News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Liga Europa

Started by rpo.castro, 01 de July de 2019, 10:51

Previous topic - Next topic

Lipeste

A Holanda perfila-se como o nosso adversário directo para os próximos anos na luta pelo sexto lugar do Ranking UEFA.

joaoPC

Quote from: Lipeste on 01 de October de 2021, 07:24
A Holanda perfila-se como o nosso adversário directo para os próximos anos na luta pelo sexto lugar do Ranking UEFA.

E nós também estamos na luta pelo 5°

Lipeste

SC Braga na Liga Europa

5 noites para os "Guerreiros" recordarem


Com o nome cada vez mais visto como habitual entre o lote de apurados para as competições europeias, o SC Braga tem cimentado a sua reputação entre os melhores com exibições e resultados que todos os bracarenses gostam de relembrar.

Em dia de mais uma jornada europeia, "puxamos a fita atrás" para recordar cinco jogos europeus nos quais o Braga se impôs a adversários de peso, criando momentos mágicos e inesquecíveis para o clube que muitos já apelidam de "quatro grande" em Portugal.

5.

https://youtu.be/_KqbIriD77Q

SC Braga 1-1 FC Bayern (2007) – Na fase de grupos da Taça UEFA, a sorte ditou que bracarenses e bávaros tivessem que se encontrar na cidade dos Arcebispos. Num modelo em que os grupos eram compostos por cinco equipas, o empate na "Pedreira" teve golos de Miroslav Klose e Roland Linz, garantindo um ponto que confirmou o segundo lugar do Braga, apenas atrás dos alemães.

4.

https://twitter.com/ElevenSports_PT/status/1260513355464347648?s=15

SC Braga 2-0 Arsenal FC (2010) – A temporada europeia do Braga em 2010/11 esteve perto de ser perfeita, mas não começou de feição. A derrota pesada em Londres deixou os bracarenses com sede de vingança, e essa foi servida numa noite fria de novembro. O Braga terminou o grupo em terceiro lugar, "caindo" para a Liga Europa e só parando na final, derrotado pelo FC Porto em Dublin.

3.

https://youtu.be/v4kZr5Tp23k

SC Braga 1-0 Liverpool FC (2011)  – Novamente a "mágica" época 2010/11. Nos oitavos de final da Liga Europa, Braga e Liverpool disputaram a continuidade em prova. O golo de Alan, de grande penalidade, selou a eliminatória logo aos 18 minutos da primeira mão, com o coletivo bracarense a sobrepor-se a um Liverpool longe do que temos hoje em dia.

2.

https://twitter.com/SPORTTVPortugal/status/1417167638720126977?s=15

SC Braga 3-3 Leicester City FC (2020) – Um jogo mais recente que merece menção pelos golos e emoção que ofereceu a quem assistiu. Com golos quase do primeiro ao último minuto, o Braga deu uma imagem de grande qualidade perante uma equipa que cada vez mais se afirma no panorama inglês. O golo de Fransérgio, aos 90′, parecia dar a vitória aos bracarenses, mas o inevitável Jamie Vardy tinha outros planos...

1.

https://twitter.com/SCBragaOficial/status/1211668104494927877?s=15

SC Braga 1-0 SL Benfica (2011) - Qualquer adepto do Braga se arrepia só de ouvir falar do golo de Custódio na meia-final diante do Benfica. Depois de terem perdido por 2-1 na primeira mão, no Estádio da Luz, os bracarenses "vingaram-se" em casa e garantiram o apuramento para a final da Liga Europa. Quando todos já falavam num "clássico" entre "Águias" e "Dragões", os "Guerreiros" tiveram outras ideias.

em: https://bolanarede.pt/internacional/ligaeuropa/sc-braga-liga-europa/

Hucry

Ontem o Estrela Vermelha dominou a seu bel prazer o Ludogorets na Bulgária, ganhou por um mas podia ter ganho facilmente por dois ou por três, depois destas duas jornadas iniciais, parece-me claramente que somos a equipa mais capacitada do grupo e temos tudo para passar, passar em primeiro era fundamental e temos capacidade para isso.

Lipeste

#1224
Nós com 4 equipas a dividir por 6 (4/6) contra 6/6 da França e 5/5 da Holanda não é difícil antever que no final desta temporada e início da próxima estaremos mais longe da França e teremos a Holanda bastante mais próxima.

No final desta temporada é mais do que provável ficarmos mais longe da França do que aquilo que agora estamos e só não iniciaremos a próxima época também mais distantes se nesta a França não somar mais do que 1 834 pts em relação a nós na época em curso, 3 033 pts no somatório total, (os 1 834 pts correspondem à diferença das pontuações referentes às temporada 17/18, favoráveis a Portugal).
Relativamente à Holanda é já uma certeza a sua aproximação na época em curso (nesta temporada já somam mais 1 650 pts do que nós (só para igualar precisamos de conseguir mais 5V do que eles 10 pts/ por seis equipas, não se adivinha provável), mais certo ainda é iniciarem a próxima temporada a morder-nos os calcanhares muito em função dos pontos que caem da época 17/18 (9 666 pts de Portugal contra os 3 900 pts da Holanda, uma diferença de 6 766 pts favoráveis aos holandeses...se a época terminasse agora iniciariam a próxima com uma desvantagem de apenas 1 650 pts mas a a probabilidade será ser ainda menor).

Mais do que pensar no quinto lugar do Ranking (ficará mais distante) a nossa principal preocupação será a manutenção do sexto e o principal adversário nessa luta será mesmo a Holanda.

O melhor que poderia acontecer está época era os três metralhas conseguirem cair para LE e claro o Braga seguir em frente, se assim não for será um descalabro.

Lipeste

Quote from: A4 on 01 de October de 2021, 10:01
Ontem o Estrela Vermelha dominou a seu bel prazer o Ludogorets na Bulgária, ganhou por um mas podia ter ganho facilmente por dois ou por três, depois destas duas jornadas iniciais, parece-me claramente que somos a equipa mais capacitada do grupo e temos tudo para passar, passar em primeiro era fundamental e temos capacidade para isso.
Somos de facto muito superiores a qualquer uma das outras três equipas mas é preciso demonstra-lo na prática em campo...neste momento os nossos jogos são de tripla, é urgente acabar com essa incerteza, estabilizar emocionalmente o grupo/Angel/equipa, melhorar a qualidade de jogo, aprimorar rotinas, aumentar a intensidade, melhorar a finalização e entrar num ciclo vitorioso que consolide tudo isso..que a paragem seja bem aproveitada para trabalhar e que no regresso nos traga um Braga diferente, um Braga bastante mais intenso e dominador.

Hucry

Sim, a Holanda fará alguns pontos este ano, o Feyenoord e o AZ são equipas que costumam estar nas andanças da Liga Europa, estão na Conference League, a probabilidade de fazerem muitos pontos é bastante grande.

O pior é quando chega a fase a eliminar, sem ser o AJAX.. o resto das equipas holandesas costuma ser fogo de vista na fase a eliminar, um pouco à semelhança de Portugal.

rpo.castro

Para já estamos a fazer jogo igual com a França. O pior será quando as equipas portuguesas forem todas eliminadas e no mínimo o PSG irá continuar a somar pontos até uma fase bastante adiantada, a não ser que surja uma surpresa muito grande ou o capricho do sorteio.

Com a Holanda, só nesta época estão a fazer mais pontos que Portugal, perdendo em todas as outras. Estão ajudados pelo facto de terem 3 equipas na Liga Conferência, e o PSV estar a somar pontos na Liga Europa. A maior parte das equipas parece que irá seguir em frente (o PSV fica nos 3 primeiros da LE), o Vitesse à partida deverá ficar em 3º.

Portugal teve 2 problemas esta época: o sporting ser campeão (e assim temos uma equipa fraca que não consegue aproveitar o facto de ser pote 1), e Porto e Benfica serem penalizados no ranking pelas épocas anteriores em que não conseguiram chegar à fase de grupos, e serem atirados para o pote 3.
Ao contrário do que é dito, o melhor que pode acontecer às equipas portuguesas (entenda-se Porto e Benfica) é passarem aos Oitavos da Champions e não cair para a Liga Europa, porque só a passagem aos Oitavos garante 5 pontos de bónus. Na Liga Europa teriam de chegar aos quartos de final para igualar.
Da mesma forma, o Braga se passar em 1º contribui com 4 pontos, se passar em 2º com 2 pontos de bónus. Se passar para a Conferência só receberia pontos bónus por atingir as meias finais e final (1+1).
Ou seja, a não ser que se vá mesmo muito longe numa competição, mais vale manter-se na competição mais importante mesmo sendo eliminado mais cedo.

https://kassiesa.net/uefa/calc.html
https://kassiesa.net/uefa/data/method5/ccoef2022.html
https://kassiesa.net/uefa/data/method5/crank2022.html

Já agora o jornal O Jogo tem de atualizar as épocas que tem na tabela. A 1ª coluna é época 17/18, e a última é a actual 21/22.
Quem não sente não é filho de boa gente.

Lipeste

Não apercebi desse erro, mas os dados das colunas estão corretos.

Lipeste

pt.uefa.com

UEFA Europa League: O que esperar da Jornada 3

A fase de grupos chega a meio caminho com vários pontos de interesse e o Braga a viajar até à Bulgária.

A UEFA Europa League está de regresso com mais uma série de jogos, incluindo uma viagem familiar para o Marselha de Cengiz Ünder e um confronto entre os dois melhores marcadores da competição até ao momento. O Braga desloca-se à Bulgária para defrontar o Ludogorets.

O UEFA.com escolhe alguns dos destaques da Jornada 3, apresentados pela Enterprise.

Terça-feira, 19 de Outubro
Group G: Celtic - Ferencváros (15h30)

Quarta-feira, 20 de Outubro
Group C: Spartak Moscovo - Leicester (15h30)

Quinta-feira, 21 de Outubro
Group A: Sparta Praga - Lyon (20h00), Rangers - Brøndby (20h00)
Group B: PSV Eindhoven - Mónaco (20h00), Sturm Graz - Real Sociedad (20h00)
Group C: Nápoles - Légia Varsóvia (20h00)
Group D: Fenerbahçe - Antuérpia (17h45), Eintracht Frankfurt - Olympiacos (20h00)
Group E: Lázio - Marselha (17h45), Lokomotiv Moscovo - Galatasaray (20h00)
GRUPO F: Ludogorets - Braga (17h45), Midtjylland - Estrela Vermelha (17h45)
Group G: Bétis - Leverkusen (17h45)
Group H: Rapid Viena - Dínamo Zagreb (17h45), West Ham - Genk (20h00)

Hora de início dos jogos de Portugal Continental

O que esperar?

Braga viaja até à Bulgária


Depois do susto inicial contra o Midtjylland, num jogo em que chegou ao intervalo a perder por 1-0 depois de ter falhado uma grande penalidade, o Braga partiu para uma grande segunda parte e somou os primeiros pontos no Grupo F, vencendo por 3-1. "Falhámos um penálti e não baixámos a cabeça", afirmou Galeno, autor de dois golos pela equipa do Minho e que já soma três na competição. "Depois entrámos bem no segundo tempo e conseguimos virar o resultado." Segue-se agora uma deslocação à Bulgária para defrontar o Ludogorets, equipa onde joga o português Josué Sá. Os dois clubes integraram o mesmo grupo na UEFA Europa League de 2017/18 e o Braga não conseguiu vencer nenhum dos jogos: derrota em casa por 2-0 antes de um empate 1-1 fora. Será desta?

Cengiz de volta a Roma

O médio Cengiz Ünder, do Marselha, conhece muito bem a tarefa que a sua equipa tem pela frente na viagem até ao terreno da Lázio, isto porque passou três época na rival Roma. "O dérbi Roma - Lázio é um dos maiores clássicos, conhecido em todo o Mundo", disse o avançado turco de 24 anos. "Não posso dizer que as coisas serão muito diferentes para mim porque é um ambiente ao qual estou acostumado. Conheço a equipa [da Lázio] e espero que tudo corra bem."

Goleadores defrontam-se em Sevilha

Nenhuma equipa marcou mais golos nos dois primeiros jogos da fase de grupos do que o Bétis (sete) e o Leverkusen (seis) e a dupla goleadora – duas das estrelas da competição desta época – vão estar frente a frente em Sevilha. Nabil Fekir, dos espanhóis, assinou três golos em dois jogos, enquanto Florian Wirtz, jovem-sensação de 18 anos, fez golos nos últimos cinco jogos em Setembro pelo Leverkusen, incluindo nas duas rondas iniciais.

Trio de respeito no Grupo B

Quando PSV, Mónaco e Real Sociedad foram sorteados para o Grupo B, muita gente apontou-o como sendo o mais difícil de todos. Os espanhóis já empataram com os outros dois concorrentes e esperam agora ganhar terreno contra o Sturm Graz, enquanto PSV e Mónaco, que disputaram o "play-off" da UEFA Champions League esta época, enfrentam-se em Eindhoven.

Outros destaques

• O Dínamo Zagreb igualou o recorde doe menos golos sofridos na fase de grupos, ao conceder apenas um na época passada, mas será que alguma equipa consegue igualá-lo ou mesmo quebrá-lo? Lyon, Sparta Praga, Légia Varsóvia, Galatasaray e West Ham ainda não têm golos sofridos à entrada para a Jornada 3.

Datas importantes

Fase de grupos

- 15/16 de Setembro: Jornada 1
- 30 de Setembro: Jornada 2
- 20/21 de Outubro: Jornada 3
- 4 de Novembro: Jornada 4
- 24/25 de Novembro: Jornada 5
9 de Dezembro: Jornada 6

Fase a eliminar
- 13 de Dezembro de 2021: Sorteio do "play-off"
- 17 e 24 de Fevereiro de 2022: "Play-off"
- 25 de Fevereiro de 2022: Sorteio dos oitavos-de-final
- 10 e 17 de Março de 2022: Oitavos-de-final
- 18 de Março de 2022: Sorteio dos quartos-de-final e das meias-finais
- 7 e 14 de Abril de 2022: Quartos-de-final
- 28 de Abril e 5 de Maio de 2022: Meias-finais
- 18 de Maio de 2022: Final (Estadio Ramón Sánchez-Pizjuán, Sevilha)

em: https://pt.uefa.com/uefaeuropaleague/news/026e-1377a33eb1ad-00973865d79f-1000/

Lipeste

#1230


Lipeste


Lipeste


Lipeste

maisfutebol.iol.pt

RANKING UEFA: França mantém distância, Países Baixos ameaçam?

O desempenho e o contributo dos clubes portugueses


Na época atual, Portugal tem o sétimo melhor desempenho do Ranking UEFA


Desempenho em 2021/22 e contributo dos clubes a cinco anos



Percentagens arredondadas

em: https://maisfutebol.iol.pt/benfica/fc-porto/ranking-uefa-franca-mantem-distancia-paises-baixos-ameacam

Lipeste

#1234



Hucry

Este ranking com AZ Alkmar, Feyenoord e muito provavelmente o PSV na Conference League.. vai acabar a Holanda por ultrapassar Portugal. Ajax é claramente uma equipa a parte, as restantes holandesas não as considero melhor do que nós. Não vale a pena vir falar do PSV, começaram com muito hype a época mas já estabilizaram no seu normal, raramente fazem melhor campanha do que nós na LE.

Mas estando na Conference League, têm possibilidade de fazer bem melhor, tanto ele como as outras holandesas que estão lá. Vão ultrapassar Portugal no final de época.

tiago1992

Só uma dúvida os pontos atribuídos na Liga Europa são iguais aos atribuídos na Conference?

RuberAlbus

Quote from: tiago1992 on 05 de November de 2021, 10:23
Só uma dúvida os pontos atribuídos na Liga Europa são iguais aos atribuídos na Conference?

Entendo que são iguais em todas as competições. Pelo menos no que diz respeito à faze de grupos. Depois divergem de acordo com as pré-eliminatórias e eventuais apuramentos para fases mais avançadas.

rpo.castro

Quote from: tiago1992 on 05 de November de 2021, 10:23
Só uma dúvida os pontos atribuídos na Liga Europa são iguais aos atribuídos na Conference?
Os pontos por vitória (2) e empate (1) são iguais em todas as competições, a partir da fase de grupos.
As diferenças estão nas fases de qualificação e sobretudo nos pontos de bónus por passagem de eliminatória.

Acho que implícito está a pergunta se vale a pena seguir em frente numa competição sendo provável a eliminação na fase seguinte, ou ficar em 3º e ir mais longe.
É preciso ir muito mais longe na competição abaixo para compensar os pontos de bónus que se perde.
Como dificilmente vejo qualquer equipa portuguesa a chegar às meias finais da LE ou no caso do Braga, da conference, em termos de ranking o melhor seriam passarem todas à fase seguinte.

Cálculos dos pontos:
https://kassiesa.net/uefa/calc.html
Quem não sente não é filho de boa gente.

Hucry

Acredito que o Braga numa Conference League com um bocado de sorte no sorteio pudesse almejar umas meias finais, à data e a nível teórico, na Conference League só o Tottenham e a Roma são melhores do que nós.

Deverão cair equipas matreiras da Liga Europa: Rangers, PSV, Fenerbahce/Olympiakos, Marselha e Celtic são equipas que poderão ter algo a dizer. Mas são equipas que acredito que o Braga se possa bater. Ficará uma competição interessante a partir das eliminatórias, penso que foi uma aposta ganha.

Fundamental é aumentar o nível de arbitragem, as arbitragens da Conference League sem VAR, são um autêntico desnorte.