News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

Started by Lipeste, 24 de March de 2020, 18:25

Previous topic - Next topic

Lipeste

abola.pt

Portimonense impõe primeira derrota ao SC Braga na pré-época

O Portimonense venceu, na manhã deste sábado, o SC Braga por 2-0, em encontro particular disputado no Algarve. Primeira derrota na pré-época para os bracarenses, ao cabo de seis jogos.

Pedro Sá (26') e Yago (40') fizeram os golos dos algarvios, que somaram o segundo triunfo na pré-temporada.

De destacar na partida a estreia de Simon Banza, avançado francês que o SC Braga contratou ao Lens, depois de ter dado nas vistas na última época ao serviço do Famalicão.


O SC Braga, de resto, alinhou: Lukas Hornicek, Abel Ruiz, Roger, Paulo Oliveira, Simon Banza, Bruno Rodrigues, Lucas Mineiro, Borja, Gorby, Fabiano e Hernâni.
Jogaram ainda: Tiago Sá , Moura, Schurrle, Rodrigo Gomes, Guilherme, Mario González, Castro, Dinis Rodrigues e Tormena.

em: https://www.abola.pt/Clubes/2022-07-23/jogo-de-preparacao-portimonense-impoe-primeira-derrota-ao-sc-braga-na-pre-epoca/950402/471

Lipeste

zerozero.pt

Segunda vitória seguida para os alvinegros

SC Braga despede-se do Algarve com derrota frente ao Portimonense


Ao sexto jogo, a primeira derrota na pré-época. Esta manhã, em Portimão, o SC Braga perdeu com o Portimonense por 2-0, naquele que foi o último jogo do estágio no Algarve.

Na partida que marcou a estreia de Banza, a equipa comandada por Artur Jorge sofreu os dois golos ainda na primeira parte, com Pedro Sá (26´) a marcar o primeiro e Aponza (40´) a fazer o segundo.

Na segunda parte o marcador não mexeu, ao contrário das equipas, que fizeram várias alterações que não ajudaram ao ritmo da partida. Foi a segunda vitória dos alvinegros na pré-época, depois de baterem o Sporting na quarta-feira.

O próximo jogo agendado para o SC Braga é a apresentação aos sócios, na próxima sexta-feira, diante do Celta. Já o Portimonense joga na quarta-feira diante do SC Covilhã.


em: https://www.zerozero.pt/news.php?id=375710


Lipeste

abola.pt

Costinha em destaque na equipa B

Costinha tem estado em plano de evidência nesta pré-época da equipa B do SC Braga (Liga 3). Contratado à Académica, onde se destacou na temporada passada, o extremo de 21 anos marcou dois golos nos três jogos de preparação realizados até agora, um diante do Chaves e outro frente ao Moreirense.

«O balanço tem sido muito positivo. A equipa está focada na sua tarefa, a melhorar semana após semana e sinal disso mesmo são os resultados que temos contra adversários de um patamar superior. Isso mostra a ambição que temos para o campeonato», realça Costinha, colocando os méritos individuais em segundo plano.

«Os dois golos que marquei são fruto do trabalho de equipa. A adaptação a um clube nunca é fácil porque são treinadores novos, uma equipa nova e uma cidade nova, mas os meus companheiros têm-me recebido bem desde o primeiro dia e tornado tudo mais fácil», sublinha.

Sobre a identidade da equipa, o atacante mostra-se já perfeitamente sintonizado com as ideias dos minhotos. «A equipa técnica transmitiu-nos desde o início uma ideia de ter bola, de sermos dominadores e criarmos a nossa própria identidade e essa forma de jogar vai valorizar-me, assim como todos os jogadores que temos na equipa. A ideia de jogo é clara e objetiva», aponta.

em: https://www.abola.pt/Clubes/2022-07-23/sc-braga-costinha-em-destaque-na-equipa-b/950422/471

Lipeste

ojogo.pt

Mario González passa a excedentário no Braga após a chegada de Banza
Tomaz Andrade

O treinador Artur Jorge tem cinco opções para o eixo ofensivo da equipa arsenalista e, pesando os prós e os contras de cada uma, Mario González é o jogador que está mais perto da saída.

A contratação de Simon Banza coloca Mario González na porta de saída do Braga. Artur Jorge tem agora cinco opções disponíveis para o eixo ofensivo e o ponta-de-lança espanhol é o que está mais perto de abandonar o plantel arsenalista, uma decisão que apenas será travada se, entretanto, surgirem propostas capazes de tirar Vitinha ou Abel Ruiz do Minho.

Se Banza se perfila como principal referência ofensiva da equipa bracarense, a promoção de Dinis Rodrigues ao plantel enquadra-se numa lógica de evolução, até porque o plano é treinar com o grupo e ter espaço de utilização nas equipas inferiores. Quanto a Abel Ruiz, a SAD pretendia vendê-lo nesta janela de transferências, mas cedo percebeu que não conseguiria um encaixe significativo. Sendo assim, a ideia é que o internacional espanhol fique mais uma época nos arsenalistas, na tentativa de que marque golos em número suficiente para despertar a atenção do mercado. Depois, a capacidade goleadora de Vitinha (14 golos na última época) é razão mais do que suficiente para o treinador não prescindir dele, isto desde que não apareça a tal proposta tentadora. O internacional sub-21 português já motivou um convite do Al Sadd, do Catar, embora por um valor considerado insuficiente (12 milhões de euros).

Pesando todos os prós e contras, a SAD minhota entende que Mario González é o candidato a sair, havendo disponibilidade para analisar propostas para venda do passe ou uma saída por empréstimo.

em: https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/braga/noticias/mario-gonzalez-passa-a-excedentario-no-braga-apos-a-chegada-de-banza-15042661.html


Lipeste

O Jogo

___


PORTIMONENSE DITA PRIMEIRA DERROTA

Inven­ci­bi­li­dade da equipa de Artur Jorge na pré-época caiu por terra face aos golos de Pedro Sá e Yago. Banza estreou-se nos minho­tos


Arse­na­lis­tas não mar­ca­ram golos pela pri­meira vez na pré-época e aca­ba­ram pena­li­za­dos depois de cinco tri­un­fos em jogos de pre­pa­ra­ção. Artur Jorge e Paulo Sér­gio esca­lo­na­ram as equi­pas em 4x4x2.

No último dia do está­gio no Algarve, o Braga aca­bou der­ro­tado pela pri­meira vez na pré-época. Com dois golos na pri­meira parte, o Por­ti­mo­nense foi mais forte do que a equipa trei­nada por Artur Jorge e tirou divi­den­dos posi­ti­vos do jogo rea­li­zado ontem de manhã, à porta fechada, em Por­ti­mão. Pedro Sá (26') e Yago (40') foram os mar­ca­do­res dos golos da equipa algar­via.

Como tem sido habi­tual, Artur Jorge insis­tiu no 4x4x2, com­posto por Matheus na baliza, Fabi­ano, Paulo Oli­veira, Bruno Rodri­gues e Borja na defesa, Gorby, Lucas Mineiro, Roger e Her­nâni na zona inter­mé­dia e um ata­que a cargo de Abel Ruiz e Simon Banza. Foi, aliás, a pri­meira vez que o ponta-de-lança fran­cês ves­tiu a cami­sola da equipa minhota num jogo de pre­pa­ra­ção. Tiago Sá, Moura, Schurrle, Rodrigo Gomes, Gui­lherme, Mario Gon­zá­lez, Cas­tro, Dinis Rodri­gues e Tor­mena foram ainda lan­ça­dos pelo trei­na­dor, num jogo em que devido à ges­tão física fica­ram de fora 11 uni­da­des, algu­mas delas com pre­sença assí­dua no onze, como Matheus, Sequeira, Al Mus­rati, André Horta, Iuri Medei­ros, Ricardo Horta e Viti­nha.

Tal como Artur Jorge, Paulo Sér­gio optou por um 4x4x2 e deu sinais de já ter um onze pra­ti­ca­mente deli­ne­ado. Na baliza esteve Payam e a defesa foi com­posta por Moufi, Pedrão, Rel­vas e Seck, ficando Pedro Sá e Bruno Reis como pivôs no meio-campo e Rui Gomes e Ander­son nas alas; Welin­ton e Yago foram as uni­da­des mais adi­an­ta­das. Depois dos golos de Pedro Sá, na sequên­cia de um livre late­ral, e de Yago, com um remate na pequena área, os algar­vios geri­ram a van­ta­gem e resis­ti­ram a algu­mas ten­ta­ti­vas dos bra­ca­ren­ses. Na reta final do jogo, Pau­lo­ Sér­gi­o­ deu­ mi­nu­to­s a­ Sa­muel, Ricardo Matos, Paulo Estrela, Felipe Dini, Kim e Fran­cisco Car­doso.

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20220724/281827172505253

Lipeste

O Jogo

___

ZOOM


GOLOS 17

Ape­sar do desaire com o Por­ti­mo­nense, o Braga con­ti­nua com um saldo posi­tivo de vitó­rias (cinco) na pré-época e tam­bém com mais golos mar­ca­dos (17) do que sofri­dos (9).

REFORÇO 1

Simon Banza rea­li­zou o pri­meiro jogo com a cami­sola do Braga. O fran­cês foi titu­lar e atuou ao lado do espa­nhol Abel Ruiz.

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20220724/281835762439845

Lipeste

O Jogo

___

A der­rota ao sexto jogo

Por­ti­mo­nense amar­gou estreia de Banza pelos guer­rei­ros [2-0]


Paulo Oli­veira fez um balanço posi­tivo do está­gio rea­li­zado pelo Braga no Algarve e con­cluiu que a equipa está no bom cami­nho. "Foi um está­gio muito pro­du­tivo. Pro­gres­si­va­mente esta­mos a assi­mi­lar as ideias do mís­ter, con­tando com a ajuda daque­les que já tra­ba­lha­ram com ele. O tra­ba­lho está a ser bem feito e todos os momen­tos ser­vem para apren­der", ana­li­sou o defesa-cen­tral, refe­rindo-se tam­bém à maté­ri­a­prima ori­unda da for­ma­ção. "O pro­cesso de cres­ci­mento decorre de forma gra­dual. Os miú­dos têm uma tre­menda qua­li­dade e com o tempo de jogo vão ganhando inten­si­dade." Paulo Oli­veira pediu ainda a pre­sença dos adep­tos no jogo de apre­sen­ta­ção com o Celta de Vigo, na sexta-feira, o último antes da entrada em com­pe­ti­ção.

Schet­tine no Grasshop­pers

Sem espaço no plan­tel de Artur Jorge, o bra­si­leiro Gui­lherme Schet­tine vai pros­se­guir a car­reira no Grasshop­pers, da Suíça. Com con­trato até 2025, e depois de uma tem­po­rada no Vizela, o ponta-de-lança vai ser empres­tado por uma época ao oitavo clas­si­fi­cado da última edi­ção do cam­pe­o­nato suíço.

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20220724/282617446487717

Lipeste

O Jogo

___

Uma sen­sa­ção de con­ti­nui­dade

Miguel Oedro

1. Sento-me na mesa da cozi­nha para escre­ver esta cró­nica com a tele­vi­são ligada num dos tele­jor­nais mati­nais por­tu­gue­ses. Uma boa notí­cia con­trasta com uma mirí­ade de notí­cias pes­si­mis­tas que empres­tam ao mundo um odor tris­to­nho. A boa notí­cia é a de que a Ucrâ­nia e a Rús­sia acor­da­ram a expor­ta­ção de cere­ais ucra­ni­a­nos pelo porto de Odessa. As más notí­cias são as outras todas: a guerra con­ti­nua a matar, as tem­pe­ra­tu­ras batem recor­des em todo o mundo, lem­brando-nos a todo o momento que temos que fazer alguma coisa, pois o desas­tre eco­ló­gico está aí, ao virar da esquina, os juros sobem, a reces­são eco­nó­mica está a bater à nossa porta, etc., etc. Mas eis senão quando uma notí­cia do fute­bol des­via a nossa aten­ção para algo com­ple­ta­mente dife­rente: nove joga­do­res do Bayern Muni­que pas­sa­ram a seguir Cris­ti­ano Ronaldo no Ins­ta­gram. A jor­na­lista afirma, com a cer­teza de um cien­tista perante uma prova indes­men­tí­vel, que esta situ­a­ção poderá indi­car que a con­tra­ta­ção do por­tu­guês pelo clube ale­mão está pró­xima. E a ver­dade é que tal notí­cia inter­rom­peu os meus pen­sa­men­tos mais pes­si­mis­tas sobre o mundo, dei­xando-me sus­penso numa rea­li­dade alter­na­tiva. É esta capa­ci­dade que alguma rapa­zi­ada do des­porto tem para colo­rir a rea­li­dade que nos deve ani­mar. Por­que é que não os pomos a redi­gir as outras notí­cias todas? A rea­li­dade seria igual­mente má, mas não nos dei­xa­ria tão triste...

2. A ideia que fica desta pré-época bra­ca­rense é a de con­ti­nui­dade: um trei­na­dor da casa, conhe­ce­dor dos joga­do­res, da estru­tura diri­gente e da cul­tura da orga­ni­za­ção e um plan­tel que man­teve, no essen­cial, a sua estru­tura base. No meio-campo e na frente, nenhum joga­dor nuclear saiu e, ainda, entrou um avan­çado for­tís­simo, Banza, um gole­a­dor de cré­di­tos fir­ma­dos, o que, até, vem colo­car o setor avan­çado algo supe­ra­vi­tá­rio de (bons) joga­do­res. Já na defesa, as saí­das de C a r mo, Yan Couto e Diogo Leite foram com­pen­sa­das com as entra­das de Vitor Gomez, joga­dor com cara­te­rís­ti­cas seme­lhan­tes ao bra­si­leiro do Man­ches­ter City, prin­ci­pal­mente na con­du­ção de bola nos movi­men­tos ofen­si­vos e de Nia­katé. Mas temo que, prin­ci­pal­mente no setor cen­tral da defesa, tal possa não ser sufi­ci­ente. Os cen­trais são os joga­do­res mais pro­pen­sos aos cas­ti­gos dis­ci­pli­na­res, pela natu­reza da sua fun­ção e, nos últi­mos anos, temos tido cri­ses de cen­trais, entre os cas­ti­gos e as lesões. Tal­vez não fosse pior refor­çar este setor com mais um joga­dor expe­ri­ente... digo eu.

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20220724/281964611458725

Lipeste

JN

___

Está­gio algar­vio "muito pro­du­tivo"

Expe­ri­ente cen­tral Paulo Oli­veira garante que o grupo está a "assi­mi­lar ideias" do novo trei­na­dor

SP. BRAGA
Fim do está­gio dos minho­tos no Algarve e com ava­li­a­ção posi­tiva por parte do expe­ri­ente defesa cen­tral Paulo Oli­veira, que ontem foi o porta-voz do grupo, dei­xando a garan­tia que os joga­do­res estão a "assi­mi­lar as ideias" do novo trei­na­dor, Artur Jorge.

"Foi um está­gio muito pro­du­tivo. É natu­ral que alguns joga­do­res que tra­ba­lha­ram durante algum tempo com o mis­ter tam­bém tenham um papel impor­tante para aju­dar nas dinâ­mi­cas que ele quer imple­men­tar", ava­liou Paulo Oli­veira. O cen­tral acres­cen­tou que o "tra­ba­lho está a ser bem feito" e que estes dias ser­vi­ram para o grupo "apren­der, cres­cer e acres­cen­tar ao que é o grande valor da equipa".

Paulo Oli­veira, como um dos mais expe­ri­en­tes da for­ma­ção minhota, assu­miu a res­pon­sa­bi­li­dade da inte­gra­ção dos novos ele­men­tos do plan­tel, sobre­tudo os mais jovens, uma das vin­ca­das apos­tas do clube. "A pré-época serve para esse cres­ci­mento que está a decor­rer de uma forma gra­dual. Os miú­dos têm tre­menda qua­li­dade e com o tempo vão ganhando aquilo que é o jogo mais intenso e exi­gente. Esta­mos aqui para aju­dar", afir­mou o defesa.

Paulo Oli­veira ana­li­sou estes dias de tra­ba­lho em ter­ras algar­vias depois da der­rota (2-0) no der­ra­deiro ensaio do está­gio, frente ao Por­ti­mo­nense [ver caixa], que aca­bou por ser o pri­meiro desaire do con­junto minhoto nesta pré-época, depois dos suces­sos, nos cinco jogos ante­ri­o­res, frente a Oli­vei­rense, Vizela, Arouca, e com os ingle­ses do Bour­ne­mouth e Midd­les­brough.

Para com­ple­tar o rol de tes­tes antes do arran­que da Liga, há um último jogo, na apre­sen­ta­ção da equipa aos asso­ci­a­dos, frente aos espa­nhóis do Celta de Vigo, na sexta-feira. "Já temos sau­da­des de jogar em casa, com o apoio dos nos­sos adep­tos. Vamos dar o nosso melhor", rema­tou o defesa cen­tral Paulo Oli­veira.

Pri­meiro desaire na estreia do reforço Banza

Ao sexto ensaio desta pré-época, os minho­tos conhe­ce­ram pri­meiro sabor da der­rota, após o desaire frente ao Por­ti­mo­nense, tam­bém da Liga. Num jogo em que o reforço Simon Banza se estreou nas opções de Artur Jorge, os algar­vios ven­ce­ram com ten­tos de Pedro Sá (26) e Yago (40).

em: https://www.pressreader.com/portugal/jornal-de-noticias/20220724/282613151520415

Lipeste

record.pt

Paulo Oliveira: «Foi um estágio muito produtivo»

Central fez o balanço do trabalho no Algarve, assinalando que os jogadores estão "progressivamente a assimilar as ideias do treinador"


Logo após a derrota desta manhã, em Portimão, a primeira da pré-época do SC Braga, Paulo Oliveira  fez o balanço do estágio algarvio aos meios dos arsenalistas, assinalando que os jogadores estão "progressivamente a assimilar as ideias do treinador".

"Foi mais uma semana para nos prepararmos para as competições em que estamos inseridos e o trabalho prossegue na segunda-feira e é mais um dia para mostrarmos que estamos melhores que hoje. É nesse intuito que vamos continuar a trabalhar. Foi um estágio muito produtivo e estamos progressivamente a assimilar as ideias do treinador. É natural que alguns jogadores que já trabalharam durante algum tempo com o mister também tenham um papel importante para ajudar nas dinâmicas que ele quer implementar. É um trabalho que está a ser bem feito e todos os momentos servem para aprender, para crescer e para acrescentar ao que é o valor da equipa. É nisso que estamos a trabalhar", destacou o central dos minhotos, completando com a noção de que o seu papel na equipa, como um dos jogadores mais experientes, também é relevante:

"A pré-época é sempre um processo de crescimento que está a decorrer de uma forma gradual e é importante também para os miúdos que têm tremenda qualidade e com o tempo vão ganhando aquilo que é o jogo mais intenso e exigente. Isto faz parte do processo de integração de todos os jogadores e nós também estamos aqui para ajudar."

Paulo Oliveira falou ainda já do jogo de apresentação aos sócios do SC Braga, que decorre no próximo dia 29, sexta-feira, frente ao Celta de Vigo:

"Temos saudades de jogar em casa, com o apoio dos nossos adeptos e massa associativa que com certeza está sedenta de demonstrar o seu apoio. Vamos dar o nosso melhor e com a consciência de que no final dos 90 minutos fizemos tudo para ganhar e esperamos que assim aconteça."

A comitiva do Sp. Braga regressa esta tarde a casa e amanhã é dia de folga para todo o plantel.

Por António Mendes

em: https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-bwin/sp--braga/detalhe/paulo-oliveira-foi-um-estagio-muito-produtivo?ref=Sp.%20Braga_DestaquesPrincipais

Lipeste

zerozero.pt

Defesa falou ainda no Algarve

Paulo Oliveira e a pré-temporada do Braga: «É um trabalho que está a ser bem feito»


Paulo Oliveira, defesa central do SC Braga, foi o porta-voz do grupo, este sábado, no final do estágio bracarense que decorreu no Algarve, deixando palavras sobre o período preparatório da equipa agora liderada por Artur Jorge.

«Foi um estágio muito produtivo e estamos progressivamente a assimilar as ideias do treinador. É natural que alguns jogadores que já trabalharam durante algum tempo com o mister também tenham um papel importante para ajudar nas dinâmicas que ele quer implementar», disse Paulo Oliveira, em declarações aos canais do clube.

Sobre a pré-temporada dos arsenalistas, o defesa, de 30 anos, garantiu que os sinais são positivos: «É um trabalho que está a ser bem feito e todos os momentos servem para aprender, para crescer e para acrescentar ao que é o valor da equipa. É nisso que estamos a trabalhar.»

«A pré-época é sempre um processo de crescimento que está a decorrer de uma forma gradual e é importante também para os miúdos que têm tremenda qualidade e com o tempo vão ganhando aquilo que é o jogo mais intenso e exigente. Isto faz parte do processo de integração de todos os jogadores e nós também estamos aqui para ajudar», acrescentou.

https://twitter.com/SCBragaOficial/status/1550828081832759296?t=5e3XQumWLoUXBT3bIkE6AQ&s=01

Texto retirado do zerozero.pt
https://www.zerozero.pt/news.php?id=375751
:

Lipeste

correiodominho.pt

Paulo Oliveira defende que estágio no Algarve foi "muito produtivo"
Fábio Moreira

Paulo Oliveira, defesa-central do SC Braga, fez um balanço positivo do estágio dos Guerreiros do Minho por terras algarvias, deixando ainda uma mensagem de apelo aos adeptos arsenalistas, para que estes marquem presença no Estádio Municipal de Braga, para o último confronto da pré-temporada dos minhotos com o Celta de Vigo. Esse jogo está marcado para a próxima-sexta-feira, pelas 20 horas.
Paulo Oliveira começou notar que a equipa ainda está assimilar os processos de Artur Jorge e que sente que, até ao momento, o trabalho arsenalista tem sido muito bem conseguido.

"A preparação para aquilo que é o campeonato e as competições que estamos inseridos prossegue. Segunda-feira é mais um dia para mostrar que estamos melhor que hoje e terça melhor que segunda. É nesse intuito que vamos continuar a trabalhar. Foi um estágio muito produtivo. Estamos, progressivamente, a assimilar as ideias do treinador. É naturalmente que os jogadores que já trabalharam com o treinador no passado que também tenham um papel importante na assimilação destes processos. Acho que está a ser um trabalho muito bem feito e, como é lógico, todos os momentos servem para aprender, crescer e acrescentar valor à equipa. É nisso que estamos a trabalhar", explicou o defesa-central do SC Braga, Paulo Oliveira.

O jogador dos Guerreiros do Minho confessou ainda que os mais jovens, que já trabalharam com Artur Jorge nas últimas épocas, têm tido um papel especial na assimilação daquilo que são as ideias do treinador.

"É um processo de crescimento, é um processo que está a decorrer de uma forma gradual e é importante para os mais jovens que têm uma tremenda qualidade e com o tempo irão ganhar a intensidade que se procura no SC Braga. É algo que faz parte e nós estamos aqui todos para os ajudar a atingir o potencial que têm", confessou Paulo Oliveira.
O defesa central do SC Braga confessou ainda que os jogadores arsenalistas têm saudades de jogar em casa e sentir a força dos adeptos e expressou a sua vontade de, na próxima sexta-feira, dar a primeira alegria desta nova temporada de 2022/2023 aos adeptos do SC Braga.

"Temos saudades de jogar em casa, com a força dos nossos adeptos nas bancadas. Acredito que a massa associativa do clube também está desejosa de voltar ao estádio e espero que, no final desses 90 minutos, possamos dar-lhes uma alegria", desejou o defesa-central arsenalista.

Paulo Oliveira ainda deixou um apelo aos adeptos bracarenses, para que estes, na próxima sexta-feira, pelas 20 horas, marquem presença no Estádio Municipal de Braga para o último confronto da pré temporada do SC Braga frente aos espanhóis do Celta de Vigo.

em: https://correiodominho.pt/noticias/paulo-oliveira-defende-que-estagio-no-algarve-foi-muito-produtivo/138537

Lipeste

correiodominho.pt

Guerreiros do Minho fecharam estágio com sabor agridoce
Fábio Moreira

Certamente que este não o encerramento que o SC Braga para o seu estágio no Algarve. Os Guerreiros do Minho sofreram, na manhã de ontem, a primeira derrota da pré-temporada, ao caírem perante o Portimonense por 2-0, num jogo que decorreu no Estádio Municipal de Portimão. Pedro Sá e Yago apontaram os dois tentos dos algarvios.
O SC Braga iniciou a partida com: Lukas Hornicek na baliza, os defesas Paulo Oliveira, Bruno Rodrigues, Borja e Fabiano; Gorby, Lucas Mineiro, Roger e Hernâni no meio-campo e Simon Banza e Abel Ruiz na frente de ataque.

Durante a partida, Artur Jorge ainda lançou Tiago Sá, Moura, Schurrle, Rodrigo Gomes, Guilherme, Mario González, Castro, Dinis Rodrigues e Tormena.

O jogo começou equilibrado com ambas as equipas a disporem de poucas oportunidades para chegar ao golo, nos primeiros minutos da partida. Praticamente a meio do primeiro tempo, aos 26 minutos, a formação algarvia inaugurou o marcador. Na sequência de um livre lateral, Pedro Sá colocou a equipa da casa em vantagem. O SC Braga procurou reagir e, dois minutos depois, Simon Banza rematou fora da área, com a bola a sair junto ao poste direito de Payam Niazmand. A cinco minutos do intervalo, Yago apareceu junto à baliza de Lukas Hornicek e rematou para o segundo golo da formação algarvia no jogo.
Na segunda parte, o jogo manteve o equilíbrio que perdurou durante os primeiros 45 minutos. A caminhar para o final da partida, Schurrle rematou com precisão à entrada da área, mas o guarda-redes adversário evitou o golo e o resultado não mais se alterou.

Apesar do resultado negativo, uma nota positiva deste desafio é a clara aposta que Artur Jorge tem vindo a fazer nos escalões de formação, com os Guerreiros do Minho a terminarem esta partida com oito jogadores provenientes da formação (Tiago Sá, Guilherme, Fabiano, Schurrle, Francisco Moura, Gorby, Rodrigo Gomes e Dinis Rodrigues). De notar ainda que, para além destes oito jogadores, o SC Braga ainda fez alinhar Roger Fernandes, Lukas Hornicek e Hernâni Infande.

em: https://correiodominho.pt/noticias/guerreiros-do-minho-fecharam-estagio-com-sabor-agridoce/138535

Lipeste

ominho.pt

Braga perde no Algarve em jogo-treino com o Portimonense

O Portimonense venceu hoje o SC Braga por 2-0, em jogo de preparação para a I Liga de futebol disputado à porta fechada, que encerrou o estágio dos minhotos no Algarve.

No Estádio Municipal de Portimão, a formação treinada por Paulo Sérgio alcançou a segunda vitória consecutiva nesta pré-época, com golos de Pedro Sá (25 minutos) e Yago (41).

Nos algarvios, Payam, Moufi, Pedrão, Filipe Relvas, Seck, Pedro Sá, Bruno Reis, Anderson Oliveira, Rui Gomes, Welinton Júnior e Yago foram os titulares. Jogaram também Samuel Portugal, Ricardo Matos, Paulo Estrela, Felipe Dini, Chico Cardoso e Kim.

O conjunto minhoto, que somou o primeiro desaire na pré-época, ao sexto encontro, alinhou com Lukas Hornicek, Abel Ruiz, Roger, Paulo Oliveira, Simon Banza, Bruno Rodrigues, Lucas Mineiro, Borja, Gorby, Fabiano e Hernâni.

Jogaram ainda Tiago Sá, Moura, Schurrle, Rodrigo Gomes, Guilherme, Mario González, Castro, Dinis Rodrigues e Tormena.

Os algarvios voltam a jogar ainda hoje, ao final da tarde, frente aos angolanos do Petro de Luanda, enquanto a equipa de Artur Jorge volta à base para preparar o jogo de apresentação aos sócios, frente aos espanhóis do Celta de Vigo, na sexta-feira, no Municipal de Braga.

em: https://ominho.pt/braga-perde-no-algarve-em-jogo-treino-com-o-portimonense/

Lipeste

Correio do Minho


Diário do Minho


Lipeste

#10237
O Jogo

A Bola
Record
CM

JN



Lipeste


Lipeste

O Jogo


___



"É muito bom com a bola"

Nia­katé, reforço da defesa, só tem de melho­rar con­cen­tra­ção, diz ex-colega Phi­lipe Sam­paio


Conhe­ce­dor pro­fundo do fute­bol por­tu­guês, Phi­lipe Sam­paio des­taca a velo­ci­dade e a capa­ci­dade téc­nica do cen­tral, carac­te­rís­ti­cas que lhe per­mi­tem jogar como late­ral, mas tam­bém lhe deixa alguns con­se­lhos.

A trans­fe­rên­cia de David Carmo para o FC Porto podia ter dei­xado um vazio no eixo defen­sivo, mas o Braga estava pre­ca­vido e con­tra­tou Nia­katé, de 22 anos. O cen­tral fran­cês che­gou a titulo de emprés­timo por parte do Guin­gamp, mas existe uma opção de com­pra que será exer­cida se o joga­dor cum­prir 50 por cento dos jogos, tendo os arse­na­lis­tas de pagar 1,8 milhões de euros pelo passe.

Atu­al­mente no Bota­fogo, equipa trei­nada por Luís Cas­tro, Phi­lipe Sam­paio conhece bem Nia­katé, tendo os dois jogado lado a lado no Guin­gamp, em 2020/21, na II Liga fran­cesa. O cen­tral bra­si­leiro é ainda um pro­fundo conhe­ce­dor do fute­bol por­tu­guês, já que pas­sou pelo Boa­vista (2014 a 2017), Fei­rense (2018/19) e Ton­dela (2019/20), sem­pre na Liga Bwin, e depo­sita uma enorme con­fi­ança no antigo com­pa­nheiro. "O Nia­katé é um grande joga­dor e uma grande con­tra­ta­ção para o Braga. É rápido, muito téc­nico, tem um bom pé esquerdo, bom passe, gosta de con­du­zir a bola e de assu­mir o jogo. O Braga mudou de trei­na­dor e pode mudar o sis­tema tático , mas jogando com dois ou três cen­trais ele sente-se à von­tade", garante Phi­lipe Sam­paio em decla­ra­ções a O JOGO, recor­dando os tem­pos em que joga­ram jun­tos. "No Guin­gamp, quando o trei­na­dor mudou para qua­tro defe­sas, e como ele é muito habi­li­doso, fez alguns jogos como late­ra­les­querdo. Ataca e vai para cima dos adver­sá­rios. Tem poten­cial para che­gar a pata­ma­res mai­o­res."

Phi­li­pe­Sam­pai­o­não­tem­dú­vi­das que "Nia­katé tem tudo para tri­un­far no Braga", mas lem­bra que "pri­meiro tem o perí­odo de adap­ta­ção à lín­gua e ao fute­bol por­tu­guês, além de que vai encon­trar um nível de exi­gên­cia maior". "O Braga já tem uma base, uma equipa, mas ele tem tudo para evo­luir. Tem gran­des capa­ci­da­des para ser titu­lar do Braga", reforça o cen­tral bra­si­leiro.

Ape­sar das dife­ren­ças do fute­bol fran­cês para o por­tu­guês, Phi­lipe Sam­paio está con­victo que "Nia­katé não vai ter difi­cul­da­des em adap­tar-se", até pela forma de ser e de estar, tanto den­tro como fora do rel­vado. "Quando entra em campo trans­*****, é muito com­pe­ti­tivo e dá tudo pela equipa", garante, recor­dando ainda o tempo que pas­sa­ram jun­tos. "Quando che­guei ao Guin­gamp vi um jovem muito sor­ri­dente e brin­ca­lhão. Dou-me muito bem com ele. Como eu tinha pas­sado por Por­tu­gal, ele fazia mui­tas per­gun­tas sobre o fute­bol por­tu­guês."

Agora no Bra­sil, Phi­lipe Sam­paio está a tor­cer por Nia­katé, a quem deixa um con­se­lho para tri­un­far em Por­tu­gal. "Tem de melho­rar o nível de con­cen­tra­ção, por­que o nível de exi­gên­cia é cada vez maior. Às vezes, por ser um joga­dor muito bom com a bola nos pés, faz algu­mas coi­sas que um cen­tral não pode fazer. Mas acre­dito que vai melho­rar rapi­da­mente esse aspeto e vai cres­cer muito no Braga", asse­gura.

"Às vezes, por ser um joga­dor muito bom com a bola nos pés, faz algu­mas coi­sas que um cen­tral não pode fazer"

Phi­lipe Sam­paio

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20220725/281479280155925