News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME SC BRAGA DO DIA 17/10

Started by Bruno3429, 17 de October de 2018, 09:34

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Sequeira: "Foco e alerta no máximo para o jogo com o Felgueiras"
Telmo Martins

Sequeira, defesa esquerdo dos Guerreiros do Minho, abordou o jogo do próximo domingo, frente ao Felgueiras. O atleta destacou que a Taça de Portugal é um dos objectivos do clube para a temporada.

À?margem da visita à escola básica da Sé, Sequeira, abordou a actualidade do clube bracarense. O jogo do próximo domingo, frente ao Felgueiras, marca a estreia dos Guerreiros do Minho na presente edição da Taça de Portugal.?O lateral esquerdo afirma que a equipa tem a ambição de chegar longe na prova.
"A equipa está preparada. Sabemos das dificuldades que vamos encontrar, sabemos que estes jogos da Taça são habitual- mente difíceis. Estas equipas de divisões inferiores causam problemas e temos que entrar activos, alerta e tentar vencer. É esse o nosso objectivo porque temos ambições nesta prova. Vamos trabalhar para passar à fase seguinte", adiantou.
Sequeira assegurou que o dérbi frente ao Vitória, na próxima jornada do campeonato ainda não entra na cabeças do plantel.

"Neste momento estamos focados no jogo da Taça. Não podemos pensar noutra coisa. O clube sabe da importância desta prova, os jogadores também sabem e temos que estar com o foco e alerta no máximo para este jogo", ressalvou.
O defesa recusa a ideia de que a precoce eliminação das competições europeias traga uma maior responsabilidade à equipa na Taça de Portugal.
"Acho que a saída da Liga Europa não traz maior importância à Taça de Portugal. O clube sempre teve ambição nesta prova, independentemente do que acontecesse na Liga Europa", vincou Sequeira.

Nas restantes competições, os Guerreiros do Minho são líderes do campeonato, a par do Benfica, e venceram o jogo de estreia na Taça da Liga. Para Sequeira, este é um arranque positivo para a equipa bracarense.
"Penso que o balanço deste início de época é positivo. Temos trabalhado bem, penso que temos apresentado um futebol atractivo e vistoso. Acho que este é o caminho, temos que continuar a trabalhar, procurar sempre mais. Somos uma equipa ambiciosa e é para isso que trabalhámos", disse.

Apesar da liderança no campeonato, Sequeira afirma que a equipa está com os pés bem assente no chão e que está ciente do trabalho que tem pela frente.
"O primeiro lugar é bom. Mas o nosso foco é diário, fazer sempre melhor. Somos uma equipa ambiciosa e vamos procurar sempre mais e mais", atirou.
Com a paragem do campeonato, o?SC Braga tem aproveitado para trabalhar os aspectos onde a equipa tem sido menos eficaz.
"Estas semanas sem campeonato acabaram por ser positivas para refletir. Deu para trabalhar os aspectos menos bons. Apesar de estarmos em primeiro lugar, há sempre coisas que temos que melhorar. Deu também para consolidar as coisas positivas que temos feito até agora", avançou o esquerdino.

No último jogo do campeonato, os minhotos empataram frente ao Rio Ave e perderam a liderança isolada da prova. No entanto, Sequeira acredita que a equipa não sentiu a pressão do primeiro lugar.
"Não penso que tenhamos acusado pressão. Acho que não foi por aí. O Rio Ave tem uma boa equipa, joga um bom futebol. Na minha opinião, até merecíamos mais", argumentou.

O lateral esquerdo tem sido uma das apostas mais firmes de Abel Ferreira, sendo um dos dois totalistas do plantel.
"São opções do treinador. Todos os jogadores que estão no Braga têm grande qualidade e estão preparados para jogar. O treinador está a optar por mim mas jogue quem jogar, sabemos que vai cumprir", adiantou, reconhecendo que o colega da posição, Ailton, também tem qualidade para jogar.
"O treinador tem optado por mim mas o Ailton também tem grande qualidade", finalizou.

Guerreiros recebidos com sorrisos e muita euforia

Foi com cânticos e gritos de euforia que os Guerreiros do Minho foram recebidos na visita à escola básica da Sé. Sequeira, Wilson Eduardo, Ricardo Esgaio, Ágata Pimenta e Laura Luís fizeram a delicia dos mais jovens, proporcionando-lhes um momento para receber um autógrafo e tirar uma fotografia com os seus ídolos.
A comitiva bracarense deu continuidade à boa relação que o clube pretende implementar com a cidade e com os jovens adeptos. E foi notória a alegria dos mais pequenos quando viram os atletas do SC?Braga entrarem as portas da escola.

Equipados a rigor, alunos dos 6 aos 10 anos, não quiseram perder a oportunidade de conhecer de perto alguns dos jogadores que têm contribuido para o sucesso das equipas masculina e feminina dos arsenalistas.
Como destacou Sequeira, lateral esquerdo dos minhotos, "estas actividades são muito boas para todas as partes. Devíamos fazer mais, dar uma alegria a estes jovens. Não sabemos se serão eles os próximos jogadores do SC Braga".
Brácaro, a mascote dos Guerreiros do Minho, também captou a atenção dos mais pequenos, empolgados com a sua presença.

SC Braga com quatro pódios no Open Internacional de Kataté
Redacção

O SC Braga esteve sábado em destaque, no Open Internacional de karaté da Póvoa de Varzim.

O SC Braga esteve sábado em destaque, no Open Internacional de karaté da Póvoa de Varzim. Numa competição onde estiveram karatecas de elevado nível, o clube bracarense conquistou quatro medalhas.
Léa Barros em kumite cadete - 47 kg e Marco Silva em kumite - 71 kg conquistaram os primeiros lugares.

De destacar ainda que Guilherme Gonçalves levou a prata na categoria de kumite juvenil + 55 kg e Tânia Matos a medalha de bronze na prova de kumite sénior -55 kg.
Os atletas foram acompanhados pelos treinadores do clube, Ilídio Barros, Elisabete Silva e Joana Vilas Boas.

Correio do Minho

Bruno3429

Liga: Sp. Braga multado em mais de 11 mil euros
Na receção ao Rio Ave. Arremesso de tocha vale 7.650 mil euros

O Sporting de Braga foi condenado a pagar 11 475 mil euros pela entrada, permanência e arremesso de engenhos pirotécnicos na partida frente ao Rio Ave.

A fatia maior, de 7.650 euros, corresponde ao lançamento de «uma tocha para o relvado» conforme é possível ler no relatório da PSP.

Os bracarenses foram multados em 1434 mil euros pela «entrada e permanência de engenhos pirotécnicos no recinto desportivo» e em 2391 mil euros pelos adeptos terem «deflagrado cinco tochas e um flash light».

O Conselho de Disciplina puniu ainda o Desportivo de Chaves com uma multa no valor de 765 euros pela «entrada e permanência de engenhos pirotécnicos no recinto desportivo» na receção ao Benfica. Do mesmo jogo resultou uma coima para os encarnados no valor de 1434 mil euros pelos adeptos terem deflagrado «três potes de fumo e duas tochas», de acordo com os relatórios dos delegados da Liga e da PSP.

Também o Vitória de Guimarães foi multado em 383 euros devido a cânticos proferidos pelos adeptos no jogo diante do Vitória de Setúbal.

Por sua vez, o FC Porto terá de pagar um total de 2173 mil euros devido ao comportamento dos adeptos na receção ao Tondela. Cânticos «Filhos da p***», entrada, permanência e utilização de material pirotécnico, mais concretamente «um flash light e um petardo» são os motivos do castigo aplicado pelo Conselho de Disciplina da FPF.

Por último, Portimonense e Sporting também foram punidos. Os algarvios vão pagar 956 euros pela «entrada e permanência de engenhos pirotécnicos no recinto desportivo», enquanto os leões vão ter de desembolsar cerca de 1817 mil euros por um adepto ter invadido o relvado e pela utilização de «dois potes de fumo e um flash light».

Maisfutebol

Bruno3429

AILTON ESTÁ DE REGRESSO

Ailton, que divulgou uma fotografia nas redes sociais com uma proteção numa perna, está praticamente recuperado e hoje já de treinar-se em pleno.

Segundo fonte oficial do clube, o lateral-esquerdo sofreu uma pancada no último treino antes da  folga do fim de semana e por isso é que foi colocada uma proteção.

A Bola

JotaCC

"Foco no Felgueiras" e o dérbi que espere...
Sequeira desconfia do rival da Taça de Portugal, pede "equipa ativa e alerta" e não se distrai com o clássico minhoto da próxima jornada da Liga
O dérbi com o Vitória já agita as tribos rivais da Falperra, mas ainda vai ter de esperar, porque antes desse duelo primordial do Minho, marcado para sexta-feira, dia 26, ainda há uma eliminatória da Taça, já neste domingo. Por isso, uma coisa de cada vez. "Máximo foco no Felgueiras", resume o lateral-esquerdo Sequeira, um dos dois totalistas (o outro é o central Bruno Viana) nos dez jogos oficiais até agora disputados pela equipa de Abel Ferreira.
Em visita, ontem, à Escola Básica da Sé, na Braga nuclear, a delegação braguista das estrelas do futebol – Wilson Eduardo, Esgaio, Sequeira, Ágata Pimenta e Laura Luís – levou um banho de exaltação braguista. Dezenas de pequenos adeptos da "Turma dos Guerreiros" soltaram as cordas vocais. Todas bem afinadas no antagonismo vital: "E quem não salta é espanhol... E quem não salta é espanhol...".
A quase duas semanas do clássico minhoto, foi só uma pequena picardia. "Ainda não pensamos nisso. Por agora, é foco máximo no Felgueiras. Sabemos das dificuldades que vamos encontrar, porque estes jogos são habitualmente difíceis. Estas equipas de divisões inferiores causam sempre problemas e temos que entrar activos e alerta para tentarmos vencer, porque temos ambições nesta prova", disse Sequeira, à margem da visita à EB1 da Sé.
E se a concentração está na Taça, nem por isso o lateral-esquerdo do Braga deixa de fazer um balancete do que vai de campeonato. "Temos trabalhado bem e apresentado futebol atrativo, vistoso. É este o caminho. Não podemos relaxar e temos de ir à procura de mais, pois somos uma equipa ambiciosa", diz Sequeira, que, a respeito da liderança da Liga, partilhada com o Benfica, não foge ao discurso geral da casa. "Primeiro lugar? É bom, claro, mas o nosso foco é sempre no trabalho do dia a dia e o no jogo seguinte", disse o jogador de 28 anos, que mantém a esperança de ser chamado à seleção. "Todos os jogadores pensam nisso", cruza Sequeira.

JN

JotaCC

"TRABALHO DECIDE QUEM JOGA"
Lateral detalhou o sentimento que a liderança no campeonato trouxe ao balneário e explicou o motivo para ter ganho a luta pela titularidade a Ailton

"Estamos a fazer uma boa época, mas vamos à procura de mais, até porque somos muito ambiciosos"
Sequeira
Lateral-esquerdo do Braga


Sequeira acredita que tem feito "um bom trabalho" nesta época, capaz de justificar o facto de ser um dos dois totalistas do plantel. Na antevisão do jogo da Taça, o lateral falou ainda da liderança na I Liga
Depois de ter passado a última temporada na sombra de Jefferson (regressou ao Sporting), Sequeira conquistou nesta época o estatuto de indiscutível na equipa de Abel Ferreira. Apesar da concorrência de Ailton, apontado inicialmente à titularidade, o português é um dos dois totalistas da equipa (dez jogos e 900 minutos de competição, tal como Bruno Viana). "Trabalho para isso", começou por dizer. "Tenho a felicidade de o treinador estar a apostar em mim, mas também tenho feito um bom trabalho. Agora, há que manter a mesma atitude, até porque todos os jogadores do plantel têm qualidade para jogar." E, neste caso, o concorrente direto é Ailton, o único jogador disponível ainda sem minutos de competição no Braga. No entanto, Abel Ferreira tinha prometido, no início da época, prioridade ao português no lado esquerdo da defesa. "É verdade que ele disse isso, mas depois é o trabalho diário que vai decidir quem joga e quem não joga... São opções do treinador e ele tem optado por mim. Mas, o Ailton também tem qualidade, pelo que não posso relaxar", prosseguiu.


Qualidade para o sonho da Seleção
Sequeira é um dos vários portugueses titulares do líder da I Liga, pelo que é legítimo questionar-se sobre uma possível chamada à Seleção. "Todos os jogadores desejam isso, mas há que pensar numa coisa de cada vez. Primeiro é preciso trabalhar diariamente, caso contrário esse objetivo nunca chegará", afirmou o lateral, antes de comentar a ausência de jogadores do Braga das escolhas de Fernando Santos. "Temos feito o nosso trabalho, temos um plantel de grande qualidade, mas a decisão está nas mãos do selecionador...", rematou.


Visita Festa em tons de vermelho
Além de Sequeira, também Esgaio e Wilson Eduardo estiveram presentes na visita de ontem à Escola Básica da Sé, em Braga. Laura Luís e Ágata foram as representantes da equipa feminina.


RIVALIDADE DÉRBI FICA PARA DEPOIS
Na visita de ontem, foram várias as ocasiões em que os alunos da Escola Básica da Sé cantaram "quem não salta é espanhol", numa alusão ao rival de Guimarães. No entanto, Sequeira preferiu não fazer comentários ao dérbi minhoto do próximo dia 26. "Estamos focados na Taça e não podemos pensar em mais nada. Esta é uma prova muito importante para nós", afirmou.

ADEPTOS VOLTAM A PENALIZAR
CD da FPF castigou a SAD do Braga por mau comportamento dos adeptos com três multas, num total de 11 475 euros
O jogo Braga-Rio Ave (1-1), da última jornada do campeonato, continua a dar que falar. Depois de Ricardo Esgaio e Wilson Eduardo terem sido suspensos por um e dois jogos, respetivamente, e ainda multados (Abel Ferreira também foi castigado com uma multa por palavras dirigidas ao árbitro Tiago Martins), o Conselho de Disciplina da FPF resolveu agora punir a sociedade desportiva com três multas por mau comportamento dos adeptos bracarenses, o que representará um pagamento total de 11 475 euros. Por reincidência na entrada e permanência de materiais pirotécnicos no recinto desportivo, a SAD foi multada em 1434 euros; pelo lançamento de uma tocha para o relvado, foi determinada uma multa de 7650 euros; já a deflagração de cinco tochas e um "flash light" custará 2391 euros à sociedade desportiva.


AILTON CONTINUA SEM TREINAR
Depois de ter surgido numa foto, tirada durante o fim de semana, com a perna esquerda imobilizada devido a "uma questão [física] menor", segundo o clube, Ailton (na foto) voltou ontem a estar ausente dos dois treinos realizados pela equipa, isto apesar de os responsáveis do Braga apontarem para um regresso ao trabalho já hoje, ou seja, a tempo de "estar disponível para o jogo com o Felgueiras". Raúl Silva, Xadas e Ricardo Ferreira voltaram a integrar o treino com alguns "condicionalismos", enquanto Matheus e Trincão são, por agora, os únicos lesionados do plantel.


João Gomes quer 360 mil €
O advogado do ex-diretor-geral reiterou a tese de despedimento "sem justa causa"

"João Gomes ameaçou a SAD e o presidente: ou pagam isto ou vou revelar tudo"
Joana Pinto Coelho Advogada da SAD do Braga
"Tem alguma lógica que ele chantageasse com assuntos que o colocassem em xeque?"
Rui Jorge Santos Advogado de João Gomes


Sem acordo à vista no Tribunal de Trabalho de Matosinhos, a advogada da SAD do Braga sublinhou que o ex-diretor-geral terá ameaçado a sociedade com a revelação de dados comprometedores
A saída de João Gomes poderá custar o pagamento de uma verba elevada à SAD do Braga se o Tribunal de Trabalho de Matosinhos entender que não houve justa causa no despedimento, após processo disciplinar. O ex-diretor-geral pede 360 mil euros como indemnização,créditos salariais e danos morais, mas a sociedade desportiva defende que o ato "foi lícito", por ter sido alvo de uma tentativa de extorsão. Uma versão já assumida por António Salvador no Tribunal de Trabalho de Matosinhos e ontem repetida pela advogada Joana Pinto Coelho na sessão de alegações finais respeitante ao processo interposto pelo ex-dirigente, já sem as presenças do presidente da SAD (representada pelo administrador executivo, João Carvalho) e de João Gomes. "Ameaçou a SAD e o presidente desta forma: ou pagam isto ou vou revelar tudo", assinalou a causídica da sociedade desportiva, reportando-se a uma alegada carta entregue em mãos a Salvador a 8 de fevereiro de 2018, em que o diretor-geral discriminava três condições para cessar amigavelmente funções (receber 250 mil euros, um carro Mercedes e a carta para o subsídio de desemprego) e a ameaça da revelação de dados comprometedores no que toca a questões financeiras – recorde-se que a 23 de setembro, a respeito da investigação a uma suposta existência de um saco azul na SAD arsenalista, a mesma sociedade explicaria, em comunicado, ter apresentado no início de junho uma queixa-crime ao Ministério Público contra João Gomes, à qual "apensou a listagem dos factos falsos e infundados que constam da tentativa de extorsão".
Em tribunal, João Gomes confirmou o encontro com o presidente bracarense mas negou ter feito chantagem, tendo explicado que a carta que apresentou a Salvador era anónima (entregue numa das lojas do clube) e que teria sido redigida por um grupo de sócios descontentes com a gestão da SAD e com irregularidades relacionadas com o centro de estágios. "Tem alguma lógica que o dr. João Gomes chantageasse com assuntos, como faturas, que o pudessem colocar em xeque?", questionou, em audiência, o advogado Rui Jorge Santos.

O JOGO

JotaCC

"ENTRAR ALERTA E ATIVOS"
Sequeira, lateral do Sp. Braga, mostra-se confiante mas ciente dos problemas que o Felgueiras (Campeonato de Portugal) pode causar no jogo da 3ª pré-eliminatória da Taça de Portugal, domingo às 20h00. "Sabemos das dificuldades que vamos encontrar porque estes jogos são habitualmente difíceis. Temos de entrar ativos e alerta para tentar vencer, porque temos ambições nesta prova", afirmou ontem na EB1 da Sé, em Braga.

CM

JotaCC

SEQUEIRA ALERTA PARA EVITAR SURPRESA
Defesa bracarense assumiu ambição na prova rainha, mas deixou elogios ao adversário

"ESTAS EQUIPAS DE DIVISÕES INFERIORES CAUSAM SEMPRE PROBLEMAS. DÉRBI? O NOSSO FOCO ESTÁ SÓ NA TAÇA"

A Taça é para ganhar! – a mensagem de Sequeira não deixa margem para dúvidas. Durante uma visita a duas centenas de alunos da Escola Básica da Sé, o titular indiscutível apontou baterias ao jogo de domingo, frente ao Felgueiras: "Estamos preparados. Sabemos das dificuldades que vamos encontrar, que estes jogos são habitualmente difíceis. Estas equipas de divisões inferiores causam sempre problemas e temos de entrar ativos e alerta para tentar vencer, porque temos ambições nesta prova."
Com a eliminação prematura das competições europeias, era fácil fazer a assunção de que a Taça assume uma importância redobrada para os bracarenses. Cenário que o lateral-esquerdo rejeita: "Acho que não porque, como disse, o clube sempre teve ambição nesta prova. Apesar da eliminação da Liga Europa, a ambição é a mesma."
Depois da paragem internacional, o Sp. Braga volta à ação. O último encontro é de má memória: os bracarenses perderam a liderança isolada da Liga NOS, com o empate frente ao Rio Ave. Para o defesa português, a efemeridade da liderança não se deveu à pressão, garantindo que o hiato competitivo foi positivo para os pupilos de Abel Ferreira: "A pausa deu para refletir, para trabalhar os aspetos menos bons. Apesar de estarmos no 1º lugar, há coisas que temos de melhorar e consolidar o que de positivo que temos feito. O Rio Ave tem boa equipa, joga bom futebol e merecíamos mais. [o empate] Não foi devido à pressão." No campeonato, os arsenalistas visitam os rivais vimaranenses, no escaldante dérbi minhoto. "Estamos focados na Taça, não podemos pensar noutra coisa", concluiu Sequeira, finalizando a discussão sobre o encontro do dia 26 de outubro em Guimarães.


Estreia de Aílton pode ser adiada
Sequeira não perde um único minuto do Sp. Braga, prolongando a fome de bola de Aílton, lateral esquerdo suplente. "O meu trabalho é esse, fazer o máximo de jogos possível. Tenho a felicidade de o treinador estar a apostar em mim e tenho feito um bom trabalho", ratificou o lateral, a propósito de uma questão sobre a titularidade. As esperanças de Aílton podem sair frustradas, mais uma vez. O brasileiro ainda não somou qualquer minuto na presente temporada e o jogo frente ao Felgueiras parecia ser a oportunidade ideal para Abel Ferreira testar o jogador emprestado pelo Estugarda. "O Aílton é um jogador de grande qualidade. Tenho de continuar a trabalhar, sem relaxar", rematou Sequeira, ainda assim.

RECORD

Bruno3429

SAD COM PREJUÍZO DE €1,83 MILHÕES
Pascoal Sousa

A SAD do SC Braga encerrou o exercício de 2017/2018 com um resultado líquido negativo de 1,83 milhões de euros. O último exercício dos minhotos tinha sido positivo em 2,77 milhões de euros.

No exercício de 2017/2018 não entra ainda a mais-valia «líquida gerada pela alienação do passe do jogador Vukcevic, para o Levante, que ocorreu poucos dias após 30/6/2018», informou o SC Braga, em nota oficial.

«Também o facto de os passes dos jogadores Pedro Neto e Bruno Jordão terem sido cedidos por dois anos à Lazio, com opção de compra, em vez de alienados, impediu a contabilização total das suas transferências», juntaram os bracarenses, que concluem: «Não fossem estas condicionantes, cujo impacto no resultado do período seria superior a 15M€, a SC Braga, SAD apresentaria resultados líquidos superiores a 13M€.»

No documento, a Sociedade explica que as «mais-valias decorrentes das transações de passes de atletas foram de 15,1M€» e que os custos com as equipas principais e B e dos atletas da formação (sub-15, sub-17 e sub-19) ascendem a 12,3 milhões de euros. O ativo registou um crescimento para os 57,4 milhões de euros, enquanto o passivo subiu de 33, 5 milhões para 44,5 milhões.

O Capital Próprio ascende a 12,9 milhões de euros (no último exercício era de 14,7 milhões), «o que representa uma autonomia financeira de 22,5% que, apesar da redução face ao exercício findo, continua a ser a mais elevada das SAD´s cotadas em Portugal.»

Por fim, o crédito bancário direto diminuiu de 8,85 milhões para 4,33 milhões, «sendo o restante financiamento bancário concedido com base em valores a receber de clientes.»

DUELO DE GIGANTES POR TRINCÃO

Despertou o interesse da Juventus no Europeu de sub-19 e volta agora a ser apontado como potencial reforço para a equipa de Turim. Falamos de Francisco Trincão, joia da coroa do SC Braga.

Depois de ver recusada, durante o verão, oferta de €7 milhões pelo extremo de 18 anos, poderá a Velha Senhora voltar à carga a curto prazo.

Porém, segundo noticia o diário italiano La Stampa, há agora outro tubarão a rondar o jovem craque português. Trata-se, tão somente, do poderoso Manchester City, sempre atento aos valores emergentes.

A Bola

Bruno3429

FC Felgueiras 1932 x SC Braga

Está de volta a magia da Taça de Portugal e os Gverreiros arrancam para a edição 2018/19 com uma curta deslocação até Felgueiras. O Estádio Dr. Machado de Matos recebe o SC Braga, este domingo, a partir das 20 horas, e os bilhetes têm o custo unitário de 3 euros, esperando-se uma deslocação massiva para o início de mais uma campanha na prova raínha, já conquistada em 1966 e em 2016.

O SC Braga garante também opção de deslocação para os seus adeptos, ao custo de 4 euros para sócios e de 7 euros para não sócios, assegurando-se lugar de viagem até às 16 horas de sexta-feira. Os autocarros partem às 18h15 do dia de jogo.

Como é hábito, ingressos e viagens estão disponíveis nas lojas SC Braga do Liberdade Street Fashion e do BragaParque, bem como nas bilheteiras do Estádio Municipal.

Ana Barros: Um amor ao clube que não se explica

Ana Barros é, sem dúvida, a maior referência do Voleibol do SC Braga. A Gverreira do Minho completou já 13 anos a vestir a camisola da Legião bracarense e é uma das atletas mais respeitadas do voleibol feminino português.

A capitã do SC Braga, em entrevista à scbraga.pt, falou um pouco da sua carreira ao serviço do conjunto arsenalista e comentou ainda o crescimento do clube na modalidade que mais ama. Ana Barros assumiu nesta conversa que não trocaria o SC Braga por nenhuma outra equipa, pois tem "um sentimento de carinho especial" pelo clube que a viu crescer.

Uma cidade e um clube especial: "Braga é a minha cidade, não trocava o SC Braga por nada, portanto é sempre um sentimento de carinho especial".

Ana Rita ou Tweety?: "Se forem perguntar se conhecem a Ana Rita ninguém sabe quem é, ninguém deduz que seja eu. São pessoas diferentes, umas conhecem a Ana Rita outras conhecem a Tweety".

Principal diferença entre a Ana Rita e a Tweety: "São iguais. Seja em treinos ou nos jogos do voleibol, quem me conhece bem sabe que não há diferenças. Claro que no Voleibol sou um bocadinho mais competitiva do que na parte pessoal".

Início da sua carreira: "Comecei a jogar no desporto escolar na Escola Secundária de Maximinos. Comecei a jogar porque as minhas colegas também jogavam, elas convidaram-me e eu achei piada à ideia e também fui. Tive um jogo contra a Escola de Lamaçães, foi aí que a professora Guilhermina me convidou a ir treinar à equipa dela e no ano seguinte por transição de escalões fui para o Braga. Foi tudo muito rápido".

Um símbolo que é preciso respeitar: "Um peso muito grande que temos de transportar e é um símbolo que temos de respeitar. É o que nós defendemos dentro de campo. Além do amor que temos à modalidade também temos amor ao clube. É um clube e uma cidade que temos e que defendemos".

Uma equipa de formação: "O facto de ser uma equipa que tem sempre jogadoras de formação faz com que sejamos uma equipa diferente das outras e se calhar é isso que nos torna especiais. Quase nenhuma equipa tem aquilo que nós temos que é estar a jogar com as atletas que nós temos, podemos ir buscar uma ou outra esporadicamente, mas o foco do clube é nos atletas que vêm dos outros escalões".

Responsabilidade de ajudar as atletas mais novas: "As mais velhas têm a obrigação de instruir as mais novas e isso dá-nos força porque queremos ser um molde para eles, alguém que elas querem seguir".

Amizades que fez no Voleibol são para a vida: "Foram as amizades, conheci pessoas muito boas no voleibol e trouxe-me amizades que eu levo para a minha vida. O Voleibol é o momento do meu dia em que eu consigo descarregar energias negativas e ficar bem".

Conjugar os estudos com o desporto: "Ao longo destes anos fiz viagens para o Porto de ir de manhã e voltar à noite para treinar. Havia dias em que não dormia oito horas, dormia seis... mas acho que se formos bem organizados temos tempo para tudo e dar o máximo em tudo".

Relação com o treinador: "O que ele (treinador João Paulo Mateus) mais me ensinou foi a disciplina, sem dúvida. Se forem ver um treino aquilo é como estar num exército. Estou a brincar, mas sim é a disciplina, essencialmente é isso que ele nos quer transmitir. Quando ele nos pede um exercício temos de ter alguma disciplina para cumprir à regra".

Apoio dos adeptos é essencial: "Já conseguimos olhar para a bancada e ver que temos pessoas da claque do Braga a apoiar,   isso para nós é uma mais valia. Estarmos dentro de campo a ser picadas pelas adversárias e ter alguém na bancada a torcer por nós... é diferente jogar nesse ambiente do que jogar num pavilhão vazio".

Sonho de jogar com o Pavilhão cheio: "Gostava de poder encher o pavilhão e ter ali uma força positiva para nos ajudar nesta fase que não vai ser fácil com as perdas todas que tivemos".

Promessa ao adeptos do SC Braga: "Posso prometer deixar sempre tudo dentro de campo e dar sempre o meu melhor".

Gomes convocado para os Sub-16 de Portugal

Rodrigo Gomes, atleta Sub-16 do SC Braga, foi chamado esta quarta-feira para mais um estágio de preparação da Seleção Nacional do escalão, a ter lugar entre os dias 22 a 24 de outubro na Cidade do Futebol. Depois do momento de preparação ocorrido no passado mês de setembro, o selecionador nacional volta assim a contar com as qualidades do jovem arsenalista, a cumprir a quinta época como Gverreiro do Minho.

Na presente temporada, o avançado de 15 anos soma seis jogos em oito possíveis sob as ordens do técnico bracarense João Pereira, sendo já um elemento constante nas convocatórias nacionais.

SCBraga