News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME SC BRAGA DO DIA 19/10

Started by JotaCC, 19 de October de 2018, 08:18

Previous topic - Next topic

JotaCC

Wilson Eduardo já pode entrar no dérbi do Minho
Abel Ferreira recebeu ontem a notícia
Em plena preparação para o jogo de domingo, em Felgueiras, da Taça de Portugal, Abel Ferreira recebeu ontem a notícia de que vai poder contar com Wilson Eduardo para o dérbi do Minho que se segue, em Guimarães, no dia 26, no regresso da Liga NOS.
Wilson Eduardo tinha sido castigado com dois jogos de suspensão na sequência da expulsão no final do confronto com o Rio Ave, por palavras dirigidas ao árbitro Tiago Martins, mas o Pleno do Conselho de Disciplina da FPF, reunido ontem, analisou o recurso dos bracarenses e reduziu a punição ao avançado para um jogo.
Deste modo, Wilson Eduardo cumpre apenas castigo já neste jogo da Taça de Portugal, o que já se sabia, mas também Ricardo Esgaio está impedido de defrontar o Felgueiras, depois da expulsão por acumulação de cartões amarelos igualmente no confronto com os vila-condenses. A verdade é que a total disponibilidade desta dupla de titularíssimos é uma excelente notícia para Abel Ferreira, que assim pode gerir os recursos em Felgueiras, colocando o foco no dérbi do Minho.
Xadas quase no ponto
Tal como se previa, as duas últimas semanas serviram também para Abel Ferreira recuperar algumas armas, contando com a disponibilidade de elementos que estavam entregues ao departamento clínico. Depois da recuperação de Raúl Silva, segue-se a de Xadas, que ontem voltou a demonstrar que está quase no ponto para voltar a entrar nas opções do treinador.
Recorde-se que o jovem internacional português está sem competir desde agosto, altura em que lhe foi detetada uma fratura de stress no pé direito, precisamente quando realizava os exames médicos no Monaco. A transferência acabou abortada, Xadas foi operado e o regresso ao ativo está aí ao virar da esquina.
Entretanto, Tiago Sá foi ontem eleito o melhor jovem do mês de setembro na habitual votação do Sindicato de Jogadores.

RECORD

JotaCC

Wilson Eduardo pode jogar no dérbi
Castigo reduzido. Avançado disponível para clássico minhoto
Expulso com cartão vermelho direto após o final do jogo com o Rio Ave (1-1), por via de uma abordagem que o árbitro Tiago Martins achou insultuosa, o atacante da equipa minhota viu reduzida metade do castigo original (dois jogos de suspensão). Wilson Eduardo cumprirá a pena na Taça de Portugal, depois de amanhã, em Felgueiras, e já poderá jogar na oitava jornada da Liga, em Guimarães, na próxima sexta-feira.O mapa de castigos revelou a razão alegada por Tiago Martins para a amostragem vermelho direto: "O jogador foi considerado expulso porque após o apito final do jogo dirigiu-se ao árbitro e disse: 'És uma vergonha, ladrão de m..., já no ano passado nos roubaste em Vila do Conde'". O recurso do Braga argumentou pela reputação de um jogador que nunca tinha sido expulso em dez anos de carreira profissional e só teve acolhimento parcial porque o Pleno do Conselho de Justiça da FPF também não revogou a multa inicial. Wilson sempre terá de pagar 1148 euros. Seja como for, na prática, o atacante do Braga apanha pela mesma medida do colega Ricardo Esgaio, que também foi expulso do jogo com o Rio Ave, por acumulação de amarelos, e que cumprirá um jogo de suspensão, também na taça.

JN

JotaCC

BURACO TAPADO COM PERDÃO
OPÇÃO Wilson Eduardo, o terceiro jogador mais influente da equipa, viu a suspensão reduzida de dois para um jogo e está certo no dérbi minhoto

O bom comportamento do jogador, com poucos cartões amarelos e apenas um vermelho na carreira, funcionou como atenuante. No recurso apresentado, o Braga questionou a proporcionalidade da pena
Abel Ferreira terá suspirado de alívio quando soube que o Pleno do Conselho de Disciplina da FPF deu provimento ao recurso apresentado pelo Braga e, por unanimidade, reduziu o castigo aplicado a Wilson Eduardo, de dois para um jogo de suspensão, na sequência da expulsão após o apito final da partida com o Rio Ave por palavras ao árbitro Tiago Martins, a quem se dirigiu, segundo o mapa dos castigos, da seguinte forma: "És uma vergonha, ladrão de *****, já no ano passado nos roubaste em Vila do Conde." A pena inicial afastava-o, além do jogo da Taça, frente ao Felgueiras, da partida com o V. Guimarães, marcado para o Estádio D. Afonso Henriques, no regresso da Liga, e seria uma baixa de enorme relevo, sendo o avançado o segundo bracarense mais influente do ataque no campeonato, com quatro golos e uma assistência (percentagem de 31%), atrás de Dyego Sousa (cinco golos e três assistências, 50%) e Ricardo Horta (quatro golos e duas assistências, 38%). Substituí-lo no dérbi minhoto seria uma valente dor de cabeça para o treinador, pelo que a redução da pena aplicada pelo Conselho de Disciplina (cumpre castigo apenas na Taça de Portugal) foi recebida como uma vitória, fora das quatro linhas. Os bracarenses, que depressa desvalorizaram as circunstâncias da expulsão e não contavam com um castigo tão grave, argumentaram, segundo apurou O JOGO, que só muito pontualmente é que Wilson Eduardo foi admoestado com cartões e também questionaram a proporcionalidade da pena aplicada face ao bom comportamento (global) do jogador desde o início da carreira, apesar de o regulamento disciplinar prever suspensões até quatro jogos em situações de insultos aos árbitros.
Em dez épocas como profissional, num total de 260 jogos, incluindo partidas da Liga Europa, o português de 28 anos apenas viu 25 cartões amarelos (nenhum duplo) e só por uma vez recebeu ordem de expulsão, até ao jogo com o Rio Ave. Aconteceu em 2013/14, num Benfica-Sporting (4-3, após prolongamento), para a Taça de Portugal, numa partida em que o argentino Marcos Rojo também viu o cartão vermelho, por acumulação de amarelos. As atenuantes invocadas convenceram o Pleno e a redução do castigo avançou.


Despenalizações Rúben Dias entre os perdoados pelo CD
A última vez que o Conselho de Disciplina da FPF reviu uma pena foi em maio de 2018 e o contemplado foi Rúben Dias (na foto). O central foi suspenso com dois jogos, na sequência de um processo sumaríssimo gerado pelo acórdão da Comissão de Instrutores da Liga, que considerou ter o defesa do Benfica atingido com o cotovelo Gelson Martins, num Benfica-Sporting, tendo o CD revogado o castigo depois da audição do árbitro e videoárbitro, que não confirmaram qualquer tipo de agressão. O vitoriano Dénis Duarte e o sportinguista Petrovic, ambos expulsos por acumulações de amarelos, também foram despenalizados das respetivas suspensões, em agosto de 2017 e março de 2018.


DADOS
MINUTOS
740

Wilson Eduardo é o sexto jogador mais utilizado por Abel Ferreira. Leva 740 minutos em 10 jogos nesta época
ÉPOCAS
4

Está a cumprir a quarta época ao serviço do Braga. Chegou à Pedreira em 2015, assinando então por três temporadas com mais uma de opção
GOLOS
26

Adaptável a várias posições do ataque, tem boa relação com as balizas. Leva 26 golos pelos arsenalistas e nesta época já atingiu metade (quatro) do seu máximo
TÍTULOS
3

Tem no currículo uma Taça de Portugal, uma Taça da Croácia e uma Liga da Croácia


SINDICATO TIAGO SÁ CONQUISTA PRÉMIO
Tiago Sá foi eleito o Melhor Jogador Jovem de setembro na I Liga, numa votação promovida pelo Sindicato dos Jogadores. O guardaredes, que foi titular, no mês em causa, nos triunfos com o Sporting (1-0) e Belenenses (3-0), conquistou 12,63% da preferência dos votantes, seguido por Chiquinho (Moreirense), com 12%, e por Rúben Dias (Benfica), que obteve 11,4%.


PREÇO TRÊS EUROS SÓ COM CARTÃO
Os adeptos do Braga vão pagar apenas três euros para assistir ao jogo de domingo, ainda que esse preço implique, segundo um comunicado emitido ontem pelo Felgueiras, a apresentação obrigatória do cartão de sócio no dia de jogo. Quem não o fizer será obrigado a pagar dez euros pelo outro bilhete disponível, destinado ao público em geral. O jogo arranca às 20h00.

O JOGO

JotaCC

Xadas pronto para o regresso
Depois de abortada a mudança para o Mónaco devido a uma lesão, o médio volta a estar apto para jogar

As ausências de Esgaio e Wilson Eduardo (castigados) abrem a porta ao regresso de Xadas já em Felgueiras. Decisão está dependente da resposta que o médio der nos treinos de hoje e amanhã
Xadas já está pronto para voltar a jogar pelo Braga. Depois de ter arrancado a semana ainda a trabalhar de forma "condicionada", o médio recebeu ontem luz verde para começar a treinar sem qualquer tipo de limitação, segundo informação divulgada pelo clube. A data para o regresso de Xadas à competição está agora dependente de Abel Ferreira, ainda que possa acontecer, se o treinador assim o entender, já na deslocação deste domingo a Felgueiras. A ausência de Esgaio e Wilson Eduardo, que ocupam duas posições que podem ser feitas pelo internacional sub-21 português, dão força a uma entrada na lista de convocados para o embate da Taça de Portugal, ainda que essa seja uma possibilidade dependente da resposta que Xadas oferecer nos treinos de hoje e amanhã.
O médio viu abortada uma transferência milionária para o Mónaco, mesmo em cima do fecho de mercado, devido a uma lesão detetada nos exames médicos efetuados em França. Seguiu-se, já em Portugal, a realização de uma intervenção cirúrgica para resolver "uma reação de stress na base do quinto metatarso", que está agora ultrapassada.
Em contrapartida, o clube comunicou que Raúl Silva voltou a apresentar algumas limitações no treino de ontem (tem o regresso previsto para Guimarães), tal como Ailton (descartado para Felgueiras), enquanto Matheus e Trincão prosseguiram com o processo de recuperação das respetivas lesões.


JOGOS
3
Xadas participou em três jogos esta época, sempre a partir do banco (Nacional, Zorya e Santa Clara)


Dilema nas escolhas de Abel
Os titulares que não jogarem em Felgueiras vão estar 20 dias sem competir antes do dérbi do Minho
Sem nenhum elemento do plantel principal convocado para os mais recentes compromissos das seleções nacionais, algo raro no passado recente do Braga, Abel Ferreira passou as últimas três semanas a trabalhar com um grupo alargado de jogadores. O foco principal esteve na deslocação de domingo a Felgueiras, mas também no ciclo de jogos que se segue frente a V. Guimarães, Nacional, V. Setúbal e FC Porto (que antecede nova pagarem). Durante a preparação, Abel Ferreira deparou-se com um dilema sobre a equipa a apresentar na terceira eliminatória da Taça de Portugal: ir a jogo com os habituais titulares ou dar oportunidade a alguns dos menos utilizados? A questão, pertinente, surge pelo facto de os jogadores do onze-base, no caso de serem poupados em Felgueiras, estarem 20 dias sem competição entre o último jogo disputado, o empate (1-1) com o Rio Ave, e a deslocação da próxima sexta-feira ao rival de Guimarães. Um período demasiado largo de tempo que poderá levar Abel Ferreira a utilizar alguns titulares em Felgueiras. Para já, certas só mesmo as ausências dos castigados Esgaio e Wilson Eduardo, bem como a titularidade de Marafona na baliza.

O JOGO

Bruno3429

TRÊS LUTAM POR LUGAR DE ESGAIO
Redação

Nem sempre a saída de um jogador dum onze rotinado pressupõe uma substituição fácil ou evidente. É o caso de Esgaio, que por conta da expulsão na partida com o Rio Ave falha a eliminatória da Taça de Portugal, frente ao Felgueiras. Para o render, Abel Ferreira tem três unidades de ataque puro: Fábio Martins, Murilo e Luther Singh.

O treinador do SC Braga poderá eventualmente descobrir noutros futebolistas no grupo características que se aproximam das de Esgaio, mas até ver é aquele trio que luta pela vaga. O ex-leão, que durante muito tempo foi lateral-direito, alargou horizontes desde que chegou ao SC Braga. A sua mobilidade e capacidade de conferir expressão ofensiva e defensiva ao corredor direito da equipa é uma marca distintiva do seu futebol que não é fácil replicar.

A Bola

Bruno3429

TERRENOS GERAM POLÉMICA
Redação

A Assembleia Municipal da Câmara de Braga aprovou a cedência ao SC Braga da parcela de terreno onde está instalada a obra devoluta das piscinas e os terrenos circundantes, mas o caso promete desenvolvimentos polémicos.

Isto porque o Bloco de Esquerda, que votou contra a cedência dos terrenos para a 2.ª fase da construção da Cidade Desportiva, vai encaminhar o processo para o Ministério Público. «Não está em causa a instituição SC Braga, mas delapidação de património público», declarou o deputado bloquista António Lima, citado pelo Diário do Minho.

A Bola

Bruno3429

Sub-19: Confiança e determinação para voltar aos três pontos

Para esquecer um resultado menos positivo, nada melhor do que uma boa vitória. É com este sentimento que os Sub-19 do SC Braga partem para mais uma batalha, tendo pela frente, este sábado (15h), o Leixões SC num jogo onde a rota está, por isso, bem traçada.

Pelegrini e o técnico Artur Jorge lançaram o encontro e prometeram uma forte reação ao deslize da última jornada, abordando com afinco a receção ao conjunto de Matosinhos. Convictos num duelo "difícil", ambos expressam total confiança no valor da equipa e na preparação permitida com a paragem do Campeonato, apontando a conquista dos três pontos como o objetivo e o caminho para o desejado regresso ao hábito de vitória.

Pelegrini: "No SC Braga só se pensa na vitória"

Uma equipa 'totalmente preparada': "Esperamos um jogo difícil, contra uma equipa que é muito forte fisicamente, mas trabalhámos bem nestas duas semanas e não esperamos outro resultado que não seja a vitória. O Leixões SC está a fazer um bom campeonato e tem na capacidade técnica dos seus jogadores um dos seus pontos fortes, mas sentimos que estamos totalmente preparados".

Paragem no Campeonato ajudou: "Claro que vindo de um resultado negativo queremos voltar o mais rapidamente ao caminho das vitórias. No SC Braga só se pensa na vitória, é esse o nosso objetivo principal. Com a paragem a equipa treinou o que precisava treinar, concertou as falhas que tinham existido e agora vamos apresentar-nos na máxima força frente ao Leixões SC".

Primeira aventura europeia: "Está a ser uma grande experiência, o SC Braga é um clube muito bom na Europa e estou a gostar muito destes primeiros meses. Espero que contra o Leixões SC possa fazer um bom jogo e se possível acompanhar com um golo também".

Artur Jorge: " Muito fortes em termos de determinação"

Focados em si próprios: "Aquilo que nós perspetivamos é um jogo onde, acima de tudo, possamos fazer com que a equipa pratique um bom futebol e que consiga ser prática naquilo que tem trabalhado. Obviamente que esperamos um jogo difícil. Sabemos que o Leixões SC é tradicionalmente uma equipa muito aguerrida, forte fisicamente e nos duelos individuais, mas nós estamos identificados com isso mesmo".

Voltar ao trilho habitual: "Encontramo-nos preparados e muito fortes em termos de determinação para conseguir regressar às vitórias, porque aquilo que o grupo tem feito tem sido de facto um percurso muito interessante, um caminho digno e ao qual queremos dar continuidade, sendo também consistentes para que possamos atingir um dos objetivos e que passa por sermos imbatíveis em casa".

Retrospeção interna: "Nós somos uma equipa que procura ser dominadora com posse de bola, que procura jogar um bom futebol e que tem sido muito eficaz naquilo que cria. Aquilo que temos conseguido fazer tem sido fruto de muito trabalho... As ideias estão bem assimiladas, temos jogadores nesta altura muito disciplinados taticamente e com uma cultura já rica nesse aspeto, e isso tem feito com que a equipa consiga atingir os patamares que nesta altura já conseguiu atingir".

F. Vianna: "Voltamos na máxima força"

Após uma semana de interregno, estão de volta as emoções da Liga Revelação. Com a máquina mais afinada do que nunca, o SC Braga tem um duelo de topo da tabela com o CD Aves. Fábio Vianna foi porta-voz do grupo no lançamento de mais uma partida, garantindo uma equipa preparada e motivada para uma batalha exigente.

Expetativas: "Perspectivo um excelente jogo. O CD Aves tem feito uma excelente campanha e, tal como nós, encontra-se nos lugares cimeiros da tabela. Mas acima de tudo estamos preocupados connosco. Confiamos muito nas nossas capacidades e entramos neste jogo de olhos postos nos três pontos".

O CD Aves: "Esperamos um adversário com qualidade, que aposta muito nas transições ofensivas e que é muito forte nas segundas bolas. Identificamos os seus pontos fortes e menos fortes e estamos preparados para os contrariar".

Paragem importante para limar arestas: "As paragens ajudam sempre para corrigir alguns aspetos. Talvez não fosse a melhor altura, porque vínhamos de uma vitória e obviamente queríamos jogar mais. Mas o que podemos garantir é que vamos voltar com a máxima força e responsabilidade".

Feliz em Braga: "Está ser uma ótima experiência. O SC Braga acolheu me da melhor forma desde o primeiro dia, o que facilitou muito no meu processo de adaptação. Estou completamente focado e motivado para ajudar o clube a alcançar os seus objetivos".

Futsal: Focados em conquistar o primeiro triunfo na quadra da legião

Paulo Tavares e Rui Silva foram os porta-vozes do SC Braga na antevisão do jogo da 6ª jornada da Liga Sport Zone diante do Viseu 2001. O técnico e o atleta do conjunto arsenalista teceram elogios fortes ao seu adversário, afirmando que é uma formação "bem organizada e muito fortes nas transições. Os Gverreiros do Minho sublinharam ainda que os adeptos do SC Braga serão fundamentais para o clube bracarense conquistar a primeira vitória em casa da temporada.

Paulo Tavares

Expetativas para o próximo encontro: "Mais um jogo difícil. Não há dúvidas que este ano o campeonato está mais competitivo, as equipas são muito mais equilibradas. O Viseu 2001 é uma equipa forte, bem organizada e muito fortes nas transições".

Reação à perda da bola é fundamental: "O jogo 3×1 do Viseu é uma equipa forte. É importante regressarmos rapidamente ao nosso meio campo quando perdermos a bola e depois ter critério quando a temos na nossa posse".

Rui Silva

Última vitória deu novo fôlego à equipa: "Vencemos a semana passada, conseguimos dar a volta por cima aos maus resultados e agora é continuar na mesma forma e vencer o jogo".

Adeptos serão essenciais para conquistar a vitória: "Os nossos adeptos são fundamentais na nossa caminhada e neste jogo jogo vamos dar a prova de que estamos fortes. Esperemos que o pavilhão encha, o apoio dos nossos adeptos é fundamental para conquista a vitória".

SCBraga