News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 11/07

Started by JotaCC, 11 de July de 2018, 09:05

Previous topic - Next topic

JotaCC

AILTON DEU NAS VISTAS EM ENSAIO NEGATIVO
Lateral-esquerdo entrou ao intervalo e mostrou qualidade para disputar o lugar com Sequeira

No segundo ensaio da pré-época, o primeiro de portas abertas, o Sp. Braga perdeu na receção ao Leixões. Perante quase 3 mil adeptos no Estádio 1º de Maio, a equipa de Abel Ferreira até inaugurou o marcador, mas permitiu a reviravolta à equipa da 2ª Liga.
Murilo, ex-Nacional, foi o único reforço a merecer um lugar no onze, assim como o regressado Alef. No entanto, foi Ailton, que jogou apenas na 2ª metade, quem mais se destacou no particular de ontem, antevendo-se que o brasileiro tem fortes possibilidades de lutar pelo antigo lugar de Jefferson no lado esquerdo da defesa.
Quanto ao jogo, Xadas colocou o Sp. Braga em vantagem aos 26 minutos, na sequência de um penálti cometido sobre Paulinho. O Leixões não acusou o golpe e reagiu bem, tendo chegado ao empate passado seis minutos, com um golo de Ricardo Barros. Na 2ª parte, os comandados de Filipe Gouveia confirmaram a reviravolta aos 61', por Erivaldo. Dois golos sofridos pelo Sp. Braga em que ficou evidente o mau posicionamento da defesa. Lukic ainda cabeceou ao poste (78'), mas os minhotos acabariam mesmo por sair derrotados.
Abel Ferreira, que ontem utilizou 28 jogadores, lembrou no final, em jeito de aviso ao grupo, que quer os jogadores a trabalhar "no limite" e a "fazer as coisas simples". O técnico exige ver a equipa a fazer por merecer a sua confiança: "Estamos a dar oportunidades a toda a gente para se mostrar, para justificarem que têm vontade de pertencer a este plantel. Queremos todos comprometidos com o coletivo."
Sobre o estágio e os jogadores que vai levar para o Algarve a partir de amanhã, o técnico não abriu o jogo: "Nos próximos dias vamos tomar decisões. Estes dois jogos serviram para perceber isso."

RECORD

JotaCC

Derrota com Leixões em jogo de preparação
Abel Ferreira usou 28 jogadores. Claudemir e Pablo ainda de fora

Primeira derrota da época, ontem, com o Leixões (1-2), em jogo de preparação, disputado no Estádio 1.º de Maio, em Braga. Xadas marcou de penálti e o Leixões deu a volta ao marcador, com golos de Ricardo Barros e de um reforço de última hora, Erivaldo (ex-Ac. Viseu), avançado luso-angolano que já jogou no Braga e que até pediu perdão aos três mil adeptos braguistas.
O Braga usou 28 jogadores, entre os quais os reforços Murilo, João Novais, Eduardo e Aílton. As duas aquisições mais recentes, Pablo e Claudemir ainda ficaram de fora. Os guarda-redes Matheus e Tiago Sá também não jogaram.
O Braga inicia, amanhã, um estágio de uma semana em Portimão. Depois de amanhã, tem novo jogo-treino, desta vezes frente aos ingleses do Hull City.

JN

JotaCC

TODOS A VER NAVIOS E O MAR ESTAVA LONGE
Frente a um Braga irreconhecível, o Leixões dispensou as cerimónias, ganhando no 1.º de Maio

"Plantel está extenso. Vamos tomar decisões nos próximos dias, mas temos de dar oportunidade a todos"
Abel Ferreira Treinador do Braga


Em permanente dança de substituições, o Braga viu-se e desejou-se para travar a velocidade dos atacantes do Leixões. Valeu pela primeira meia hora, decorada com um golo de Xadas, de penálti

Qualquer semelhança entre o melhor Braga da época anterior e aquele que se viu contra o Leixões, tratou-se de uma mera e fugaz coincidência. Outra coisa não seria de esperar, porque nesta altura os músculos ainda pesam muito e uma parada de jogadores (as substituições foram uma constante) raramente dá grandes resultados. O Leixões também entrou por aí, masfê- lo com moderação e, mal percebeu que do outro lado estava um equipa (e não apenas uma defesa) a olhar para ontem, tratou de jogar de forma desinibida, como se estivesse a jogar em casa, podendo contar com o sentido de oportunidade de Ricardo Barros (31') e Erivaldo (61'), um ex-arsenalista, para dar a volta ao marcador, arrancando do histórico Estádio 1.º de Maioum triunfo moralizador (2-1).
Para quem assistiu à partida, foi tudo menos uma surpresa. Com o regressado Marafona na baliza, o primeiro onze do Braga parecia chegar e sobrar para os leixonenses e o golo de Xadas (26'), obtido de penálti, a castigar um derrube a Paulinho, até deu força a essa impressão, mas não bastou para assustar o adversário.O perigo estava lá e chamava-se falta de atenção da parte dos visitados, como se verificaria cinco minutos depois, com Ricardo Barros a chutar à vontade no meio de uma floresta de bracarenses. Mais insuportável do que o calor que se sentia ali só mesmo os lapsos defensivos e o Leixões, que fez questão de carregar no acelerador do princípio ao fim, só não chegaria à vantagem antes do intervalo porque Marafona fez questão de evitar, de forma notável, o golo de Breitner. Por entre entradas e saídas de jogadores, Abel Ferreira ia metendo peso no ataque com Dyego Sousa e Hassan, mas o Braga voltaria a claudicar defensivamente e Erivaldo materializava a reviravolta. Um golo anulado a Dyego Sousa, por fora de jogo, e uma defesa incrível de Jorge Silva, após desvio de cabeça de Lukic,fo ramos restantes ingredientes de uma partida animada.


DESTAQUES

BRAGA

Marafona
Matou saudades da competição com um par de boas defesas. Só depois de ter sido substituído é que o Leixões chegou à vantagem.
Diogo Figueiras
Está em boa forma física e não tardou em demonstrá-lo, fazendo do flanco direito uma pista de alta velocidade. Foi dos seus pés que nasceu o lance que resultaria no penálti a favor do Braga.
Xadas
Converteu de forma impecável um penálti e tentou empolgar a equipa, jogando quase sempre ao primeiro toque, o que era uma raridade na época anterior.
Murilo
Posicionado sobre a esquerda do ataque, teve bons apontamentos. Mostrou velocidade e precisão nos cruzamentos para a área, em busca de Paulinho e Singh.
Luther Singh
Oriundo da equipa B, o internacional sul-africano fez pela vida. Forte no um contra um e muito imprevisível.
João Novais
Entrou no decurso do primeiro tempo e fez por tornar-se útil, combinando bons lances com Fransérgio. Oportuno nas aberturas para os companheiros das alas, só não dispôs de espaço para armar o remate.
Ailton
Um sério candidato a suceder a Jefferson no futuro onze base. Seguro a fechar o corredor esquerdo, deu sempre uma mão nas manobras ofensivas.
Fransérgio
Outro saudável regresso. Desaparecido em combate desde fevereiro, entrou com fome de bola e esteve perto de marcar, num lance em que apareceu desmarcado na zona dos avançados.
Eduardo
Apareceu parcialmente encostado ao flanco direito e demorou algum tempo a carburar. Normal. É um jogador talhado para atuar em zonas interiores do meio campo.


OPERACIONAIS ROSIC E VUKCEVIC DE VOLTA

Poupados de alguns treinos nos últimos dias e ausentes contra a equipa B, Rosic e Vukcevic já se encontram totalmente recuperados dos respetivos problemas físicos. O central e o médio foram mesmo lançados no decorrer da partida frente ao Leixões, com o internacional montenegrino a exibir a máscara protetora da face, utilizada ainda na época anterior.


RESERVA  DOIS AINDA ESTÃO POR ESTREAR

Pablo Santos e Claudomir, recentemente contratados pelo Braga, não entraram em cena contra o Leixões. O central e o médio assistiram à partida na bancada do 1.º de Maio, tal como Ricardo Ferreira (lesionado). Trincão, ao serviço dos sub-19, completou o lote das ausências. Refira-se que a partida foi interrompida duas vezes para os jogadores se refrescarem.


Salvador segura Raúl Silva e admite perder Vukcevic
Presidente do Braga desmentiu uma proposta do FC Porto pelo central e reconheceu que o médio está na lista de negociáveis juntamente com mais dois jogadores

"Reforços? Só saíram dois dos que jogavam e já entraram seis. Nesta fase não vamos contratar mais ninguém"
António Salvador
Presidente do Braga


Presidente do Braga abordou todas as questões sobre o mercado de transferências e reconheceu que só voltará a contratar depois de vender. Ambição renovada para esta época

António Salvador garantiu que não recebeu nenhuma proposta do FC Porto por Raúl Silva e revelou que o defesa central não está entre os possíveis transferíveis do plantel. "Não recebi nenhuma proposta de um clube português. O que houve foi uma oferta de um clube estrangeiro, que até era bem interessante para o Braga e para o jogador. No entanto, ainda ficou aquém do que pretendemos e essa possibilidade acabou por cair", explicou o presidente arsenalista, que não liga a contratação de Pablo Santos (Marítimo) a uma possível saída de Raúl Silva. "A vinda do Pablo não tem nada a ver... Não vale a pena especular.O Raúl já mostrou que é um dos grandes centrais do nosso campeonato. Há jogadores que podem sair desde que haja propostas interessantes para as duas partes, mas o Raúl não está incluído nesse grupo", reforçou.
Nesse grupo está, no entanto, Vukcevic. "Ele deu tudo pelo clube ao longo de cinco anos e compreendo que tenha a ambição de experimentar outro projeto. Não vou esconder que ele é um dos jogadores que podem sair, mas ainda não recebemos uma boa proposta. E, se não aparecer nada, ele ficará cá de corpo e alma, até porque gosta muito do clube e da cidade. Neste momento, estamos disponíveis para negociar três jogadores", afirmou António Salvador, que preferiu não revelar o nome dos outros dois – ainda que O JOGO já tenha adiantado que são Xadas e Hassan.
Nesta fase, o presidente do Braga quer a equipa focada no primeiro objetivo da época, "entrar na fase de grupos da Liga Europa", e recusou a ideia de que, tendo em conta a atual situação de instabilidade do Sporting, seja obrigatório ficar num dos primeiros três lugares do campeonato. "Para ficarmos à frente, tem de ser depois de um ano menos bom dos nossos adversários. Na época passada, o Braga teve um dos maiores orçamentos de sempre e isso refletiu-se em campo. A questão é que os outros têm um orçamento ainda maior; três, quatro ou cinco vezes maior. Não há comparação. Mas também digo: os orçamentos não ganham jogos, o que ganha é a ambição, atitude e união", disse. A concluir, António Salvador afirmou ainda que o próximo campeonato vai ser "muito mais equilibrado" do que o último, uma vez que todas as equipas estão a "reforçar-se muito e bem".


Claudemir
como Buffon e Ronaldo


Ao contrário do que tem sido prática nas últimas épocas, o Braga acabou de contratar um jogador com 30 anos, Claudemir. António Salvador recusa, no entanto, a ideia de uma eventual mudança no paradigma do clube. "Esta contratação significa apenas que o jogador tem qualidade. A mim interessa-me o rendimento desportivo e a experiência que o jogador pode trazer no imediato. Aliás, as grandes transferências no futebol europeu têm sido de jogadores acima dos 30 anos. O Ronaldo, que deverá ir para a Juventus aos 33 anos, ou ainda o Buffon, que com 40 anos, assinou pelo PSG", recordou.


Sousa Cintra, conversas e ar puro

Depois de um ano conturbado no relacionamento com Bruno de Carvalho, António Salvador revelou que já conversou com Sousa Cintra, o atual líder do Sporting, com o objetivo de normalizar as relações institucionais entre os dois emblemas. "O Braga quer dar-se bem com todos os clubes, é essa a nossa obrigação. Já conversei com Sousa Cintra e é importante acabar com o que se passou no ano passado, em que houve muitas intrigas entre clubes e dirigentes. Foi dado um passo importante para se respirar ar puro na nova época", contou.

O JOGO

JotaCC

"Vukcevic é um dos que podem sair"

António Salvador abordou a pré-época do Sp. Braga e admitiu que o plantel ainda pode sofrer alterações. Há saídas na calha e, caso aconteçam, haverá espaço para mais entradas. Entre os possíveis jogadores a serem transferidos está Vukcevic, mas há mais dois com possibilidades de sair. "Não vou esconder que o Vukcevic é um dos jogadores que podem sair. Neste momento há três jogadores que podem sair. Se aparecer algo de concreto que possa interessar aos jogadores e ao clube, o Sp. Braga estará disponível para negociar", sublinhou António Salvador, recusando-se a adiantar quais são os outros dois nomes: "Vocês sabem, já foi falado... O Vukcevic é um jogador que ao longo destes cinco anos deu tudo a este clube, acho que pode ter a ambição de ter outro projeto. Se for bom para ele e para o Sp. Braga, as partes chegarão a um entendimento. Se não acontecer, vai ficar cá de corpo e alma, pois gosta do clube e da cidade, e certamente vai fazer uma grande época." Sobre Raúl Silva, o presidente negou qualquer abordagem do FC Porto: "Houve uma proposta de um clube de fora, que considero muito interessante para o Sp. Braga e para o jogador; no entanto, ainda ficou aquém do que o Sp. Braga pretende e portanto caiu."

RECORD