News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Referendo sobre a Venda do Estádio Municipal de Braga.

Started by BragaSempre, 11 de February de 2019, 16:39

Previous topic - Next topic

OBracarense

Não iamos fazer um pequeno estádio na academia?
Esse pequeno estádio fica maior, a realidade é que desde que temos este estádio nunca tivemos uma media de espetadores acima de 15mil adeptos..portanto 20 mil chega e sobra.
Um estádio mais pequeno com muito mais ambiente é muito melhor que um grande e às moscas.

Os terrenos onde era para ser feito o primeiro estádio do Euro 2004 (onde fica o parque de estacionamento da Belga), podia se fazer muito bem ali o novo estádio com ligação à academia.

Dali até podiamos colocar um Miradouro para o Rio ir ver a obra de arte com os amigos lagartos.

rpo.castro

Acusa-se o RR de demagogia (e bem) mas por aqui as respostas ainda são mais demagogas e despropositadas.

Quote from: Vasco Soares on 11 de February de 2019, 22:13
Braga vai ficar com 3 estádios ? E o que isso me interessa? Só um seria meu. Os outros eu não fui tido nem achado , nem na construção de um nem no deixar ao abandono do outro. Então quem decidiu que resolva agora.
Raios me partam se a esmagadora maioria dos Braguistas não acha que o caminho é este.
Não Vasco, não terias um estádios. Tens 2 estádios que são realmente teus, que foram pagos pela tua família, por ti, continuam a ser pagos e serão pagos pelos teus filhos. E terias cerca de 40% de mais um mono (cuja construção defendes). A construção do novo mono (que só pagaria quem quer) não resolveria o problema, e o problema não é o estádio do SCB (se for preciso até joga em Fão), é aquela aberração chamada EMB!

E as pessoas de Braga votaram sucessivamente em quem decidiu construir este estádio. 9 anos após a construção do mono, o pai da coisa continuava a reunir o apoio da maioria dos bracarenses, portanto gostaram do serviço. Basta ver nos posts anteriores alguns que dizem que "roubou mas deixou obra"
Quem não sente não é filho de boa gente.

PAF

A Martins só mesmo para encerrar o assunto.
Não podes dizer que vai custar ou ouvi dizer que vai custar ou alguém disse ou pior ainda dizer que no tribunal receberam uns cobres, isso tem validade zero numa qualquer discussão ou tens factos ou não tens. Isso era o mesmo que eu vir aqui dizer que fulano recebeu milhões para se fazer o estádio só porque me apetece ou ouvi dizer em qualquer lado, vale zero. Sendo que no Forum os valores até são públicos.
A Câmara obviamente tem que encontrar soluções para o seu problema financeiro, é a sua obrigação... por isso quer vender a Confiança (se é assim um negócio tão bom a sua compra por privados, já agora pelo menos 15% acima do preço de compra feito pela Câmara, acho que não será dificil aparecer pessoal a pagar mais que o que a Câmara pagou por ele há uns anos, ou será que não há pessoal a querer fazer um bom negócio?) e por isso cedeu os terrenos para alguém fazer um ginásio e por isso quer vender o estádio.
Ou faz isto ou inventa/aumenta impostos que é o que fazem normalmente no Estado, entre a 1ª e a 2ª opção acho que é fácil ver qual o caminho mais certo para os cidadãos.
Quem perder 10 minutos a ler o orçamento municipal percebe as limitações do mesmo, mesmo que não se faça investimento 80 a 90% do orçamento está cativo à partida (isto sem processos judiciais como alguns do estádio). Tenho pena de quem gerir a Câmara nas próximas décadas, e se houver alguma crise por pequena que seja pior ainda.

Numa coisa tens razão, quanto ao estádio ninguém sabe quanto custou e menos ainda quanto vai custar no final, a cada processo perdido o preço vai aumentando e aumenta também para o arquitecto e a cada dia vão-se somando juros. O que a Câmara deve no momento é fácil de saber, é ir ao orçamento da Câmara e estão lá os valores (já agora também estão lá os processos em tribunal).
O estádio obviamente vai-se degradar e não é por falta de dinheiro para a manutenção é mesmo porque é um elefante branco e tudo o que seja lá gasto é dinheiro perdido. O Braga não quer lá investir porquê? porque a rentabilidade do investimento vai ser quase nula infelizmente.
Sendo que os gastos de manutenção parece-me que vão subir ao longo dos anos (aqui é opinião de leigo) pelo forma e materiais utilizados no estádio. Alguém disse atrás que eram precisos 20 ou 30 milhões para meter aquilo funcional, provavelmente não deve andar longe de valores razoáveis, mas para isso mais valia fazer um estádio de raiz e esquecer este. Provavelmente em 20/30 anos vai ser o que vai acontecer se o Braga tiver condições para tal.
O pessoal está preocupado com a venda e o que pode acontecer ao Braga, quando para o Braga uma possível venda seria a melhor noticia que o clube alguma vez poderia ter relativamente ao estádio.
A Câmara municipal (esta e qualquer outra no mundo) não existe para gerir estádios de futebol, são por norma buracos sem fundo, aparecer alguém que pudesse dar alguma vida ao espaço seria um autêntico milagre. Se ao menos alguém quisesse dar o naming ao estádio já seria uma grande vitória, mesmo que o valor fosse para ser investido no mesmo.

Já o disse acima, e nisso também concordamos, não me revejo na forma como isto está a ser tratado, demasiado circo para o meu gosto, sou totalmente o oposto desse circo mediático. Muita parra e no fim muito pouco sumo que se tira dali.

Para terminar, visto que muitos ainda não perceberam.
Isto não é um problema do Braga, isto é um problema GRAVE da cidade e que pode custar muito aos bolsos de cada um que por aqui vai comentando. O dinheiro público é de todos nós, não cai do céu, e quando ele falta são todos os cidadãos que pagam. Não é o Braga.

NightHawk

Quote from: rpo.castro on 12 de February de 2019, 10:24
Acusa-se o RR de demagogia (e bem) mas por aqui as respostas ainda são mais demagogas e despropositadas.

Braga vai ficar com 3 estádios ? E o que isso me interessa? Só um seria meu. Os outros eu não fui tido nem achado , nem na construção de um nem no deixar ao abandono do outro. Então quem decidiu que resolva agora.
Raios me partam se a esmagadora maioria dos Braguistas não acha que o caminho é este.
Não Vasco, não terias um estádios. Tens 2 estádios que são realmente teus, que foram pagos pela tua família, por ti, continuam a ser pagos e serão pagos pelos teus filhos. E terias cerca de 40% de mais um mono (cuja construção defendes). A construção do novo mono (que só pagaria quem quer) não resolveria o problema, e o problema não é o estádio do SCB (se for preciso até joga em Fão), é aquela aberração chamada EMB!

E as pessoas de Braga votaram sucessivamente em quem decidiu construir este estádio. 9 anos após a construção do mono, o pai da coisa continuava a reunir o apoio da maioria dos bracarenses, portanto gostaram do serviço. Basta ver nos posts anteriores alguns que dizem que "roubou mas deixou obra"

Sem tirar nem por, a não ser que o Vasco não seja munícipe de Braga (o que pode bem acontecer, temos vários colegas braguistas a viver noutras cidades e ainda bem!), se bem que mesmo assim alguma coisa pagou porque de certeza que houve verbas vindas do governo central...

Colocou-se um estádio quase ao abandono para construir uma megalomania com graves problemas de acessibilidades, usabilidade e, principalmente, de segurança. A solução nunca pode ser fazer igual: deitar outro ao abandono, empurrar o problema com a barriga e criar mais um (mesmo que custeado por um privado como é o clube). Pior que um elefante branco (sendo que no caso foi usado durante 50 anos, teve retorno) é ter 2. A cidade só fica a perder e por muito que se queira dividir as águas, câmara, munícipes e clube têm que trabalhar em conjunto em prol da comunidade e não separados, senão isto é uma selva.

O clube não tem dinheiro para enterrar mais 30 ou 40 milhões num estádio. Nem mesmo a SAD pode se meter num negócio destes a não ser que já tivesse de antemão um Naming Sponsor para 10 ou 20 anos. O Boavista enterrou-se devido ao estádio, porque quis ser como os outros 3 grandes quando não tinha cheta e não conseguiu apoios camarários. E isto só faria sentido se o EMB fosse de facto comprado por alguém que o rentabilizasse para outros espetáculos, criando mais um espaço na cidade fora do contexto do futebol, seria mais uma sala de espectáculos alternativa ao Altice Fórum e ao Theatro Circo. Mas, como disse acima, duvido muito. Parece-me um desvario do Rio só para justificar uma tomada de posição para lavar as mãos. Ele sabe bem que ninguém se quer enterrar naquilo, só mesmo quem queira lavar dinheiro durante vários anos, porque só o que têm que gastar em cima do que está para o dotar de tudo o que lhe falta são mais uns 20 ou 30 milhões...

Como munícipe voto a favor da venda imediata (mesmo que para mim seja uma proposta demagógica porque ninguém quer aquilo nem dado).
Como sócio do SC Braga votaria sempre contra a compra dele e muito provavelmente votaria contra a construção de um novo estádio porque o clube (e a SAD) não têm condições financeiras para tal.

Para mim a solução mais próxima do ideal, num mundo perfeito e reaproveitando o que existe era o clube comprar o estádio, meter mais 20 ou 30 milhões nele e torná-lo de facto num estádio de classe mundial. Mas isto é completamente utópico e não vai acontecer.

A solução um pouco mais realista mas que também não vai acontecer é a venda a um privado que o saiba rentabilizar e que o Braga se mantenha a jogar lá. Lá está, a não ser que alguém tenha dinheiro para lavar...

Lipeste

Ricardo Rio levantou a hipotese de regressarmos ao 1° de Maio...restaurar o 1° de Maio e passarmos a jogar lá seria o melhor que nos poderia acontecer (cobertura incluida porque apesar de ser patrimônio nacional,, com tudo que isso acarreta, julgo que será possível incluir uma cobertura, amovivel, sem que a mesma entre na já existente estrutura do estádio).

AMartins

Quote from: PAF on 12 de February de 2019, 11:00
A Martins só mesmo para encerrar o assunto.
Não podes dizer que vai custar ou ouvi dizer que vai custar ou alguém disse ou pior ainda dizer que no tribunal receberam uns cobres, isso tem validade zero numa qualquer discussão ou tens factos ou não tens. Isso era o mesmo que eu vir aqui dizer que fulano recebeu milhões para se fazer o estádio só porque me apetece ou ouvi dizer em qualquer lado, vale zero. Sendo que no Forum os valores até são públicos.
A Câmara obviamente tem que encontrar soluções para o seu problema financeiro, é a sua obrigação... por isso quer vender a Confiança (se é assim um negócio tão bom a sua compra por privados, já agora pelo menos 15% acima do preço de compra feito pela Câmara, acho que não será dificil aparecer pessoal a pagar mais que o que a Câmara pagou por ele há uns anos, ou será que não há pessoal a querer fazer um bom negócio?) e por isso cedeu os terrenos para alguém fazer um ginásio e por isso quer vender o estádio.
Ou faz isto ou inventa/aumenta impostos que é o que fazem normalmente no Estado, entre a 1ª e a 2ª opção acho que é fácil ver qual o caminho mais certo para os cidadãos.
Quem perder 10 minutos a ler o orçamento municipal percebe as limitações do mesmo, mesmo que não se faça investimento 80 a 90% do orçamento está cativo à partida (isto sem processos judiciais como alguns do estádio). Tenho pena de quem gerir a Câmara nas próximas décadas, e se houver alguma crise por pequena que seja pior ainda.

Numa coisa tens razão, quanto ao estádio ninguém sabe quanto custou e menos ainda quanto vai custar no final, a cada processo perdido o preço vai aumentando e aumenta também para o arquitecto e a cada dia vão-se somando juros. O que a Câmara deve no momento é fácil de saber, é ir ao orçamento da Câmara e estão lá os valores (já agora também estão lá os processos em tribunal).
O estádio obviamente vai-se degradar e não é por falta de dinheiro para a manutenção é mesmo porque é um elefante branco e tudo o que seja lá gasto é dinheiro perdido. O Braga não quer lá investir porquê? porque a rentabilidade do investimento vai ser quase nula infelizmente.
Sendo que os gastos de manutenção parece-me que vão subir ao longo dos anos (aqui é opinião de leigo) pelo forma e materiais utilizados no estádio. Alguém disse atrás que eram precisos 20 ou 30 milhões para meter aquilo funcional, provavelmente não deve andar longe de valores razoáveis, mas para isso mais valia fazer um estádio de raiz e esquecer este. Provavelmente em 20/30 anos vai ser o que vai acontecer se o Braga tiver condições para tal.
O pessoal está preocupado com a venda e o que pode acontecer ao Braga, quando para o Braga uma possível venda seria a melhor noticia que o clube alguma vez poderia ter relativamente ao estádio.
A Câmara municipal (esta e qualquer outra no mundo) não existe para gerir estádios de futebol, são por norma buracos sem fundo, aparecer alguém que pudesse dar alguma vida ao espaço seria um autêntico milagre. Se ao menos alguém quisesse dar o naming ao estádio já seria uma grande vitória, mesmo que o valor fosse para ser investido no mesmo.

Já o disse acima, e nisso também concordamos, não me revejo na forma como isto está a ser tratado, demasiado circo para o meu gosto, sou totalmente o oposto desse circo mediático. Muita parra e no fim muito pouco sumo que se tira dali.

Para terminar, visto que muitos ainda não perceberam.
Isto não é um problema do Braga, isto é um problema GRAVE da cidade e que pode custar muito aos bolsos de cada um que por aqui vai comentando. O dinheiro público é de todos nós, não cai do céu, e quando ele falta são todos os cidadãos que pagam. Não é o Braga.

Como cidadão fico preocupado pelas duas vertentes, a vertente económica e a vertente social.  E todo este fogo de artifício não beneficia em nada nenhuma das vertentes.

Não é preciso nenhum referendo para colocar o estádio à venda, como já disse, é falta de coragem política e é uma forma de assacar à população uma responsabilidade que nunca foi dela. Seja qual for o resultado desse querido referendo, só vai servir para dividir ainda mais as pessoas e a relação da sociedade civil com o clube. Relação essa que nunca viveu grandes dias e que cada vez é pior.
A autarquia quer dividendos, já deveria ter percebido que não é a lapidar património ao desbarato (aprendemos todos essa lição com o autarca anterior) como a Confiança ou os poucos terrenos com valor que tem que o vai conseguir. Que se definam estratégias, transparentes, para a boa saude das contas e que se chore  para a praça pública e para o governo central quando tem que ser, porque as câmaras mais endividadas do país também o fazem e essas nem têm de investir em transportes públicos e outras infra-estruturas que dão receitas.

tiago1992

PAF

Quote from: Lipeste on 12 de February de 2019, 11:25
Ricardo Rio levantou a hipotese de regressarmos ao 1° de Maio...restaurar o 1° de Maio e passarmos a jogar lá seria o melhor que nos poderia acontecer (cobertura incluida porque apesar de ser patrimônio nacional,, com tudo que isso acarreta, julgo que será possível incluir uma cobertura, amovivel, sem que a mesma entre na já existente estrutura do estádio).
O ser património nacional acho que em nada implicaria a sua recuperação para um estádio moderno. pelo contrário, uma recuperação e adaptação ao sec XXI seria preservar o património coisa que hoje não é uma realidade. Acho que o único grande obstáculo seriam as cadeiras que poderiam estragar a pedra (mas certamente haveria outra solução).
O próprio municipal penso já foi nomeado para património nacional, embora não aceite.
Embora regressar ao 1º de Maio nos próximos 10 ou 20 anos acho que não passa de uma utopia... estaríamos sempre a falar de 50 milhões ou mais hoje em dia. A não ser que fossemos à champions e o clube decidisse investir todo o dinheiro numa obra destas por exemplo. Regressar ao 1º de Maio seria o maior investimento que o clube alguma vez faria no seu crescimento. Acho que passado estes 16 anos é quase um sonho para todos o 1º de Maio.

Chico_Magro

Quote from: tiago1992 on 12 de February de 2019, 11:38
Pelos vistos há comprador...

:D :D :D Muito boa! 80k para recuperar como? Vai haver muita gente a querer aparecer nas notícias...

PAF

Quote from: Chico_Magro on 12 de February de 2019, 11:42
Quote from: tiago1992 on 12 de February de 2019, 11:38
Pelos vistos há comprador...

:D :D :D Muito boa! 80k para recuperar como? Vai haver muita gente a querer aparecer nas notícias...
Deve ser 80mil e não 80 milhões!
Em todo o caso se o homem está disposto a depositar já 5milhões é como diz o Nighthank, fazer o lacinho e entregar.
Esta empresa tinha ideia que estava descapitalizada...

SCB Monsul

Quote from: Lipeste on 12 de February de 2019, 11:25

Isso seria horrível, enterrar-se-iam milhões no 1ºde Maio e ele continuaria sem o as condições mínimas. Prefiro construir um estádio de raiz como o do Gil Vicente.
14 Novembro de 1994 - Sócio nº2320

Eskol

Se esta notícia for verdade, nem se devia pensar duas vezes.
Se existe alguém disposto a enterrar milhões naquele poço sem fundo, então não se pode deixar escapar a oportunidade para bem de todos nós contribuintes.

Pode ser que este novo comprador, se está disposto a gastar tanto, lhe faça umas obras de uns bons milhões para tentar rentabilizar o espaço

Quanto ao Braga, logo se verá. Até 2030 está seguro e, sejamos honestos, desalojado nunca ficará mesmo que eventualmente venha a largar o EMB.

Arsenalista

Quote from: Eskol on 12 de February de 2019, 12:40
Quanto ao Braga, logo se verá. Até 2030 está seguro e, sejamos honestos, desalojado nunca ficará mesmo que eventualmente venha a largar o EMB.
O contrato de arrendamento é até 2034, na altura, 2004, foi realizado  para 30 anos.
Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva

Somos Braga!

O verdadeiro adepto vê-se nas derrotas!

Kwanza99

Quote from: Somos Braga! on 12 de February de 2019, 13:06
Quote from: Arsenalista on 12 de February de 2019, 11:44
Parece que há comprador... https://ionline.sapo.pt/646179?source=social&fbclid=IwAR21UQjL5ZVMKDJsNtQ6ZnlwglJzk-pTTbX6hakLfS8yhwIEpetUUC8dYYk
Ou há "petróleo" por baixo do estádio ou esta notícia é um barrete descomunal.

Enviado do meu VTR-L09 através do Tapatalk

Que jeito do c.r.l! Um dia depois de se falar num referendo, aparece um qualquer "empresário" a espetar 80M num imóvel que o atual proprietário considera de inútil. Ainda por cima uma proposta vinda de uma empresa que em outubro de 2018 estava envolta em polémica e conflitos jurídicos. Tá certo!
Zauuu ⚔️🔴⚪️

Vasco Soares

Quote from: NightHawk on 12 de February de 2019, 11:23
Quote from: rpo.castro on 12 de February de 2019, 10:24

Sem tirar nem por, a não ser que o Vasco não seja munícipe de Braga (o que pode bem acontecer, temos vários colegas braguistas a viver noutras cidades e ainda bem!), se bem que mesmo assim alguma coisa pagou porque de certeza que houve verbas vindas do governo central...

Colocou-se um estádio quase ao abandono para construir uma megalomania com graves problemas de acessibilidades, usabilidade e, principalmente, de segurança. A solução nunca pode ser fazer igual: deitar outro ao abandono, empurrar o problema com a barriga e criar mais um (mesmo que custeado por um privado como é o clube). Pior que um elefante branco (sendo que no caso foi usado durante 50 anos, teve retorno) é ter 2. A cidade só fica a perder e por muito que se queira dividir as águas, câmara, munícipes e clube têm que trabalhar em conjunto em prol da comunidade e não separados, senão isto é uma selva.

O clube não tem dinheiro para enterrar mais 30 ou 40 milhões num estádio. Nem mesmo a SAD pode se meter num negócio destes a não ser que já tivesse de antemão um Naming Sponsor para 10 ou 20 anos. O Boavista enterrou-se devido ao estádio, porque quis ser como os outros 3 grandes quando não tinha cheta e não conseguiu apoios camarários. E isto só faria sentido se o EMB fosse de facto comprado por alguém que o rentabilizasse para outros espetáculos, criando mais um espaço na cidade fora do contexto do futebol, seria mais uma sala de espectáculos alternativa ao Altice Fórum e ao Theatro Circo. Mas, como disse acima, duvido muito. Parece-me um desvario do Rio só para justificar uma tomada de posição para lavar as mãos. Ele sabe bem que ninguém se quer enterrar naquilo, só mesmo quem queira lavar dinheiro durante vários anos, porque só o que têm que gastar em cima do que está para o dotar de tudo o que lhe falta são mais uns 20 ou 30 milhões...

Como munícipe voto a favor da venda imediata (mesmo que para mim seja uma proposta demagógica porque ninguém quer aquilo nem dado).
Como sócio do SC Braga votaria sempre contra a compra dele e muito provavelmente votaria contra a construção de um novo estádio porque o clube (e a SAD) não têm condições financeiras para tal.

Para mim a solução mais próxima do ideal, num mundo perfeito e reaproveitando o que existe era o clube comprar o estádio, meter mais 20 ou 30 milhões nele e torná-lo de facto num estádio de classe mundial. Mas isto é completamente utópico e não vai acontecer.

A solução um pouco mais realista mas que também não vai acontecer é a venda a um privado que o saiba rentabilizar e que o Braga se mantenha a jogar lá. Lá está, a não ser que alguém tenha dinheiro para lavar...
Por acaso até sou de Braga, nascido e criado na mais velha freguesia da cidade,
Eu pergunto paguei aqueles 2 ? Sim e se não houvesse aqueles dois pagaria menos impostos? Duvido, pagaria menos água? Duvido, pagaria menos tarifa de lixo? Duvido .
Enquanto Braguista que fazer , talvez tenha exagerado no que escrevi a quente mas nao deixamos de estar numa encruzilhada que não sei como resolveremos....

PAF

Vasco não sei se pagarias menos impostos, provavelmente não. Mas tenho uma certeza, nos próximos 25 anos quem estiver a  gerir a Cm Braga teria liberdade para investir onde bem quisesse e o que vai acontecer é que nos próximos 25 anos vamos estar a votar em pessoas que vão estar a gerir o passado em vez de gerir o futuro para o qual foram/serão eleitos. No fim isto de democracia tem muito pouco. estamos a hipotecar o futuro nosso, dos filhos e de alguns netos (isto aplica à Câmara e ao país em geral). Seria o mesmo que o Braga comprar o estádio (ou fazer um novo), quem viesse depois teria uma limitação na gestão quase insustentável.
Dizer que o dinheiro se não fosse para ali ia para outro lado (foi +- isto que quiseste dizer) nunca poderá servir de desculpa para má gestão seja da Câmara, seja do Braga, seja nossa no dia a dia. Não é indiferente onde se gasta o dinheiro.
O dinheiro do estádio poderia estar investido nas 7 fontes, poderia estar investido no mercado, poderia estar investido no são geraldo, poderia estar investido nas estradas cada dia mais cheias de buracos, poderia estar investido num verdadeiro parque da cidade e até poderia estar investido num estádio do mesmo valor mas que fosse uma mais valia para a cidade e para o clube. E fazias isto tudo e se calhar ainda sobrava dinheiro para fazer um verdadeiro estádio. E terias uma cidade incomparavelmente melhor. Se nós não questionarmos o que vai sendo feito, quem vai questionar?
Diria que todo este circo tem uma vantagem, põe o pessoal a pensar para onde vai o nosso dinheiro... o mal é que pensam durante 5minutos e amanhã já esqueceu. O pessoal é "indignado" no facebook e pouco mais(perdi uns minutos a ler o facebook e é quase surreal o que se vai escrevendo). Vamos ver se daqui sai algo positivo, eu duvido, mas haja esperança. (duvido que isto chegue a referendo até...)

Legião

Não me admira que apareçam compradores, ainda por cima ao que me parece com uma boa margem negocial, quem tiver um bocado mais de horizontes consegue perceber o potencial que aquela obra de arte tem, não é todos os dias que se pode comprar um Pritzer e rentabiliza-lo.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva