News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

Started by Lipeste, 24 de March de 2020, 18:25

Previous topic - Next topic

Lipeste

zerozero.pt

SC Braga confirma regresso de Racic a Portugal

É oficial! Uros Racic é reforço do SC Braga, confirmando-se a notícia avançada pelo zerozero. O médio sérvio chega à Pedreira a título de empréstimo por parte do Valencia, ficando o conjunto comandado por Artur Jorge com a opção de tornar a sua estadia permanente.

Através de um comunicado oficial, o clube bracarense revela que o médio chega por empréstimo, ficando os Gverreiros com a opção de tornar a sua estadia definitiva por cinco milhões de euros.

Aos 24 anos, o jogador regressa a Portugal, depois de duas épocas no Valencia, onde somou 69 jogos (dois golos e duas assistências).

O internacional sérvio, recorde-se, esteve em Portugal em 2019/20 a representar o Famalicão, precisamente por empréstimo do Valencia, e deixou boas indicações, ao fazer uma assistência e três golos nessa época, ao serviço dos famalicenses.

https://twitter.com/SCBragaOficial/status/1565455821726703616?t=qakcQQ-9sSi7XsHSzYpeUQ&s=01

em: https://www.zerozero.pt/news.php?id=384921

Lipeste

bolanarede.pt

SC Braga assegura empréstimo de Uros Racic com opção de compra

O SC Braga assegurou a contratação de Uros Racic. O médio assinou pelo conjunto minhoto por empréstimo, com opção de compra de cinco milhões de euros.

O SC Braga garantiu a contratação do médio sérvio Uros Racic. Os minhotos receberam o jogador por empréstimo, com opção de compra de cinco milhões de euros.

Nascido em Kraljevo, Uroš Račić teve passagens pelo Estrela Vermelha, Tenerife, Famalicão e Valência. O médio somou 28 jogos na La Liga a época passada ao serviço do Valência e completou oito internacionalizações.

Racic tem 24 anos de idade e já representou o FC Famalicão, em 2019/20.

em: https://bolanarede.pt/especial-bola-na-rede/ultima-hora/sc-braga-assegura-emprestimo-de-uros-racic-com-opcao-de-compra/

Lipeste

zerozero.pt

Os ausentes da jornada 5

Lesionados, castigados e em dúvida para esta jornada: está tudo aqui


De partida para a 5ª jornada, olhamos para aqueles que não vão poder estar (castigados, lesionados ou outras razões de impedimento) e para os que ainda são dúvida.

Em qualquer altura, pode ver aqui a atualização dos jogadores na folha de ausências do campeonato.

SC Braga x Vitória SC
03/09 15:30 SportTv 1

SC Braga: Víctor Gómez (Lesão Muscular);

Vitória SC: Jota Pereira (Rotura tendão de aquiles); Tomás Händel (Lesão); Miguel Maga (Fratura); Bruno Gaspar (Lesão); André Silva (Lesão);

(...)

Texto retirado do zerozero.pt
https://www.zerozero.pt/news.php?id=385079


Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Liga: lesionados e castigados para a 5.ª jornada

Ronda começa com o Benfica-Vizela esta sexta-feira e termina em Chaves na segunda-feira

Está aí mais uma jornada da I Liga portuguesa de futebol. A quinta ronda arranca dentro de poucas horas, esta sexta-feira, com dois jogos. O Benfica, atual líder isolado, recebe o Vizela no duelo inaugural (19h00), enquanto o Estoril é anfitrião do Sporting (21h15), que procura escalar na classificação depois de duas derrotas.

No sábado, dois duelos em terras minhotas. Em Braga, há dérbi entre SC Braga e V. Guimarães, seguido do Gil Vicente-FC Porto, em Barcelos.

No domingo, há paragens no Casa Pia-Arouca, no Santa Clara-Marítimo e no Portimonense-Famalicão, antes de uma segunda-feira que tem o Boavista-Paços de Ferreira e o Desp. Chaves-Rio Ave.

Siga, ao minuto, no Maisfutebol, tudo sobre os jogos da jornada, com crónica, destaques, resumo e reportagem com os protagonistas. Veja, neste artigo, os lesionados, castigados e outros indisponíveis em cada equipa, numa peça em permanente atualização.

SEXTA-FEIRA, 2 DE SETEMBRO

Benfica-Vizela (19h00)

Benfica


Lesionados: Morato, João Victor, Lucas Veríssimo.

Castigados:

Vizela

Lesionados: Friday Etim.

Castigados:

Estoril-Sporting (21h15)

Estoril


Lesionados: Lucas Áfrico.

Castigados:

Sporting

Lesionados: Paulinho, Jovane Cabral, Daniel Bragança.

Castigados:

SÁBADO, 3 DE SETEMBRO

SC Braga-V. Guimarães (15h30)

SC Braga


Lesionados: Víctor Gómez.

Castigados:

V. Guimarães

Lesionados: Miguel Maga, André Silva, Bruno Gaspar, Tomás Händel.

Castigados:

Gil Vicente-FC Porto (20h30)

Gil Vicente


Lesionados: Lucas Barros, Murilo Souza, Kritciuk.

Castigados:

Outros: Carraça (emprestado pelo FC Porto).

FC Porto

Lesionados: Marko Grujic, Wilson Manafá (em dúvida).

Castigados:

DOMINGO, 4 DE SETEMBRO

Casa Pia-Arouca (15h30)

Casa Pia


Lesionados: Carnejy Antoine.

Castigados:

Arouca

Lesionados: Sema Velázquez.

Castigados:

Santa Clara-Marítimo (18h00, 17h00 locais)

Santa Clara


Lesionados: Tomás Domingos, Costinha.

Castigados:

Marítimo

Lesionados: Zainadine, Clésio.

Castigados:

Portimonense-Famalicão (20h30)

Portimonense


Lesionados: Mohamed Diaby, Carlinhos, Sapara, Anderson Oliveira.

Castigados:

Famalicão

Lesionados: Aguirregabiria, Diogo Queirós, Iván Jaime.

Castigados

SEGUNDA-FEIRA, 5 DE SETEMBRO

Boavista-Paços de Ferreira

Boavista


Lesionados: Miguel Reisinho, Luís Santos, Yusupha.

Castigados:

Paços de Ferreira

Lesionados: Jordi, Jorge Silva, Tiago Ilori, Nico Gaitán, Luiz Carlos.

Castigados: Matchoi Djaló.

Desp. Chaves-Rio Ave (21h15)

Desp. Chaves


Lesionados:                

Castigados: Patrick Fernandes

Rio Ave

Lesionados:

Castigados: João Ferreira (segundo de dois jogos).

em: https://maisfutebol.iol.pt/liga/benfica/liga-lesionados-e-castigados-para-a-5-jornada

Lipeste

Mercado:FC Porto e SC Braga fixaram maior negócio interno

A chegada de Roger Schmidt, amparada na necessidade de contrariar três anos sem títulos, estimulou os encarnados a despenderem 62,3 milhões de euros no verão.

O Benfica voltou a ser o principal agitador do mercado de transferências em Portugal, que encerrou na quinta-feira, vendo Sporting de Braga e FC Porto consumarem o negócio interno mais caro de sempre pelo futebolista David Carmo.

A chegada do treinador alemão Roger Schmidt, amparada na necessidade de contrariar três anos sem títulos, estimulou os 'encarnados' a despenderem 62,3 milhões de euros (ME) no verão, sobretudo pelo avançado David Neres (ex-Shakhtar Donetsk, 15,3 ME) e nos médios Fredrik Aursnes (ex-Feyenoord, 13) e Enzo Fernández (ex-River Plate, 10).

Nas decisivas horas do mercado, o Benfica anunciou surpreendentemente o empréstimo por uma época do centrocampista alemão Julian Draxler - o quinto atleta a ingressar na I Liga após ter sido campeão mundial -, pagando 2,5 ME de taxa ao Paris Saint-Germain, num negócio similar à entrada do atual parisiense Pablo Sarabia há um ano no Sporting.

John Anthony Brooks chegou a custo zero do Wolfsburgo para se juntar a Alexander Bah (Slavia Praga, oito ME), João Victor (Corinthians, 8,5) e Mihailo Ristić (Montpellier, sem custos) nos reforços para a defesa das 'águias', que compraram o avançado Petar Musa (Boavista, cinco) e reincorporaram Florentino (ex-Getafe) e Chiquinho (ex-Giresunspor).

O Benfica alimentou a principal 'novela' dos últimos meses, mas falhou a contratação de Ricardo Horta, melhor marcador da história do Sporting de Braga, que recebeu 20 ME do FC Porto por David Carmo, para o negócio mais caro de sempre entre clubes nacionais.

Na primeira janela de mercado desde a saída da alçada do 'fair play' financeiro da UEFA, os campeões nacionais foram buscar ainda o extremo Gabriel Veron (ex-Palmeiras, 10,5 ME), o médio André Franco (ex-Estoril Praia, quatro) e o guarda-redes Samuel Portugal (ex-Portimonense, um), embora sem terem encontrado um sucessor do criativo Vitinha.

O defesa João Marcelo (Tombense, 500 mil euros) e os médios Marko Grujić (Liverpool, nove ME) e Stephen Eustáquio (Paços de Ferreira, 3,5) viram as respetivas cláusulas de compra serem exercidas pelo FC Porto, ao qual estiveram cedidos na última temporada.

Se os 'dragões' contabilizaram 48,5 ME de despesas, o Sporting investiu 45,65 ME, que recaíram particularmente no defesa Jeremiah St. Juste (ex-Mainz, por 9,5 ME), no médio Sotiris Alexandropoulos (ex-Panathinaikos, 4,5) e no avançado Francisco Trincão (ex-FC Barcelona), de regresso à I Liga portuguesa, com uma taxa de empréstimo de três ME.

Os 'leões' depositaram atenções a nível interno pelo terceiro verão consecutivo, logrando o médio Hidemasa Morita (ex-Santa Clara, 3,8 ME) e os avançados Rochinha (ex-Vitória de Guimarães, dois) e Arthur Gomes (ex-Estoril, 2,5), 'selado' perto do final do mercado.

O 'guardião' Franco Israel (ex-Juventus, 650 mil euros) e o extremo Abdul Fatawu (ex-Dreams, 1,2 ME) foram outras apostas do Sporting, que ativou as opções de compra de Rúben Vinagre (ex-Wolverhampton, 10) - foi, depois, cedido ao Everton - e Pedro Porro (ex-Manchester City, 8,5) e reintegrou Jovane Cabral, previamente emprestado à Lazio.

Os empréstimos foram a prioridade do Sporting de Braga, ao recaírem em Víctor Gómez (ex-Espanyol), Sikou Niakaté (ex-Guingamp), Uros Racić (ex-Valência), de regresso a Portugal, e Diego Lainez (ex-Betis), à parte das compras de Simon Banza (ex-Lens, três ME), uma das referências do Famalicão em 2021/22, e Serdar Saatçi (ex-Besiktas, 1,5).

Comparando com outros campeonatos, a I Liga foi sétima em despesas (169,85 ME) e sexta em receitas (431,35), refletindo esses recordes no melhor saldo entre entradas e saídas a nível mundial (261,5), que contrasta com os efeitos financeiros ditados pelo conflito militar na Ucrânia e no rescaldo de dois anos e meio da pandemia de covid-19.

O Santa Clara foi o clube mais ativo em julho e agosto e beneficiou da entrada de novos investidores na SAD para adicionar duas dezenas de reforços, em sentido inverso ao Vizela, que acrescentou apenas sete 'caras novas', e ao Marítimo, com nove adições.

Pelo segundo verão consecutivo, o Boavista conviveu com um impedimento de inscrição de atletas durante mais de metade da janela de transferências, na qual vários clubes decidiram recorrer, por empréstimo ou em definitivo, aos 'excedentários' dos 'grandes'.

Tomás Araújo (Gil Vicente), Jota Silva e Zé Carlos (Vitória de Guimarães), Bruno Jordão (Santa Clara), Francisco Moura (Famalicão), Gonçalo Esteves, Pedro Álvaro, Rodrigo Martins e Tiago Gouveia (Estoril Praia), Diogo Pinto e Romário Baró (Casa Pia), Miguel Nóbrega (Rio Ave), Bruno Lourenço (Boavista), Rafael Brito (Marítimo), Hélder Morim e Sandro Cruz (Chaves) são talentos que transitaram entre clubes para a época 2022/23.

De volta ao país estão Stanislav Kriticuk e Pedro Tiba (Gil Vicente), Anderson e André André (Vitória de Guimarães), Pelé e André Simões (Famalicão), Mexer e João Carvalho (Estoril), Gonçalo Cardoso (Marítimo), Andreas Samaris, Emmanuel Boateng, Hernâni e Josué (Rio Ave), Ricardo Mangas e Vincent Sasso (Boavista), Fernando Varela e João Nunes (Casa Pia), Carlos Ponck, Nélson Monte e Luther Singh (Desportivo de Chaves).

Entre as promessas oriundas do estrangeiro constam Adrián Marín e Kevin Villodres (Gil Vicente), Mikey Johnston, Antoñín (Vitória de Guimarães), Xavi Quintillà, Matheus Babi, Victor Bobsin, Rildo e Gabriel Silva (Santa Clara), James Léa Siliki e Erison (Estoril), Joel Soñora (Marítimo), Adalberto Peñaranda e Róbert Bozeník (Boavista), Santi Colombatto, Zaydou Youssouf, Enea Mihaj e Álex Millán (Famalicão) ou Berke Özer (Portimonense).

Bastien Toma, Jordan Holsgrove, Nigel Thomas, Kayky e N'Dri Koffi (Paços de Ferreira), Fabijan Buntić, Milutin Osmajić e Diego Rosa (Vizela), Jerome Opoku, Ismaila Soro, Oriol Busquets, Vitinho e Rafa Mújica (Arouca), Léo Bolgado, Yan Eteki e Takahiro Kunimoto (Casa Pia), Miguel Baeza (Rio Ave) ou Héctor Hernández (Chaves) completam esse lote.

O mercado vai permanecer aberto durante alguns dias em países periféricos, casos de México, Roménia, Bélgica, Rússia, Turquia, Grécia, Arábia Saudita ou Ucrânia, entre outros, na certeza de que os atletas atualmente sem clube ainda podem ser

em: https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/mercado-benfica-domina-novo-defeso-em-que-fc-porto-e-sc-braga-fixaram-maior-negocio-interno

Lipeste

record pt

Dérbi do Minho gera corrida aos bilhetes: vendidos cerca de 22 mil para o SC Braga-V. Guimarães

Jogo será disputado às 15H30 deste sábado, na Pedreira


O dérbi do Minho entre o SC Braga e o V. Guimarães realiza-se este sábado, às 15h30, e está a gerar grande entusiasmo entre os adeptos, prevendo-se uma grande moldura humana no Estádio Municipal de Braga. É que, de acordo com os bracarenses, já foram vendidos cerca de 22 mil bilhetes para o encontro.

A hora a que o duelo se realiza é atrativa, assim como o promissor início de temporada dos arsenalistas. Quanto ao Vitória, foram cedidos 1.500 ingressos equivalentes a 5% da lotação, mas já só há bilhetes à venda para a Zona de Condições Especiais de Acesso e Permanência (ZCEAP) de adeptos. 

Este será o terceiro encontro da temporada na Pedreira, sendo que frente ao Sporting estiveram mais de 17 mil espectadores e na receção ao Marítimo mais de 12 mil.

em: https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-bwin/sp--braga/detalhe/derbi-do-minho-gera-corrida-aos-bilhetes-vendidos-cerca-de-22-mil-para-o-sp-braga-v-guimaraes?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

record pt

Artur Jorge lança dérbi minhoto: «Ser ainda mais fortes do que em Arouca»

Um dia após o fecho do mercado, o treinador voltou a elogiar Ricardo Horta


O SC Braga recebe este sábado o V. Guimarães (15H30) e Artur Jorge lembra que "há margem para melhorar", destacando a importância de "manter toda a gente alerta" para que a euforia passe ao lado dos jogadores. Um dia após o fecho do mercado, o técnico voltou a elogiar Ricardo Horta.

Dérbi é especial? "A minha postura perante o adversário é a mesma que a de qualquer outro. Sei da importância que temos relativamente ao jogo e não do adversário, determinados com o que temos de fazer. A minha abordagem não se altera. Quero ganhar jogos e já amanhã".

Controlar a euforia: "Tenho tido esse cuidado. Temos a noção que este jogo valeu pelos 90 minutos e não valorizo o que está para trás, mas antes que vamos ter um V. Guimarães difícil, com qualidade e temos de ter esse cuidado. As expetativas estão muito altas, mas sabemos o que queremos e o que nos tem custado esse destaque. No entanto, queremos dar continuidade, olhando para este jogo com o mesmo respeito que tivemos pelos outros adversários. Temos de ser ainda mais fortes do que em Arouca para vencer o V. Guimarães".

Segredo para este volume ofensivo? "É muito daquilo do trabalho que temos feito, aliado à qualidade não só dos homens da frente, que são muitos e bons, mas também do coletivo. Ter uma equipa capaz que seja constantemente equilibrada, que consiga criar o caos com bola para desequilibrar e ser capaz de reagrupar quando não tem bola. Somos uma equipa de topo quando conseguimos isso".

Cajuda disse que o quarto lugar é pouco para este Braga. Assume a luta pelos 3 primeiros?
"Internamente temos tido o cuidado de controlar e dominar as expetativas. Sempre com serenidade para saber que abordagem importante é a de vencer o próximo jogo. Quem analisa e comenta é que pode dar esse tipo de opinião. Temos tido esse cuidado com os atletas, ter essa moderação em relação ao que é o nosso campeonato, mas sabendo que há margem para melhorar. Temos de ter toda a frente em alerta para que a euforia dos adeptos não cause danos. Nada está feito e há muito para fazer".

Ricardo Horta: "O Ricardo Horta é jogador do SC Braga e nunca me mostrei surpreendido. Tenho a certeza que vamos ver um Ricardo melhor ainda, na sua plenitude. Esta questão tem sempre algum impacto na parte emocional, mas ele mostrou sempre ser um tremendo profissional nestes quatro jogos.

Mercado: "Tivemos o cuidado de sermos cirúrgicos na nossa planificação, de acrescentar valor. Fizemos isso logo no início e agora também porque vamos ter muitos jogos pela frente. Toda a gente vai ter um papel importante, projetando o futuro. Racic? Conhece bem o campeonato português e é mais um para ajudar a equipa a ser mais competitiva até ao fim.

Já jogou vários dérbis no passado... "Outros tempos, mas são sempre jogos muito emocionantes, de grande entrega e paixão. Quero aproveitar o impacto que tivemos em Arouca para poder fazer a diferença num dérbi que normalmente é equilibrado, e fazer com que os 20 mil adeptos estejam do nosso lado e nos catapultem para a vitória".

em: https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-bwin/sp--braga/detalhe/artur-jorge-lanca-derbi-minhoto-ser-ainda-mais-fortes-do-que-em-arouca?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

abola.pt

«Vamos ter Ricardo Horta na sua plenitude»
Por Carlos Vara

Com um início de época de bom nível e dez pontos somados ao fim de quatro jornadas, o SC Braga tem agora pela frente o Vitória de Guimarães, jogo de carga emocional especial mas que Artur Jorge tenta encarar com a normalidade possível. «A minha abordagem é sempre a mesma, queremos ganhar todos os jogos e também queremos ganhar frente a este Vitória de Guimarães, adversário com muita qualidade», assume o técnico dos guerreiros.  

Para além do destaque na tabela classificativa, o SC Braga soma 17 golos ao fim das primeiras rondas e Artur Jorge assume a relevância dessa marca. «É fruto do trabalho que temos feito, aliado à qualidade não só dos homens da frente, que são muitos e bons, mas também ao desempenho do coletivo. Destaco sempre o coletivo para poder ter uma equipa que seja capaz de de ser equilibrada, de jogar com intensidade e ambição para criar o caos quando tem a bola de forma a desequilibrar o adversário, mas que seja também capaz de reagrupar quando não tem bola.» 

O mercado trouxe alguns reforços importantes para Braga, mas a saída de Ricardo Horta para o Benfica acabou por não se confirmar e Artur Jorge sente que o extremo e capitão assumirá o papel de sempre. «Tenho a certeza de que daqui para a frente vamos ter um Ricardo ainda melhor e na sua plenitude. Tudo isto acaba por ter algum impacto na parte psicológica, mas ele mostrou-se tremendo profissional», congratula-se o treinador. 

em: https://www.abola.pt/Clubes/2022-09-02/sc-braga-vamos-ter-ricardo-horta-na-sua-plenitude/955284/471

Lipeste

ojogo.pt

Artur Jorge: "Agora vamos ver um Ricardo Horta ainda melhor..."
Por Tomaz Andrade

Treinador do Braga mostra-se aliviado com o fecho do mercado e sobre o momento alto da equipa refere que tem tido o cuidado de controlar expectativas. O Braga recebe o V. Guimarães a partir das 15h30 de sábado.

Sensações para o primeiro dérbi com o Vitória enquanto treinador: "A minha postura é a mesma em relação a qualquer outro jogo. Sei qual é a importância que este jogo tem, mais do que em relação ao adversário. Temos a ambição de ganhar e estamos determinados naquilo que temos de fazer. Não muda nada por ser um dérbi, porque o que quero é ganhar jogos e, nesse sentido, quero ganha amanhã."

Euforia dos adeptos e controlo das expectativas: "Tenho tido esse cuidado de controlar essa euforia. Este jogo vale por aquilo que vamos fazer durante os 90 minutos, pois não valorizo o que está para trás, tanto mais que vamos defrontar uma equipa difícil e de qualidade. É verdade que as expectativas estão muito altas e temos tido a capacidade de controlar o que queremos. Tudo isto é fruto de muito trabalho. Temos de olhar para este jogo com respeito e sermos ainda mais fortes do que fomos em Arouca."

Segredo para a equipa marcar tantos golos: "É o resultado do trabalho que temos feito. Deve-se não só à qualidade dos homens da frente, que são muitos e bons, mas também ao coletivo. Destaco sempre o coletivo, porque é fundamental para que a equipa seja capaz de estar equilibrada e de jogar com intensidade e ambição, de maneira a criar o caos com bola para desequilibrar os adversários. Depois desse momento, é necessário saber reagrupar para o momento sem bola. Só dessa forma é que há equipas de topo."

Cajuda disse que o quarto lugar já era pouco para o Braga: "Internamente temos tido o cuidado de controlar as expectativas, sempre com a serenidade para saber que a abordagem importante é a de vencer o próximo jogo. Depois, quem analisa e comenta é que pode dar esse tipo de opinião. Temos de ter moderação em relação ao que é o nosso campeonato, sabendo que há margem para melhorar. Temos de ter toda a gente em alerta, para que a euforia dos adeptos não cause danos, porque nada está feito."

Permanência de Ricardo Horta e reforços: "O Ricardo Horta é jogador do Braga e nunca me mostrei surpreendido com o tema. Vamos ver daqui para a frente um Ricardo Horta ainda melhor e na sua plenitude, porque no fim de contas estas questões de mercado acabam por ter impacto na parte emocional do jogador. O Ricardo é um tremendo profissional e fez quatro jogos bons. Quanto aos reforços, foram cirúrgicos e vieram para acrescentar valor. Vamos ter uma densidade de jogos grande e toda a gente será importante. O Racic é um jogador que conhece bem o campeonato português e vai trazer qualidade, tornando a equipa mais competitiva."

Recordações dos dérbis enquanto jogador: "Eram outros tempos, com jogos muito emocionantes, de grande entrega e paixão. Queremos aproveitar para fazer a diferença, sendo equilibrados, mas imprevisíveis, fazendo com que os 20 mil adeptos possam ser a força maior para nos catapultar para a vitória."

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/artur-jorge-agora-vamos-ver-um-ricardo-horta-ainda-melhor-15133124.html

Lipeste

scbraga.pt

Artur Jorge: "Temos a ambição de vencer"

O SC Braga defronta, este sábado (15h30), o Vitória SC em jogo da 5ª jornada da Liga Bwin. Na antevisão da partida, Artur Jorge afirmou que a equipa atravessa um bom momento neste arranque da temporada e que quer aliar o nível exibicional demonstrado nos últimos jogos a mais um triunfo no campeonato.

Análise ao adversário: 

"A minha abordagem, a minha postura perante este adversário é exatamente a mesma que nos outros jogos. Sei da importância deste jogo e temos a ambição de vencer. Quero ganhar jogos e amanhã é isso que quero fazer frente a este adversário". 

Bom momento do SC Braga: 

"Temos noção que este jogo vale pelos 90 minutos que cada uma das equipas possa fazer. Não valorizo o que está para trás, a classificação atual ou aquilo que fomos fazendo. Vamos ter pela frente uma equipa difícil, com qualidade e temos de ter o cuidado de ter o nosso equilíbrio face às expectativas que existem sobre nós próprios. Este destaque é fruto de muito trabalho, queremos dar continuidade e sabemos que temos de ser ainda mais fortes do que fomos em Arouca para vencer este Vitória SC".

Volume ofensivo da equipa: 

"É sinal do trabalho que temos feito, aliado à qualidade dos jogadores e do coletivo. Destaco sempre o coletivo para que sejamos uma equipa constantemente equilibrada, a jogar com intensidade, com ambição e capaz de desequilibrar o adversário. Aliado a isso, temos de ser também uma equipa capaz de estar preparada para o momento em que não tem bola. Tem sido esse um dos nossos segredos, onde eu acredito que dessa forma conseguimos ser uma equipa de topo". 

Reforços: 

"Tivemos o cuidado de ser cirúrgicos na nossa planificação e na capacidade de acrescentar valor aos vários setores da equipa. Vamos ter uma densidade de jogos muito grande, em que toda a gente vai ter um papel importante neste SC Braga. Estes reforços são mais três para ajudar e tornar a equipa ainda mais competitiva até ao final da temporada".

em: https://scbraga.pt/artur-jorge-temos-a-ambicao-de-vencer/

Lipeste

zerozero.pt

Técnico do SC Braga lançou Dérbi do Minho

Artur Jorge em antevisão: o dérbi minhoto e ainda... Ricardo Horta


Na conferência de antevisão ao encontro da 5.ª jornada da Liga Portugal Bwin, marcado pela receção do SC Braga ao Vitória SC, Artur Jorge, técnico dos arsenalistas, lembrou que «há margem para melhorar» e voltou a falar de Ricardo Horta.

Artur Jorge referiu que a abordagem que o SC Braga fará a este duelo histórico será a mesma como se tratasse de qualquer outro jogo.

Artur Jorge
2022/2023


4 Jogos
3 Vitórias
1 Empates
0 Derrotas
17 Golos
3 Golos sofridos

«Sei da importância que temos relativamente ao jogo e não do adversário, determinados com o que temos de fazer. A minha abordagem não se altera. Quero ganhar jogos e já amanhã frente a este Vitória também», afirmou.

Sobre a goleada por 0-6 em Arouca, o técnico arsenalista pediu para que não houvesse euforia: «Temos a noção que este jogo vale pelos 90 minutos que cada uma das equipas possa fazer e não valorizo o que está para trás. Valorizo, sim, que sei que vamos ter pela frente uma equipa difícil, com qualidade e temos de ter esse cuidado.Temos de encontrar o nosso próprio equilíbrio. As expectativas estão muito altas, mas sabemos o que queremos e o que nos tem custado esse destaque. No entanto, queremos dar continuidade a esse trabalho, olhando para este jogo com o mesmo respeito que tivemos pelos outros adversários. Temos de ser ainda mais fortes do que em Arouca para vencer este Vitória SC.»

«Quem analisa e comenta é que pode dar esse tipo de opinião. Temos tido esse cuidado muito grande com os atletas, ter essa moderação em relação ao que é o nosso campeonato, aquilo que temos feito de muito bom, mas sabendo que há margem para melhorar. Temos de ter toda a frente em alerta para que a euforia dos adeptos não cause danos», abordou o técnico sobre uma eventual candidatura à luta pelos três primeiros lugares na Liga Portugal Bwin.

Ainda na fervura do fecho de mercado, Artur Jorge voltou a falar de Ricardo Horta e da sua permanência em Braga: «O Ricardo Horta é jogador do SC Braga e nunca me mostrei surpreendido nem afetado por aquilo que se falava do Ricardo. Tenho a certeza que vamos ver daqui para a frente um Ricardo melhor ainda, na sua plenitude. A verdade é que tudo isto tem sempre algum impacto na parte emocional, mas ele mostrou sempre ser um tremendo profissional nestes quatro jogos.»

O encontro entre SC Braga e Vitória SC, referente à 5ª jornada da Liga Portugal Bwin, está agendado para as 15h30 deste sábado no Estádio Municipal de Braga.


em: https://www.zerozero.pt/news.php?id=385103

Lipeste

zerozero.pt

Técnico vimaranense lançou dérbi

Moreno confiante no projeto: «É normal que possamos abanar a nível de resultados, porque a nível de confiança, não vamos»


Na conferência de antevisão ao encontro da 5.ª jornada da Liga Portugal Bwin, marcado pela receção do SC Braga ao Vitória SC, Moreno assume que a equipa de Guimarães não está a atravessar o melhor momento, mas continua confiante.

«Nós, grupo, preparámos o jogo de duas formas. A forma emocional, fazer perceber que estamos a falar de um dérbi, é um dérbi com três pontos em disputa como todos os outros jogos, mas que é especial. Não há como esconder. Depois, há a outra parte que é a que me preocupa, a parte racional. Percebe o que temos de fazer. Essa é a parte em que mais me foco e onde penso que a equipa está identificada. A equipa percebe que tem de ser mais como foi nos segundos 45 minutos contra o Casa Pia», lançou o técnico.

Sem desvendar a abordagem e as estratégias para enfrentar o SC Braga, Moreno mostrou trazer a lição beme estudada.

«Fazem construção a três com o André Horta para dar espaço aos laterais e com o Ricado Horta e o Iuri Medeiros no espaço interior. A obsevação foi feita. Depois é preciso controla as dinâmicas do adversário. Olhámos para o processo defensivo, estamos identificados, mas fizemos uma semana boa. No fim vemos quem será o vencedor. O SC Braga tem realmente muitos golos marcados para quatro jornadas, percebemos que a entrada em jogo é muito forte. Percebemos tudo, todos os detalhes, percebemos que no lançamento repõem rápido. Tudo isto é trabalho nosso de equipa técnica», analisou.

Para rematar a antevisão, o técnico vimaranense mostrou-se com confiança inabalável no projeto que lidera. «Temos um plantel de 26 ou 27 [jogadores], 15, há um ano atrás, competiam na Liga 3 ou na Segunda Liga. Percebemos por que tivemos estas duas derrotas. O que saiu fora do normal foram as lesões do Maguinha [Miguel Maga] e do André Silva. Num grupo com uma reestruturação tão grande, perder dois atletas tão pesados... É normal que possamos abanar. A nível de resultados, porque a nível de projeto e de confiança, não vamos abanar», concluiu.

O encontro entre SC Braga e Vitória SC, referente à 5.ª jornada da Liga Portugal Bwin, está agendado para as 15h30 deste sábado no Estádio Municipal de Braga.

em: https://www.zerozero.pt/news.php?id=385112

Lipeste

#11112
rtp pt

Números e Curiosidades - Jornada 5

Conheça as curiosidades que vão acontecer na jornada número cinco da I Liga de futebol profissional.

O que vai acontecer nesta 5.ª jornada:

- Vamos ter 4 derbies nesta jornada (!)

- O 64º derby do Minho em Braga entre o SC Braga e o Vitória, o 16º de forma consecutiva.

- O 28º derby do distrito de Lisboa na Amoreira, Estoril e Sporting vão defrontar-se pela 28ª vez.

- O 18º derby do distrito do Porto entre Boavista e Paços, no Estádio do Bessa.

- O 8º derby insular em São Miguel entre Santa Clara e Marítimo, o 5º de forma consecutiva.

- O 3º confronto na Luz entre Benfica e Vizela, o segundo consecutivo.

- O 22º confronto entre Gil e Porto em Barcelos, o 4º de forma consecutiva.

- O 4º confronto entre Portimonense e Famalicão no Algarve, e todas de forma consecutiva.

- O confronto entre as duas equipas que subiram de divisão, e que na última jornada fizeram história. Chaves e Rio Ave vão defrontar-se pela 9ª vez em Trás-os-Montes.

- E um encontro inédito neste campeonato, o Casa Pia - Arouca

- Vítor Campelos vai completar 20 jogos na I liga como treinador

- César Peixoto vai completar 30 jogos na I liga como treinador

- Artur Jorge vai completar 10 jogos na I liga como treinador.

O que poderá acontecer nesta jornada:

- O golo 100 do campeonato (estão marcados até ao momento 93 golos)

- O Vizela continuar sempre a marcar na Luz

- O Vitória voltar a vencer em Braga ... 5 anos e meio depois.

- O SC Braga continuar invicto no campeonato e continuar a ser o melhor ataque.

- O Famalicão vencer em Portimão pela 1ª vez na sua história.

- O Paços voltar a vencer no Bessa ... 7 anos depois.

- O FC Porto somar a 15ª jornada consecutiva sem empatar.

- Banza marcar pela 6ª jornada consecutiva (marcou na última jornada do campeonato passado e marcou nas primeiras 4 deste campeonato)

- Santa Clara, Paços e Marítimo ganharem no campeonato pela 1ª vez

- O Famalicão ver cartões pela 107ª jornada consecutiva (!) e aumentar este seu recorde de sempre de jornadas consecutivas a ver cartões.

- Braga e Benfica continuarem invictos no campeonato.

- Gil Vicente chegar aos 400 minutos sem sofrer golos em casa. (Recebe o FC Porto)

- Paços sofrer golos pela 10ª jornada consecutiva.

Séries em aberto à entrada para a 5.ª jornada:

- Não marca há mais tempo: Marítimo – 230 minutos.

- Não sofre golos há mais tempo: SC Braga - 280 minutos.

- Não marca há mais tempo em casa: Paços - 270 minutos. (desde época passada)

- Não marca há mais tempo fora: Famalicão – 180 minutos (desde época passada).

- Não sofre golos há mais tempo em casa: Gil Vicente – 310 minutos (desde época passada)

- Não sofre golos há mais tempo fora: Benfica - 460 minutos (desde época passada).

- Marca há mais jornadas consecutivas: FC Porto – 7 jornadas.

- Sofre golos há mais jornadas consecutivas: Paços – 9 jornadas.

- Mais jornadas consecutivas sem vencer: Paços - 9 jornadas.

- Mais jornadas sem empatar: FC Porto - 14 jornadas.

- Mais jornadas sem perder: Benfica - 5 jornadas.

- Mais vitórias consecutivas: Benfica - 5 jornadas.

- Mais empates consecutivos: Vizela – 2 jornadas

- Mais derrotas consecutivas: Paços – 6 jornadas.

Séries "incríveis":

- Famalicão vê cartões há 106 jornadas consecutivas.

- FC Porto não perde em casa há 1 ano e 11 meses. (desde 3 Outubro 2020)

– FC Porto não empata um jogo há 14 jornadas.

- Gil Vicente não sofre golos em casa há 310 minutos

Curiosidades:

- 36 jogos até ao momento, 15 vitórias para as equipas visitadas e 15 vitórias para as equipas visitantes (6 empates).

- Estão marcados até ao momento 93 golos (26 de jogadores portugueses).

- Banza (SCB) é o melhor marcador do campeonato com 5 golos

- Estádio com mais golos – Braga - 11 golos.

- Estádio com menos golos – Jamor - 2 golos

em: https://www.rtp.pt/noticias/futebol-nacional/numeros-e-curiosidades-jornada-5_d1430392

Lipeste


Lipeste


Lipeste

academiadasapostas.pt

Grande "derby" em perspetiva, mas entre duas equipas que têm apresentado uma qualidade de jogo e uma mentalidade bastante diferentes neste início de campeonato, prevendo-se um jogo onde o Braga venha a conseguir impor o seu futebol desde cedo, até porque joga em casa e defronta um Vitória de Guimarães curto ofensivamente e que deverá acabar por claudicar defensivamente perante a qualidade da dinâmica ofensiva dos minhotos.

Braga e Guimarães enfrentam‑se no Estádio Municipal de Braga, num encontro para a 5ª jornada da Liga Portugal Bwin. Neste estádio, o historico de confrontos diretos é favorável à equipa da casa, que regista 4 vitórias e 1 empate nos últimos 5 jogos. No entanto, a última vez que se encontraram neste estádio foi a 29‑08‑2021, num jogo para a Liga Portugal Bwin, que acabou num empate por (0‑0). Neste encontro o fator casa poderá ter um papel importante, já que ambas as equipas apresentam diferenças significativas nos resultados conquistados em casa e como visitante.

Análise Braga

Depois de 3 vitórias e 1 empate, a equipa da casa está na 2ª posição, tendo conquistado 10 pontos. No último jogo, ganhou ao Arouca fora por (0‑6), depois de no jogo anterior ter ganho (5‑0) em casa, num jogo contra o Marítimo. Esta é uma equipa afetada pelo fator casa, mais forte quando joga com o apoio dos seus adeptos, já que nos últimos 30 jogos regista 7 vitórias, 4 empates e 4 derrotas como visitante, com 21 golos marcados e 13 sofridos; contra 12 vitórias, 2 empates e 1 derrota no seu estádio, com 30 golos marcados e 11 sofridos. Nos últimos 10 jogos em casa o Braga regista 9 vitórias e 1 empate.

Para esta competição, não perdeu nenhum dos últimos 4 jogos. A solidez defensiva tem sido um dos seus pontos fortes, já que apenas sofreu golos em 1 dos últimos 4 jogos, e o seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou pelo menos um golo em cada um dos últimos 4 jogos para esta competição.

A equipa do Braga tem estado a realizar um grande arranque de campeonato, alimentando já a esperança dos próprios adeptos de que poderá intrometer-se na corrida pelo apuramento para a Liga dos Campeões. Nesta altura, o grupo liderado pelo treinador Artur Jorge aparece no 2.º lugar do quadro classificativo, com 10 pontos, um acima do FC Porto e do Portimonense e dois atrás do líder Benfica. Depois de somar por empate a receção na jornada de estreia com o Sporting (3-3), o Braga venceu os três jogos seguintes, com um incrível registo de 14 golos marcados e nenhum sofrido. Depois de golear o Famalicão (0-3, fora) e o Marítimo (5-0, em casa), os minhotos voltaram a ganhar à grande, ao bater o Arouca, fora de portas, por 0-6, na última jornada, mostrando um futebol de grande qualidade neste arranque.

Análise Guimarães

Depois de 2 vitórias e 2 derrotas, a equipa visitante está na 7ª posição, tendo conquistado 6 pontos. No último jogo, perdeu com o Casa Pia em casa por (0‑1), depois de no jogo anterior ter perdido fora, num jogo contra o Portimonense, por (2‑1). Esta é uma equipa afetada pelo fator casa, mais forte quando joga com o apoio dos seus adeptos, já que nos últimos 30 jogos regista 3 vitórias, 4 empates e 8 derrotas como visitante, com um total de 13 golos marcados e 21 sofridos; contra 9 vitórias, 2 empates e 4 derrotas no seu estádio, com um total de 26 golos marcados e 13 sofridos. Nos últimos 10 jogos disputados fora para todas as competições, o Guimarães ganhou 3, empatou 3 e perdeu 4. O seu ataque tem marcado com regularidade, já que marcou golos em 3 dos últimos 4 jogos para esta competição. Nos seus jogos fora há uma tendência para poucos golos, já que 20 dos seus últimos 45 jogos terminaram com Menos de 1,5 golos.

A equipa do Vitória de Guimarães não tem sido capaz de protagonizar um grande início de campeonato, apesar dos sinais ligeiramente positivos dados com as duas vitórias logo a abrir. Nesta altura, o grupo liderado pelo treinador Moreno é o 8.º classificado, com os mesmos seis pontos de Boavista e Arouca, a um de Casa Pia, Chaves e Estoril (5.º). Na passada segunda-feira, os vimaranenses foram surpreendidos, em casa, pelo Casa Pia (0-1), num jogo onde sofreram bem cedo e acabaram por não conseguir a reação desejada, apesar de algumas boas ocasiões perdidas. Essa foi a segunda derrota consecutiva do Vitória de Guimarães, que vinha de um desaire na visita à casa do Portimonense, por 2-1, na jornada anterior.

em: https://www.academiadasapostas.com/stats/match/portugal/liga-portugal-bwin/braga/guimaraes/1BVQJ7AvMYwa6/preview#preview

Lipeste

zerozero.pt

SC Braga recebe o Vitória SC

Orgulho em jogo num apaixonante dérbi


Um dos dérbis mais apaixonantes do futebol português tem novo capítulo este sábado. Com a moral em alta, o SC Braga recebe o rival minhoto Vitória SC com o estatuto de favorito, mas avisado sobre os perigos da motivação em alta dos homens de Guimarães neste tipo de jogo.

Com um futebol muito vertical e de enorme criação ofensiva, Artur Jorge só pode estar satisfeito sobre a adaptação do plantel às suas ideias. O onze base está estabelecido, mas os reforços dos últimos dias de mercado apetrecharam de ainda mais qualidade o grupo Arsenalista.

Do lado vitoriano, o choque de realidade chegou após um prometedor início de campanha a nível interno. Desaires consecutivos aumentam ainda mais a pressão para este jogo, com dúvidas sobre a capacidade dos Conquistadores susterem o poder e confiança do adversário. Desafio complicado, mas um palco ideal - peso do jogo - para uma mudança até a um rumo positivo.

Nota final de destaque para o caminho semelhante de Artur Jorge e Moreno, dois técnicos que estão nas ´cadeiras de sonho` após percurso nas equipas secundárias dos clubes. Nada melhor que este nomes para transmitirem a mística e importância deste jogo aos atletas.

Emoções fortes a uma hora bastante apetecível para o público. Tudo reunido para um grande espetáculo.











Texto retirado do zerozero.pt
https://www.zerozero.pt/news.php?id=385155

Lipeste

O Jogo

___


Juras de amor nos ban­cos

Manuel Cajuda: "Nin­guém sente o clube como eles"


Orgu­lhoso por ver os "ex-pupi­los" como trei­na­do­res "na melhor liga por­tu­guesa", Cajuda tem a cer­teza de que "estão no cami­nho certo" se aper­fei­ço­a­ram os ensi­na­men­tos que lhes trans­mi­tiu.
ARTUR JORGE "Con­tro­lar a eufo­ria"MORENO TEIXEIRA "Miú­dos no pro­jeto"

As impres­sões digi­tais de Manuel Cajuda são incon­fun­dí­veis e mar­ca­ram as car­rei­ras de Artur Jor­gee Moreno Tei­xeira no Braga e Vitó­ria de Gui­ma­rães, res­pe­ti­va­mente. Os dois icó­ni­cos ex-capi­tães trans­for­ma­ram-se em trei­na­do­res e, segundo o antigo mes­tre deles, têm como praias favo­ri­tas os dér­bis minho­tos, depois de uma noite bem pas­sada. "Sem­pre lhes disse que nunca se deve per­der o sono por causa de um jogo fute­bol. Essa sem­pre foi a minha filo­so­fia de vida e, mais tarde, per­cebi que estava certo quando conheci este ditado chi­nês: 'não sofras, nem ante­ci­pes os sofri­men­tos ou ale­grias por uma coisa que ainda não acon­te­ceu'. Não vale a pena ter medo", refere. É claro que os dois trei­na­do­res apos­tam, sem receio, no melhor des­fe­cho pos­sí­vel e Cajuda nem pre­cisa de recor­rer a uma bola de cris­tal para adi­vi­nhar os seus pen­sa­men­tos. "Tem­pe­ra­men­tos à parte, nin­guém sente o Braga e o Vitó­ria como eles. São amo­res mai­o­res", des­taca.

Decla­rando-se "orgu­lhoso" por ver os "dois ex-pupi­los" a seguir as suas "pisa­das" na "melhor liga por­tu­guesa", Cajuda espera ser "supe­rado" por ambos, embora a fas­quia esteja bem ele­vada. "Quando che­guei a Braga, o Vitó­ria estava na mó de cima e eu disse que que­ria fazer do Braga o melhor clube do Minho. E con­se­gui: em duas épo­cas ficá­mos em quarto lugar, à frente do Vitó­ria. Quando fui para o Vitó­ria, repeti a gra­ci­nha e ficá­mos em ter­ceiro lugar. Tenho grande res­peito pelos dois clu­bes", assi­nala o ex-trei­na­dor de bra­ca­ren­ses e vito­ri­a­nos. De volta ao pre­sente, Manuel Cajuda dis­pensa a "vai­dade exces­siva" de dizer que iden­ti­fica ideias suas no Braga de Artur Jorge e no Vitó­ria de Moreno, admi­tindo somente que tenham "aper­fei­ço­ado" alguns dos conhe­ci­men­tos que lhes trans­mi­tiu. "Se fize­ram isso, estão no cami­nho certo", sen­ten­cia, recor­dando, por fim, de forma diver­tida, o dia em que Moreno Tei­xeira ficou pálido de susto. "O Artur Jorge era conhe­cido pelo cace­teiro: dava pau até dizer chega, para além das qua­li­da­des que tinha. No entanto, foi o Moreno, que não era cace­teiro, que me par­tiu uma perna num treino ao fazer um car­ri­nho. A relva estava molhada, ele des­li­zou e apa­nhou-me pelo cami­nho. Ainda hoje recordo com ale­gria a expres­são do Moreno quando me viu pelo ar e depois com a perna par­tida. Ficou em pânico, coi­tado, mas está per­do­ado, claro", garante.

"Fiz do Braga o melhor clube do Minho e repeti a gra­ci­nha ao ser­viço do Vitó­ria de Gui­ma­rães. E con­se­gui"

"O Artur Jorge dava pau até dizer chega. No entanto, foi o Moreno, que não era cace­teiro, a par­tir-me a perna" Manuel Cajuda Ex-trei­na­dor de Braga e Vitó­ria

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20220903/281513639976728

Lipeste

O Jogo

___

"Temos cui­dado para con­tro­lar a eufo­ria"

Artur Jorge pede melho­rias em rela­ção à gole­ada em Arouca e quer que a equipa não seja domi­nada pelas expec­ta­ti­vas altas dos adep­tos


Trei­na­dor do Braga adota um dis­curso rea­lista, alerta para as difi­cul­da­des que o Vitó­ria pode criar e, ape­sar de gos­tar dos elo­gios fei­tos à equipa, con­si­dera que há mar­gem para um ren­di­mento supe­rior.

A pou­cas horas de sen­tarse pela pri­meira vez no banco num dérbi com o Vitó­ria, Artur Jorge teve o cui­dado de esco­lher bem as pala­vras, não só diri­gi­das para a sua equipa, mas tam­bém para os adep­tos. "Temos tido o cui­dado de con­tro­lar essa eufo­ria", apon­tou o trei­na­dor do Braga, colo­cado perante um cená­rio de favo­ri­tismo arse­na­lista depois dos exce­len­tes resul­ta­dos obti­dos nas qua­tro pri­mei­ras jor­na­das. "É ver­dade que as expec­ta­ti­vas estão muito altas e temos tido a capa­ci­dade de con­tro­lar o que que­re­mos. Tudo isto é fruto de muito tra­ba­lho. Temos de olhar para este jogo com res­peito e ser­mos ainda mais for­tes do que fomos em Arouca."

Para Artur Jorge, o ren­di­mento do Braga nas jor­na­das ante­ri­o­res não será sufi­ci­ente, só por si, para garan­tir um tri­unfo perante os vito­ri­a­nos. "Este jogo vale por aquilo que vamos fazer durante os 90 minu­tos, pois não valo­rizo o que está para trás, tanto mais que vamos defron­tar uma equipa difí­cil e de qua­li­dade. Inter­na­mente, temos tido o cui­dado de con­tro­lar as expec­ta­ti­vas, sem­pre com a sere­ni­dade para saber que a abor­da­gem impor­tante é a de ven­cer o pró­ximo jogo", ana­li­sou, cau­te­loso em rela­ção à pos­tura das ban­ca­das. "Há mar­gem para melho­rar­mos. Temos de ter toda a gente em alerta, para que a eufo­ria dos adep­tos não cause danos. Nada está feito."

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20220903/281960316575512

Lipeste

O Jogo

___

CRIAR O CAOS NO ATAQUE É O OBJETIVO


O Braga leva 17 golos em qua­tro jor­na­das, uma tem­pes­tade que não se via há 33 anos, e Artur Jorge explica o tra­ba­lho que leva a tama­nho ren­di­mento ofen­sivo. "Deve-se não sóà­qua lida dedos homens da frente, que são mui­tos e bons, mas tam­bém ao cole­tivo. Des­taco sem­pre o cole­tivo, por­que é fun­da­men­tal para que a equipa seja capaz de estar equi­li­brada e de jogar com inten­si­dade e ambi­ção, de maneira a criar o caos com bola para dese­qui­li­brar os adver­sá­rios. Depois desse momento, é neces­sá­rio saber rea­gru­par para o momento sem bola. Só dessa forma é que há equi­pas de topo", obser­vou.

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20220903/281943136706328