News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 29/07

Started by JotaCC, 29 de July de 2018, 09:04

Previous topic - Next topic

JotaCC

Braguismo em estado puro numa cidade pintada de vermelho e branco

SC Braga Day foi o ponto alto da pré-época 2018/19. A maior festa da família guerreira pintou o centro da cidade com as cores do clube bracarense, num verdadeiro ambiente de festa que se prolongou noite dentro.
Uma cidade vestida de vermelho e branco. Braguismo em estado puro, naquela que é a maior festa da família guerreira. O SC Braga Day foi o momento alto desta pré-época 2018/19, num dia inteiro dedicado ao clube bracarense, em pleno coração da cidade, por onde se estima terem passado cerca de 20 mil pessoas, culminando com um concerto dos Calema e a apresentação dos plantéis da equipa principal, equipa B, equipa feminina e sub-23.
Para além dos adeptos vibrarem de perto com os craques, houve espaço para todas as modalidades do SC Braga e para os mais novos, com insufláveis, escalada e até rappel. Interacção foi a tónica do dia, marcado também por um ShowCooking. Na pele de verdadeiros MasterChefs, os três treinadores - Abel Ferreira, Miguel Santos e Artur Jorge - mostraram os dotes culinários e prepararam um risoto de camarão para os adeptos.
"É muito mais fácil preparar um plantel, porque essa é a minha competência", confessou entre sorrisos. À margem da culinária, o técnico falou sobre o primeiro adversário da nova época, os ucranianos do FC Zorya, já no próximo dia 9 de Agosto.
"O primeiro grande objectivo é vencer esta pré-eliminatória da Liga Europa. Já estamos a estudar o adversário e nos últimos dois jogos preparámos estratégias e ações que nos podem ser extremamente úteis nas partidas com o Zorya.
Revelando não ser "modesto", mas "ambicioso", Abel é claro quando questionado sobre até onde pode ir este SC Braga: "sou realista, mas tenho uma ambição ilimitada. Ser treinador do SC Braga obriga-me a isso. Queremos vencer todos os adversários e em todos os estádios. Não podemos ter limites, nem reservas. Queremos fazer sempre mais e melhor do que fizemos na última época, queremos bater mais recordes, queremos chegar mais longe".
Uma ambição que acompanha António Salvador. "O nosso presidente é um sonhador e isso obriga-nos a acompanhá-lo nesse sonho de um dia fazer do SC Braga campeão nacional. Queremos aproximarmo-nos ainda mais dos três grandes e com o apoio dos adeptos acredito que será uma realidade", frisou.

Terceira fase da Cidade Desportiva inclui Colégio Internacional

Não só a segunda fase da Cidade Desportiva do SC Braga vai avançar - "até ao final de Setembro, início de Outubro -, como está prevista uma terceira fase da obra, que vai incluir um Colégio Internacional. A intenção foi revelada pelo presidente António Salvador, à margem do SC Braga Day, que encheu o centro da cidade bracarense.
"A segunda fase é uma realidade, não há retrocesso, é um objectivo claro deste clube, meu, dos adeptos, de uma cidade, e que vai ser feito. Até fim de Setembro, início de Outubro, as obras vão avançar e, provavelmente, uma terceira fase vai para a frente e vai ser concluída", revelou o dirigente, explicando depois que o projecto inclui um Colégio Internacional, do 1.º ao 12.º ano de escolaridade, com capacidade para mil alunos.
Integrado na Cidade Desportiva, o Colégio Internacional do SC Braga pretende aliar a via de ensino com a vertente de desporto, inspirado no modelo americano. O presidente revelou que a decisão está tomada, contudo o processo está ainda numa fase embrionária, até porque, obriga à aquisição de terrenos contíguos à academia bracarense.
Quanto à nova temporada, Salvador reforçou que os objectivos são "fazer melhor do que fizemos no ano passado", sabendo "quanto o campeonato vai ser equilibrado": "temos um objectivo que é cada vez mais encurtar distâncias para os primeiros lugares. Temos também duas competições a eliminar, que são as Taças, e queremos estar nas finais e vencer".
Considerando o plantel "muito mais equilibrado do que no ano passado" e "com mais soluções", Salvador aponta já a entrada "na fase de grupos da Liga Europa" como meta, "pela responsabilidade que este clube tem na prova".
No horizonte, está igualmente o sonho já público do presidente. "Na vida temos de criar objectivos a nós próprios e temos de ser exigentes, acredito mesmo que, até 2021, ainda neste centenário, o SC Braga pode ser campeão. É uma mensagem que está a passar para os nossos adeptos, para os nossos profissionais e toda a estrutura que trabalha no dia-a-dia do clube. Hoje [ontem] senti isso aqui ao longo deste dia, neste Braga Day, em que contamos ter cerca de 20 mil pessoas. Os adeptos sentem que isso é possível e queremos retribuir dentro de campo com vitórias", rematou o presidente.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Abel cozinha "sonho do título"
Técnico partilhou a ambição do presidente, que garante que o estádio municipal vai continuar a ser a casa do clube

Mais de um milhar de adeptos, de todas as idades, participaram no "Sporting Braga Day", evento que visa proporcionar um dia de convívio aos bracarenses e promover as modalidades do clube. Num dia em que se exultou o braguismo, António Salvador e Abel Ferreira partilharam a ambição de conduzir os arsenalistas à conquista do título nacional. "Toda a gente sabe do meu sonho, que é ver o clube campeão. Esse dia já esteve perto, mas acredito que até 2021, ano do centenário, podemos ser campeões", disse António Salvador, explicando que o estádio vai continuar a ser a casa do Braga, mesmo que a autarquia esteja disposta a vendê-lo: "O Braga tem contrato por determinados anos para usufrir do estádio. É a casa do Braga e vai continuar a ser certamente".
A ambição do título do presidente foi partilhada por Abel, treinador que cozinhou a receita do êxito numa demonstração culinária com outros chefs, destinada a uma causa solidária. "O presidente é um sonhador e isso obriga-nos a acompanhá-lo nesse sonho de um dia fazer do Braga campeão. Queremos aproximar-nos ainda mais dos três grandes e, com o apoio dos adeptos, acredito que isso será uma realidade", afirmou. quilómetros).

JN

JotaCC

"ESTE PLANTEL AINDA É ME LHOR"
SALVADOR No dia que serve para unir clube e cidade, o presidente arsenalista considera que Abel Ferreira tem melhor equipa do que na época passada

"Há muitos clubes interessados nos nossos jogadores, mas queremos manter aqueles que já cá estão... Espero que não saia ninguém"
António Salvador Presidente do Braga

António Salvador admite perder mais "um ou dois jogadores" até ao fecho do mercado de transferências, apesar de ter negado a existência de uma proposta do Sporting para contratar Vukcevic

O dia foi de festa para o Braga, num evento que encheu a Avenida Central da cidade e que terminou coma apresentação oficial do plantel. De entre os jogadores que subiram ao palco esteve, obviamente, o médioVukcevic, associado nos últimos dias a uma possível transferência para o Sporting, num cenário que António Salvador tratou de travar. "Há muitos interessados nos nossos profissionais, mas queremos manter aqueles que já cá estão. Queremos ficar com todos os jogadores que o nosso treinador entende que serão fundamentais para uma época que se espera exigente. Apesar disso, repito o que já disse: há um ou dois jogadores que ainda podem sair, como também podem ficar... Da minha parte, espero que não saia ninguém, porque queremos montar um plantel muito forte", afirmou o presidente do clube, que não teve problemas em elevar ainda mais a fasquia do atual núcleo de jogadores que Abel Ferreira tem à sua disposição. "Os reforços que chegaram vão trazer qualidade e estou certo de que este plantel é ainda mais equilibrado do que o da última época. Há cerca de um ano, e depois de uma derrota, disse que tínhamos um dos plantéis mais fortes dos últimos 10 anos, mas agora digo que este ainda é melhor do que o da época passada", atirou, antes de reforçar as metas para 2018/19. "Os objetivos são os mesmos de sempre: fazer melhor do que na época passada. Este ano o campeonato vai ser mais equilibrado, mas queremos continuar a encurtar as distâncias para os primeiros classificados. E depois temos aspirações de vencer as duas Taças (Portugal e da Liga). Acredito mesmo que até 2021 o Braga pode ser campeão. E isso está a passar para os adeptos e para os jogadores", disse.
Na lista de jogadores do plantel principal conta ainda o nome de Francisco Trincão, o jovem extremo que está a brilhar na seleção de sub-19 que hoje joga a final do Europeu da categoria ."Atenção, não é o único", recordou António Salvador. "Também temos lá o Moura e o David Carmo, que, por sinal, tem dado uma excelente resposta na equipa titular. E isto só é possível porque temos umas condições de trabalho fantásticas na Cidade Desportiva. Antes de viajar para este Europeu, o Trincão renovou por mais cinco anos e fará parte do plantel principal ", prosseguiu.
E por falar em Cidade Desportiva, António Salvador garantiu que o imbróglio com a Câmara Municipal está perto de ficar resolvido e que a segunda fase da obra vai arrancar brevemente ."Não há retrocesso possível na concretização deste projeto. Vai ser feito! Até ao final de setembro, o mais tardar início de outubro, vão arrancar as obras da segunda fase. E depois ainda haverá uma terceira fase", anunciou. Em causa está a criação de uma escola, integrada na Cidade Desportiva, que aliará a via do ensino com o desporto, à imagem do modelo norte-americano.


Estádio Presidente não vê comprador para o recinto

Ricardo Rio, presidente da autarquia, revelou recentemente a intenção de vender o Estádio Municipal de Braga, justificando a decisão com os elevados gastos que tem todos os anos com aquilo que considerou ser apenas uma "obra de arte". "Tenho conhecimento dessas declarações, mas esse assunto diz respeito à autarquia. O Braga tem um contrato que lhe permite usufruir do estádio durante um determinado número de anos. É a casa do clube e assim continuará a ser", afirmou António Salvador. "Seria uma catástrofe se ninguém usufruísse daquela obra", prosseguiu. "Apesar disto, não estou a ver quem poderia comprar o estádio, que tem uns custos de manutenção tremendos", rematou o presidente do Braga.


Abel Ferreira pede 15 mil nas bancadas
Treinador lançou um repto aos adeptos que encheram a Avenida Central da cidade de Braga

"Farei tudo para tornar o nosso sonho numa realidade. O primeiro passo é acreditar... Queremos fazer melhor do que na última época"
Abel Ferreira Treinador do Braga


Foi num clima de grande entusiasmo, que se seguiu à apresentação individual dos 31 jogadores que, neste momento, fazem parte do plantel para esta época, e com os adeptos a pediram em uníssono a conquista do título, que Abel Ferreira falou para as cerca de 20 mil pessoas que assistiram ao evento (os números foram lançados pelo Braga). "Farei tudo para tornar o nosso sonho numa realidade. O primeiro passo é acreditar. Mas lanço-vos um desafio, que em todos os jogos em casa tenhamos 15 mil pessoas nas bancadas. Da nossa parte, podem contar com luta até ao último minuto de cada partida. Não sou de promessas, mas posso prometer qualidade, coragem e obsessão positiva pelas vitórias", disse, em palco.
Antes disso, e à comunicação social, o treinador do Braga abordou, pela primeira vez, a pré-eliminatória com os ucranianos do Zorya, que se começa a jogar a 9 de agosto. "Esse é o nosso primeiro grande objetivo da época. Já estamos a estudar os nossos adversários e nos últimos dois jogos estivemos a preparar estratégias e ações que nos podem ser extremamente úteis frente ao Zorya", explicou.
Depois, Abel Ferreira considerou-se um "realista" com uma "ambição ilimitada", quando questionado mais uma vez sobre a ambição de António Salvador em ser campeão nacional até 2021. "Não podemos ter limites, nem reservas. Queremos fazer sempre mais e melhor do que fizemos na última época. Queremos bater mais recordes. Queremos chegar ainda mais longe", sublinhou o treinador.


PASSE DE LETRA
Miguel Pedro
Garantias do plantel no sonho do título

Sonho do título nunca pode deixar de nos iluminar o caminho

1 O sorteio da Liga Europa ditou o adversário do Braga para a sua aventura europeia 2018/19 (a terceira pré-eliminatória da Liga Europa), com jogos já nos dias 9 e 16 de agosto: o clube ucraniano Zorya Luhansk. "Googlei" a cidade de Luhansk e as primeiras imagens que aparecem são de uma cidade devastada, muitas ruínas e muitos sinais de guerra. Nesta minha rápida pesquisa, fico a saber que Luhansk foi (e é) um dos principais cenários da guerra que tem assolado a região da Ucrânia, sendo que esta cidade foi proclamada, em 2014, capital administrativa do protestado autodesignado "República Popular de Luhansk", com um propósito separatista face ao poder central da Ucrânia. Desde aí, as forças ucranianas e as separatistas de Luhansk têm se defrontado em guerras sucessivas pelo controlo da região. Logo de seguida, dirigi a minha preocupação para o estádio do Zorya: é impossível jogar na cidade de Luhansk, cujo aeroporto está, ao que sei, desativado para a aviação comercial. Fiquei a saber que o Zorya joga em Zaporizhzhya, uma das mais importantes cidades ucranianas, a cerca de 400 km de Luhansk. E que tem sempre público nas bancadas. Regressei àquela sensação de mistério de tentar perceber como é que o futebol sobrevive e se prolonga para além e apesar da guerra. Parece algo da dimensão do sobrenatural....
2 No passado fim de semana, o Braga fez dois jogos-treino no mesmo dia: o primeiro, em Braga, saldou-se numa vitória frente ao Santa Clara e o segundo, na Vila das Aves, terminou com igual desfecho vitorioso frente ao Aves. Dois onzes distintos a começar cada um dos jogos. E dois jogos em que as equipas apresentadas mostraram grande superioridade face aos adversários, que são equipas da Primeira Liga. Ou seja, os jogadores do atual plantel bracarense são suficientes para fazerem duas equipas competitivas e de grande qualidade. Isto é mais do que qualquer treinador pode desejar. As "boas dores de cabeça" de Abel Ferreira são, neste início de época, mais do que muitas, começando na escolha dos guarda-redes (dois grandes guarda-redes, com provas dadas, Matheus e Marafona), nos centrais (a dupla Bruno Viana/Raúl Silva parece em vantagem, mas há muita qualidade nos demais, que são opções reais para titulares); no meiocampo nem se fala, tanta é a oferta com qualidade (quem se deixa de fora, com jogadores como aqueles), sendo que Vukcevic e Fransérgio parecem os jogadores mais "titulares", mas com Claudemir e João Novais (que grandes jogos têm feito estes dois) sempre à espreita. Paulinho parece ganhar vantagem na escolha para avançado, mas também aqui Abel vai ter de suar para fazer as escolhas mais acertadas (Luther Singh veio juntar-se ao lote, com um golo na Vila das Aves). Os bons jogos contra o Chaves e o Celta vieram adensar as incógnitas quanto ao onzebase de Abel Ferreira (se é que isso irá existir). É certo que o início de época vai ser muito exigente no que respeita ao número de jogos. Por isso, a qualidade, mesmo em termos "quantitativos", nunca é de mais. E o sonho do título nunca pode deixar de nos iluminar o caminho.

O JOGO

JotaCC

SALVADOR NÃO LARGA O SONHO DO TÍTULO
Abel Ferreira pediu "o apoio dos adeptos" para acentuar a "aproximação aos três grandes"

MUITA FÉ NA APRESENTAÇÃO DO PLANTEL "TODA A GENTE SABE QUAL É O MEU SONHO E ACREDITO QUE ATÉ 2021 PODEMOS SER CAMPEÕES", DIZ O PRESIDENTE

No já tradicional Braga Day, que serviu para a apresentação do plantel em pleno centro da cidade, António Salvador voltou a falar do seu sonho: "Queremos fazer mais do que na última época e esperamos agora intrometer-nos na luta com os grandes até ao final, porque toda a gente sabe qual é o meu sonho, que é o mesmo dos adeptos do Sp. Braga e é ver o clube campeão nacional", fez questão de registar o líder da SAD, deixando uma linha de esperança: "Já esteve perto esse dia, mas acredito que até 2021, ano do nosso centenário, podemos ser campeões, embora estejamos preparados para muitas dificuldades nesta época. Os adversários estão a reforçar-se muito, prova de que a Liga vai ser muito mais competitiva." Mais uma vez, Abel Ferreira não ficou indiferente ao que disse Salvador e deixou isso muito claro: "O nosso presidente é um sonhador e isso obriga-nos a acompanhá-lo nesse sonho de um dia fazer do Sp. Braga campeão nacional. Queremos aproximarnos ainda mais dos três grandes e com o apoio dos adeptos acredito que isso será uma realidade. Os bracarenses estão todos de parabéns, porque tiveram um dia fantástico, à semelhança dos anos anteriores."
"Este é o dia da família bracarense", vincou o líder da SAD, confessando o seu otimismo para a nova época ao vincar uma certeza: "Queremos sempre fazer mais e melhor, o plantel é aquele que o treinador escolheu e acredito que é muito bom, melhor ainda que o da época passada."
"O primeiro objetivo é vencer o primeiro jogo oficial na Ucrânia e depois voltar a estar na fase de grupos da Liga Europa", destacou ainda António Salvador, confessando que o confronto com o Zorya, dia 9 de agosto, "não vai ser fácil, porque além do adversário, há que contar com uma viagem longa e desgastante. No entanto, os sinais que a equipa tem dado nesta pré-época deixam-nos confiantes quanto ao sucesso".

Academia com colégio
A revelação da noite foi sobre a Academia. "A terceira fase de implementação vai contar com um colégio que alia a via do ensino com a do desporto, ao estilo americano, com capacidade para mil estudantes", disse Salvador.

Showcooking deu... camarão

Abel Ferreira, junto dos treinadores do futebol feminino (Miguel Santos) e dos sub-19 (Artur Jorge), participou no também já tradicional momento de showcooking em plena Avenida Central de Braga. O treinador conseguiu, com a devida ajuda, claro, fazer um risotto de camarão que ofereceu aos muitos adeptos presentes, todos bem curiosos com a iniciativa. "É muito mais fácil preparar um plantel porque essa é a minha competência", disse Abel já ao final da tarde e antes do grande momento do Braga Day com a subida de todo o plantel ao palco principal e já perto das 22 horas. A festa, registe-se, começou às 10 horas e teve sempre grande animação durante todo o dia.


Foco total já está no Zorya

A entrada na fase de grupos da Liga Europa é o primeiro grande objetivo dos minhotos e a chave de entrada na época oficial, dia 9 de agosto. O foco nos ucranianos é total, conforme confessou Abel Ferreira: "O primeiro grande objetivo é vencer esta pré-eliminatória da Liga Europa. Já estamos a estudar o adversário e nos últimos dois jogos preparámos estratégias e ações que nos podem ser extremamente úteis nas partidas com o Zorya." O treinador falou ainda da sua "ambição ilimitada". "Não sou modesto, mas sim muito ambicioso. Mas mais importante do que as palavras, porque essas leva-as o vento, são as nossas exibições e triunfos. Sou realista", vincou Abel.

RECORD

JotaCC

ADVERSÁRIO DO BRAGA PERDE COM O OLEKSANDRIYA

Opositor do Braga na terceira pré-eliminatória da Liga Europa, o Zorya perdeu no campeonato da Ucrânia: 1-0 na visita ao Oleksandriya. Banada foi o autor do único golo da partida à passagem dos 85'. O Zorya é sexto com três pontos após duas jornadas e o Oleksandriya lidera com seis, em igualdade com o Dínamo Kiev. O Shakhtar de Paulo Fonseca joga hoje e pode apanhar os líderes.

O JOGO

JotaCC

Sporting e Sp. Braga imbatíveis

Sp. Braga e Sporting mantêm a liderança partilhada da Divisão de Elite do Campeonato Nacional de futebol de praia, depois de ontem, na praia da Apúlia, em Esposende, terem vencido, respetivamente, Varzim (7-5) e Amigos da Paz (5-1). As duas equipas contam por vitórias os jogos disputados, totalizando 15 pontos em 15 possíveis. Nas outras duas partidas da 5ª jornada da competição, o Nacional venceu o V. Setúbal (4-3) e o Leixões impôs-se à Casa do Benfica de Loures (5-3).
A prova prossegue no dia 4 de agosto, com a realização da 6ª jornada, no Campo de Futebol de Praia do Parque Verde, em Ansião, que contempla os seguintes confrontos: Casa do Benfica de Loures-Sporting, Amigos da Paz-V. Setúbal, Varzim-Nacional e Sp. Braga-Leixões. Os bracarenses tentam revalidar o título conquistado na época passada.

RECORD

JotaCC

Sp. Braga empresta Brito ao Jumilla

Afonso Brito vai jogar na próxima temporada ao serviço do Jumilla, emblema espanhol da segunda divisão B agora treinado pelo português Leonel Pontes. O acordo estabelece o contrato de empréstimo, mas sem opção de compra. Afonso tem 19 anos, é internacional português pelos sub-19 e chega a sénior esta temporada.

RECORD

Bruno3429

SÓ FALTOU TRINCÃO NA APRESENTAÇÃO

O SC Braga apresentou este sábado o plantel para a época 2018/19, composto por 31 jogadores.

O jovem médio Trincão, que se encontra na Finlândia a disputar o Europeu de sub-19, foi o único ausente na cerimónia que fechou o 'Sporting de Braga Day'.

Os jogadores apresentados foram os seguintes:

Guarda-redes: Matheus, Marafona, Tiago Sá, Tiago Pereira.

Defesas: Marcelo Goiano, Diogo Figueiras, Lucas, Bruno Viana, Rosic, Ricardo Ferreira, Raul Silva, Pablo Santos, Sequeira, Ailton.

Médios: Vukcevic, Claudemir, Trincão, João Novais, Eduardo, Xadas, Fransérgio, Fábio Martins, Ryller.

Avançados: Ricardo Horta, Wilson Eduardo, Luther Singh, Dyego Sousa, Hassan, Paulinho, Esgaio, Murilo.

A Bola

Bruno3429

SC Braga Day: Avenida Central pintada a vermelho e branco por 20 mil

O SC Braga Day conheceu, este sábado, mais um capítulo de uma bela história que já conta com três edições. Um dia onde a Avenida Central – bem no coração da cidade de Braga – voltou a pintar-se de vermelho e branco, ao colo de 20 mil Gverreiros do Minho. 

As modalidades 'reinaram' numa manhã divertida e agitada, onde não faltaram atividades e motivos de interesse. Ao alcance das centenas de pessoas que por lá passaram esteve a oportunidade de experimentar as diversas modalidades.

Depois de à tarde terem sido apresentados os plantéis da formação, a noite trouxe consigo o prato preferido dos adeptos: a apresentação das equipas profissionais. Pelo meio, os Calema aqueceram o ambiente de uma noite pintada a vermelho e branco.

SCBraga