News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME SC BRAGA DO DIA 04/10

Started by JotaCC, 04 de October de 2018, 08:56

Previous topic - Next topic

JotaCC

O QUESTIONADOR COMPULSIVO
Rosto principal de um Braga líder, Abel Ferreira ganhou como jogador a alcunha de "abelhudo" por querer saber tudo

Jogadores: Abel Ferreira já utilizou 62 atletas na equipa principal do Braga
Jogos: na I Liga, Abel Ferreira tem 45 jogos , onde averbou 31 vitórias, quatro empates e dez derrotas

Outrora introvertido, embrenhado nos estudos e até desconhecedor de alguns jogadores da I Liga, o técnico dos arsenalistas despertou no V. Guimarães. Vukcevic elogia-lhe a capacidade para motivar
Quando António Salvador resolveu entregar de vez o comando da equipa principal do Braga a Abel Ferreira (na ponta final de 2016/17), a margem de erro era realmente mínima, como se confirmaria na época seguinte, marcada pela melhor pontuação de sempre (75) e pela superação de outros recordes. O novo treinador estava realmente preparado e muito do que coloca em prática, além dos conhecimentos adquiridos na licenciatura de Educação Física tirada em Felgueiras e nos cursos de treinadores que frequentou, foi sendo absorvido ainda como jogador, sempre curioso e perguntador. Semelhante faceta valeu-lhe mesmo, ao serviço do V. Guimarães, a alcunha de "abelhudo". "Todos tínhamos nomes; no caso dele, era um trocadilho relacionado com o seu nome e com o facto de andar sempre preocupado em perceber os treinos. Queria saber o porquê de tudo", recorda Palatsi.
Contemporâneo de Abel também no Vitória, Rogério Matias confirma o espírito curioso do treinador do atual líder do campeonato, mas revela que nem sempre foi assim. Na primeira época em que chegou a Guimarães, proveniente do Penafiel (II Liga), era introvertido e "muito virado" para os estudos. "Parecia que dava mais importância à escola do que ao futebol. Mal terminavam os treinos, corria para os livros. Nessa altura, nem por sombras imaginaria que iria tornar-se num dos melhores treinadores do futebol português. Quando muito daria um bom professor de Educação Física. Por vezes, nem conhecia os jogadores que ia defrontar e já estávamos na I Liga. Depois, transformou-se", conta o antigo lateral-esquerdo, que sempre apreciou a postura "aguerrida" do companheiro. "Era muito rápido e combativo, apesar de ser algo cheiinho. Comia muito", junta.
A propensão para questionar tudo nunca se esbateu e Leonel Pontes, adjunto de Paulo Bento no Sporting, teve essa perceção. "Era muito interessado em saber os porquês das coisas. Falávamos muitos sobre os jogos e os exercícios que fazíamos nos treinos. Levantava dúvidas e estava sempre muito atento às mensagens do treinador. Mesmo depois dos treinos, continuava a falar sobre o que havíamos feito. Julgo que depois apontava tudo num bloco,seguramente já na perspetiva de ser treinador", considera o atual treinador do Jumilla (Espanha).
Leonel Pontes gaba-lhe a dinâmica de ataque, "de equipa de grande, com muita posse de bola e intensidade ", que implementou no Braga; já Vukcevic garante que Abel é um verdadeiro mestre na arte de motivar os jogadores. "Comecei por trabalhar com ele na equipa B do Braga e disse-me logo que eu tinha qualidade para jogar na equipa principal e num grande campeonato. Conversava comigo quase todos os dias. É muito tranquilo, passa muita confiança aos jogador e senão muda consoante as vitórias e as derrotas. Está ao nível do Paulo Fonseca. São semelhantes e devo-lhes muito", sentencia o internacional montenegrino, agora ao serviço do Levante (Espanha).


Adora biografias e automobilismo
Nos intervalos do futebol, e são raros, Abel Ferreira refugia-se na leitura, no cinema e no automobilismo. Coleciona preferencialmente biografias, não resiste a deitar o olho a documentários na televisão e tem "A Vida é Bela", uma comédia dramática dirigida e protagonizada pelo italiano Roberto Benigni, como filme de eleição. Já o automobilismo é o segundo desporto preferido do treinador do Braga, mas só na qualidade de espectador. Já perdeu a conta das vezes em que assistiu a classificativas do rali de Portugal e também não perde de vista o chamado "circo" da Fórmula 1.


As mensagens de Abel Ferreira
que tiveram maior eco

"Às vezes, é preciso perder para depois se ganhar e, mesmo sem ver, acreditar. Em relação ao outro jogo, já tenho dito que os jogos são irrepetíveis. Aprendemos com os nossos erros, fizemos a análise e hoje somos ainda mais conhecedores do que o nosso adversário pode fazer"
1/11/2017 Antevisão da visita ao Ludogorets, na Bulgária, para a Liga Europa
"O desafio que me foi colocado quando assumi este cargo, com toda a ambição e determinação, é procurar fazer mais com menos recursos. Estando todos alinhadinhos, jogando como equipa. Até os golos marcados estão divididos por todos. Pensamos e agimos sempre como equipa. Ninguém está acima da equipa, a estrela é a equipa e o estatuto é o rendimento"
"Teremos de nos apresentar na máxima capacidade, cumprindo bem a estratégia definida e estando focados nas tarefas individuais e coletivas. Vamos defrontar até o adversário que há dentro de cada um de nós. Vamos procurar fazer o que ainda não foi feito"
12/01/2018 Antevisão do jogo com o Benfica, para o campeonato
"Napoleão dizia que o segredo consiste em ter coragem para enfrentar a força do adversário e que, com um exército inferior, deve-se ter a capacidade de, no ponto de ataque e da defesa, conseguir superar o nosso adversário. É isso que temos de procurar fazer. Temos de ter a máxima concentração a nível ofensivo e defensivo, jogando com a nossa identidade"
14/02/2018 Véspera do jogo com o Marselha, no Vélodrome, para a Liga Europa


PROVIDÊNCIA TAD AINDA SEM RESPOSTA
O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) ainda não respondeu à providência cautelar apresentada pelo Braga para suspender o castigo de um jogo à porta fechada decretado pelo Conselho de Disciplina da FPF, devido ao mau comportamento dos adeptos. O Braga recebe no sábado o Rio Ave e acredita que o TAD aceitará a providência, tal como procedeu com o Benfica.


PARTICULAR GRÉMIO EMPATA SUB-23
A preparar o jogo com o Marítimo, os sub-23 do Braga empataram (2-2) com os sub20 do Grémio de Porto Alegre em jogo particular disputado em Fão, com Ricciulli e Reko a assinarem os golos da equipa de Carvalho Araújo. Rogério, Bernardo, Zé Pedro, Tiago Dias, Moura, Veiga, Eynel, Rodrigo, Vítor, Xavier e Gustavo alinharam de início pelos bracarenses.

O JOGO

JotaCC

"É do Braga o melhor meio-campo da Liga"
Vukcevic não poupa nos elogios à equipa e garante que o novo "motor" está a funcionar em pleno, não se dando sequer pela falta dos que partiram

Atento ao arranque poderoso dos bracarenses, Vukcevic acha que a atual equipa é mais forte do que a da época passada e acredita que a conquista do campeonato está realmente próxima
As perdas de Vukcevic (Levante), Danilo (Nice) e André Horta (Los Angeles FC) deixaram de ser problemas para o Braga. O internacional montenegrino assistiu à vitória dos arsenalistas sobre o Sporting e teve a clara noção de que o interior domei o campo( o"motor" a que aludiu Abel) ganhou bons intérpretes ."A choque já é o melhor meio-campo do futebol português. João Novais e Claudemir combinaram muito bem e sei que o João Palhinha tem feito bons jogos. Nem se deu pelas ausências do Danilo, do André Horta ou da minha", aprecia.
Entusiasmado coma lide rançado Braga no campeonato, o internacional montenegrino dá mesmo conta de uma equipa mais forte e com tudo para saborear, pela primeira vez, o título nacional. "Acredito que o Braga vai ganhar o campeonato já nesta época. Tem grande equipa. Tem tudo para fazer uma época histórica. Estão mais fortes do que na época passada", analisa, elogiando ao mesmo tempo a perspicácia do treinador Abel Ferreira. "De certeza que continua a falar unicamente do próximo jogo. Já em 2017/18 procedeu dessa forma", refere.
Dos hábitos de jogo que se mantêm, Vukcevic destaca a capacidade de organização da equipa, especialmente nos momentos de"perda de bola ". "A equipa nunca se desposiciona e esse é um dos segredos da equipa. Defendem como um bloco, há muita entreajuda e todos sabem onde devem colocar-se. Foi um aspeto muito trabalhado na época passada: o Abel trabalha muito a equipa sem bola", explica, confirmando que a popularidade do treinador entre os profissionais bracarenses se deve em boa parte às oportunidades que faz questão de conceder. "Utiliza praticamente todos os jogadores. Qualquer jogador faz uma média de 15 jogos. Isso dá muita motivação. Ainda recentemente, contra o Sporting, entrou o Eduardo que não estava a jogar e revelou-se decisivo. Confia muito nos jogadores e eles depois retribuem em campo, com grandes exibições", evidencia.


MESTRES
8
Na I Liga, entre V. Guimarães, Braga e Sporting, Abel teve como treinadores Paulo Autuori, Álvaro Magalhães, Inácio, Jorge Jesus, Jesualdo Ferreira, Paulo Bento, Paulo Sérgio e José Couceiro


Um treinador que também faz "coaching"
Abel faz os possíveis por elevar o moral dos jogadores através de mensagens e vídeos
Cada conferência de Imprensa de antevisão de um jogo é uma oportunidade para Abel Ferreira passar importantes mensagens para a equipa. Nada é dito por acaso e algumas ideias até podem ser lidas e relidas quantas vezes os jogadores quiserem. Estão estampadas em folhas propositadamente coladas nas paredes do balneário e do ginásio. Por ter a noção de que "dão uma força especial à equipa", Vukcevic recusa revelar o que está lá escrito, apenas assume que diferem ligeiramente de época para época, tal como são bem escolhidos os momentos em que os jogadores assistem a vídeos motivacionais. "É só de vez em quando", explica o ex-médio bracarense, certo de que "ainda não se fala do título" nos bastidores da equipa.

O JOGO

JotaCC

DYEGO SOUSA SEGUE ' ON FIRE'
Avançado é o mais influente da Liga com 8 participações decisivas nos 15 golos da equipa
Dyego Sousa continua a ameaçar bater todos os recordes pessoais com um início de época a todos os títulos notável, ao ponto de o avançado do Sp. Braga ser o mais influente da Liga, juntando o facto de ser o melhor marcador, com 5 golos, ao de ser igualmente o que mais assistências tem, neste caso três e igual a Otávio (FC Porto) e Pizzi (Benfica).
Ou seja, Dyego Sousa tem participação decisiva em 8 dos 15 golos do Sp. Braga no campeonato, o que é bem significativo para quem, paradoxalmente, partiu para 2018/19 com o estatuto de suplente, na sombra de Paulinho, o goleador dos minhotos na época passada que até já voltou ao ativo, mas agora na condição de suplente do brasileiro de 29 anos. Nos 6 jogos do campeonato, de resto, Dyego Sousa só não teve qualquer participação decisiva em (Ricardo Horta) (Wilson Eduardo) (Ricardo Horta)
Chaves, na jornada 4, precisamente porque foi obrigado a sair do relvado aos 58 minutos devido a uma lesão muscular. Note-se que as melhores épocas do avançado brasileiro tiveram ambas 12 golos em todas as competições. Já em Braga, na temporada passada em 27 jogos, e no Marítimo, em 2015/16, em 36 presenças. Registe-se que o brasileiro ainda marcou mais um golo esta época, na Allianz Cup, frente ao Tondela. Ou seja, tudo indica, a manter este ritmo, que Dyego Sousa vai mesmo fazer desta a sua melhor temporada, assumindo-se como fundamental para um coletivo que segura neste momento uma liderança histórica.


Quinteto de fora dispensa mexidas
Tudo normal na preparação do novo líder da Liga para o jogo deste sábado, frente ao Rio Ave, na véspera do clássico de domingo, na Luz, o que não é uma má notícia. A boa é que Abel Ferreira não terá necessidade de mexer na equipa, uma vez que o quadro clínico mantém-se inalterável, com os mesmos cinco lesionados de longa data: Matheus, Xadas, Ricardo Ferreira, Raúl Silva e Rosic.

RECORD

JotaCC

Sousa Cintra e vários presidentes arrolados
No requerimento de abertura de instrução, a SAD solicita a inquirição de 17 testemunhas, destacando-se Fernando Gomes (presidente da FPF), Pedro Proença (presidente da Liga), António Salvador (presidente do Braga), Júlio Mendes (presidente do V. Guimarães) e Sousa Cintra (ex-presidente da SAD do Sporting), além de vários atuais e ex-funcionários.

O JOGO

Bruno3429

Vilacondenses são pedra no sapato dos guerreiros
Redacção

O histórico de confrontos entre SC Braga e Rio Ave pauta-se por muito equilíbrio entre as duas equipas. Com Abel Ferreira no comando, os vilacondenses conseguiram duas vitórias em três jogos.

O SC Braga recebe no próximo sábado, às 20.30 horas, o Rio Ave, em jogo da sétima jornada do campeonato. Com vista à manutenção da liderança, a equipa de Abel Ferreira vai dar tudo para vencer o encontro, no entanto, os vilacondenses tem sido um osso duro de roer para os arsenalistas.
As equipas já se enfrentaram em 62 ocasiões e os números mostram o equilíbrio que tem pautado os duelos. A equipa bracarense leva uma ligeira vantagem, com 26 vitória, contra 20 do Rio Ave. Registam-se ainda 16 empates.
No passado recente, os rioavistas têm sido mesmo um carrasco para os Guerreiros do Minho. Na época 2016/17, os naturais de Vila do Conde eliminaram o SC Braga da Taça da Liga e na temporada passada, afastaram-nos da Taça da Portugal, num Braga orientado pelo actual técnico Abel Ferreira.
Relativamente ao campeonato passado, uma vitória para cada lado, ambas pela margem mínima. Na pedreira, o Braga venceu por 2-1. Em Vila do Conde, vitória para os da casa por 1-0.
A pedreira, aliás, tem sido um porto seguro para os arsenalistas nas recepções ao Rio Ave. Em 30 jogos disputados em casa, os bracarenses venceram em 21 ocasiões, empataram cinco e perderam apenas quatro.
Para vencer no próximo sábado, Abel Ferreira terá que apresentar em campo uma equipa na máxima força.

Correio do Minho

Bruno3429

Sporting de Braga defende liderança em jornada de Benfica-FC Porto

O Sporting de Braga defende em casa, frente ao Rio Ave, a liderança da I Liga portuguesa de futebol, numa sétima jornada marcada pela receção do Benfica ao FC Porto.
Sporting de Braga defende liderança em jornada de Benfica-FC Porto
No jogo 'grande' da ronda, os 'encarnados', terceiros classificados, recebem os 'dragões', segundos, no domingo, às 17:30, no Estádio da Luz, numa partida em equipas com baixas.

O Benfica não deverá contar com Jardel, Gabriel e João Félix, lesionados, sendo certa a ausência de Conti, castigado, enquanto no FC Porto o avançado Aboubakar será baixa durante vários meses, depois de ter sofrido uma grave lesão no joelho esquerdo.

Nos últimos 12 encontros no Estádio da Luz para o campeonato entre as duas equipas, as 'águias' apenas conseguiram vencer duas vezes, a última das quais em 2013/14, contra cinco triunfos dos 'azuis e brancos', um dos quais na última temporada, que os deixou mais perto de conquistar o título.

As duas equipas chegam a este encontro após uma ronda europeia vitoriosa, com o Benfica a vencer na Grécia o AEK Atenas, por 3-2, numa partida em que esteve mais de 45 minutos em desvantagem numérica, após a expulsão de Ruben Dias, e o FC Porto a ganhar na receção aos gregos do Olympiacos por 1-0, com um golo de Marega.



Após seis jornadas disputadas, os campeões nacionais têm um ponto de avanço sobre o Benfica e estão a um do líder Sporting de Braga, que recebe no sábado o Rio Ave, quinto a três pontos e em igualdade com o Sporting (quarto).

Com apenas um empate na prova, em casa do Santa Clara (3-3), na segunda jornada, o Sporting de Braga é uma das duas equipas invictas na prova, tal como o Benfica, e procura, frente ao Rio Ave, a quinta vitória consecutiva.

Pela primeira vez na liderança isolada em seis anos, os 'arsenalistas' recebem um Rio Ave igualmente em excelente forma, com três vitórias consecutivas e cinco jogos sem perder.

O Sporting, que joga hoje na Ucrânia com o Vorskla Poltava para a Liga Europa, visita no domingo o Portimonense, antepenúltimo classificado, com apenas quatro pontos.

Nas três últimas deslocações a Portimão, os 'leões' venceram, somando, no total, seis triunfos, cinco empates e quatro derrotas em casa do conjunto algarvio.

Depois da derrota em Alvalade, o Marítimo procura manter o sexto lugar na receção de sábado ao Vitória de Guimarães, nono classificado, enquanto o Santa Clara, sétimo, recebe na sexta-feira o Desportivo de Chaves, 10.º, motivado pelo empate com o Benfica na ronda anterior.

Na abertura da ronda, na sexta-feira, o Tondela, 13.º, derrotado no Dragão (1-0) nos minutos finais, recebe o lanterna-vermelha Nacional, que não vence há quatro encontros, no mesmo dia em que Feirense e Belenenses procuram regressar aos triunfos, depois de quatro e cinco jogos sem vencer, respetivamente.

Na luta pela manutenção, depois de ter somado o primeiro triunfo na segunda-feira, frente ao Portimonense (3-0), o Desportivo das Aves (16.º) tenta passar a 'linha de água' na visita ao Boavista (15.º), que só venceu na ronda inaugural.

No sábado, o Vítória de Setúbal, 14.º e sem vencer há cinco encontros, recebe o Moreirense, 11.º, que interrompeu na jornada anterior uma série de três jogos sem vencer.

Sapo.pt

Bruno3429

O SEGUNDO MELHOR ARRANQUE DA HISTÓRIA
António Casanova

A liderança do SC Braga já atravessou fronteiras. Na Europa do futebol não faltam referências elogiosas ao arranque dos guerreiros na Liga. E, após viagem demorada pelo passado do clube, que está a poucos mais de três meses de celebrar o 98.º aniversário, mais razões sobram para elevar à condição de proeza enorme o 1.º lugar atualmente ocupado pela equipa de Abel Ferreira.

Apenas em 2009/2010 se viu um conjunto arsenalista com entrada mais pujante, ao ter conseguido ultrapassar as seis primeiras jornadas de forma imaculada, sem registo de empates ou derrotas.

As semelhanças entre o conjunto então orientado por Domingos Paciência e o que agora supera FC Porto, Benfica e Sporting aumentam de jogo para jogo. Em 2018/2019, tal como sucedera em 2009/2010, os minhotos dobram a sexta jornada no trono do campeonato, com um ponto a mais que os dragões, dois de vantagem sobre as águias e três à maior relativamente aos leões e... ao Rio Ave, nem de propósito o adversário que se segue na caminhada do SC Braga, jogo programado para depois de amanhã, às 20.30 horas.

Se é verdade que já houve anos, inclusivamente neste milénio, em que os bracarenses chegaram a esta fase da época sem derrotas na Liga (isso deu-se também em 2011/2012, 2005/2006, 2004/2005 e 2000/2001), unicamente no primeiro ano de consulado de Domingos Paciência se somaram pontos em número superior.

A Bola

Bruno3429

Comunicado da SC Braga, SAD

O SC Braga foi esta quinta-feira notificado pelo Tribunal Arbitral do Desporto (TAD), que informou do decretamento da providência cautelar apresentada na sequência da deliberação do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (CD) e que puniu a SAD com castigo de um jogo à porta fechada e multa.

O SC Braga aguarda agora que o TAD aprecie o caso e a sentença aplicada, entendida por esta sociedade como ilegal, desproporcional e lesiva do clube e dos seus adeptos.

De qualquer modo, a decisão desta quinta-feira, comunicada perante a proximidade do SC Braga x Rio Ave FC, permite que já o jogo relativo à 7ª jornada da Liga NOS se realize na presença de público, sendo os ingressos imediatamente disponibilizados para que se verifique no próximo sábado uma grande casa na receção do líder da Liga NOS ao atual 5º classificado da prova.

Nesse sentido, o SC Braga reforça o convite aos seus sócios e adeptos para que se fortaleça o grande apoio que a equipa tem tido ao longo da temporada, correspondendo desta forma ao esforço empenhado na defesa do clube e da sua massa adepta.

SC Braga x Rio Ave FC

Os ingressos para o SC Braga x Rio Ave FC, a contar para a 7ª jornada da Liga NOS e que se disputa no próximo sábado, dia 6 de outubro, a partir das 20h30, já estão disponíveis.

Os sócios do SC Braga têm bilhetes a um custo unitário de 2,5 euros, ao passo que para público estão definidas duas categorias, a 10€ e a 15€, respetivamente.

Lugares Anuais têm entrada incluída, atletas do SC Braga e sócios sub-18 têm acesso gratuito.

Os ingressos estão disponíveis nas lojas SC Braga do Liberdade Street Fashion e do Braga Parque, bem como nas bilheteiras do Estádio Municipal.

SCBraga

Bruno3429

Sp. Braga-Rio Ave também vai ter público nas bancadas
Anunciou o emblema minhoto em comunicado publicado no site oficial

O Sp. Braga informou nesta quinta-feira ter sido notificado pelo Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) a propósito do castigo aplicado pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, que visa punir o clube com um jogo à porta fechada e multa.

Em comunicado emitido no site oficial, o Sp. Braga revela que vai aguardar pela decisão do TAD, no qual os bracarenses consideram que a sentença aplicada é «ilegal, desproporcional e lesiva do clube e dos seus adeptos», pode-se ler na nota oficial.

Assim sendo, o jogo da sétima jornada da Liga portuguesa entre Sp. Braga e Rio Ave vai-se realizar «na presença de público» nas bancadas do Estádio Municipal de Braga, tendo o emblema arsenalista, já nesta quinta-feira, disponibilizado a venda de ingressos ao público e aos sócios.

Maisfutebol