News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME SC BRAGA DO DIA 06/10

Started by JotaCC, 06 de October de 2018, 08:31

Previous topic - Next topic

JotaCC

Braga e Rio Ave no duelo pelo topo
Primeiro e quinto da Liga entram na "pedreira" separados por três pontos
Um, o treinador do Braga, foge à questão (se é mais difícil chegar à liderança ou mantê-la). "Mais difícil é continuar focado", diz Abel Ferreira. Outro, o homólogo do Rio Ave, desvaloriza a classificação para o duelo desta noite, no Estádio Municipal de Braga. "Isso é irrelevante", observa José Gomes. Certo é que ambos tencionam retirar pressão ao jogo da sétima jornada, no qual se joga pelo comando do campeonato.
Se acumular a sexta vitória, o Braga passará a somar 19 pontos, manterá o comando isolado e, quem sabe?, até reforçado, se os concorrentes mais próximos – F. C. Porto (15) e Benfica (14) – se neutralizarem no clássico de amanhã, no Estádio da Luz. Mas também se pode dar o caso de ser o Rio Ave (13) a sair da "pedreira" na liderança e o Braga acabar a jornada na terceira, na quarta ou na quinta posição, conforme se conjuguem os resultados, incluindo o do Sporting (13) em Portimão.
Cenários não faltam, mas nada que ocupe os planos dos treinadores. Abel Ferreira disse esperar muitas dificuldades frente ao Rio Ave, "uma grande equipa, que conta com jogadores que vieram do Real Madrid e do Nápoles [ndr: Coentrão e Vinicius]".
Abel convocou o extremo brasileiro Murilo, que não tem feito parte das opções. Ao contrário, o médio Ryller sai da escala. Raul Silva, Xadas, Rosic, Ricardo Ferreira continuam a recuperar de lesões. O guarda-redes Matheus (rotura de ligamentos no joelho esquerdo) deverá manter-se de baixa até final da época.
O Rio Ave não divulgou os convocados. José Gomes deverá manter a aposta na base que não perde desde a jornada inaugural e que na última ronda bateu o Boavista, por 2-1. Em relação a este jogo, deverá só registar-se a entrada de Júnior Rocha, na vaga de Nadajack. Coentrão continuará no onze.


Abel Ferreira
Treinador do Braga
"Mais difícil do que manter a liderança é continuar focado no processo, acreditar no que se faz e manter o equilíbrio" "A pressão deixa-nos alerta em tudo o que fazemos. O resto é fruto de competência e trabalho árduo" "Rio Ave ficou de fora da Liga Europa. Mudou muito o plantel, mas está de parabéns, por valorizar o espetáculo"

JN

JotaCC

"A NOSSA LIDERANÇA É JUSTA"
Abel Ferreira sente que a sua equipa tem sido a melhor do campeonato, mas fala de um caminho longo e com muitas "pedras". A começar pelo jogo de hoje

"O mais difícil, nas boas ou más fases, é saber manter o equilíbrio. É bom recordar como chegamos aqui..." "Vamos encontrar muitas pedras... Queremos estar preparados para tirá-las do caminho"
Abel Ferreira
Treinador do Braga


A liderança pode ter mudado a forma como os adeptos olham para este Braga, mas não mudou uma vírgula no habitual discurso de Abel Ferreira. Chama-se a isto, gestão de expectativas...
Foco, consistência e equilíbrio. Abel Ferreira repetiu, vezes sem conta, estas três palavras sempre que foi questionado, direta ou indiretamente, sobre a atual liderança do Braga ou os objetivos que se seguem no campeonato. Uma vez mais, Abel Ferreira preferiu focar-se naquilo a que costuma chamar de "processo", em vez de abordar, de uma forma mais objetiva, o momento da equipa. O mediatismo crescente à volta do clube, que ganhou forma depois do triunfo frente ao Sporting e prosseguiu com a vitória no Jamor, não preocupa o treinador. Antes pelo contrário. "A tensão e a pressão deixam-nos mais alerta em tudo o que fazemos na vida. É preciso que ela exista. Tudo o resto é fruto da nossa competência e do trabalho. Estamos preparados para o próximo desafio", atirou, perante um eventual "entusiasmo" provocado pelos recentes feitos da equipa. "Pressão? Foco-me é no processo", prosseguiu. "O resultado é apenas o caminho, não a meta. A nossa meta será a 34.ª jornada. E, neste longo caminho, vamos encontrar muitas pedras, umas maiores, outras mais pesadas. Queremos estar preparados para tirá-las do nosso caminho. Temos de ser consistentes e recordar o que nos trouxe até aqui", explicou.
Até este momento, o caminhopercorridonasseisprimeiras jornadas conduziu o Braga atéàliderançadocampeonato, seis anos e meio depois da última experiência. Afinal, é mais fácilchegaraotopooumanterse por lá? Para Abel Ferreira, nem uma coisa, nem outra. "O mais difícil, seja nas boas ou nas más fases, é continuar a acreditar no processo, sermos equilibrados em todos os momentosdaépocaelembrarmnos como chegamos até aqui. O mais difícil é sermos exigentes diariamente, sobretudo quando as coisas nos correm bem. Este tem de ser o nosso caminho", afirmou.
O treinador do Braga nunca fugiu muito deste discurso cauteloso e virado para dentro, numa espécie de gestão de expectativas, tendo sido verdadeiramente afirmativo apenas quando foi questionado sobre a justiça do primeiro lugar. "Por aquilo que temos feito até este momento, sim, somos uns justos líderes", respondeu, sem, no entanto, se alongar em mais comentários. Abel Ferreira fez questão de guardar algumas palavras para o Rio Ave, que, em caso de vitória na partida de hoje, junta-se ao Braga na liderança do campeonato. "Tal como nós, o Rio Ave também ficou fora da Liga Europa. Sofreu uma grande transformação relativamente à última época. O seu treinador, José Gomes, está de parabéns pela forma como valoriza o espetáculo e por ter uma grande equipa, com jogadores que vieram do Real Madrid [Fábio Coentrão] e do Nápoles [Carlos Vinícius]. É uma equipa com jogadores experientes e que joga bem. Por tudo isto, acredito que vai ser um grande jogo, mas nós, como sempre, queremos somar mais três pontos. Queremos, sobretudo, continuar a ser consistentes", rematou.


Clássico só se a mulher deixar e um reforço da responsabilidade
Depois da partida de hoje com o Rio Ave, amanhã vai jogar-se o clássico da Luz entre o Benfica (terceiro classificado, a dois pontos dos arsenalistas) e o FC Porto (segundo, a um ponto). Depois de ter brincado com o assunto – "Ainda não sei se vou ver o jogo, só se a minha mulher deixar. É ela quem manda lá em casa", disse –, Abel Ferreira foi questionado sobre a possibilidade de o resultado do clássico reforçar uma candidatura ao título. "A única coisa que nos pode reforçar é a responsabilidade de sermos ainda melhores. Não olhamos para fora, mas sim para dentro. E dentro do grupo tem de haver – e tem havido – respeito e competitividade. Durante a semana, os 24 guerreiros do plantel lutam todos por um lugar na equipa. Eles sabem que só podem jogar 11, e entrar mais três, mas comigo serão sempre todos importantes. Vamos continuar a seguir este caminho", contou.


LISTA TROCA DE MÉDIO POR EXTREMO
Sem novidades no que diz respeito aos jogadores disponíveis – Matheus, Ricardo Ferreira, Rosic, Raúl Silva e Xadas continuam a recuperar de lesões –, Abel Ferreira decidiu não fazer grandes alterações na lista de 19 convocados. Relativamente às escolhas para o último jogo com o Belenenses, o treinador limitou-se a trocar o médio Ryller (acabou por ver o jogo na bancada do Jamor) pelo extremo Murilo, que soma apenas sete minutos de utilização.


DECISÃO ADEPTOS TRAZEM VANTAGEM
O Tribunal Arbitral do Desporto aceitou a providência cautelar apresentada pelo Braga, pelo que o jogo com o Rio Ave vai realizar-se à porta aberta. "É uma boa notícia e isso pode fazer a diferença. Temos começado alguns jogos em casa a perder e o público tem sido incansável no apoio, pois é nesses momentos que precisamos de uma força extra. Os adeptos reveem-se nos nossos valores e juntos seremos sempre muito mais fortes", comentou Abel Ferreira.

O JOGO

JotaCC

Equipa "mais portuguesa" foi esquecida
Apesar de ser líder, Fernando Santos voltou a não convocar jogadores do Braga para a Seleção Nacional

Na última jornada, só o V. Setúbal utilizou mais portugueses do que o Braga. Apesar disso, o selecionador Fernando Santos voltou a ignorar os jogadores do atual líder do campeonato
Tiago Sá, Sequeira, João Novais, Esgaio, Ricardo Horta e Wilson Eduardo foram titulares frente ao Belenenses, Paulinho e Fábio Martins entraram na segunda parte, mas nenhum deles, apesar da liderança do Braga no campeonato, mereceu uma oportunidade de Fernando Santos na Seleção Nacional. "Sempre respeitei as opções dos treinadores, assim como os meus jogadores que ficam de fora também respeitam as minhas", afirmou Abel Ferreira, quando confrontado com a última convocatória do selecionador. Apesar do "respeito" demonstrado por Fernando Santos, o treinador lançou um novo dado para a discussão: o Braga é uma das equipas mais portuguesas de Portugal. "O selecionador sabe que tem aqui um vasto cardápio à escolha. Também sei que ele sabe que nós somos, porventura, a equipa mais portuguesa de Portugal. Apesar disso, as opções são dele e eu, enquanto português, quero é que a Seleção jogue bem e vença. Vamos continuar a fazer o nosso trabalho, de preferência bem feito, e tudo acontecerá com naturalidade", acrescentou.
A verdade é que só o V. Setúbal utilizou mais jogadores portugueses do que o Braga na última jornada (nove, contra os sete dos arsenalistas), enquanto os três grandes ficaram longe desses números: Benfica teve cinco em Chaves, o FC Porto dois na receção ao Tondela e o Sporting três no triunfo sobre o Marítimo.
A riqueza do plantel do Braga ganha especial evidência no nome dos utilizados no Jamor, mas, sobretudo, no potencial ou qualidade dos que ficaram de fora, como são os casos de Marafona, Ricardo Ferreira, Raúl Silva, Palhinha, Fransérgio, Xadas ou Trincão. Por isto, os defensores da tese de que o Braga é mesmo candidato ao título têm na profundidade do plantel um dos principais argumentos. No entanto, Abel Ferreira discorda, em parte, dessa aparente constatação. "É verdade que o Braga tem um plantel equilibrado, mas o Rio Ave, o Benfica, o FC Porto e o Sporting também têm... A maioria das equipas tem dois jogadores por posição. Não controlo o que as pessoas pensam, dizem ou escrevem. O que eu controlo são as nossas tarefas. E esse é o grande segredo do nosso sucesso", afirmou.


PORTUGUESES
7
O Braga teve sete portugueses em campo na vitória frente ao Belenenses. Na última jornada, só o V. Setúbal utilizou mais jogadores nacionais (nove)

O JOGO

JotaCC

Difícil teste com o Braga
O Marítimo procura dar continuidade ao bom momento na Liga Revelação em sub-23, mesmo tendo pela frente um teste exigente. Os verderubros defrontam o Sp. Braga, na 9.ª jornada da competição, isto depois de duas vitórias consecutivas. Sem perder desde a 4.ª jornada, a formação orientada por José Pedro Jacinto tem naturais aspirações de alcançar um bom resultado, em Fão, localidade que recebe os jogos dos sub23 bracarenses. Já o Sp. Braga somou apenas um ponto nos últimos dois jogos, tendo já perdido com o Estoril e Benfica em casa.
Para o jogo com o Sp. Braga, José Pedro Jacinto convocou os seguintes jogadores: Mamadou Traoré, Gamboa, Barbosa, Pelágio, Tiago , Leonardo, Rodrigo, Cristiano Gomes, Gonçalo, Henrique, Umaro Baldé, Barata, Carlos, Vilson, Michael Morais, Leandro, Camões e Matthew.

DN MADEIRA

JotaCC

"Tensão e pressão deixam-nos alerta"
A conquista do 1º lugar isolado colocou os holofotes sobre o Sp. Braga, mas Abel Ferreira, de 39 anos, encara esse mediatismo como um incentivo.

Abel Ferreira decompõe mediatismo e reduz tudo "à competência" e ao "trabalho coletivo"

"O RESULTADO É APENAS O CAMINHO, NÃO A META. CABE-ME ENCONTRAR ROTAS. O MAIS DIFÍCIL É SERMOS EXIGENTES"

"A tensão e a pressão deixam-nos alerta. Tudo o resto é fruto da competência, de um trabalho coletivo e estamos preparados para o próximo desafio. Esperamos que o público ajude, porque tem sido determinante. Todos juntos somos mais fortes", vincou. Quanto aos efeitos que a liderança pode ter no grupo, o técnico manteve a linha. "Foco-me é no processo. O resultado é apenas o caminho, não a meta. E nesta rota vamos ter muitas pedras, umas pesadas e outras mais leves, mas queremos tirá-las do nosso caminho. Temos de nos lembrar, sempre, do que nos trouxe até aqui", realça. Questionado sobre se era mais difícil chegar ao topo ou manter-se lá, Abel Ferreira voltou a raciocinar com complexidade. "O mais difícil, seja nas boas fases ou nas más, é continuar a acreditar no processo, sermos equilibrados a lembrarmo-nos do que nos trouxe até aqui. O mais difícil é sermos exigentes, porque não vamos ganhar sempre, mas o caminho é sermos consistentes. Queremos jogar para ganhar do primeiro ao último segundo. A mim cabe-me encontrar os caminhos e as rotas", sublinhou, mostrando-se grato pelo facto de o jogo ser à porta aberta. "Temos tido alguns momentos em que temos começado os jogos a perder e o público tem sido incansável", admitiu, elogiando um Rio Ave que "joga bem com jogadores que vieram do Real Madrid e do Nápoles".


Clássico se mulher deixar
Por muito que se esteja cada vez mais a afirmar como treinador e comandante de homens, em casa Abel Ferreira respeita liminarmente as decisões e opiniões da sua mulher. Por isso, amanhã, só vai assistir ao Benfica-FC Porto se receber luz verde familiar. "Se a minha mulher me deixar, vou ver o jogo, porque lá em casa é ela quem manda. Espero que seja um grande espetáculo", assumiu. Agora, quanto à possibilidade de o clássico poder ajudar a consolidar a liderança arsenalista se ao triunfo sobre o Rio Ave se somar um empate ou derrota do FC Porto, Abel é claro: "Reforça é a responsabilidade de sermos melhores diariamente. Não temos de olhar para fora, mas para dentro. Dos 24 que temos apenas podem jogar onze e tudo o que nos está a acontecer é fruto do trabalho diário. Vamos continuar este caminho, tentando ser consistentes. Mas sabemos que vamos apanhar pedras pesadas... " Por último, lá veio o comentário à ausência de jogadores do líder na Seleção Nacional. "Respeito sempre as opções do selecionador. Ele sabe que tem aqui um grande cardápio à escolha, que somos a equipa mais portuguesa de Portugal e vamos continuar a fazer o nosso trabalho. As coisas acontecerão naturalmente e o que eu quero é que a Seleção jogue bem e vença", concluiu.

RECORD

Bruno3429

Abel Ferreira: "Respeitamos o adversário mas vamos jogar para vencer"
Telmo Martins

Manter o foco é o mote de Abel para o duelo de hoje (20.30) com o Rio Ave. O líder do campeonato não se ilude e quer continuar a trilhar o caminho, desviando todas as pedras que forem aparecendo.

O SC Braga, líder isolado do campeonato, recebe hoje o Rio Ave em jogo da oitava jornada, com início às 20.30 horas na Pedreira. Em antevisão à partida, Abel Ferreira afirma que a pressão que vem com a liderança é positiva e não retiro o foco aos jogadores.
"A tensão e a pressão deixam-nos alerta em tudo na vida. E é preciso que ela exista. Tudo o resto é fruto da competência, do trabalho árduo, de um trabalho colectivo. Portanto estamos preparados para o próximo desafio, para o próximo adversário. Fizemos hoje o ultimo treino e amanha, na nossa casa e esperando a ajuda do nosso publico, que tem sido determinante", destaca o técnico, reforçando a importância da massa associativa na boa forma da equipa. "O nosso público tem sido incansável no apoio à equipa. Dentro do campo também temos feito tudo para agradar a massa associativa. Todos juntos seremos mais fortes".

O treinador bracarense acredita que o mais importante é manter a equipa focada nos processos de jogo e nas tarefas que cada jogador tem que desempenhar durante os noventa minutos.
"Onde nós temos que estar focados é no processo. O resultado neste momento é apenas o caminho, ainda não é uma meta, a meta será apenas na 34.ª jornada. E nós queremos continuar o nosso caminho, sabendo que vamos encontrar algumas pedras, umas maiores, outras menores mas queremos, passo a passo, com a ajudar e força de todos tirá-las do nosso caminho. Vamos continuar a ser consistentes com aquilo que é o nosso processoDepois, vamos ter direito ao resultado que fizermos por merecer", revelou.

Bem disposto, o técnico abordou o clássico entre o Benfica e o FC Porto, que pode isolar ainda mais o SC Braga na frente.
"Se a minha mulher me deixar, eu vou ver e espero que seja um grande jogo, se não, tenho que acatar as ordens porque em casa quem manda é ela", atirou.

Correio do Minho

Bruno3429

Sp. Braga-Rio Ave: antevisão
Duelo de topo
Bruno José Ferreira

O MOMENTO

Sp. Braga: arranque virtuoso e prometedor do Sp. Braga na Liga, a equipa de Abel ainda não perdeu e é o primeiro líder isolado do campeonato. Em ronda de dérbi entre o Benfica e o FC Porto, os arsenalistas são líderes, o que já não há acontecia há seis anos e meio. Os bracarenses somam cinco triunfos consecutivos, o último dos quais por três bolas a zero no terreno do Belenenses.

Rio Ave: também o Rio Ave está a rubricar um arranque de campeonato extremamente positivo, igualando os números do melhor arranque de sempre com quatro triunfos, um empate e apenas uma derrota na ronda inaugural frente ao Feirense. Os vila-condenses vêm de três jornadas consecutivas a vencer, somando neste momento treze pontos, os mesmos que o Sporting.

INDISPONÍVEIS

Sp. Braga: Matheus, Ricardo Ferreira, Raúl Silva, Rosic e Xadas.

Rio Ave: Makaridze, Joga, Nuno Santos e Ronan.

DISCURSO DIRETO

Abel Ferreira (Sp. Braga): «Onde temos de estar focados é no processo. O resultado neste momento é apenas o caminho, ainda não é uma meta, a meta é apenas na 34ª jornada. Neste caminho vamos ter muitas pedras, queremos passo a passo tirá-las do nosso caminho. É resultado do nosso trabalho, da nossa força diária, do nosso compromisso, e o que vamos fazer é estar constantemente a lembrar o que nos trouxe até aqui».

José Gomes (Rio Ave): «Sendo bom estar nesta posição, o importante é como se termina o campeonato. Faltam muitas jornadas e não tem peso estar em primeiro à sétima jornada. O Rio Ave sente-se menos confortável quando sem bola, mas não aceito que se parta do princípio de que vamos ter menos bola do que o Braga. Também não o aceitei no jogo com o Benfica, em que tivemos mais posse de bola no Estádio da Luz».

REGISTO HISTÓRICO

Em três dezenas de deslocações a Braga apenas por quatro vezes o Rio Ave conseguiu sair vencedor, o que atesta o domínio arsenalista quando joga na cidade dos arcebispos com o conjunto de Vila do Conde. Em trinta jogos o Sp. Braga soma 21 triunfos, o Rio Ave quatro e registam-se ainda cinco empates. O embate entre os dois emblemas tem sido recorrente nas últimas épocas, sendo que nos últimos cinco jogos os bracarenses sofreram quatro derrotas e venceram apenas um encontro. Na época passada o Sp. Braga venceu por duas bolas a uma, com golos de Ricardo Horta e Fábio Martins, sendo que curiosamente o golo do Rio Ave foi apontado por João Novais.

Maisfutebol

Bruno3429

«SELECIONADOR SABE QUE TEM AQUI UM GRANDE CARDÁPIO»
Redação

Abel Ferreira garantiu não ter sentido qualquer tipo de mágoa pelo facto de o selecionador nacional, Fernando Santos, não ter chamado qualquer futebolista do SC Braga para os encontros com a Polónia, da Liga das Nações, e com Escócia, este de preparação.

Ricardo Horta, Tiago Sá, João Novais ou Paulinho, por exemplo, têm acalentado a esperança de vestir a camisola das quinas, mas o técnico dos arsenalistas notou que a oportunidade poderá surgir brevemente.

«Respeito sempre as opções do selecionador. Ele sabe que tem aqui um grande cardápio para escolher e que somos a equipa mais portuguesa de Portugal! Vamos continuar a fazer o nosso trabalho, as coisas acontecerão naturalmente. O que eu quero é que a Seleção jogue bem e vença sempre», afiançou.

A Bola