News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME SC BRAGA DO DIA 15/10

Started by JotaCC, 15 de October de 2018, 08:37

Previous topic - Next topic

JotaCC

Goiano serve de exemplo
Números do capitão impressionam e justificam plenamente a recente renovação
Se a ideia de António Salvador e Abel Ferreira, quando decidiram a renovação de Marcelo Goiano, era a de que o defesa-direito servisse de exemplo para os seus companheiros, o objetivo está já amplamente conseguido ao fim da primeira fase da época.
Os números do capitão, aos 31 anos, são bem significativos e impressionam até pelo facto de ser, por exemplo, o jogador que consegue mais desarmes na Liga, 26 ao todo nos 5 jogos em que esteve no onze de Abel Ferreira.
Já um símbolo do Sp. Braga, onde está desde 2014, o lateral brasileiro pode entrar na história dos jogadores com mais jogos do clube, seguindo a tradição de outros compatriotas.
A realidade é que Goiano justifica plenamente a recente renovação do contrato, concretizada em abril deste ano e com duração até 2021. Se o cumprir até ao fim, o brasileiro completa 7 anos no clube e 9 em Portugal, onde chegou em 2012 para o Feirense, seguindo na época seguinte para a Académica, despertando aí o interesse do Sp. Braga.

Concorrência longe
Marcelo Goiano, aliás, não dá grandes hipóteses à concorrência, isto apesar de ter sido precisamente Diogo Figueiras a começar esta época a titular, assumindo a posição de defesa-direito nos dois primeiros jogos da Liga, com o Nacional e o Santa Clara.
Já na época passada, de resto, Diogo Figueiras apenas conseguiu concretizar 4 jogos pelo Sp. Braga, apesar de ter chegado em janeiro, sendo que Marcelo Goiano manteve a a regularidade das duas épocas anteriores: 38 jogos.

RECORD

JotaCC

Corrida à titularidade na partida da Taça em Felgueiras
Menos utilizados lutam por uma oportunidade
Da defesa ao ataque, não faltam jogadores que têm alinhado poucas vezes ou até ainda espreitam a estreia e que olham para o jogo do próximo domingo, no reduto do Felgueiras, como uma boa chance de assumir a titularidade.
A eliminação precoce das competições europeias, além do prejuízo desportivo e financeiro, diminuiu as oportunidades, sobretudo para os menos utilizados, pois a rotação do plantel já não é tão prioritária.
Ainda assim, com a visita a Guimarães, cinco dias depois, no regresso do campeonato, é natural que o técnico Abel Ferreira poupe alguns jogadores nucleares perante este adversário do terceiro escalão nacional. Lucas Cunha (central) e Ailton (defesa esquerdo) ainda não somam qualquer minuto nesta época e são dois dos jogadores que espreitam a estreia no desafio de Felgueiras. No meio-campo, Palhinha, que nos últimos jogos perdeu espaço no onze, também pode ter nova oportunidade. No ataque, pendentes do resultado do recurso apresentado por Wilson Eduardo, Murilo e Paulinho aspiram à titularidade.


Sporting, Braga e Ouriense na liderança
Trio venceu jogos da terceira jornada e não desarma

FUTEBOL FEMININO Sporting, Braga e Atlético Ouriense continuam a repartir a liderança da Liga Feminina de futebol, depois de terem saído vitoriosas dos encontros da terceira jornada, que teve o embate entre o Valadares Gaia e o Marítimo adiado, devido ao mau tempo no fim de semana.
No Minho, as arsenalistas impuseram-se ao Futebol Benfica, sétimo da tabela, por 3-0, com dois golos de Vanessa Marques e um de Sara Brasil. Já em Alcochete, a internacional lusa Carolina Mendes, por duas vezes, e a sérvia Nevena Damjanovicas marcaram os tentos do triunfo (3-0) das campeãs nacionais sobre o Estoril, penúltimo classificado.
Por seu lado, o conjunto de Ourém foi ao terreno do Clube Albergaria, oitavo posicionado na tabela, vencer por 1-0.

JN

JotaCC

ESGAIO A PERDER INFLUÊNCIA
IMPRESCINDÍVEL Apesar do menor rendimento no arranque da época, o médio-ala continua a ser fundamental para Abel Ferreira. O JOGO explica-lhe porquê

"O Esgaio é uma máquina, é o nosso Robocop, um jogador à Braga"
"É impressionante a intensidade que mete em todos os treinos. Ele não sabe andar devagar, não sabe gerir o esforço"
Abel Ferreira treinador do Braga (30 de janeiro de 2018)


Esgaio é um dos jogadores mais difíceis de substituir na equipa, sobretudo pela forma de jogar que Abel implementou em Braga. O estatuto de totalista (foi titular em todos os jogos) acaba no próximo domingo
Os mais recentes jogos do Braga foram adensando a perceção,num primeiro momento meramente intuitiva, de que o rendimento de Esgaio ao longo desta temporada tinha decrescido na comparação com o evidenciado na última época. As notas dadas pelos jornalistas de O JOGO nas partidas realizadas pelos arsenalistas no campeonato começam por confirmar o menor fulgor do extremo (média de 6,1 na última época, contra 5,43 desta temporada), mas é através de uma análise estatística mais detalhada que se chega facilmente à confirmação de que este decréscimo de rendimento é uma realidade.
A objetividade dos números começa por revelar uma total ausência de participação nos 16 golos marcados pela equipa na presente edição da I Liga, seja direta (marcador) ou indiretamente (assistência), ao contrário do que aconteceu na última época, altura em que contribuiu de forma decisiva para 14 golos (quatro marcados e dez assistências). Este dado é desde logo revelador de um período de menor fulgor na carreira de Esgaio, até porque não há fatores externos, pelo menos conhecidos, capazes de influenciar tamanha diferença de rendimento: o treinador continua a ser o mesmo, a dinâmica da equipa também, e até os avançados que mais têm jogado já estavam no clube na última época (Ricardo Horta, Wilson Eduardo e Dyego Sousa).
Apesar de se ter apresentado a um excelente nível no plano ofensivo durante 2017/18, Esgaio sempre sobressaiu mais pela enorme capacidade competitiva, várias vezes elogiada por Abel Ferreira. "É impressionante a intensidade que ele mete em todos os treinos, em todos os momentos. Ele não sabe andar devagar, não sabe gerir o esforço", afirmou o treinador, que também lhe ofereceu o apelido de Robocop.
Ora, o menor rendimento de Esgaio também é quantificado pelo menor número de ações defensivas. Novamente na comparação com a última época, o português tem agora menos interceções, menos tackles, menos cortes, menos duelos ganhos e mais perdas de bola por partida. Ou seja, está pior em todos os parâmetros essenciais do jogo.
Mesmo assim, Abel Ferreira faz questão de não prescindir de Esgaio, mesmo que um dos seus principais chavões aponte para o desempenho individual: "O estatuto é o rendimento, a estrela é a equipa ." Esta insistência tem, no entanto, uma explicação: apesar do comprovado decréscimo de produção, Esgaio continua a ser fundamental, no entender do treinador, para a forma de jogar deste Braga, uma vez que é o único jogador do plantel capaz de fazer todo o corredor direito – como exige o papel que lhe é atribuído na equipa.
No entanto, o português vai deixar de ser um dos totalistas do plantel já no próximo domingo( foi titular nos primeiros dez jogos), em virtude do castigo aplicado na sequência da expulsão na receção ao Rio Ave. Abel Ferreira ainda não decidiu quem substituirá Esgaio na visita a Felgueiras, para a Taça de Portugal, mas tudo aponta para que experimente Murilo, até pelas lesões das duas outras alternativas naturais: Xadas e Trincão. Uma dúvida que os treinos desta semana vão ajudar a tirar.


JOGOS
58
Desde que chegou a Braga, no verão do ano passado, Esgaio realizou 58 jogos. Para se perceber melhor a importância que Abel Ferreira lhe dá, sublinhe-se que o português só falhou quatro partidas...


TREINO REGRESSO DEPOIS DAS FOLGAS
Depois de dois dias de folga, que a maior parte dos jogadores aproveitou para passear (facto devidamente documentado nas redes sociais), o plantel do Braga regressa hoje ao trabalho para começar a preparar o jogo de domingo (20h00) com o Felgueiras. Tal como já foi referido, existe a expectativa de que Raúl Silva e Xadas integrem sem limitações os trabalhos da equipa, depois de várias semanas ausentes devido a lesões.


CONCORRÊNCIA SEM ESPAÇO PARA BRILHAR
Xadas, Murilo e Trincão somam, todos juntos, apenas 47 minutos de competição ao longo desta temporada
Os três jogadores do plantel mais habilitados, no plano teórico, para jogar na posição habitualmente ocupada por Ricardo Esgaio continuam a não ter grandes oportunidades para mostrar o seu valor. Xadas, Murilo e Trincão têm uma utilização pouco significativa ao longo desta época, muito por culpa da aposta sistemática em Esgaio. Xadas, que se encontra na fase final da recuperação de uma lesão, soma 40 minutos de utilização, repartidos por três jogos, enquanto Murilo, contratado no início da época ao Nacional, entrou apenas nos últimos sete minutos do empate (3-3) com o Santa Clara. Quanto a Trincão, campeão europeu de sub-19, tem sido relegado para a equipa B, onde soma quatro jogos na II Liga.

O JOGO

JotaCC

Benfica sofre em Viseu e Braga já sabe triunfar
Águias e guerreiros venceram por um golo, tal como o Modicus frente ao Pinheirense
O Benfica não ganhou para o susto frente ao Viseu 2001. As águias estiveram a perder por 2-0, viram Russo desperdiçar um penálti no início da segunda parte, mas acabaram por operar a reviravolta a 23 segundos do fim, com um golo da autoria do guarda-redes Roncaglio.
O Braga somou a primeira vitória no campeonato, ao vencer no Fundão (3-2), e o Modicus sofreu para confirmar o favoritismo na sempre complicada deslocação ao reduto do Pinheirense (4-3). Willian, Joel Queirós (2) e Uesler, este ao cair do pano, marcaram pelos gaienses, Bruninho, Vigário e Ricardo Fernandes pelos gondomarenses.

JN

JotaCC

FRANSÉRGIO CANDIDATO AO ONZE EM FELGUEIRAS
A eliminatória da Taça de Portugal, na qual os bracarenses defrontam o Felgueiras, pode marcar o regresso de Fransérgio ao onze. Neste desafio com a formação do Campeonato de Portugal, Abel Ferreira deve proceder a mexidas na habitual estrutura arsenalista. As alterações podem servir de janela de oportunidade para o brasileiro se mostrar e readquirir posição de destaque.
Fransérgio continua sem conseguir conquistar um lugar entre as primeiras escolhas do treinador do SC Braga. Com uma dezena de jogos já realizados pelos guerreiros, o brasileiro só conseguiu a titularidade nos quatro primeiros, depois passou a somar minutos como suplente utilizado antes de nem ser chamado. É caso para perguntar onde pára o médio que na época passada só não foi utilizado à baliza?

A BOLA

Bruno3429

Agenda Desportiva SC Braga

"Mais uma moedinha... mais uma voltinha". A Legião é, por estes dias, um autêntico parque de diversões e não faltam motivos para pegar no cachecol, na camisola e apoiar o seu SC Braga nas mais diversas vertentes.

Após mais uma pausa para compromissos das seleções nacionais, o regresso das emoções da Taça de Portugal é cabeça de cartaz na agenda gverreira. No domingo, às 20h00, Felgueiras promete ficar pintada de vermelho e branco, num encontro que o arranque de mais uma aventura na prova rainha do futebol português.

De volta está, igualmente, a magia da Liga Revelação, com a equipa de José Carvalho Araújo a deslocar-se, no sábado às 11h00, ao terreno do CD Aves. A Formação volta a ter, também, mais motivos de interesse com o regresso dos Campeonatos Nacionais de Sub-19 e Sub-17.

A Legião do Futebol Feminino volta a estar representada em três campos. No domingo, a equipa principal vai lutar por mais três pontos no terreno do Estoril Praia, tal como a equipa B quando receber, na Cidade Desportiva, o SC Freamunde. Um dia antes, a equipa de Sub-19 já terá deixado, com certeza, os bracarenses com um sorriso na visita à AD Paredes.

No capítulo das modalidades, o futsal regressa a casa após conquistar a primeira vitória no campeonato. Num sábado onde há basquetebol e voleibol para a acompanhar de longe mas sempre perto, – através das nossas diversas plataformas -, a equipa de Paulo Tavares vai deixar tudo em campo pela primeira vitória caseira.

Sábado (20 outubro):

#LigaRevelação | CD Aves vs SC Braga (11h00)

#Sub19 | SC Braga vs Leixões SC (15h00)

#Sub19Feminino | AD Paredes vs SC Braga (15h00)

#LigaSportzone | SC Braga vs Viseu 2001 (16h00)

#Voleibol | Escola Pedro Eanes Lobato vs SC Braga (17h00)

#Basquetebol | SC Vasco da Gama vs SC Braga (21h00)

Domingo (21 outubro):

#Sub15 | GD Chaves vs SC Braga (11h00)

#Sub17 | Gil Vicente FC vs SC Braga (11h00)

#LigaBPI | GD Estoril Praia  vs SC Braga (15h00)

#SérieAFeminino | SC Braga B vs SC Freamunde (15h00)

#TaçadePortugal | FC Felgueira 1932 vs SC Braga (20h00)

SCBraga