News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Sondagem oficial Intercampus: 1,5% dos portugueses são adeptos do Braga

Started by Legião, 02 de November de 2019, 17:38

Previous topic - Next topic

Legião

Uma sondagem divulgada este sábado pelo jornal Correio da Manhã revela que 1,5% dos portugueses são adeptos do SC Braga, o quarto clube no país com mais simpatizantes.

A sondagem elaborada pela Intercampus colocou a equipa bracarense em quarto lugar nas preferências dos portugueses, seguindo-se o Vitória SC, que reuniu 0,8% das intenções de simpatia por parte dos sondados.

No topo desta sondagem, com quase metade das intenções, está o campeão nacional Benfica, com 46% de simpatizantes em Portugal. Segue-se FC Porto, com 24,7% do total e em terceiro o Sporting CP, com 23,8%.

De destacar que o Benfica reúne quase tantos adeptos como os restantes clubes todos juntos.

Em https://ominho.pt/15-dos-portugueses-sao-do-braga/

As sondagens valem o que valem mas mesmo que tenha alguma margem de erro que é natural não deixa de retratar uma realidade. Estes números vão de encontro aquilo que alguns foristas têm dito e no qual me incluo de que o Braga tem mais adeptos do que, por vezes, se quer passar na opinião pública onde muitos insistem em passar a mensagem que o Braga não tem adeptos, o Braga tem adeptos e muitos e acredito que com as crianças e jovens braguistas que hoje se vê a tendência será crescer ainda mais.

O que infelizmente também é verdade, e temos de ter a humildade de o perceber, é que o clube não tem tido a capacidade de levar pelo menos uma percentagem maior deste universo braguista ao estádio, e porquê que isso acontece? Na minha opinião, a resposta está na incapacidade que o clube tem tido ao longo dos anos de trabalhar os seus adeptos e a marca Braga.

Continuo achar que para um clube como o Braga, numa cidade e região com a dimensão em que está inserido, ter um estádio para 30 000 adeptos não é demasiado e acho um erro se um dia avançarmos para um novo estádio e tiver menos capacidade que isso, o que tem faltado é a capacidade de levar os adeptos ao estádio, se isso já tivesse sido feito desde há vários anos acredito que as nossas médias de espectadores hoje já seriam bem maiores, a boa notícia é que ainda pode ser trabalhado e mais vale tarde do que nunca.

Penso que a  solução passa por boas performances desportivas que são sempre importantes para arrastar mais adeptos e um melhor trabalhar da questão dos adeptos e o do braguismo, que, a meu ver, tem de ser através de um departamento de marketing competente e focado em trabalhar a captação e fidelização de adeptos e a sua ida ao estádio.

Que se aproveite este tipo de notícias para trabalhar os adeptos a marca Braga e o braguismo.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

enormeBRAGA

A ***** da azia que vai nas redes sociais, por causa disto. Lovin it...
[emoji23][emoji23]

Sent from my Mi A2 using Tapatalk

#VãoTerDeContarConnosco

dioogo

Convém lembrar que isto é baseado na opinião de 604 pessoas maiores de 18 anos. Não sei como conseguem fazer uma sondagem baseado num número tao pequeno comparado a população portuguesa.
"Perderemos batalhas, mas jamais perderemos a guerra"

Legião

Quote from: dioogo on 02 de November de 2019, 18:01
Convém lembrar que isto é baseado na opinião de 604 pessoas maiores de 18 anos. Não sei como conseguem fazer uma sondagem baseado num número tao pequeno comparado a população portuguesa.

Certo, de qualqauer das formas são empresas especializadas que estão habituadas a fazer este tipo de sondagens, é normal que tenha margem de erro, para cima ou para baixo. É daquelas que se dissessem que o 4º clube com mais adeptos era o Guimarães se calhar já poucos iam questionar visto como tem sido alimentado o mito ;), não tou a dizer que era o teu caso, mas para se perceber a ideia.

Bom era o Braga aproveitar estes dados e este tipo de notícias para as trabalhar de forma a levar mais gente para o clube, para o estádio, assim como patrocinadores, etc.

kiko scb

A mim interessa-me é o número de sócios activos e o número de presentes no estádio e que seguem a equipa. Isso sim. O resto... É o resto.

PAF

Atendendendo à especificidade do adepto de futebol em Portugal uma sondagem destas, com este número de contatos  tem um valor igual a zero. Serve para entreter o pessoal nas redes sociais, imagino os espanhóis a azia que ficam!!
Se lhe quiserem dar algum valor atendendo aos números em comparação com um Slb nós ter 10mil no estádio já é muito bom.
No fim o que importa é os sócios pagantes e claro os números dentro do estádio, pois sem esses não existe clube.

Cão Vadio

Costuma haver uma margem de erro divulgada neste tipo de sondagem. No entanto, não tenho dúvida alguma que sempre tivemos mais preferência, mesmo no que respeita a cidadãos não Bracarenses, em relação aos "espanhóis". Eles estão restrictos ao publicozinho deles, nada mais, e porquê? Pq não fazem mais nada senão andar a "medir pilas" connosco. Nós sempre tivemos mais objectivos. Somos tb uma equipa intrometida e q compete com os "3 ajudados do costume", desde á muitos anos atrás. Isso é um pau de dois bicos, ou seja, não agrada a gregos e troianos..!! Tira-nos, mas tb nos dá simpatizantes. Em espanha, é tudo uma cambada de benfiquistas , aonde pelo meio sobressaem uns poucos milhares de fundamentalistas vitorianos anti-Braga. Para resumir; nunca tive dúvidas que eles são uma minoria. Só que a CS, pelo ódio que nos tem, faz questão de superiorizar o fanatismo e o número de adeptos desta vergonhosa equipa , que não tem personalidade nem identidade. Parecem mais uns vendidos e subjugados, tipo os caxineiros.

NightHawk

No contexto da política todas as sondagens em Portugal são baseadas numa amostra dessa magnitude. E normalmente não erra por muito porque é na realidade baseado num histórico e um estudo científico que define as tendências. Por exemplo, já se sabe que há determinadas regiões, ou secções de voto que normalmente seguem sempre o resultado final, daí que isso é extrapolado para fazer sondagens. No contexto da política, em Portugal, uma sondagem entre 300 a 600 pessoas normalmente está alinhada com a realidade (com uma margem de erro a rondar os 5%).

O contexto aqui é outro, não é política é futebol e como não me lembro de haver um histórico de sondagens é normal que o estudo possa ter uma margem de erro maior.

De qualquer forma, é um dado estatístico relevante, tal como qualquer sondagem bem feita o é. Aliás, o facto de em 600 pessoas numa amostra por todo o país termos o dobro de adeptos dos vizinhos é sim um facto relevante. E sinceramente não me surpreende. Adeptos simpatizantes temos e sempre tivemos mais que eles, da mesma forma que temos mais sócios. A questão dos adeptos no estádio é diferente. É como em Portugal 80% das pessoas serem católicas mas nem metade dessas vai à missa.

Um bom departamento de marketing, como uma SAD como a nossa deveria ter, já devia ter feito um estudo semelhante na região para perceber quem é simpatizante, quem é sócio, quem vai ao estádio e a frequência, porque isso é fulcral para se perceber o tipo de campanhas necessárias. Um bom departamento de marketing também usaria esta sondagem a seu favor e colocava isto num pedestal e criava uma campanha em cima disto.

Até digo mais, mesmo que este estudo fosse completamente errado ou insignificante (que não será, a intercampus tem uma reputacao bastante boa em sondagens), é obrigação de um bom departamento de marketing usar isso como uma verdade provada e trabalhar em cima dela (os partidos políticos assim o fazem para criar tendências nos eleitores).

Se nós não aproveitamos os dados a nosso favor, quem vai?

Legião

Quando abri o tópico era para mais do que dar destaque à sondagem, que também é importante, é mais para realçar essa realidade na qual acredito e que este tipo de notícias, com mais ou menos margem de erro, vem reforçar que é de haver muito braguista para ser trabalhado, ou seja, esses que têm um carinho pelo clube mas que ainda não são "militantes" e, na minha opinião, pouco são estimulados a ser. Tem a palavra o clube em primeiro perceber porque muitos não vão ao estádio e depois definir uma estratégia para os trazer e que quando venham tenham uma boa experiência de maneira a que vejam com bons olhos a ideia de voltar.

Somos Braga!

Quote from: kiko scb on 02 de November de 2019, 20:53
A mim interessa-me é o número de sócios activos e o número de presentes no estádio e que seguem a equipa. Isso sim. O resto... É o resto.
Estás enganado. Esse resto é de extrema importância. O valor da marca Benfica não está nos 60.000 que vão ao estádio...

Enviado do meu VTR-L09 através do Tapatalk

O verdadeiro adepto vê-se nas derrotas!

joaomf

Vi em tempos num livro (creio que era o livro "Serrado, R. and Serra, P.; História do futebol português: Uma análise social e cultural"; 2014), a informação que temos mais adeptos que eles. A sondagem que serviu de base era anteior a 2014.
Vou procurar esses dados e divulgar aqui.

Lipeste

Essa sondagem poderá vir a valer mais alguns milhõ€s em publicidade e numa futura negociação dos direitos televisivos centralizados...ainda que não esteja bem certo que venhamos a encaixar mais do que os actuais €10M, antes pelo contrário, a não ser que o pacote centralizado venha a ser negociado por um valor bem superior ao actual somatório dos 18 clubes que se cifra, mais milhão menos milhão, em aproximadamente €200M...convém também ter resultados desportivos pois as classificações na I Liga e prestações europeias dos ultimos cinco a dez anos, para além do histórico mais alargado, juntamente com o número de adeptos, serão os principais itens a ter em conta para a distribuição do dinheiro dos direitos televisivos.

Sérgio Gonçalves

Não acredito nessa sondagem mas só pela azia do outro lado do monte já vale a pena.

Enviado do meu ANE-LX1 através do Tapatalk

Sócio nº 2014

joaomf

Quote from: joaomf on 03 de November de 2019, 01:03
Vi em tempos num livro (creio que era o livro "Serrado, R. and Serra, P.; História do futebol português: Uma análise social e cultural"; 2014), a informação que temos mais adeptos que eles. A sondagem que serviu de base era anteior a 2014.

A sondagem a que me refiro foi encomendada em 1992, pelo jornal "A Bola" à Marktest.
O SCBraga era já, nesse altura, o quarto clube português com mais adeptos.
Era o clube com mais adeptos no distrito de Braga.
Era aliás o único clube, para além dos 3 estarolas, que liderava as preferências num distrito.
No distrito de Braga, o V. Guimarães era o 4. º clube com mais adeptos, à frente do Sporting.

Quem quiser ver mais detalhes, leia as páginas 179 a 184 do seguinte livro:
Serrado, R. and Serra, P.; História do futebol português: Uma análise social e cultural", vol. II, 2014

Kwanza99

Quote from: joaomf on 05 de November de 2019, 11:03
Quote from: joaomf on 03 de November de 2019, 01:03

A sondagem a que me refiro foi encomendada em 1992, pelo jornal "A Bola" à Marktest.
O SCBraga era já, nesse altura, o quarto clube português com mais adeptos.
Era o clube com mais adeptos no distrito de Braga.
Era aliás o único clube, para além dos 3 estarolas, que liderava as preferências num distrito.
No distrito de Braga, o V. Guimarães era o 4. º clube com mais adeptos, à frente do Sporting.

Quem quiser ver mais detalhes, leia as páginas 179 a 184 do seguinte livro:
Serrado, R. and Serra, P.; História do futebol português: Uma análise social e cultural", vol. II, 2014

Muito bom! Obrigado!
Zauuu ⚔️🔴⚪️

Sérgio Gonçalves

Jmf, consegues partilhar a ficha técnica dessa sondagem de a bola?

Enviado do meu ANE-LX1 através do Tapatalk

Sócio nº 2014

(S)oon(C)hampion(B)raga

infelizmente na "lusofonia" e "Diáspora" tuga é que não há números

mas que eu tenha já visto... o clube tem casas/filiais... em frança, suiça, canada... pelo menos esses 3 países sei que há...

mas não há dados para contabilizar o numero de tugas pelo mundo que é Braguista né????...

infelizmente ainda anda no tempo da roda quadrada as sondagens tugas...  ::) ::) ::) >:( >:( >:( >:(
[url="https://fb.watch/l3N5OntDOI/"]https://fb.watch/l3N5OntDOI/[/url]