News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME SC BRAGA DO DIA 09/08

Started by JotaCC, 09 de August de 2018, 08:28

Previous topic - Next topic

JotaCC

Vukcevic está certo no Levante
Médio montenegrino rende 8,5 milhões mais 425 mil do mecanismo de solidariedade


Nikola Vukcevic já não é jogador do Sp. Braga, terminando uma ligação que durava desde o verão de 2013, quando o médio montenegrino foi comprado ao Buducnost por 125 mil euros. Aos 26 anos, Vukcevic vai prosseguir a carreira no Levante e na sempre apetecível Liga espanhola, pormenor importante e que convenceu à primeira o jogador, apesar de existir uma proposta também bastante aliciante para ele e para o Sp. Braga do Nottingham Forest, do Championship inglês.
Tudo consumado nos últimos dois dias e só falta mesmo o carimbo oficial de um negócio que implica o encaixe de 8,5 milhões de euros para o Sp. Braga, sendo que os arsenalistas ainda recebem mais 425 mil euros do mecanismo de solidariedade por um jogador que chegou à cidade dos Arcebispos com 21 anos.
Tal como se previa, a intervenção da Gestifute de Jorge Mendes foi determinante para resolver o que se temia passar a ser um problema, uma vez que nos últimos dias o jogador tinha esticado a corda e estava mesmo debaixo da alçada disciplinar da SAD por se ter recusado a agradecer o apoio dos adeptos no final do jogo da apresentação oficial, frente ao Newcastle. A verdade é que Vukcevic tinha a promessa de António Salvador de que seria transferido neste defeso de verão, mas o líder do Sp. Braga deu nega às duas primeiras propostas que recebeu, uma delas do Sporting.
Certo é que o jogador já cumpriu ontem a bateria de testes médicos no Levante e vai assinar um contrato de 4 anos com o clube da Comunidade Valenciana.
Ontem, em Zaporizhia, onde o Sp. Braga vai jogar para a Liga Europa, Abel Ferreira preferiu não comentar o caso de Vukcevic.
"Normalmente não fujo a pergunta nenhuma. Mas o nosso foco é total no jogo. Não temos tempo para pensar em mais nada. Só pensamos nos nossos jogadores e no adversário", disse o treinador do Sp. Braga.

RECORD

JotaCC

#1
SC Braga: "focados no que temos que fazer"
Abel Ferreira não tem qualquer dúvida de que as dificuldades frente ao Zorya vão ser reais. Para o treinador, o SC Braga vai ter que se aplicar perante um adversário forte, mas para o qual o técnico entende que a sua equipa está preparada.
"Acima de tudo, este é mais um desafio que pretendemos passar". Foi assim que Abel Ferreira deu o tiro de partida na conferência de imprensa de antevisão do jogo desta noite (21.30 horas locais em Zaporizhia) frente ao FC Zorya Luhansk, da primeira mão da terceira pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga Europa.
O treinador do Sporting Clube de Braga afirmou que a equipa aceitou o desafio de saber que o clube nunca conseguiu ganhar a uma equipa ucraniana, afirmando que o objectivo para este duelo com o Zorya é mesmo esse, conquistar a vitória. E na memória de todos está também a época passada, em que Abel levou os Guerreiros do Minho a vencer, pela primeira vez na história, uma equipa alemã.
"É um desafio e, acima de tudo, o que pretendemos é passar a eliminatória. É um jogo a eliminar, mas esse facto é apenas mais um aliciante extra para nos desafiarmos a nós próprios e o que queremos é passar a eliminatória", referiu o técnico aludindo à questão de se poder conquistar a primeira vitória sobre uma formação da Ucrânia.
Mas para o treinador, o mais importante é que os jogadores "acreditem no que é o processo, saibam quais são as suas tarefas individuais e as desempenhem em campo e, colectivamente, que compreendam e cumpram o plano de jogo". Para Abel Ferreira estes são os ingredientes para criar a receita necessária para o SC Braga alcançar esse objectivo traçado de vencer o jogo e a eliminatória.
E sem vacilar na resposta, Abel afirma que a equipa está totalmente focada apenas e só nesta partida e, admitindo que possa haver alguma ansiedade por ser o primeiro jogo oficial da época, disse que gosta que as suas equipas "tenham alguma ansiedade porque é sinal de que querem ir para campo e jogar". O técnico considerou ainda que todo o plantel está totalmente focado "no que queremos e temos que fazer e vamos fazer tudo até ao fim para pôr em prática o que temos vindo a trabalhar, perante um adversário que nos vai tentar criar as maiores dificuldades. Mas estamos preparados para elas e vamos trabalhar para conseguir os nossos resultados", finalizou Abel Ferreira.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

FAZER O QUE AINDA NÃO FOI FEITO
EUROPA O Braga arranca hoje a época com o objetivo de somar a primeira vitória da sua história frente a equipas ucranianas

"Braga ainda não venceu equipas ucranianas? Isso é história, mas é também um desafio"
Abel Ferreira Treinador do Braga
"Tivemos a experiência destas eliminatórias na época passada: são sempre jogos difíceis"
Goiano Capitão do Braga


Abel Ferreira vai aproveitar a estrutura vencedora da época passada para o confronto com o Zorya, com a exceção do meiocampo: João Novais deve acompanhar Claudemir na zona central...
Abel Ferreira costuma utilizar uma música de Pedro Abrunhosa, "Fazer o que ainda não foi feito", para alavancar os sonhos do Braga e hoje, na Ucrânia, preparou a equipa para alcançar mais um feito inédito na história do clube: vencer um adversário ucraniano, depois de na última época ter conquistado a primeira vitória frente a uma equipa alemã (Hoffenheim). Até agora, só há registo de derrotas (seis) ou empates (dois) nos oito confrontos com ucranianos, reforçados por apenas seis golos marcados e 21 sofridos. "Isso é história, estatística, mas é também um desafio. O queque remos mesmo é passar a eliminatória. Sabemos que vamos encontrar um adversário difícil pela frente, mas o que tenho procurado é que os jogadores acreditem no processo e no nosso plano de jogo", começou por contar Abel Ferreira.
Os jornalistas ucranianos quiseram saber o nível de conhecimento que o treinador português tinha do Zorya – e Abel Ferreira saiu-se bem, respondendo detalhadamente sobre a história e a forma de jogar do adversário de hoje –, mas depois sobrou apenas o silêncio quando o assunto passou a ser as mudanças no seu plantel (saída de Vukcevic e entrada de Palhinha). Há, no entanto, um dado curioso para esta partida: ao que tudo indica, João Novais e Claudemir vão formar a dupla de meiocampo, sendo ao mesmo tempo os únicos reforços com entrada direta no onze inicial. "A vida dos treinadores e dos jogadores é feita de desafios. Qualquer um deles está preparado parada ruma boa resposta nesta partida e aprova disso éa pré-época que realizámos. Estou certo de que quem jogar vai estar à altura da grandeza e dos objetivos deste clube", acrescentou.
Como não poderia deixar de ser, Abel Ferreira afirmou, por mais do que uma vez, que a sua equipa está "bem preparada" para arrancar a época da melhor forma. "Existe alguma ansiedade, é normal no início, mas depois os jogadores vão libertar-se e focar-se apenas na partida. Queremos competir e a nossa força está nos jogos, na competição. Gosto desta ansiedade, porque nos deixa alerta para os perigos."
Marcelo Goiano, o capitão, falou de um adversário com gosto especial pelo "jogo direto e forte nas segundas bolas", mas nem o mau arranque de temporada do Zorya (um empate e uma derrota nos últimos dois jogos do campeonato) é motivo para relaxamento. "Tivemos a experiência destas eliminatórias na época passada: aprendemos que não há jogos fáceis. Esperamos realiza ruma grande exibição e depois decidir tudo na nossa casa", contou o lateral-direito, que foi ainda questionado sobre as declarações de António Salvador, que falou num plantel ainda mais equilibrado do que o da última época. "São palavras do presidente, não é? Então vamos tentar demonstrar isso dentro do campo", disparou.


Transferência
Vukcevic rende 8,5 milhões de euros mas fica sem resposta
O Braga vai receber 8,5 milhões de euros pela transferência de Vukcevic para o Levante (clube espanhol ainda paga mais 425 mil euros pelo mecanismo de solidariedade), mas Abel Ferreira preferiu não comentar a saída de um dos jogadores mais importantes do plantel. "Não costumo fugir a nenhuma pergunta, mas permitam-me dizer isto: o nosso foco está neste jogo e nos jogadores que aqui estão na Ucrânia. Temos de estar concentrados apenas com aquilo que depende de nós... Não é altura para falar nisso", limitou-se a dizer. Ontem, o internacional montenegrino já esteve em Espanha, a realizar os habituais exames médicos, e deve ser oficializado ainda hoje.


AUSÊNCIAS EQUIPAS SEM OS GOLEADORES
O Braga perdeu Paulinho a uma semana do arranque da época, mas o Zorya também não poderá contar com o seu melhor jogador, Artem Gromov. O capitão da equipa ucraniana lesionou-se e será baixa pelo menos durante um mês. O jogo de hoje também vai ajudar a clarificar quem é neste momento o segundo guardaredes na hierarquia do Braga, Marafona ou Tiago Sá.


ZORYA HOMOFOBIA DE QUEM MANDA
Sergey Rafailov é o homemforte do futebol do Zorya, mas ficou internacionalmente conhecido quando se declarou homofóbico depois da visita da equipa a Manchester, em 2016. "Não gostei da cidade. Foi estranho ver dois homens a beijaremse na rua...", disse. O mais curioso é que o Zorya não pode jogar na sua cidade, Lugansk, devido ao clima de guerra que se vive na região...


BILHETES ADEPTOS CRITICAM PREÇOS
O preço dos bilhetes para o jogo de hoje varia entre os cinco e os 15 euros, com a compra a dar direito a assistir aos dois próximos jogos do Zorya em casa para o campeonato. No entanto, os adeptos da equipa consideram os valores demasiado elevados e já obrigaram Sergey Rafailov a explicar a decisão, através da "qualidade e do nome grande" que o Braga tem na Europa.


REFORÇO PALHINHA SÓ NO REGRESSO
Tal como revelou António Salvador na partida para a Ucrânia, Palhinha é o sétimo reforço assegurado para esta temporada, numa cedência válida para os próximos dois anos. O médio-defensivo, que chega para substituir Vukcevic, vai ser oficializado depois do regresso da equipa a Portugal, treinando pela primeira vez no sábado. "Na altura certa falarei sobre ele", disse ontem Abel Ferreira.

O JOGO

JotaCC

Braga entra em acção na Liga Europa

À atenção do Nacional. O Sp. Braga, primeiro adversário dos alvinegros no campeonato, entra hoje em acção na 3.ª pré-eliminatória da Liga Europa. O adversário é o Zorya, da Ucrânia. O plantel orientado por Abel Ferreira vai estar sujeito a uma longa viagem, isto a poucos dias da recepção ao Nacional. O jogo da 1.ª jornada da I Liga é este domingo, em Braga, às 20h30.
A comitiva bracarense já efectuou a viagem ao início da tarde de ontem. O regresso só vai acontecer amanhã, já após a realização de um treino matinal ainda em Zaporizhia, na Ucrânia. O motivo para esta decisão prende-se com o facto de a viagem demorar mais de cinco horas, o que não é aconselhável logo após um jogo.
Se passar esta ronda, o Sp. Braga ainda irá fazer um `play-off' (com Leipzig ou Univ. Craiova) antes da fase de grupos.

DN MADEIRA

JotaCC

Nove milhões de Vukcevic e o tesouro da Liga Europa
Médio transferido para o Levante e abertura da corrida aos prémios da UEFA

O prestígio e a máquina registadora. Tudo a par. No dia, hoje, em que, na Ucrânia, começa a jogar pelo acesso à Liga Europa ( primeira mão da terceira pré-eliminatória, com o F.C. Zorya), a SAD presidida por António Salvador ultima a transferência de Nikola Vukcevic para o Levante, num negócio rente aos nove milhões de euros.
Acordada desde anteontem, a transferência do médio internacional montenegrino de 26 anos é a mais cara da história do Levante. O clube espanhol paga ao Braga 8,5 milhões de euros e também avança os 425 mil euros que o emblema minhoto terá de despender com os mecanismo de solidariedade devidos aos clubes formadores de Nikola Vukcevic, designadamente o FK Budocnost, de onde chegou "O Redondo de Pogdorica", no verão de 2013, a troco de 125 mil euros.
Além do importante encaixe financeiro, que superou as propostas do Sporting, do Lille e do Olympiakos – ainda assim abaixo dos 15 milhões estipulados na cláusula de rescisão do contrato, que vigorava até junho de 2020 –, o Braga livrou-se do que esteve à beira de ser um grave problema de disciplina laboral, uma vez que Vukcevic tinha entrado em litígio com a SAD e com o treinador Abel Ferreira, chegando ao ponto de recusar treinar-se, para forçar a saída, que ficou ainda mais certa após o jogador ter sido cortado da lista de inscritos para a Liga Europa.
Precisamente, no arranque do acesso ao torneio da UEFA – se passar o F. C. Zorya ainda terá mais um filtro, o play-off, a disputar com o vencedor do Leipzig-Universidade Craiova, a 23 e 30 próximos –, o Braga volta a correr pelo apuro do "prize money" da UEFA. A qualificação para a fase de grupos vale 2,92 milhões de euros, a que se juntará a perspetiva de muitos mais prémios monetários, à medida do desempenho desportivo.
Em Zaporizhia ( onde o Zorya recebe o Braga, por via do conflito no Don-bass), Abel só pensa mesmo na bola. "O que pretendemos é passar. Temos um desafio exigente, mas reconhecemos-lo como mais uma oportunidade para crescermos enquanto equipa", diz o treinador.

JN

JotaCC

Sp. Braga e Zorya, duas equipas internamente consolidadas, disputam um lugar europeu
Abel Ferreira pretende uma equipa fiel à sua identidade na Ucrânia, diante de um adversário "muito forte nas transições ofensivas"
O Sp. Braga quer manter viva a tradição de uma presença sólida nas competições europeias e o primeiro passo para concretizar esse objectivo será dado hoje (19h30, SportTV1), quando a equipa minhota entrar em campo na cidade de Zaporizhia para enfrentar os ucranianos do Zorya, na primeira mão da terceira pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga Europa.
Este é um embate europeu que põe frente a frente duas equipas que têm consolidado a presença nos lugares cimeiros da tabela classificativa dos respectivos campeonatos, onde se têm batido com os "grandes". Nas últimas oito épocas, o Sp. Braga chegou ao quarto lugar cinco vezes e em 2009-10 foi vice-campeão, cinco pontos atrás do Benfica. O Zorya regressou à I Liga ucraniana em 200607 e desde 2014-15 tem ficado sempre do quarto lugar para cima (em 2016-17, terminou no terceiro posto). Ao contrário dos minhotos, os ucranianos já foram campeões da então Liga soviética, em 1972, sob o nome de Zorya Voroshilovhrad.
O treinador bracarense garantiu ontem que estudou "muito bem" o adversário. "Sabemos que temos pela frente uma equipa difícil, com uma identidade muito própria, experiência e que está no "top 4" do campeonato ucraniano nos últimos cinco anos", explanou Abel Ferreira.
"Agressiva", "vertical" e "muito forte nas transições ofensivas" são atributos que o técnico português atribui à formação do Zorya. "Temos de estar precavidos e atentos ao jogo aéreo. Vão defrontar-se duas filosofias diferentes, mas estamos confiantes de que vamos sair vencedores", afirmou Abel Ferreira, que pretende que o Sp. Braga seja "equilibrado", "fiel à sua identidade" e "preparado para reagir aos momentos em que não tiver bola". "Temos de perceber que é uma eliminatória e que os golos marcados e sofridos terão extrema importância", apontou.
A voz do plantel fez-se sentir por Marcelo Goiano, que caracterizou o Zorya como "agressivo, forte nas segundas bolas". "Estamos confiantes e preparados para fazer um grande jogo", afirmou o capitão bracarense. "Não há jogos fáceis. A este nível, todas as eliminatórias são difíceis. Tirámos exemplos do ano passado", explicou Marcelo, referindo-se ao facto de o Sp. Braga ter também passado pela terceira pré-eliminatória da Liga Europa em 2017-18.
O jogo é realizado em Zaporizhia, cidade para a qual o Zorya, clube originário de Luhansk, se mudou desde que a Ucrânia entrou em guerra.
A Liga Europa é a competição-fetiche do Sevilha, que já a conquistou cinco vezes. Depois de terem derrotado os húngaros do Újpest, os espanhóis recebem hoje o Zalgiris (20h45), equipa lituana que na pré-eliminatória anterior derrotou o Vaduz, do Liechtenstein. O Sevilha disputa no domingo a Supertaça espanhola com o Barcelona e o técnico Pablo Machín admitiu fazer descansar alguns jogadores.
Já o Basileia perdeu a segunda préeliminatória da Champions para o PAOK e agora tenta a sua sorte na segunda competição da UEFA. Os suíços viajam até à Holanda, onde vão encontrar o Vitesse, naquele que será o primeiro grande teste para Marcel Koller, que assumiu o comando técnico do Basileia na semana passada.

PUBLICO

JotaCC

"Oportunidade para crescer"
Abel Ferreira encara o Zorya com confiança, mas também "consciente das dificuldades"

"VÃO DEFRONTAR-SE DUAS FILOSOFIAS DIFERENTES, MAS ESTAMOS CONFIANTES DE QUE VAMOS SAIR VENCEDORES"

O Sp. Braga dá hoje o tiro de partida em mais uma época e confiança continua a ser a palavra de ordem para 2018/19. O primeiro jogo oficial é hoje, às 19h30, na distante Zaporizhia, a mais de 400 quilómetros da natal Lugansk, onde o Zorya não pode jogar por razões de segurança, desde que estalou a Guerra Civil no leste da Ucrânia, no dia 6 de abril de 2014. Abel Ferreira falou muito do adversário, demonstrando que o "agressivo e vertical" Zorya não escapou à análise detalhada da sua equipa técnica, mas o treinador tes e conscientes das dificuldades", declarou Abel Ferreira para início de conversa. "Preparámo-nos para este jogo estudando muito bem o nosso adversário. Trabalhámos em cima daquilo que são as suas forças e fragilidades. Sabemos que temos pela frente uma equipa difícil, com uma identidade muito própria, experiência e que está no top 4 do campeonato ucraniano, nos últimos cinco anos. Somos uma equipa de coragem, de caráter vencedor e que tudo fará para cumprir o plano de jogo, que é vencer", clarificou ainda o técnico, prometendo um Sp. Braga "equilibrado e fiel à sua identidade". "Temos de perceber que é uma eliminatória e que os golos marcados e sofridos terão extrema importância", fez notar Abel Ferreira, partindo logo de seguida para a análise detalhada do opositor: "O Zorya é uma equipa agressiva e que gosta de fazer jogo de corredores. Vertical e muito forte na transição ofensiva. Temos de estar precavidos e atentos ao jogo aéreo. Vão defrontar-se duas filosofias diferentes, mas estamos confiantes de que vamos sair vencedores."

Ansiedade positiva
No resto, Abel Ferreira reconhece a boa ansiedade para o jogo de estreia na época oficial. "Sabemos o que temos de fazer. Preparámonos muito bem nesta pré-época. A nossa verdadeira força aparece quando estamos a jogar", reforçou, completando de pronto a sua ideia: "É o primeiro jogo e é normal que haja alguma ansiedade inicial. Mas a partir do momento em que o árbitro apite, todos vão estar preparados para dar uma grande resposta."
Com "um plano de jogo muito bem definido", como seria de esperar, o timoneiro dos Guerreiros do Minho falou de um trabalho sobre "os pontos fortes, mas também fragilidades" do opositor ucraniano.
"Temos o nosso valor e queremos muito ganhar este jogo", voltou a avisar Abel Ferreira, falando de uma equipa sob o seu comando que tem de ser "muito equilibrada" para cumprir o seu objetivo, mas sem deixar de reconhecer a presença, pela frente, de um Zorya com o perigo de ter mais ritmo competitivo nesta fase da época, uma vez que os ucranianos já realizaram três jornadas do campeonato e até conheceram os três resultados possíveis: uma vitória, uma derrota e um empate.


"Zorya é forte nas segundas bolas"
Tal como Abel Ferreira, também Marcelo Goiano focou bastante o perigo que pode representar este Zorya. O capitão fez questão de lembrar que o grupo está "preparado a todos os níveis" para fazer dois grandes jogos nesta eliminatória.
"Sabemos que o Zorya é uma equipa bastante competitiva e reconhecemos as suas qualidades. Um conjunto agressivo, forte nas segundas bolas. Contudo, estamos confiantes e preparados para fazer um grande jogo", começou por destacar Goiano, na habitual conferência de antevisão.
"Não há jogos fáceis. A este nível, todas as eliminatórias são difíceis", disse ainda o experiente lateral brasileiro, apoiando-se no que já viveu: "Tirámos exemplos do ano passado. Mas, como disse, estamos preparados para fazer um grande jogo aqui e em nossa casa. Cabe-nos trabalhar e mostrar isso em campo." "Trabalhamos todos os dias de forma afincada para aperfeiçoarmos as nossas dinâmicas e corrigir eventuais erros. Sinto a equipa preparada a todos os níveis", reafirmou também Goiano.
O capitão comentou ainda as palavras de António Salvador, que vê mais equilíbrio no atual plantel em relação ao da época passada. "São palavras do presidente. Nós, jogadores e equipa técnica, trabalhamos. Trabalhamos duro todos os dias. A equipa está preparada para fazer uma grande época, primeiro nesta eliminatória, depois no campeonato e nas taças", concluiu Goiano.


O aliciante extra de fazer história
Apesar de já ter eliminado o D. Kiev (1-1 fora e 0-0 em casa) na caminhada para a final de Dublin da Liga Europa, o Sp. Braga nunca ganhou a equipas ucranianas. Abel Ferreira não queria, mas até deu relevância ao registo: "Isso é um aliciante extra para nos desafiarmos. Mas o que queremos mesmo é passar a eliminatória. É mais um desafio para nós. O que procuro fazer com os jogadores é tentar que eles percebam bem o plano de jogo. Tudo o resto, história e estatística, deixo para vocês [jornalistas]. Até ao fim, vamos pôr em prática o nosso plano, com o objetivo de vencer. Esperamos dificuldades, mas estamos preparados, e é para passar à próxima fase".


Os orçamentos e João Palhinha
Mesmo fora do contexto do jogo da Liga Europa, Abel Ferreira não fugiu a outros assuntos e esclareceu. A distância no orçamento para os grandes: "Falei sobre isso no primeiro jogo da época passada e choveram críticas. O nosso desafio é fazer mais com menos. Temos de nos desafiar a cada dia, a cada treino e a cada jogo. Acredito que podemos fazer algo bonito nesta cruzada europeia." A contratação de João Palhinha: "O nosso presidente foi bem claro. Não tenho mais nada a acrescentar. No momento certo falarei sobre isso."

RECORD

JotaCC

«JOGO A ELIMINAR É UM ALICIANTE EXTRA»
Na antevisão ao embate frente ao Zorya, da 3.ª pré-eliminatória da Liga Europa, Abel Ferreira considera que o SC Braga vai encontrar dificuldades, salientando, inclusive, que a ansiedade dos seus jogadores na estreia oficial na época pode até ter efeitos positivos.
«Sabemos que é um jogo a eliminar e isso é um aliciante extra para nos desafiarmos, mas o que queremos mesmo é passar esta eliminatória. É mais um desafio para nós. Esperamos dificuldades, mas estamos preparados e temos pela frente dois jogos. Ansiedade? É normal que haja alguma ansiedade, mas depois os jogadores vão fazer aquilo que está planeado. Estamos ansiosos só por competir. Até gosto que a equipa esteja ansiosa. Isso deixa-nos alerta», afirmou o técnico dos arsenalistas, analisando a formação ucraniana:
«É uma equipa agressiva, gosta de jogar pelos corredores e muito vertical. Aproveita muito bem os momentos de transição, sendo ainda muito forte nos duelos aéreos. Tem estado no top quatro do futebol ucraniano e tem estado na fase de grupos da Liga Europa. Temos o nosso plano bem definido e queremos ganhar este jogo».
O duelo entre o SC Braga e o Zorya está agendado para as 19.30 horas desta quinta-feira, na Arena Slavutych, em Zaporizhya, na Ucrânia.

A BOLA

JotaCC

Sporting de Braga inicia época a lutar por acesso aos grupos da Liga Europa
O Sporting de Braga disputa esta quinta-feira, em Zaporizhia, o primeiro jogo oficial da época, defrontando o Zorya na primeira mão da terceira pré-eliminatória de acesso à Liga Europa de futebol.
O Sporting de Braga disputa esta quinta-feira, em Zaporizhia, o primeiro jogo oficial da época, defrontando o Zorya na primeira mão da terceira pré-eliminatória de acesso à Liga Europa de futebol. Na Arena Slavutych, casa 'emprestada' dos ucranianos, a formação minhota começa a lutar, pelas 19h30 (horas de Lisboa), por um lugar no 'play-off' de acesso à fase de grupos da competição europeia.
O sorteio ditou que, em caso de apuramento, o emblema nortenho terá um 'play-off' complicado pela frente, podendo encontrar os alemães do Leipzig, que na época transata defrontaram o FC Porto na Liga dos Campeões, ou os romenos do Universitatea Craiova.
Abel Ferreira levou 20 jogadores para a Ucrânia, numa lista sem o egípcio Hassan e o montenegrino Vukcevic, prováveis saídas no plantel minhoto, e conta apenas com o brasileiro Dyego Sousa como ponta de lança de raiz. Paulinho é o grande ausente, por lesão, juntando-se a Ricardo Ferreira e ao sérvio Rosic, bem como o lateral brasileiro Ailton, a cumprir castigo. Entre os convocados, nota para os reforços Pablo Santos, Eduardo, Claudemir e João Novais, depois das saídas de Jefferson, Danilo, João Carlos Teixeira e André Horta, num plantel que manteve a 'espinha dorsal' às ordens do treinador.
O Zorya, afastado de Lugansk devido aos conflitos na cidade em que foi fundado, tem ainda a vantagem de já ter iniciado a temporada, somando uma vitória, um empate e uma derrota em três jornadas da liga ucraniana, sendo que o Sporting de Braga nunca bateu adversários ucranianos em jogos oficiais. Zorya e Sporting de Braga defrontam-se pelas 19h30 (horas de Lisboa), na Arena Slavutych, em Zaporizhia, na primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, com arbitragem do alemão Tobias Welz.

OBSERVADOR

Bruno3429

Minhotos empatam e saem da Ucrânia em vantagem
Redação

O SC Braga empatou no primeiro jogo oficial de 2018/2019. Os minhotos empataram no terreno do Zorya (1-1), partida da 3.ª pré-eliminatória da Liga Europa.

Os golos só surgiram na segunda parte e os guerreiros do Minho foram os primeiros a marcar: Ricardo Horta (70) rematou de pé após cruzamento de Ricardo Esgaio, adiantando o conjunto de Abel Ferreira no marcador.

A vantagem, no entanto, só durou três minutos, porque a formação ucraniana chegou rapidamente à igualdade: um mau alívio de Sequeira colocou a bola à medida do pé esquerdo de Karavaev, que rematou de primeira para o fundo da baliza de Matheus.

Os arsenalistas estão assim em vantagem na eliminatória graças ao golo marcado fora de casa, estando a segunda mão agendada para o dia 16 de agosto, na cidade dos Arcebispos.

«É normal sentir pressão extra»
Redação

Após o empate (1-1) com o Zorya, na Ucrânia, Abel Ferreira mostrou-se confiante no apuramento do SC Braga para o 'play-off' da Liga Europa, mas lamentou o desacerto na finalização que podia deixar os minhotos em situação mais favorável na eliminatória.

«Criámos oportunidades suficientes para fazer mais golos. Estou contente com desempenho da equipa, faltou calma na hora da decisão. A eliminatória está em aberto. Sabemos quanto maior é a ambição, maior é a exigência. Temos de ter calma para tomar as melhores decisões», disse à Sport TV no final da partida.

«Tenho a certeza que em nossa casa, diante dos nossos adeptos e com a relva bem molhada para circular bem a bola, vamos passar esta eliminatória», referiu, antes de rematar:

- Estamos calmos, focados. Na quinta-feira vamos estar frescos para dar uma resposta. A equipa está a evoluir, mostrámos isso nos jogos de preparação, mas é normal sentir uma pressão extra porque este foi o primeiro jogo oficial. Vamos continuar a evoluir e vamos dar um boa resposta nos próximos jogos.

«Ficou demonstrada a força da nossa equipa»
Redação

Autor do único golo do SC Braga no embate frente ao Zorya (1-1), Ricardo Horta, médio dos minhotos, realça a boa prestação assinada pela equipa em solo ucraniano, salientando que a qualificação está ao alcance dos arsenalistas.

«Podíamos ter marcado mais um ou dois golos, mas o futebol é assim. Ficou demonstrado a força da nossa equipa. Fizemos um bom jogo contra uma equipa difícil, que apostou muito em bolas longas e diretas. Foi pena termos sofrido o golo após termos marcado. Ainda assim fica uma boa indicação da nossa equipa e é um resultado que deixa tudo em aberto para Braga. Se seguirmos à risca as indicações do treinador, vamos conseguir passar», afirmou o internacional português na flash-interview.

A segunda mão da 3.ª pré-eliminatória da Liga Europa está agendada para o dia 16 de agosto, na cidade dos Arcebispos.

«De certeza que vamos conseguir a qualificação»
Redação

Na sua estreia oficial como jogador do SC Braga, Claudemir, médio dos arsenalistas, destacou a boa prestação da equipa no empate diante do Zorya (1-1), referindo que houve alguma ansiedade demonstrada pelos minhotos.

«A equipa jogou bem e tivemos oportunidades para alcançar a vitória. Foi um resultado positivo. O treinador preparou-nos bem e a avisou-nos que o jogo seria muito difícil. Conseguimos conter a outra equipa e agora há que pensar no próximo jogo. Ficámos algo ansiosos por ser o primeiro da temporada. De certeza que vamos conseguir a qualificação», afirmou o jogador brasileiro na flash-interview.

A segunda mão da eliminatória está agendada para o dia 16 de agosto, na cidade dos Arcebispos.

A Bola