News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

PRÉ-ÉPOCA 2019/2020

Started by A.COSTA, 27 de May de 2019, 15:39

Previous topic - Next topic

Fernando Marques

Quote from: Enorme_Guerreiro on 09 de July de 2019, 14:36
Bem, muitos choraram pelo F. Martins, muitos pedem extremos criativos, mas o R. Horta parece que rende mais com o irmão ao lado. Vale o que vale, mas em 2 jogos tem 3 golos e 2 assistências... Não que eu o ache extraordinário, mas de facto está a começar bem e pode ser que se lance para mais uma grande época como a de há 2 anos. Já o Trincão parece estar a ganhar pontos ao Murilo, enquanto o Singh está para trás na hierarquia dos extremos/alas. Vamos continuar a acompanhar a evolução e esperar que seja positiva. Para já é normal que contra equipas de escalões inferiores, que ainda agora começaram a trabalhar e, no caso do Varzim, além de treinador novo, tem também muitas mudanças no plantel, o facto de termos muitos jogadores a manterem-se faz com que neste início, como já se conhecem, as coisas saiam mais facilmente do que aos adversários, por isso não dá para tirar muitas ilações. Ainda assim, é sempre positivo jogar melhor e golear.

Não consegui ver a segunda parte, mas pela primeira, ficou-me a ideia (preciso de mais jogos para confirmar) de que a abordagem táctica não será muito diferente à do Abel. Sim, na teoria é um 4-2-3-1, mas o Xadas estava a jogar muito próximo do Paulinho, tal como fazia o Fransérgio na época passada em muitos jogos, o Wilson (com características muito diferentes) e o próprio Xadas ou o Horta que também chegaram a jogar na dupla da frente. No entanto, o Sá Pinto parece apostar num número 10, apesar de, como digo, este aparecer muito perto do PL, tornando díficil perceber se é um 4-2-3-1 ou um 4-4-2. Outra nuance que saltou à vista foi o facto do Fransérgio baixar para o meio dos centrais, subindo os laterais. Duas notas acerca disto: continuamos a construir a 3 como com o Abel, mas de maneira completamente diferente, que obriga o número 10 a baixar para vir buscar jogo, subindo os laterais e forçando os alas a vir para dentro; o Fransérgio não é indicado para aquela posição, apesar de ter uma grande capacidade de passe (que poucos lhe reconhecem, mas que a tem), porque perde as suas maiores valências, que são o transporte de bola em condução e a chegada a zonas de finalização. Prender o Fransérgio no meio dos centrais é torná-lo banalíssimo, e eu não acho que ele o seja, de todo, apesar de muita gente aqui discordar de mim. Sim, ele por vezes é lento a decidir, mas é lento porque pode, porque tem muita facilidade em segurar a bola e aguentar o choque, então leva mais tempo e muitas vezes fica na expectativa para depois enganar o adversário com um arranque repentino (é a jogada típica dele, e normalmente "come" os adversários). Por isso, acho que deixá-lo atrás é perder um bom transportador de bola e um excelente rematador. Claudemir será o jogador mais indicado para esse papel com o Palhinha como alternativa, acredito que o Fransérgio fez essa posição hoje apenas por indisponibilidade do Claudemir. Notei também que algumas vezes o André Horta e o Xadas ficavam na mesma linha, com o adiantamento do primeiro e o recuo do segundo, fazendo ali uma dupla criativa fortíssima atrás dos 3 da frente. A (mini) conclusão que tiro, e é mini porque só me baseio na primeira parte de um jogo de pré-época, é a seguinte: continuamos a utilizar as mesmas tácticas do Abel (4-4-2 a defender e 3-4-3 a atacar), mas de maneira bem diferente, e com jogadores de características diferentes para as mesmas posições do sistema, que levam a uma dinâmica diferente com bola, porque jogamos com jogadores mais criativos e menos verticais, por isso dá a ideia que vamos querer um futebol mais rendilhado e menos vertical/objectivo
Vi o jogo no trabalho por isso havia muito Alt+Tab mas em geral e do que vi concordo com o que escreveste. Não me pareceu um 4-2-3-1 como referiram acima. Era o tal 4-4-2 / 3-4-3 de sempre. A diferença foi que jogamos com um segundo médio na frente, ora Xadas, ora Horta em vez de dois Pontas. Isso já acontecia com Abel quando precisávamos ou de posse ou de aproveitar o espaço entre linhas (ex. jogo do Porto para a taça em casa. O Porto demonstrou durante a época inteira um desleixe gravíssimo no controlo desse espaço). Alternamos durante o jogo como referiste com uma saída a três com a descida do Fransérgio e projecção dos laterais ou com o D.V a fazer de Goiano. No entanto não sei se este terá as características defensivas necessárias para essa variação. Quanto às nossas alas foi o mesmo de sempre. Se colocassemos Esgaio iriamos atrás da solidez, colocar qualquer outro extremo é apostar na posse e criatividade. Mas ambos resultam dependendo da ideia/preparação de determinado jogo.

100%SCB

Creio que o Eduardo acabará por ficar porque, neste esquema, já pode atuar na posição onde rende mais: atrás do avançado e com liberdade para se movimentar. É muito forte no ultimo passe. E irá ter a concorrência do Xadas que é um jogador com outra chegada á zonas de finalização mas, menos "cerebral".
As alas parecem estar entregues a Horta, Trincão, Murilo e Singh. Gostava de ver entrar alguém (sei que falta o Wilson mas, neste esquema, não faz falta nenhuma).

Creio que nos faltará um trinco com maior capacidade de passe longo para fazer o que o Fransérgio foi fazendo no primeiro tempo (virar o centro de jogo. Nisto (passes longos e pouco tensos) o Fransérgio é muito bom, se jogar a partir de trás onde tem maior discernimento).

Excelente entrada do Stoi sempre a movimentar-se e à combinar muito bem com os colegas (estando super desvalorizado acho que deveria ser um dos três avançados do plantel, juntamente com o Paulinho, e o outro será uma incógnita).

Grande jogo também do Trincão (que QUALIDADE!) e do R. Horta que parece outro com o irmão ao lado.
Sinal menos positivo para o Singh, Murilo e para Novais e Palhinha que deixam algo a desejar. Os laterais em termos defensivos também tem de melhorar!
E a dupla Pablo-Lucas deixa a desejar...


Em termos coletivos fizemos um bom jogo, com constantes movimentações dos jogadores. Como a aposta é em jogadores mais criativos, é natural que pareça que já estamos a jogar bem melhor do que o que seria normal. Gostei da intensidade imposta em grande parte dos momentos do jogo.
Pareceu-me um 4-2-3-1 (com o Xadas próximo do Paulinho) e com os laterais a dar a largura (embora, o Murilo seja mais um jogador de corredor e diagonais para dentro)

Veremos, futuramente, a resposta da equipa contra equipas de nível superior, á cabeça Lille e Monaco.
FORÇA BRAGA

PEDRØ XVI

Quote from: HenDua on 09 de July de 2019, 14:58
É sempre melhor golear duas equipas da segunda liga (Oliveirense 4-1 e Varzim 5-1) do que perder 2-1 com equipas do CNS.
Hahaha ganhaste.
O forum de "reserva": [url="https://superbraga.freeforums.net"]https://superbraga.freeforums.net[/url]

Enorme_Guerreiro

Quote from: 100%SCB on 09 de July de 2019, 15:05

Creio que nos faltará um trinco com maior capacidade de passe longo para fazer o que o Fransérgio foi fazendo no primeiro tempo (virar o centro de jogo. Nisto (passes longos e pouco tensos) o Fransérgio é muito bom, se jogar a partir de trás onde tem maior discernimento).


O jogador com melhor qualidade de passe longo no nosso plantel é, provavelmente, o Claudemir... Ou seja, um trinco.

HenDua

#104
Quote from: 100%SCB on 09 de July de 2019, 15:05
(sei que falta o Wilson mas, neste esquema, não faz falta nenhuma).

Antes de mais, eu vejo o Wilson como um jogador muito móvel, tecnicista, rápido, que finaliza e cruza com alguma qualidade.
Posto isto, acho que é uma alternativa válida ao R. Horta na ala esquerda.

O R. Horta joga na ala esquerda mas também gosto muito de o ver a 10. E jogando a 10 o Wilson pode assumir a ala esquerda.

Não esquecer que em jogos em que temos pouca bola e queremos jogar em profundidade e no contra ataque, o Wilson pode ser útil também a avançado ou segundo avançado. Exemplos:

                           Wilson                                                                                                                Wilson

R. Horta                                             Murilo                                                 Trincão                    R. Horta                   Murilo



                              Paulinho

Wilson                   R. Horta                   Murilo


E por ai fora. Além de que pode também jogar como segundo avançado, fazendo dupla com Paulinho ou o Niko

GALEGO


SEMPRESCB

#106
Neste momento acho que "apenas" faltará um defesa esquerdo de nível, Sequeira tem de ter concorrência à altura e não viver como dono e senhor do lugar. Resolver a questão do PL, com a saída de Dyego têm a palavra Hassan e Stoj se ficarem os dois fica fechada a posição caso contrario deverá entrar mais 1 PL.
E quanto a mim temos 5 centrais Raul (só voltará para Outubro), Pablo (é banal para um clube como o Braga), Lucas (muito verdinho ainda, um empréstimo na 1ª Liga seria o ideal) e Carmo (deve ser o patrão da B este ano, não me parece que vá ser já aposta) mas no final de contas acho que apenas Tormena e Viana dão reais garantias no momento, veria com bons olhos a entrada de um central experiente.

Acho que estes são os 3 pontos a limar na constituição final do plantel.

PS: Figueiras( parece não contar para alguém) se não me engano deu nas vistas em Paços de Ferreira como LE e não como LD talvez fosse um bom concorrente de Sequeira. Amador e Moura dúvido que ainda estejam preparados para dar luta pela posição ao Nuno e uma eventual perda deste (esperemos que não) deixaria nos em mãos lençóis. Vamos ver como isto será fechado. 

Pé Ligeiro

Quote from: Enorme_Guerreiro on 09 de July de 2019, 14:36
Bem, muitos choraram pelo F. Martins, muitos pedem extremos criativos, mas o R. Horta parece que rende mais com o irmão ao lado. Vale o que vale, mas em 2 jogos tem 3 golos e 2 assistências... Não que eu o ache extraordinário, mas de facto está a começar bem e pode ser que se lance para mais uma grande época como a de há 2 anos. Já o Trincão parece estar a ganhar pontos ao Murilo, enquanto o Singh está para trás na hierarquia dos extremos/alas. Vamos continuar a acompanhar a evolução e esperar que seja positiva. Para já é normal que contra equipas de escalões inferiores, que ainda agora começaram a trabalhar e, no caso do Varzim, além de treinador novo, tem também muitas mudanças no plantel, o facto de termos muitos jogadores a manterem-se faz com que neste início, como já se conhecem, as coisas saiam mais facilmente do que aos adversários, por isso não dá para tirar muitas ilações. Ainda assim, é sempre positivo jogar melhor e golear.

Não consegui ver a segunda parte, mas pela primeira, ficou-me a ideia (preciso de mais jogos para confirmar) de que a abordagem táctica não será muito diferente à do Abel. Sim, na teoria é um 4-2-3-1, mas o Xadas estava a jogar muito próximo do Paulinho, tal como fazia o Fransérgio na época passada em muitos jogos, o Wilson (com características muito diferentes) e o próprio Xadas ou o Horta que também chegaram a jogar na dupla da frente. No entanto, o Sá Pinto parece apostar num número 10, apesar de, como digo, este aparecer muito perto do PL, tornando díficil perceber se é um 4-2-3-1 ou um 4-4-2. Outra nuance que saltou à vista foi o facto do Fransérgio baixar para o meio dos centrais, subindo os laterais. Duas notas acerca disto: continuamos a construir a 3 como com o Abel, mas de maneira completamente diferente, que obriga o número 10 a baixar para vir buscar jogo, subindo os laterais e forçando os alas a vir para dentro; o Fransérgio não é indicado para aquela posição, apesar de ter uma grande capacidade de passe (que poucos lhe reconhecem, mas que a tem), porque perde as suas maiores valências, que são o transporte de bola em condução e a chegada a zonas de finalização. Prender o Fransérgio no meio dos centrais é torná-lo banalíssimo, e eu não acho que ele o seja, de todo, apesar de muita gente aqui discordar de mim. Sim, ele por vezes é lento a decidir, mas é lento porque pode, porque tem muita facilidade em segurar a bola e aguentar o choque, então leva mais tempo e muitas vezes fica na expectativa para depois enganar o adversário com um arranque repentino (é a jogada típica dele, e normalmente "come" os adversários). Por isso, acho que deixá-lo atrás é perder um bom transportador de bola e um excelente rematador. Claudemir será o jogador mais indicado para esse papel com o Palhinha como alternativa, acredito que o Fransérgio fez essa posição hoje apenas por indisponibilidade do Claudemir. Notei também que algumas vezes o André Horta e o Xadas ficavam na mesma linha, com o adiantamento do primeiro e o recuo do segundo, fazendo ali uma dupla criativa fortíssima atrás dos 3 da frente. A (mini) conclusão que tiro, e é mini porque só me baseio na primeira parte de um jogo de pré-época, é a seguinte: continuamos a utilizar as mesmas tácticas do Abel (4-4-2 a defender e 3-4-3 a atacar), mas de maneira bem diferente, e com jogadores de características diferentes para as mesmas posições do sistema, que levam a uma dinâmica diferente com bola, porque jogamos com jogadores mais criativos e menos verticais, por isso dá a ideia que vamos querer um futebol mais rendilhado e menos vertical/objectivo

Concordo no essencial com esta análise e sobretudo com as referências ao Fransérgio.

Gostei de ver a movimentação dos jogadores.  Revelaram uma dinâmica muito boa, atendendo a que estamos no início da preparação.
BRAGA SEMPRE MAIS!

Fern

#108
Sabem se há resumo?  ???
Não me apetecia ver o jogo todo :P

100%SCB

Quote from: Enorme_Guerreiro on 09 de July de 2019, 15:32
Quote from: 100%SCB on 09 de July de 2019, 15:05

Creio que nos faltará um trinco com maior capacidade de passe longo para fazer o que o Fransérgio foi fazendo no primeiro tempo (virar o centro de jogo. Nisto (passes longos e pouco tensos) o Fransérgio é muito bom, se jogar a partir de trás onde tem maior discernimento).


O jogador com melhor qualidade de passe longo no nosso plantel é, provavelmente, o Claudemir... Ou seja, um trinco.
Não concordo e o problema é que os passes longos do Claudemir são bolas bombeadas... raramente, faz um passe tenso. Além disso, é um jogador que acaba por prender muito a bola. Mas, esta posição é um mal menor.
Quote from: HenDua on 09 de July de 2019, 15:46
Quote from: 100%SCB on 09 de July de 2019, 15:05
(sei que falta o Wilson mas, neste esquema, não faz falta nenhuma).

Antes de mais, eu vejo o Wilson como um jogador muito móvel, tecnicista, rápido, que finaliza e cruza com alguma qualidade.
Posto isto, acho que é uma alternativa válida ao R. Horta na ala esquerda.

O R. Horta joga na ala esquerda mas também gosto muito de o ver a 10. E jogando a 10 o Wilson pode assumir a ala esquerda.

Não esquecer que em jogos em que temos pouca bola e queremos jogar em profundidade e no contra ataque, o Wilson pode ser útil também a avançado ou segundo avançado. Exemplos:

                           Wilson                                                                                                                Wilson

R. Horta                                             Murilo                                                 Trincão                    R. Horta                   Murilo



                              Paulinho

Wilson                   R. Horta                   Murilo


E por ai fora. Além de que pode também jogar como segundo avançado, fazendo dupla com Paulinho ou o Niko
O Wilson na ala é banalissimo!
Não tem uma velocidade acima da média, tecnicamente é banal, no um contra um também é banal e a nível de cruazamento também (tanto faz um bom como a seguir faz um fraquíssimo)
De resto, o Wilson é bom a finalizar quando é solicitado por um cruzamento (tem um bom remate de primeira). Quando é em progressão, neste capítulo da finalização, é banal.

No máximo é um extremo de diagonais e procura da profundidade... o problema é que nem tem grande velocidade.

Para mim, é perfeitamente dispensável. Como extremo não tem nível para ser titular num clube como o nosso! E não me parece que fique muito contente no banco...
FORÇA BRAGA

HenDua

Do que vi do jogo, gostei do facto de jogarmos muito subidos no terreno. Defesas laterais bem abertos e subidos, e os dois centrais sempre subidos a organizar com a ajuda de um dos dois pivôs. Jogamos largos minutos com apenas o guarda-redes no nosso meio campo.
Gostei da reacção à perda de bola, muito fortes a fecharmos logo as linhas de passe e a rodear o portador da bola. Ganhamos muitas bolas no 2/3 do terreno e o R. Horta marcou o seu segundo golo dessa forma.
Também gostei das movimentações constantes dos homens da frente, com muitas triangulações.

Uma jogada que ilustra bem tudo isto foi quase no fim: o nosso central estava no meio campo e dá para o Trincão, ele o Eduardo e o Esgaio com várias movimentações e triangulações rápidas desmarcam o Trincão na ala que tira o cruzamento mas é cortado, de imediato o Braga reage e pressiona, ganha a bola quase na grande área do Varzim, a bola chega ao Trincão que tem um movimento sublime e faz um túnel a um jogador adversário, desmarca Esgaio que cruza para o Sigh mas este cai e não consegue encostar para golo.

VERMELHO MAGICO

Quote from: Gverreiro99 on 09 de July de 2019, 12:13
5-1 Marca Stolj de penalti!

Agradeceu aos adeptos e beijou o emblema Stolj nos festejos do golo!

Garra de um gajo que foi sempre entalado pelo Abel (terá as suas razões). Teve grandes e várias sessões de aquecimento para depois nem sequer entrar.
COM RAÇA E LEALDADE
DEFENDO OS CLUBES DA MINHA CIDADE

Luso

Quote from: VERMELHO MAGICO on 09 de July de 2019, 16:56
Quote from: Gverreiro99 on 09 de July de 2019, 12:13
5-1 Marca Stolj de penalti!

Agradeceu aos adeptos e beijou o emblema Stolj nos festejos do golo!

Garra de um gajo que foi sempre entalado pelo Abel (terá as suas razões). Teve grandes e várias sessões de aquecimento para depois nem sequer entrar.
Mesmo, este vê se que é dos que sente, parece formado cá. Está encontrado o substituto do Dyego.

Luso

Sequeira não me parecia um gajo de se acomodar mas se é para ter displicências como a do golo do Varzim de hoje é arranjar mesmo alguém que lhe faça alguma pressão.

Boa jogada no 2º golo do Paulinho.

br@g@

Quote from: Luso on 09 de July de 2019, 19:19
Sequeira não me parecia um gajo de se acomodar mas se é para ter displicências como a do golo do Varzim de hoje é arranjar mesmo alguém que lhe faça alguma pressão.

Boa jogada no 2º golo do Paulinho.
Também reparei nisso, mas parece-me que foi uma mistura de displicência e cansaço

Mais Norte

Esperemos que pré-época continue com este ritmo e, sobretudo, com a confiança que está a ser transmitida pela equipa.

Para além disso, o bom ambiente que se viveu na bancada permite criar empatia com os jogadores e com a equipa técnica, coisa que faltou em vários jogos da última época. Muito bem. E a tarja foi muito bem escolhida.

Tenho sempre dificuldade em termos da definição do modelo de jogo, mas creio que já há uma opção bem definida. Laterais a subir, alas a entrar em diagonais, um jogador criativo, hoje Xadas, a dar apoio ao PL, um médio mais defensivo mas que chega facilmente à área e André Horta que vai ter, se tudo lhe correr bem, um papel muito importante na equipa. Digo o mesmo para Xadas. A ver vamos.

Ricardo Horta foi, para mim, enquanto jogou, o nosso melhor elemento. A caminho do seu melhor?

Tormena deu muito boas indicações. Sereno, com bom toque de bola e bom sentido posicional. Diogo Viana também esteve muito bem. Parecem ser bons reforços e põem a concorrência em alerta.

Trincão entrou muito bem e, se for aposta consistente, entrando com regularidade e com tempo para jogar, pode dar ao nosso jogo uma explosão extra. Paulinho está a entrar com o pé direito.

Singh e Murilo estiveram perros e algo desastrados. Bruno Viana também.

A equipa está a jogar com os olhos na baliza e na procura da forma mais rápida de lá chegar com vários jogadores.Com objectividade e sem recorrer ao chutão. No segundo tempo a qualidade do jogo baixou Ainda assim podíamos ter marcado mais golos.

Sá Pinto parece ter uma ideia muito clara daquilo que pretende. E "com quem" pretende. Mas ainda há dúvidas. Vai haver muita concorrência.

Jogo treino com sinal mais, pese a fragilidade do adversário.

Luso

Sequeira, para mim, o pior. Luther e Murilo a seguir. Xadas podia ter aparecido mais.
Bem os Hortas na primeira parte. Alguns bons momentos de Trincão, Eduardo e Novais na 2ª parte.
O resto pouco se viu, cumpriram.

Enorme_Guerreiro

Quote from: 100%SCB on 09 de July de 2019, 16:15
Quote from: Enorme_Guerreiro on 09 de July de 2019, 15:32
Quote from: 100%SCB on 09 de July de 2019, 15:05

Creio que nos faltará um trinco com maior capacidade de passe longo para fazer o que o Fransérgio foi fazendo no primeiro tempo (virar o centro de jogo. Nisto (passes longos e pouco tensos) o Fransérgio é muito bom, se jogar a partir de trás onde tem maior discernimento).


O jogador com melhor qualidade de passe longo no nosso plantel é, provavelmente, o Claudemir... Ou seja, um trinco.
Não concordo e o problema é que os passes longos do Claudemir são bolas bombeadas... raramente, faz um passe tenso. Além disso, é um jogador que acaba por prender muito a bola. Mas, esta posição é um mal menor.

Apenas 2 exemplos de passes do Claudemir que deram golo:
https://ligaportugal.pt/pt/liga/jogo/20182019/liganos/3/2
https://ligaportugal.pt/pt/liga/jogo/20182019/liganos/11/4

Um bom passe não tem de ser tenso, depende muito da situação em concreto. Para mim, o Claudemir é claramente o jogador com melhor visão de jogo e melhor qualidade de passe longo do plantel. Mas pronto, aceito que gostes mais de outro, se bem que não consigo pensar noutro.

100%SCB

Quote from: Enorme_Guerreiro on 10 de July de 2019, 00:12
Quote from: 100%SCB on 09 de July de 2019, 16:15
Quote from: Enorme_Guerreiro on 09 de July de 2019, 15:32
Quote from: 100%SCB on 09 de July de 2019, 15:05

Creio que nos faltará um trinco com maior capacidade de passe longo para fazer o que o Fransérgio foi fazendo no primeiro tempo (virar o centro de jogo. Nisto (passes longos e pouco tensos) o Fransérgio é muito bom, se jogar a partir de trás onde tem maior discernimento).


O jogador com melhor qualidade de passe longo no nosso plantel é, provavelmente, o Claudemir... Ou seja, um trinco.
Não concordo e o problema é que os passes longos do Claudemir são bolas bombeadas... raramente, faz um passe tenso. Além disso, é um jogador que acaba por prender muito a bola. Mas, esta posição é um mal menor.

Apenas 2 exemplos de passes do Claudemir que deram golo:
https://ligaportugal.pt/pt/liga/jogo/20182019/liganos/3/2
https://ligaportugal.pt/pt/liga/jogo/20182019/liganos/11/4

Um bom passe não tem de ser tenso, depende muito da situação em concreto. Para mim, o Claudemir é claramente o jogador com melhor visão de jogo e melhor qualidade de passe longo do plantel. Mas pronto, aceito que gostes mais de outro, se bem que não consigo pensar noutro.
Para mim o A. Horta é melhor a nível de passe longo (vê o primeiro golo de ontem, por exemplo). O próprio Fransérgio quando joga atrás fá-lo com muita mais frequência.
O Claudemir raramente arrisca em virar o centro de jogo. Tem qualidade de passe mas, não tem força (pelo menos parece) para o fazer.

Quando falei de passe longo era um jogador capaz de virar rapidamente o centro de jogo e isso, raramente, o Claudemir fez com o Abel.
FORÇA BRAGA

Enorme_Guerreiro

Quote from: 100%SCB on 10 de July de 2019, 09:43
Quote from: Enorme_Guerreiro on 10 de July de 2019, 00:12
Quote from: 100%SCB on 09 de July de 2019, 16:15
Quote from: Enorme_Guerreiro on 09 de July de 2019, 15:32
Quote from: 100%SCB on 09 de July de 2019, 15:05

Creio que nos faltará um trinco com maior capacidade de passe longo para fazer o que o Fransérgio foi fazendo no primeiro tempo (virar o centro de jogo. Nisto (passes longos e pouco tensos) o Fransérgio é muito bom, se jogar a partir de trás onde tem maior discernimento).


O jogador com melhor qualidade de passe longo no nosso plantel é, provavelmente, o Claudemir... Ou seja, um trinco.
Não concordo e o problema é que os passes longos do Claudemir são bolas bombeadas... raramente, faz um passe tenso. Além disso, é um jogador que acaba por prender muito a bola. Mas, esta posição é um mal menor.

Apenas 2 exemplos de passes do Claudemir que deram golo:
https://ligaportugal.pt/pt/liga/jogo/20182019/liganos/3/2
https://ligaportugal.pt/pt/liga/jogo/20182019/liganos/11/4

Um bom passe não tem de ser tenso, depende muito da situação em concreto. Para mim, o Claudemir é claramente o jogador com melhor visão de jogo e melhor qualidade de passe longo do plantel. Mas pronto, aceito que gostes mais de outro, se bem que não consigo pensar noutro.
Para mim o A. Horta é melhor a nível de passe longo (vê o primeiro golo de ontem, por exemplo). O próprio Fransérgio quando joga atrás fá-lo com muita mais frequência.
O Claudemir raramente arrisca em virar o centro de jogo. Tem qualidade de passe mas, não tem força (pelo menos parece) para o fazer.

Quando falei de passe longo era um jogador capaz de virar rapidamente o centro de jogo e isso, raramente, o Claudemir fez com o Abel.
Sim, há diferentes tipos de passe longo, isso é certo. O do A. Horta ontem é uma lateralização para um homem completamente sozinho (Sequeira), não é um passe muito difícil de fazer (ou pelo menos não deveria ser difícil para um profissional de futebol).

Por não arriscar muito, não quer dizer que não seja o melhor... Se um fizer 10 e acertar 9, enquanto o outro faz 15 e acerta 10, o primeiro é melhor...

Quanto às variações de flanco que falas, há mais do que uma maneira de se fazer, e a ideal é pelo chão. E não precisa de ser apenas um passe direto dum lado ao outro para que seja rápida, pergunta ao Guardiola  ;D
Eu acho que o Claudemir, pelo menos com o Abel, sempre optou por jogar mais seguro, arriscando o passe longo em rutura, que é onde teoricamente há menos risco se perdermos a bola. Mas várias vezes ele virava o centro de jogo do Sequeira/Horta para o Esgaio/Wilson e vice-versa, mas dependia muito do parceiro de meio-campo que tivesse (o que condiciona sempre a maneira de jogar).

Mas tens uma opinião perfeitamente válida, nada contra. Eu acho é que o André Horta é mais jogador de definição perto da área do que propriamente de passes longos, mas percebo o que dizes