News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME SC BRAGA DO DIA 26/09

Started by JotaCC, 26 de September de 2018, 08:19

Previous topic - Next topic

JotaCC

Trilho invencível alimenta o sonho
Equipa de Abel Ferreira é a única que ainda não perdeu, mas o treinador só pensa no jogo seguinte
Fiel à sua filosofia de não colocar o 'carro à frente dos bois', Abel Ferreira voltou a não assumir declaradamente uma luta pelo título já esta época, apesar de a vitória sobre os leões ter colocado muitos bracarenses em bicos de pés, alimentando um sonho que começou por ser verbalizado pelo próprio presidente António Salvador.
A verdade é que o Sp. Braga 2018/19 é neste momento a única equipa da 1ª Liga que ainda não perdeu, sendo que a derrota do Benfica surgiu na Champions, frente ao Bayern, e FC Porto e Sporting já baquearam ambos no campeonato.
A vitória do Sp. Braga sobre os leões, como se percebeu, teve o efeito de galvanizar os adeptos, o que acaba por ser natural, mas Abel Ferreira pretendeu colocar um travão na euforia, falando de um 'motor novo' que ainda está em rodagem para abrir o foco no que pretende: o jogo seguinte!
Esse é a deslocação ao Jamor para o confronto com o Belenenses, de domingo, onde Tiago Sá e Dyego Sousa vão com certeza manter a titularidade.
O guarda-redes e o goleador são as figuras que submergem deste início prometedor dos arsenalistas, com quatro vitórias e o empate ante o Santa Clara, na Liga, depois de estar a vencer por três bolas de diferença, além dos dois empates com os ucranianos do Zorya, que deixaram a equipa de forma amarga fora dos confrontos europeus. Seja como for, este Sp. Braga ainda não sabe o que é perder e quer prolongar este trilho para alimentar o tal sonho.
Triunfo com eco nas redes sociais
Também no Twitter, o Sp. Braga respondeu com humor à crítica leonina sobre os assobios a André Pinto. Os minhotos partilharam imagens do golo de Dyego Sousa com a frase "há outras formas, Sporting...", querendo dizer que, afinal, houve mais maneiras de calar os adeptos leoninos. Entretanto, as imagens da defesa de Tiago Sá à cabeçada de Nani, ainda na 1.ª parte, tinham uma sugestiva 'hashtag': "Vão ter de contar connosco!"

RECORD

JotaCC

Trajeto dos guerreiros lembra luta pelo título de há nove épocas
Até na eliminação precoce das provas europeias é possível encontrar pontos de contacto entre a atual campanha e a de 2009/10. Outubro e novembro podem clarificar candidatura braguista
A liderança da Liga, ainda que partilhada com o Benfica, após a disputa de cinco jornadas, confirma a candidatura braguista ao título, mesmo que não seja assumida pelo técnico Abel Ferreira. Quatro vitórias e um empate, em cinco encontros, traduzem um início de campeonato bem acima do sucedido na época passada, em que, após a quinta jornada, o Braga somava apenas seis pontos e já tinha perdido por três vezes (Benfica, F. C. Porto e Vitória de Setúbal).
Afastado precocemente das competições europeias, o que aconteceu antes da segunda jornada da Liga, o Braga respondeu à altura, só cedendo pontos no campeonato no jogo imediatamente a seguir ao adeus com os ucranianos do Zorya, ou seja, nos Açores, com o Santa Clara, partida que teve praticamente na mão, pois esteve a vencer por 3-0 e empatou 3-3. Depois, retomou a marcha vitoriosa, que já fizera notar na abertura da Liga (4-2 ao Nacional), batendo, sucessivamente, Aves (3-1), Chaves (1-0) e Sporting (1-0).
É preciso recuar até à época 2009/10 para encontrar melhor arranque de campeonato do que o atual. Então o Braga, à quinta jornada, somava 15 pontos, ou seja, vencera todos os jogos e era líder isolado, com mais dois pontos do que o Benfica. Curiosamente, os braguistas, então comandados por Domingos Paciência, também haviam iniciado mal a época, com uma saída antecipada das competições europeias, numa pré-elimina tória da Liga Europa, com desaire, frente aos suecos do Elfborg. Mas a equipa não desanimou, venceu todos os primeiros sete jogos do campeonato e discutiu o título até ao último jogo, acabando a competição num histórico segundo lugar, a cinco pontos do Benfica, que se sagrou campeão nacional.
A liderança repartida que o Braga usufrui agora será testada já na próxima ronda, com a equipa minhota a visitar o Belenenses, domingo (20.30 horas). De resto, as próximas saídas vão servir para avaliar melhor as hipóteses da equipa, com destaque para os jogos em Guimarães (26 de outubro), Dragão (10 de novembro) e Luz (23 de novembro).
Para já, a equipa minhota já se treinou ontem e sem novidades, em termos de boletim clínico.

JN

JotaCC

O TÍTULO PEDE MEIO-CAMPO
O Braga acordou mais candidato, mas, para Abel Ferreira, há muito o que melhorar. Manuel Queiroz, Miguel Pedro e José Nuno explicam onde

"A primeira pergunta que farei aos meus jogadores amanhã [ontem] será: em que poderemos melhorar?"
Abel Ferreira no final do jogo com o Sporting


O dinamismo dos médios do Braga, da época passada, deve ser ressuscitado quanto antes, de modo a que apareça "mais gente" a decidir na área. Claudemir parece ser ainda uma "biela" fora da máquina

Melhorar: ligação entre meio-campo e ataque, assim como a solidez dos médios-interiores e centrais Definição: contra o Sporting foi notória a falta do último passe Presença: falta gente na área, os médios devem juntar-se mais à dupla do ataque

A correr por fora ou não, o Braga juntou-se ao Benfica no cume da classificação da liga e reforçou o estatuto de candidato ao título ao bater em casa o Sporting. Por entre ressalvas de que a equipa tem um novo motor, Abel Ferreira não se dá por satisfeito e, ainda na ressaca do triunfo sobre os leões, revelou que no treino do dia seguinte (ontem de manhã) iria lançar para debate uma curiosa questão: "Em que poderemos melhorar?". Auscultados vários especialistas, percebe-se que a resposta certa deverá incidir no meiocampo. "Com os jogadores que tem, o Braga pode melhorar muito na ligação entre a defesa e o meiocampo. Claudemir parece-me ainda um bocadinho fora do contexto. É uma biela fora do tal motor novo de que falou o Abel. Com o Palhinha, a situação também não é muito diferente, embora seja mais útil nas bolas paradas: tem bom jogo de cabeça e sabe tirar partido da estatura elevada. A zona central ainda transmite alguma fragilidade e não me refiro somente aos médios interiores. Também os centrais devem ser mais eficazes", analisou o jornalista Manuel Queiroz, dando conta ao mesmotempo de alguma ausência de "peso na área". "O Dyego Sousa está muito bem e resolveu o jogo com o Sporting, mas notou-se falta de mais gente na área. Os médios devem juntar-se mais à dupla do ataque", acrescentou.
Semelhante comprometimento dos médios era uma das características mais vincadas no Braga da época anterior e o jurista Miguel Pedro já percebeu que algo se perdeu. "São aspetos relacionados com rotinas de jogo, nas transições defesa-ataque. Parece-me que por vezes a equipa faz isso sem os apoios devidos. Por outro lado, tenho identificado algum défice nos cruzamentos provenientes das alas, sendo este aspeto da responsabilidade tanto dos laterais como dos extremos, embora isso até seja um problema transversal às outras equipas", observou Miguel Pedro, embora ressalvando que a equipa até já demonstrou ser capaz de "atacar com três jogadores, em apoio direto ao homem da bola", o que só é possível quando "a condição física é boa". Os dois colunistas de O JOGO convergem, de resto, na falta que fazem Raúl Silva e Paulinho, ausentes, por lesões, nos últimos jogos ."O Paulinho é um jogador muito dinâmico e influente na equipa, tem golo", recorda Manuel Queiroz. Já Miguel Pedro lembra e lamenta o prolongado afastamento do central Ricardo Ferreira. "Quando a equipa estiver toda disponível, acredito que o Braga subirá de rendimento. O Paulinho já está disponível, mas ainda precisa de readquirir ritmo; depois o Ricardo Ferreira e o Raúl Silva são centrais de valor acrescentado", referiu.
Impedimentos à parte, Zé Nuno também é da opinião que a equipa se engasga em termos de "eficácia ofensiva". Atendendo a que o Braga marcou golos em todos os jogos do campeonato, até parece um falso problema, mas o antigo arsenalista, atualmente no comando do Prado, tem a clara noção de que a equipa complica o que pode ser mais fácil. "O Braga criou várias situações de perigo contra o Sporting, mas faltou muito o último passe. Só com a entrada do Eduardo é que essa questão foi ultrapassada. O jogador trouxe de facto definição, com o Abel explicou, e foi dele a assistência para o golo do Dyego Sousa. O jogo pediu aquilo e o jogador cumpriu bem", explicou o treinador.


Liderança passa pela eficácia
O Braga é o segundo dos candidatos com maior aproveitamento dos remates (18%)

Poupada nos disparos, a formação bracarense revela-se perigosa nos lances de bola parada. Chegou dessa forma quatro vezes ao golo, situando-se nesse item apenas atrás do FC Porto
Atacar pela certa, evitando perigosos jogos florais, será um dos segredos mais bem guardados deste Braga que arrancou em força no campeonato e que parece ter balanço suficiente para andar no pelotão da frente, isto a avaliar pela comparação estatística com os três grandes.
Com uma percentagem de posse de bola (53%) superior ao Sporting (51%), a equipa minhota persegue de perto os grandes mais fortes nessa matéria (FC Porto e Benfica) e não esbanja oportunidades, até porque está na cauda dos candidatos ao título no capítulo do remate, com uma modesta média de 13,4. Podia ser um importante "handicap", mas por enquanto as coisas têm funcionado bem, como foi possível testemunhar nas cinco rondas já cumpridas e com os arsenalistas a contribuírem para interessantes espetáculos com aquilo que todos os adeptos apreciam: isso mesmo, golos, tendo marcado logo quatro na primeira ronda, ao Nacional. Esse é também o número dos que resultaram de bolas paradas, no que só fica atrás do FC Porto (com cinco).
Com 12 golos marcados e seis sofridos (é o mais permeável dos quatro), o segundo Braga concebido inteiramente por Abel Ferreira não é propriamente uma máquina de construir oportunidades. Sabe criálas, mas fá-lo com moderação, sendo, porém, a segunda equipa com maior percentagem de eficácia nos remates (18%), atrás do FC Porto (21%).


Ferem mais depois do intervalo
O Braga é o simétrico do Benfica, com quem partilha nesta altura o primeiro lugar no campeonato, no "timing" dos golos. Os encarnados fazem-nos especialmente nas primeiras partes (sete nesse período); já os bracarenses são mais produtivos depois do intervalo, totalizando precisamente sete golos nos segundos tempos, contra cinco nas etapas iniciais das partidas. Já o FC Porto supera tanto o Benfica como o Braga ao ter marcado nove golos nas primeiras partes e seis nas segundas.


COINCIDÊNCIA ARSENALISTAS NO TOPO EM QUATRO VERSÕES
A força do Braga nesta temporada não se manifesta somente na I Liga, com a principal equipa profissional a partilhar o primeiro lugar com o Benfica, depois de ter vencido o Sporting. A equipa feminina situa-se no topo da classificação daquele campeonato em igualdade pontual com o Sporting e o Atlético Ouriense, enquanto os sub-19 (juniores) e os sub-17 (juvenis) lideram isolados as respetivas competições, na Zona Norte.

O JOGO

JotaCC

DYEGO SOUSA FATURA MAIS DEPRESSA QUE MESSI
O melhor marcador do campeonato português está na média dos goleadores das principais ligas europeias, sendo mais rápido a faturar do que Hazard, Mitrovic, Messi e Duda

Decisivo contra o Sporting, Dyego Sousa já soma metade dos golos que apontou na época anterior (12). Para o campeonato, demora 79,2 minutos para marcar e só ficou em branco contra o Chaves
O Braga bem pode congratular-se por ter ao dispor um avançado de nível europeu. Com cinco golos somados em outras tantas jornadas do campeonato, Dyego Sousa situa-se na média de golos (um) dos melhores marcadores das principais ligas da Europa( Inglaterra, Itália, Espanha, França e Alemanha). E até consegue figurar entre os mais rápidos na especialidade de fazer abanar as redes, sendo mais despachado, imagine-se, do que o internacional argentino Lionel Messi, entre outras estrelas. Em média, o avançado brasileiro atira certeiro a cada 79,2 minutos( soma 396 minutos jogados na liga ), surgindo neste capítulo ainda à frente de Hazard (Chelsea), Mitrovic (Fulham) e Duda (Hertha).
Com menos tempo de utilização (361 minutos) e mais um golo na conta pessoal (leva seis), Florian Thauvin, do Marselha, é quem precisa de menos tempo para marcar, uma média de um golo por hora (60,16 minutos), surgindo Dyego Sousa na quarta posição, atrás ainda de Stuani (Girona) e Piatek (Génova), com médias de 76,6 e 72 minutos, respetivamente. O polaco Piatek é o melhor em termos de média de golos por jogo (1,25), por já levar cinco apontados em apenas 360 minutos ou seja, quatro jogos.
Frente ao Sporting, o 99 dos arsenalistas ainda melhorou ligeiramente a média, ao inaugurar o marcador aos 67 minutos, tendo sido o Chaves a única equipa a salvar-se da sua pontaria nesta temporada. Somando aos do campeonato o disparo certeiro contra o Tondela, para a Taça da Liga, já atingiu metade dos golos da época anterior (12).


Sucesso também nas assistências
Por também ter dois passes para golo, Dyego Sousa está ligado a sete remates certeiros
Estando Dyego Sousa em campo, são muito fortes as probabilidades de o Braga mexer no marcador. Foi o que refletiram as últimas cinco jornadas, com o avançado a fazer duas assistências, tantas quantas fez o companheiro João Novais, para além dos cinco golos (incluindo um bis) que conseguiu acumular com uma facilidade impressionante. Titular logo na primeira jornada do campeonato, o luso-brasileiro (já tem passaporte português) somou dois golos contra o Nacional e continuou a alinhar de início nas jornadas seguintes, depois de ter sido suplente utilizado frente ao Zorya, na primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga Europa. Há mui toque os bracarenses não tinham um avançado tão certeiro num começo de época, de tal forma que é preciso recuar até 2000/01 para se encontrar alguém com uma pontaria idêntica (e superior): Fehér. Entre a primeira e a quarta jornada dessa temporada, o avançado húngaro chegaria rapidamente aos seis golos (dois bis), levantando o pé somente num jogo (contra o Alverca) para voltar a disparar a contarem mais duas jornadas consecutivas, frente ao Benfica e Gil Vicente.


JUVENTUS SUSPIRA POR TRINCÃO
Segundo o Calciomercato, o clube de Cristiano Ronaldo tenciona oferecer 9,8 milhões de euros pelo jovem extremo
A Juventus ainda não terá desistido de Francisco Trincão. Durante o mercado de verão, quando a cláusula do extremo estava fixada em 15 milhões de euros e o jogador ainda não havia renovado, o clube de Turim viu a SAD do Braga rejeitar uma proposta de sete milhões. Agora, segundo notícia avançada pelo Calcio mercato, além de não ter desistido, estará na disposição de somar a essa oferta 2,8 milhões – valores que dificilmente convencerão a sociedade desportiva bracarense, que, atempadamente, tratou de reativar a cláusula de rescisão recorde de 30 milhões de euros, no âmbito de uma renovação( até 2023) que também serviu para melhorar substancialmente as condições salariais do campeão europeu na categoria de sub-19. Promovido à equipa principal nesta temporada, Trincão foi uma das novidades na convocatória para o jogo com o Sporting.


SÓ DOMINGOS SOMOU MAIS PONTOS
Há nove anos que não se via um Braga tão aproveitador no campeonato. Os 13 pontos somados nas cinco primeiras jornadas do campeonato denunciam um sério candidato ao título e remetem, de certa forma, para o arranque poderoso de 2009/10, com Domingos Paciência no comando da equipa minhota. Em igual período, o Braga liderava a classificação, com mais dois pontos (15) do que o Benfica, e vendeu muito caro o título aos encarnados, levando a discussão da conquista até ao último suspiro do campeonato. O trajeto deste Braga é o que mais promete repetir o de então.

O JOGO

JotaCC

Conselho de Disciplina confirma jogos à porta fechada de Benfica e Braga
Pleno do Conselho de Disciplina ratificou castigos, mas os clubes vão recorrer para o TAD e apresentar providências cautelares

Os recursos de Benfica e Braga, que tentavam anular a pena de um jogo à porta fechada a que ambos foram condenados, foram indeferidos pelo Pleno do Conselho de Disciplina. Vão recorrer
O pleno do Conselho de Disciplina (CD) negou provimento aos recursos de Benfica e Braga, o que vale por dizer que ratificou as penas aplicadas de um jogo à porta fechada, mas tanto benfiquistas como bracarenses vão recorrer para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD), entregando já providências cautelares que suspendam os efeitos da decisão do CD.
Tanto Benfica como Braga emitiram comunicados anunciando a intenção de recorrer e uma fonte da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) fez saber que o organismo, mais propriamente o CD, não fará oposição às providências cautelares. A posição federativa é a de que, havendo a hipótese de dano irreparável, não deve opor-se às eventuais providências cautelares, sublinhando que o caso deve seguir o seu curso até ao fim, aguardando pela confirmação ou anulação dos castigos. Esta é uma posição que a FPF assumirá sempre que estejam em causa casos semelhantes.
A não oposição da FPF às providências cautelares aumenta significativamente a possibilidade de estas serem bem-sucedidas. Ou seja, tudo aponta no sentido de o Benfica poder receber o FC Porto na próxima jornada a disputar em casa (7 de outubro), assim como, um dia antes, o Braga deverá ser anfitrião do Rio Ave na Pedreira.

O JOGO

JotaCC

Benfica e Sp. Braga contra jogos à porta fechada
Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol rejeitou recurso dos "encarnados"
O Benfica e o Sp. Braga reagiram ontem contra a decisão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) de considerar improcedentes os recursos aos castigos de um jogo à porta fechada no Estádio da Luz e no Municipal de Braga.
Os "encarnados" revelaram que tinham "avançado de imediato com o devido procedimento cautelar, junto do Tribunal Arbitral do Desporto (TAD), com vista à suspensão dos efeitos da decisão em causa e posterior impugnação da mesma", reagiram os "encarnados".
Numa curta nota publicada no seu site, o Benfica anuncia que tornará "pública uma posição sobre esta matéria" junto dos sócios na assembleia-geral de sexta-feira.
Em causa, estão processos relacionados com o alegado mau comportamento dos adeptos na época passada. A mesma situação motivou igualmente uma partida à porta fechada para o Sporting de Braga, que também viu o seu recurso rejeitado pelo pleno do Conselho de Disciplina da FPF e que, também ontem, anunciou a apresentação de recurso junto do TAD, requerendo "efeitos suspensivos" da decisão federativa.
O próximo jogo do Benfica no Estádio da Luz é a 7 de Outubro frente ao FC Porto. Os bilhetes para esta partida iam começar a ser vendidos hoje, mas face a esta indefinição os "encarnados" anunciaram a suspensão da venda dos ingressos por tempo indeterminado. Quanto ao Sporting de Braga, o seu próximo jogo em casa será a 6 de Outubro, com o Rio Ave.

PUBLICO

JotaCC

Forte é o... Braga
Ao contrário. Braga é forte candidato. Plantel vale menos duas vezes e meia do que Sporting (157 M€), mas provou superioridade. Antes do jogo, as 'odds' das casas de apostas atribuíam favoritismo aos minhotos. Confirmou-se. Considerado o melhor dos outros, o quarto grande, fornecedor de jogadores e estufa de treinadores, agora pode sonhar.


Cláudia Neto falha Seleção

A avançada Francisca Cardoso (Sp. Braga) foi convocada para a Seleção Nacional de futebol feminino em substituição da médio Cláudia Neto (Wolfsburgo), que falha assim o Torneio das Quatro Nações devido a razões burocráticas. A prova decorre entre 2 e 8 de outubro, na China, com Portugal a defrontar a equipa da casa (dia 4), a Tailândia (6) e a Finlândia (8).

RECORD

JotaCC

PROVIDÊNCIA TRAVA CASTIGO NO CLÁSSICO
Benfica e Sp. Braga procuram suspender punição de um jogo à porta fechada
FPF NÃO VAI OPOR-SE, CASO SEJA CHAMADA A PRONUNCIAR-SE, EVITANDO QUE POSSA HAVER LUGAR A DANO IRREPARÁVEL

Benfica e Sp. Braga avançam hoje com recursos para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD), requerendo efeito suspensivo da decisão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que confirmou ontem o castigo de realização de um jogo à porta fechada para ambos os clubes. Em comunicado, a SAD da Luz precisou que fará chegar o "devido procedimento cautelar (...) com vista à suspensão dos efeitos da decisão em causa e posterior impugnação da mesma". Nesta altura, o Benfica corre o risco de disputar o jogo com o FC Porto, da 7ª jornada, marcado para 7 de outubro, à porta fechada, daí que tente suspender o castigo federativo. Já o próximo desafio do Sp. Braga em casa terá lugar a 6, com o Rio Ave. No entanto, o grau de probabilidade de estas providências cautelares serem aceites é grande, porque, de acordo com fonte federativa, a FPF não vai opor-se, caso seja chamada a pronunciar-se. A razão desta nãooposição é a possibilidade de existir dano irreparável, ou seja, os clubes poderem ter razão no futuro, já depois de terem sido punidos. Este é, de resto, um procedimento habitual nestas circunstâncias. Os responsáveis do Benfica decidiram ainda suspender a venda de bilhetes – a mesma iria arrancar hoje – para o clássico com os dragões. Os encarnados querem ter a certeza de que o castigo é suspenso, esperando pela notificação do TAD para, então sim, disponibilizarem ingressos.
Benfica endurece luta
Agastados com uma decisão que classificam como "séria e muito grave", os responsáveis do Benfica prometem não ficar por aqui. No comunicado de ontem, fizeram saber que a direção liderada por Luís Filipe Vieira "tornará pública uma posição sobre esta matéria", na assembleia geral de sexta-feira, que se destina a aprovar o relatório da gestão e as contas do exercício de 2017/18, num sinal de que vai endurecer a luta contra as recentes condutas da FPF, que não consideram ser corretas.

RECORD

JotaCC

Estoril regressa aos triunfos, após três desaires, enquanto o Braga vê terminada a série vitoriosa de três partidas

Braga - Estoril 0 1

Braga e Estoril chegavam a este encontro com percursos antagónicos. Os arsenalistas tinham como cartão de visita três triunfos consecutivos, o que lhes possibilitou igualar o Benfica no topo da classificação. Os canarinhos iam em três jogos sem vencer. Duas séries que caíram no relvado de Fão, onde o Estoril foi sempre mais objetivo, apesar do domínio aparente dos bracarenses. Depois das ameaças de Jonata, o Estoril confirmou o triunfo por João Oliveira. O jogador da equipa da linha precisou apenas de quatro minutos em campo e um remate certeiro para desencalhar o jogo e, assim, levar os três pontos.

JN

JotaCC

«GANHAR AOS GRANDES É O GRANDE TESTE»
Domingos Paciência foi citado por José Peseiro como um treinador que conseguiu bater o pé aos grandes enquanto treinador do SC Braga.
Vê algum paralelismo entre o atual SC Braga e aquele que conduziu à conquista do vice-campeonato? «É outro tempo. Na época, o FC Porto atravessava fase má e lutámos com o Benfica até ao fim. A idade e maturidade da minha equipa eram superiores, jogadores como Lima, Luís Aguiar, Hugo Viana, Mossoró estavam habituados aos grandes jogos. Contudo, o SC Braga atual está a criar uma boa dinâmica e pode muito bem lutar com FC Porto, Benfica e Sporting. A diferença é que no ano passado o SC Braga não fez muitos pontos com os grandes. Curiosamente fê-lo com o Sporting, mas no meu tempo ganhámos aos grandes e esse é o grande teste», refere em conversa com A BOLA.

JotaCC

CASO BATTAGLIA PARA RESOLVER FORA DOS TRIBUNAIS
Os presidentes do SC Braga e Sporting assistiram juntos ao jogo na tribuna no Estádio Municipal. A ocasião serviu para António Salvador e Frederico Varandas estreitarem relações institucionais e também para falar sobre a situação contratual de Battaglia.
Recorde-se que ao rescindir por justa causa o contrato com os leões, o argentino ficou livre e todos os pressupostos negociados por ocasião da sua transferência do SC Braga para o Sporting desapareceram, incluindo os 20 por cento a que os minhotos tinham direito sobre uma futura venda do médio.
O caso, sabe A BOLA, vai ser resolvido pacificamente, sem recurso a tribunais, devendo aqueles direitos serem mantidos no novo contrato que Battaglia assinou quando decidiu regressar ao Sporting.

A BOLA

JotaCC

Abel Ferreira com queda para treinador há muito tempo
O Sp. Braga lidera a par do Benfica o campeonato da I Liga de futebol. O treinador Abel Ferreira pede à equipa para refinar os seus processos e o ex-companheiro Tonel diz, na Antena 1, que não o surpreende o desempenho do jovem técnico.
Os números mostram que após as cinco primeiras jornadas o Sp. Braga é o segundo dos candidatos com maior aproveitamento dos remates (18 por cento).
Os bracarenses de Abel Ferreira criam oportunidades de golo q.b. e é a segunda equipa do campeonato com maior percentagem de eficácia nos remates (18%), atrás do FC Porto (21%).
Tonel, companheiro de Abel Ferreira desde os tempos do Sporting de Paulo Bento, em declarações ao jornalista da Antena 1 Alexandre Afonso, não tem dúvida de que o atual treinador do Sp. Braga é o homem ideal para liderar a equipa minhota e explicou: "Tem uma ideia e um rumo. É um líder sério e com princípios. Tem uma ideia de jogo ganhadora".
O antigo defesa central antevê um futuro risonho a Abel e disse porquê: "Está num clube que lhe dá condições. Acredito que esta época a equipa se possa intrometer na luta por alguma coisa, andará perto dos 'grandes' ou no meio deles. Tem treinador, jogadores e estrutura".
Tonel foi colega de quarto de Abel ainda no Sporting e recordou: "Partilhei com ele muita coisa. Conversávamos sobre situações que aconteciam e ele já se colocava muito no papel de treinador. Isto que ele tem feito não é surpresa, o perfil já o tinha".
O Sp. Braga desloca-se no próximo domingo ao terreno do Belenenses, em jogo da sexta jornada do campeonato, depois de já saber os resultados dos principais adversários Benfica, FC Porto e Sporting.

RTP

Bruno3429

DOMINGOS PACIÊNCIA RECORDA «JOGADA PSICOLÓGICA» DO BENFICA

Domingos Paciência recordou a A BOLA a época 2009/2010 em que o SC Braga acabou em segundo lugar atrás do Benfica. O treinador falou em regularidade necessária mas apontou outros fatores.

O SC Braga terminou, então, a primeira volta em primeiro com o Benfica, mas Domingos considera que «não chegou». «O Benfica fez uma jogada psicológica: antecipou uma partida com o UD Leiria para ficar na frente. Foram astutos, mas além disso o Benfica teve a força na decisão de castigar Vandinho e Mossoró [o primeiro foi suspenso três meses, o segundo três jogos, n. d. r.]. Essas suas jogadas foram determinantes. É preciso estar preparado para isso», referiu.

Se estas situações acontecessem hoje o desfecho seria  diferente? «Acho que a acontecer hoje o mesmo o SC Braga era campeão, porque tem mais estrutura, é mais clube e aprendeu com determinadas coisas que acontecem no futebol», concluiu.

A Bola

Bruno3429

G15 REUNIDO EM MORTÁGUA
Eduardo Pedrosa Marques

Os clubes da Liga estão reunidos esta tarde numa unidade hoteleira de Mortágua para discutir alguns temas do momento do futebol português.

Estão presentes: Marítimo, Tondela, Belenenses, Vitória de setúbal, Aves, SC Braga, Rio Ave, Vit. Guimarães Boavista, Feirense, Moreirense, Chaves, Portimonense, e Santa Clara, todos da Liga, bem como Paços de Ferreira, Penafiel, e Estoril, da Liga 2. Ausente está apenas o Nacional, sendo que Benfica, FC Porto e Sporting não fazem parte deste grupo.

Na ordem de trabalhos, entre outras questões, estará o modelo de governação e ponderação de votos.

A Bola