News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME SC BRAGA DO DIA 31/07

Started by JotaCC, 31 de July de 2018, 08:56

Previous topic - Next topic

JotaCC

LYON PODE AVANÇAR PARA BRUNO VIANA
Jogador com mercado

Bruno Viana pode ser ainda uma das transferências de verão do Sp. Braga. O brasileiro está a ser alvo do interesse dos franceses do Lyon, que já perguntaram aos minhotos o valor da cláusula de rescisão e que é de 25 milhões de euros. O central brasileiro, recorde-se, renovou o seu contrato até 2023, em março, depois da SAD arsenalista ter investido três milhões de euros na opção de compra do passe que era dos gregos do Olympiacos.

RECORD

JotaCC

Tubarões entram na corrida para levar Trincão
Avançado começa a treinar depois de amanhã, mas não deve ficar muito tempo na pedreira

Os cinco golos e o título europeu de sub-19 fizeram disparar a cotação de Francisco Trincão e o número de pretendentes.
O avançado, de 18 anos, estava indicado para participar na pré-época da equipa de Abel Ferreira na busca por um lugar no plantel, mas, como esteve ao serviço da seleção na Finlândia, só depois de amanhã é que inicia a preparação. Um regresso à vista quando já começou a corrida à contratação do atacante, pelo que Trincão poderá até nunca jogar oficialmente pela equipa principal do Braga.
Para já, sabe-se que será homenageado amanhã pelo Braga, no intervalo do particular com os ingleses do Newcastle (19.30 horas), o último teste na pré-época.
Após ter renovado contrato no início desde mês até 2023 – o vínculo anterior acabava em 2019 –, Trincão, até final de agosto, poderá ser vendido por 15 milhões de euros, verba que o Braga, em princípio, aceitará. A partir de setembro, o valor disparará até aos 25 milhões. Interessados não faltam: Roma, Sevilha, Chelsea, Red Bull Leipzig e Juventus, sendo que, ontem, a imprensa francesa falou do Mónaco... Entretanto, Ailton já se treinou ontem em pleno, pelo que será opção para o jogo de amanhã com o Newcastle. Já Rosic e Ricardo Ferreira, lesionados, continuarão de fora.

JN

JotaCC

Trincão acessível a partir dos 12 milhões de euros
O internacional sub-19 aceitou renovar na condição de poder ser negociado por menos de metade do valor da cláusula de rescisão (30 milhões) até ao fecho do mercado de transferências

A primeira oferta a ser apresentada pela Juventus, de sete milhões de euros, será rejeitada pela SAD do Braga. O Roma também observou o extremo na final do Europeu de sub-19, vencida por Portugal

A cláusula recorde que blindava Francisco Trincão (30 milhões de euros) só voltará a ter validade a partir de 1 de setembro, um dia depois de encerrar o mercado de transferências de verão. Face ao interesse crescente de clubes de renome, entre os quais o FC Porto e o Sporting, as negociações para a renovação do contrato, por mais cinco temporadas (até 2023), revelaram-se difíceis e o acordo só foi alcançado peranteocompromissodeque o Braga aceitará negociar o passeapartirdos12milhõesdeeuros (pagos a pronto), até ao fim de agosto. Ainda que temporariamente, o preço do extremo baixou razoavelmente antes do começo do Europeu de sub19, vencido por Portugal, mas não deixa de oferecer alguma segurança à SAD, que se prepara para rejeitar uma proposta de sete milhões de euros a ser apresentadanospróximosdias pela Juventus, conforme foi notícia em Itália.
Além do clube de Turim, também o Roma estará impressionado com as qualidades de Francisco Trincão. Segundo a Imprensa italiana, dois observadores do emblema
Na época passada, Trincão cumpriu 30 jogos na equipa B e marcou cinco golos da capital assistiram na Finlândia à final do Europeu de sub-19 e elaboraram relatórios muito positivos sobre o médio Sandro Tonali (Bréscia) e o atacante português, pelo que o Braga poderá ser confrontado em breve com outra oferta proveniente de Itália. Referenciado há muito por clubes estrangeiros de grande poderio financeiro, Trincão tem tudo para se tornar num grande negócio, mas António Salvador não tem pressa. "O Trincão é jogador do Braga. Antes da viagem para a Finlândia, renovou contrato por mais cinco anos e faz parte do plantel principal. Estamos à espera dele para nos ajudar a fazer uma grande época", comentou o presidente do clube minhoto na noite do passado sábado, quando foram apresentados os jogadores que farão parte do plantel de Abel Ferreira. Já em contagem decrescente para um jogo histórico, Trincão confessou na altura, através de uma mensagem vídeo gravada na Finlândia, estar "ansioso pela nova época".


Plano: treinar com Abel e jogar pela equipa B

A abundância de extremos (Esgaio, Horta, Fábio Martins, Xadas e Murilo) no plantel para 2018/19 não vai afastar Trincão. Responsável pela sua promoção à equipa B quando ainda era juvenil, Abel Ferreira não abdica do jogador de 18 anos e, tal como procederá com o guarda-redes Tiago Pereira, o central Lucas e o atacante Luther Singh, vai aperfeiçoá-lo nos treinos da equipa principal. Numa primeira fase, o campeão europeu jogará pelos bês.

O JOGO

JotaCC

AS NOVAS PÉROLAS

DAVID CARMO
IDADE: 19 anos, 19/7/1999, 1,96 m e 79 kg
CLUBE: Sp. Braga
POSIÇÃO: Defesa-central
INTERNACIONALIZAÇÕES: 11 ÉPOCA 2018/19: Sp. Braga B
No Sp. Braga desde 2015, o gigante tem o jogo aéreo como principal característica, embora apresente técnica invulgar para um jogador tão alto. Vai começar a ser presença assídua na equipa B dos minhotos e até já soma uma internacionalização pelos sub-20. Na Finlândia, agarrou-se ao lugar depois da expulsão de Diogo Queirós frente à Itália.


FRANCISCO MOURA
IDADE: 18 anos, 16/8/1999, 1,81 m e 75 kg
CLUBE: Sp. Braga
POSIÇÃO: Lateral-esquerdo
INTERNACIONALIZAÇÕES: 21 ÉPOCA 2018/19: Sp. Braga B
Também pode jogar a médio e, por isso, marcou 13 golos na época passada pelos juniores do Sp. Braga. Entrou por três vezes na Finlândia e prepara-se para começar a afirmação na equipa B dos minhotos em 2018/19. É um dos jogadores que continuaram no radar de Hélio Sousa, mesmo depois de não terem sido internacionais no escalão sub-17.


TRINCÃO
IDADE: 18 anos, 29/12/1999, 1,84 m e 69 kg
CLUBE: Sp. Braga
POSIÇÃO: Extremo
INTERNACIONALIZAÇÕES: 30 ÉPOCA 2018/19: Sp. Braga
O talento nesta geração é tanto que não houve espaço para Trincão no Europeu sub-17 de 2016. O extremo foi um dos últimos a serem cortados por Hélio Sousa, mas na Finlândia brilhou... e de que maneira. Virtuoso especialmente com o pé esquerdo, tem as portas da equipa principal abertas, mas a cobiça que vem do estrangeiro é muito forte também.

RECORD

JotaCC

MOREIRENSE LOUM FOI OFICIALIZADO

O Moreirense oficializou ontem a contratação de Loum. Tal como O JOGO avançou, o médio de 21 anos foi emprestado pelo Braga até ao final da época. Loum representou o Braga B nas últimas três temporadas e participou em 27 jogos em 2017/18. Nos últimos dias, o Moreirense recebeu Pedro Nuno, Ivanildo Fernandes, Chiquinho, Heriberto, Texeira e Loum.

O JOGO

JotaCC

TRINCÃO SÓ SAI POR 12 MILHÕES A PRONTO
Salvador assumiu esta fasquia para libertar o campeão europeu de sub-19 até 31 de agosto

Francisco Trincão pode mesmo sair do Sp. Braga, depois da brilhante campanha no Europeu de sub-19, mas só por 12 milhões de euros, pagos a pronto e sem contar com comissões para eventuais intermediários no negócio! Ou seja, o que a Juventus está na disposição de oferecer, na ordem dos 7,5 milhões de euros, pelo recente campeão europeu está ainda longe da fasquia estabelecida e atenção que esta 'baliza' só está aberta até ao dia 31 de agosto, no fecho da atual janela do mercado. Salvador prevendo que a cobiça ia ser intensa após o Europeu, conseguiu a renovação até 2023, mantendo a cláusula de rescisão de 30 milhões, valor que passa a ser a fasquia após o fecho do mercado de verão. Até lá, seguramente mais interessados vão surgir e aí a SAD arsenalista vai procurar ganhar com este 'leilão', podendo receber bem mais do que os 12 milhões que agora estão em cima da mesa. Enquanto isso, o jogador será homenageado em Braga, junto de Moura e David Carmo (os outros campeões europeus do clube) no intervalo do jogo de amanhã, com o Newcastle. Francisco Trincão integra o plantel às ordens de Abel Ferreira na 5ª feira.

RECORD

JotaCC

SORTEIO DO CAMPEONATO É HOJE

O sorteio do Campeonato Nacional de sub-23, nova prova organizada pela FPF, vai ser feito esta tarde, na Cidade do Futebol. A competição começa a 18 de agosto e termina a 18 de maio. Académica, Cova da Piedade, Aves, Feirense, Estoril, Marítimo, Belenenses, Portimonense, Rio Ave, Benfica, Braga, Sporting, V. Setúbal e V. Guimarães são os participantes.

O JOGO

JotaCC

Cinco punidos por infrações ao doping

A Federação puniu cinco atletas por violação das regras do doping. Solange Jesus e Vera Barbosa (Sporting) e Marcos Chuva (Benfica) foram suspensos um ano por falhas na informação sobre a localização. Dois anos para o leão Hélio Gomes, por EPO, e quatro para Ricardo Jaquité (Braga), por controlo positivo (anabolizante).

JN

JotaCC

Loum confirmado no meio-campo por empréstimo do Braga

O médio Mamadou Loum foi oficializado como reforço. O senegalês, que no passado sábado fez o primeiro treino pela equipa minhota, chega por empréstimo do Braga. Ruben Lima e Ricardo Almeida, após lesões, devem integrar os trabalhos de grupo nos próximos dias.

JN

JotaCC

Cinco atletas suspensos por causa de doping

A Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) suspendeu cinco atletas por incumprimento do regulamento antidoping. A meio-fundista Solange Jesus (Sporting) cumpre uma suspensão de um ano, até 13 de Fevereiro, por falhas na localização para controlo antidoping. Vera Barbosa (Sporting), recordista nacional dos 400 metros barreiras, está suspensa por igual motivo até 9 de Abril, tal como o saltador Marcos Chuva (Benfica), este até 8 de Janeiro. Já o meiofundista Hélio Gomes (Sporting) está suspenso até 11 de Julho de 2019, mas por recurso a eritropoietina (EPO), enquanto o saltador Ricardo Jaquité (Sp. Braga) foi suspenso até 10 de Fevereiro de 2021, devido a um positivo com anabolizante.

PUBLICO

JotaCC

Negociações pela pérola Trincão começam nos 12 milhões

Abel Ferreira quer apostar no jovem extremo campeão da Europa de sub-19. Mas assédio face à montra do Europeu pode ditar outro desfecho. Há uma cláusula de 12 milhões até ao dia 31 de Agosto.
Foi o nome em destaque no Europeu de sub-19 e já há muito considerado a pérola do SC Braga. Trincão é o jovem atleta do momento - depois de se ter sagrado campeão da Europa por Portugal e ter recebido ainda o título de melhor marcador da competição - e uma das apostas de futuro da SAD arsenalista.
O jovem extremo - de apenas 18 anos - é um dos talentos da formação que Abel Ferreira se prepara para potenciar na equipa principal, depois de duas épocas ao serviço da equipa B, onde apontou seis golos em 35 jogos. Mas o assédio face à montra do Europeu colocam Trincão debaixo de olho de vários clubes, desde Atlético de Madrid até à Juventus, e podem ditar outro desfecho.
Antes de seguir para a Finlândia, Trincão renovou pelo SC Braga até 2023 - com uma cláusula de 30 milhões de euros -, contudo, até ao fecho do mercado, os interessados na contratação da jovem promessa podem iniciar as conversações caso desembolsem 12 milhões de euros, pagos a pronto. É que a renovação, segundo fonte do clube, só foi selada depois de um acordo entre as partes, imposto pelos representantes do jogador: até ao fecho do mercado, no dia 31 de Agosto, eventuais interessados na transferência de Trincão podem começar as negociações com 12 milhões de euros.
Perante esta cláusula provisória, os 7,5 milhões que, segundo a imprensa italiana, a Juventus está disposta a pagar, não cobrem o valor mínimo.
Milhões à parte, Trincão vai juntar-se ao plantel na quinta-feira e Abel Ferreira pretende apostar no extremo e valorizá-lo durante a próxima época.
"Antes de viajar com a selecção, o Trincão renovou contrato por cinco anos e faz parte do plantel principal. Esperamos que venha de férias, descanse e estamos à espera dele para uma grande época", revelou o presidente António Salvador, no sábado. Entretanto, amanhã, Trincão, Moura e David Carmo vão ser homenageados ao intervalo do jogo com o Newcastle.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

FIXADO VALOR MÍNIMO DA VENDA DE TRINCÃO
Melhor marcador do Campeonato da Europa sub-19, juntamente com João Filipe, Francisco Trincão viu a sua já elevada cotação no mercado subir em flecha.

Como A BOLA deu conta, a Juventus já se colocou em campo e acenou com sete milhões de euros, mas por esse valor o extremo não sairá. E há mais clubes na iminência de avançar para a compra do passe do extremo: Roma, Mónaco, Sevilha, Chelsea e o RB Salzburgo - sendo que neste caso o destino pode também ser outro emblema do mesmo grupo, o RB Leipzig.
Há, contudo, um dado novo que o nosso jornal pode lançar. De acordo com fontes próximas do atleta, foi estabelecido com o SC Braga um compromisso para que caso surja uma oferta de 12 milhões de euros até final de agosto o negócio se faça por esse montante.  O pagamento terá de ser feito a pronto e isento de comissões a intermediários. 
A venda poderá render mais, se surgirem vários clubes a batalhar pelo futebolista de 18 anos, mas a referência mínima para a transferência são os 12 milhões. Por ocasião da renovação do contrato de Trincão até 2023, concretizada pouco antes do Europeu e quando o jogador tinha só mais um ano de vínculo, este compromisso ficou lavrado entre as partes.
A cláusula de rescisão atual é de 15 milhões de euros, mas sem a renovação o SC Braga corria o risco de perder muito dinheiro e receber algumas migalhas referentes aos direitos de formação, caso Trincão esperasse pelo fim do vínculo. Jogador e SAD tinham o desejo de criar um quadro em que todos saíssem a ganhar e a verdade é que se Trincão não sair já a ligação ficará ainda mais reforçada.

€30 milhões depois de agosto
Mais reforçada porque no início de setembro, após o fecho do mercado, a cláusula de Trincão subirá para os 30 milhões de euros. Até por isso, os tubarões da Europa querem fechar já o negócio.
Parece claro que em face do interesse dos clubes já citados será muito difícil ao SC Braga segurar a sua pérola. Os 12 milhões (ou mais) representarão um encaixe significativo, já que a SAD tem a quase totalidade dos direitos económicos do campeão europeu sub-19.

A BOLA

Bruno3429

Sub-23: Duelo com o SL Benfica no arranque

Os Sub-23 do SC Braga conheceram, esta terça-feira, o calendário da Liga Revelação, nome atribuído pela Federação Portuguesa de Futebol ao Campeonato Nacional Sub-23. Os jovens Gverreiros do Minho arrancam a primeira fase da competição em casa, recebendo o SL Benfica.

Um jogo grande a abrir a temporada num desafio que se disputará a um sábado, dia 18 de agosto. Duas jornadas mais tarde (28 de agosto), o SC Braga recebe o Vitória SC, deslocando-se ao terreno do Sporting CP à 13.ª jornada.

A 1.ª Fase tem início a 18 de agosto e termina a 9 de fevereiro. No dia 23 de fevereiro arranca a 2.ª fase (Apuramento de Campeão e Fase de Manutenção), disputando-se até 18 de maio.

Calendário da Liga Revelação

1.ª Jornada, 18 de agosto | SC Braga – SL Benfica (2.ª volta a 10 de novembro)

2.ª Jornada, 25 de agosto | Académica de Coimbra – SC Braga (2.ª volta a 1 de dezembro)

3.ª Jornada, 28 de agosto | SC Braga – Vitória SC (2.ª volta a 4 de dezembro)

4.ª Jornada, 1 de setembro | CD Cova da Piedade – SC Braga (2.ª volta a 15 de dezembro)

5.ª Jornada, 15 de setembro | SC Braga – Portimonense SC (2.ª volta a 18 de dezembro)

6.ª Jornada, 22 de setembro | Rio Ave FC – SC Braga (2.ª volta a 22 de dezembro)

7.ª Jornada, 25 de setembro | SC Braga – Estoril Praia (2.ª volta a 5 de janeiro)

8.ª Jornada, 29 de setembro | CF "Os Belenenses" – SC Braga (2.ª volta a 8 de janeiro)

9.ª Jornada, 6 de outubro | SC Braga – Marítimo M. (2.ª volta a 15 de janeiro)

10.ª Jornada, 20 de outubro | CD Aves – SC Braga (2.ª volta a 22 de janeiro)

11.ª Jornada, 27 de outubro | CD Feirense – SC Braga (2.ª volta a 29 de janeiro)

12.ª Jornada, 30 de outubro | SC Braga – Vitória FC (2.ª volta a 2 de fevereiro)

13.ª Jornada, 3 de novembro | Sporting CP – SC Braga (2.ª volta a 9 de fevereiro)

Sara Brasil de regresso ao SC Braga

Sara Brasil está de regresso ao SC Braga. A atleta natural de Felgueiras que representou o clube arsenalista em 2016/2017 é mais uma arma para o ataque minhoto esta temporada.

A jovem internacional portuguesa representou o Vilaverdense FC na época passada e esteve, uma vez mais, em destaque ao apontar 17 golos na época 2017/2018. A melhor marcadora da Liga Futebol Feminino 2015/2016 é reconhecida pelos bracarenses pela frieza na hora do tiro e pela sua capacidade de drible.

Em declarações à scbraga.pt, Sara Brasil mostrou-se radiante por voltar a vestir a camisola vermelha e branca e prometeu lutar com todas as forças para conquistar títulos para o clube minhoto.

Regresso ao SC Braga era desejado: "Estou feliz e realizada porque saí daqui com o objetivo de voltar e concretizei-o. Gosto muito desta casa e gosto de estar aqui".

O melhor clube para Sara Brasil: "Foi um clube onde gostei de estar que sempre nos deu tudo e que sempre nos apoiou, tanto os adeptos, como os treinadores, como o presidente, daí o meu objetivo é querer estar no melhor clube e para mim é este".

Vontade de fazer golos: "Eu sou uma jogadora que vive de golos, sem dúvida alguma. Se não os marcar não me sinto bem e, obviamente, que este ano vou trabalhar para fazer mais e ser melhor ainda".

Sub-19 goleiam em novo teste

Em jogo-treino disputado no Campo Dr. Augusto Correia, freguesia de Palmeira, os Sub-19 do SC Braga venceram esta terça-feira o Merelinense FC (U19) por quatro bolas a zero, alcançando assim o segundo triunfo concluídos três ensaios de preparação. Saldo positivo numa pré-época que conta também com a vitória sobre os seniores do GD Porto D'Ave (0-1), no passado sábado, e apenas 'manchada' pelo deslize no primeiro apronto, frente aos ingleses do Nottingham Forest FC (2-0).

Com largas mexidas ao longo do encontro, prática comum em testes do género, Artur Jorge teve à sua disposição elementos inspirados e sinais de pura eficácia. A goleada começou a desenhar-se aos 11′ e 26', sendo atingida na etapa complementar com os tentos de Schurrle (64') e Tomás Gomes (79'), dois atletas que ascendem dos Sub-17.

Esta quinta-feira, os Gverreiros prosseguem os trabalhos rumo a 2018/2019 – cujo arranque será dado dentro de portas a 18 de agosto – recebendo os Sub-19 do FC Famalicão na Cidade Desportiva.

A pérola da natação portuguesa

Tamila Holub, de olhos postos nos Jogos Olímpicos 2020, está a fazer mais uma época de verdadeiro sucesso. A nadadora portuguesa de apenas 19 anos conquistou, no passado fim-de-semana, duas medalhas de ouro e uma de prata nos Campeonatos Nacionais Absolutos.

A Gverreira do Minho é, sem dúvida, a referência feminina da natação portuguesa e todos têm grandes expetativas em relação à sua futura prestação na maior competição internacional de modalidades desportivas.

Numa entrevista emotiva à scbraga.pt, Tamila Holub falou um pouco da sua história na natação e das suas maiores conquistas.

Uma época recheada de conquistas... Qual é o segredo para tantas temporadas de sucesso?

É mesmo treinar, acho que não há outro segredo. Se treinares bem, se treinares com esforço e dedicação diariamente acho que consegues fazer os recordes que forem necessários.

Agora o nome Tamila é sempre ouvido antes das provas... Isso aumenta a tua responsabilidade?

Aumenta de certeza. Há uma diferença muito grande em ir para uma prova com 14 anos... se correr mal é porque sou novinha ainda não tenho aquela experiência. Agora a pressão é maior, as pessoas esperam que eu ganhe medalhas e não há desculpas.

Os teus pais colocaram-te na natação porque tinhas doenças respiratórias. Sentes que foi o destino que te trouxe para esta modalidade?

Tenho pensado um pouco sobre isso... Eu trabalho duro e vejo os meus colegas a trabalhar duro, mas eu acredito que tenho uma certa predisposição para esta modalidade. Não sei se seria uma grande atleta de atletismo, por isso, de certo modo, se calhar foi realmente uma sorte os meus pais terem escolhido mesmo a natação. Não sei se conseguia ter alcançado o que alcancei noutra modalidade.

Tens algum ritual antes de entrar em prova?

Não tenho um ritual... costumo apenas ouvir música com mais ritmo.

A natação é por vezes um desporto em que se sofre sozinho?

A natação é, sem dúvida, um desporto em que se sofre sozinho. Nos desportos de equipa podes sempre atribuir a culpa aos outros, no caso da natação quando algo corre mal é porque tu falhaste seja no treino, ou na preparação, ou na nutrição. Não tens ninguém para culpar, se tu falhaste a culpa é tua.

É fácil lidar com a derrota nas provas?

Quando era mais nova e uma prova me corria mal a minha primeira reação era chorar, saía sempre em lágrimas, mas com o tempo vais aprendendo que numa prova tu nunca perdes ou ganhas uma medalha ou ganhas uma experiência.





tamila-site-2



O que traz esta modalidade a nível educativo?

A natação cria uma certa autodisciplina que te torna mais responsável. Não diria que sou o exemplo de maior responsabilidade, mas tenho a certeza que torna as pessoas mais responsáveis.

Como é a tua relação com o treinador Luís Cameira?

Quando comecei não tinha técnica nenhuma, não tinha um plano de treino, era tudo um improviso e realmente ele (Luís Cameira) ensinou-me tudo desde o início e se calhar foi isso que criou essa ligação porque íamos juntos para as provas. Foi com ele que comecei a fazer treinos de três horas, ou seja há muitas coisas que começaram na natação do SC Braga que fomos nós que começamos. Isso de certeza que criou uma ligação mais forte.

Tens alguma referência na natação?

Mireia Belmonte é a minha referência na natação. Se eu me queixo dos meus treinos que fará os dela... Já a vi a treinar e para mim ela é um exemplo como atleta e como pessoa. Ela pode não me conhecer que eu vou lá falar com ela e ela fala comigo. Se eu estiver a andar na piscina e sorrir para ela, ela sorri-me de volta. Apesar de ser uma nadadora olímpica ela não deixou de ser humilde e isso é de valorizar.

Em 2016 venceste o prémio Gverreiro de Ouro. Como recordas esse momento?

Estava mentalmente preparada que ia lá (Gala Legião de Ouro 2016) desfilar com o meu vestido novo que via os galardões serem entregues e ia para casa. Por isso, quando fui chamada ao palco estava toda a tremer porque estava com os saltos muito altos e só me preocupei em não cair. Não estava nada à espera, por dentro estava toda a tremer. Sabe sempre bem quando o teu trabalho é respeitado, quando as pessoas realmente valorizam aquilo que fazes.

Foste a atleta mais nova a participar nos últimos Jogos Olímpicos. Foi importante essa experiência?

Foi estar lá para ganhar experiência e para aprender o máximo possível para que agora nos próximos Jogos Olímpicos me foque naquilo que tenho de fazer. Já não há passeios na aldeia olímpica é só ir lá focar-me na prova e dar o máximo.

Quais são as conquistas que destacas na tua carreira?

Posso dizer que ir aos Jogos Olímpicos é uma coisa que deixa marca, mas também o primeiro e segundo lugar no Campeonato da Europa de Juniores porque realmente é uma coisa que eu sempre quis, mas era um sonho tão grande que eu achava que era impossível. Felizmente, ao conseguir mostrei a mim mesma que nada é impossível e que trabalhando duro com as pessoas certas, com a mentalidade certa é possível chegar lá.

O caminho dos Gverreiros Campeões Europeus

Entre os internacionais portugueses Sub-19 que se sagraram campeões europeus no passado domingo, na Finlândia, estiveram três Gverreiros que trouxeram, também eles, o ouro para casa. Trincão, David Carmo e Francisco Moura representaram ao mais alto nível as cores nacionais e contribuíram com prestações e números que voltam a deixar firmada a qualidade da Formação SC Braga.

E se existiu um nome que não passou despercebido, foi o de Trincão. À entrada para a competição o melhor marcador da Equipa das Quinas esta temporada, o extremo saiu com os créditos reforçados demonstrando uma veia goleadora que culminou no título de artilheiro máximo da prova – a par de Jota – com cinco golos apontados, tendo quatro deles nascido através de bis. Mas os bons indicadores não ficam por aqui: no topo das assistências (3) está também Trincão, elemento que marca e...dá a marcar. 443 minutos de puro brilho e talento que colocam o pé esquerdo do jovem de 18 anos nas bocas do mundo.

O 'prémio revelação' vai, certamente, para David Carmo, uma das principais surpresas na formação de Hélio Sousa. Quando surgiu a oportunidade, o central bracarense agarrou-a de tal forma que nunca mais abandonou o lugar. Tudo começou no segundo jogo da fase de grupos, contra a Itália, mais precisamente aos 9 minutos, momento marcado pela expulsão de Diogo Queirós. David Carmo foi chamado a entrar e as exibições não deixaram dúvidas: frente à Finlândia, Ucrânia e novamente contra a Itália, na histórica final, a parelha defensiva com Romain Correia continuou a pertencer ao atleta arsenalista, capaz de responder com prestações de elevado calibre e à altura da responsabilidade. No total, 378 minutos cumpridos com competência e sobretudo consistência.

Não menos importante o papel de Moura, pese os apenas 21 minutos de utilização. Lançado nos instantes finais dos dois encontros frente à Itália e também diante da Finlândia, fez parte das cartadas seguras de Hélio Sousa mostrando-se sempre adaptado às dinâmicas da equipa, ajudando ainda a controlar um histórico de resultados quase sempre favorável aos portugueses, com apenas uma derrota nos cinco jogos realizados no país nórdico. Sai da competição com um título europeu e 21 internacionalizações, mais dez do que David Carmo (11) e menos nove do que Trincão (30).

SCBraga

Bruno3429

Confira os horários da 1.ª jornada do Campeonato
Redação

A Liga divulgou esta terça-feira os horários completos da 1.ª jornada da Liga versão 2018/2019.

O duelo entre Benfica e Vitória de Guimarães marca o arranque da competição, sexta-feira, dia 10 de agosto, às 20.30 horas.

O campeão nacional FC Porto só entra em campo no sábado, 11 de agosto, na receção ao Chaves, partida que tem o pontapé inicial marcado para as 21 horas.

O Sporting é o último dos grandes a entrar em campo: os leões medem forças em Moreira de Cónegos, diante do Moreirense, encontro agendado para as 16 horas de domingo, dia 12.

Confira o calendário completo da 1.ª jornada da Liga:

Benfica – Vitória de Guimarães, 20.30 horas (10/8/2018)

Vitória de Setúbal – Aves, 16.30 horas (11/8/2018)

Marítimo – Santa Clara, 16.30 horas (11/8/2018)

Tondela – Belenenses, 19 horas (11/8/2018)

FC Porto – Chaves, 21 horas (11/8/2018)

Moreirense – Sporting, 16 horas (12/8/2018)

Feirense – Rio Ave, 18.30 horas (12/8/2018)

SC Braga – Nacional, 20.30 horas (12/8/2018)

Portimonense – Boavista, 20.15 horas (13/8/2018)

A Bola