News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Referendo sobre a Venda do Estádio Municipal de Braga.

Started by BragaSempre, 11 de February de 2019, 16:39

Previous topic - Next topic

BragaSempre

A minha reflexão sobre o referendo do Estádio Municipal de Braga:
1.   Após a tomada de posse do Executivo liderado pelo Dr. Ricardo Rio saído das Eleições Autárquicas de 2013, A Câmara Municipal foi alvo de uma Auditoria Financeira;
2.   Dessa auditoria foram conhecidos o Valor do Custo do Estádio e os Valores possíveis de pagamento (saído das diversas ações em tribunal);
3.   Ora, a CM de Braga sabia dos problemas e teria que achar soluções para fazer face aos mesmos;
4.   Por isso, agora espanta-me que por causa de uma divida prevista e saída de uma ação em tribunal, a CM de Braga, não tenha dinheiro para fazer face à mesma;
5.   Se o Município de Braga fosse gerido com pessoas com capacidade para Gestão do Mesmo, faria provisões financeiras para fazer face às despesas esperadas;
6.   Não o fez, o que se trata de Má Gestão (não vamos falar do passado, pois também ouve Má Gestão);
7.   Falar agora de um referendo para a Venda do Estádio e com o dinheiro da venda fazer obras no Estádio Primeiro de Maio é deitar "areia para os olhos" dos Munícipes e Adeptos do SC Braga;
8.   Porquê;
9.   Quanto custa fazer obras num Monumento Nacional?:
10.   Não sairá maior o custo?
11.   Pois, é preciso de dotar o mesmo das mesmas comodidades do Estádio Municipal de Braga, para o mesmo ter o que a UEFA exige para as suas Competições e que o SC Braga participa;
12.   De uma cobertura (esta cobertura poderá ser feita?); ou vamos ver o futebol à chuva;
13.   De novas instalações Sanitárias, de novos bares;
14.   De cadeiras individualizadas, de Camararotes, etc, etc.
15.   Numa altura em que o SC Braga luta pelo Campeonato Nacional é hora de trazer estes problemas para o seio do Clube?
16.   Quer queiram ou não, vai ser fruto de destabilização do clube...

Sem insultos, sem questões partidárias vamos discutir este problema com SERIEDADE.

miguel_afonso

As discussões que o meu senhorio tem com a mulher sobre se vai vender o imóvel no qual eu tenho direito de usufruto até 2030 me incomodam?
Só se fizerem muito barulho... De resto até 2030 o problema não é meu.

anti-lampioes

#2
O senhorio só lembrou que tem de pagar o estadio depois das eleições mais um demagogo sentou o traseiro no poleiro a única coisa que fez em braga foi festas pelo menos o mesquita encheu bolsos mas deixou obra feita bem ou mal e fez da cidade a terceira do país este a única coisa que fez no mandato foi festas. Pode nao haver dinheiro para comida mas há sempre para festas e assim se engana o zé

PAF

Começando por dizer que acho só parva a ideia do referendo... querem vender que vendam se houver interessados (tenho as minhas duvidas, a não ser o clube), mesmo que isso não estivesse no programa eleitoral de 2017.
Juntar à equação o 1º de Maio que realmente precisa de intervenção para se manter de pé, não faz qualquer sentido, é mais parvo ainda. Uma coisa não tem que estar necessariamente ligada à outra.
No resto o pessoal no geral vive como que na lua no que diz respeito à gestão da cidade, está na sua quase totalidade a marimbar para o que se passa, aconteceu durante 40 anos e nos últimos 5 não é diferente.
O 1º post reflete um pouco isso, nomeadamente a forma "leviana" como aborda as contas municipais, desde logo com o deviam prever e já sabiam (ou algo parecido). provisões? Obviamente. É preciso é um orçamento completo de provisões e não sei se chega... num orçamento que já de si está quase hipotecado à nascença. Infelizmente e olhando para o passado recente acho que nem Mesquita Machado fazia ideia das contas que tinha e do que deixou e os que lá estão agora menos ainda.
Daqui por 30 ou 40 anos ainda vamos estar a pagar estas loucuras... e vamos estar todos. Embora isto até pareçam brincadeiras de carnaval.

Quer queiramos quer não isto vai afetar e muito o clube, diretamente se o estádio tiver outro dono, não conheço o aluguer que o Braga tem, mas certamente há coisas que podem mudar, e indirectamente com apoios que poderiam existir se a Câmara estiver de boa saúde financeira para o clube (não SAD).
Em última instância até podia ser benéfico alguém dinamizar o estádio, não sei é como, aquilo não tem ponta por onde se lhe pegue. (em minha opinião claro)
E em último caso 2030 é já ali.

AMartins

#4
Quote from: anti-lampioes on 11 de February de 2019, 17:13
O senhorio só lembrou que tem de pagar o estadio depois das eleições mais um demagogo sentou o traseiro no poleiro a única coisa que fez em braga foi festas pelo menos o mesquita encheu bolsos mas deixou obra feita bem ou mal e fez da cidade a terceira do país este a única coisa que fez no mandato foi festas. Pode nao haver dinheiro para comida mas há sempre para festas e assim se engana o zé

Este "Rio" já tem lodo há muito tempo!

A única coisa que Rio sabe fazer nós já sabemos, é fogo de artifício! Este é mais um artifício para tapar os olhos às pessoas, fazer um referendo para atrasar qualquer processo e arrastá-lo até às próximas eleições só vai servir para o Rio poder continuar a apregoar que sempre quis resolver o problema da melhor forma para poder meter dinheiro no mealheiro da Câmara. Para vender não precisa de referendo nenhum. O homem é demagogo e quem tem dois dedos de testa já se apercebeu disto há muito tempo...infelizmente a oposição externa (e interna) simplesmente não existe. Até em termos humanos o PS Braga conseguiu sugar-se a si próprio até ao tutano.

Até 2030 só mudará alguma coisa no que respeita ao usufruto do estádio por parte do clube, se o clube quiser!
Sendo que a única coisa que poderá acontecer em termos de venda do estádio será se o clube quiser ficar com a dívida corrente (a partir de certo momento) e comprar o estádio ao senhorio.
Se me disserem assim: "a Câmara aceita vender o estádio pelo valor da dívida actual aos bancos que deve rondar os 20M (em Julho de 2018 eram 25M) e faz questão que seja outra entidade que não o SCB a comprar". Quem é que vai ali enterrar esse dinheiro, ainda para mais sabendo que nos próximos 11 anos nem lhe pode tocar?? Para não falar que comprar e demolir implicaria gastar muitos mais milhões...

Resumindo, o nosso afluente camarário está à espera que o clube se chegue à frente e até lá vai fazendo aquilo que gosta mais...vai aparecendo (o homem deve ter em casa um daqueles espelhos tipo bruxa da Branca de Neve), vai montando umas tendas na Avenida Central e na Liberdade e vai fazendo demagogia às custas do clube. É um politico tuga..não dá para muito mais.

Até consigo perceber que seria um bom negócio o clube comprar o estádio, no entanto só acredito que o clube avance para a compra do estádio depois da 2a fase da academia estar concluída (e quando tiver de pagar menos por ele).

PAF

Já agora o problema da Câmara não é o estádio é a parceria dos sintéticos... Se o estádio é um crime, esta parceria é um autêntico atentado um roubo aos bolsos de todos nós. (mas pelos vistos com muitos apoiantes)
Só que na parceria não conseguiram fazer nada, foram à volta e acaba por pagar o estádio. (pelo meio ainda há a confiança para ser vendida, se não for, mais problemas)

Lipeste

Apesar da impossibilidade, em referendo, a demolição juntamente com o "saco" da anterior quadrilha autárquica teria o meu voto.

Pé Ligeiro

Um tema destes traz à tona a discussão política, o que para o fórum interessa muito pouco. Haverá sempre os defensores de Mesquita e haverá os defensores de Rio.
Seja qual for a cor política, tentem não levar o assunto para a discussão política, pois isso em nada contribui para uma discussão saudável, apenas servindo para atirar "pedras" uns aos outros...
BRAGA SEMPRE MAIS!

Legião

#8
Pôr este assunto em patamares políticos é um erro, olhemos para isto como um problema da cidade e do clube que amamos não do partido A, B ou C, façamos dele uma oportunidade.

Estou longe de concordar com os que dizem que aquela obra de arte apenas serve para um estádio, dá para muito mais que isso temos é de pôr a cabeça a funcionar e abrir horizontes, deixo um post que já tinha deixado há algum tempo sobre o assunto e que espelha aquilo que penso se deveria  tentar fazer.

Cada vez tou mais convicto que talvez a melhor solução seja construir um novo estádio visto que não se pode mexer no 1º de Maio (os milhões da NOS são mesmo reais?) e continuaríamos com dois estádios na cidade pois o actual passaria a um monumento turístico. Um novo estádio para 30 000 pessoas, nunca menos, seria um erro. na minha opinião, fazer para menos lugares ainda ontem se viu que se fizermos as coisas bem feitas temos cidade para um estádio desses, creio que quando começarmos a trabalhar a marca Braga e os adeptos correctamente até será curto. Penso que, quem nos quer mal, passa tanto a lenga lenga que o Braga "não tem adeptos" que até nós acabávamos por ficar influenciados.

Muitos devem achar que é uma loucura imaginar um cenário como o que vou descrever e certamente até o é mas sonhar ainda não paga imposto...  imagino o Braga a sair dali e a construir um estádio funcional para 30 000 e com médias de 20 000 a 25 000 por jogo, sinceramente não acho isto o mais difícil porque sem fazer praticamente nada (tirando a parte desportiva) e a cometer erros atrás de erros na captação de adeptos ao estádio já conseguimos meter cerca de metade disto, difícil é construir o estádio... (os 100 milhões da NOS são mesmo reais e poderia uma parte ser canalizada?... infelizmente, não creio )  Por outro lado, a  Câmara ou num cenário ideal uma empresa/departamento só para gerir e rentabilizar o estádio que passaria a monumento/atracão turística e "sala de espectáculos", passando a ser rentável ou pelo menos sustentável.

Pergunto, quantos dos turistas que visitam a cidade ou até o País sabem que aqui podem visitar o "Estádio mais original do mundo" e são verdadeiramente estimulados a fazê-lo? Se fosse transformado numa atracão turística creio que poderia ter bastante procura, acho que nesse caso até se poderia fazer daquela "obra de arte" uma marca, sugeria até dar-lhe um nome, "Estádio Municipal" é o que não falta por esse mundo fora.

Talvez seja loucura e provavelmente é mas consigo imaginar o estádio deixar de ser a nossa "casa" e passar a ser verdadeiramente um monumento uma das maiores atracções turísticas da cidade/região e ser transformado para tal, com visitas pensadas para serem uma boa experiência e memorável, sem ser preciso marcações, ser como um museu em que se chega, paga o bilhete e entras, ter em exposição como a obra foi criada, exposição de eventos que normalmente não acontecem num estádio e que lá se teriam realizado, maquetes, vídeos da obra, video do Obama  a falar do estádio, etc, etc acho que dava uma boa atracção turística eu pelo menos se fosse a uma cidade com algo do género gostaria de visitar.

Salvaguardando as devidas distâncias, recordo-me, por exemplo, que a Suécia foi buscar ao fundo do mar um navio de Guerra que afundou, trouxe-o para terra e dele fez um museu que hoje tem milhares de visitas (Vasa Museum, se quiserem pesquisar), do problema fizeram uma oportunidade, acho que temos de alargar horizontes no que aquele obra de milhões se pode transformar, como estádio para ver a bola não é muito funcional mas não é uma obra qualquer se o virmos de outro prisma, tentar fazer do problema uma oportunidade.

Quanto a eventos, não sou especialista na matéria mas com aquele formato de "sala de espectáculos gigante" que é o nosso estádio + a Alameda enorme ao lado como poucos têm muita coisa deve dar para fazer ali, e não me refiro apenas a espectáculo musicais, numa breve pesquisa no google encontrei imagens como isto:





Estádio do Lille transformou-se para receber a Taça Davis em ténis:
https://www.noticiasaominuto.com/desporto/1124544/eis-a-forma-como-um-estadio-de-futebol-se-transforma-num-court-de-tenis

Resumindo, deixem-me acreditar que se uma empresa competente tenta-se rentabilizar o estádio de duas formas poderíamos ter uma boa surpresa, de um lado como atração turistica, não haverá muita gente neste planeta que gostaria de visitar o "estádio mais original do mundo" e como foi criado ou até "uma sala de espectáculos única no mundo", vencedor do "nobel" da arquitectura, saibamos vende-lo como algo realmente singular e não apenas como um estádio diferente.

Por exemplo, que merchandising há do estádio "mais original do mundo" ou algo do género? Acho que tem bastante potencial para ganhar notoriedade nacional e internacional, alias é quase sempre referenciado quando se fala dos estádios mais originais do mundo e está a 5/10 minutos do nosso centro da cidade, não acham que estamos a desperdiçar algo?... E porque não, se ele passa-se a atracão turística, começar a integrar as campanhas que o País faz para se promover lá fora tendo aquele "monumento" também como bandeira, temos assim tantos prémios Pritzker em Portugal que aquela "obra de arte" é praticamente esquecida quando toca a promover o País lá fora?...

Sei que isto talvez seja utópico, que não é fácil e na prática as coisas são sempre mais complicadas mas penso que a haver alguma possibilidade a cidade deveria ser mais activa a tentar encontrar soluções e tentar rentabilizar aquela obra de arte, pelo menos tentar, assistir de braços cruzados à criação de um elefante branco que custou o que custou à espera que um dia seja deitado abaixo é que não me parece a melhor solução.

Muitos já devem ter ouvido falar desta história mas recordo que a Torre Eiffel teve para ser demolida pouco tempo depois de ter sido construída porque vários parisienses achavam que era um mamarracho, o que a salvou foi ter uma antena de rádio que lhe tinha sido colocada, hoje é o monumento pago mais visitado do mundo...

Enquanto continuarmos a olhar para aquela obra apenas como um estádio dificilmente será rentabilizado, aquela obra de arte, na minha opinião, pode ser muito mais que isso, que se abram horizontes e se ponha a cabeça a funcionar no que aquele prémio Pritzer se pode transformar.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

darkshines

Deitar o estádio abaixo e fazer uma coisa com cabeça tronco e membros.

Como financiar o projecto? 10% de cada jogador vendido seria colocado num fundo. 25% de todas as receitas da uefa passavam também para o fundo. Em 10/15 anos tínhamos o estádio pago.

Kwanza99

Querer que o EMB se rentabilize sem nada se fazer é de artista. Mas dizer que o mesquita deixou obra feita e tornou Braga a terceira cidade do país, vai lá vai, só de iluminado mesmo.

Concordo a 100% com a opinião do OLD SCHOOL, é preciso é que haja vontade e cooperação de todas as partes envolvidas.

Sinceramente, não estou a ver quem queira comprar aquele estádio, até porque se houvesse certamente que estaria na disposição de o partilhar no mesmo regime que o SCB o faz. Quem sabe renegociando valores, timings de utilização e despesas com manutenção, tornando as coisas mais equilibradas para todas as partes (contribuintes/cidadãos incluídos). Por isso, meter esta questão nas mãos dos cidadãos revela uma gigantesca e desrespeitosa falta de cojones e vontade sequer para encontrar soluções (basta ter criatividade e bom senso).

Acho que é/seria incomportável para o clube pensar na construção de um estádio novo e seria o futebol a assumir a sua imagem pornográfica pois ficaríamos com 3 estádios na cidade, o que é um exagero completo. Na minha opinião seria vergonhoso.

Acho este referendo uma aberração completa e, sinceramente, nem sem qual é que deve ser a resposta dada pelos munícipes, porque conhecendo a política tuga como a conheço das duas uma:
1) se a venda do estádio for aprovada, estou mesmo a ver uma daquelas maroscas da venda por 1€ e com sorte nem ao SCB vai ser;
2) se a venda for negada, vamos ficar com aquela ***** ao abandono e com as condições a deteriorarem-se cada vez mais, pelo menos até 2030;

Basicamente é o costume, quando se pede cooperação, criatividade e bom senso para se encontrar uma solução...."Uiii que isso dá muito trabalho, despacha essa m.e.r.d.a!"
Zauuu ⚔️🔴⚪️

Bracarense

Acreditando que o referendo aprovava a venda do estádio, como seria esta feita?

Leilão?
Oferta a quem aparecer?
Com ou sem valor mínimo?

Alguém já ouviu falar em alguma destas respostas?

anti-lampioes

Mas quem disse a esse anormal que em 2030 ainda é presidente da câmara quem  vai comprar aquela aberração para receber 500euros mês? Só mesmo este anormal para fazer referendo.

JRGR

O próximo presidente da câmara (que não este) que resolva o problema de forma "decente"... para bem da cidade, do seu nome e da sua história.

AMartins

Quote from: JRGR on 11 de February de 2019, 21:00
O próximo presidente da câmara (que não este) que resolva o problema de forma "decente"... para bem da cidade, do seu nome e da sua história.

Por este andar o próximo presidente da câmara vai ser o mesmo.

rpo.castro

Não dá para falar desta questão sem falar de política porque tudo neste estádio está envolto em política, nada foi pensado no aspecto desportivo.

À primeira vista até daria para pensar que o SC Braga cresceu mt para além da cidade, tanta é a gente que não quer saber da enormidade de dinheiro que tem de ser desviada do usufruito do cidadão para encher o bolsos de uns poucos que cá não estão. Mas mesmo não sendo bracarenses acho incompreensível que se defenda isto. Mais incompreensível só falar em fazer mais estádios. Acho que deveria ser a prioridade n1.

Depois nem vou à bola com o RR (um desastre a gestão deste dossier, demagogia em determinadas medidas, se esta proposta realmente falar em meter o SCB no 1 de maio é delírio puro) mas falar no Mesquita é como essa onda de "Salazar estás perdoado".
Não nego alguma das coisas boas, mas só para enumerar 2 aspectos: transformou uma cidade com 2 milenios numa das cidades mais feias (parece Amadora) e desfuncionais do país, criticada muitas vezes aqui. Mas a culpa deve ser de quem precisaria de arrasar metade da cidade de mesquita para resolver.
Segundo é só o autor de o maior roubo da cidade, este estádio tantas vezes criticado mas quando se mete politica já é a melhor coisa do mundo.

O Estádio está há demasiados anos na câmara, há 20, e cada dia que passa são milhares a menos na cidade. Enquanto isso quem gera milhões assobia pro lado de barriga cheia e ainda se lembra de pedir mais e mais apoios (os terrenos até parecem ter sido cedidos pelo clube).

O clube não tem culpa do contrato que se criou? Não mas tem culpa de manter uma situação imoral. Mais culpa tem de com o seu chorudo recibo de renda reclamar melhorias para seu unico usufruito.

É  um estádio de futebol? Então que passe para quem o use. Por 1€? Até o dou se for preciso
Quem não sente não é filho de boa gente.

anti-lampioes

Vão ver a indireta que mandou ao Braga no face até nisso é covarde e medroso

tiagoscb1921

Numa discussão sobre a venda do Municipal na TVI, um comentador  acabou de dizer claramente "o Braga não tem adeptos", esta m*rda é inadmissível num canal como este
Espero bem que tenham a receção que merecem quando vierem cá a Braga, quando estivermos em alta a sermos campeões, jornalismo = terrorismo
"Nasci em Braga, Torço por Ti!"

APOIA O CLUBE DA TUA TERRA! SC BRAGA 1921

Gverreiro99

#18
Ouviram o que o miguel sousa tavares disse agora mesmo em direto na tvi sobre o nosso estádio e sobre os nossos adeptos? Eu senti-me humilhado encanto adepto do SC Braga, exije-se um comunicado por parte da direção o mais rapidamente possivel, isto foi vergonhoso!!! UMA VERGONHA O QUE ESTE SENHOR DISSE EM PLENO TELEJORNAL NA TVI

rei de trunfo

Esse ser que me apareça à frente que não respondo por mim! Quem é que ele pensa que é? A denegrir o SCBraga e seus adeptos/associados em pleno jornal da noite. Uma vergonha! Como já há algum tempo sabemos só contamos com nós mesmos. Tudo contra nós, o que ainda nos dá mais valor! Como cresceste meu Braga.

Enviado do meu Mi A1 através do Tapatalk