News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME SC BRAGA DO DIA 14/09

Started by JotaCC, 14 de September de 2018, 08:17

Previous topic - Next topic

JotaCC

Chegou a hora de... Marafona
Guarda-redes volta ao ativo ao fim de um ano e quatro meses, abrindo a luta com Tiago Sá
Marafona tem previsto o seu regresso ao ativo no jogo de amanhã à noite, da Allianz Cup, frente ao Tondela, cenário que, a concretizar-se, marca o fim de um autêntico calvário para o guarda-redes de 31 anos.
Depois da interrupção da Liga, o jogo com os beirões assume-se como a altura ideal para Abel Ferreira conceder uma oportunidade a quem já foi rei e senhor da baliza minhota até ao dia 21 de maio de 2017, quando Marafona saiu com uma lesão grave no joelho esquerdo (rotura do ligamento cruzado anterior) no confronto, precisamente, com o Tondela, na 34ª jornada desse campeonato, após um violento choque com o venezuelano Osorio.
Ao fim de um ano e quase quatro meses sem jogar oficialmente, Marafona pode assim reabrir a luta pela titularidade no Sp. Braga para 2018/19, depois da aposta em Tiago Sá no último jogo, em Chaves, opção imediata de Abel Ferreira após a grave lesão de Matheus.
Recorde-se que quando sofreu a lesão, Marafona era habitualmente chamado por Fernando Santos para compor o leque de guarda-redes da Seleção Nacional e o seu nome estava apontado à Taça das Confederações que se realizou na Rússia, em junho de 2017. O guarda-redes, entretanto, teve uma recaída na sua recuperação e não fez qualquer jogo durante a época 2017/18, vendo Matheus assumir todo o protagonismo na baliza dos arsenalistas, reinado que o brasileiro prolongou no início desta temporada até à lesão, na véspera da deslocação a Chaves.

RECORD

JotaCC

Trincão volta da seleção e fecha grupo
Dyego continua bem e pode jogar amanhã
Francisco Trincão retomou ontem a preparação sob as ordens de Abel Ferreira, depois de ter estado nos últimos dias ao serviço da seleção de Sub-20.
O avançado, de 18 anos, que continua a espreitar a estreia na equipa principal e esta época soma três jogos pela equipa B arsenalista, foi o último a integrar a preparação, pelo que o treinador do Braga apenas teve o grupo completo, a dois dias da receção ao Tondela, que abre a participação, esta época, da equipa na Taça da Liga e se disputa amanhã (20.30 horas, SportTV1). Pelo segundo dia consecutivo, Dyego Sousa treinou sem limitações, estando assim em condições de manter a titularidade. Hoje (12.45 horas), Abel projeta o jogo, em conferência de Imprensa.

JN

JotaCC

PAULINHO APONTA APENAS AO SPORTING
Avançado não defronta o Tondela e ainda está em dúvida para o jogo que se segue com o rival de Lisboa

O melhor marcador do Braga na última época continua sem treinar com o plantel e vai adiar a estreia pelo menos durante mais uma semana. Regresso com o Sporting ainda é uma incógnita...

No início desta semana, o Braga revelava que Paulinho tinha ultrapassado mais uma etapa no processo de recuperação ao anunciar que o avançado já se encontrava a trabalhar no relvado, mesmo que "condicionado" e à "margem do plantel". A verdade é que ao longo dos últimos dias não houve nenhum avanço na situação clínica/física do avançado, que continua afastado dos treinos com os restantes companheiros de equipa.
Tendo em conta que Paulinho já não trabalha com bola há mais de seis semanas – lesionou-se no primeiro dia de agosto, frente ao Newcastle, no último teste antes do arranque oficial da época –, adensa-se a dúvida sobre a viabilidade da sua presença na receção ao Sporting, sendo já certo, no entanto, que não poderá integrar a convocatória para a partida de amanhã frente ao Tondela. O tempo de paragem do avançado ultrapassou largamente as previsões iniciais, que apontavam para o regresso aos relvados num prazo de três semanas, e faz agora com que necessite de mais algum tempo para readquirir o ritmo necessário para competir. Para já, Paulinho, que sofreu uma lesão ligamentar no tornozelo direito, ainda procura o conforto de trabalhar no relvado sem qualquer tipo de restrições, avançando só depois para a reintegração total, que poderá acontecer no decurso da próxima semana. Falta saber, porém, se o melhor marcador do Braga na última temporada ainda vai a tempo de se juntar à equipa para o importante confronto com o Sporting, rival que até mostrou interesse na sua contratação durante o verão.


GOLOS
17
Na última época, Paulinho foi o melhor marcador do Braga, com 17 golos em 43 jogos realizados


Recuperado
Dyego Sousa aproveitou para marcar e... assistir
A ausência de Paulinho neste arranque de temporada abriu espaço à titularidade de Dyego Sousa, que aproveitou da melhor forma as oportunidades proporcionadas por Abel Ferreira para somar boas exibições. Nos quatro jogos do campeonato, o avançado brasileiro apontou quatro golos (divide a lista de melhores marcadores com Pizzi) e ainda fez duas assistências – para os golos de Ricardo Horta com o Nacional e Wilson Eduardo frente ao Aves. Lesionado na última partida com o Chaves, Dyego Sousa já recuperou e voltou a mostrar, no treino de ontem, que está em condições de assumir novamente a titularidade na partida de amanhã frente ao Tondela.


SPONSOR CAMISOLAS CONTINUAM IGUAIS
No passado mês de março, o Braga passou a ter um novo patrocinador na camisola, o Forum Braga, que esta semana ganhou uma nova denominação, Altice Forum, fruto de um acordo com a multinacional de telecomunicações. No entanto, e segundo fonte do clube, as camisolas vão manter a denominação original (Forum Braga), pelo menos neste jogo com o Tondela.


SUB-20 TRINCÃO VOLTOU AOS TREINOS
Francisco Trincão, que esteve ao serviço da Seleção sub-20, regressou ontem aos treinos com o plantel principal depois de ter sido titular no empate (0-0) com a Holanda e suplente utilizado no triunfo (4-2) diante da República Checa. David Carmo e Moura, igualmente utilizados nestes jogos, também já voltaram ao clube.

O JOGO

Bruno3429

«PARA ESTARMOS REALMENTE FORTES TÍNHAMOS DE CONTRATAR GUARDIOLA, MESSI E CRISTIANO»
Pedro Lobão

A ambição dos guerreiros passa por chegarem à final-four da Taça da Liga, que se realiza novamente no Estádio Municipal de Braga e, para tal, nada melhor do que começarem por vencer o Tondela este sábado, em jogo relativo à primeira jornada do grupo B.

Abel Ferreira fez a antevisão do encontro ao início da tarde desta sexta-feira, tendo realçado que os arsenalistas têm de estar atentos para não cometerem os erros da época passada, onde acabaram eliminados na fase de grupos.

«Não podemos negar esse facto, são essas experiências que nos dão conhecimento e nos ajudam a melhorar, deixam-nos alerta! Temos de estar nos nossos limites para levar de vencido este adversário. O importante é o jogo de amanhã, estamos à espera de uma equipa intensa e que sai muito bem para o contra-ataque. Esta é mais uma oportunidade para demonstrarmos o quanto queremos estar na final-four desta competição», sublinhou.

Na primeira conferência de Imprensa após o fecho do mercado, o técnico dos minhotos mostrou-se satisfeito com o desenho final do plantel, embora tivesse falhado a contratação de... alguns galáticos.

«Para estarmos realmente fortes teríamos de contratar o Guardiola, Messi e Cristiano Ronaldo. Dentro do que controlamos e das nossas possibilidades, estamos muito contentes com os recursos que temos. Cada vez que consigamos melhorar individualmente, vamos melhorar coletivamente. Sabemos o que queremos, o que importa é estarmos concentrados nas nossas tarefas», afirmou.

MATHEUS JÁ FOI OPERADO
Pascoal Sousa

Matheus foi quinta-feira noite sujeito a intervenção cirúrgica à rotura do ligamento cruzado anterior do joelho direito que sofreu no passado dia 30 de agosto, véspera da partida da 4.ª jornada do campeonato, frente ao Chaves.

A operação decorreu conforme o previsto e em breve o guardião brasileiro receberá alta hospitalar, enfrentando um tempo de paragem estimado de seis meses.

A Bola

Bruno3429

SC Braga x CD Tondela: convocados

O SC Braga defronta este sábado o CD Tondela naquele que é o primeiro encontro da época na Allianz Cup para os Gverreiros. O duelo tem o pontapé de saída agendado para as 20h30 e disputa-se no Estádio Municipal, tendo o treinador Abel Ferreira selecionado 19 jogadores para a convocatória.

São eles Lucas, Sequeira, Wilson, Eduardo, Tiago Sá, Pablo, João Novais, Murilo C., R. Horta, Claudemir, Fábio M., Fransérgio, Marafona, Bruno Viana, R. Esgaio, Luther, Palhinha, M. Goiano e Dyego Sousa.

"A nossa ambição é assumida"

Arranca, este sábado, mais uma aventura Gverreira na Allianz Cup. O CD Tondela, adversário "organizado e bem orientado", é o primeiro obstáculo numa caminhada que se espera que termine no mesmo palco onde se inicia.

Responsabilidade acrescida: "Não podemos negar esse facto. São essas experiências que nos dão conhecimento, reflexão e que nos ajudam a melhorar. Que nos mostram que temos que estar sempre nos limites para vencer. Aquilo que controlamos é o trabalho diário e é nisso que temos que nos focar. Vamos ter pela frente um jogo intenso, difícil, perante uma equipa organizada e que sai bem para o contra-ataque. A nossa ambição é assumida e temos um grande desejo de estar presentes na Final Four, que se disputa em nossa casa".

Rotas alinhadas: "Aproveitamos a paragem para melhorarmos individualmente os jogadores. Porque acreditamos que se melhorarmos individualmente os jogadores o coletivo sai beneficiado. O plantel sofreu muitas alterações. Aproveitamos para orientar as rotas e agora o nosso foco reside em encontrar os caminhos certos para a baliza do CD Tondela. Temos que ser enérgicos, mas cautelosos. Continuar focados naquilo que temos que fazer e aproveitar mais uma oportunidade de crescermos individual e coletivamente".

Que CD Tondela esperar: "É um alerta para nós. É um adversário que já defrontamos e que conta com o mesmo treinador. Uma equipa organizada e com uma identidade muito própria. Que sai muito bem em transição. É um desafio para nós, mas jogamos em casa perante os nossos adeptos. Temos que ter a iniciativa e utilizá-la para procurar a vitória do primeiro ao último minuto".

Matheus intervencionado

O SC Braga informa que decorreu na noite desta quinta-feira a intervenção cirúrgica ao guarda-redes Matheus, que visou debelar a lesão do ligamento cruzado anterior do joelho direito.

A operação foi bem sucedida e permite agora avançar para uma nova etapa do processo de recuperação.

José C. Araújo: "Volte-face nos jogos em casa"

Um volte-face nos jogos caseiros é o que espera José Carvalho Araújo para o embate deste sábado com Portimonense SC. Ao registo forasteiro cem por cento vitorioso, os Sub-23 querem juntar o primeiro triunfo dentro de portas, começando – assim – a fazer de Fão uma verdadeira fortaleza.

Volte-face: "Tivemos dois jogos muito difíceis com SL Benfica e Vitória SC, estando agora à espera de um Portimonense SC com as suas características, apostando nas transições e em ataques rápidos. Temos que estar preparados. Este encontro tem que culminar numa vitória e funcionar como um volte-face nos jogos em casa".

Uma proposta a cumprir: "Aquilo a que nós nos propusemos no início da época, e esta liga e este projeto assentam nisso, foi formar a ganhar e com qualidade. Queremos jogar bem, que estes miúdos evoluam, que se sintam cada vez mais confiantes naquilo que é a nossa ideia de jogo e que se valorizem. Isso acontece tendo bola, fazendo bom espetáculos e vencendo jogos".

Criar em Fão uma fortaleza: "Temos que nos manter fiéis a nós próprios e continuarmos a trabalhar da mesma forma. É verdade que fora de casa temos dois jogos e duas vitórias, com destaque para o último onde conseguimos conjugar uma grande exibição com um grande resultado. Esperamos que este jogo aconteça nesse registo. Vamos tentar que estes miúdos se soltem e se sintam cada vez mais confortáveis a jogar em Fão, que é a nossa casa e a nossa fortaleza".

Velho: "Queremos manter o rumo"

Tal como José Carvalho Araújo, também Velho atestou o enorme desejo de somar o primeiro triunfo dentro de portas. Feliz por somar minutos, o guardião bracarense garantiu ainda uma equipa focada em manter-se num caminho vitorioso.

Manter o rumo: "Esperamos mais um bom jogo, mais um excelente espetáculo e acima de tudo mais uma vitória. Vimos de um bom jogo contra o CD Cova da Piedade, onde conjugamos uma boa exibição com uma vitória, querendo agora manter esse rumo".

Fazer de Fão... uma muralha: "Penso que é uma questão de tempo. Temos aqui uma boa oportunidade para conquistarmos a primeira vitória e começarmos a construir uma muralha em Fão. Em nossa casa temos que ser nós a mandar. Temos tido o apoio de muitos adeptos e esperamos continuar a ter".

O plano individual: "Estava a precisar de voltar a jogar e de ter minutos. Temos tido pela frente bons jogos, num campeonato exigente e com grande qualidade. Agora o importante é continuar a trabalhar da mesma forma".

SC Braga volta a dominar convocatória das Sub-19 de Portugal

Ana Teles, Bárbara Marques, Beatriz Barbosa, Lau Machado, Francisca Silva e Paula Ferreira foram convocadas, esta quinta-feira, por Carlos Sacadura para representar a Seleção Nacional Sub-19 nos jogos de preparação frente à Eslováquia. As Gverreiras do Minho têm, assim, mais uma oportunidade para mostrar o seu valor ao serviço da Equipa das Quinas.

Nesta concentração que será realizada entre os dias 17 a 20 de setembro, as Sub-19 de Portugal irão defrontar a seleção eslovaca no dia 18 de setembro, pelas 18h00, no Complexo Desportivo da Tocha. Dois dias depois, voltam a defrontar a formação natural da Europa Central, pelas 11h00, no Estádio Sérgio Conceição.

De destacar que o SC Braga volta a dominar a convocatória desta seleção com seis jogadoras – um facto que orgulha toda a legião bracarense.

SCBraga

Bruno3429

Abel Ferreira: «Mercado? Era contratar o Guardiola, o Messi e o Ronaldo»
Treinador do Braga projetou o jogo com o Tondela e falou também do mercado
Bruno José Ferreira

O Sp. Braga inicia a sua participação na Taça da Liga este sábado com a receção ao Tondela e as ambições são as mesmas de época passada. Com uma Final Four para se jogar na Pedreira, Abel Ferreira diz que o embate com os beirões é uma «oportunidade de demonstrar dentro de campo a vontade de estar presentes da Final Four».

Na época passada a equipa de Abel Ferreira não conseguiu esse desiderato, estando, por isso, mais alerta. «São essas experiências que nos deixam alerta, com o foco de que de facto temos de estar nos nossos limites. O que importa é o jogo de amanhã, o que controlamos é o nosso trabalha diário e aquilo que preparamos para este jogo», referiu o treinador.

Abel espera um «jogo intenso» frente a uma equipa «organizada que sai muito bem para o contra ataque». O Tondela ainda não venceu na Liga, mas nesta competição eliminou o V. Guimarães no Estádio D. Afonso Henriques, o que é «um alerta» para o técnico.

Em relação à sua equipa, confirmando que Marafona vai jogar na baliza, o treinador diz que a paragem foi benéfica. «Aproveitámos para melhorar individualmente os jogadores; coletivamente a equipa vai sair reforçada. Sofremos grandes alterações num setor da equipa, aproveitámos para a orientar as rotas destas posições. O mais importante é encontrar as rotas certas para vencer, sabendo que temos de ter paciência mas dinâmica», atirou.

Questionado sobre as alterações no plantel, até porque o técnico ainda não tinha prestado declarações depois do fecho do mercado, Abel Ferreira respondeu de forma bem-humorada e disse estar contente. «Para ficar mesmo forte era contratar o Guardiola, o Messi e o Ronaldo. Não temos recursos para isso. Dentro do que controlamos e perspetivámos atempadamente estamos muito contentes com os recursos que temos», rematou.

O técnico não quis comentar a possibilidade de os arsenalistas virem a jogar à porta fechada. «Não me cabe a mim, não tenho nada a dizer», disse. O embate entre o Sp. Braga e o Tondela está agendado para as 20h30 deste sábado no Estádio Municipal de Braga.

Sp. Braga: Matheus operado com sucesso ao joelho direito
Guarda-redes brasileiro contraiu rotura de ligamentos
Bruno José Ferreira

O guarda-redes Matheus foi na noite de ontem submetido à intervenção cirúrgica com intuito de debelar lesão do ligamento cruzado anterior do joelho direito, contraída num dos últimos treinos de agosto do Sp. Braga.

Recorde-se que o guarda-redes saiu lesionado de um dos aprontos às ordens de Abel Ferreira, confirmando-se o pior cenário, a rotura de ligamentos. «A operação foi bem-sucedida e permite agora avançar para uma nova etapa do processo de recuperação», pode ler-se na nota divulgada pelo clube.

Matheus enfrenta uma longa paragem de cerca de seis meses, conforme informou o Sp. Braga. O guarda-redes brasileiro de 26 anos iniciou a quinta época consecutiva nos bracarenses, preparando-se para perder grande parte da temporada depois de ter sido titular no arranque de época.

Maisfutebol