News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME SC BRAGA DO DIA 17/01

Started by Bruno3429, 17 de January de 2019, 13:24

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Um exclusivo clube de quatro, inédito no futebol português
FC Porto, Benfica, Sp. Braga e Sporting vão decidir a Taça de Portugal, a Taça da Liga e são as equipas nos primeiros lugares do campeonato. Nunca antes se tinha visto
Berta Rodrigues

Sem exceções nem convidados surpresa. O apuramento do Sporting para a meia-final da Taça de Portugal, eliminando o Feirense, instituiu algo inédito no futebol português: as duas competições nacionais a eliminar limitadas às mesmas quatro equipas nas meias-finais, sendo essas equipas os quatro primeiros do campeonato.

FC Porto, Benfica, Sp. Braga e Sporting. Eles vão discutir a Taça da Liga, já na próxima semana, depois vão decidir a Taça de Portugal, com as meias-finais a começarem na primeira semana de fevereiro. E são eles quem ocupa os primeiros lugares da Liga.

Desde que há Taça da Liga, vai fazer 12 anos, só por uma vez os semifinalistas das duas competições se repetiram. Foi em 2013/14, com Benfica, Rio Ave, FC Porto e Sp. Braga. As águias ganharam as duas finais ao Rio Ave, num ano em que venceram também o campeonato nacional, conquistando um «triplete» inédito. Mas não estavam as mesmas quatro equipas na frente da Liga. Se tomarmos como referência a data em que ficaram definidas as meias-finais, os quatro primeiros eram Benfica, Sporting, FC Porto e V. Guimarães.

De resto, não houve nada que se aproximasse do cenário atual. No ano passado por esta altura havia o dobro das equipas nestas três frentes, seis diferentes nas meias-finais das duas Taças: Desp. Aves, Caldas, FC Porto e Sporting na Taça de Portugal, leões e dragões na Taça da Liga, mais V. Setúbal e Oliveirense. E no campeonato os mesmos quatro desta época. Em 2016/17 eram mais ainda, nove ao todo, com sete clubes diferentes a discutirem as duas meias-finais. Em 2015/16 eram sete também nas meias-finais das duas Taças, oito no total.

Um clube exclusivo como nunca se viu, que afunila as decisões do futebol português e além disso multiplica clássicos. Haverá até ao fim da época mais três dérbis garantidos, que podem ser quatro: desde já o Sporting-Benfica da 21ª jornada da Liga, a 3 de fevereiro, mais as duas mãos da meia-final da Taça de Portugal, a primeira das quais prevista também para o início de fevereiro. E pode haver outro antes desses, se águias e leões se apurarem para a final da Taça da Liga, a 26 de janeiro.

Está em cima da mesa o mesmo cenário para os confrontos entre Sp. Braga e FC Porto: falta o da segunda volta de campeonato e os dois de Taça de Portugal, podendo ainda intrometer-se aqui a final da Taça da Liga.


Vem já aí de resto mais um Benfica-FC Porto da meia-final de Taça da Liga, na próxima terça-feira, ainda haverá o clássico do Dragão segunda volta da Liga. E podem voltar a defrontar-se na final da Taça de Portugal, se dragões e águias lá chegarem.

As meias-finais das duas competições nacionais desde a criação da Taça da Liga:

2007/08

TP: Sporting, FC Porto, Benfica e V. Setúbal

TL: V. Setúbal, Sporting, Penafiel e Beira Mar

2008/09

TP: FC Porto, Paços Ferreira, E. Amadora, Nacional

TL: Benfica, Sporting, FC Porto e V. Guimarães

2009/10

TP: FC Porto, Desp. Chaves, Rio Ave e Naval

TL: Benfica, Sporting, FC Porto e V. Guimarães

2010/11

TP: FC Porto, V. Guimarães, Benfica e Académica

TL: Benfica, Sporting, Nacional e V. Setúbal

2011/12

TP: Académica, Sporting, Oliveirense e Nacional

TL: Benfica, Gil Vicente, FC Porto e Sp. Braga

2012/13

TP: V. Guimarães, Benfica, Belenenses e Paços Ferreira

TL: Sp. Braga, FC Porto, Benfica e Rio Ave

2013/14

TP: Benfica, Rio Ave, FC Porto e Sp. Braga

TL: Benfica, Rio Ave, FC Porto e Sp. Braga

2014/15

TP: Sporting, Sp. Braga, Nacional e Rio Ave

TL: Benfica, Marítimo, FC Porto e V. Setúbal

2015/16

TP: Sp. Braga, FC Porto, Rio Ave e Gil Vicente

TL: Benfica, Marítimo, Sp. Braga e Portimonense

2016/17

TP: Benfica, V. Guimarães, Estoril e Desp. Chaves

TL: Moreirense, Sp. Braga, V. Setúbal e Benfica

2017/18

TP: Desp. Aves, Sporting, Caldas e FC Porto

TL: Sporting, V. Setúbal, FC Porto e Oliveirense

2018/19

TP: FC Porto, Sp. Braga, Benfica e Sporting

TL: FC Porto, Sp. Braga, Benfica e Sporting

Maisfutebol

Bruno3429

JORGE MENDES TERÁ PROPOSTO TRINCÃO AO NÁPOLES
Redação

Há muito colocado na rota da Juventus, Trincão, extremo do SC Braga, surge agora na órbita de outro emblema da Série A: o Nápoles.

Segundo informação veiculada pela Sky, terá partido de Jorge Mendes a iniciativa de propor o jogador de 19 anos ao clube napolitano.

Porém, ressalva-se que o Nápoles não estará, pelo menos para já, interessado em avançar para a contratação do extremo português.

ESGAIO FECHA À DIREITA
Redação

Ricardo Esgaio vai ser o lateral-direito no jogo de amanhã com o Nacional, na Choupana,  devido à suspensão disciplinar de que foi alvo Marcelo Goiano e que terá de ser cumprida no campeonato.

Esta é, aliás, uma alteração que nem sequer é nova e que resulta da polivalência do extremo de 25 anos, um dos elementos mais utilizados por Abel Ferreira ao longo da temporada. Igualmente de fora, mas em consequência de uma lesão na perna esquerda, estará Fransérgio, que já não defrontou o Aves, na terça-feira, para a Taça de Portugal.

Mudança também a considerar é a do guarda-redes Marafona, utilizado na Taça de Portugal, pelo habitual dono das balizas na Liga, Tiago Sá.

A Bola

Bruno3429

CD Nacional x SC Braga: convocados

O SC Braga defronta o CD Nacional para a 18.ª jornada da Liga NOS e cumpriu esta quinta-feira o último treino de preparação para esse encontro.

Nesse sentido, o treinador Abel Ferreira elaborou uma convocatória que contempla 20 nomes: Sequeira, Wilson, Ryller, Eduardo, Tiago Sá, Pablo, João Novais, Murilo, Paulinho, R. Horta, Claudemir, Fábio M., Marafona, Raul Silva, Bruno Viana, R. Esgaio, Palhinha, Trincão, Ailton e Dyego Sousa.

O CD Nacional x SC Braga, que se realiza no Estádio da Madeira, arranca às 18h45 desta sexta-feira.

"Esta equipa está sempre na 'redline'"

Cumprida a missão na Taça de Portugal, o SC Braga vira agora atenções para a Liga NOS. De malas feitas para a Madeira, onde esta sexta-feira defronta o CD Nacional, a equipa de Abel Ferreira leva consigo elevadas doses de ambição, confiança e noção das dificuldades que vai encontrar. Garantia dada pelo técnico que, no lançamento da partida, deixou rasgados elogios ao estilo de jogo positivo adoptado pela equipa de Costinha.

Expetativas: "É um jogo difícil, perante um adversário que está a passar um bom momento. Que está muito melhor classificada e que tem uma ideia de jogo muito bem definida e melhor cimentada. Por isso, estão reunidas condições para um bom espetáculo, entre duas equipas que jogam bem. Não atacamos apenas em ataque posicional. No futebol existem três formas de atacar: através de bolas paradas, de contra ataque e de ataque posicional. Temos que identificar os pontos fortes do adversário e anulá-los, assim como identificar os pontos fracos e explorá-los. Tivemos uma semana curta, mas procuramos trabalhar o nosso plano de jogo".

SC Braga todo-o-terreno: "Temos feito muitos jogos fora, sobretudo no sul do país. Temos que ter uma atenção redobrada com a gestão do grupo e ver quem está melhor para jogar a cada jogo. Na Choupana encontramos, por norma, um terreno algo pesado. Mas temos que nos adaptar às condições e estamos preparados para isso. Temos jogadores que nos dão garantias de início e durante o jogo. Queremos muito juntar mais três pontos àquele que temos".

Valorização: "A minha função enquanto treinador é valorizar o espetáculo, o clube e os jogadores. Se para valorizar a equipa tiver que ser exigente, interventivo, carinhoso... Vou sê-lo a cada momento. O fruto do rendimento da equipa tem a ver com o compromisso, qualidade e competência da equipa. Que se desafia a cada treino e a cada jogo. Temos estado no redline da nossa exigência, porque acreditamos que o nosso melhor está para chegar".

Falé junta-se a Pedro Alves nos Sub-15

A Seleção Nacional Sub-15 cumpre, nos dias 19 e 20 de janeiro, um estágio de observação a decorrer na Cidade de Futebol.

Falé, goleador da Legião Sub-15, é chamada de última hora, juntando-se assim ao companheiro de equipa Pedro Alves.

Joaquim Milheiro, coordenador técnico das seleções de formação da FPF e principal responsável técnico dos sub-15 em 2018/2019, vai orientar os trabalhos.

SCBraga

Bruno3429

Sp. Braga: Dyego integra lista de 20 convocados
Avançado brasileiro treinou condicionado esta semana

A inclusão de Dyego Sousa na lista de convocados do Sp. Braga para o jogo com o Nacional é a grande novidade.

O avançado brasileiro treinou condicionado nesta semana o que colocou em dúvida a sua utilização na partida que abre a segunda volta do campeonato.

Abel Ferreira não pode contar com Marcelo Goiano, por castigo, bem como com Matheus, Ricardo Ferreira, Fransérgio e Xadas, todos por lesão.

O técnico convocou 20 jogadores para a deslocação ao terreno do Nacional.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Tiago Sá  e Marafona;

Defesas: Sequeira, Pablo, Raul Silva, Bruno Viana e Ailton;

Médios: Ryller, Eduardo, João Novais, Murilo, Palhinha, Ricardo Horta, Claudemir;

Avançados: Wilson Eduardo, Paulinho, Dyego Sousa, Fábio Martins, Esgaio e Trincão.

Abel: «A partir de agora vou ver os jogos com algemas nos braços»
Técnico do Sp. Braga fez a antevisão ao encontro ante o Nacional

O treinador do Sp. Braga, Abel Ferreira, defendeu nesta sexta-feira que o Nacional, o próximo adversário dos bracarenses na Liga, está a atravessar um bom momento.

«É um jogo difícil, perante um adversário que está a atravessar um bom momento, como disse e bem, muito melhor classificada, com uma ideia de jogo bem definida. Estão reunidas todas as condições para um grande espetáculo e um grande desafio», começou por dizer, em conferência de imprensa.

«Temos de identificar os pontos fortes do adversário e anulá-los e identificar os pontos menos fortes e explorá-los. Tivemos apenas dois dias para preparar o jogo, mas procurámos trabalhar o nosso plano de jogo para irmos em busca daquilo que costumamos fazer, lutar pela vitória», acrescentou.

Ora, o Sp. Braga jogou na terça-feira, para a Taça de Portugal, ao passo que o último jogo do Nacional foi no domingo, para a Liga. Abel admite que os madeirenses tiveram «mais tempo» para preparar o jogo, mas afirma que os minhotos vão «procurar esbater essa desigualdade».

Depois, Abel falou sobre a expulsão na jornada anterior, na partida frente ao Portimonense, e que o obrigou a ver a partida da Taça frente ao Desp. Aves na bancada.

«Vocês viram porque é que eu fui expulso, não viram? O que eu acho é que todos os intervenientes, protagonistas, incluindo os treinadores, devem focar-se cada vez mais em serem melhores. Disse-vos que não dependemos de nenhum jogador e que todos são importantes. Agora até diria que esta equipa joga sem treinador, que foi o que aconteceu», disse.

«O árbitro disse que eu tinha sido expulso, não por aquilo que disse, mas por ter gesticulado. Prometo que a partir de agora vou ver os jogos com umas algemas para não poder mexer os braços», referiu.

O timoneiro dos gverreiros pediu depois mais sensibilidade: «Isto é um jogo de futebol, é um jogo e emoções e todos nós que somos intervenientes no espetáculo temos de ter sensibilidade para poder a cada momento decidir o que é melhor para o espetáculo e não podemos usar o abuso da autoridade.»

O Sp. Braga defronta o Nacional esta sexta-feira, a partir 18h45, em jogo da 18.ª jornada da Liga.

Maisfutebol

Bruno3429

«VOU METER ALGEMAS PARA NÃO GESTICULAR MAIS»
Pascoal Sousa

Abel Ferreira fez esta quinta-feira a projeção do jogo com o Nacional, que se disputa sexta-feira, às 18.45 horas, no Estádio da Madeira, na Choupana.

O treinador reconhece que o Nacional cresceu muito e já não é a mesma equipa que na jornada inaugural do campeonato perdeu 4-2 no Estádio Municipal de Braga. «É um jogo difícil perante um adversário que atravessa bom momento, está mais bem classificado e tem uma ideia de jogo definida e cimentada», situou.

«Estão reunidas condições para um grande espetáculo, temos duas equipas que jogam bem. Dizem que atacamos em ataque posicional. Não é assim. Temos três formas de atacar, explorando as bolas paradas, o contra-ataque e ataque posicional. Somos equilibrados em todos os momentos e estamos focados nas nossas tarefas para fazer mossa no adversário e conquistar a vitória», desenvolveu.

A dominar a conferência de Imprensa esteve outro tema: a expulsão de Abel na partida com o Portimonense, que lhe valeu um jogo de castigo cumprido na Taça de Portugal, frente ao Aves.

O treinador desmente ter proferido o «palavrão» relatado pelo árbitro, confirmando que tudo o resto «é verdadeiro.» «Contudo, não foi por isso que fui expulso, disse-me o árbitro. Fui expulso por gesticular. Para a próxima vez, prometo meter algemas nas costas para não voltar a gesticular. O palavrão é mentira. Mentira! Isto é um jogo de emoções, e todos nós intervenientes no jogo temos de ter sensibilidade de perceber essas emoções.

Os verdadeiros protagonistas sãos os jogadores e não podemos abusar da autoridade. Não sou só eu, no espaço de pouco tempo foi o Pepa expulso também. Temos de procurar ser melhores treinadores, os jogadores melhores jogadores e os árbitros serem melhores, sobretudo com o auxílio do VAR.»

Convocados:

Marafona, Tiago Sá, Sequeira, Wilson, Ryller, Eduardo, Pablo, João Novais, Murilo, Paulinho, R. Horta, Claudemir, Fábio Martins, Raul Silva, Bruno Viana, Ricardo Esgaio, Palhinha, Trincão, Ailton e Dyego Sousa.

A Bola

Bruno3429

PRIMEIRA MÃO DAS MEIAS-FINAIS COM DIA E HORAS DEFINIDOS
Redação

Benfica, FC Porto, Sporting e SC Braga já sabem quando irão entrar em campo para a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal.

O primeiro jogo entre FC Porto e SC Braga terá lugar no Dragão e foi agendado para o dia 5 de fevereiro, terça-feira, às 20h45. O dérbi lisboeta, com o primeiro jogo a ser disputado na Luz, realizar-se-á no dia seguinte, 6, com o pontapé de saída às mesmas horas.

A Bola