News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME SC BRAGA DO DIA 10/10

Started by JotaCC, 10 de October de 2018, 09:08

Previous topic - Next topic

JotaCC

Abel e José Gomes multados e Wilson falha dérbi com o Vitória de Guimarães
Expulsos no Braga-Rio Ave de sábado, Abel Ferreira e José Gomes foram multados pelo Conselho de Disciplina. O técnico do Braga vai pagar 765 euros por protestos. "És muito fraco, é uma ***** de critério, és uma vergonha", disse Abel ao árbitro Tiago Martins. Já o homólogo do Rio Ave paga 383 euros, por "gestos claros" a pedir o videoárbitro, após um lance na área do Braga, nos descontos. Já André Vilas Boas, diretor desportivo do Rio Ave, foi suspenso por dez dias. Quanto a jogadores, Ricardo Esgaio foi suspenso por um jogo e Wilson Eduardo, expulso após o final do desafio, apanhou dois jogos e 1148 euros de multa por insultos ao árbitro, pelo que além do próximo jogo da Taça, falhará o dérbi de dia 26, com o Vitória de Guimarães. Já Jorge Simão, técnico do Boavista e o adjunto Alfredo Castro, expulsos com o Aves, foram multados cada um em 765 euros.

JN

JotaCC

WILSON AFASTADO DO DÉRBI MINHOTO
CASTIGO SAD não se conforma e vai recorrer da suspensão de dois jogos aplicada ao avançado pelo CD da FPF

"És uma vergonha. Já o ano passado nos roubaste em Vila do Conde" Wilson Eduardo para o árbitro Tiago Martins, citado pelo Conselho de Disciplina da FPF

No seguimento da expulsão após o apito final do jogo com o Rio Ave, Wilson Eduardo foi severamente punido por "injúrias e ofensas à reputação da equipa de arbitragem" liderada por Tiago Martins
Indispensável no ataque do Braga para o técnico Abel Ferreira, Wilson Eduardo não poderá alinhar na próxima eliminatória da Taça de Portugal e contra o V. Guimarães, no regresso do campeonato. O avançado foi expulso após o apito final do jogo com o Rio Ave por palavras dirigidas ao árbitro e o Conselho de Disciplina da FPF teve mão pesada, aplicando-lhe como castigo uma suspensão de dois jogos e uma multa de 1148 euros. A deliberação foi uma surpresa para a SAD arsenalista, que estava à espera de uma punição menos gravosa, a implicar somente a suspensão de um jogo (a cumprir na Taça), pelo que vai recorrer da decisão. Tendo por base o relatório do árbitro Tiago Martins, o Conselho de Disciplina considerou que Wilson Eduardo proferiu "injúrias e ofensas à reputação da equipa de arbitragem", tendo revelado o que disse o jogador ao juiz de Lisboa: "És uma vergonha, ladrão de *****, já o ano passado nos roubaste em Vila do Conde", numa clara alusão ao trabalho do árbitro no Rio Ave-Braga (1-0), da Taça de Portugal, que ditaria o afastamento dos arsenalistas da prova, à quarta eliminatória.
Nessa partida, os bracarenses alegaram que Tiago Martins deveria ter assinalado um penálti de Cássio sobre Esgaio, terá anulado erradamente um golo limpo a Dyego Sousa e não terá visto uma bola passar completamente a linha de baliza dos vila-condenses. As queixas não caíram no esquecimento e Wilson Eduardo, que será baixa de relevo no dérbi minhoto marcado para 26 de outubro, no Estádio D. Afonso Henriques, até nem foi o único a manifestar-se ."Vocês conhecem o passado recente deste árbitro connosco ", comentou Abel Ferreira ainda a quente, embora sem entrar em pormenores. Já na sala de Imprensa, o treinador, igualmente expulso, reconheceria ter exagerado nos protestos. "Tenho de controlaras minhas emoções, mas ficou um jogo um pouco nervoso para os dois lados. Tenho a certeza de que o árbitro fez o seu melhor. Parece-me que o Wilson estava tão nervoso como eu, mas fui bem expulso", sentenciou.


Abel Ferreira paga multa
Expulso aos 90 minutos do jogo com o Rio Ave por contestar uma decisão do árbitro Tiago Martins, Abel Ferreira terá de pagar uma multa de 765 euros. Segundo o relatório do árbitro, o treinador "gesticulou de forma evidente" enquanto afirmava: "És muito fraco, é uma ***** de critério, és uma vergonha." Já o extremo Ricardo Esgaio, expulso por acumulação de amarelos, foi suspenso por um jogo. Como irá cumpri-lo já na próxima eliminatória da Taça de Portugal, estará disponível para a partida com o V. Guimarães, do campeonato.


TITULAR MARCOU EM GOLEADA HISTÓRICA
Wilson Eduardo participou num dos momentos mais marcantes da história recente do Braga, a goleada (5-0) obtida na época passada na casa do rival V. Guimarães. Nesse jogo, o avançado, que foi titular, assinou o quarto golo da equipa, pouco depois do arranque da segunda parte (49'). Dyego Sousa, Vukcevic, Hassan e Esgaio marcaram os restantes golos arsenalistas.


UTILIDADE PRESENTE EM TODOS OS JOGOS
Só na jornada inaugural da Liga, frente ao Nacional, é que Wilson Eduardo foi suplente utilizado nesta temporada. Nos restantes nove jogos disputados pela equipa, o avançado jogou sempre de início e tudo apontava para que entrasse nos planos de Abel Ferreira para a visita ao rival V. Guimarães, da próxima jornada. A Taça ajudará a encontrar um substituto.

O JOGO

JotaCC

Raúl e Xadas já trabalham no relvado
REGRESSO Abel Ferreira vai ganhar brevemente mais duas opções

Os dois jogadores têm dado boas indicações nos últimos dias e já realizaram alguns exercícios no relvado. Regresso em pleno deverá acontecer já na próxima semana
Se tudo correr conforme o previsto, Raúl Silva e Xadas já vão estar aptos para o próximo jogo do Braga, referente à terceira eliminatória da Taça de Portugal, agendada para o fim de semana de 20 e 21 deste mês (o adversário vai ser conhecido hoje, no sorteio que começa às 12h30). Nos últimos dias, os dois jogadores já realizaram alguns exercícios no relvado, complementados com outros no ginásio, tendo deixado excelentes indicações. A intenção dos responsáveis do Braga passa por integrá-los no grupo de trabalho sem limitações logo no arranque da próxima semana, ainda que essa seja uma decisão que estará dependente da evolução de ambos nos próximos dias.
Raúl Silva sofreu uma lesão muscular na coxa direita durante a primeira parte da receção ao Zorya, disputada a 16 de agosto e que marcou o adeus do Braga às competições europeias, enquanto Xadas teve de ser operado depois de lhe ter sido detetada, nos exames médicos que efetuou no Mónaco, uma "reação de stress na base do quinto metatarso do pé direito", que levou, inclusivamente, ao cancelamento da sua transferência para o clube francês.
A confirmar-se este cenário, Matheus, Rosic, Ricardo Ferreira e Francisco Trincão são os lesionados do plantel que ainda não têm uma data prevista para o regresso à competição.


Juve ataca Trincão
Imprensa italiana fala na possibilidade de a Juventus avançar com proposta de dez milhões de euros
O interesse já não é novo, mas ontem voltou a surgir em força em vários órgãos de comunicação social italianos: a Juventus pretenderá avançar para a contratação de Francisco Trincão. Os jornais transalpinos recordam que o Braga "recusou, há uns meses, uma proposta de sete milhões de euros" pelo extremo, falando agora na possibilidade de a Juventus avançar com outra de "dez milhões de euros, mais bónus". As boas ligações dos dois clubes ao empresário Jorge Mendes pode "facilitar" o negócio, até porque o clube italiano terá, segundo as mesmas publicações, a concorrência de Dortmund, Arsenal, PSG e Atlético de Madrid. Neste momento, Trincão está lesionado e só voltará à competição daqui a seis semanas.

O JOGO

JotaCC

RECURSO POR WILSON
SAD não se conforma com pena de dois jogos de suspensão que retira o dianteiro do dérbi
A SAD do Sp. Braga foi apanhada de surpresa pela decisão do Conselho de Disciplina da FPF em punir Wilson Eduardo com dois jogos de suspensão. Por esse motivo, decidiu interpor recurso junto do CD no sentido de tentar diminuir essa sanção.
Se no caso de Esgaio a expectativa de uma partida de paragem se cumpriu, no que toca ao avançado a situação atual causa danos indesejáveis porque, face ao anunciado, não apenas fica impedido de atuar na eliminatória  da Taça de Portugal, no fim de semana de 21 de outubro, como, mais lesivo, terá ainda de assistir em casa ao dérbi com o V. Guimarães, agendado para dia 26, no D. Afonso Henriques. O comunicado divulgado pelo órgão presidido por José Manuel Meirim deu conta de que Wilson Eduardo se dirigiu a Tiago Martins, no final do encontro, proferindo palavras que foram enquadradas na moldura relativa a "injúrias e ofensas à reputação", segundo o que foi descrito no relatório do árbitro. O jogador, de resto, fez menção do encontro da Taça de Portugal da época anterior, em Vila do Conde, que custou a eliminação aos arsenalistas, que apresentaram queixas na altura em relação ao trabalho do juiz lisboeta. Note-se que, dos dez jogos oficiais realizados pelo Sp. Braga esta temporada, Wilson Eduardo só não foi titular contrao Nacional devido a gestão física resultante do duelo europeu com o Zorya.


Abel criticou o critério
Abel Ferreira escapou à suspensão e vai poder continuar a orientar o Sp. Braga a partir do banco e, tal como o nosso jornal tinha pormenorizado, a sua discordância em relação a Tiago Martins derivou do critério que o árbitro utilizou, e que os arsenalistas contestaram.
Seja como for, Abel escapa com 765 euros de multa, precisamente o mesmo valor que pagou pela expulsão da época passada, contra o Sporting, resultante de uma picardia com Fábio Coentrão. Desta vez, Abel admitiu que a ordem de saída foi correta logo no final do jogo. "Parece-me que o árbitro estaria tão nervoso como eu quando fui expulso, e bem expulso. Não fui mal-educado e não foi com intenção. Foi a emoção e o calor do jogo", explicou. Entretanto, o plantel arsenalista realizou ontem duas sessões de treino. Trincão vai passar a constar do boletim clínico durante as próximas seis semanas.

RECORD

JotaCC

Abel obrigado a mudar o figurino dos guerreiros
Castigos de Esgaio e Wilson forçam a alterações, após três jogos seguidos com o mesmo onze
Abel Ferreira vai ter de mexer no onze inicial da equipa minhota, no jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal, a disputar no fim de semana de 20 e 21 deste mês e cujo adversário será hoje conhecido, no correspondente sorteio, a realizar em Lisboa.
A indisponibilidade de Ricardo Esgaio e Wilson Eduardo, devido a castigo (ver pág. 47) obrigará o treinador do Braga a mexer nas opções iniciais, o que sucederá após três encontros consecutivos em que utilizou sempre as mesmas opções.
Abel terá de escolher a duas dimensões, isto é, montar a equipa a pensar no próximo desafio, com grande grau de dificuldade para já indefinido, isto sabendo-se que, na mente braguista, está já também o dérbi minhoto de dia 26, no reduto do Vitória de Guimarães, no regresso da Liga.
É provável que o treinador arsenalista aposte em Paulinho, na frente de ataque, ao lado de Dyego Sousa. O avançado português, que recuperou de lesão e já foi suplente utilizado por duas vezes, espera por uma chance para voltar a ser titular e o jogo da Taça de Portugal poderá ajudá-lo a concretizar esse desiderato.
Já quanto à substituição de Esgaio, as dúvidas parecem maiores, embora, neste caso, o médio ala só vá estar ausente por um jogo e possa regressar em Guimarães. Mas, na partida da Taça de Portugal, Fábio Martins poderá surgir no onze ou então, o treinador mexer também no miolo e apostar em Palhinha ou Fransérgio, derivando João Novais para uma das alas. Entretanto, ontem, o plantel realizou duas sessões de treino. Uma de manhã e outra à tarde.

JN

Bruno3429

Wilson Eduardo e Abel Ferreira na mira do Conselho de Disciplina
Ricardo Anselmo

Organismo divulgou o relatório de Tiago Martins após o jogo com o Rio Ave, que revela palavras duras dirigidas ao juiz lisboeta. Wilson apanhou dois jogos de suspensão e falha dérbi com o Vitória.

O Conselho de Disciplina da Liga deu ontem a conhecer os castigos aplicados a Wilson Eduardo, Abel Ferreira e Ricardo Esgaio depois das respectivas expulsões na recepção do último Sábado ao Rio Ave, que os minhotos empataram a uma bola.

No relatório do árbitro da AF Lisboa constam palavras injuriosas dirigidas por Wilson Eduardo e Abel Ferreira a Tiago Martins, o que motivou sanções duras. "És uma vergonha, um ladrão de m...., já o ano passado nos roubaste em Vila do Conde", terá o dito o avançado português, já depois de o jogo ter terminado. Essa atitude do jogador bracarense motivou a amostragem do cartão vermelho directo por parte de Tiago Martins. Wilson, sabe-se agora, foi suspenso por dois jogos e fica assim descartada a sua presença no dérbi da próxima jornada da I Liga, em Guimarães, com o Vitória. Além da deslocação à cidade-berço, Wilson Eduardo também não poderá dar o seu contributo à equipa na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal. O jogador fica ainda sujeito ao pagamento de uma multa, no valor de 1.148 euros.

Por sua vez, Abel Ferreira, que também se insurgiu contra o árbitro da partida, terá de pagar 765 euros, por ter dito "És muito fraco, é uma m.... de critério, és uma vergonha".
O jogo com os vila-condenses, de resto, foi pródigo em expulsões nos últimos minutos da partida (cinco), mas apenas uma delas fruto do jogo propriamente dito. Ricardo Esgaio, em cima do minuto noventa, foi admoestado com o segundo cartão amarelo, ficando, por isso, suspenso apenas por um jogo.

Correio do Minho

Bruno3429

Presidente do SC Braga estranha reprimenda ao VAR do jogo com o Rio Ave
Pelo facto de os bracarenses liderarem a I Liga.

O presidente do SC Braga, António Salvador, disse hoje esperar que o videoárbitro (VAR) do jogo com o Rio Ave não tenha sido repreendido pelo facto de os bracarenses liderarem a I Liga.

"Espero que não seja uma coincidência. Houve outros penáltis por marcar em outros jogos, como no jogo com o Aves. Houve golos marcados ao longo das jornadas, como o do Guimarães em Portimão, que foi ilegal. Houve lances para expulsão, como os do Cervi, Ruben Dias ou Filipe. E não houve reprimendas", disse Salvador, em Coimbra, à entrada para a cimeira de presidentes.

A comunicação social desportiva noticiou que Bruno Paixão, VAR no encontro entre o Braga e o Rio Ave (1-1), tinha sido repreendido por não ter assinalado uma eventual grande penalidade a penalizar os bracarenses perto do final do jogo.

O presidente do SC Braga, que disse que estará "atento" a futuras reprimendas em situações semelhantes, esclareceu ainda que o clube vai recorrer dos dois jogos de suspensão aplicados a Wilson Eduardo.

Sobre a convocatória de Fernando Santos para os dois próximos jogos da seleção, António Salvador garantiu respeitar as escolhas do selecionador, mas sublinhou que Ricardo Horta merecia ser chamado.

"Os jogadores do Braga serão chamados no futuro e não será por favor. A nossa equipa principal, líder [da Liga, em igualdade pontual com o Benfica), joga sempre com sete ou oito portugueses e isso diz da nossa qualidade", argumentou.

O Minho