News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME SC BRAGA DO DIA 03/10

Started by Bruno3429, 03 de October de 2018, 09:04

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Paulinho: «Campeonato é uma maratona»
Salienta que "nada está ganho" e avisa que mesmo a liderança está presa por um fio

Paulinho foi ontem o porta-voz do sentimento de otimismo que invade todos os bracarenses, no âmbito da inauguração oficial da nova escola de formação do clube, em Fão. "Estamos felizes e orgulhosos, mas ainda só passou a sexta jornada e o campeonato é uma maratona", começou por destacar sobre a liderança da Liga.

"Acreditamos que podemos melhorar e o sentido é mesmo esse. Não está nada ganho, não conquistámos rigorosamente nada. Basta escorregarmos num jogo e os adversários conquistarem pontos que passamos logo para quarto ou quinto lugar", assinalou ainda o avançado, deixando desde já o aviso à navegação.

"A liderança diz-nos que o que temos feito temos feito bem", destacou ainda, falando sobre a eventual vantagem do Sp. Braga por estar ausente das competições europeias no que resta da época.

"Pode ajudar-nos, mas a nível anímico pode ter-nos deixado um bocadinho em baixo. Foi um golpe duro não termos entrado na Liga Europa. Mas acredito que a longo prazo na época pode ajudar-nos em termos físicos", reconheceu, fazendo questão de concluir com uma lição de humildade: "No balneário, não ouço ninguém a falar do primeiro lugar. Ouço os meus companheiros a falarem apenas do jogo contra o Rio Ave. Vai ser dos jogos mais difíceis da época, pois sabemos da qualidade deles. O objetivo vai ser ganhar e, se ganharmos, sabemos que vamos continuar líderes."

Clássico da Luz sem interferência

Com o clássico da Luz em pano de fundo, Paulinho prefere não antecipar cenários. "Acima de tudo temos de fazer o nosso trabalho", registou, levantando a ponta do véu sobre a mensagem que Abel Ferreira tem passado no balneário: "É a de que temos de ter uma identidade e uma forma de estar . Vamos fazer tudo para continuarmos a vencer com qualidade."

Autor: Miguel Dantas

António Salvador absolvido e... com processo
Jogo com o Sporting da temporada passada

António Salvador, presidente do Sp. Braga, foi absolvido num processo de inquérito em que era investigada uma possível agressão ocorrida no jogo com o Sporting da temporada passada, disputado na capital do Minho no início de abril. No entanto, viu o Conselho de Disciplina (CD) abrir-lhe um processo disciplinar, bem como ao diretor e ao coordenador de segurança do Sp. Braga, por factos ocorridos na mesma partida.

Já o encontro desta temporada, disputado no passado dia 24 de setembro, custou aos minhotos um total de 13.293 euros só por infrações cometidas pelos seus adeptos. Mais de metade deste valor (7.650 euros) deveu-se ao arremesso de um pote de fumo após o golo de Dyego Sousa, o único da partida. Também pesada foi a multa para o V. Setúbal (5.546 euros) devido a mau comportamento dos adeptos diante do FC Porto.

Record

Bruno3429

Paulinho: "Felizes com a liderança mas ainda não conquistamos nada"
Telmo Martins

Paulinho, avançado do SC Braga, assume que a equipa está orgulhosa pela liderança, mas destaca que ainda não conquistaram nada. Guerreiros já têm a antena sintonizada no jogo com o Rio Ave.

A liderança isolada no campeonato é algo que não pesa aos jogadores do SC Braga.?Quem o assume é Paulinho que realça que a equipa ainda não conquistou absolutamente nada.
"Estamos felizes e orgulhosos pela liderança mas vamos na sexta jornada. Isto é uma maratona e não se ganha nos seis primeiros jogos. Estamos orgulhosos do que temos feito, acreditamos que podemos melhorar e o sentido tem sido esse: melhorar. Não está nada ganho, não conquistámos absolutamente nada", lembrou.
Paulinho admite que ninguém do grupo fala da liderança e o mais importante neste momento é o próximo jogo, uma complicada recepção ao Rio Ave.

"Sinceramente não oiço ninguém a falar do primeiro lugar no grupo. Ouvimos falar do Rio Ave, que vai ser um jogo muito complicado. E o nosso objectivo é vencer o Rio Ave, que vai ser um dos jogos mais difíceis desta época. Sabemos da qualidade deles, estão muito bem esta época. Sabemos que ganhando vamos continuar na frente mas isso não é uma coisa que nos atormente e não é isso que nos faz trabalhar mais. A ideia é trabalhar sempre no máximo", atirou.

O avançado vê a equipa do SC Braga e intrometer-se com os três grandes na luta pelo título. "Temos noção que no futebol português existem três equipas com capital muito grande e uma equipa que está cada vez mais próxima que é o SC Braga. Temos um plantel forte e muito competitivo. Se tirarmos uma peça e metermos outra não se nota muita diferença. E acho que esse é o segredo do Braga, saber que toda a gente é importante", apontou, referindo ainda que mantêm o sonho em aberto.
"Não sentimos responsabilidade de sermos campeões. Partilhámos o sonho e o sonho comanda a vida. Se nós não acreditarmos ninguém acredita por nós. Acreditamos que pode ser possível e que pode ser com este grupo. Mas ainda estamos na sexta jornada, há muito para fazer", finalizou.

Formação do SC Braga chegou a Fão

O SC Braga alargou a escola de formação do clube e foi até Fão, onde vai contar, esta temporada com cerca de 60 jovens atletas, com idades compreendidas entre os 4 e os 12 anos.
Os guarda-redes que frequentam a escola de formação de Fão vão ver trabalhos redobrados, uma vez que também contam com treinos semanais na escola de guarda-redes do Sporting Clube de Braga.
O avançado Paulinho marcou presença no arranque dos trabalhos dos jovens atletas e destacou o trabalho que o clube tem feito ao nível da formação.
"Realçar o que o Braga está a fazer. 60 miúdos em Fão, não em Braga, na região. O Braga está a expandir-se e isso diz muito do crescimento do Braga, da dimensão do clube e acredito que não vai ficar por aqui", adiantou o ponta-de-lança dos Guerreiros do Minho.

Correio do Minho

Bruno3429

ABEL FERREIRA DEVE MANTER ONZE
Redação

O quadro clínico do SC Braga mantém-se inalterado. Para a partida de sábado, frente ao Rio Ave, no Estádio Municipal, estão de fora o grupo de lesionados formado por Rosic, Ricardo Ferreira, Raul Silva, Bruno Xadas e Matheus, este último praticamente sem hipóteses de voltar a jogar esta temporada.

Nada que afete a estratégia de Abel Ferreira para a receção a um adversário que, por norma, costuma ser incómodo. Salvo algum imponderável físico, o treinador bracarense deverá repetir pela terceira vez seguida o onze que bateu o Sporting (1-0) e o Belenenses (0-3).

A saber: Tiago Sá; Marcelo Goiano, Bruno Viana, Pablo e Sequeira; Esgaio, Claudemir, João Novais e Ricardo Horta; Wilson Eduardo e Dyego Sousa.

A Bola

JotaCC

"O objetivo é ganhar o jogo com o Rio Ave..."
Paulinho segue a cautela braguista e modera o entusiasmo com a liderança do campeonato, mas não corta as asas ao sonho: "Se não acreditarmos nós, ninguém acreditará por nós"
S. C. BRAGA "Sentimos que o clube está próximo de realizar o sonho e espero que seja ainda com este grupo", diz o avançado Paulinho, que logo modera o arrebatamento que por estes dias anda pela cidade e pela "pedreira", por causa da liderança do campeonato ao cabo de seis jornadas. "É bom, é sinal de que temos trabalhado bem. Mas isto é uma maratona. O objetivo é ganhar ao Rio Ave", afirma o atacante do clube minhoto, a olhar para a perspetiva imediata, a do jogo da sétima jornada da Liga, a disputar no Estádio Municipal de Braga, no sábado, com o Rio Ave.
"O próximo jogo é um dos mais difíceis da época. Sabemos da qualidade do Rio Ave, que também tem feito uma campanha muito boa. O objetivo, insisto, é ganhar ao Rio Ave, pois sabemos que se ganharmos continuaremos em primeiro lugar, embora isso não nos ocupe os planos. Benfica-Porto? Temos é de fazer o nosso trabalho. Se vencermos, continuaremos na frente e numa boa onda de resultados. Isso é que interessa. A ideia é sempre trabalhar no máximo", afirmou Paulinho, à margem de uma visita às escolinhas do Braga no Complexo Desportivo de Fão, recentemente adquirido pela SAD braguista.
"O clube está a crescer, está a expandir-se, como se pode ver nestes 60 miúdos. É um projeto que dá a ideia da dimensão do Braga, de um clube ambicioso. E nós também temos a nossa ambição. Sabemos do sonho do clube e dos adeptos. E sabemos que o sonho comanda a vida. Partilhamos esse sonho. E se não acreditarmos nós, ninguém acredita por nós", entusiasma-se Paulinho, para logo voltar a por água na fervura.
"Estamos orgulhosos, mas sabemos que temos sempre de melhorar e o sentido tem sido esse. Trabalhamos sempre para melhorar, porque nada está ganho. Não conquistámos absolutamente nada. Basta perder um jogo e os adversários somarem pontos para passarmos do primeiro para o quarto ou quinto lugar", avisa Paulinho, que, pelo menos por agora, não vê vantagens no facto de o Braga só ter provas internas para disputar.
"Foi um forte abalo anímico ficarmos arredados da fase de grupos da Liga Europa. Foi um golpe duro. Ficámos tristes, mas acredito que isso já foi ultrapassado e que, a longo prazo, com o decorrer da época, talvez possamos tirar benefícios físicos por não estarmos nas competições europeias", remata o atacante do Braga.


Projetos de craque em busca do sonho nos relvados do Fão
Por 1,5 milhões de euros, a troco do pagamento das dívidas do Clube Futebol Fão, o Braga adquire a exploração do complexo desportivo para as duas próximas décadas e aumenta o campo de recrutamento para as escolas de formação, entre os quatro e os 12 anos. Umas seis dezenas de jogadores e de jogadoras da freguesia de Esposende tiveram, no treino de ontem, visitas especiais, as dos craques Marafona, Paulinho e de outras duas estrelas da equipa feminina, Regina e Ana Rita. Foi a alegria da pequenada.


"Quero muito ir à seleção..."
Artilheiro do Braga em 2017/18 (17 golos) e pré-convocado para o Mundial. Uma época em cheio, que anunciada a da confirmação, até à lesão contraída na pré-época. "Dois meses parado. Foi difícil. Mas acredito que ainda vou a tempo de ajudar a equipa. E quero muito ir à seleção", diz Paulinho.


Cinco de baixa e fora de jogo
O caso do guarda-redes Matheus (rotura de ligamentos no joelho esquerdo) é o mais grave: só deverá voltar em abril. Raul, Rosic, Ricardo Ferreira e Xadas também recuperam de lesões e não poderão jogar com o Rio Ave.

JN

JotaCC

ELPÍDIO SILVA
"Quem está lá em cima pressiona os outros"
O Pistoleiro vê o Braga com fôlego para andar no topo e acha que as circunstâncias favorecem a equipa, com FC Porto, Benfica e Sporting ainda em afinações

"É um contexto favorável. O Braga tem de aproveitar, fazendo pontos de gordura"
"São momentos diferentes. Tudo dava certo no Boavista, o Braga tratou de se estruturar"
Elpídio Silva
Ex-jogador de Braga e Boavista


Certo de que a próxima jornada será "crucial", Silva distingue o Boavista campeão em 2000/01, em que "tudo dava certo", do Braga das últimas épocas, "programado para andar nos lugares cimeiros"
A liderança do Braga não será uma situação passageira. Elpídio Silva, ex-avançado dos bracarenses (entre 1998 e 2000), assistiu ao engrandecimento do clube, incluído no panorama europeu, e tem a certeza de que terá músculo suficiente para se manter agarrado ao primeiro lugar. "O Braga foi programado para andar nos lugares cimeiros. Tem crescido muito nos últimos anos, tornou-se conhecido na Europa e tem investido muito. Está completamente diferente daquele Braga que eu conheci quando cheguei a Portugal. Não me surpreende nada que estejam em primeiro lugar. Fizeram por merecê-lo", comentou.
Estando o clássico Benfica-FC Porto agendado para a próxima ronda do campeonato, Silva acredita até que o Braga dispõe de uma excelente oportunidade para capitalizar o primeiro lugar. "Pode ser uma jornada crucial. O Braga deve fazer os possíveis por se distanciar. Quando uma equipa está lá em cima exerce sempre grande pressão sobre os outros candidatos. Tudo corre bem a quem está lá em cima", referiu, juntando à sua análise o detalhe de que os crónicos candidatos ao título se atrasaram no assalto ao plano mais elevado do pódio. "O Benfica começou muito bem, mas depois teve uma quebra grande e até empatou em Chaves. O FC Porto também tem revelado dificuldades, como se viu no jogo com o Tondela. Já o Sporting foi a equipa que teve mais problemas durante a preparação da época, reflexo do que aconteceu no final da época anterior. É um contexto favorável, mas o Braga tem de saber aproveitá-lo, fazendo pontos de gordura e ganhando preferencialmente os jogos com os grandes em casa", disse, referindo-se à necessidade de ganhar algum avanço. "Quem está lá em cima dificilmente falha. As coisas correm sempre melhor aos líderes, que passam a ser olhados pelos adversários com respeito e medo", explicou ainda.
O antigo Pistoleiro apercebeu-se de que os "adversários" se encolhem perante os líderes quando foi campeão pelo Boavista e tem a certeza de que há algum tempo que o Braga conquistou esse respeito. "São momentos diferentes. Tudo dava certo no Boavista, já o Braga tratou de se estruturar para ser campeão. Em 2000/01, as coisas começaram a correr às mil maravilhas na segunda volta, embora o Boavista tivesse grandes jogadores e um excelente treinador. O Jaime Pacheco puxava muito por nós. Saía um, entrava outro e a equipa mantinha-se forte", recordou Silva, considerando "relativamente" precoce a ascensão dos arsenalistas ao cume da classificação. "Era preferível que o Braga alcançasse o primeiro lugar na segunda volta. Ainda estamos no começo, as equipas ainda estão a organizar-se, com os jogadores longe da forma ideal. É sempre preferível andar no grupo da frente", sublinhou.


Encantado com Dyego Sousa
Com cinco golos e três assistências, Dyego Sousa é o jogador com participação em mais golos no campeonato, merecendo de Elpídio Sousa os maiores elogios. "É o jogador mais perigoso do Braga. O Paulinho também é bom avançado, mas o Dyego protege melhor a bola na frente e tem faro pelo golo. É um jogador de área precioso", avaliou o antigo ponta de lança, rotulando de "ousadas e matreiras" as equipas comandadas por Abel Ferreira. "Sabem esperar pelo momento certo. Vi isso num Boavista-Braga da época anterior", precisou.


"Centro de treinos do primeiro mundo"
Elpídio Silva já visitou a Cidade Desportiva e ficou impressionado com as condições
"Não é qualquer clube que tem uma estrutura daquelas. Está ao nível das melhores equipas da Europa"
"Não adianta atirar foguetes agora porque depois acaba cedo a pólvora"
Elpídio Silva Ex-jogador do Braga e Boavista

A Cidade Desportiva do Braga foi um dos desígnios do presidente António Salvador que mais impressionou Elpídio Silva quando este a visitou, numa recente passagem por Portugal. "O centro de treinos é digno do primeiro mundo. Não é qualquer clube que tem uma estrutura daquelas. Está ao nível dos complexos desportivos das melhores equipas da Europa", avaliou.
A conquista do título é outro desejo assumido (publicamente) pelo presidente dos bracarenses e a atual liderança pode conduzir o pensamento para um fim de época festivo. Uma possibilidade que deve ser camuflada na medida do possível pelo treinador Abel Ferreira. "É melhor não falar já no título. Deve comer pelas beiras ou correndo por trás, pelo rabo. É assim que se diz no Brasil quando é preciso ter cautela. Nesta altura, o técnico deve é atirar a pressão para o FC Porto, Benfica e Sporting. Não adianta atirar foguetes agora porque depois acaba cedo a pólvora. Na segunda volta é que se devem fazer contas", aconselhou o antigo avançado. Jaime Pacheco teve o mesmo procedimento há 17 anos e o Boavista virou mesmo Boavistão, rumo ao título. "Quando ampliámos para quatro pontos a diferença para o FC Porto, ele decidiu que havia chegado o momento. Disse-nos que devíamos acreditar uns nos outros e nas oportunidades", testemunhou Silva.


MULTADOS
13 293
O Conselho de Disciplina da FPF aplicou multas no valor total de 13 293 euros ao Braga na sequência de incidentes verificados na receção ao Sporting, no dia 24 de setembro.


AGRESSÃO SALVADOR ESCAPA A PROCESSO
O CD arquivou um processo instaurado a António Salvador, relativo ao Braga-Sporting de 2017/18. Uma das acusações propostas pela Liga era de agressão do presidente do Braga a um dirigente do Núcleo do Sporting mas o CD não encontrou provas da mesma. O caso passou a processo disciplinar, para outras infrações que não agressões, para Salvador e mais três funcionários do Braga.

O JOGO

JotaCC

Tudo pelo título e pela Seleção
Paulinho assume que o grupo partilha do sonho de António Salvador e quer convencer o selecionador

Por entre ressalvas de que o campeonato "é uma maratona", o avançado garante que o Braga fará "tudo para continuar a vencer e fazer bons jogos".
De volta à competição depois de ter perdido uma boa parte do começo da época para recuperar de uma lesão, Paulinho acredita que ainda vai a tempo de "ajudar a equipa a fazer uma grande temporada ". Estando o Braga na liderança, o avançado aposta num campeonato memorável e confirma que todos "partilham do sonho" do presidente António Salvador relacionado com a conquistado título ."E o sonho comanda a equipa. Eu sou exemplo disso, sei de onde vim e pouca gente acreditava. Senão acreditarmos, ninguém acredita por nós. Acreditamos que pode ser possível, que pode estar perto e acreditamos que pode ser com este grupo. Mas ainda vamos na sexta jornada", alertou, confirmando ao mesmo tempo que jamais deixará de lutar por uma chamada à Seleção Nacional, até porque chegou a entrar nos pré-convocados de Fernando Santos para o Mundial da Rússia. "Não perdi a esperança. É claro que quero ir à Seleção", destacou.
À margem do arranque oficial da escola dos Guerreiros do Futuro do Braga em Fão, apadrinhada igualmente por Marafona (o filho Diego é um dos inscritos nesta secção da formação) e pelas jogadoras Regina e Ana Rita, da equipa sénior feminina, Paulinho garantiu mesmo que a defesa da liderança no campeonato nem tem sido objeto de reflexão. "Não ouço ninguém do plantel falar do primeiro lugar. Fala-se antes do Rio Ave e de um jogo que vai ser muito complicado. O objetivo é ganhar, vai ser dos jogos mais difíceis nesta época. O Rio Ave está muito bem. Sabemos que se vencermos vamos continuar lá [liderança], mas não é uma coisa que nos atormenta, nem que nos faz trabalhar mais ou menos. Trabalhamos sempre no máximo", vincou, relativizando a importância do clássico Benfica-FC Porto. "Se não fizermos o nosso trabalho, não importa o que os adversários vão fazer. Temos de fazer o nosso trabalho, isso é que interessa. Há que vencer e continuar as boas exibições", apontou.


Rio aposta no "descanso"
Presidente da Câmara acredita que saída prematura do Braga da Liga Europa poderá jogar a favor
O afastamento precoce do Braga da Liga Europa, pelos ucranianos do Zorya, frequentemente lembrado por Abel Ferreira como uma dura ferida ainda aberta, poderá ser uma vantagem para a equipa. Esse é o palpite de Ricardo Rio, o presidente da Câmara Municipal, que estima para breve a conquista do título, a única "falha" que o clube apresenta no "seu palmarés". "Há um fator que pode jogar a favor do Braga, apesar de ter sido uma triste contingência: a equipa não está envolvida em competições europeias. Isso dá-lhe outro descanso e capacidade para poder disputar cada jogo, podendo o treinador gerir melhor os seus recursos. E o Braga tem reunido os requisitos para se tornar, mais cedo ou mais tarde, campeão nacional", considerou o autarca.
Em declarações à Rádio Renascença, Ricardo Rio lembrou que o campeonato ainda está "numa fase muito embrionária", mas acredita que já será possível retirar algumas conclusões dentro de um mês, depois das"visitas" ao D. Afonso Henriques e ao Dragão ."Se a posição do Braga for idêntica, naturalmente que estaremos muito mais confiantes para o resto da época. Nessa altura, já perceberemos se esta posição será duradoura", avaliou.

O JOGO

JotaCC

Ricardo Horta é a figura máxima
O líder da Liga é um conjunto homogéneo mas tem um rosto de classe
Ricardo Horta sintetizou em hora e meia o que tem feito ao serviço do Sp. Braga: numa equipa equilibrada e composta por excelentes jogadores, é o mais brilhante, o mais decisivo, o mais valioso... Com o Belenenses deu um golo, marcou o outro e sofreu o penálti que proporcionou o terceiro. É sempre bom para um craque ter o apoio da estatística. Mas se é mesmo bom, como é o caso, nem precisa de números.

RECORD