News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Mercado de Verão 2020/2021

Started by RuberAlbus, 07 de March de 2020, 09:41

Previous topic - Next topic

suiçabraga

Enfim tavas também caladinho, com essas teorias!!

PEDRØ XVI

Quote from: NightHawk on 30 de September de 2020, 16:07
Teoricamente, mantendo o Paulinho investimos cerca de 20M € no plantel (já dou um desconto aos 30M da cláusula assumindo que ninguém a bateria). Ou seja, não compramos ninguém mas mantemos um jogador que tem mercado e que, especulo eu, podia facilmente sair por 10M ou 15M. Se o vendêssemos por 15M e contratássemos um avançado por 3M ou 4M ficaríamos melhor? Aí já teríamos ido ao mercado. Será que ficaria já tudo satisfeito?

O mesmo pode ser dito sobre o Carmo. Aquilo que pode ser discutido é se seria melhor vender o Carmo por 5M ou 10M (já dou um desconto às notícias dos 17M) e contratar um central por 2M ou 3M ou mantê-lo e assumir a consequência de não entrar dinheiro já e ele poder desvalorizar.

O Abel Ruiz pelo que custou tem que ser uma aposta. Tendo o Abel (que o próprio se assumiu como PL e que essa é a posição que mais gosta) e o Paulinho deixa de haver motivo para comprar um PL. Podem discutir se o Abel e o Paulinho são cepos, mas tendo ambos o valor de mercado que têm e o peso que têm já na equipa (principalmente Paulinho) a decisão aqui é se se vende um dos 2 para entrar outro.

O mesmo se passa com os centrais. O Carmo e o Viana são considerados titulares indiscutíveis pela estrutura e pelo treinador. Já se percebeu isso (podemos concordar ou discordar). E há Tormena e Raul. Ambos são considerados jogadores de qualidade pela estrutura (e fora dela, veja-se o interesse do Amorim no Tormena). Pode-se concordar ou não, e o ponto é esse. Para o treinador e para a estrutura nós temos 2 centrais titulares indiscutíveis e outros 2 bastante bons. Para os adeptos temos 4 cepos (já eu acho que se pudéssemos deviamos vender o Viana e contratar um central "patrão"). Até já tiro o Rolando desta equação.

Daí que para entrar alguém é preciso sair alguém. Não vamos ter um plantel com 30 jogadores, contratar um PL por 5M e meter o Paulinho no banco. Manter jogadores que têm mercado é também uma forma de investimento, porque é dinheiro que não entra (e normalmente vêm acompanhados com subidas de salário, etc) e há o risco de eles desvalorizarem. Veja-se o caso do Stoij. Nós ao não termos vendido o Stoij investimos (erradamente neste caso) vários milhões num avançado. O investimento não foi contratar um novo gastando uns milhões mas deixar de receber pelo Stoij e esse dinheiro ter sido perdido porque o jogador se desvalorizou.
Manter jogadores que têm mercado (ou se calhar não) não é uma forma de investimento quando não se tem opções suficientes para essa posição ou então não demonstram ter qualidade suficiente... acho que não é preciso dizer a quem me refiro em cada uma das situações.
O forum de "reserva": [url="https://superbraga.freeforums.net"]https://superbraga.freeforums.net[/url]

NightHawk

#5202
Por isso que eu digo que a discussão está aí. Para a maioria do fórum temos 2 cepos a avançados (Abel e Paulinho) e 5 cepos a centrais.
Para o treinador e para a direção temos 2 titulares para PL e 4 bons centrais, 2 deles indiscutíveis e com mercado para 10M ou mais. É por isso que não há contratações. Manter jogadores que alegadamente têm mercado de 10M é sim um investimento na equipa.

Podemos é discutir se é o investimento certo ou errado.

No ano passado no início da época havia a mesma discussão. Que o plantel era fraco e curto. O Amorim mostrou que afinal não era nada curto nem fraco e os resultados (3º lugar e TL) também mostraram que não, ainda por cima com treinadores de recurso pelo meio.


PEDRØ XVI

Quote from: NightHawk on 30 de September de 2020, 16:24
Por isso que eu digo que a discussão está aí. Para a maioria do fórum temos 2 cepos a avançados (Abel e Paulinho) e 5 cepos a centrais.
Para o treinador e para a direção temos 2 titulares para PL e 4 bons centrais, 2 deles indiscutíveis e com mercado para 10M ou mais. É por isso que não há contratações. Manter jogadores que alegadamente têm mercado de 10M é sim um investimento na equipa.

Podemos é discutir se é o investimento certo ou errado.

No ano passado no início da época havia a mesma discussão. Que o plantel era fraco e curto. O Amorim mostrou que afinal não era nada curto nem fraco e os resultados (3º lugar e TL) também mostraram que não, ainda por cima com treinadores de recurso pelo meio.
O treinador até pode achar que tem os 5 melhores centrais do mundo mas a realidade é que para as aspirações que temos não têm qualidade suficiente. Quanto aos PL's, o Paulinho só não chega pois, e isto já sido dito muitas vezes, o Abel Ruiz não é PL de raiz e o Schettine não sabe o que virá dali.
Se o objectivo é o terceiro lugar, ter esta defesa fraca que dói e a falta de uma segunda opção digna desse nome para a posição de PL é meio caminho andado para chegarmos ao final da época muito desiludidos.
O forum de "reserva": [url="https://superbraga.freeforums.net"]https://superbraga.freeforums.net[/url]

Lipeste

#5204
Quote from: enormeBRAGA on 30 de September de 2020, 15:24
Quote from: Lipeste on 30 de September de 2020, 15:15
Liquidez deve haver pois foii um dirigente, Casaca, que disse não termos necessidade de vender neste mercado...mentiu?
Isso não implica, que tenhas para gastar.

Sent from my M2002J9G using Tapatalk

"Não implica que tenhas para gastar" nem deixa de impliicar...tudo depende do planeamento e da  capacidade para assumir o risco a ele inerente...depende da forma como se compra, quando se paga e quando se vende, tudo isso até 30 JUn de 21 (relativamente a vendas e encaixes pós competições 20/21 e efectuadas até 30 JUn de 21, já dentro do próximo mercado de Verão mas ainda dentro do RdC 20/21).

enormeBRAGA

Quote from: Lipeste on 30 de September de 2020, 16:44
Quote from: enormeBRAGA on 30 de September de 2020, 15:24
Quote from: Lipeste on 30 de September de 2020, 15:15
Liquidez deve haver pois foii um dirigente, Casaca, que disse não termos necessidade de vender neste mercado...mentiu?
Isso não implica, que tenhas para gastar.

Sent from my M2002J9G using Tapatalk

"Não implica que tenhas para gastar" nem deixa de impliicar...tudo depende do planeamento e da  capacidade para assumir o risco a ele inerente...depende da forma como se compra, quando se paga e quando se vende, tudo isso até 30 JUn de 21 30 (relativamente a vendas e encaixes pós competições 20/21 e efectuadas até 30 JUn de 21, já dentro do próximo mercado de Verão mas ainda dentro do RdC 20/21).
Refiro me ao facto de não ser preciso vender. O que também não implica que haja liquidez, mas que pelo menos as contas estão seguras, no matter what.

Outra coisa que me faz um pouco de confusão, é a ansiedade de novas aquisições.
Malta, se não se vender o que há, não se vai comprar. O Fábio é um bom exemplo disso. Suponho que no presente, seja tremendamente difícil tentar vender alguém. É preciso que um outro clube, queira os nossos jogadores.

Sent from my M2002J9G using Tapatalk

#VãoTerDeContarConnosco

Lipeste

#5206
Quote from: enormeBRAGA on 30 de September de 2020, 17:05
Quote from: Lipeste on 30 de September de 2020, 16:44
Quote from: enormeBRAGA on 30 de September de 2020, 15:24
Quote from: Lipeste on 30 de September de 2020, 15:15
Liquidez deve haver pois foii um dirigente, Casaca, que disse não termos necessidade de vender neste mercado...mentiu?
Isso não implica, que tenhas para gastar.

Sent from my M2002J9G using Tapatalk

"Não implica que tenhas para gastar" nem deixa de impliicar...tudo depende do planeamento e da  capacidade para assumir o risco a ele inerente...depende da forma como se compra, quando se paga e quando se vende, tudo isso até 30 JUn de 21 (relativamente a vendas e encaixes delas provenientes pós terminus das  competições 20/21 e efectuadas até 30 JUn de 21, já dentro do próximo mercado de Verão mas ainda dentro do RdC 20/21).
Refiro me ao facto de não ser preciso vender. O que também não implica que haja liquidez, mas que pelo menos as contas estão seguras, no matter what.

Outra coisa que me faz um pouco de confusão, é a ansiedade de novas aquisições.
Malta, se não se vender o que há, não se vai comprar. O Fábio é um bom exemplo disso. Suponho que no presente, seja tremendamente difícil tentar vender alguém. É preciso que um outro clube, queira os nossos jogadores.

Sent from my M2002J9G using Tapatalk

A minha ansiedade é pela vitoria (sempre que o Braga joga), contínuo ansiosa por sentir ter condições reais  de entrar na luta pelo podium, sem depender "exclusivamente" de uma época medíocre por parte de outro(s) adversário(s)...o mercado só fecha a 30 Junho de 2021 portanto a questão é se há ou não vontade e condições para assumir esse risco, para comprar agora e adiar as grandes vendas para o final da temporada, até 30 de Junho de 21... considerando o que está em jogo e até os encaixes já confirmados acho que deveria haver ambas.

Claro que mesmo sendo possível comprar já e vender só a partir de Maio e até 30 de Junho (e já vendemos) teria sempre que sair gente agora (Raul, Rolando, ...).

JR1287

Já agora, e aproveitando a onda, também acrescento outra coisa que me faz confusão!

Andamos há anos a reclamar que não há um projeto estável e de futuro, que todos os anos se vendem jogadores e é necessário refazer a equipa, pois vende-se meia equipa e depois é preciso criar uma equipa de raiz. Este ano que se fez um esforço de manter a estrutura - só saiu quem tinha mesmo de sair, um porque não era nosso, outro porque bateram a cláusula - é uma desgraça porque se manteve a equipa e não há reforços... Vejam bem, o Braga só vende quem é bom, senão ninguém os quer; se são bons, é difícil substituí-los; mas se não saírem, não há necessidade de os substituir; assim, se não sai ninguém, também não pode entrar ninguém sob risco de ficarmos com jogadores em excesso e custos salariais enormes.
Toda a gente fala em "despachar" o Rolando, e vender o Viana e o Raul. Mas como, se nem os adeptos os acham bons? Obviamente que ninguém os quer comprar, mas o Braga também não os pode dispensar, senão tem de pagar os salários até ao fim do contrato; e mesmo emprestá-los é muito difícil, pois ninguém vai pagar os salários que eles ganham. Eu não tenho dúvidas que estes três centrais seriam titulares em 14 das equipas da nossa liga. Por isso também não tenho dúvidas que todas essas 14 equipas aceitariam receber um desses centrais por empréstimo. Mas ninguém tem dinheiro para lhes pagar os salários. Por isso vão continuar por aqui eternamente... Se era melhor ter outros centrais melhores? Sim, mas vamos pagar salários a 7 ou 8 centrais? Não dá, senão damos cabo do clube (foi assim que começou a crise dos outros, quando começaram a ter de pagar salários a cem jogadores). O erro foi dar-lhes contratos tão longos e salários excessivos - mas aí está, isso era o que toda a gente pedia, aguentar os jogadores o mais possível para manter a estrutura da equipa vários anos e não andar sempre a refazer a equipa.
Por isso, gostem ou não, este ano a opção foi manter a estrutura da equipa e não perder jogadores; se não saem jogadores (seja qual for o motivo: ou porque são imprescindíveis, ou porque ninguém os quer, ou porque não é possível / fácil emprestá-los) também não podem entrar outros.

Só mais uma nota: pouca gente sabe o que realmente vale o Schettine... Mas já todos concluíram que não presta, que não é alternativa ao Paulinho, e muito menos substituto. Mas se fosse um israelita que joga na Áustria, ou um miúdo italiano da segunda divisão, ou um iraniano ou um espanhol que marcaram menos golos que o Paulinho ou o Ricardo Horta (considerando todas as competições), já seriam bons! Atenção que eu não estou a dizer que eles não são melhores que o Schettine, porque a verdade é que não sei! Mas tenho a certeza que vocês também não sabem!!! Se foi contratado é porque quem o conhece (melhor do que vocês, pelo menos) achou que valia a pena, por isso pelo menos dêem-lhe o benefício da dúvida!

JR1287

Quote from: suiçabraga on 30 de September de 2020, 16:18
Enfim tavas também caladinho, com essas teorias!!

Deixa lá que as tuas...

Quote from: suiçabraga on 30 de September de 2020, 05:44
Se nos próximos dias não entrar reforços, este mercado de Verão foi de um amadorismo, até de fraudulenta, inacreditável que as lacunas que toda a gente vê, menos quem devia ver é que não vê . soTem um nome incompetência, quando não se é competente só tem um caminho rua seja ele quem for,andamos há mais de um mês completamente à dormir, andamos a defender os interesses dos outros em vez de defender os nossos,nenhum clube cresce sem investimento, não é só porque um ano ou outro as coisas correm vem, sem investimentos que vai sempre assim, qualquer dia as coisas vão correr mal,. se queremos ser grandes há que investir, e não andar enganar iludir a nação bracarense com promessas da boca para fora, o braga é nosso e só nosso..

Sabes o que significa "fraude"?

Outra vez a história do pagamento do Ruben Amorim? Só quem não quer é que ainda não percebeu que não havia outra solução!

Se queremos ser como os grandes - falidos, vigaristas, caloteiros, corruptos - há que investir até não sobrar nada! Se queremos ser sérios e duradouros, há que ponderar antes de investir. Até porque não temos acordos com bancos, nem ministros no camarote, nem primeiros ministros nas comissões de honra. O Braga é nosso, sim, mas se fosse dirigido pelos "nossos" já há muito que estava a fazer companhia ao Aves, ao Beira-Mar, ao Setúbal, ... Ainda bem que quem dirige o nosso clube segue as teorias certas e não as de certos outros...

Enfim tavas também caladinho, com essas teorias!!. Pois estavas. Já as teorias do NightHawk são bem mais assertivas, racionais e inteligentes! (além de muito coincidentes com as minhas...). Por isso não te cales NightHawk!

Sérgio Gonçalves

JR1477 e Nighthawk, parabéns. Ainda vale a pena vir aqui.

Enviado do meu ANE-LX1 através do Tapatalk

Sócio nº 2014

andromeda123

Só sei é que se o Salvador vende o Paulinho ao Sporting eu sou o primeiro a ir manisfestar-me em frente ao estádio e a pedir a demissão dele!

SEMPRESCB

Quote from: andromeda123 on 30 de September de 2020, 18:32
Só sei é que se o Salvador vende o Paulinho ao Sporting eu sou o primeiro a ir manisfestar-me em frente ao estádio e a pedir a demissão dele!
Seria a cereja no topo do bolo deste mercado mediocre. Podia pegar nas malas e fazer a viagem com ele. Mas isso deve ser treta para encher programas Mais Tabaco.

Lipeste

#5212
É impossível alguém mostrar insatisfação pela manutenção da esmagadora maioria do plantel, muito menos eu que, a esse nível, defendo já há alguns anos estabilidade através de um modelo assente em microciclos desportivos de 2/3 anos (construção do plantel e consolidação de processos na primeira época; manutenção da base e culmatar lacunas no segundo ano, tendo como principal objectivo o ataque ao podium com argumentos inquestionáveis; fazer as vendas necessárias no terceiro ano, voltar a reconstruir e solidificar processos, e assim sucessivamente...até ao fecho do ciclo uma grande venda por época poderá ser suficiente), mas não colmatamos as lacunas que transictam da época passada.

Carvalhal e AS podem acreditar nas capacidades daqueles que bem entendam (Viana, Raul, Rolando, um médio centro na ala direita, etc) mas essa crença não resolveu nem irá  resolver a nossa principal lacuna, lacunas até.

Lipeste

Paulinho no Sporting deveria ser uma impossibilidade, acredito que será mesmo impossível ir lá parar (por mais "caretas"/pressão que o jogador possa fazer).

rpo.castro

Quote from: Arsenalista on 30 de September de 2020, 15:40
Quote from: PAF on 30 de September de 2020, 15:08
Quote from: Axa on 30 de September de 2020, 14:49
Estamos no centenário, com três lugares de LC, com liquidez, com as lacunas mais do que apontadas, mas a chegar do fim do mercado já com quase dois meses de inacção.
(apaguei para não repetir o post todo)
O "com liquidez" não passa apenas de teoria... Ninguém sabe como na realidade vão as contas.
A época passada e esta estão a dar um rombo nas contas gigantesco, espero que quem gere esteja apenas a ser prudente!! Que dinheiro vai entrar este ano nas contas além da TV e claro das transferências? Pouco ou nenhum.
(o Sporting em minha opinião está a esticar ainda mais a corda, convém relembrar que o 3º lugar dá apenas acesso ao playoff (penso que é esta fase) da champions, nada garantido, veja-se o caso do Slb que neste ano deve ir com um rombo de mais de 100 milhões entre champions, público, publicidade) Mas com o mal deles vivo eu bem.
Não sei se temos equipa para o 3º lugar, mas tenho a certeza que temos equipa para ganhar diria que até com facilidade à grande maioria das equipas da nossa liga e é isso que esperemos quea conteça e que o resultado de 6ªf tenha sido um acidente.
No resto vejo um futuro negro para quase todos os clubes que já viviam no vermelho, não em admira nada que no final desta época ou nas seguintes mais 3 ou 4 clubes desapareçam.
O play-off será apenas a última de duas eliminatórias, tal como aconteceu este ano ao segundo classificado, pelo que entrar na fase de grupos não se adivinha nada fácil... basta olhar ao que aconteceu ao vice campeão português nas duas ultimas épocas...
Acho que para além da prudência orçamental, com as receitas a diminuir devido ao efeito da pandemia, será também uma forma de abrir espaço para dar mais oportunidades aos jovens dos escalões inferiores, como já tem acontecido com a chamada de alguns deles para treinar com a equipa principal...
O 3⁰ lugar dá acesso à 3a pro mas geralmente, como a vaga da Liga Europa é ocupada por uma equipa que se qualificou pra champions via campeonato, o 3⁰ sobe pro play off (como aconteceu este ano ao Krasnodar)
Quem não sente não é filho de boa gente.

Invest NO Braga

Muitos posts, diria mesmo que a maioria, dizem o mesmo, mesmo os que gabam a direcção por manter mais jogadores do que o habitual e defendem a estabilidade no plantel acabam por dizer que seria necessário um ou dois centrais. E os que defendem de forma mais acérrima que faltam 2 ou 3 jogadores não é pelo facto de o dizerem que não vêm que também há coisas bem muito feitas como é a manutenção da maioria do plantel, que  fora duas ou três posições, é excelente e equilibrado. Agora ter que optar por uma coisa ou outra, é precisamente isso de que a internet é feita hoje em dia:viver 'noutro planeta' de só poder ser extremistas preto ou branco e ficar confuso com o meio termo. Pode muito bem haver um excelente plantel E ainda com lacunas. Como dizia o outro, o que querem sei eu...deixar as coisas mal feitas e chegar a Dezembro e correr tudo a insultos e pedir o despedimento do mister. Não há mal nenhum em criticar no devido tempo, quem se incimoda com isso enfim...

Já sobre a liquidez as duas grandes transferências mais referidas são públicas e toda a gente já viu os documentos. Se tudo foi gasto e aplicado em dívidas anteriores e comissões cabe a quem diz que NÃO há essa liquidez explicar onde foi gasto, não o contrário. Aumento de salários e comissões para estes valores não convence.

As próprias intervenções da direcção levam a esse caminho: se é necessário fazer 15 milhões por ano e se faz muito mais, claro que sobrará para investir (já agora Ruiz é para pagar em vários anos). Ou de outra forma, se as contas têm estado equilibradas (todas as notícias passadas apontam nesse sentido), então era necessário ou 14 ou os 31 milhões (menos o necessário para esta temporada) parw cobrir dívidas?? Segundo essa lógica, se RA não calha de ir para os falidos quem entrava em bancarrota éramos nós! Como é que é possível considerar um montante tão excepcional e imprevisível como fundamental para as nossaa contas? Qualquer pessoa que pense um pouco nisso vê que não faz sentido.

Já sobre o CC e restante estrutura estarem satisfeitos com todas as posições do plantel, tenho dúvidas. Vamos então todos assumir que todas as notícias sobre reforços eram falsas (incluído aquelas confirmadas publicamente como Taremi ou Garay). Está quase a terminar o mercado... Os que dizem agora que está tudo porreiro já podem afiar as facas e começar a correr tudo a 'cepo' como habitual.

O que pouco é aqui discutido é talvez o mais importante para o clube: qual a pressa em realizar uma obra tão colossal tão depressa? Isso é que é fundamental... Essas grandes obras podem acabar mal... (Guimarães e Boavista perderam o estatuto de 'quarto grande' na ressaca dessas grandes obras centro estágio/estádio) Quando o último tijolo está colocado, o último a sair que feche a porta como sempre...e é com isto que os sócios do Braga têm verdadeiramente que se preocupar (e a falta de investimento este ano é apenas a primeira possível consequência se continuar a obra sem dúvida espectacular mas desnecessariamente apressada)

Pé Ligeiro

Quote from: NightHawk on 30 de September de 2020, 16:07
Teoricamente, mantendo o Paulinho investimos cerca de 20M € no plantel (já dou um desconto aos 30M da cláusula assumindo que ninguém a bateria). Ou seja, não compramos ninguém mas mantemos um jogador que tem mercado e que, especulo eu, podia facilmente sair por 10M ou 15M. Se o vendêssemos por 15M e contratássemos um avançado por 3M ou 4M ficaríamos melhor? Aí já teríamos ido ao mercado. Será que ficaria já tudo satisfeito?

O mesmo pode ser dito sobre o Carmo. Aquilo que pode ser discutido é se seria melhor vender o Carmo por 5M ou 10M (já dou um desconto às notícias dos 17M) e contratar um central por 2M ou 3M ou mantê-lo e assumir a consequência de não entrar dinheiro já e ele poder desvalorizar.

O Abel Ruiz pelo que custou tem que ser uma aposta. Tendo o Abel (que o próprio se assumiu como PL e que essa é a posição que mais gosta) e o Paulinho deixa de haver motivo para comprar um PL. Podem discutir se o Abel e o Paulinho são cepos, mas tendo ambos o valor de mercado que têm e o peso que têm já na equipa (principalmente Paulinho) a decisão aqui é se se vende um dos 2 para entrar outro.

O mesmo se passa com os centrais. O Carmo e o Viana são considerados titulares indiscutíveis pela estrutura e pelo treinador. Já se percebeu isso (podemos concordar ou discordar). E há Tormena e Raul. Ambos são considerados jogadores de qualidade pela estrutura (e fora dela, veja-se o interesse do Amorim no Tormena). Pode-se concordar ou não, e o ponto é esse. Para o treinador e para a estrutura nós temos 2 centrais titulares indiscutíveis e outros 2 bastante bons. Para os adeptos temos 4 cepos (já eu acho que se pudéssemos deviamos vender o Viana e contratar um central "patrão"). Até já tiro o Rolando desta equação.

Daí que para entrar alguém é preciso sair alguém. Não vamos ter um plantel com 30 jogadores, contratar um PL por 5M e meter o Paulinho no banco. Manter jogadores que têm mercado é também uma forma de investimento, porque é dinheiro que não entra (e normalmente vêm acompanhados com subidas de salário, etc) e há o risco de eles desvalorizarem. Veja-se o caso do Stoij. Nós ao não termos vendido o Stoij investimos (erradamente neste caso) vários milhões num avançado. O investimento não foi contratar um novo gastando uns milhões mas deixar de receber pelo Stoij e esse dinheiro ter sido perdido porque o jogador se desvalorizou.

O que temos que pensar é que quando vendemos um jogador por determinado valor, temos que admitir comprar outro que custe cerca de metade desse valor. Não podemos querer vender jogadores por 20, 25 ou 30 M e depois quer comprar por 2, 3 ou 4. A qualidade paga-se e se pretendemos que paguem a qualidade dos nossos jogadores, também temos que pensar que para comprar vai ser necessário investir na qualidade.
BRAGA SEMPRE MAIS!

mgl

Quote from: Lipeste on 30 de September de 2020, 18:50
É impossível alguém mostrar insatisfação pela manutenção da esmagadora maioria do plantel, muito menos eu que, a esse nível, defendo já há alguns anos um modelo assente em microciclos desportivos de 2/3 anos (construção do plantel e consolidação de processos na primeira época; manutenção da base e culmatar lacunas no segundo ano, tendo como principal objectivo o ataque ao podium; fazer as vendas necessárias no terceiro ano, reconstruindo e solidificando processos, e assim sucessivamente...até ao fecho do ciclo uma grande venda por época poderá ser suficiente), mas não colmatamos as lacunas que transictam da época passada.

Carvalhal e AS podem acreditar nas capacidades daqueles que bem entendam (Viana, Raul, Rolando, um médio centro na ala direita, etc) mas essa crença não resolveu nem irá  resolver a nossa principal lacuna, lacunas até.
microciclos de 2/3 anos? e queres consolidar projetos para quê? em que divisão? no campeonato de portugal? para mim nem nesse. se não se mantiver uma base sólida, constituÍda pelos melhores, vendendo somente o necessário e reforçando o possível  a cada ano, nunca poderás almejar a ser candidato a nada, quando muito ao euromilhões. deve-se manter os melhores, dentro do possível, para consolidar processos e conhecimentos de jogo entre eles, de modo a que esse conhecimento aliado aos melhores jogadores que podemos e conseguimos manter, seja a cada ano uma mais valia ao nosso jogo, conforme se tem verificado, independentemente de termos épocas atípicas, como a transacta. isso não se faz a mudar tudo em 2/3 anos. quem prevê projetos com duração máxima de 2/3 anos para um clube como o SCB, sem o poderio de poder manipular governos ou banca, e ainda exigir que se gaste metade do valor das vendas, como se pede por aqui, em investimento em jogadores a cada mercado, como se os gastos anuais de um clube passasse somente pela folha salarial do onze principal, e mesmo assim quer almejar ao pódio, a cada 2/3 anos, presumo, tem de estar a alucinar. os últimos projetos de curta duração que observamos no futebol português, com visionários de como obter excelentes equipas e grandes lucros, em pouco tempo, vide belem, aves, ..., também tiveram estas utopias, espero nunca nos tornarmos numa.


Invest NO Braga

Amanhã nova convocatória para a selecção... André Silva dificilmente sairia da lista já Gonçalo Guedes não saiu do banco ontem e segundo o seu próprio treinador 'não está ao melhor nível'.

Lipeste

#5219
O argumento que não colhe é aquele que se agarra ao facto de SAD/AS continuar a seguir a linha de sempre no ataque ao mercado, salvo raras excepções... é assim desde a primeira década do milénio (à era data necessária e foi muito importsnte) mas convém não esquecer que já há muitos anos passamos a vender por valores nunca antes vistos e essa nova realidade (,encaixes cada vez mais milionários) deveria impolssionar também o investimento no mercado de transferências na aquisição de jogadores de outro nível...vender como nunca e continuar a comprar como sempre, como no passado, não ajuda a subir o próximo degrau... não há no fórum ninguém que valorize a estabilidade financeira da SAD/Clube mais do que eu (tanto como eu não tenho qualquer dúvida) mas essa não pode servir para outra coisa senão como instrumento ao serviço dos objetivos desportivos.