News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME SC BRAGA DO DIA 12/08

Started by Bruno3429, 12 de August de 2018, 10:04

Previous topic - Next topic

Bruno3429

SC Braga: "Precisamos de estar todos unidos para vencer o Nacional"

Abel ferreira quer que a equipa entre com o pé direito no campeonato 2018/19, conquistando os três pontos frente ao Nacional. Duelo tem inicio às 20.30 horas, no Estádio Municipal de Braga.

A meio da eliminatória frente ao Zorya a contar para a Liga Europa, o SC Braga recebe, hoje, o Nacional da Madeira, na primeira jornada do campeonato.
Apesar da equipa ter jogado na última quinta-feira e jogar também na próxima, Abel Ferreira garante que os jogadores estão preparados para dar o máximo e que o foco está no jogo de hoje.
"Nós temos recursos suficientes para dar resposta a este tipo de exigências de jogos consecutivos. Tenho em conta o desempenho dos jogadores, a estratégia de jogo e a condição física de cada um, podemos escolher os jogadores que entendermos que são os melhores. Claro que uma semana de preparação era melhor porque só hoje vamos trabalhar o plano estratégico do jogo e há componentes que vamos treinar menos. Mas os jogadores estão preparados para isso. O grosso das ideias de jogo já estão assimiladas", referiu.

O técnico dos arsenalistas considera importante entrar bem no campeonato mas alerta para as dificuldades que o campeão da II Liga pode causar.
"Entrar bem no campeonato é sempre importante. Esta é uma prova de regularidade e cada jogo é único. O?jogo frente ao Nacional será o primeiro desta caminhada. Precisamos de estar unidos para vencer. O Nacional é o campeão da II Liga com to-do o mérito. É uma equipa mui-to bem organizada e está preparado um cenário de dificuldades para nós. O jogo passa por vários momentos durante os 90 minutos e vamos fazer tudo para vencer o encontro", afirmou o técnico.
Com o mercado de transferências a entrar na reta final, Abel Ferreira não quer pensar em eventuais saídas ou entradas e só pensa na vitória frente à equipa de Costinha.
"Não importa o que vai acontecer no futuro. Devemos estar em alerta máxima e lutar pelos três pontos até ao fim", concluíu.

João Palhinha: "SC Braga foi escolha minha"

Médio de 23 anos foi oficializado como reforço dos Guerreiros do Minho, reencontrado o técnico Abel. Jogador chega por empréstimo do Sporting, num acordo válido para a próximas duas épocas.

O SC Braga oficializou a contratação do médio Palhinha para as próximas duas temporadas. O atleta chega por empréstimo do Sporting. Na chegada à pedreira o mais recente reforço dos guerreiros afirmou que queria jogar com as cores do Braga.

"O SC Braga foi a minha opção porque demonstrou vontade em ter-me aqui. Encaro este desafio com a maior felicidade e com a maior vontade possível de atingir os objectivos do clube", afirmou o médio que já trabalho com Abel Ferreira, na formação do clube de Alvalade.

"Conheço muito bem o mister Abel e ele a mim. Sabe aquilo que posso dar à equipa. É com muito orgulho que o volto a encontrar".
Com 23 anos mas com mais de 50 jogos no campeonato nacional, o reforço reconhece que o modelo de jogo dos minhotos o alicia. "Sei que posso acrescentar muito ao jogo da equipa. Espero que o Braga me ajude a evoluir e tenho a certeza que no fim da época não me vou arrepender da escolha que fiz", concluíu Palhinha.

Abel Ferreira reencontra, assim, um jogador que treinou enquanto júnior e garante que Palhinha vai dar mais competitividade ao plantel.
"Trabalhamos muito para escolher este plantel. Os que aqui estão sou os melhores. Colmatamos as saídas com jogadores de igual nível. Quero ter todos os jogadores disponíveis e o Palhinha é mais um para dar competitividade ao plantel", referiu.

Correio do Minho

Bruno3429

Sp. Braga-Nacional: antevisão e onzes prováveis
Nacional regressa na Pedreira
Bruno José Ferreira

O MOMENTO

Sp. Braga: a meio de uma eliminatória europeia, mas com um resultado alcançado na Ucrânia diante do Zorya que abre boas perspetivas (1-1), os minhotos preparam-se para atacar a Liga com ambição redobrada. Na última época o Sp. Braga ficou em quarto mas teve hipóteses de ficar nos primeiros lugares até à derradeira jornada. Com a mesma base do ano passado, António Salvador quer que os adeptos comecem a sonhar com o almejado título.

Nacional: regresso ao escalão máximo do futebol português depois de um ano de interregno. A equipa insular sagrou-se campeã da Segunda Liga na última época e manteve a mesma estrutura para enfrentar os principais emblemas nacionais. A ambição é fazer uma temporada tranquila de forma a evitar sobressaltos. No primeiro jogo oficial da época o Nacional bateu o Boavista (2-1) em jogo da Taça da Liga.

AUSÊNCIAS

Sp. Braga: Ricardo Ferreira, Rosic e Paulinho (lesionados).

Nacional: todos disponíveis.

DISCURSO DIRETO

Abel Ferreira (Sp. Braga): «O Nacional venceu a II Liga, trata-se de uma equipa bem orientada, com comportamentos bem assimilados e com um treinador que continuou. Venceu o oitavo classificado da Liga e com justiça. É mais um cenário de dificuldade que vamos ter, mas queremos vencer juntos, com qualidade, com apoio dos nossos adeptos. Entramos numa competição de regularidade e queremos ser regulares e muito fortes em casa».

Costinha (Nacional): «Trabalhámos tanto na época passada, e como o clube tem historial nesta competição, queremos aproveitá-la da melhor maneira. Não há ansiedade que nos possa prejudicar, mas sim entusiasmo de podermos iniciar este campeonato. O Sp. Braga tem uma grande equipa, com princípios muito bem definidos; mas o Nacional está preparado. Vamos a Braga com a ambição de conquistar os três pontos em disputa».

REGISTO HISTÓRICO

Domínio arrebatador do Sp. Braga, que num total de dezoito jogos na condição de visitado frente ao nacional da Madeira perdeu apenas uma vez e cedeu dois empates, somando, portanto, quinze triunfos. Os arsenalistas somam por triunfos os últimos quatro jogos na Pedreira frente ao Nacional, sendo que a única vitória dos insulares em Braga teve lugar na época 2012/2013. Há dois anos, no último embate registado entre os dois emblemas, o Sp. Braga venceu por quatro bolas a zero.

Maisfutebol

JotaCC

Guerreiros a postos para duelo com o Nacional
Abel Ferreira quer Braga forte nos jogos em casa durante toda a época
Devido ao compromisso europeu com o Zorya, referente à primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, o plantel bracarense realizou apenas dois treinos, um deles na Ucrânia, antes da estreia no campeonato frente ao Nacional. Mas Abel Ferreira garante que tudo está planeado e acredita numa boa prestação do Braga. "Temos recursos suficientes para dar resposta a este tipo de sequência de jogos consecutivos. Temos um gabinete de otimização desportiva que nos faz um cenário do que foi o desempenho físico dos jogadores e nos permite escolher os melhores a cada momento", disse o técnico arsenalista. "O campeonato é uma prova de regularidade e queremos ser muito fortes em casa. Espero dificuldades frente ao Nacional, uma equipa bem orientada, que mantém o treinador da época passada e que tem os processos assimilados, mas queremos vencer perante os nossos adeptos", acrescentou.
No plano de mexidas no plantel, ontem, já depois do presidente ter confirmado a contratação de João Palhinha ao Sporting, o Braga oficializou a transferência. "Colmatámos as saídas com jogadores do mesmo nível. O Palhinha entra nesse contexto, sabendo que vai ter que lutar pelo lugar porque esta equipa é muito competitiva", disse Abel, desejando "as maiores felicidades" a Vukcevic, "um jogador especial", que foi transferido para o Levante.

JN

JotaCC

"MARAFONA? TODOS VÃO JOGAR NO SEU TEMPO"
Abel Ferreira promete que voltará a apostar na rotatividade e, apesar de ter excluído o guarda-redes do jogo com o Zorya, garante contar com o internacional português

"Temos recursos e queremos ter o maior número de adeptos"
Abel Ferreira
Treinador do Braga


Dizendo-se "contente" com o "desempenho" dos quatro guarda-redes disponíveis (Marafona, Matheus, Tiago Sá e Tiago Pereira), o técnico aposta num bom começo numa prova de "regularidade"

Promovido a suplente de Matheus há um ano, face à indisponibilidade de Marafona (forçado a uma longa paragem depois de ter sido operado ao joelho esquerdo), Tiago Sá voltou a ser encaminhado para o banco no primeiro jogo oficial do Braga nesta temporada, frente ao Zorya. Novamente ao dispor do técnico após uma pré-época sem sobressaltos, Marafona assistiria ao jogo da bancada e, na projeção da partida com o Nacional, o técnico Abel Ferreira esclareceu não haver qualquer tipo de polémica com o internacional português de 31 anos, determinante, entre outras ocasiões, na final da Taça de Portugal conquistadapelosarsenalistas em 2015/16. "O Braga tem quatro guarda-redes e posso garantir que todos vão jogar, cada um no seu tempo. Amanhã [hoje], se calhar vão ver um jogador no banco. Todos sabem o que representa o Marafona para o clube, mas o estatuto é o rendimento. Estou supercontente com o desempenho do Marafona, do Matheus, do Tiago Sá e do Tiago Pereira", sublinhou Abel, que optaria por não incluir Marafona (cujo contrato termina em junho de 2019) na convocatória para a receção à equipa madeirense.
Igualmente influente nos últimos anos, Vukcevic é que já partiu, rumo ao Levante. Abel Ferreira deu conta de um "jogador especial,com tremendas qualidades", recordando ter sido "recuperado" na equipa B, então sob o seu comando. "Desejo-lhe as maiores felicidades", testemunhou, saudando ao mesmo tempo a chegada de Palhinha, emprestado pelo Sporting. "Traz competitividade interna. Houve um trabalho árduo para dotar este plantel dos melhores jogadores e o que fizemos foi colmatar as saídas com jogadores do mesmo nível", referiu. Para bater o Nacional, o treinador conta com o apoio dos adeptos e relativiza o cansaço motivado pelas viagens e pelo jogo com o Zorya, na Ucrânia, para a Liga Europa. "Temos recursos para dar resposta. O campeonato é uma prova de regularidade e queremos entrar bem. Vamos estrear-nos em casa e queremos ter o maior número de adeptos a apoiar-nos. Precisamos de estar juntos", apreciou.


Dyego Sousa próximo do onze
Sujeito a enorme desgaste no jogo com o Zorya, Wilson Eduardo será rendido por Dyego Sousa na partida com o Nacional. Essa substituição verificou-se, aliás, na partida disputada na Ucrânia e até poderá não ser a única novidade no onze. Abel Ferreira garantiu, porém, uma equipa forte. "O Nacional venceu o oitavo classificado da I Liga [Boavista, na Taça da Liga] e com justiça. É mais um cenário de dificuldade, mas queremos vencer, com qualidade", prometeu. Em relação à última convocatória, o extremo Trincão rendeu o guarda-redes Marafona.


PALHINHA SENTIU-SE DESEJADO
O médio emprestado pelo Sporting apresentou-se ao serviço e confirmou ter sido ele a escolher a mudança para o Braga
O empenho do Braga convenceu Palhinha. Apesar de ter sido cobiçado pelos franceses do Lille, o médio levou em conta o forte interesse dos arsenalistas e, no dia em que se apresentou ao serviço na Pedreira, confirmou ter sido convencido pelo presidente António Salvador e pelo técnico Abel Ferreira. "O Braga foi uma opção minha porque demonstrou todo o interesse em ter-me. Tanto o presidente como o treinador já vinham a querer há algum tempo. Quero estar num sítio onde me sinta desejado. Encaro este desafio com a maior felicidade e a maior vontade possível de atingir os objetivos do Braga", vincou o jogador emprestado pelo Sporting, em declarações prestadas ao site do clube bracarense. A possibilidade de voltar a trabalhar com Abel foi outro aspeto que entusiasmou Palhinha. "Ele sabe aquilo que posso dar", comentou.


MURILO ESPERA JOGO "ESPECIAL"
Segundo melhor marcador do Nacional na II Liga, em 2017/18, com 13 golos em 38 jogos, Murilo espera ser feliz no reencontro com a ex-equipa. Em declarações prestadas à sua assessoria, o extremo testemunhou que será "um prazer enorme enfrentar" os excompanheiros, assim como "rever" o técnico Costinha. "Foi o treinador que me alavancou no Nacional. Foi o clube que me abriu as portas na Europa. Será um jogo muito especial", perspetivou, embora torcendo por um triunfo dos bracarenses. "Defendo as cores do Braga e espero estrear-me com vitória", atirou.


PASSE DE LETRA
Miguel Pedro

Wilson Eduardo não rende como ponta de lança

Espero um Braga sempre nos lugares do topo, lutando pelo título até ao fim
Apartir de agora é a sério. Acabaram-se os jogos de preparação, nos quais as vitórias são sobrevalorizadas, as derrotas são subavaliadas e cada golo de um jogador novo encarna a promessa de um craque vindouro. Agora, as vitórias e as derrotas valem o que está estabelecido: ou pontos ou eliminações. Começam as competições a valer. Depois de uma semana bastante preenchida, o Braga estreia-se hoje contra o recém-promovido Nacional da Madeira. A semana, no entanto, foi marcada por dois assuntos distintos: a despedida de Vukcevic (transferido para o Levante por 8,5 milhões de euros) e o empate na Ucrânia, contra o Zorya, na 3.ª préeliminatória da Liga Europa. Vukcevic ficará seguramente na história do Braga, não só por ter feito 155 jogos desde a época do seu ingresso (2013/14), mas por ter feito parte da equipa que conseguiu a conquista da segunda Taça de Portugal, na temporada de 2015/16. Como qualquer um de nós faria, o montenegrino procurou melhorar a sua situação laboral, o que é perfeitamente normal num profissional de futebol. São por isso totalmente infundados muitos dos comentários menos abonatórios que alguns adeptos teceram a propósito da sua saída. Boa sorte para ele. Quanto ao jogo contra o Zorya, a sensação que fica é que o Braga tem uma equipa manifestamente superior aos ucranianos, pelo que tem a obrigação de passar a eliminatória. Apesar disso, não foi um bom jogo da nossa parte. Não costumo comentar as decisões do Abel Ferreira (até porque, diga-se, ele decide quase sempre bem), mas sinceramente não compreendi a forma como a equipa foi montada: Fransérgio esteve sempre deslocado na sua missão de avançado e anulouse (vale muito mais do que aquilo que mostrou naquele lugar); e Wilson Eduardo não rende como ponta de lança (não tem os movimentos típicos desse lugar), o que retira rendimento aos alas. Além disso, a dupla de meiocampo Claudemir/João Novais ainda não está bem oleada, embora prometa ser uma dupla de sucesso. Apesar disso, tivemos quase sempre o domínio do jogo e boas oportunidades, o que dá aos adeptos a confiança de que, se formos minimamente competentes, passaremos a eliminatória.
A Liga 2018/19 promete trazer, à semelhança das anteriores, muita polémica, muita competição, muitos casos. O sorteio, que foi atribulado e que teve mesmo de ser repetido, como se lembram, parece carregar o prenúncio de tudo isto. Uma Liga de 2018/19 que está "regionalizada", com equipas de todas as regiões de Portugal, e na qual só existem treinadores portugueses (atestando a competência da classe, cada vez mais reconhecida nas diversas ligas europeias e não só). A implementação das novas orientações aos árbitros (principalmente os casos de mão na bola ou bola na mão, com um conjunto de 12 indicadores para ajudar os árbitros a decidir a intencionalidade) trará mais casos polémicos, para gáudio dos diversos "paineleiros" que pululam nos diversos programas televisivos em representação dos três usuais clubes ditos grandes. Uma Liga de 2018/19 em que espero um Braga sempre nos lugares do topo da classificação, lutando pelo título e sendo tratado de forma justa. E se assim for, no final faremos as contas.

O JOGO

JotaCC

"Aqui senti-me desejado"
João Palhinha feliz por reencontrar técnico Abel Ferreira e elogia condições do clube

"QUANDO CHEGUEI AO SPORTING NÃO TIVE A ROTATIVIDADE QUE QUERIA. FOI UMA FASE MENOS BOA QUE PASSEI", ASSUMIU

João Palhinha foi apresentado como reforço do Sp. Braga, chegando emprestado pelo Sporting por duas temporadas. O médio, de 23 anos, já está inscrito na Liga e irá vestir a camisola 60. "O Sp. Braga foi uma opção minha porque demonstrou todo o interesse em terme aqui. Tanto o presidente como o treinador já me queriam há algum tempo. Eu quero estar num sítio onde me sinta desejado e foi aqui que acabei por senti-lo", disse Palhinha ao site do clube. O jogador já trabalha em Braga e confessa estar entusiasmado com a nova experiência e com as condições que encontrou. "Vou adaptar-me bem à cidade e a um clube que é um grande do futebol português. Hoje em dia todos olham para o Sp. Braga como tal. Quando cá cheguei vi o ginásio, balneários, campos de treino... São tudo condições de clube grande e tenho a certeza de que não foi um passo atrás", acrescentou. Palhinha soma 55 jogos na Liga NOS, com passagens pelo Moreirense, Belenenses e Sporting. "Quando cheguei ao Sporting não tive a rotatividade que queria. Foi uma fase menos boa que passei", reconheceu, mostrando-se empolgado por reencontrar o técnico Abel Ferreira, que já o orientou nos juniores do emblema de Alvalade. "É com muito orgulho que o volto a encontrar", disse.
Recursos suficientes
O treinador dos minhotos fez a antevisão da receção ao Nacional, que surge no meio da eliminatória europeia com o Zorya. "Temos recursos suficientes para dar resposta a este tipo de exigências, de jogos consecutivos. Encaramos isso de forma natural", disse Abel. Uma das questões que marcaram o duelo com o Zorya foi a ausência de Marafona da ficha de jogo. "O Sp. Braga tem quatro guarda-redes: Marafona, Matheus, Tiago Sá e Tiago Pereira. O que posso garantir é que todos vão jogar, cada um no seu tempo", afirmou Abel Ferreira, que elogiou ainda o percurso de Vukcevic: "Fez a sua história no clube. Felicidades!"

RECORD

JotaCC

Bruno Wilson elogiou o candidato
Foi com vários elogios ao Paços de Ferreira que o defesa central Bruno Wilson abordou a visita ao Estádio Capital do Móvel. "Estamos à espera de um Paços de Ferreira muito experiente, que luta assumidamente por voltar a subir à I Liga. Manteve a espinha dorsal da equipa e reforçou-se muito bem, com jogadores de experiência e qualidade", afirmou. Ainda assim, Bruno Wilson prometeu um Braga preparado. "Podem contar com um Braga muito focado, rigoroso, trabalhador e com uma fome imensa de voltar a competir", frisou.

O JOGO

JotaCC

Um campeonato mais animado
O FC PORTO ENTROU BEM NA LIGA, COM UMA BELA VITÓRIA SOBRE O CHAVES E UM FUTEBOL QUE AGRADOU AOS ESPECTADORES. ESTÁ LANÇADO PARA SER, MAIS UMA VEZ, UM CANDIDATO FORTÍSSIMO

MAREGA É UM JOGADOR DE QUEM A EQUIPA MUITO PRECISA PARA SER AINDA MAIS FORTE

Começou anteontem mais uma edição da I Liga, uma verdadeira maratona na qual todos gostariam de chegar em primeiro, mas, como se sabe, esse objetivo só está disponível para três equipas (FC Porto, Benfica e Sporting) e talvez mais uma, o Sp. Braga, que se quer impor e persegue o sonho de conquistar o título, depois de já ter no seu historial conquistas recentes e importantes, como a Taça da Liga e a Taça de Portugal. Falta-lhe, porém, o campeonato, missão que se revela difícil, desde logo, pelo facto de o seu orçamento não se aproximar dos históricos três grandes. O Sp. Braga tem um estatuto cada vez mais de equipa grande, mas parece-me que lhe faltam ainda condições (orçamento, maior número de adeptos, entre outros pormenores) para poder lá chegar. Mas estará perto, ambição não falta, e pelos outros concorrentes no campeonato, o Sp. Braga é um candidato ao título, com tudo o que isso pode ter de bom... ou de mau. Para já, os adversários vão empertigar-se mais cada vez que defrontarem os bracarenses, o que dificultará a vida à equipa de Abel. Mas aí é que se vai ver a força dos minhotos.
De resto, este campeonato promete ser emocionante, ainda mais do que o último, mas sinceramente espero que com menos casos, menos polémicas, menos erros dos árbitros também, menos fanfarronices a levantar suspeições sobre os profissionais de futebol. Porque nós adoramos este jogo e não gostamos do que de mal se passa à volta dele. Voltemos ao futebol jogado. O FC Porto é o campeão em título, entrou bem, uma bela vitória sobre o Chaves, um futebol dinâmico e que agradou aos espectadores. Tem uma casa em fase final de arrumação (leiase plantel), mas está lançado para ser mais uma vez um candidato fortíssimo. Acredito que vai resolver alguns problemas, como o de Marega, porque é um futebolista de quem a equipa muito precisa e com o qual será ainda mais forte. O Benfica também está em afinação e venceu o V. Guimarães, apesar de ter passado por um susto inesperado na segunda parte. O Sporting é a maior incógnita. Para já, não acredito muito em fragilização. O treinador sabe o que pedir aos jogadores. José Peseiro é muito experiente, não tem ainda o plantel desejado, mas sabe que a hora é de esquecer o que se passa no clube, o período eleitoral, as muitas quezílias, e olhar apenas para o jogo de futebol, gerador da tal paixão de que falei. O Sporting perdeu jogadores importantes e vem de um tempo muito difícil, mas acredito que o onze que vai subir hoje ao relvado em Moreira de Cónegos saberá honrar o clube e mostrar a qualidade que tem. Com isto quero dizer que continuamos a ter três candidatos à vitória final e um que se pode intrometer nesta guerra que já tem quase um século.

RECORD

JotaCC

Finalistas já são conhecidos
Está definido o lote de quatro equipas que vai jogar a decisão do título de campeão nacional de futebol de praia, na Nazaré, de 24 a 26 de agosto. Sporting, Sp. Braga, Casa do Benfica de Loures e Nacional são os finalistas da edição deste ano. Em sentido contrário, o Amigos Paz, o Leixões , o V. Setúbal e o Varzim vão lutar para não descer de divisão.

RECORD

JotaCC

"EQUIPA ESTÁ PREPARADA"
Abel Ferreira, treinador do Sp. Braga, garante que a sua equipa "está preparada" para o jogo de hoje com o Nacional (20h30), em casa, "apesar de não ter tido (uma semana limpa", pois jogou na passada quinta-feira na Ucrânia com o Zorya (1-1), na 3ª pré-eliminatória da Liga Europa.

CM

JotaCC

Abel Ferreira elogia Nacional
O treinador do Sp. Braga, Abel Ferreira, lamentou ontem ter menos tempo para preparar a recepção ao Nacional, hoje, na 1.ª jornada do campeonato, mas frisou ter recursos suficientes para dar resposta.
O técnico notou não ter tido "uma semana limpa" para preparar o encontro com os insulares depois de ter jogado na quinta-feira na Ucrânia, diante do Zorya, a primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga Europa (1-1), mas disse que a equipa está preparada para isso.
"Temos recursos suficientes para dar resposta a este tipo de sequência de jogos consecutivos, temos um departamento, o GOD [gabinete de optimização desportiva], que nos dá um cenário do que foi o desempenho físico dos jogadores e nos permite escolher os melhores a cada momento", afirmou.
Abel Ferreira notou ter tido apenas um treino para preparar o plano estratégico para o primeiro jogo do campeonato, já que a equipa regressou apenas na sexta-feira ao final do dia a Braga.
O treinador deixou elogios ao Nacional, "o campeão da II Liga com todo o mérito", e destacou o facto do treinador, Costinha, ter continuado. "É uma equipa muito bem orientada, que sabe o que faz a cada momento, com comportamentos assimilados. Venceu o oitavo classificado da época passada [2-1 ao Boavista, na Taça da Liga], pelo que espero dificuldades, mas queremos vencer em casa, com o apoio dos adeptos".

DN MADEIRA