News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

o Diario do Minho é uma VERGONHA da CIDADE!!!

Started by (S)oon(C)hampion(B)raga, 15 de March de 2007, 23:07

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

Quote from: Vlad on 19 de March de 2007, 11:39
Ric,

Acho que uma coisa implica a outra. Para sabermos como contornar esta questão (melhorar as assistências) é necessário saber o porquê das fracas assistências!!! Para atacar o mal, é preciso identifica-lo. E tu sabes bem disso, e é por isso que tantas vezes tens falado na necessidade do tal estudo sociológico (com parceria da UM)  sobre o adepto bracarense e o braguista.

É exactamente isso. É importante saber porque é que há uma adesão relativamente reduzida ao clube por parte da cidade. Será porque a cidade gosta pouco de futebol? Ou porque há outros emblemas com maior implantação? Ou ainda porque há acções/inacção por parte do clube que afasta a cidade?
Diferentes respostas a estas questões (que apenas coloquei a título de exemplo) induzirão diferentes formas de actuação por parte do clube...

Volto a dizer que a discussão que aqui se vem mantendo não é relevante. Percebo a posição do disco infiltrator. O facto de os números poderem estar sub-avaliados em mil espectadores, por exemplo, em nada altera  os pressupostos desta discussão. Eu acho que esta cidade gosta suficientemente de futebol para podermos ter uma assistência média aos jogos bem superior. E continuarei a pensá-lo até que me demonstrem o contrário. Discussões sobre se os números são exactos ou sub-avaliados em "meia dúzia de gatos" são meramente laterais e só servem para desviar as atenções do real problema. Aliás, soa a ridículo. Faz-me lembrar aqueles que justificam as derrotas com o "facto" de, contra o seu clube, os adversários "correrem mais" (quem nunca ouviu esta?).
Parece-me que esta discussão tem a ver com um espírito de permanente competição com o vizinho de Guimarães. Coisa que eu não entendo, muito menos num momento em que em termos desportivos não somos sequer adversários. O que se deveria discutir é porque é que nós temos uma implantação aquém do que seria expectável face à dimensão da cidade, problema que não é exclusivamente nosso, nem sequer assume aqui contornos especialmente graves - vide casos de Leiria, Aveiro, Coimbra e mesmo Setúbal... e também Guimarães. Se calhar, há problemas comuns com que estes clubes se debatem. Se calhar, até poderá haver soluções comuns. Não tenho dúvidas de que um dos principais factores que conduzem à menoridade no futebol português é a incapacidade para emergir uma classe média de clubes com uma dimensão suficientemente forte para serem uma oposição consistente ao domínio dos três maiores clubes portugueses. Quando vejo, por exemplo, um clube como o Getafe (sediado num subúrbio de Madrid) jogar "realmente" em casa no seu estádio frente ao Real Madrid, um dos maiores clubes do mundo e depois comparo com o Estrela da Amadora quando enfrenta em "casa"(?) o Benfica ou o Sporting, tenho que concluir que há aqui matéria que precisa ser estudada, que há problemas que podem ser combatidos e não devem ser encarados como uma fatalidade... Mesmo que essa luta seja longa e demorada...

Vlad

Excelente visão do problema a do Pedro Ribeiro, qual a qual concordo.
Mas não posso deixar de referir que percebo o ponto de vista do Bracarus. Uma mentira repetida muitas vezes, passa a ser verdade... ou pelo menos encarada como tal. E em relação ao guimarães a mentira já foi dita tanta vezes que as pessoas acreditam mesmo que eles metem 23.000 ou 20.000 ou lá o que for... Em Braga passa-se o inverso. É repetidamente dito que as nossas assistências rondam os 6000/7000 e que não temos adeptos que até parece quer é mesmo verdade.
Até a mentira que veio publicada no boletim benfiquista "a burla", que 90 % dos bracarenses são benfiquistas, passou a ser encarada como verdade.

Conto um episódio que se passou na viagem para Londres: atrás de mim no avião ia um emigrante português em Londres, benfiquista da Mealhada, conversa puxa conversa e perguntou-me qual era o meu 2.º clube?
Eu respondi-lhe perguntando: tens duas mães? ou dois pais? Sou SÓ Braga caro amigo.
E ele: ahhh... mas em Braga toda a gente é do benfica. Até já foi publicado um ESTUDO em que ficou PROVADO que 90 % dos bracarenses são do benfica...

Nem vou relatar aqui o seguimento da conversa... mas vejam bem o que ia na cabeça dele: houve um ESTUDO!! um ESTUDO e ficou PROVADO!!!
Quero com isto apenas demonstrar como foi interpretada por MILHARES DE LEITORES a mentira estapafúrdia que "a burla" publicou... HOUVE UM ESTUDO E FICOU PROVADO!!

PQ os P!!!!!!
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

Bracarus

exactamente Vlad !
é isso que me custa ouvir...
e custa-me mais quado vejo que o próprio psl de Braga, em vez de se insurgir contra algumas inverdades, refugia-se no argumento de que temos de ser mais. Eu ei que temos de ser mais...
Mas não sejamos nós, a minorar-nos mais do que o que efectivamente somos !
E aqui, o DM omitiu a verdade, e contribui para que a inverdade impere (como os tais 90%...)

BRAGA FOREVER

Concordo com o Vlad e com o Bracarus!

Até podemos realmente ser poucos, todos estamos de acordo e não é preciso arranjar desculpas para perceber efectivamente que o nosso clube e a nossa cidade merecem muito mais...agora também não podemos permitir que se passe a ideia através da comunicação social de que somos menos do que se pode crer,e que em Braga é uma cidade de Benfiquistas!!!

ISSO NÃO!!! Muito menos pela comunicação social de Braga.

Só falta estarmos aqui a dar razão ao Joel Neto.
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

Olho Vivo

Vamos lá distinguir as coisas. Completamente de acordo que há que destruir a imagem "mitológica" de que em Braga não há braguistas, que são quase todos benfiquistas e os que não o são serão portistas ou sportinguistas. Há que destrui-la por uma razão simples - porque é de facto um mito desligado da realidade. Penso que tudo deve ser feito - SAD incluída - para combater a transmissão reiterada de uma imagem mentirosa que é factor de bloqueio do crescimento humano do nosso clube.

Isto não nos deve impedir de reconhecer que temos um problema de implantação social. Apesar de algum crescimento evidente nos últimos anos, é notório que ficamos aquém daquilo que é o nosso "terreno" natural, i.e., há muita gente em Braga que, gostando de futebol, (ainda) não se revê no Sporting de Braga ou, pelo menos, não o suficiente para se envolver nas suas conquistas desportivas. É uma problema que, como atrás disse, está longe de ser exclusivamente nosso ou que sequer seja mais intensamente sentido em Braga que noutras cidades do país com futebol de primeira. Mas não o reconhecer e e não buscar as suas raízes é condenar o nosso clube à estagnação. É preciso definir uma estratégia que responda às razões pelas quais este fenómeno prevalece com alguma incidência, ainda que provavelmente actuar sobre esses factores não seja fácil, nem sejam expectáveis resultados palpáveis a curto prazo.

Utilizar o facto de os torniquetes contarem apenas 9000 em vez de 10000 (seja porque razão for) ou coisa que o valha para escamotear isto não é só contraproducente. É ridículo. Ou acham que para qualquer pessoa neutra a nossa indignação pela alegada sub-avaliação das estatísticas oficiais de assistência aos nossos jogos não soa a tentativa ridícula de tapar o sol com a peneira? É importante sermos credíveis e só levantarmos a voz quando se  justifica. O caso do artigo do Vítor Queiroz publicado n' A Bola (apenas uma das muitas pérolas de sua lavra) sobre a incidência de benfiquismo na cidade de Braga (que ele estimaria em 90%) merece de facto essa voz de indignação - porque é uma grossa mentira e porque, como o caso que o Vlad expôs documenta, prejudica a nossa imagem como cube representativo da nossa cidade! Até digo mais: mereceria mesmo uma reacção do departamento de comunicação(?) da SAD - e justificaria um estudo sério já por diversas pessoas aqui defendido. O que não ajuda nada, neste sentido, é cairmos no ridículo de protestar por tudo e por nada, quando essa voz de protesto só prejudica a nossa credibilidade...

tiger

Quote from: nandes on 19 de March de 2007, 14:05
SOMOS POUCOS (mas às vezes, bons ;))!!!

É preocupante, é sim senhor, mas mais preocupante seria se tivessemos 30 ou 40.000 sócios e só fossem 10.000 aos jogos. Há quem tenha 160.000 e só leve 30 a 40.000, isso sim, seria "muito" preocupante.

O que temos de fazer? Continuar a tentar levar a "palavra" ;D do Enorme por esse concelho, distrito, país, fora.

Mas com TODA  a sinceridade, não me sentiria mais feliz do que sou (mesmo com estas assistências) se fosse sócio de um clube que diz ter um universo de 24.000 sócios, que tem assintências a rondar as 23.000 pessoas (muito bom) mas que quando é para votar e em momentos MUITO IMPORTANTES PARA O CLUBE, SÓ 9.000 (NOVE MIL)SÓCIOS, TENHAM DIREITO A VOTO. Como é possível que esses sócios não possam votar mas possam assistir aos jogos? Será por esse franqueamento de entradas que apresentam o passivo que foi tornado público?

Lamento muito que não tenhamos grandes assistências, mas não invejo as dos nossos vizinhos, nestes moldes!!!

Saudações braguistas a toda a gente antes de mais...

Agora pego nesta citação porque aborda duas questões do Benfica e do Visinho Guimarães...

As vezes para as pessoas se manterem informadas é necessário, questionar a quem de direito e ler jornais, será a unica forma de nos matermos informados. Moro nas taipas e convivo todos os dias com vitorianos e benfiquistas. Vamos pegar 1º no Benfica, o Benfica e os seus 160.000 associados estão distribuidos por todo o lado, são como as brasileiras quem é que não conhece uma, ou em que cidade do mundo é que não está lá uma? Ou seja tem sócios em Braga, Taipas, GMR, Paris, EUA etc, e são concerteza metade da sua massa associativa, basta dar uma expreitadela á casa do benfica em Famalicão e ver o numero de sócios que tem.

Quanto ao tópico de Guimarães, eu já fui ver o vitória com bilhete de acompanhante (quando disponiveis) por convite de um amigo meu, ver alguns jogos de futebol como vou ao cinema, e nunca vi ninguém entra de borla, este fds, foi excepção como em todos os jogos organizados pela liga as mulheres não pagavam. Os 9.000 sócios votantes foi-me facilmente explicado... e também foi citado nos meios de comunicação, o problema foi que os estatutos mudaram, no mes de fevereiro o unico jogo em que foi feito em casa foi para lá da data limite em que os sócios teriam que ter essa respectiva cota, como eu constumo fazer em braga tiro as cotas em dias ou vesperas de jogo, muita gente em guimaraes também o faz, logo um grande universo de vitórianos não tirou a cota a tempo por inercia, comodismo ou simplesmente por desinformação.

Quanto ás entradas pelo parque de estacionamento do estádio, eu ainda não percebi como é que isso acontece, conheço mais 2 sócios do braga aqui das taipas e puz-lhes a questão este fds, eles ficaram admirados e também nao sabem de nada. Qualquer pessoas entra no parque? Não são só para os camarotes? Quem tem acesso a eles e em que condições?

Para finalizar que espero é que os bracarenses comecem a gostar do que é seu, porque quando o nosso presidente falou, depois do jogo da taça UEFA em que os bilhetes estavam a 5€, bem, sem comentários ele tinha razões em estar irritado.

disco infiltrator

Eu tinha dado este assunto por arrumado mas após as interessantes colocações do Pedro Ribeiro, pretendia mandar para o ar o que penso...

O simples facto de as pessoas insistirem em comparar os nossos números com os do guimarães demonstra a premência deste assunto. Estamos a comparar um clube que atravessa, talvez, a sua melhor fase desportiva de sempre com um clube que atravessa, talvez, a sua pior fase desportiva de sempre. Estamos a comparar cidades de dimensão equivalente. Estarmos a discutir 5 ou 6 000 espectadores (a mais ou a menos) só faz, na minha opinião, diminuir o SCB. Seria de toda a lógica que o SCB tivesse muitos mais adeptos a assistir aos seus jogos que o guimarães tem neste momento. Nem se deveria nunca estar a comparar a média de espectadores entre 2 clubes que atravessam realidades totalmente distintas.
Se o SCB só consegue atrair estes espectadores nesta fase, imaginemos que aconteceria uma catástrofe como a que aconteceu em guimarães.... O SCB na segunda divisão, então, iria atrair quantos adeptos???
Dizem que os jornais baixam as nossas assistências e sobem as do guimarães....mas só se fala nisto porque o SCB não tem assistências significativas. Caso o SCB conseguisse ter assistências na casa dos 15.000/20.000 ou mais já ninguém iria tocar neste assunto.

Entendo que estas comparações não sejam agradáveis ainda para mais feitas com um clube considerado o nosso maior rival. No entanto, julgo ser importante entender a razão de isto acontecer e começar a apontar soluções e caminhos para a alterar.

Não estou a queixar-me, como anteriormente disseram aqui. Estou só a constactar uma realidade que julgo que poderá ser alterada pois a cidade e o SCB têm capacidade para isso.
Disseram que os portistas também nunca se queixam e lamentam pelo facto de o benfica ter muitos mais adeptos. No entanto, o que se fala aqui são assistências aos jogos e não adeptos. Nesse aspecto, os portistas não se podem queixar apesar de serem menos que os benfiquistas. Assistência aos jogos, é o que eu quero referir.

Existem também outros clubes como o Boavista, Beira-Mar, Leiria etc que têm até assistências menores. Sinceramente isto pouco me diz. A cidade de Braga tem maior capacidade para atrair adeptos para o seu clube e além disso, o SCB, está a atravessar uma grande fase desportiva. Então porque a cidade ainda continua desligada do seu clube???

Custa-me a entender porque este assunto é por vezes mal recebido aqui no forum. É uma realidade que todos terão que admitir e que seria importante começar por se fazer um trabalho voltado para fazer a massa braguista crescer. Negando o problema é que não se resolve mesmo. O SCB para crescer, e para se assumir como um clube que se intromete entre os 3 chamados grandes, necessita de fazer crescer o seu número de adeptos. Com mais adeptos no estádio, o SCB, vai começar a ser mais falado na comunicação social, jornais etc o que fará com que consiga ainda mais adeptos e simpatizantes. Será um ciclo.
No entanto a direcção necessita de fazer um trabalho específico neste sentido. Até agora nada tem feito e tem sido medíocre neste aspecto, está totalmente desligado o diálogo entre direcção e sócios.

Isto é o que eu penso.....

No entanto caso julguem que o máximo que o SCB consegue é isto, que neste momento o clube está no máximo das suas possibilidades. Que as assistências actuais estão de acordo com as possibilidades do clube e da região...então sou eu que estou errado....

Vlad

Quote from: disco infiltrator on 20 de March de 2007, 13:17
No entanto caso julguem que o máximo que o SCB consegue é isto, que neste momento o clube está no máximo das suas possibilidades. Que as assistências actuais estão de acordo com as possibilidades do clube e da região...então sou eu que estou errado....

Não estás errado disco. Ma também não precisas de exagerar, nem colocar palavras na boca de quem não as disse para fundamentares o teu ponto de vista. Quem é que disse isso? Viste alguém aqui a dizer que isto é o máximo que o Braga e a cidade conseguem? Que as assistências estão de acordo com as possibilidades do clube e da região? Ninguém disse isso carago. Acho que aí, todos estamos de acordo.

Passo a citar:

Quote from: Vlad on 16 de March de 2007, 14:24
Caro disco,

Eu não insisto em esconder, em arranjar desculpas, nem contornar nem nada disso. Tal como tu, acho que somos poucos e deveríamos ser mais

Quote from: braguista365 on 17 de March de 2007, 16:09
1º é uma falácia enorme comparar Braga e Londres,em termos proporcionais é incomparavel!
Londres tem 7.000.000(+/-) de habitantes,Braga tem 200.000(+/-),por isso é normal que 30.000 vão ao estadio no white hart lane.
Mas não deixo de achar que 13.000 em Braga seja pouco,mas não culpo o Salvador por causa disso,mas sim os cidadãos de Braga (não cidadões) que não apoiam o nosso clube!

Quote from: Bracarus on 19 de March de 2007, 13:07
para que não subsistam dúvidas, eu sou um dos que acha que Braga deve mais a seu clube...

Quote from: BRAGA FOREVER on 19 de March de 2007, 23:31
Até podemos realmente ser poucos, todos estamos de acordo e não é preciso arranjar desculpas para perceber efectivamente que o nosso clube e a nossa cidade merecem muito mais...

disco infiltrator

Caro Vlad,

A minha frase começa assim "No entanto, caso julguem..." ninguém "põe palavras" na boca de ninguém....Antes de comentar lê com atenção o que os outros escrevem....

Um abraço!

Vlad

Ó disco, por acaso li com muita atenção e respeito todas as tuas intervenções neste tema. E acho que foram todas pertinentes e bem fundamentadas, concorde-se ou não.  Mas essa do "caso julguem... então estou errado" estava carregadinha de sarcasmo...  ;D

disco infiltrator

Vlad não é sarcasmo....sinceramente...

Como já deves ter entendido, considero este o tema fundamental para o actual momento do SCB. Daí a minha insistência. Cada um tem o direito de achar este assunto pertinente ou não...

Eu acho que se tem feito muito pouco para alterar esta situação. A direcção continua distanciada dos associados. Isto mesmo para quem está longe (como eu) é claramente notório. Neste forum já foram apresentadas muitas boas ideias que, infelizmente, não chegam à direcção e esta não faz nenhum trabalho para aproximar a cidade e os adeptos ao SCB. 

Como todos nós, eu gostaria de ver o SCB crescer e ter cada vez mais adeptos. Contudo, vejo que se está a fazer muito pouco nesse sentido.
Acho que se torna cansativo estar a enumerar de novo todas as questões (problemas do EMB, marketing, promoção dos jogos, preço dos bilhetes, péssima loja, campanha de angariação de sócios etc etc etc etc etc). Todos reconhecem as falhas mas as soluções tardam em aparecer.

A direcção contactou o superbraga para novas ideias para o site. Foi a única coisa até agora..de resto nada...
Por exemplo dia 19 (ontem) foi dia do Pai. Vários clubes (inclusive o guimarães) fizeram uma campanha de promoção na loja do clube. Seria sempre giro oferecer um produto do SCB ao pai...mas alguém no SCB pensou nisso? A  loja anunciou esta promoção??? Muita gente nem sabe onde fica a loja....
Tudo bem, fez uma promoção para a entrada no estádio mas poderia ter feito mais. O merchandising é uma grande promoção do clube.

Sendo assim, é  natural que muita gente continue afastada do clube e exista dificuldade em captar novos sócios e adeptos mesmo com estes excelentes resultados desportivos...

Caso exista um trabalho concertado neste sentido, eu acredito que o SCB poderá crescer e muito. Mas até agora muito pouco tem sido feito por esta direcção...

Vlad

tiger

Quote from: Vlad on 20 de March de 2007, 14:11
Quote from: disco infiltrator on 20 de March de 2007, 13:17

Não estás errado disco. Ma também não precisas de exagerar, nem colocar palavras na boca de quem não as disse para fundamentares o teu ponto de vista. Quem é que disse isso? Viste alguém aqui a dizer que isto é o máximo que o Braga e a cidade conseguem? Que as assistências estão de acordo com as possibilidades do clube e da região? Ninguém disse isso carago. Acho que aí, todos estamos de acordo.

Passo a citar:

Quote from: Vlad on 16 de March de 2007, 14:24
Caro disco,

Eu não insisto em esconder, em arranjar desculpas, nem contornar nem nada disso. Tal como tu, acho que somos poucos e deveríamos ser mais

Quote from: braguista365 on 17 de March de 2007, 16:09
1º é uma falácia enorme comparar Braga e Londres,em termos proporcionais é incomparavel!
Londres tem 7.000.000(+/-) de habitantes,Braga tem 200.000(+/-),por isso é normal que 30.000 vão ao estadio no white hart lane.
Mas não deixo de achar que 13.000 em Braga seja pouco,mas não culpo o Salvador por causa disso,mas sim os cidadãos de Braga (não cidadões) que não apoiam o nosso clube!

Quote from: Bracarus on 19 de March de 2007, 13:07
para que não subsistam dúvidas, eu sou um dos que acha que Braga deve mais a seu clube...

Quote from: BRAGA FOREVER on 19 de March de 2007, 23:31
Até podemos realmente ser poucos, todos estamos de acordo e não é preciso arranjar desculpas para perceber efectivamente que o nosso clube e a nossa cidade merecem muito mais...

Pegando e acreditanto nos dados da maior enciclopédia do mundo(wikipédia) em 2005 londres tinha qualquer coisa como 7,5 Milhões, quando se fala de Londres é londres e Redondezas, e todos os seus concelhos que são 33 como podem ver ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Londres ), onde tem 49 clubes de futebol ( http://en.wikipedia.org/wiki/Football_in_London#Clubs ), claro que alguns ninguém os conhece, mas note-se que mesmo alguns desses ja tem titulos importantes, algo que mostra que ja foram, outrora clubes importantes pelo menos na cidade, mas clubes de 1ª linha e conhecidos por toda a gente tem, West Ham United F.C., Tottenham Hotspur F.C., Millwall F.C., Fulham F.C., Crystal Palace F.C., Chelsea F.C., Charlton Athletic F.C. e Arsenal F.C., ou seja o clubes onde os estádios estão permanentemente cheios, Millwall e Crustall Palace são daqueles clubes q sobem e descem, todo o resto dispensa apresentações, isto dá um racio de 0.9375 por clube. Mais que obvio mais de metade deste racio é só para 3 clubes, Chelsea, Tottenham, e a maior fatia do bolo Arsenal. E não esquecendo que se calhar mais de 30 ou 40% para nao dizer mais para não estar a exagerar, são imigrantes que lá vivem, que não tem qualquer afinidade por qualquer clube. Isto ficaria com um racio de 0.6525 ou seja, 656 250 habitantes por clube.

Braga tem 170 858 habitantes só para com um clube, e com poder de ir buscar adeptos a muitos concelhos visinhos, porque lá não ha nada de muito representativo, a não ser em Guimaraes. Vila Verde, Esposende etc etc etc, tem que ser mercados estudados e aliciados, ainda por cima com os optimos, acessos que existem hoje em dia.