News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME SC BRAGA DO DIA 08/12

Started by JotaCC, 08 de December de 2018, 12:00

Previous topic - Next topic

JotaCC

Abel: "Teremos de jogar ao nosso melhor nível"
Treinador dos guerreiros do Minho relembra as dificuldades que o Benfica passou na Beira
O terceiro classificado da Liga defende a posição no pódio e chega a Tondela em busca da sétima vitória fora de portas, que lhe foge desde 30 de setembro (3-0 ao Belenenses). As duas últimas deslocações da equipa minhota não correram bem – empate em Guimarães e derrota no Dragão – e embora a desta jornada seja ao campo de um dos últimos, o treinador da equipa minhota não espera facilidades. "Não avaliamos os adversários pelos resultados, mas pelas dificuldades que criam, como se viu no jogo do Tondela com o Benfica", diz Abel Ferreira.
"Já jogámos com o Tondela esta época [ndr: 2-1, para a Taça da Liga, na "pedreira"] e há conhecimento mútuo. O Tondela é uma equipa bem orientada, sabe o que faz em campo, sobretudo no contra-ataque. Começámos esse jogo a perder. Temos de jogar ao nosso melhor nível, fazer bem as coisas simples, seguir o plano de jogo e jogar até ao último segundo com a vontade de vencer", acrescentou o treinador.
Abel Ferreira escalou 19 jogadores, entre os quais se destaca o médio brasileiro Ricardo Ryller, que ainda aguarda estreia neste campeonato.
Esta será a quarta vez que o Braga jogará em Tondela para o campeonato. O saldo da equipa minhota é favorável: duas vitórias e uma derrota.


Pepa anuncia "um jogo de arregalar o olho"
Na avaliação das "muitas virtudes" do Braga e dos méritos próprios, o treinador do Tondela promete espetáculo. "Nos nossos jogos têm acontecido muitos golos. Vai ser um jogo de arregalar o olho, mas espero que sejamos nós a ganhar", afirma Pepa, que procura fugir à zona vermelha. O Tondela vem de duas derrotas e é 15.º, com os mesmos pontos do antepenúltimo e do penúltimo.

JN

JotaCC

"EU ESTOU AQUI PARA VALORIZAR"
Abel Ferreira garante que tudo faz pelo "futebol-espetáculo" e para projetar os jogadores

"O Benfica e o FC Porto sentiram dificuldades contra o Tondela"
Abel Ferreira
Treinador do Braga


A propósito de a Liga portuguesa ser o campeonato europeu com menos tempo útil de jogo, o treinador critica quem dá "porrada" nele, estando prevenido para um Tondela perigoso
Ao comando do terceiro classificado da Liga europeia com menos tempo útil de jogo, Abel Ferreira diz-se de consciência tranquila e lamenta os que criticam o futebol português com base num estudo divulgado pelo CIES – Observatório do Futebol. "Temos a tendência para elogiar só o que é de fora. A Liga portuguesa tem 45 minutos de tempo útil; já a liga inglesa, considerada a mais competitiva, tem 50 minutos. Atendendo aos 330 milhões que o futebol português faturou na época passada, fico triste quando vejo pessoas darem porrada nele. Não é por acaso que vendemos treinadores e jogadores. E eu estou aqui para valorizar o futebol-espetáculo, os meus jogadores e o clube. É esse o meu compromisso", assinalou o treinador do Braga, embora admitindo alguma falta de competitividade devido a "desequilíbrios económicos e políticos". "Os pobres cada vez têm menos e os grandes cada vez têm mais", juntou.
O caminho para a evolução passará, na opinião de Abel, por uma distribuição "mais equilibrada" das receitas. "Só assim haverá mais incerteza e mais gente nos estádios. Atacar da montanha para a planície não é a mesma coisa do que estarmos ao mesmo nível. Por que razão querem fazer a Superliga Europeia? E a Suécia tem agora o melhor campeonato só por ter o maior tempo útil de jogo?", questionou. Muito competitivo será, por certo, o Tondela-Braga de hoje e o treinador dos arsenalistas não dispensa cautelas, nem esforços. "É um adversário organizado e que privilegia o contra-ataque. Teremos de dar o melhor de nós para vencer. O FC Porto sentiu dificuldades contra eles e só marcou aos 84 minutos. Já frente ao Benfica, o Tondela colocou-se em vantagem no marcador logo no primeiro minuto", recordou.


Lucas foi uma facada no coração
A notícia de que acabou a época para Lucas, por causa de uma lesão ligamentar no joelho direito, deixou atónito Abel Ferreira. "Foi como uma faca a entrar no coração. Já ninguém o via como um jogador da equipa B. Até estive para utilizá-lo muito recentemente", comentou o treinador, confirmando que o Braga "vai renovar" o contrato do jovem central "por tudo o que ele já fez e pelo que ainda pode acrescentar" à equipa. "Todos vão ajudá-lo, o clube vai cumprir com o prometido e não precisamos de outro jogador", assegurou.


RYLLER VOLTA A SER OPÇÃO
Abel Ferreira convocou apenas 19 jogadores, deixando de fora Pablo Santos e Murilo, por opção. Matheus e Lucas são baixas
Desaparecido desde o jogo com o Santa Clara (segunda jornada), em que não chegou a saltar do banco de suplentes, Ricardo Ryller foi a única novidade na convocatória do Braga para a deslocação a Tondela. O médio brasileiro foi contratado há quase um ano para compensar, então, a baixa prolongada de Fransérgio e ainda não conseguiu impor-se entre os arsenalistas, tendo somado nesta época apenas 12 minutos pela equipa principal nas duas mãos contra os ucranianos Zorya, na terceira pré-eliminatória da Liga Europa. Em relação ao jogo com o Moreirense, da jornada anterior, a lista passou de 20 para 19 jogadores, desaparecendo dela, por opção, o extremo Murilo. Também o central Pablo Santos, já recuperado de lesão, ficou de fora, sendo as únicas baixas dos bracarenses o guarda-redes Matheus e o central Lucas.


FIGUEIRAS E AILTON SAEM SE PEDIREM
Tapados por Goiano e Sequeira nas laterais, Diogo Figueiras e Ailton são fortes candidatos a partir em janeiro, na janela de transferências de inverno. Abel Ferreira garante, porém, que ambos têm sido úteis. "Se o Marcelo Goiano e o Sequeira estão a jogar como estão é porque são mordidos nos calcanhares pelo Ailton e pelo Diogo. Só sai quem pedir para sair e, até ao momento, só fez isso o Rosic", precisou, referindo-se ao empréstimo do sérvio para o Nacional. Caso nada aconteça, tanto melhor para Abel: "Ficaremos com os que temos. Estamos equilibrados."

O JOGO

Bruno3429

SC Braga: "temos de estar nas nossas máximas capacidades"
Carlos Costinha Sousa

Tondela é o adversário que se segue no caminho que os Guerreiros do Minho querem que continue vitorioso. Até ao fim do ano o calendário aperta, mas Abel quer a equipa focada no trabalho diário.

O Sporting Clube de Braga defronta hoje o Tondela, a partir das 18 horas, em duelo da 12.ª jornada da I Liga, em que os bracarenses querem garantir mais um triunfo, apesar do treinador Abel Ferreira admitir que vai ser complicado jogar em casa de uma equipa que tem conseguido criar dificuldades aos adversários, apesar de ocupar um modesto 15.º lugar da classificação geral do campeonato.
Para o treinador, este é um duelo frente a um adversário conhecido e, por isso mesmo, as dificuldades que o Tondela vai tentar colocar aos bracarenses é bem real e também conhecida dos Guerreiros do Minho.

"Já jogámos com este adversário, há um conhecimento mútuo, é bem orientada, sabe o que faz em campo, sobretudo na transição; privilegia o contra-ataque. Começámos esse jogo a perder. Temos de ir ao melhor de nós, fazer bem as coisas simples, cumprir o plano de jogo e jogar até ao último segundo com a vontade de vencer", afirmou o treinador arsenalista, continuando a analisar o adversário: "esta equipa já mostrou que uma das formas de trabalhar é em tensão, em alerta. Foi mais uma semana de trabalho fantástica, de qualidade, de intensidade, em que todos lutaram por uma vaga no onze. Sabemos das dificuldades que vamos encontrar e não avaliamos os adversários pelos resultados, mas pelas dificuldades que criam, como se viu no jogo do Tondela com o Benfica, que logo no primeiro minuto já estava a ganhar".

De fora do jogo vai ficar Tomané, no lado do Tondela, um jogador importante na manobra ofensiva dos tondelenses, como reconheceu Abel Ferreira, mas logo lembrando que há mais soluções no plantel adversário com as quais é necessário também ter cuidado: "é um jogador que tem um peso importante no Tondela, mas tem o Arango que também tem qualidade, uma relação forte com a bola. O Tondela tem uma identidade muito própria, é muito em organizada e não depende só de um jogador. Há um conhecimento mútuo e temos de estar no máximo das nossas capacidades. O FC Porto só marcou ao Tondela aos 84 minutos".
Do lado do SC Braga, também o jovem Lucas será ausência prolongada, com Abel a afirmar ter sentido, no momento em que soube da lesão, "uma faca a entrar no meu coração, porque já ninguém o via como jogador da equipa B. O clube vai cumprir o que estava previsto e renovar com ele. Todos nós vamos ajudá--lo a recuperar. Contratar outro jogador? Respondo redondamente que não", considerou o treinador, abordando também a reabertura do mercado de transferências para prometer que se não for necessário, não vai procurar contratar mais jogadores.

Correio do Minho

Bruno3429

Tondela-Sp. Braga: antevisão
Minhotos com topo à prova na fuga beirã à retaguarda
Ricardo Jorge Castro

MOMENTO

Tondela: não venceu qualquer um dos últimos três jogos para a Liga em casa e vai tentar quebrar esse enguiço, que dura desde 23 de setembro. A equipa de Pepa vem de uma derrota em Portimão, que custou a perda de Tomané, por expulsão, para o jogo ante os minhotos. Vem de duas derrotas seguidas para o campeonato, mas pelo meio salta o êxito em duas outras competições, com vitórias ante V. Setúbal e Vale Formoso, para Taça da Liga e Taça de Portugal, respetivamente. Está no 15.º lugar, com nove pontos, à boca dos lugares de descida e, também por isso, a urgência na soma de pontos.

Sp. Braga: o terceiro lugar na Liga não é por acaso e diz muito do trabalho da equipa de Abel que, esta época, soma uma derrota em 17 jogos oficiais. Foi precisamente na última deslocação para a Liga, ante o FC Porto. Em Tondela, a procura de nova vitória fora para a Liga, que já foge desde 30 de setembro. Desde aí, houve empate em Guimarães e derrota no Dragão. A par do Belenenses, o Sp. Braga é a segunda melhor defesa da Liga, com dez golos sofridos e é o terceiro melhor ataque a par do Sporting, com 21 golos marcados. Vem de duas vitórias seguidas, ante Praiense (Taça de Portugal) e Moreirense (Liga).

AUSÊNCIAS

Tondela: Tomané (castigado).

Sp. Braga: Matheus, Lucas, Pablo Santos, Trincão (lesionados).

DISCURSO DIRETO

Pepa (Tondela): «Vai ser um jogo de arregalar o olho, tenho essa esperança e é com esse intuito que vamos lá para dentro, para ficarmos com os três pontos. O Abel está de parabéns, porque tem conseguido criar uma variabilidade de opções e forma de jogar que é muito difícil de contrariar.»

Abel (Sp. Braga): «Não avaliamos os adversários pelos resultados, mas pelas dificuldades que criam, como se viu no jogo do Tondela com o Benfica, que logo no primeiro minuto já estava a ganhar. Já jogámos com este adversário, há conhecimento mútuo, é uma equipa que privilegia o contra-ataque.»

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

Total de seis jogos entre Tondela e Sp. Braga no principal campeonato do futebol português, com supremacia histórica e estatística para os minhotos, que venceram em cinco ocasiões e perderam uma. Só nos jogos em Tondela, condição deste sábado, uma vitória dos beirões e duas dos arsenalistas.

Maisfutebol

Bruno3429

RENOVAÇÃO PARA LUCAS CUNHA DEPOIS DA LESÃO

O defesa-central Lucas Cunha sofreu anteontem uma rotura ligamentar no joelho direito que o impedirá de voltar a jogar esta temporada. Abel Ferreira reagiu com emoção a este momento difícil na vida do brasileiro de 21 anos  e deixou uma garantia que acaba por funcionar como boa notícia e como alento para o defesa.

«Foi como uma faca a entrar no meu coração! Já ninguém o via como um jogador da equipa B. Posso adiantar que o clube vai renovar com o Lucas por tudo o que ele já fez e pelo que ainda poderá acrescentar à equipa no futuro. Estamos todos juntos para o apoiar», disse o treinador.

Lucas Cunha, cujo contrato é válido até junho de 2020, será sujeito a intervenção cirúrgica nos próximos dias.

A Bola