foi assim tão certo está mais do lado dos desejos do que dos factos.

Juntar o histórico prévio de Salvador àquilo que Pli não fez desde as últimas eleições, aos resultados apresntados por Salvador neste mandato, à falta de decisão em apresentar candidatura e por fim à mais recente associação (não desmentida) a esta figura do J. Gomes, só encaminha uma eventual disputa eleitoral Pli-Salvador a um resultado tipo ainda mais desnivelado.

A alternativa é sempre saudável, mas a alternativa desestruturada acaba por beneficiar só um lado. O Braga precisa de muito mais do que um adepto na sua liderança.

Luís Duarte

Quote from: tiago1992 on 16 de April de 2021, 15:49
Quote from: JR1477 on 16 de April de 2021, 13:21
Também acho que as condições para o Pli, nestas eleições, seriam muito piores do que nas eleições anteriores. Já não tem o "efeito novidade", o Salvador corrigiu algumas das coisas que lhe tiraram votos nas anteriores eleições, o Pli eclipsou-se nestes anos, e as poucas intervenções dele foram más (relembro o episódio nunca bem justificado de não ter lugar anual, o voto (colectivo e organizado por si) contra um dos relatórios e contas, que levou o Salvador a ameaçar demitir-se e o Pli a mudar o seu voto e de todos os seus apoiantes presentes, e o quase silêncio aquando da saída do Ruben Amorim).

E se o Pli se aliar a uma pessoa que tentou extorquir o clube e/ou o seu presidente, o que foi JUDICIALMENTE PROVADO, será o fim de qualquer hipótese de bom resultado.

Mas acho que ele vai ponderar bem isto, ver que a altura não é boa para ele, e não se vai candidatar, para não perder o prestígio que teve nas últimas eleições (para ele, descer ~da casa dos 30% para a casa dos 10%, por exemplo, seria destruir quaisquer ambições futuras).

Podes-me explicar em que te baseias para afirmar isso com tanta certeza?

Também gostava de saber...  ;D 

rpo.castro



Quote from: Bracarense on 16 de April de 2021, 18:03


Quote from: SEMPRESCB on 16 de April de 2021, 10:54
Há 4 anos não foi assim tão certa e de lá para cá muita água correu debaixo da ponte. A ver vamos a seu tempo.

Ponto prévio: não votei Salvador.

Dizer que numas eleições cujo resultado foi grosso modo 2 para 1 a vitória não foi assim tão certo está mais do lado dos desejos do que dos factos.

Juntar o histórico prévio de Salvador àquilo que Pli não fez desde as últimas eleições, aos resultados apresntados por Salvador neste mandato, à falta de decisão em apresentar candidatura e por fim à mais recente associação (não desmentida) a esta figura do J. Gomes, só encaminha uma eventual disputa eleitoral Pli-Salvador a um resultado tipo ainda mais desnivelado.

A alternativa é sempre saudável, mas a alternativa desestruturada acaba por beneficiar só um lado. O Braga precisa de muito mais do que um adepto na sua liderança.

Ter apenas metade dos votos do adversário é algo que possa dar a ideia de algo renhido ou que o desfecho da eleição causasse dúvidas? Só se o número de votantes fosse muito diminuto e meia duzia de votos a mudar de mão fizesse a diferença.

Foi um bom resultado para um candidato que aparece de fora da estrutura e capitalizou o voto de descontentamento, mas a re-eleição nunca esteve em causa.
Quem não sente não é filho de boa gente.

Lipeste

O Pli está a fazer a sua corrida de tartaruga, promovendo a sua imagem numa prespectiva de médio longo prazo, apresentando-se a todas as eleições para não ser esquecido, na expectativa de um dia AS não se candidatar e então poder ser eleito mas isso só deverá acontecer lá para "2050" (a reforma de AS).