News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME SCBRAGA DO DIA 12/10

Started by Bruno3429, 12 de October de 2018, 09:44

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Viveiro de seleção arrasa os grandes
Arsenalistas à frente dos outros candidatos na aposta sustentada no produto nacional

O Sp. Braga constitui um caso único entre os candidatos ao título. Apesar da subida do nível de exigência, na Pedreira está a ser reforçada a aposta sustentada em jogadores portugueses. Trata-se de um viveiro de exceção para Fernando Santos, mas até agora ainda não houve qualquer chamada. A polémica surgiu pelo desprezo quanto à prestação de Ricardo Horta em confronto com os outros extremos que estão a representar Portugal, mas pode ganhar contornos mais estridentes no futuro.

Nos seis jogadores mais utilizados em encontros oficiais esta época, o Sp. Braga conta com cinco portugueses (Sequeira, Esgaio, João Novais, Ricardo Horta e Wilson Eduardo). O único intruso estrangeiro é Bruno Viana. E dado que Tiago Sá assumiu a titularidade na baliza e Paulinho também já recuperou de lesão, é provável que a secção cimeira da tabela fique ainda mais bem composta com selecionáveis.

A diferença em relação aos três grandes é chocante. Nos 22 jogadores mais utilizados, o que permite ponderar não apenas o melhor onze como as principais alternativas, os minhotos contam com 12 portugueses. Trata-se de uma vertente na qual Benfica, FC Porto e Sporting empatam, dado que em qualquer dos casos apenas apresentam cinco jogadores nacionais como verdadeiras opções para os seus treinadores. Sendo o exemplo mais pungente o conferido pelos dragões, que apenas têm um selecionável por Portugal no seu melhor onze. Já no que diz respeito a Abel Ferreira, todos os cinco portugueses mais utilizados tomaram parte em todos os 10 encontros oficiais já realizados esta temporada.

Tendo em conta a cada vez maior ambição desportiva do Sp. Braga, torna-se difícil contestar que os seus jogadores estão adquirir uma dimensão desportiva e psicológica superior ao estatuto de uma equipa de classe média.

'Injustiça' chegou ao balneário

Abel Ferreira foi o primeiro a referir-se ao facto de Fernando Santos não ter 'pescado' em Braga para o duplo confronto com Polónia e Escócia. O técnico foi questionado em conferência de imprensa, mas já estava preparado para que o tema ganhasse dimensão pública e, nesse sentido, lançou água para a fervura. Abel quer manter via aberta para que o reconhecimento acabe por chegar mais à frente. Todavia, o facto é que o sentimento de 'injustiça' foi sentido no balneário e tocou alguns jogadores. Por agora, o próprio treinador não utiliza a Seleção como fator de revolta para espicaçar o grupo, dado que a prioridade é o rendimento da equipa, mas a partir do momento em que António Salvador marcou posição o dossiê passará a ser escrutinado de perto. Até porque há quem entenda que se trata, também, de uma questão de respeito da FPF pelo esforço de crescimento do Sp. Braga.

Por Vítor Pinto

Record

Bruno3429

David Veiga: "O SC Braga fez-me evoluir enquanto pessoa e jogador"
Telmo Martins

David veiga, médio da equipa sub-23 dos Guerreiros do Minho, tem sido um dos nomes em desta-que no universo bracarense e na Liga Revelação. O jovem futebolista sonha chegar à equipa principal.

Com apenas 18 anos, David Veiga tem sido uma das peças fundamentais da equipa sub-23 do SC Braga. O médio alinhou em oito das nove jornadas disputadas pelos Guerreiros do Minho na Liga Revelação.
Esta é já a quarta época em que David Veiga veste as cores dos arsenalistas e o atleta mostra-se satisfeito e orgulhoso pelo que já conquistou.
"É o quarto ano que estou no SC Braga. Sinto que este clube me ajudou a evoluir tanto como pessoa como enquanto jogador. Foi neste clube que eu assinei o meu contrato profissional e consegui chegar à Selecção Nacional", avançou.

Atento ao futebol da equipa principal, David Veiga revelou uma das referências que tem no futebol e apontou as características que o definem.
"Adorei o Danilo, que jogava cá no ano passado. É, sem dúvida, uma referência para mim. Sou um jogador com tranquilidade dentro de campo, com uma boa capacidade de passe e uma boa visão de jogo", afirmou.
Apesar de ainda ter idade de júnior, o jovem médio quer aproveitar a oportunidade e brilhar num escalão superior.

"É óbvio que é sempre um objectivo chegar ao escalão acima. Não estava à espera, mas já que está a acontecer tenho de agarrar a oportunidade e crescer cada vez mais", disse.
David Veiga falou ainda do sonho que tem de jogar uma grande competição de clubes.
"Quero jogar a um nível mundial, jogar uma Champions League. Isso era um orgulho. Mas, neste momento, adoraria chegar à equipa principal do SC Braga. Também adorava conseguir a minha primeira internacionalização. Tenho o objectivo de voltar à selecção. Acredito que esteja próximo", finalizou.

Correio do Minho

Bruno3429

RAUL SILVA PREPARA-SE PARA O DÉRBI
Redação

A paragem para os compromissos das seleções nacionais vai trazer boas notícias para Abel Ferreira. Afastado da competição desde o dia 16 de agosto, quando contraiu uma lesão muscular na coxa direita durante o desafio com o Zorya, a contar para a 3ª pré-eliminatória da Liga Europa, Raul Silva vai voltar aos relvados na Taça de Portugal diante do Felgueiras.

Pablo Santos ainda aproveitou a ausência do companheiro para criar raízes no onze ao lado de Bruno Viana, mas com o dérbi com o Vitória de Guimarães no horizonte, o jogo da Taça de Portugal será uma oportunidade de ouro para Raul voltar aos relvados e ganhar ritmo para ser opção do treinador para a partida no castelo.

A Bola

JotaCC

Trio de lesionados mais perto de ser dado como apto
Abel pode ter novas opções em Felgueiras
Raúl Silva, Bruno Xadas e Ricardo Ferreira já se treinam no relvado, embora com limitações. Os sinais de recuperação até poderão levar alguns destes jogadores a entrar nas opções do técnico Abel Ferreira para o jogo da Taça de Portugal, a disputar na próxima semana, em Felgueiras.
Já em relação a Matheus, Rosic e Francisco Trincão, os restantes lesionados do plantel, a recuperação está mais demorada.
Entretanto, foi agendada para o próximo dia 25 (20.30 horas) a assembleia-geral ordinária do Sp. Braga. Na ocasião, os sócios poderão apreciar o relatório e contas do clube e conhecer os dados da auditoria externa às três últimas épocas.

JN

JotaCC

IGUAL SÓ JUVE E DORTMUND
INVICTOS O Braga ainda não perdeu esta época e, na Europa, só a equipa do CR7 e o Borússia Dortmund gozam de idêntico registo

Com um percurso imaculado nas provas nacionais, o Braga também não sofreu qualquer derrota na Liga Europa. A eliminação ficou a dever-se a dois golos sofridos na Pedreira, enquadrados num empate
A folha de serviço do Braga, agora a partilhar o primeiro lugar no campeonato com o Benfica, impressiona nesta temporada pela ausência de derrotas nas provas em que a equipa já se envolveu: campeonato, Taça da Liga e Liga Europa. Nenhum outro clube da I Liga ostenta semelhante registo e nos dez campeonatos mais cotados pela UEFA (Espanha, Itália, Inglaterra, Alemanha, França, Rússia, Ucrânia, Bélgica e Turquia, para além de Portugal), apenas os gigantes Juventus e Borússia Dortmund,ambos envolvidos na milionária Liga dos Campeões, apresentam registos totalmente positivos em todas as competições que disputam.
A folha imaculada dos bracarenses no campeonato, quando já foram cumpridas sete jornadas, só tem paralelo nesta altura com o Benfica. Empatados com 17 pontos, os dois clubes somaram até ao momento cinco vitórias e dois empates, divergindo ligeiramente apenas nos golos marcados e sofridos: o Braga leva 16 apontados e sete sofridos, enquanto o Benfica vai em 15 remates certeiros e cinco consentidos. As semelhanças entre arsenalistas e encarnados esfumam-se, porém, no plano europeu. No primeiro jogo da fase de grupos da Champions, o Benfica foi batido em casa pelo Bayern Munique (0-2), enquanto o Braga se despediu, ainda que precocemente, de outra competição com a chancela da UEFA sem qualquer derrota. Isso mesmo, foi na terceira pré-eliminatória da Liga Europa, com os minhotos a serem afastados pelo Zorya na sequência de dois empates. Depois de ter conseguido uma preciosa igualdade na Ucrânia (1-1), a equipa comandada por Abel Ferreira perdeu o equilíbrio na segunda mão e consentiu um inconveniente empate (2-2) ao atual quinto classificado da liga ucraniana. Contas feitas, os dois golos sofridos pelo Braga na Pedreira revelaram-se fatais.
A verdade é que o Braga prossegue nesta temporada sem qualquer desaire, o que é um excelente desempenho para uma equipa que aspira a objetivos elevados. A série invicta dura há dez jogos, estando a apenas dois de igualar a melhor série positiva dos bracarenses neste milénio, estabelecida a partir do primeiro jogo oficial de 2005/06, sob o comando de Jesualdo Ferreira. Atingida essa fasquia, o Braga repetirá igualmente a sequência máxima de jogos sem derrotas da época passada, fixada entre fevereiro e maio de 2018. Esse ciclo terminaria frente ao Rio Ave, no fecho do campeonato, e o reencontro com os vila-condenses, já na última jornada, voltou a ser rico em dificuldades,resultando da partida disputada em Braga o quarto empate nesta temporada.


JOGOS
10
Em sete jogos do campeonato, dois da Liga Europa e um da Taça da Liga, o Braga não sofreu qualquer derrota nesta temporada


Arranque
Série de Jardim passou para o retrovisor
Há sete anos que o Braga não tinha um começo de época tão imune a derrotas. Ao empatar com o Rio Ave, a equipa de Abel Ferreira (na foto) superou a sequência de nove resultados positivos fixada em 2011/12, mas não teve a matemática dos golos do seu lado na Liga Europa. Na segunda melhor série do milénio, estabelecida com o técnico Leonardo Jardim, os bracarenses disputaram o play-off de apuramento para a fase de grupos da Liga Europa com os suíços do Young Boys e somaram dois empates (0-0 e 2-2), levando dessa vez a melhor por terem apontado dois golos fora de casa. Nesta época, o Zorya foi mais certeiro.


LEVANTE VUKCEVIC DEMORA A PEGAR
Vendido ao Levante por oito milhões de euros, Vukcevic tarda em vingar no futebol espanhol. O ex-arsenalista só foi utilizado em dois jogos e no último acabaria expulso, por acumulação de amarelos. O jornal "Marca" lembrava ontem que Vuk, Dwamena e Simon, os três jogadores mais caros da história do clube (custaram um total de 20 milhões de euros), são os que menos minutos somam.


AG SÓCIOS VOTAM CONTAS DO CLUBE
Os sócios do Braga vão reunir-se em Assembleia Geral a 25 de outubro para apreciar e votar o Relatório e Contas da Direção referente ao exercício findo e o orçamento geral do clube. Durante a reunião magna, serão apresentadas as conclusões da auditoria externa às épocas 2015/16, 2016/17 e 2017/18, realizada pela Deloitte & Associados.


Marafona apontado à Taça
O guarda-redes foi titular na Taça da Liga e está de volta à baliza

Retido no fecho do mercado de transferências para compensar a baixa prolongada de Matheus, o guarda-redes não será a única novidade contra o Felgueiras 1932
Decisivo na conquista da Taça de Portugal em 2016, ao defender os penáltis dos portistas Herrera e Maxi Pereira, Marafona assumirá a baliza do Braga no início de mais uma caminhada na mesma competição, desta vez frente ao Felgueiras 1932, em jogo referente à terceira eliminatória. Apesar de ser suplente de Tiago Sá nos jogos do campeonato, o experiente guarda-redes terá a oportunidade de jogar com alguma regularidade, tudo apontando para que entre em cena pelo menos nas duas taças. Abel Ferreira deu, aliás, um sinal claro disso mesmo ao entregar-lhe a titularidade contra o Tondela, para a Taça da Liga, depois de ter feito questão que não partisse, rumo ao Olympiacos, precisamente no fecho do mercado de transferências do verão.
A inesperada lesão de Matheus, que não escapará a uma paragem de pelo menos cincomeses,alarmouotreinador e este achou por bem reter o guarda-redes de 31 anos, ao mesmo tempo que descartava, como alternativas, os guarda-redes Cláudio Ramos (Tondela) e Bruno Varela (Benfica). Ficou em banho-maria a renovação do contrato, conforme estava previsto antes da mudança, por empréstimo, para o Olympiacos, mas é provável que esse passo seja dado em breve, a menos que Marafona prefira comprometer-se já em janeiro com outro clube, atendendo a que a sua ligação ao clube expira no final de junho.
A deslocação a Felgueiras deverá ainda proporcionar mais minutos a outros jogadores menos utilizados ou ainda por estrear, como é o caso do lateral-esquerdo Ailton, emprestado pelo Estugarda. Murilo Souza, ex-Nacional, é outro reforço que poderá ser lançado nesta partida na perspetiva de complicar as contas do treinador, privado para este jogo de Wilson Eduardo e Ricardo Esgaio, ambos castigados. Suspenso por dois jogos por palavras dirigidas ao árbitro Tiago Martins na partida com o Rio Ave, Wilson também será baixa para o jogo seguinte, em Guimarães, e o seu potencial substituto até poderá ser testado precisamente na deslocação a Felgueiras. Lançado nas segundas partes dos jogos com o Belenenses e Rio Ave para readquirir ritmo competitivo, Paulinho é uma hipótese muito forte, mas Abel já demonstrou ser capaz de surpreender com outras combinações.

O JOGO

JotaCC

ACORDO COM O  SP BRAGA POR BATTAGLIA
Leões liquidam última tranche de 500 mil euros em dezembro e os arsenalistas ainda mantêm os 20% dos direitos económicos

PRESIDENTES ESTIVERAM REUNIDOS ANTES DO JOGO NO MINHO E RESOLVERAM AS QUESTÕES PENDENTES

Sem pontas soltas. Sporting e Sp. Braga já resolveram o diferendo entre os dois clubes, criado pelos valores em falta relativos à saída de Battaglia para Alvalade, na temporada passada. De acordo com informações recolhidas por Record, ficou tudo como estava antes de o internacional argentino, de 26 anos, rescindir contrato com os leões alegando justa causa e, passado algumas semanas, assinar um novo vínculo com o emblema verde e branco: o Sporting liquidará, em dezembro, a última tranche de 500 mil euros – a qual irá perfazer os 4,5 milhões de euros inicialmente acertados entre os clubes, por 80 por cento do passe – e, apesar das novas condições contratuais estabelecidas entre Battaglia e o Sporting, os arsenalistas mantêm 20 por cento dos direitos económicos do jogador. O acordo entre os dois clubes foi alcançado aquando da visita do Sporting a Braga, para o encontro da 5ª jornada da Liga, o qual resultou na primeira derrota dos leões esta temporada. O resultado esteve longe de ser o desejado, mas isso não beliscou o restabelecimento das relações entre os dois clubes, deterioradas nos últimos meses devido à constante troca de galhardetes entre António Salvador e Bruno de Carvalho. Com Frederico Varandas o contexto é substancialmente diferente e foi por iniciativa mútua que os dois presidentes se reuniram, acertaram as agulhas sobre os assuntos pendentes – nomeadamente Battaglia – e deixaram a porta aberta a futuras negociações entre os dois clubes.

NÚMEROS
4,5 é o total relativo à transferência de Battaglia para Alvalade. O médio argentino foi negociado entre os clubes em 2017/18 e envolveu ainda as saídas de Jefferson e Esgaio para Braga. Só o lateral português assinou pelos minhotos em definitivo.
500 é o valor que a SAD dos leões vai pagar ao Sp. Braga em dezembro, perfazendo os 4,5 milhões de euros acordados. Os arsenalistas mantêm 20 por cento dos direitos económicos do médio.

Palhinha como mote
Este restabelecimento das relações entre Sporting e Sp. Braga tinha sido inicialmente lavrado pela Comissão de Gestão que liderou os destino dos leões entre a destituição de BdC e a eleição de Varandas. O empréstimo de João Palhinha aos minhotos por duas temporadas serviu como mote para este 'aliviar' da tensão entre os clubes, com Frederico Varandas a dar sequência ao 'trabalho' feito por Torres Pereira e Sousa Cintra.
A 'nova' relação entre Sp. Braga e Sporting assenta numa base de boa educação, bom senso e confiança. A rivalidade existe e é reconhecida pelos dois presidentes, mas o respeito mútuo impera acima de tudo e qualquer coisa. Pelo menos, foi isto que ficou acertado entre Frederico Varandas e António Salvador.

Esgaio e Wilson são 'semi-leões'
Uma das soluções para resolver este diferendo passaria pela extinção das percentagens que os leões ainda detêm de Esgaio (20%) e de Wilson (45%), dois elementos essenciais na estratégia de Abel Ferreira em Braga. No entanto, nenhuma das partes tinha especial interesse em seguir este caminho e, por isso, tudo ficou igual. O Sporting continua a ter uma participação significativa em dois dos principais ativos do plantel arsenalista.

RECORD