News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME SC BRAGA DO DIA 09/10

Started by JotaCC, 09 de October de 2018, 09:24

Previous topic - Next topic

JotaCC

Paulinho elege "melhor pressão"
Avançado diz que adora ganhar
O avançado Paulinho já voltou sentir o prazer de competir, depois de se ter lesionado praticamente no final da pré-época e, numa iniciativa da comunicação arsenalista, 'libertou' algumas revelações.
"A melhor pressão que existe é a pressão para ganhar. Nós não vivemos com a tabela. Vivemos com o próximo jogo. O objetivo é ganhar o próximo jogo ", explica.
A visão do dianteiro, de 25 anos, é que o Sp. Braga está "a crescer. Estamos com uma boa dinâmica de grupo, mas acima de tudo não podemos relaxar. É isso que nos comanda no dia a dia. É o nosso pensamento diário, fazer sempre melhor, dado que há sempre espaço para melhorar e corrigir."
Até pelo estatuto que já adquiriu, Paulinho não se inibe de elogiar um colega mais jovem. "A infelicidade de Matheus foi a felicidade de outros, como aconteceu no meu caso. Caiu para o Tiago Sá. E eu já tive oportunidade de dizer ao Tiago, mal cheguei ao Sp. Braga, que acreditava que ele podia ser um próximo Eduardo. Tem espírito, sente e vive o clube como ninguém. É um rapaz que trabalha imenso. Jogando ou não, sempre trabalhou imenso e manteve o bom espírito de grupo que existia. Nunca desanimou, nunca criou mau ambiente e acredito que temos ali um guarda-redes de Seleção", certificou.

RECORD

JotaCC

Lesão de Trincão confirma vazio nas seleções
Avançado pára seis semanas e falha chamada aos sub-20. Abel trabalha com grupo completo
Francisco Trincão sofreu uma entorse num tornozelo e vai estar indisponível para competir por um período estimado de seis semanas.
O avançado, de 18 anos, magoou-se anteontem, na fase inicial do jogo da equipa B do Braga, frente ao Académico de Viseu, foi substituído e não está em condições de se apresentar na seleção de sub-20, para a qual tinha sido recentemente convocado, tendo em vista os amigáveis de Portugal com a Suíça (depois de amanhã) e a Itália (dia 16).
Trincão, que se treina com a equipa principal do Braga, mas só tem jogado pela equipa B dos arsenalistas, sofreu uma entorse com contusão no tornozelo direito e só deve estar em condições de voltar a competir em finais de novembro.
Com a indisponibilidade de Trincão confirma-se que o Braga não terá nenhum futebolista convocado, nesta pausa competitiva, destinada à atividade das diferentes seleções nacionais. Assim e à exceção dos lesionados, o técnico Abel Ferreira tem todo o grupo à disposição. Após a folga de domingo, a equipa já se treinou ontem e hoje repete o esquema, estando prevista uma folga dupla, no fim de semana.

JN

JotaCC

ABEL OFERECE, SANTOS REJEITA
Ricardo Horta apresenta melhor rendimento do que os extremos da Seleção. A dimensão do clube ainda faz a diferença?

"Respeito sempre as opções do selecionador, mas ele sabe que em Braga tem um grande cardápio para escolher. Somos, provavelmente, a equipa mais portuguesa de Portugal..."
Abel Ferreira Treinador do Braga 5 outubro 2018


O Braga voltou a não ter nenhum jogador convocado para representar a Seleção Nacional, mesmo que Ricardo Horta marque mais golos e faça mais assistências do que Bruma, Hélder Costa e Rafa...
Por duas vezes durante a última semana e meia (no final do jogo com o Belenenses e antes da receção ao Rio Ave), Abel Ferreira falou sobre a ausência de jogadores do Braga na lista de convocados da Seleção Nacional; por duas vezes, o treinador falou em "respeito" pelas decisões de Fernando Santos, mas também fez questão de sublinhar a qualidade e quantidade de opções que o Braga coloca, neste momento, à disposição do selecionador nacional. No entanto, e apesar do rendimento individual e coletivo do Braga, que lidera o campeonato na companhia do Benfica, Fernando Santos voltou a ignorar os jogadores arsenalistas na lista de convocados para os jogos com a Polónia e a Escócia. "Temos de continuar a trabalhar e as coisas vão acontecer com naturalidade", completou Abel Ferreira.
Na ausência de Paulinho, que só agora está a regressar à competição depois de ter sofrido uma lesão, Ricardo Horta seria, no plano teórico, o outro grande candidato do Braga à Seleção Nacional, sobretudo pelo alto rendimento que tem apresentado durante o último ano. Apesar disso, e numa primeira fase, Fernando Santos optou por chamar Bernardo Silva (Manchester City), Bruma (Leipzig), Hélder Costa (Wolverhampton) e Gonçalo Guedes (Valência), que, no entanto, se lesionou este fim de semana nos minutos iniciais do jogo com o Barcelona. A vaga do avançado acabou por ser preenchida por Rafa Silva (Benfica), tendo Ricardo Horta sido mais uma vez ignorado.
Tendo em conta a opção de Fernando Santos, decidimos comparar o rendimento apresentado, ao longo da última época e meia, por Ricardo Horta e os restantes extremos convocados para a Seleção. Retirando desta equação o nome do indiscutível Bernardo Silva, a verdade é que o jogador do Braga apresenta números consideravelmente superiores a Bruma, Hélder Costa e Rafa Silva, tanto no número de golos marcados como de assistências.
A questão que se coloca é se o rendimento de um jogador em Braga tem menos peso do que aquele que é obtido num dos três grandes ou num clube estrangeiro. A resposta segue aqui ao lado.


LESÃOTRINCÃO PÁRA SEIS SEMANAS
O plantel do Braga tem mais uma baixa, depois de Trincão se ter lesionado durante a receção da equipa B ao Académico de Viseu, na II Liga. O extremo sofreu uma forte "entorse com contusão no tornozelo direito" e estará ausente dos relvados por um período nunca inferior a seis semanas. Trincão já foi dispensado da Seleção de sub-20, para a qual estava convocado.


INQUÉRITO
O rendimento individual obtido no Braga, num dos três grandes ou num clube estrangeiro valerá o mesmo?

A influência do nome numa lógica com história
"A história diz-nos que o nome do clube tem influência. Sempre foi assim: um jogador até pode ser muito bom no Boavista, Braga ou Gervide, que dificilmente vai à Seleção. Mas, por exemplo, se esse mesmo jogador se transferir, no ano seguinte, para um dos três grandes será convocado com mais facilidade, mesmo que jogue menos. No caso do Ricardo Horta, Fernando Santos também tem em conta as características de cada um. O Horta é menos rápido e joga mais por dentro do que Bruma, Hélder Costa ou Rafa."

Estatuto de grande e uma escolha técnica
"Neste momento, o Braga já tem um estatuto e um nível competitivo que não permite pensar dessa forma. Neste caso concreto, trata-se de uma opção técnica, discutível, como é evidente, mas uma mera opção do selecionador. Por exemplo, como clube, o Braga não é inferior ao Wolverhampton, apesar de jogar na Premier League, nem mesmo ao Leipzig. Fernando Santos terá olhado para as características dos jogadores e entendeu que aqueles que chamou se enquadram melhor no estilo da equipa."

Concorrência ao nível da exigência do Braga
"O rendimento de um jogador num clube como o Braga já não difere muito, em termos de peso, do obtido nos ditos grandes de Portugal ou de algumas equipas estrangeiras. No caso concreto dos extremos convocados para a Seleção, nem sequer estamos a falar de jogadores de clubes de topo como o Real Madrid ou o Bayern Munique; é mais Benfica, Wolverhampton e Leipzig – e neste caso não há grande diferença. Até pode ser mais difícil obter um rendimento elevado no Braga, porque terá, na teoria, jogadores de menor valia à sua volta."


Menos bola e menos... físico
A receção ao Rio Ave mostrou o pior do Braga nesta época em vários parâmetros do jogo
O Braga teve menos posse de bola, fez menos passes, perdeu mais duelos individuais e ainda esteve pior na eficácia de passe do que o Rio Ave, num dos piores registos estatísticos da época
As primeiras impressões do empate do último sábado já tinham deixado a ideia de que o Rio Ave tinha sido superior ao Braga em muitos aspetos do jogo, numa perceção agora confirmada por uma análise mais detalhada. A mais anormal, tendo em conta o passado recente da equipa, esteve no facto de o Braga ter perdido mais duelos do que aqueles que ganhou (48 contra 57), algo que aconteceu pela primeira vez numa partida em que os arsenalistas andaram quase sempre atrás do resultado – com exceção dos seis minutos, entre os golos de Ricardo Horta (28') e Gelson Dala (34').
Além disso, esta partida com o Rio Ave acentuou uma tendência já experimentada nos recentes confrontos com o Chaves, Sporting e Belenenses, o menor tempo de posse de bola em relação ao adversário, ainda que nesses jogos, ao contrário do que aconteceu frente aos vila-condenses, tenha passado grande parte do jogo a gerir um resultado favorável – logo, com possibilidade de "oferecer" a bola para apostar no contra-ataque. No entanto, esta última partida revelou ainda uma grande diferença entre as duas equipas – desfavorável ao Braga – no número total de passes(365/530) e na eficácia de passe (76 contra 83 por cento).

O JOGO

Bruno3429

Pausa no campeonato pode trazer uma defesa reforçada para o SC Braga
Telmo Martins

Guerreiros do Minho podem ver o sector defensivo reforçado quando voltaram a repetir no campeonato. Raúl Silva, em fase final de recuperação, deve ser opção para o dérbi com o Vitória SC.

O campeonato português vai parar durante três semanas. A paragem pode revelar-se positiva para os Guerreiros do Minho que têm elementos importante de baixa por lesão.
Depois de terem perdido a liderança isolada do campeonato na última jornada, os arsenalistas regressaram aos trabalhos para preparar o próximo desafio, que vai acontecer apenas no dia 21 de Outubro, para a Taça de Portugal.?O adversário será conhecido apenas amanhã.

Este tempo de paragem pode revelar-se importante para a equipa de Abel Ferreira, que pode ver chegar um reforço de peso para o centro da defesa: Raúl Silva. O defesa brasileiro sofreu uma lesão muscular na coxa direita, em jogo da segunda mão da pré-eliminatória da Liga Europa, frente aos ucranianos do Zorya e encontra-se em fase final de recuperação.
O patrão da defesa arsenalista já falhou sete jogos esta temporada mas deverá ser opção para o próximo desafio. Pablo Santos, que o substituiu, tem rubricado exibições positivas mas Raúl Silva confere uma maior solidez à defensiva minhota. Além disso, o brasileiro é um jogador fundamental nos lances de bola parada nas áreas adversárias. Na temporada passada, a primeira ao serviço do SC Braga, o defesa de 28 anos marcou nove golos.

No entanto, Raúl Silva não deve ser o único reforço para Abel Ferreira após esta paragem. Os também defesas centrais Ricardo Ferreira e Rosic, que ainda não disputaram qualquer jogo esta temporada, estão em fase final de recuperação e devem aumentar o leque de disponíveis na equipa minhota.
Bruno Xadas, médio ofensivo, também deve recuperar durante esta paragem. Caso diferente é o do guarda-redes Matheus que enfrenta uma longa paragem.

Correio do Minho

Bruno3429

TRINCÃO PÁRA SEIS SEMANAS
Redação

Francisco Trincão enfrenta paragem estimada em seis semanas, em virtude duma entorse com contusão que sofreu no jogo entre SC Braga B e Académico de Viseu, na 6.ª ronda da Liga 2. Por via disso, o avançado foi dispensado de representar a Seleção sub-20.

O lance em que Trincão se lesionou aconteceu aos 20 minutos do jogo com os viseenses, na sequência de entrada forte de João Mário. Na altura, os responsáveis clínicos do SC Braga temiam que Trincão tivesse sofrido fratura da tibiotársica, mas os exames dissiparam esse cenário que determinaria uma ausência muito mais prolongada dos relvados. 

Nas próximas semanas o campeão europeu sub-19 vai dedicar-se em exclusivo ao tratamento, prevendo-se que inicie trabalho de ginásio em finais de outubro.

A Bola