News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME SC BRAGA DO DIA 05/10

Started by Bruno3429, 05 de October de 2018, 09:07

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Revolta à porta aberta
SAD só ontem soube que a providência cautelar foi aceite pelo TAD. A luta será para continuar

O líder da Liga vai jogar o seu primeiro jogo em casa nessa condição com uma revolta que é tudo menos contida. Só ontem é que a SAD recebeu a confirmação por parte do Tribunal Arbitral do Desporto de que o jogo de amanhã, frente ao Rio Ave, será realizado à porta aberta. O TAD aceitou a providência cautelar, decisão que suspende o castigo de um jogo à porta fechada e multa, conforme deliberação do Conselho de Disciplina da FPF. "O Sp. Braga aguarda agora que o TAD aprecie o caso e a sentença aplicada, entendida por esta sociedade como ilegal, desproporcional e lesiva do clube e dos seus adeptos", acentua o comunicado dos minhotos, solicitando a compreensão dos seus associados por só a 48 horas do confronto com o Rio Ave terem a certeza de que poderão "dar o seu apoio" à equipa.

Nesse sentido, a SAD fez questão de reforçar "o convite aos sócios e adeptos para que se fortaleça o grande apoio que a equipa tem tido ao longo da temporada, correspondendo desta forma ao esforço empenhado na defesa do clube e da sua massa adepta".

A administração liderada por António Salvador, de resto, não se conforma com este castigo, sublinhando que irá "até às últimas instâncias na defesa da sua posição".

Refira-se que os minhotos consideram esta punição "desconforme com os factos imputados", uma vez que o castigo se baseia em "ocorrências" que atrasaram o jogo Sp. Braga-Sporting, da época passada, estando em causa um hiato de 18 segundos!

Por António Mendes

Rceord

Bruno3429

APELO A GRANDE APOIO À EQUIPA FRENTE AO RIO AVE
Redação

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) deu provimento à providência cautelar do SC Braga e a decisão conhecida ontem suspende de imediato o castigo de um jogo à porta fechada decretado pelo Conselho de Disciplina da FPF.

Perante este quadro, os guerreiros estão habilitados a jogar com público nas bancadas na próxima partida em casa, que se realiza este sábado frente ao Rio Ave (20.30 horas),  e inclusivamente já passaram à emissão de ingressos para o encontro da sétima jornada. 

«O SC Braga aguarda agora que o TAD aprecie o caso e a sentença aplicada, entendida por esta sociedade como ilegal, desproporcional e lesiva do clube e dos seus adeptos», pode ler-se em comunicado emitido pela SAD arsenalista, vincando-se:

«O SC Braga reforça o convite aos seus sócios e adeptos para que se fortaleça o grande apoio que a equipa tem tido ao longo da temporada, correspondendo desta forma ao esforço empenhado na defesa do clube e da sua massa adepta.»

A Bola

JotaCC

TAD suspende castigo de jogo à porta fechada
Partida da sétima jornada da Liga, com o Rio Ave, terá público nas bancadas do Municipal
O jogo com o Rio Ave não será disputado à porta fechada. A SAD braguista foi notificada pelo Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) sobre o decretamento da providência cautelar contra a deliberação do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol. Os bihetes para o desafio da sétima jornada da Liga, amanhã, no Estádio Municipal de Braga, já estão à venda desde ontem.
Na proximidade do jogo com o Rio Ave e na impossibilidade de poder apreciar em tempo útil o recurso apresentado pelo clube minhoto na sequência do castigo de um jogo à porta fechado, o TAD comunicou o adiamento da decisão, o que, na prática, equivale a manter o efeito suspensivo original, criado pela providência cautelar interposta pelo clube contra a sentença do Conselho de Disciplina da FPF, por causa dos incidentes no Braga-Sporting de 31 de março deste ano, na 28.ª jornada da Liga da época passada (triunfo do Braga por 1-0).
Enquanto aguarda que o TAD aprecie e julgue a sentença do CD, que considera "ilegal, desproporcional e lesiva do clube e dos seus adeptos", a SAD do Braga apela ao apoio dos adeptos.
"O S. C. Braga reforça o convite aos seus sócios e adeptos para que se fortaleça o grande apoio que a equipa tem tido ao longo da temporada, correspondendo desta forma ao esforço empenhado na defesa do clube e da sua massa adepta", lê-se no comunicado publicado no site do clube.
No jogo da sétima jornada do campeonato, o Braga, que soma cinco vitórias e um empate, defenderá a liderança, até dos avanços do próprio Rio Ave, quinto classificado, que entrará na "pedreira" com três pontos de atraso para a equipa de Abel Ferreira.

JN

JotaCC

NINGUÉM COMO ELES NA EUROPA
DIFERENÇA O Braga é um líder ímpar na Europa por nunca ter sido campeão. França chegou a ser terreno fértil para equipas do género, até aparecer o super-PSG
O dinheiro da Champions insuflou os mais fortes e algumas ligas praticamente "já se decidem em janeiro". Luís Freitas Lobo diz que o Braga contornou a questão ao "mexer-se bem" no mercado
O Braga assemelha-se a um intruso num clube somente acessível a campeões. Lidera isolado o campeonato português desde a última jornada, pode mesmo distanciar-se na pontuação em relação aos crónicos candidatos na próxima, mas não tem qualquer Liga no palmarés, o que não se verifica nas dez ligas mais cotadas pela UEFA e não só. De Espanha à Turquia, só mandam equipas medalhadas de várias ligas conquistadas e essa antiga exclusividade é cada vez menos violada neste milénio, porque os milhões provenientes da Liga dos Campeões e dos direitos televisivos fizeram com que os tradicionais grandes se tornassem colossos praticamente imbatíveis. "Há campeonatos em que as coisas começam a ficar decididas praticamente em janeiro: é assim em França, na Alemanha e em Itália. Cada vez mais as equipas que disputam a Liga dos Campeões abafam os respetivos campeonatos. São de outra galáxia, de outro planeta. Há uma diferença muito grande entre as equipas em termos financeiros", elucida o comentador Luís Freitas Lobo. Os títulos conquistados por Boavista (2000/01) em Portugal, Bursaspor (2009/10) na Turquia, Montpellier (2011/12) em França e Leicester (2015/16) em Inglaterra foram exceções à tradicional marcha triunfal dos mais titulados e o Braga também poderá lá chegar por se "ter estruturado" convenientemente, fintando os clubes mais abastados do futebol português com boas contratações. "É o clube que se mexe melhor no mercado: é o que compra e vende melhor. O Bragav ai sempre buscar o melhor jogador do Rio Ave ou do Marítimo", explica Freitas Lobo. As semelhanças entre o clube minhoto e o Leicester são por isso praticamente inexistentes. "O Leicester foi um campeão inesperado. A probabilidade de ser campeão era de cinco mil para um: quem apostou uma libra, ganhou cinco mil libras com o título do Leicester. O poderio do Braga é reflexo de um trabalho de fundo. Andou sempre nos primeiros cinco lugares na última década, à exceção de 2013/14, em que ficou em nono lugar", recorda João Nuno Coelho, sociólogo e estudioso de futebol. A verdade é que o caminho para os títulos aperta muito para as equipas que nunca ganharam qualquer campeonato. Só mesmo em França, na década de 1990, é que as conquistas de Auxerre (1995/96) e Lens (1997/98), outrora sem títulos nos bolsos, conferiram maior imprevisibilidade a um campeonato. "Depois de ter aparecido esta bomba atómica chamada PSG, isso tornou-se impossível", sentencia Freitas Lobo.


DADOS

NOTTINGHAM FOREST
Uma inspiração. Vindo da II divisão inglesa, ganhou a liga inglesa em 1977/78 e não voltou a repetir a dose
VERONA
Deixou Itália de boca aberta ao vencer a Liga em 1984/85. Era o Calcio de Maradona (Nápoles), Platini (Juventus), Falcão (Roma) e Zico (Udinese)
TAVRIYA
Venceu a primeira edição da liga da Ucrânia, em 1991/92. O clube seria depois extinto e, a partir daí, os títulos alternam entre o Dínamo Kiev e o Shakhtar Donetsk
JUVENTUS
Entre os líderes das ligas mais cotadas da atualidade, a Juventus é o clube mais titulado. O clube italiano já vai em 34 campeonatos vencidos


GOLOS DE ZÉ LUÍS ATÉ FÁBIO MARTINS
O Braga levou a votação nas suas redes sociais os golos apontados por Zé Luís (2014/15), Hassan (2015/16), Rafa (2015/16) e Fábio Martins (2017/18) em partidas contra o Rio Ave, a equipa visitante de amanhã. Com 4800 visualizações contabilizadas ao fim do dia de ontem, o vídeo gerou vários comentários, com os golos de Rafa e Fábio Martins a serem os mais votados.


PALESTRA XADAS DEBATE "RESPEITO"
Ainda de baixa, Xadas participa hoje numa palestra subordinada ao tema "Respeito e Exemplo". O debate que decorrerá na sede da AF Braga é promovido pela APAF, no âmbito do 17.º Encontro Nacional do Jovem Árbitro, e terá ainda como convidados o ex-árbitro Duarte Gomes, o treinador José Gomes (Rio Ave) e o técnico adjunto João Martins (Braga).

O JOGO

JotaCC

Rio Ave certo à porta aberta
O Tribunal Arbitral do Desporto aceitou a providência cautelar apresentada pelo Braga
O Braga teve a confirmação de que não terá de cumprir já nesta jornada um jogo à porta fechada e espera que o TAD revogue o castigo determinado pelo Conselho de Disciplina da FPF.
Terminou o suspense em torno do jogo de amanhã entre o Braga e o Rio Ave, na Pedreira. Depois de ter sido castigado com a realização de um jogo à porta fechada devido ao mau comportamento dos adeptos na época passada, o clube bracarense avançou com uma providência cautelar para suspender a punição decretada pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol e, a dois dias da receção aos vila-condenses, foi notificado pelo Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) de que a diligência foi aceite. O TAD já havia tomado a mesma decisão em relação ao Benfica, igualmente punido com um jogo à porta fechada por motivos semelhantes, na passada terça-feira, pelo que os responsáveis arsenalistas sempre acreditaram que a partida com o Rio Ave iria realizar-se com a presença de adeptos nas bancadas do Estádio Municipal.
Conhecida a decisão do TAD, o Braga divulgou de imediato os preços dos bilhetes para o jogo marcado para as 20h30 e, em comunicado, fez votos para o que a punição determinada pelo Conselho de Disciplina seja revogada: "O Braga aguarda agora que o TAD aprecie o caso e a sentença aplicada, entendida por esta sociedade como ilegal, desproporcional e lesiva do clube e dos seus adeptos." Propondo uma "grande casa" contra o quinto classificado do campeonato, o clube apelou ainda ao apoio dos "sócios e adeptos" para que "se fortaleça o grande apoio que a equipa tem tido ao longo da temporada".


12 843
É a média de espectadores do Braga em jogos da Liga disputados em casa. Os visitantes foram Nacional, Aves e Sporting


Há um ano a festa foi total
Com Abel no comando, o Braga interrompeu as partidas pregadas pelo Rio Ave na Pedreira
Com apenas três derrotas e três empates em 24 jogos disputados em casa frente ao Rio Ave, o Braga não teve, paradoxalmente, vida fácil nas últimas cinco temporadas. Em 2013/14, os vila-condenses arrancaram inclusivamente uma vitória na Pedreira, com um golo de Tarantini, e três épocas depois voltariam a pontuar (1-1), num jogo em que Stojiljkovic salvou os arsenalistas de uma nova derrota ao marcar aos 90 minutos, depois de Pedro Moreira ter inaugurado o marcador aos 40 minutos. Na época passada, já com Abel Ferreira no comando, o Braga reencontrou-se com as vitórias (2-1) diante dos vila-condenses, num jogo em que o equilíbrio voltou a ser a nota dominante. Lançado na segunda parte, Fábio Martins assinaria o golo do triunfo aos 83 minutos, juntando-se no marcador a Ricardo Horta (19 minutos) e a João Novais (42 minutos), este ainda ao serviço da equipa visitante. Para a partida de amanhã, o Braga fixou bilhetes a 2,5 euros para os sócios e a 10 e 15 euros para o público em geral. Já os detentores de lugares anuais terão entradas gratuitas, assim como atletas do clube e sócios sub-18. Os ingressos foram ontem postos à venda.

O JOGO

JotaCC

"Temos uma grande fome de conquistas no Braga"
Reforço das guerreiras do Minho depois de um período de indefinição sobre o futuro, a lateral-direita ex-Sporting abordou o passado e o futuro em entrevista a O JOGO

Sem pré-temporada, a defesa treinou por conta própria várias semanas até optar por rumar às vencedoras da Supertaça. No Sporting, sente que poderia "ter sido mais feliz" a nível individual
Antes dos jogos não abdica de ligar à mãe, que costumava estar de megafone em punho nos jogos do Fofó, e quando pisa o campo, reza sempre, por ajudar à concentração. Depois de ter ganho tudo em 2017/18 pelo Sporting, Matilde Fidalgo não chegou a acordo para renovar com os leões e assinou pelo Braga, já com a época em curso. De educação extrema, dona de grande carácter, a defesa de 24 anos é determinada e diz quem a conhece que é muito exigente e com vontade de aprender sempre mais. Perdeu a pré-temporada.
Como manteve a forma?
—Fui treinando por minha conta para tentar garantir que conseguia ingressar num plantel a qualquer momento, sem ter uma grande discrepância para as restantes jogadoras. Obviamente acho que ainda posso melhorar os meus índices, mas é início de época e é normal que atinja o pico de forma mais para a frente.
Que balanço faz da passagem pelo Sporting?
—Faço um balanço positivo. Dei-me bem com o grupo, trabalhei com pessoas pelas quais tenho estima e fui feliz nos resultados. Infelizmente acho que, a nível individual, podia ter sido mais feliz e é isso que vou procurar fazer agora. Quando surgiu o convite do Braga, nem pensou duas vezes? —Pensei, obviamente. Não tomo decisões de ânimo leve e, ainda para mais, mudar-me para Braga implica uma alteração significativa na minha vida. Mas o Braga tem-se mostrado nestes anos uma equipa muito forte e decidi arriscar, por ter como referências que o rigor e a qualidade de treino eram as melhores. Acho que o Braga reúne não só condições para ganhar títulos, como também me proporciona um espaço onde acredito que vou crescer enquanto jogadora.
Que opinião tem da estrutura do Braga?
—Pude confirmar que a ideia que me foi transmitida coincide com a realidade, ou seja, existe um grande grau de exigência cobrado às jogadoras, tanto da parte da equipa técnica como das próprias atletas, pela forma como imprimem competitividade nos momentos de treino. E depois também é muito nítida a vontade de vencer todos os jogos, da forma mais destacada possível, e conquistar todos os títulos que se disputarem. O Braga venceu a Supertaça, quebrando uma série de conquistas do Sporting.
Acha que representa o início de uma nova era?
—Acho que a vitória é o reflexo da grande paridade que há entre ambas as equipas. Obviamente, a vitória do Braga na Supertaça tem um valor simbólico grande, porque mostra ao resto do mundo aquilo que para o Braga já era nítido, que era possível ganhar. Acho que isso poderá ser positivo para o resto da época, mas não decisivo.
Sente que há um grande espírito de conquista no balneário?
—Sim, acho que há uma grande fome de conquistas que a qualidade já merecia matar. Uma conquista grande já foi feita, mas o Braga quer ganhar o campeonato e a Taça de Portugal, é nítido e frontal.


"Mais feliz do que surpreendida" pela chamada à Seleção Nacional
Convocada por Francisco Neto para o Torneio das Quatro Nações na China – ontem, Matilde ficou no banco frente à seleção anfitriã –, a lateral diz-se "mais feliz que surpreendida" com a chamada. "Já estive mais certa de que iria ser convocada. Procurei manter-me bem, apesar de estar sem equipa, para poder voltar ao 'normal'", vinca, acrescentando que a Seleção "vai ter "uma palavra a dizer" neste torneio. Confrontada com a adaptação de Ana Borges a lateral-direita, posição em que atua, Matilde comentou: "A Ana é uma excelente jogadora e as decisões do selecionador não me cabe avaliá-las".


"BENFICA NÃO MOSTROU INTERESSE"
Internacional lusa, Matilde Fidalgo é um nome incontornável do futebol feminino nacional, não sendo de estranhar a cobiça, a partir do momento em que se tornou uma jogadora livre. Rumar ao estrangeiro foi uma possibilidade para a lateral-direita, que também foi sondada pelo Benfica, que este ano se estreia na modalidade, competindo no segundo escalão. "Cheguei a ter algumas conversas, tanto com clubes de fora como com o Benfica. O Benfica não mostrou interesse e o clube que mais perto chegou de um acordo foi o Mónaco, mas depois eu não quis assinar, porque não me pareceu uma proposta muito atraente para aquilo que eram as minhas ideias para esta época", esclarece, de forma aberta.


CAMPEÃ SEM DERROTAS É A META

"Podia ter sido mais feliz no Sporting a nível individual. Estive perto de acordo com o Mónaco, mas não assinei"
"Não tomo decisões de ânimo leve, mas decidi arriscar. Creio que vou crescer no Braga"
"Queremos ser campeãs invictas e vencer a Taça de Portugal, mas vai haver uma disputa muito acirrada com o Sporting"


Também campeã nacional no Futebol Benfica, casa onde cresceu, Matilde acredita que voltará a haver uma "disputa acirrada" com o Sporting pelo título e, tal como a formação masculina, líder isolada, não falta ambição às bracarenses. "Pode ser qualquer uma das outras equipas a ditar o desfecho da Liga e qualquer deslize pode ser fatal", perspetiva, apontando como meta o primeiro posto e o estatuto invicto. "Todos os jogos são encarados com a perspetiva de ganhar", refere a lateral, que na próxima jornada reencontra o Fofó, pelo qual sente um "carinho imenso". "Há sempre um misto de emoções quando as defronto", refere a prima de Bernardo Silva, que está a preparar uma tese sobre como tornar a ilha Terceira completamente autónoma e renovável do ponto de vista energético.

O JOGO

JotaCC

Bilhetes para Sp. Braga

CEDIDOS POR COSME MACHADO A JOSÉ SILVA

A informação consta do processo E-Toupeira: Cosme Machado, conselheiro de arbitragem do Sp. Braga, enviou para Júlio Loureiro – acusado de ser uma das 'toupeiras' – uma mensagem dizendo para José Silva (outro arguido acusado) recolher nas bilheteiras do estádio do Sp. Braga um envelope com ingressos para o jogo entre os arsenalistas e o Marselha, no último dia 22 de fevereiro. Record sabe que Machado conhece Loureiro há largos anos do mundo do futebol e, como todos os funcionários do Sp. Braga, tem direito a bilhetes. Neste caso, cedeu-os. Os ingressos eram, diga-se, de bancada e não de camarote.

RECORD

JotaCC

SP. BRAGA CONVIDA 'TOUPEIRA'
José Augusto Silva, uma das 'toupeiras' do processo, recebeu bilhetes do Sp. Braga para assistir a um jogo dos minhotos na época passada. A informação faz parte do processo EToupeira e foi encontrada pela PJ no telemóvel de Júlio Loureiro, que é a outra 'toupeira' neste caso.Quem enviou a mensagem a Loureiro foi o exárbitro Cosme Machado, que trabalha atualmente como "conselheiro do Sp. Braga para a arbitragem".

CM


JotaCC

Há bilhetes a... 2,5 euros
Os minhotos estavam obviamente preparados para a decisão do TAD, ao ponto de terem divulgado o preço dos bilhetes para o jogo de amanhã e, ao mesmo tempo, publicado o comunicado no site do clube. A reserva para os adeptos que chegam de Vila do Conde, de resto, estava também já devidamente acautelada. Naturalmente, a ideia é chamar o máximo de público possível para o primeiro jogo da equipa como líder isolada da Liga, pelo que o preço dos bilhetes começa em... 2,5 euros, algo simbólico para todos os sócios com as quotas em dia. O acesso é gratuito, claro, para os detentores dos lugares anuais, mas também para os atletas do clube e sócios sub-18. Para o público estão definidas duas categorias de bilhetes, a 10 e a 15 euros. A expectativa da SAD é de que a receção ao Rio Ave marque também uma resposta dos bracarenses ao repto lançado por Abel Ferreira, que pretende atingir esta época uma média de 15 mil adeptos por jogo. Neste momento, nos três primeiros da Liga no Municipal de Braga a média vai em 12.843, mas é preciso não esquecer que só no jogo com o Sporting foram 16.038.

RECORD

Bruno3429

SC Braga x Rio Ave FC: convocados

O SC Braga treinou esta sexta-feira pela última vez antes da receção ao Rio Ave FC, agendada para sábado, a partir das 20h30.

Abel Ferreira convocou 19 jogadores para o encontro: Lucas, Sequeira, Wilson, Eduardo, Tiago Sá, Pablo, João Novais, Murilo, Paulinho, R. Horta, Claudemir, Fábio M, Fransérgio, Marafona, Bruno Viana, R. Esgaio, Palhinha, M. Goiano e Dyego Sousa.


Abel Ferreira: "Temos de continuar a acreditar no processo"

No lançamento da 7ª jornada da Liga Nos frente ao Rio Ave FC, Abel Ferreira teceu elogios fortes ao seu adversário, afirmando que "merece todo o respeito" e que "tem um treinador que está a fazer um trabalho fantástico". O técnico dos Gverreiros do Minho disse ainda que a formação arsenalista tem de continuar a acreditar no processo para manter as boas exibições e sublinhou que a liderança no campeonato acrescenta responsabilidade à sua equipa de "ser melhor diariamente".

Análise do adversário: "Ficou, tal como nós, fora da Liga Europa. Sofreu uma grande mudança de jogadores e o seu treinador está de parabéns porque é uma grande equipa, com alguns jogadores que vieram do Real Madrid e do Nápoles e joga bem. Acredito que vai ser um grande espetáculo e queremos somar mais três pontos. O Rio Ave merece todo o meu respeito, uma equipa que tem um treinador que está a fazer um trabalho fantástico".

Equipa tem de continuar a acreditar no processo: "O mais difícil, seja nas boas fases ou nas más, é continuar a acreditar no processo, sermos equilibrados a lembrar-nos o que nos trouxe até aqui. O mais difícil é sermos exigentes, porque não vamos ganhar sempre, mas o caminho é sermos consistentes. Queremos jogar para ganhar do primeiro ao último segundo. A mim cabe-me encontrar os caminhos e as rotas".

Liderança acrescenta responsabilidade: "Reforça é a responsabilidade de sermos melhores diariamente. Não temos de olhar para fora, mas para dentro. Dentro do grupo tem de haver respeito e competitividade. Dos 24 jogadores que temos apenas podem jogar 11 e tudo o que nos está a acontecer é fruto do trabalho diário. A estrela é a equipa e o estatuto é o rendimento. E vamos continuar este caminho, tentando ser consistentes. Mas sabemos que vamos apanhar pedras pesadas".

Apoio do público é essencial: "Temos tido alguns momentos em que temos começado os jogos a perder e o público tem sido incansável e é nesses momentos que precisamos de uma força extra. Dentro do campo temos feito tido, eles revêm-se nos nossos valores e temos de ser coerentes. Todos juntos seremos muito mais fortes".

Paulo Tavares: "É hora de ganhar"

O SC Braga/AAUM enfrenta, este sábado, o Elétrico em jogo correspondente à 4ª jornada da Liga Sport Zone. Na antevisão da partida, Paulo Tavares pediu uma reação forte do grupo face aos resultados menos positivos e afirmou que "é hora de ganhar". O técnico dos Gverreiros do Minho teceu ainda elogios fortes ao adversário, sublinhando que tem uma boa equipa e que se reforçou muito bem.

Análise do adversário: "O Eléctrico é mais uma dor de cabeça para nós: tem boa equipa e reforçou-se muito e bem. Temos de fechar a nossa baliza como nunca, sair para o ataque com critério, nunca dar uma bola como perdida e lutar mais do que eles. Só assim podemos vencer"

Equipa precisa de uma vitória: "É hora de ganhar até porque estes três resultados mexeram com a equipa. Necessitamos de uma vitória para nos libertarmos e mostrar mais do que aquilo que temos feito"

Paulo Tavares quer uma reação do grupo: "É hora de a equipa acordar esta época não tem sido fácil a adaptação dos novos jogadores, assim como o núcleo duro do grupo, que ainda não atingiu os seu nível normal. E a fatura paga-se caro, naturalmente, embora também considere que nos tem faltado alguma sorte, uma vez que fomos superiores em todos os jogos"

Lotitto: "Fazer de tudo para segurar o primeiro lugar"

Um grande jogo em perspetiva numa tarde que pode trocar as voltas à tabela. Os Sub-19 do SC Braga, no primeiro lugar, vão este sábado defender a vantagem de dois pontos sobre o FC Porto no reduto dos dragões, encontro esse onde, segundo Lotitto, dar seguimento ao registo vitorioso é o único objetivo.

Assumindo a responsabilidade do encontro e da posição ocupada pelo conjunto arsenalista, o defesa-central recusou ainda assim qualquer tipo de "pressão", afirmando que a equipa detém total conhecimento sobre o adversário e apontando a "concentração" como o fator que pode 'desequilibrar a balança'.

Manter o lugar no topo: "Esta é uma daquelas partidas em que todos os jogadores querem jogar, será sem dúvida grande jogo. Teremos pela frente um adversário com qualidade, um candidato ao título, mas este é mais um encontro onde queremos sair com os três pontos. Sabemos da responsabilidade enquanto primeiros classificados e vamos fazer de tudo para segurar esse lugar até ao fim do Campeonato".

Premissas sobre o jogo: "O FC Porto é muito forte nas transições, com atacantes que procuram a profundidade e são muito eficazes, mas analisámos bem o adversário e sabemos o que cada um tem de fazer para este jogo. Neste tipo de partidas todos os detalhes fazem a diferença. Teremos de estar concentrados do primeiro ao último segundo do jogo, até porque em dois dos últimos três jogos o FC Porto acabou por empatar nos últimos minutos, o que prova o quão importante será a concentração ao longo de todo o encontro".

Grupo confiante e tranquilo: "Nós sentimos que temos vindo a crescer dia a dia. O grupo tem trabalhado bem, está unido, cada vez melhor rotinado e os resultados também são um reflexo disso. Encaramos este jogo sem pressão, apenas com uma enorme vontade de o vencer e dar continuidade ao nosso caminho".

SCBraga

Bruno3429

Sp. Braga: Murilo regressa aos convocados, Ryller de fora
Arsenalistas recebem o Rio Ave
    
Abel Ferreira, treinador do Sporting de Braga, convocou o extremo Murilo para a receção ao Rio Ave, no sábado, da sétima jornada da I Liga.

O extremo brasileiro ex-Nacional não tem sido opção para o técnico arsenalista e ficou de fora do jogo com o Belenenses (3-0), da última jornada, mas voltou agora às opções, ao contrário de Ryller, que ficou de fora.

Matheus, Raul Silva, Xadas, Rosic e Ricardo Ferreira continuam a recuperar de lesões.

Sporting de Braga, primeiro classificado, com 16 pontos, e Rio Ave, quinto, com 13, defrontam-se às 20:30 de sábado, no Estádio Municipal de Braga.

Lista dos 19 convocados:

Guarda-redes: Tiago Sá e Marafona.

Defesas: Bruno Viana, Sequeira, Pablo Santos, Lucas e Marcelo Goiano.

Médios: Fransérgio, Palhinha, Claudemir, Fábio Martins, Esgaio, Eduardo e João Novais.

Avançados: Murilo, Dyego Sousa, Ricardo Horta, Paulinho e Wilson Eduardo.

Abel Ferreira: «Sp. Braga é um justo líder? Pelo que tem feito, sim»
Treinador projeta jogo com o Rio Ave dizendo que ainda aparecerão muitas pedras no caminho dos guerreiros
Bruno José Ferreira

Líder isolado do campeonato, Abel Ferreira acredita que «a pressão e a tensão deixa alerta» a equipa do Sp. Braga para o caminho que os arsenalistas têm a percorrer. Considerando os minhotos um líder justo, Abel diz que o desafio que se impõe neste momento é manter a «crença no processo» que levou o Sp. Braga até ao topo.

«Onde temos de estar focados é no processo. O resultado neste momento é apenas o caminho, ainda não é uma meta, a meta é apenas na 34ª jornada. Neste caminho vamos ter muitas pedras, queremos passo a passo tirá-las do nosso caminho. É resultado do nosso trabalho, da nossa força diária, do nosso compromisso, e o que vamos fazer é estar constantemente a lembrar o que nos trouxe até aqui», referiu o treinador em conferência de imprensa.

Pela frente os arsenalistas têm o Rio Ave, um adversário que Abel Ferreira considera difícil. «Houve grandes mudanças no plantel, o mister José Gomes está a fazer um trabalho fantástico, estão reunidas condições para um grande jogo. O mister José Gomes está de parabéns pela forma como joga e valoriza a o espetáculo. Tem uma grande equipa, com jogadores que vieram do Real Madrid e do Nápoles, sofreu uma grande revolução. Respeitaremos o nosso adversário, mas vamos jogar a pensar vencer do primeiro ao último segundo. Queremos continuar consistentes no nosso trabalho», atirou Abel.

Frisando a importância do apoio dos adeptos na caminhada do Braga, o treinador não é da opinião que haja maior dose de pressão pelo lugar que o clube ocupa na tabela classificativa. «O mais difícil, seja nas boas fases ou nas más fases, é continuar a acreditar no que se faz e nos processos. O mais difícil é ser exigentes diariamente quando as coisas correm bem. O que controlamos são as nossas tarefas. Tem sido esse o segredo do nosso sucesso. O que vamos fazer é a cada jogo preparar-nos cada vez mais porque os desafios vão ser maiores», vincou.

Questionado se o Sp. Braga é um justo líder do principal escalão do futebol português, Abel foi perentório. «Pelo que tem feito até ao momento, sim», respondeu o treinador. O Sp. Braga procura manter esse estatuto este sábado às 20h30, recebendo o Rio Ave na Pedreira.

Abel Ferreira e o clássico: «Se a minha mulher me deixar ver o jogo...»
Treinador do Sp. Braga diz que tem de estar focado na sua equipa
Bruno José Ferreira

Abel Ferreira respondeu com humor quando questionado em conferência de imprensa pelos dividendos que um Sp. Braga líder do campeonato pode tirar do clássico entre o Benfica e o FC Porto. O técnico dos arsenalistas frisa que o Sp. Braga tem de olhar apenas para o seu processo.

«Clássico? Se a minha mulher me deixar ver o jogo vou ver e espero que seja um grande espetáculo, se não tenho que acatar as ordens, quem manda em casa é ela», começou por dizer o treinador.

Numa segunda questão Abel Ferreira abordou o tema com o foco na sua equipa. «Temos de olhar para dentro e não para fora. A cada treino, a cada jogo, temos que ser melhores individualmente. Durante a semana estes guerreiros lutam pelas vagas no onze. Tudo o que nos está a acontecer é fruto do trabalho diário. O que nos vier a acontecer será fruto de um trabalho coletivo. A estrela é a equipa e o estatuto é o rendimento. Sabemos o nosso caminho, é por aqui que queremos ir», atirou.

Maisfutebol