News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Jorge Costa- o nosso treinador

Started by Pedro-SCB, 09 de March de 2007, 21:53

Previous topic - Next topic

Pedro-SCB

Jorge Costa dá cartas

A Geração Dourada do futebol português está a mudar de vida. Os homens que contribuíram para os sucessos recentes de Portugal em grandes competições internacionais, tanto ao nível de clubes como de selecções, começam a exercer a sua influência em novas missões. Jorge Costa é o exemplo mais recente. O antigo capitão do FC Porto assumiu, no mês passado, o comando técnico do Sporting de Braga, iniciando uma carreira de treinador que promete adicionar conquistas ao seu vasto currículo.

Geração Dourada
Depois de Paulo Bento, no Sporting, Paulo Sousa, na selecção Sub-16, e Domingos Paciência, no União de Leiria, também Jorge Costa optou pela carreira de treinador ao mais alto nível. A Geração Dourada que encantou os palcos mundiais com a camisola de Portugal começa a deixar os relvados, mas não abdica de se manter ao serviço da modalidade. O ouro continua a brilhar, mas agora no banco. E quem acaba por lucrar com isso são os clubes, como o Braga, cuja ambição de ombrear com os grandes emblemas de Portugal está agora entregue ao campeão europeu e mundial Jorge Costa, que não contava chegar ao comando de uma equipa tão depressa, depois de ter colocado um ponto final na carreira de futebolista em 2006.

Convite irrecusável
"Tinha programado dedicar os próximos dois anos a estudar na área técnica e directiva, mas não tive como hesitar, quando colocado perante o convite de um clube tão bem estruturado como o Braga", conta o jogador ao uefa.com, desvendando os motivos que o levaram a aceitar suceder a Rogério Gonçalves no mês passado, depois de ter chegado ao clube em Novembro de 2006.

A melhor estreia
Jorge Costa protagonizou uma estreia fantástica na carreira de treinador. Aos 35 anos, o antigo internacional português teve oportunidade de usar pela primeira vez a braçadeira de treinador numa competição que venceu, a Taça UEFA, na época 2002/03, quando o FC Porto bateu o Celtic FC, por 3-2, numa emocionante final disputada em Sevilha e decidida no prolongamento. E a sua experiência foi, de facto, determinante na mensagem que passou aos jogadores antes da partida frente ao Parma FC, referente à segunda mão dos oitavos-de-final da competição, uma vez que no plano táctico, com apenas dois dias de trabalho, pouco havia a fazer.

"Dia muito especial"
Jorge Costa nunca esquecerá a noite de 22 de Fevereiro de 2007. "Foi um dia muito especial. Penso que o sucesso na eliminatória com o Parma também se deve ao mérito do meu antecessor, Rogério Gonçalves, pois trazíamos um bom resultado da primeira mão. Mas não poderia desejar melhor entrada. Trabalhei, essencialmente, os aspectos mentais e senti que os jogadores acreditaram, pois conhecem a minha experiência e percebem que a mensagem tem fiabilidade".

Enorme desafio
De facto, não havia razões para duvidar. Jorge Costa é um coleccionador de êxitos. Enquanto jogador, com a camisola do FC Porto, acumulou conquistas: sagrou-se oito vezes campeão nacional, venceu a UEFA Champions League, a Taça UEFA, cinco Taças de Portugal e sete SuperTaças! Mas será que alguém habituado a erguer troféus consegue conviver com a realidade de um clube em franco crescimento, mas que ainda não consegue ombrear com os três gigantes do futebol português? "É um desafio enorme. Sei que o Braga não vai jogar para vencer a UEFA Champions League. Mas a minha filosofia de vida é fazer sempre mais e melhor. E penso que o Braga tem potencial para, a curto prazo, estar muito próximo dos primeiros lugares. Pretendo estar em Braga nesse dia, pois gostaria de contribuir para este clube fazer história", desvenda Jorge Costa, demonstrando que os primeiros dias da nova vida rolam em ritmos de felicidade.

Regresso a casa
Após adicionar ao triunfo na Taça UEFA uma vitória na Liga portuguesa, Jorge Costa conheceu no último domingo a primeira derrota da sua carreira técnica. Curiosamente, tal desaire ocorreu na visita à casa onde viveu os maiores momentos enquanto jogador. Uma noite especial, que teria sido perfeita caso o Braga não tivesse sucumbido diante do FC Porto, por 1-0, no Estádio do Dragão. "Não nego que se tratou de um momento marcante. O único ponto negativo foi mesmo o resultado. Contudo, fiquei contente com a forma como fui recebido e, sobretudo, com a postura da minha equipa, que jogou sem receio e discutiu o resultado até ao derradeiro minuto", elogia, enquanto começa já a projectar o regresso a outra cidade marcante na sua vida. Londres está no horizonte do Braga, que disputa com o Tottenham Hotspur FC o acesso aos quartos-de-final da Taça UEFA.

Londres, doce Londres
Há seis anos, sem espaço no FC Porto, Jorge Costa rumou ao Charlton Athletic FC. A sua determinação e imagem de grande líder dentro das quatro linhas conquistaram imediatamente os adeptos do clube londrino, que recentemente o colocaram entre os melhores estrangeiros da história do Charlton. O sentimento é recíproco. Os adeptos adoram Jorge Costa e o treinador é um apaixonado por Londres. "A cidade e o Charlton hão-de ficar para sempre no meu coração", garante. "Londres devolve-me memórias fantásticas. O futebol vibrante, os sensacionais adeptos do Charlton, um país onde a modalidade é encarada com uma paixão inigualável", constata. A passagem pela cidade do Tamisa foi proveitosa mas curta, porque, entretanto, o percurso de Jorge Costa cruzou-se com José Mourinho.

O amigo Mourinho
O "Special One" chegou ao FC Porto no decurso da época 2001/02 e promoveu o regresso do capitão a Portugal, o que aconteceria no arranque da temporada seguinte. A relação com José Mourinho não poderia ter sido mais profícua, pois juntos venceram, em apenas duas épocas, uma Taça UEFA, uma UEFA Champions League, uma Taça de Portugal e dois campeonatos. "José Mourinho foi marcante na minha carreira como jogador e na vida pessoal. É evidente que aprendi com ele coisas muito importantes para esta nova etapa. Não tenho vergonha de seguir as minhas ideias e ir buscar ensinamentos ao melhor treinador do Mundo", desvenda, colocando o timoneiro do Chelsea no topo das referências, mas sem possibilidades de imitação: "Só existe um José Mourinho", completa.

Tottenham que se cuide
Jorge Costa admite que se aconselha com José Mourinho, mas não sentiu necessidade de recorrer ao amigo inspirador para recolher pistas sobre o adversário dos oitavos-de-final da Taça UEFA. "O Tottenham é a típica equipa inglesa, servida por grandes jogadores, que aplica um jogo de muito contacto físico. Apesar do respeito que me merecem, temos de procurar impor o nosso estilo latino para sermos bem sucedidos", completa. E se Jorge Costa conseguir passar aos seus jogadores aquela ambição e espírito de luta que eram a sua imagem de marca quando pisava os relvados, então o Tottenham não terá tarefa fácil.

in uefa

El Che

Braga Winner

«Acreditem sempre que o SC Braga pode vencer.»

andre_carneiro

Eu tb confio no nosso treinador.

Ouço constantemente vozes negativas em relação a ele... ou porque é muito novo ou porque não tem esperiencia ou pq veio do Porto (como se fosse desculpa para n ser bom treinador) ou etc.
Eu acho que lhe devemos dar apoio pq penso que está, para já, a ultrapassar as espectativas.
N sei se foi coincidencia ou se é costume mas gostei de ver os jogadores no aquecimento antes do jogo de ontem treinarem os cruzamento que acho que foi o que mais faltou no Porto-Braga. Ainda assim n foi suficiente pois no jogo fartaram-se de tentar entrar na area pelo centro evitando quase sempre os cruzamentos... Até é compreensivel pela estatura dos centrais ingleses. Mas temos de lembrar que o 2º golo foi marcado no seguimento de um cruzamento. Bem com isto quero dizer que J. Costa viu o mm jogo que nós nas Antas e tentou melhorar esse aspecto dos cruzamentos.
Por outro lado acho que vejo um bocado aquilo por que é conhecido o "the one" e que mto caracterizou o braga de jesualdo que é o constante control da bola. Penso que com Carvalhal e tb Rogério estavam a perder essa caracteristica tornado o braga numa equipa menos forte a meio campo. Tb é preciso ver que até agora o braga tem feito jogos mto limitado a nivel de jogadores e ainda assim as exibições são boas e animadoras.
Tb não é tudo rosas! É preciso ver que ainda é cedo para se ter instalado as ideias deste treinador e que os jogos são atipicos... com equipas fortes em que os nossos jogadores se sentem mais motivados mas que também são os jogos mais dificeis de gerir para o tecnico.
Alegra-me que ainda que os dois últimos resultados da equipa tenham sido derrotas estejamos todos animados com as exibições. Isto só acontece pq foram contra equipas superiores em jogos que o Braga se apresentou ao mesmo nivel levando-nos a pensar que pode ser que um dia o braga pode ser superior.
É essencial que o Pres. Salvador dê espaço ao treinador e lhe dê tempo para impor o seu futebol. É importante que nós como adeptos que tb lhe demos tempo e o apoiemos nos piores momentos... algo que já fizemos estes dois últimos jogos.
Vamos lá ver como se comporta agora o SCB frente a uma equipa "inferior" no domingo.

Abraço
[url="http://forum.bracarae-avgvste.com/index.php"]http://forum.bracarae-avgvste.com/index.php[/url]

Bracarus

se a equipa demonstrar e campo, a raça e atitude que mostrou nestes  últimos jogos, meus amigos, teremos um fim de campeonato fabuloso....

andre_carneiro

O Sporting Clube de Portugal só está a 9pontos, a jogar mal e com um calendario muito complicado... Vai ao dragão prá semana, vai à luz e vem ao EMB. Aqui estão os 9 pontos. Ainda podemos ir à Champions!!! :D
[url="http://forum.bracarae-avgvste.com/index.php"]http://forum.bracarae-avgvste.com/index.php[/url]

Pedro Fonseca

Uma coisa que admiro no por parte dos adeptos europeus é a paciência que tem com o treinador. Para se ter um exemplo, o Fluminense, daqui do Rio, trocou 6 vezes de treinador no ano passado... e passado um mês de 2007 trocou novamente!

Essas trocas de treinadores não servem para nada, tanto que o Fluminense só não caiu de novo por incompetência dos adversários que tentavam escapar.

Tem que dar tempo ao novo treinador e começar a cobra-lo na próxima temporada.
Não tem como ele dar um padrão ao time em  1 mês.

andre_carneiro

Quote from: Pedro Fonseca on 09 de March de 2007, 23:26
Uma coisa que admiro no por parte dos adeptos europeus é a paciência que tem com o treinador. Para se ter um exemplo, o Fluminense, daqui do Rio, trocou 6 vezes de treinador no ano passado... e passado um mês de 2007 trocou novamente!

Essas trocas de treinadores não servem para nada, tanto que o Fluminense só não caiu de novo por incompetência dos adversários que tentavam escapar.

Nem mais! Aqui o Braga está a ter um ano atípico e já vai  no 3º treinador este ano e ninguem sabe ao certo porquê. Incrivel é a longevidade dos comandos de treinadores ingleses... basta ver o Sir Alex Fergunson ou até mm Arsene Wenger... Temos de dar tempo aos "mister's".

Abraço

Pedro Fonseca

Quote from: andre_carneiro on 09 de March de 2007, 23:30

Nem mais! Aqui o Braga está a ter um ano atípico e já vai  no 3º treinador este ano e ninguem sabe ao certo porquê. Incrivel é a longevidade dos comandos de treinadores ingleses... basta ver o Sir Alex Fergunson ou até mm Arsene Wenger... Temos de dar tempo aos "mister's".

Abraço

Está vendo... para você é atípico ... aqui no brasil 3 treinadores em um ano é normal.
o que é estranho pra gnete é um técnico ficar 1 ano no clube.

acho que no Botafogo em 23 anos só vi isso uma vez... o Levir Culpi ficou de jan 2003 até abril 2004.
E tbm foi o único treinador que vi assinar um contrato por mais de 1 ano... assinou por 3, mas não chegou nem na metade.

Não existe nenhum mago, a maioria dos treinadores são do mesmo nível... então deixem o "homem" trabalhar.

Agora... me diga uma coisa... na liga portuguesa não tem limite para jogadores brasileiros? os times podem ter quantos quiserem?

A.COSTA

Paz e apoio no trabalho ao JORGE COSTA. Basta !!!!
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

lipe

Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.

andre_carneiro

Quote from: Pedro Fonseca on 09 de March de 2007, 23:44
Quote from: andre_carneiro on 09 de March de 2007, 23:30

Abraço

Está vendo... para você é atípico ... aqui no brasil 3 treinadores em um ano é normal.
o que é estranho pra gnete é um técnico ficar 1 ano no clube.

acho que no Botafogo em 23 anos só vi isso uma vez... o Levir Culpi ficou de jan 2003 até abril 2004.
E tbm foi o único treinador que vi assinar um contrato por mais de 1 ano... assinou por 3, mas não chegou nem na metade.

Não existe nenhum mago, a maioria dos treinadores são do mesmo nível... então deixem o "homem" trabalhar.

Agora... me diga uma coisa... na liga portuguesa não tem limite para jogadores brasileiros? os times podem ter quantos quiserem?

Bem em Portugal há de tudo mas acho que a fase de mudar de treinador como quem muda de t-shirt está a passar. Para o braga está a ser um ano atipico pois nos últimos anos, desde que foi eleito este presidente, só tivemos 1treinador o qual não servia ao SLB e tem grandes chances de ser campeão pelo FCP neste momento. Refiro-me claro ao Prof. Jesualdo Ferreira.
Penso que ao apostar por um treinador assim jovem o nosso presidente está a fazer um investimento que será de medio longo prazo, ou seja estará a contar com J.C. para esta e as próximas temporadas. No entanto quase todos os clubes da SuperLiga iniciaram a época com treinadores diferentes dos que terminaram a passada. Por exemplo, entre os "3 grandes" só o  SCP manteve o técnico, o SLB e o FCP mudaram. O SCB já sabemos que mudou e tb equipas como o Boavista, Académica, Nacional...
Quanto aos jogadores brazileiros não te posso responder com certeza mas acho que por acordos entre os dois paises a nivel governamental, o jogador brazileiro não goza do estatuto de extracomunitario pelo que pode jogar como se fosse europeu, ou seja, como se fosse português, precisando apenas da aprovação da Licença de Trabalho (o qual garante o visa). Por isso se vê equipas com inumeros brazileiros no plantel. São jogadores baratos, com boa tecnica mas que infelizmente não têm o amor à camisola que teria um jogador formado nas escolas do clube mas que sairia muito mais caro ao clube. Por isso Portugal serve de "trampolim" para os jogadores vindos da america do sul entrarem na europa.

Abraço

Dracul

No jogo com o Tottenham estava um palerma perto de mim, mais ou menos por trás do banco do Braga, que me irritou profundamente. Como é lampião, só deve ir à bola quando cá vem esse clubezeco da capital ou então a reboque de alguém nestes jogos.
Quando o SCB estava a perder 2-0, o anormal fartou-se de insultar o JC e de criticar a equipa. Este é dos tais que critica só por o JC ter sido jogador do FCP.
Desde que o JC cumpra enquanto estiver em Braga, acho que deve ter todo o nosso apoio, assim como o Jesualdo também teve. E se provar, até ao final da temporada, que tem valor para treinar o nosso Enorme, deve continuar como treinador, porque a estabilidade de um clube também depende da continuidade da equipa técnica.
Acima de tudo o treinador deve ser um disciplinador, porque um balneário sem controlo é a ruína da equipa. Que adianta ter uma equipa recheada de vedetas se não remam todas para o mesmo lado? Veja-se o exemplo flagrante do Real Madrid, que é só craques, mas não tem ganho nada últimamente.
Além disso, o JC tem uma oportunidade que deve ser inédita em Portugal: conquistar um troféu, neste caso a Taça, na sua estreia como treinador principal.
Esperemos que sim!

A.COSTA

Quote from: dracul on 10 de March de 2007, 11:30
...
Quando o SCB estava a perder 2-0, o anormal fartou-se de insultar o JC e de criticar a equipa. Este é dos tais que critica só por o JC ter sido jogador do FCP.
....
Além disso, o JC tem uma oportunidade que deve ser inédita em Portugal: conquistar um troféu, neste caso a Taça, na sua estreia como treinador principal.
Esperemos que sim!

Esperemos que a educação do presente e futuro ajude a formar melhores cidadãos. Mas há cada nabo nas bancadas .... que valha-me Deus. A fronteira entre besta e bestial é muito ténue.

Quanto ao Jorge Costa:

1. Que este ano possa oferecer ao JORGE COSTA  e a todos os braguistas um sucesso há muito arredio através da conquista da taça. Era fantástico;

2. Que o JORGE COSTA possa cumprir um contrato alargado em Braga. Eu diria muito alargado. Era sinal de sucesso, apoio e união em prol do SCBraga.

APOIEM O SCBRAGA. APOIEM O TREINADOR POIS TODOS QUEREMOS O MELHOR PARA O SCBRAGA
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

BRAGA FOREVER

Ainda é muito cedo,mas estou a gostar.
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!