News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

Started by Lipeste, 24 de March de 2020, 18:25

Previous topic - Next topic

Lipeste

zerozero.pt

Eis a explicação do acordo entre leões e arsenalistas

Quatro tranches em dois anos: Sporting só paga milhões de Paulinho a partir de setembro


A transferência do avançado internacional português foi uma das mais impactantes da história do futebol nacional, pelos valores que envolve e pelas muitas alíneas do acordo entre Sporting e SC Braga. Dias depois da oficialização, começam a ser explicados os moldes de pagamento.

Os jornais O Jogo e Record explicam, esta quinta-feira, que o dinheiro do negócio vai começar a ser movimentado já esta semana, com o Sporting a pagar 750 mil euros ao SC Braga e os arsenalistas a fazerem uma transferência de 600 mil para os leões, relativa a Borja. Trata-se de um aperto de mão financeiro, para celebrar o negócio.

Os próximos passos vão ser dados apenas em setembro, altura em que os leões vão pagar a primeira de quatro tranches de três milhões de euros (num total de 12 milhões). As seguintes serão depositadas em fevereiro de 2021, setembro de 2021 e fevereiro de 2022. Sem esquecer que, em sentido contrário, o SC Braga terá de pagar três milhões pelo passe de Borja...

em:
https://www.zerozero.pt/news.php?id=311973

Lipeste

zerozero.pt

SC Braga inscreve reforços na lista para a Liga Europa

O SC Braga realizou três alterações na lista de inscritos para a Liga Europa, estando os três reforços para a equipa principal bracarense, Borja, Sporar e Lucas Piazón, entre as novidades.

Envolvidos no negócio que levou Paulinho para o Sporting, Borja e Sporar chegaram a Braga no último dia de mercado e já foram entretanto inscritos pelos Gverreiros tanto no campeonato como nas provas europeias. Além da dupla ex-Sporting, também Lucas Piazón faz partes das novidades da lista da UEFA dos bracarenses.

O trio ocupa, assim, as vagas deixadas por Paulinho, que rumou ao Sporting, Guilherme Schettine, emprestado ao Almería, treinado pro José Gomes, e Iuri Medeiros, que sofreu uma entorse com traumatismo no joelho esquerdo e não joga, assim, mais esta temporada. 

O SC Braga tem pela frente a Roma, de Paulo Fonseca, nesta próxima eliminatória da Liga Europa.

em: https://www.zerozero.pt/news.php?id=311950

Lipeste

zerozero.pt

Liga confirma castigo de jogo à porta fechada para o SC Braga frente ao Portimonense

A Liga de Clubes confirmou, esta quarta-feira, que o SC Braga vai cumprir o castigo de um jogo à porta fechada nesta jornada do campeonato, quando os bracarenses receberem o Portimonense.

Os Gverreiros tinham sido, inicialmente, castigados pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) por não terem disponibilizado imagens do sistema de videovigilância do Estádio Municipal de Braga de vários jogos disputados em 2019, confirmando, agora, a Liga a sanção. Além desse castigo, o clube minhoto foi ainda multado em 19278 euros.

O SC Braga tinha a opção de «adiar» o castigo do CD da FPF por um prazo de 15 dias após a pronúncia do mesmo, mas acabou por prescindir desse prazo regulamentar e o castigo vai mesmo ser aplicado já nesta jornada, frente ao Portimonense, numa altura em que o público está impedido de estar presente de estar nos estádios devido à pandemia de covid-19.

Recorde-se que, há uma semana, os bracarenses informaram que iam recorrer junto do Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) e que, caso lhes seja dada razão, pretendem avançar com um processo contra a Liga e a FPF por danos e prejuízos de imagem.

U Quinta, 04 Fevereiro 2021 - 21:00
Estádio Municipal de Braga
Rui Costa

em: https://www.zerozero.pt/news.php?id=311965

Lipeste

bancada.pt

"SC Braga já queria Sporar antes de ele ir para o Sporting. É um guerreiro"

Na antevisão do jogo com o Portimonense, Carlos Carvalhal elogiou o internacional esloveno. E também Borja

O treinador do SC Braga, Carlos Carvalhal, disse hoje esperar um Portimonense capaz de discutir o jogo na quinta-feira, na 17.ª jornada da I Liga, e deixou elogios aos reforços Borja e Sporar.

"Todas as equipas do Paulo Sérgio têm um futebol positivo, uma propensão ofensiva significativa, e isso agrada-me, porque sabemos que vamos defrontar uma equipa positiva, que vai tentar vencer e discutir o jogo", disse à televisão do clube, na antevisão da receção aos algarvios.

O técnico dos minhotos frisou, contudo, que, apesar de saberem da "valia da equipa e do treinador" adversários, o SC Braga vai "entrar desde o primeiro minuto à procura dos três pontos".

Carlos Carvalhal disse ainda estar "muito satisfeito" com os mais recentes reforços Borja e Sporar, que chegaram do Sporting no último dia do 'mercado de inverno', no âmbito da transferência de Paulinho para os 'leões'.

Quanto ao ponta-de-lança internacional esloveno, Carlos Carvalhal assumiu ser "um desejo antigo do SC Braga".

"Antes de ir para o Sporting, o SC Braga já se tinha interessado por ele. Não tenho dúvidas nenhumas que nos vai ser muito útil, tem personalidade, atitude, é um guerreiro, está com muita vontade de jogar e de ajudar a equipa e estar motivado é muito importante, muitas vezes eleva o jogador para um nível ainda maior, é essa a nossa expectativa. Que faça o que sabe, que é jogar bem e vai, com certeza, imprimir qualidade à nossa equipa", frisou.

Já o internacional colombiano Borja vem para uma posição "um pouco deficitária, a de lateral esquerdo", explicou o treinador.

"O Raul [Silva] joga muitas vezes aí, mas não é verdadeiramente a sua posição, ele joga mais por dentro. O Caju joga mais na posição do Galeno, pelo que o Borja será o que está mais perto das características do Sequeira. Fizemos uma aposta de médio prazo e temos boas expectativas em relação a ele", disse.

A propósito de, na quinta-feira, disputar a última jornada da primeira volta do campeonato, Carlos Carvalhal fez um balanço do trajeto do SC Braga em todas as competições, considerando ser "um registo impressionante".

"Temos vindo a fazer um bom campeonato, não temos empates, só vitórias ou derrotas, o que é um pouco a nossa filosofia, jogar só para ganhar e isso acarreta riscos e também se pode perder", notou.

O treinador considerou ainda que a entrada fulgurante do SC Braga na jornada passada, em Moreira de Cónegos, onde, aos 22 minutos, já ganhava por 3-0, é fruto de uma "forma de jogar agressiva, no bom sentido", aliada a "uma qualidade de jogo assinalável e uma identidade muito marcada".

SC Braga, terceiro classificado, com 33 pontos, e Portimonense, 13.º, com 15, defrontam-se a partir das 21:00 de quinta-feira, no Estádio Municipal de Braga, jogo que será arbitrado por Rui Costa, da associação do Porto.

em: https://bancada.pt/artigos/portugal/sc-braga-ja-queria-sporar-antes-de-ele-ir-para-o-sporting-e-um-guerreiro

Lipeste

bancada.pt

Liga confirma jogo à porta fechada do SC Braga diante do Portimonense

Castigo remonta ao ano de 2019 e clube já prometeu recurso para o Tribunal Arbitral do Desporto

A Liga de clubes de futebol confirmou hoje que o Sporting de Braga vai cumprir o jogo de castigo à porta fechada na receção ao Portimonense, na quinta-feira, da 17.ª jornada da I Liga.

A SAD minhota prescindiu do prazo regulamentar que estabelece que o castigo só seria executado 15 dias após a pronúncia do mesmo, pelo que o jogo à porta fechada decorrerá "no próximo jogo oficial que aquela sociedade desportiva dispute na condição de visitada", ou seja, já na quinta-feira, diante do Portimonense (21:00).

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) castigou os minhotos com um jogo à porta fechada por não terem cedido as imagens do sistema de videovigilância (também conhecido por CCTV, sigla em inglês) do Estádio Municipal de Braga de vários jogos desde 2019, sendo que, devido à pandemia de covid-19, a presença de público nos estádios está atualmente interditada.

Aquele órgão federativo castigou ainda o clube bracarense com uma multa de quase 20 mil euros (19.278 euros).

Há uma semana, o Sporting de Braga anunciou que iria recorrer da punição para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) e que, se lhe for dada razão, colocará um processo contra a Liga e FPF por danos e prejuízos de imagem.

em: https://bancada.pt/artigos/portugal/liga-confirma-jogo-a-porta-fechada-do-sporting-de-braga-diante-do-portimonense

Lipeste

desporto.sapo.pt

Bruno Viana afastado da equipa principal no Sp.Braga

Bruno Viana, defesa central brasileiro do Sp.Braga, titular em grande parte dos jogos do conjunto minhoto na primeira metade da temporada, viu-se afastado do plantel principal dos 'arsenalistas'.

Por detrás desta decisão estará a falta de atitude e compromisso coletivo demonstrados pelo jogador de 25 anos, aspetos que terão desagradado quer ao treinador principal, Carlos Carvalhal, quer à direção do clube. Assim, nos últimos cinco jogos Bruno Viana apenas alinhou num,  frente ao Gil Vicente, numa partida em que acabou mesmo por ser substituído ao intervalo

De acordo com o jornal 'O Jogo', o jogador encontra-se mesmo já a trabalhar com a equipa B, devido a essa alegada falta de profissionalismo, empenho e concentração, tanto no treinos como nos jogos, existindo a possibilidade de deixar o Sp. Braga, que sem sucesso tentou colocar o atleta nos últimos dias de mercado.

Em aberto, contudo, está a possibilidade de o jogador rumar a outros mercados ainda abertos, como o russo.

em: https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/bruno-viana-afastado-da-equipa-principal-no-sp-braga

Lipeste

desporto.sapo.pt

Carlos Carvalhal explica o que Sporar e Borja podem dar ao jogo do SC Braga

O treinador do Sporting de Braga, Carlos Carvalhal, disse hoje esperar um Portimonense capaz de discutir o jogo na quinta-feira, na 17.ª jornada da I Liga de futebol, e deixou elogios aos reforços Borja e Sporar.

"Todas as equipas do [treinador] Paulo Sérgio têm uma propensão ofensiva significativa, um futebol positivo, e isso agrada-me, porque sabemos que vamos defrontar uma equipa positiva, que vai tentar vencer e discutir o jogo", disse à televisão do clube, na antevisão da receção aos algarvios.

O técnico dos minhotos frisou, contudo, que, apesar de saberem da "valia da equipa e do treinador" adversários, o Sporting de Braga vai "entrar desde o primeiro minuto à procura dos três pontos".

Carlos Carvalhal disse ainda estar "muito satisfeito" com os mais recentes reforços Borja e Sporar, que chegaram do Sporting no último dia do 'mercado de inverno', no âmbito da transferência de Paulinho para os 'leões'.

Quanto ao ponta-de-lança internacional esloveno, Carlos Carvalhal assumiu ser "um desejo antigo do Sporting de Braga".

"Antes de ir para o Sporting, o Braga já se tinha interessado por ele. Não tenho dúvidas nenhumas que nos vai ser muito útil, tem personalidade, atitude, é um guerreiro, está com muita vontade de jogar e de ajudar a equipa e estar motivado é muito importante, muitas vezes eleva o jogador para um nível ainda maior, é essa a nossa expectativa. Que faça o que sabe, que é jogar bem e vai, com certeza, imprimir qualidade à nossa equipa", frisou.

Já o internacional colombiano Borja vem para uma posição "um pouco deficitária, a de lateral esquerdo", explicou o treinador.

"O Raul [Silva] joga muitas vezes aí, mas não é verdadeiramente a sua posição, ele joga mais por dentro. O Caju joga mais na posição do Galeno, pelo que o Borja será o que está mais perto das características do Sequeira. Fizemos uma aposta de médio prazo e temos boas expectativas em relação a ele", disse.

A propósito de, na quinta-feira, disputar a última jornada da primeira volta do campeonato, Carlos Carvalhal fez um balanço do trajeto do Sporting de Braga em todas as competições, considerando ser "um registo impressionante".

"Temos vindo a fazer um bom campeonato, não temos empates, só vitórias ou derrotas, o que é um pouco a nossa filosofia, jogar só para ganhar e isso acarreta riscos e também se pode perder", notou.

O treinador considerou ainda que a entrada fulgurante do Sporting de Braga na jornada passada, em Moreira de Cónegos, onde, aos 22 minutos, já ganhava por 3-0, é fruto de uma "forma de jogar agressiva, no bom sentido", aliada a "uma qualidade de jogo assinalável e uma identidade muito marcada".

Sporting de Braga, terceiro classificado, com 33 pontos, e Portimonense, 13.º, com 15, defrontam-se a partir das 21:00 de quinta-feira, no Estádio Municipal de Braga, jogo que será arbitrado por Rui Costa, da associação do Porto.

em: https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/carlos-carvalhal-espera-portimonense-a-discutir-o-jogo-e-elogia-sporar-e-borja

Lipeste

desporto.sapo.pt

Sporting vai começar a pagar Paulinho já esta semana

A primeira tranche do pagamento do atleta deverá ocorrer ainda esta semana, com os verde e brancos a depositarem 750 mil euros na contas do Sporting de Braga e com os 'arsenalistas' a pagarem 600 mil pelo passe de Borja. A informação é avançada esta quinta-feira pelo jornal 'Record'.

Recorde-se que, ao todo, o clube de Alvalade vai pagar aos minhotos 16 milhões de euros pelo avançado internacional português e o 'Record', explica que o acordo entre dos dois emblemas prevê um pagamento faseado, sendo o valor pago em quatro prestações.

Segundo aquela publicação, o acordo prevê o pagamento de aproximadamente 3 milhões de euros, ao longo de dois anos, com estes pagamentos a serem efetuados sempre nos meses de setembro e fevereiro.

Desta forma, os minhotos, depois destes primeiros 750 mil euros, terão de esperar aguardar até ao final do verão para voltarem a receber nova fatia relativa à venda do atacante de 28 anos.

em: https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/sporting-vai-comecar-a-pagar-paulinho-ja-esta-semana

Lipeste

correiodominho.pt

Primeira volta termina com "registo impressionante"

A primeira volta do campeonato termina com a realização dos jogos da 17.ª jornada, na qual o SC Braga vai receber o Portimonense, equipa que soma 15 pontos e ocupa a 13.ª posição, mas que tem capacidade para muito mais, no entender do técnico do SC Braga.
"Todas as equipas do Paulo Sérgio têm uma propensão ofensiva significativa, um futebol positivo, e isso agrada-me, porque sabemos que vamos defrontar uma equipa positiva, que vai tentar vencer e discutir o jogo", afirmou Carlos Carvalhal, em declarações à NEXT. Ainda assim, o técnico de 55 anos só admite jogar para conquistar os três pontos, pese embora "reconhecer a valia do treinador e da equipa" adversária.
Na contabilidade geral, o SC Braga ocupa o 3.º lugar da I Liga, com 33 pontos, fruto de 11 vitórias e cinco derrotas, algo que, no entender de Carvalhal, é resultado da matriz da jogo da equipa, e que pode ser desginado como um "registo impressionante".
"Temos vindo a fazer um bom campeonato, não temos empates, só vitórias ou derrotas, o que é um pouco a nossa filosofia, jogar só para ganhar e isso acarreta riscos e também se pode perder", reconheceu, abordando ainda o jogo com o Moreirense, no qual o SC Braga já vencia por 3-0 aos 22 minutos.
"Isso revela uma forma de jogar agressiva da nossa parte, num bom sentido. Aliado a isso está claramente uma qualidade de jogo assinalável e uma identidade muito marcada", rematou.

em: https://www.correiodominho.pt/noticias/primeira-volta-termina-com-registo-impressionante/128888

Lipeste

Números e Curiosidades – Jornada 17 da Liga

- Estão marcados até ao momento 342 golos (119 de jogadores portugueses).

- Mais de 1/3 são golos de jogadores portugueses.

- Pedro Gonçalves (Spo) é o melhor marcador do campeonato com 12 golos.

- Pedro Gonçalves já bisou por 4 vezes (!)

- Luiz Carlos (PF) e Rochez (Nac) marcam há 2 jornadas consecutivas.

- FC Porto tem o melhor ataque com 39 golos.

- Sporting tem a melhor defesa, com 9 golos sofridos.

- 47 grandes penalidades assinaladas (30 convertidas).

- 33 cartões vermelhos mostrados, em 143 jogos.

- 1-0, o resultado mais repetido, já aconteceu por 29 vezes.

- Estádio com mais golos – Dragão - 30 golos.

- Estádio com menos golos – Madeira - 13 golos.

O que vai acontecer na 17.ª jornada:

- O regresso de 2 novos treinadores ao campeonato nacional.

- A estreia de Jorge Costa como treinador do Farense.

- A estreia de Silas como treinador do Famalicão.

- Farense e Santa Clara voltam a defrontar-se... 20 anos depois (!)

- O duelo dos amarelos e verdes do campeonato, Paços recebe o Tondela pela 5.ª vez na I liga.

- O 3.º confronto consecutivo entre Belenenses SAD e FC Porto.

- O 18.º confronto em Braga entre o Sp. Braga e o Portimonense.

- Apenas o 2.º dérbi minhoto na história entre Famalicão e Moreirense para a I Liga.

- O 14.º confronto entre Rio Ave e Nacional em Vila do Conde.

- O 17.º confronto no Bessa entre Boavista e Gil Vicente.

- O 76.º clássico na Luz entre o Benfica e o Vitória SC.

- E o 41.º clássico no Funchal entre o Marítimo e o Sporting, o 36.º de forma consecutiva (!)

- Petit vai completar 170 jogos na I Liga como treinador.

- O fim da 1.ª volta do campeonato.

O que poderá acontecer nesta jornada:

- Mudança de lanterna vermelha no campeonato. (O líder será sempre o mesmo)

- O Vitória voltar a pontuar na Luz... 11 anos depois (últimos 11 confrontos, 11 vitórias do Benfica).

- O Portimonense vencer em Braga... 39 anos depois.

- O Sporting voltar às vitórias no Funchal frente ao Marítimo... 6 anos depois (!)

- O Portimonense marcar o seu 600.º golo da sua história na I Liga.

- A vitória 100 do Moreirense no escalão principal (soma 99).

- A 5.ª jornada consecutiva sem 0-0 (últimas 4 sempre com golos).

- A 3.ª jornada consecutiva sem expulsões(!). (15.ª e 16.ª ninguém foi expulso)

- Jesualdo Ferreira conseguir a sua primeira vitória no Bessa neste seu regresso à I Liga.

- O Sporting somar a 17.ª jornada consecutiva sem perder.

- O Sp. Braga somar a 19.ª jornada consecutiva sem empatar.

- O Gil Vicente voltar a pontuar... 1 mês depois (vem de 4 derrotas seguidas)

- O Famalicão ver a cartolina amarela pela 51.ª jornada consecutiva.

- O Farense sofrer golos pela 16.ª jornada consecutiva (!)

- Kiezek (RA) jogar pela 51.ª jornada consecutiva. Jogador atualmente a jogar há mais tempo consecutivo sem falhar 1 segundo.

- Sporting continuar a marcar em todas as jornadas (!)

- O FC Porto marcar pela 24.ª jornada consecutiva.

- E o Paços marcar pela 14.ª jornada consecutiva.

- O estádio do Braga ver golos pela 89.ª jornada consecutiva (5 anos e 4 meses sempre com golos)

- O Paços somar a 6.ª vitória consecutiva (!) (inédito no clube)

- O Tondela voltar a vencer fora... 6 meses depois.

- O Vitória SC completar 7 meses sem perder fora de casa (vai à Luz)

Séries em aberto à entrada para a 17.ª jornada:

- Não marca há mais tempo: Farense – 185 minutos.

- Não sofre golos há mais tempo: Vitória SC - 255 minutos.

- Não marca há mais tempo em casa: Marítimo - 180 minutos.

- Não marca há mais tempo fora: Belenenses SAD – 670 minutos.

- Não sofre golos há mais tempo em casa: Vitória SC – 165 minutos.

- Não sofre golos há mais tempo fora: Sporting – 255 minutos.

- Marca há mais jornadas consecutivas: FC Porto – 23 jornadas.

- Sofre golos há mais jornadas consecutivas: Farense – 15 jornadas.

- Mais jornadas consecutivas sem vencer: Gil Vicente - 5 jornadas.

- Mais jornadas sem empatar: Braga - 18 jornadas.

- Mais jornadas sem perder: Sporting - 16 jornadas.

- Mais vitórias consecutivas: Paços - 5 jornadas.

- Mais empates consecutivos: ninguém.

- Mais derrotas consecutivas: Gil Vicente - 4 jornadas.

Séries "incríveis":

- Famalicão vê cartões há 50 jornadas consecutivas.

- Farense sofre golos há 15 jornadas consecutivas.

- FC Porto marca em casa há 53 jornadas consecutivas.

- Estádio do Sp. Braga não vê um 0-0 há 5 anos e 4 meses (4 outubro 2015).

- Tondela não vence fora de casa há 7 meses.

- Kieszek joga há 50 jornadas consecutivas.

- Ruben Amorim continua sem nunca perder em casa para a I Liga, 18 jogos - 0 derrotas.

- Belenenses SAD não marca um golo fora há 670 minutos (!). São 4 meses sem o fazer.

- Braga não empata 1 jogo há 18 jornadas consecutivas (!)

- Vitória SC não perde fora há 7 meses.

Curiosidades:

- 143 jogos até ao momento, 63 vitórias para as equipas visitadas e 46 vitórias para as equipas visitantes (34 empates).

- Nas últimas 4 jornadas não tivemos nenhum 0-0.

- Sempre com golos nos últimos 39 jogos realizados.

Sabia que:

- O Sporting é a equipa com mais golos portugueses? (21)

- Só o Sporting e o FC Porto marcaram em todas as jornadas?

- O Sporting é a equipa com mais cantos no campeonato? (103)

- O Gil Vicente é atualmente a equipa que há mais tempo não vence no campeonato?

- O Famalicão é a equipa com mais cartões amarelos no campeonato? (52)

- Tondela não vence 1 jogo fora há 7 meses?

- E que o Vitória SC não perde fora há 7 meses?

- Nacional e Benfica ainda não tiveram penaltis a favor?

DESTAQUES:

- Nas últimas duas jornadas não houve expulsões!!!

- A última vez que tinha acontecido na I Liga... duas jornadas consecutivas sem expulsões, foi em maio de 2015.

- 5 anos e 9 meses (!) depois... voltámos a ter duas jornadas consecutivas (15.ª e 16.ª) sem cartões vermelhos (!)

- O Portimonense poderá marcar o seu 600.º golo no escalão principal (soma 599). Os golos "redondos":

em: https://www.rtp.pt/noticias/futebol-nacional/numeros-e-curiosidades-jornada-17-da-i-liga_d1294923

Lipeste

scbraga.pt

Carlos Carvalhal: "Vamos à procura dos três pontos"

O SC Braga enfrenta, esta quinta-feira (21h00), o Portimonense em jogo correspondente à 17ª jornada da Liga NOS. No lançamento da partida, Carlos Carvalhal prometeu que os Gverreiros do Minho vão lutar desde o primeiro minuto pelos três pontos. O técnico do conjunto arsenalista comentou ainda o que espera dos novos elementos do plantel (Borja e Sporar).

Expectativas: "Sabemos que vamos encontrar uma equipa positiva, que vai discutir o jogo e isso será bom para o espetáculo. Respeitamos muito o Portimonense, tal como fazemos com todos os adversários, sabemos da valia da sua equipa e do seu treinador, mas vamos entrar desde o primeiro minuto à procura dos três pontos". 

Agressividade defensiva: "Temos procurado entrar sempre da mesma forma. Há situações que é possível ter logo um bom comportamento no início, mas há outros em que devido ao valor do adversário conseguem fazer com que nós não possamos pressionar tanto. Essa forma de jogar, agressiva no bom sentido, é um padrão da equipa desde o início, que alia qualidade de jogo com uma identidade muito marcada". 

Nível exibicional da equipa na primeira metade da época: "Vamos completar amanhã a primeira volta, com um registo impressionante. Até ao momento fizemos um bom campeonato, não temos empates, temos vitórias e derrotas. Isso vai de encontro à nossa filosofia de jogar sempre para ganhar, e isso faz com que se corra riscos, portanto isso ilustra um pouco aquilo que prometemos aos adeptos, de entrar em cada jogo para vencer". 

Borja: "O Borja vem para uma posição da qual estávamos mais deficitários, principalmente na situação de lateral esquerdo. O Raul Silva joga também ali mas não é verdadeiramente a posição dele, mesmo o Caju é um jogador que joga mais na posição do Galeno. Por isso, o Borja é aquele que está mais perto das características do Sequeira e é um jogador bem-vindo à nossa dinâmica e que nós temos boas expectativas". 

Sporar: "O Soprar é um desejo antigo do SC Braga, é um Gverreiro que está com muita vontade de jogar e isso é muito importante. Essa motivação eleva por vezes os jogadores para um nível maior do que pensamos que têm. E é essa a expectativa que temos para o Sporar, que faça aquilo que sabe, que é jogar bem num grupo que o vai receber muito bem e vai de certeza trazer qualidade à nossa equipa".

em: https://scbraga.pt/carlos-carvalhal-vamos-a-procura-dos-tres-pontos/

Lipeste

scbraga.pt

KODISANG É TALENTO EM CONFIRMAÇÃO


Escapando às luzes da ribalta da mesma maneira que o faz dos adversários, Kodisang vai seguindo um caminho que desde cedo traçou.

Em Joanesburgo, a 11743 kilómetros de distância, o internacional sul-africano nunca imaginou Braga como destino mas, a brilhar no segundo ano como Gverreiro, agradece ao destino.

Desafiamo-lo a contar mais sobre as suas origens, sobre a paixão pelo jogo e os sonhos que pretende concretizar ao serviço da Legião.

O resultado está aqui, tão genuíno quanto o seu talento.

A paixão pelo jogo

"O futebol sempre foi a minha paixão, desde muito novo. Onde eu vivia antes de ir para Joanesburgo não havia muitas oportunidades para jogadores de futebol. Tive de mudar de cidade para conseguir encontrá-las".

O sonho chamado Europa

"Qualquer jovem na África do Sul sonha vir para a Europa, porque é uma ótima experiência. É claro que não é fácil, é preciso trabalhar para isso e mostrar coragem e vontade. O fator sorte também tem uma grande importância".

Futebol, língua universal

"Deixar o teu país nunca é fácil, principalmente se formos para um país onde não falam a tua língua. É sempre difícil, mas quando estás no teu meio, no futebol, acabas por esquecer-te disso. Consegues desfrutar sem ter de falar porque o importante é usar as pernas e a cabeça mais do que as palavras. Desfrutas do momento e esqueces-te do que está à tua volta. Apenas fazes o que gostas, e quando fazes o que gostas..."

Uma aventura inesperada no SC Braga

"Para ser sincero nunca pensei que ia jogar no SC Braga. Pensei que vinha apenas por empréstimo na altura (para a AD Sanjoanense) e que depois voltaria para a África do Sul. Pensei sempre que tinha de fazer a minha parte, jogar e somar minutos e que depois voltava para o meu país... Mas acabei por ser chamado à seleção nacional para ir ao Mundial Sub-20 e depois disso o SC Braga contratou-me".

A tremenda temporada da Equipa B

"Coletivamente estamos muito bem, todos queremos dar o nosso melhor e lutar pelo nosso lugar. Todos os jogos temos de garantir que fazemos uma boa exibição e que damos o nosso melhor. Estamos a dar o máximo nos treinos e nos jogos temos de mostrar que estamos no nosso melhor nível".

Imune a deslumbramentos

"Sabes como é o futebol... Às vezes pode subir-te à cabeça e depois desiludes-te. Podes achar que estás em boa forma e mudas a tua mentalidade e isso pode ser um tiro no pé, porque nada é certo e tudo pode mudar de repente. Mesmo que estejas no teu melhor momento e que tudo esteja a sair bem, passado uns jogos isso pode mudar e já estás a fazer uma má temporada".

Vasco Faísca

"É muito bom treinador, entende os seus jogadores e dá-nos liberdade. Quase todos nós na equipa B estamos a destacar-nos. Ganhámos quase todos os jogos e temos apenas um empate. Ele deixa expressarmo-nos, mostrar o nosso talento e liberdade e é por isso que estamos onde estamos neste momento".

A Equipa Principal

"Claro é um sonho para mim. Talvez um dia chegue lá. Tenho apenas de ter paciência e esperar a minha vez. Se apressar as coisas posso acabar por estragar a minha carreira e posso nem vir a ter essas oportunidade de jogar na equipa principal. Por isso tenho de ser paciente e continuar a trabalhar bem e depois o momento virá naturalmente".

em:
https://scbraga.pt/kodisang-e-talento-em-confirmacao/

Lipeste

abola.pt

[/b]O terrível calendário de fevereiro para Sporting(?), FC Porto, SC Braga e Benfica[/b]

Já se sabia desde o início da época que a reestruturação dos calendários devido à pandemia iria comprimir as datas e reduzir o intervalo entre cada jogo e que equipas com melhores resultados seriam as mais castigadas nas pernas, com todos os riscos inerentes a essa realidade (e a surtos de Covid). Também os conjuntos mais cotados saberiam que este mês de fevereiro se transformaria num teste à resiliência caso se mantivessem em todas as frentes.

É isso que se coloca, a partir de hoje, a três dos quatro candidatos (SC Braga incluído): dragões, guerreiros e águias terão pela frente uma série de 7 e 8 jogos, respetivamente, com graus de dificuldade elevados e, para desagrado dos treinadores, com pouco tempo para descansar. Já o Sporting estará mais folgado, tendo pela frente cinco encontros com intervalos mais longos, que permitirão aos jogadores melhor recuperação muscular mas também trabalho tático normalmente dificultado quando há hiatos de três dias (dois se não contarmos com os dias de jogos), muitas vezes com viagens pelo meio.

Fevereiro será mesmo o mês onde a clivagem é maior entre quem está em muitas frentes e quem não está. Os leões, líderes destacados do campeonato, não participaram nesta época nas competições europeias após terem sido eliminados pelo LASK Linz no play-off de acesso à Liga Europa, e também foram eliminados da Taça de Portugal pelo Marítimo, nos Barreiros. Depois de vencer a Taça da Liga, na final frente ao SC Braga, o Sporting ficou a saber que apenas de focaria no campeonato até ao final da temporada.

Uma realidade muito diferente em relação ao SC Braga. Deste quarteto, será mesmo aquele que tem a tarefa mais complicada. Fará, tal como o Benfica, oito jogos (as duas mãos dos 16 avos de final da Liga Europa têm um intervalo menor que os oitavos de final da Champions para se proceder ao encontro de datas nas duas provas a partir dos quartos de final), mas com níveis de exigência teoricamente superiores, uma vez que se os encarnados defrontam o Estoril nas primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal (a segunda mão está agendada para 3 de março), os minhotos defrontarão o FC Porto, isto apenas três dias depois do jogo entre ambos, em Braga, para a Liga. A isto pode somar-se ainda duas deslocações de avião às ilhas (Santa Clara e Nacional) e outra a Roma, para o confronto com o clube de Paulo Fonseca.

Tendo menos um jogo que os bracarenses, os dragões vão viver dias de aperto, porque ao calendário juntar-se-á o valor dos oponentes: os já citados dois jogos consecutivos diante do SC Braga, um dérbi com o Boavista de Jesualdo Ferreira, a receção à Juventus para a Champions, uma viagem à Madeira e, para finalizar, o clássico no Dragão diante do Sporting.

Comparativamente a SC Braga e FC Porto, o Benfica terá desafios de menor exigência, embora muitas vezes a prática contrarie a teoria. No final do mês veremos quem geriu melhor as cargas, deceções e alegrias.

O calendário de fevereiro:

Sporting:

5/2: Marítimo Sporting
9/2: Gil Vicente - Sporting
15/2: Sporting - Paços Ferreira
20/2: Sporting - Portimonense
27/2: FC Porto - Sporting
7/3: Sporting - Santa Clara

FC Porto:

4/2: Belenenses - FC Porto
7/2: SC Braga - FC Porto
10/2: SC Braga - FC Porto
13/2: FC Porto - Boavista
17/2: FC Porto - Juventus
22/2: Marítimo - FC Porto
27/2: FC Porto - Sporting
3/3: FC Porto - SC Braga

SC Braga:

4/2: SC Braga - Portimonense
7/2: SC Braga - FC Porto
10/2: SC Braga - FC Porto
14/2: Santa Clara - SC Braga
18/2: SC Braga - Roma
21/2: SC Braga - Tondela
25/2: Roma - SC Braga
28/2: Nacional - SC Braga
3/3: FC Porto - SC Braga

Benfica:

5/2: Benfica – V. Guimarães
8/2: Benfica - Famalicão
11/02: Estoril - Benfica
14/2: Moreirense - Benfica
18/2: Benfica - Arsenal
21/2: Farense - Benfica
25/2: Arsenal - Benfica
1/3: Benfica - Rio Ave

em: https://www.abola.pt/Clubes/2021-02-04/futebol-o-terrivel-calendario-de-fevereiro-para-sporting-fc-porto-sc-braga-e-be/877794/471

Lipeste

22 curiosidades sobre o SC Braga x Portimonense

O SC Braga e Portimonense defrontam-se pelas 21h, em jogo a contar para a 17.ª Jornada da Liga NOS, numa partida que coloca frente a frente o 3.º e o 13.º da classificação geral, com 18 pontos a separá-los.

Conheça as principais curiosidades do desafio.

SC Braga e Portimonense defrontaram-se por 40 vezes, com vantagem dos bracarenses, que somam 19 vitórias, contra 12 triunfos dos algarvios   

Em casa, o SC Braga apresenta uma clara vantagem nos duelos frente ao Portimonense: em 21 jogos, soma 15 vitórias, enquanto os algarvios venceram em duas ocasiões 

Na Liga NOS, o SC Braga apresenta vantagem nos confrontos com o Portimonense: em 34 jogos, a equipa minhota ganhou por 16 vezes, enquanto a equipa de Portimão venceu em 10 ocasiões   

O SC Braga venceu os três últimos jogos frente ao Portimonense   

O SC Braga está invicto frente ao Portimonense há 11 jogos   

Na Liga NOS, o SC Braga venceu sete dos oito últimos jogos frente ao Portimonense   

Na Liga NOS, o SC Braga venceu as cinco últimas ao Portimonense   

A última vez que o Portimonense pontuou em casa do SC Braga na Liga NOS foi em 1988/89: 1-1   

A única vitória do Portimonense em casa do SC Braga na Liga NOS foi em 1981/82, quando venceu por 0-3   

Em todas as competições, a última vez que o SC Braga não ganhou ao Portimonense em casa foi em 2017/18, quando se registou um empate 2-2 na Allianz CUP   

O Portimonense não ganha ao SC Braga desde 1989/90, quando venceu por 1-0 em casa   

O SC Braga soma três vitórias consecutivas   

O SC Braga não sofreu qualquer golo nos dois últimos jogos realizados na Liga NOS   

O SC Braga venceu os seis últimos jogos realizados em casa na Liga NOS   

Em casa, o SC Braga não perde há 12 jogos   

O SC Braga venceu 11 dos 12 últimos jogos realizados em casa   

O SC Braga soma oito vitórias consecutivas   

O Portimonense somou os três resultados possíveis nos três últimos jogos   

Nos nove jogos ralizados fora de casa esta época, o Portimonense só venceu um (1-2 ao Marítimo)   

O Portimonense sofreu golos em todos os jogos disputados fora de casa esta temporada   

Carlos Carvalhal venceu os dois jogos realizados frente a Paulo Sérgio   

Paulo Sérgio perdeu os quatro jogos realizados em casa do SC Braga

Texto retirado do zerozero.pt
https://www.zerozero.pt/news.php?id=312015

Lipeste

5/2/2021


.
zerozero.pt

Mais uma voltinha no carrossel minhoto

O SC Braga continuou o ritmo de jogos frenético e a ganhar. Os arsenalistas bateram, desta vez, o Portimonense por 2x1 e conseguiram o triunfo depois de uma reviravolta na segunda parte. Chegados na terça-feira, Borja e Sporar já foram titulares.

Paulo Sérgio abriu o jogo na antevisão à partida: Para arrancar um resultado positivo em Braga tinha de ter bola. Mais que ter bola o Portimonense soube o que fazer com ela. Não tendo muito tempo, os algarvios foram perigosos desde os primeiros minutos.

Borja, juntamente com Sporar, estreou-se a titular

Apesar das mexidas operadas por Carlos Carvalhal os minhotos foram fiéis à sua ideia. A estratégia passou por decidir cedo, com um futebol rápido, apoiado e de colocar a defesa do Portimonense em sentido. No entanto os algarvios, que mudaram de sistema e apresentaram-se com cinco defesas, nunca sentiram a baliza verdadeiramente ameaçada.

Aproveitar as falhas

O Portimonense bloqueou o SC Braga da melhor forma. Deu espaço para os guerreiros procurarem zonas adiantadas no terreno e sempre que recuperou a bola só parou na zona ofensiva minhota.

A atacar na profundidade, a aproveitar a criatividade de Luquinha e a velocidade de Beto e Aylton Boa Morte os algarvios causaram dano. Numa jogada rápida, aos 23 minutos, Boa Morte concluiu sem oposição um lance rápido construido pelo seu colega de ataque.

Aylton deu vantagem ao Portimonense

Os homens de Paulo Sérgio chegaram ao golo e ficaram ainda mais soltos no jogo. A saber que o SC Braga tinha de pegar ainda mais na partida, o Portimonense começou a fazer pressão na primeira linha de construção dos minhotos e tentar provocar o erro. Rolando não esteve em noite sim e foi o mais castigado nessa pressão. Beto ganhou imensos duelos e teve várias ocasiões para dilatar o marcador, mas foi tão bom a criar, como a desperdiçar.

Carrossel minhoto

O Braga mostrou, principalmente durante a primeira parte, que a cadência de jogos fez-se sentir. O discernimento não foi o maior, as soluções encontradas pareciam forçadas e o futebol esteve amarrado à forma de defender do Portimonense.

O grito de Ipiranga dos Guerreiros do Minho apareceu em cima do intervalo por Galeno. O brasileiro recebeu o passe a romper de Sporar, mas rematou ao lado.

Se houve alguém a quem o intervalo fez bem foi ao SC Braga. A equipa de Carlos Carvalhal apareceu mais personalizada, a saber que espaços ocupar e a sentir que o Portimonense ia vendo o jogo a fugir.

A bola passou a ser solta entre um ou dois toques, rapidamente Piazón, Galeno ou Sporar eram solicitados e o golo foi uma consequência de um estilo à Braga.

Calma a empatar, calma a ganhar

Piazón estreou-se a marcar com a camisola do SC Braga ao seu melhor estilo. Depois de um lance realizado com toda a calma e com a cabeça fria, o brasileiro recebeu a bola em zona central, rematou colocado e Samuel Portugal não teve hipótese de defesa.

Piazón fez o empate com um remate fora da área

A expressão Aluga-se meio campo foi a melhor para corporizar o poder do SC Braga naqueles momentos do jogo. Paulo Sérgio trocou a frente de ataque toda para ganhar frescura, mas perdeu ritmo. Muito mais ligados entraram as opções de Carvalhal, Gaitán e Abel Ruiz.

Os minhotos conseguiram a cambalhota no marcador por Ricardo Horta na cobrança de uma grande penalidade. O avançado foi carregado e foi ele o próprio a 'selar' o triunfo arsenalista.

O Portimonense tentou nos últimos minutos chegar ao empate e Lucas Tagliapietra teve uma oportunidade soberana, mas Matheus defendeu a dois tempos e evitou o empate.

Os minhotos somam nova vitória e aproximam-se do FC Porto no segundo lugar, já os algarvios regressam ao sul com o terceiro jogo sem triunfar.

Quinta, 04 Fevereiro 2021 - 21:00
Estádio Municipal de Braga
Rui Costa

Lances Capitais

23´

GOLO Portimonense![
Aylton Boa Morte marca Aylton Boa Morte marca o seu 2º golo na prova (17 jogos)

62´
GOLO SC Braga!
Lucas Piazón marca Lucas Piazón marca o seu 3º golo na prova (12 jogos)

73´

GOLO SC Braga
Ricardo Horta marca de grande penalidade! Ricardo Horta marca o seu 6º golo na prova (15 jogos)

Positivo

Calma minhota


Apesar de ficado a perder cedo o SC Braga nunca ficou em estado de ansiedade para chegar ao empate. Em campo e no banco viu-se uma equipa que sabia os caminhos a fazer para chegar ao golo.

Negativo

Rolando


45 minutos chegaram para se encontrar a resposta da pouca utilização de Rolando na equipa do SC Braga. O defesa central colecionou erros que podiam ter prejudicado muito a equipa. Saiu ao intervalo.

O Árbitro

Rui Costa teve uma noite tranquila em Braga. Apesar dos lances de maior escrutínio o juíz da partida decidiu bem. O Portimonense ficou a reclamar de uma grande penalidade, na parte final do encontro, mas o árbitro da AF Porto e o vídeo-árbitro nada assinalaram.

em: https://www.zerozero.pt/news.php?id=312080

Lipeste

zerozero.pt

Carvalhal garante que central vai sair

«Porta fechada» para Bruno Viana: «Não vai fazer falta, só fazem falta os que cá estão»


Carlos Carvalhal assegurou após a vitória do Braga frente ao Portimonense, por 2x1, que Bruno Viana não será reintegrado na equipa principal após ter sido afastado e irá deixar o clube minhoto.

A falta de atitude do jogador não agradou ao treinador, pelo que o central acabou por ser despromovido nos últimos dias à equipa B. 

«A porta está fechada. E não vai fazer falta, porque só fazem falta os jogadores que cá estão. A administração já está a tratar da colocação dele e o assunto vai ficar resolvido. O futuro dele não passa por Braga», disse o treinador dos arsenalistas na flash interview.

A imprensa brasileira, nomedadamente o jornal O Dia, indica esta noite que o central de 25 anos poderá rumar ao Flamengo, clube ao qual o jogador foi oferecido e que está confiante num bom desfecho das negociações.

em: https://www.zerozero.pt/news.php?id=312089

Lipeste

zerozero.pt

SC Braga venceu 2x1 ao Portimonense

Paulo Sérgio perdeu com um penálti e disse: «Para mim não é lance para grande penalidade»


Paulo Sérgio revelou estar frustrado pelos seus jogadores não terem conseguido pontuar em Braga.

O Portimonense perdeu por 2x1 com os Guerreiros do Minho depois de terem estado a ganhar e o treinador dos algarvios 'atirou-se' ao lance capital do jogo, que surgiu após o empate do SC Braga: «Houve um penálti muito 'soft'. Nem todos os contactos dentro da área são motivo para marcar grande penalidade e este parece um deles. O atleta do Braga tentou controlar a bola, o jogador do Portimonense tentou intercetar, o contacto é uma coisa mínima, não é lance para grande penalidade, na minha opinião.»

O treinador de 52 anos lamentou que o resultado não tivesse positivo depois da equipa ter cumprido: «Acho que a minha equipa fez tudo, contra um Braga muito forte, com dinâmicas muito difíceis de travar. Trabalharam muito os meus jogadores para impedir a fluidez do jogo do Braga. Este ano tem nos acontecido algumas vezes coisas destas. Deixa-me um sabor amargo e de frustação por não ter levado um resultado bem conseguido, depois daquilo que a equipa fez.»

O Portimonense somou o terceiro jogo seguido sem vencer e na próxima jornada desloca-se a casa do Paços de Ferreira.

Texto retirado do zerozero.pt
https://www.zerozero.pt/news.php?id=312093

Lipeste

zerozero.pt

Artur Soares Dias escolhido para a receção do SC Braga ao FC Porto

A Secção Profissional do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) nomeou Artur Soares Dias para a receção do SC Braga ao FC Porto na próxima jornada.

O árbitro da Associação de Futebol do Porto foi escolhido para o confronto da próxima jornada do campeonato entre bracarenses e portistas e será assistido por Rui Licínio e Paulo Soares. João Pinheiro foi o escolhido para o VAR.

SC Braga e FC Porto entram em campo no próximo domingo, no Estádio Municipal de Braga, pelas 20h45, em jogo a contar para a 18ª jornada da Liga NOS.

Texto retirado do zerozero.pt
https://www.zerozero.pt/news.php?id=312047


Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Liga: Artur Soares Dias nomeado para arbitrar o Sp. Braga-FC Porto

Artur Soares Dias foi o árbitro nomeado pelo Conselho de Arbitragem da FPF para dirigir o Sp. Braga-FC Porto, da 18.ª jornada da Liga.

O árbitro da AF Porto volta a apitar um jogo grande depois de ter estado no dérbi entre Sporting e Benfica. Soares Dias vai ter como assistentes Rui Licínio e Paulo Soares e David Silva como quarto árbitro. Por sua vez, o VAR designado para a partida foi João Pinheiro. 

O encontro está marcado para as 20h45, no próximo domingo, dia 7 de fevereiro, em Braga. 

em: https://maisfutebol.iol.pt/geral/04-02-2021/liga-artur-soares-dias-nomeado-para-arbitrar-o-sp-braga-fc-porto

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

SC Braga-Portimonense, 2-1 (destaques)

Ricardo Horta assina reviravolta


FIGURA: Ricardo Horta

Esboçou várias vezes o remate na equipa de Carlos Carvalhal, sendo um dos mais inconformados do Sp. Braga. Fez o jogo arsenalista fluir sendo o apoio mais direto ao avançado Sporar, sendo dos que mais lutou na corrida atrás do prejuízo. Acabou por decidir o jogo na marca dos onze metros, dando o triunfo ao Sp. Braga na transformação de um penálti que o próprio sofreu.

MOMENTO: golo de Ricardo Horta (m72)
Sofreu a grande penalidade e encarregou-se de a converter. Castigo máximo cobrado de forma tensa, um remate seco para o meio, iludindo Samuel, que se deixou cair para o seu lado direito. Penálti que valeu o triunfo.

NEGATIVO: Rolando
Noite para esquecer. Verdadeiramente desastrosa a exibição do central, sendo diversas vezes ultrapassado por Beto com demasiado facilidade. Valeu a falta de afinação do atacante o Portimonense para evitar males maiores. Rolando acabou por ficar nas cabines ao intervalo.

OUTROS DESTAQUES

Luquinhas

Saltou fora a organização, sendo a face mais rebelde do Portimonense. Foi o primeiro a soltar-se das amarras e por diversas fezes serpenteou pelo corredor central, deixando o último reduto arsenalista em sobressalto.

Esgaio
Mesmo esgotado e sem grande direito a folgas nesta sequência de jogos, esteve regular no seu flanco. Não deu espaço aos adversários e incorporou por diversas ocasiões o ataque bracrense.

Ewerton
Qualidade de passe acima da média por parte do médio do Portimonense. Ajudou Dener a manter o equilíbrio da equipa e fez, depois, a diferença a lançar o ataque de forma certeira com os seus passes bem medidos.

Piazon
Estreou-se a marcar com a camisola do Sp. Braga ao apontar um grande golo. Encheu o pé de fora da área e tirou ainda tinta ao poste. Lance capital a desbloquear o jogo através da meia distância.

em:
https://maisfutebol.iol.pt/liga/04-02-2021/sp-braga-portimonense-2-1-destaques