News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 09/05

Started by Bruno3429, 09 de May de 2018, 09:31

Previous topic - Next topic

Bruno3429

SÓ A VITÓRIA INTERESSA NO TERRENO 'MALDITO'
Abel tenta chegar ao pódio nos Arcos, onde a equipa só venceu dois dos seus últimos 17 jogos

Domingo, às 18 horas, só a vitória interessa ao Sp. Braga no terreno do Rio Ave para ainda tentar chegar ao 3º lugar, mas, para que o final do campeonato termine em festa, os arsenalistas têm de esperar que o Marítimo vença o Sporting, nos Barreiros. Os ouvidos estarão colados na rádio, mas nada adiantará se a equipa de Abel Ferreira não fizer a sua parte, e aí é que pode estar um grande problema: o Sp. Braga venceu apenas duas vezes nas últimas 17 deslocações a Vila do Conde e esta temporada já por lá chorou o afastamento da Taça de Portugal. Guedes foi o carrasco.

A estatística é bem clara sobre as dificuldades que são esperadas no domingo, ainda por cima contra um adversário que estará sem pressão, pois festejou anteontem o seu grande objetivo da temporada, o 5º lugar. Por Braga, apesar de todos os recordes, Abel Ferreira sabe que não deu a António Salvador nenhum dos títulos que o presidente tanto ambicionava e só mesmo ultrapassar o Sporting poderia dar uma alegria final a quem até teria um prazer especial de ultrapassar Bruno de Carvalho no sprint final da Liga NOS.

Treinadores, jogadores e também os adeptos sabem que só uma equipa na máxima força conseguirá somar a 3ª vitória dos guerreiros em Vila do Conde em quase 20 partidas e alguns desses desaires jamais serão esquecidos como foram os dois de 2013/14 em que, em plenas meias-finais da Taça de Portugal e da Taça da Liga, o Rio Ave se superiorizou ao Sp. Braga.

Mas agora é Abel quem anda pelo Minho. O treinador já provou que não há impossíveis. Domingo ataca em força o 3º lugar.

Autor: Ricardo Vasconcelos

Record

Bruno3429

ANTÓNIO SALVADOR QUER RENOVAR COM ABEL FERREIRA ATÉ 2021
António Casanova

Há pouco mais de um ano, em simultâneo com a decisão de promover Abel Ferreira a treinador do SC Braga, após quase três épocas na equipa B, António Salvador ofereceu-lhe contrato válido até 2020. Praticamente concluído o primeiro ano de ligação, o líder dos guerreiros pretende prolongar o vínculo até 2021. As negociações estão em marcha e a obtenção de um acordo poderá ser anunciado nos próximos dias, prevendo-se o reforço considerável da cláusula de rescisão, que atualmente é de quatro milhões de euros mas que a SAD procura rapidamente elevar para 15 milhões.

A campanha de altíssimo valor protagonizada pela formação arsenalista, que até à penúltima jornada da Liga esteve envolvida na luta pelo 2.º lugar e consequente acesso à Champions, só veio dar razão a António Salvador.

Nos dias que se seguiram à promoção de Abel Ferreira à primeira equipa do SC Braga escutaram-se várias vozes a questionar a decisão do presidente minhoto, duvidando da real capacidade do treinador em manter os guerreiros num patamar de eleição.

Nesta altura, após a afirmação do clube bracarense como uma das maiores potências do futebol português, facilmente ilustrada pela ousadia com que se intrometeu na corrida por objetivos de pronunciável grandeza, mordendo ferozmente os calcanhares de FC Porto, Benfica e Sporting, o consenso em redor de Abel Ferreira é total.

Mais: numa época em que vários recordes do clube foram batidos - além de estar há 12 jogos consecutivos sem perder, o SC Braga também conseguiu a proeza de marcar golos nas últimas 19 jornadas, registo que nem o campeão FC Porto exibe -, a projeção do técnico atingiu níveis superlativos, não se estranhando os rumores que dão conta da colocação de Abel Ferreira em posição de privilégio para uma hipotética sucessão de Rui Vitória no Benfica.

Por isso, a aposta de António Salvador na prorrogação do contrato do jovem treinador de 39 anos poderá ser lida como consequência óbvia de um trabalho de grande qualidade e também como forma de afugentar futuros interessados nos serviços de Abel Ferreira.

A Bola

JotaCC

MATHEUS FICA AINDA MAIS APETECÍVEL
NATURALIZAÇÃO O guarda-redes deverá obter passaporte português em janeiro, tornando mais fácil o sonho de jogar em Inglaterra

Casado com uma brasileira radicada em Portugal há vários anos e já com dupla nacionalidade, Matheus deu início ao processo de naturalização e não tem pressa em partir. Em março, renovou até 2023

Seguido há algum tempo por clubes franceses, Matheus alimenta o sonho de jogar na Premier League e está disposto a fazer um (estratégico) compasso de espera na esperança de concretizá-lo. À exceção dos jogadores que representam as seleções dos respetivos países, só os comunitários podem ser contratados por clubes do principal campeonato de Inglaterra e o guarda-redes passará a ter esse estatuto a partir de janeiro, através da obtenção da nacionalidade portuguesa. O processo de naturalização já está em marcha, sendo argumentos apresentados pelo guarda-redes o facto de jogar em Portugal há quatro anos e de estar casado com uma compatriota brasileira radicada no mesmo país há mais tempo, e já com passaporte português.
O projeto de jogar naquele que é considerado o campeonato mais competitivo (e rico) da Europa não invalida, porém, que Matheus experimente antes outra liga,depois de deixar o Braga. Com 26 anos e margem considerável para evoluir, o guardião natural de Belo Horizonte não dá sinais de pressa e o mais certo é que cumpra pelo menos mais uma época ao serviço dos arsenalistas, depois de ter renovado contrato até 2023 em março, com a cláusula de rescisão a passar de 20 para 25 milhões de euros. Foi o prémio da SAD por uma temporada em cheio, mas o jogador formado no América Mineiro acredita que será capaz de fazer ainda melhor, com a ajuda da equipa, conforme expressou à comunicação do clube no dia em que renovou. "O projeto que o presidente me apresentou, e que passa pela conquista do campeonato, fez com que a decisão fosse tomada de forma muito rápida. Ser campeão pelo clube – como quando vencemos a Taça – significa deixar uma marca na história", declarou.


Fará o pleno contra o Rio Ave

A confirmar-se a titularidade contra o Rio Ave, Matheus será o primeiro guarda-redes a ser utilizado em todas as partidas do Braga desde que o campeonato passou a ser constituído por 34 jornadas (2014/15). Frente ao Boavista, superou a marca dos 32 jogos disputados por Marafona na Liga, em 2015/16, batendo ainda o recorde de Eduardo como guardião mais utilizado de sempre numa temporada, em todas as competições.


AVANÇACADO WILSON SEM RESTRIÇÕES

A disponibilidade de Wilson Eduardo para o último jogo do campeonato, frente ao Rio Ave, é praticamente total. Ausente contra o Boavista devido a um edema na coxa direita, o avançado participou na totalidade dos trabalhos da equipa e não apresentou qualquer queixa, deixando assim boas indicações ao técnico Abel Ferreira. A titularidade não está, porém, garantida.


FESTA "BRAGA DAY" SERÁ A 28 DE JULHO

A pré-época 2018/19 continua a ganhar definição. O arranque dos trabalhos vai acontecer na quarta semana de junho, estando agendado para 28 de julho o "Braga Day", o dia em que o clube apresentará as duas equipas profissionais no centro da cidade. A gala festiva será animada pela atuação dos Calema, conforme anunciou o clube no intervalo do jogo com o Boavista.

O JOGO

JotaCC

Tiba está na mira de clubes turcos
NEGÓCIO Desejado pelo Kayserispor e Goztepe, o médio cedido ao Chaves ainda pode proporcionar um interessante encaixe financeiro

A transferência de Pedro Tiba para a Turquia depende da aceitação do Chaves, que já propôs um novo contrato a partir de 2019, e do Braga, ao qual está vinculado somente por mais uma época

Incontornável no meio campo do Chaves, Pedro Tiba leva oito golos na Liga e assinou outros dois nas Taças nesta temporada. O último foi apontado ao Marítimo

A ligação de Pedro Tiba ao Braga, válida apenas por mais um ano, poderá ser abreviada em função de um interessante encaixe financeiro. Reflexo de uma época em cheio, ao serviço do Chaves, por empréstimo dos minhotos, o médio despertou atenções e são fortes as possibilidades de se mudar para a Turquia para rubricar aos 29 anos o melhor contrato da carreira. O Goztepe (de Beto e André Castro) e o Kayserispor (de Tiago Lopes e Silvestre Varela), sexto e oitavo classificados na liga turca, respetivamente, são os clubes mais interessados, tudo apontando para que dentro de pouco tempo negoceiem com o Braga e o Chaves a libertação do jogador natural dos Arcos de Valdevez, por quem o Braga pagou cerca de 500 mil euros em 2014 ao V. Setúbal, com o patrocínio de um fundo de investimento ligado ao agente Jorge Mendes, que passou a deter 40 por cento do passe. Não será uma operação fácil, pois o clube transmontano está fortemente empenhado na sua continuidade no plantel,tendo já proposto um novo contrato, a contar a partir de 2019.
Sob o comando de Sérgio Conceição, Pedro Tiba impôs-se facilmente na primeira temporada ao serviço dos arsenalistas, mas perderia importância com a chegada de Paulo Fonseca e acabaria por mudar-se, por empréstimo, para os espanhóis do Valladolid. No regresso a Braga, também não foi feliz e seria cedido no mercado de inverno de 2017 ao Chaves até ao fim de 2019, no seguimento das transferências do técnico Jorge Simão e dos jogadores Paulinho e Rafael Assis.

O JOGO

JotaCC

Jadson fugiu para o Internacional

Depois do lateral Júnior Tavares, que preferiu o Rennes, o Sp. Braga viu fugir outro jovem talentoso brasileiro. Ao que Record apurou, Jadson, de 19 anos, foi observado e era desejado como reforço da equipa B para a nova temporada, mas o avançado optou por assinar pelo Internacional para começar já a competir e não apenas em agosto. O jovem jogador fez a formação no Grémio e na temporada transata chegou a ir para o banco da formação principal em três ocasiões, não chegando a estrear-se. Sem espaço no Brasileirão, o avançado foi cedido ao Velo Clube, onde disputou a Série A3 do Paulista. O departamento de observação dos arsenalistas tinha o referenciado.

RECORD

JotaCC

'BRAGA DAY' EM JULHO

As equipas de futebol do Sp. Braga serão apresentadas aos sócios a 28 de julho, num evento a decorrer no centro da cidade. Durante o dia haverá atividades de promoção do emblema minhoto.

CM

JotaCC

Sporting e Benfica lutam por vaga na terceira pré-eliminatória da Champions. Sp. Braga espreita entrar na Liga Europa mais cedo. Cinco clubes ainda batalham pela salvação

Prepare a calculadora, uma caneta e uma folha de rascunho: este domingo, a partir das 18.00, vai decidir-se quem vai marcar presença na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, quem vai começar a Liga Europa mais cedo e quem vai salvar-se de uma despromoção à II Liga.
Mais fáceis de se fazer são as contas relativas aos segundo, terceiro e quarto lugares. Se o Sporting fizer nos Barreiros igual ou melhor resultado do que o Benfica na receção ao Moreirense, os leões serão vice-campeões, pois têm vantagem no confronto direto com as águias – empataram 1-1 na Luz e 0-0 em Alvalade.
Contudo, se os rivais lisboetas saírem derrotados dos respetivos encontros e o Sp. Braga bater o Rio Ave em Vila do Conde, as três equipas terminam o campeonato empatadas com 78 pontos. Aí, iria recorrer-se a um minicampeonato entre Sporting, Benfica e Sp. Braga, em que a equipa de Rui Vitória tem vantagem – oito pontos, contra quatro dos bracarenses e dois dos verde e brancos, pelo que este cenário atiraria a equipa de Jorge Jesus para a quarta posição.
E embora o terceiro e o quarto lugares signifiquem a qualificação para a Liga Europa, terminar no pódio dá direito a entrar na prova mais tarde. Se o Desp. Aves vencer a Taça de Portugal, os avenses garantem desde logo a presença na fase de grupos (arranca a 20 de setembro), o terceiro classificado começa pela terceira pré-eliminatória (9 e 16 de agosto) e o quarto pela segunda (26 de julho e 2 de agosto) – haverá ainda um playoff, a disputar a 23 e 30 de agosto. Se for o Sporting a levantar o troféu, o emblema leonino garante uma vaga na fase de grupos mesmo que termine o campeonato em quarto, o conjunto orientado por José Mota sai da equação e o Rio Ave entra na segunda pré-eliminatória. Bem mais complicadas são as contas relativas à permanência.

DN

Bruno3429

Ambição redobrada na Taça de Portugal

É com ambição elevada que o SC Braga/AAUM entra em cena, esta quinta-feira, na Final Eight da Taça de Portugal. Nos quartos-de-final da prova os Gverreiros do Minho batem-se com o Modicus, adversário com quem travaram luta acesa pelo terceiro lugar da Fase Regular da Liga SportZone.

Paulo Tavares: "Acreditamos que é possível passar o Modicus"

Expetativas para o primeiro duelo: "Vai ser um jogo difícil, contra uma equipa que lutou connosco até final do campeonato pelo terceiro lugar. Uma equipa experiente, com vários internacionais A, mas o nosso objetivo passa por naturalmente tentar chegar às meias-finais. Estudámos bem o adversário, trabalhámos bem e acreditamos que é possível passar".

Foco no Modicus: "O que adianta pensar nos outros se não pensarmos no Modicus? Estamos a falar do terceiro melhor ataque do campeonato, uma equipa bastante ofensiva. Não adianta nada pensar no jogo seguinte se cairmos a meio".

A importância da experiência: "Não vejo favoritismo nesta eliminatória, apesar das três vitórias [duas no campeonato e outra na Taça da Liga, mas nos penáltis] nos três jogos que fizemos com eles esta época. São jogos a eliminar e a experiência, por vezes, dita o resultado final".

Marinho: "Temos o objetivo de chegar à final"

'Missão Modicus': "Vamos entrar nesta Taça de Portugal com os objetivos bem definidos. O primeiro passa por ultrapassar o Modicus, um adversário muito complicado, quarto classificado do campeonato e que nos deu bastante luta esta época. Depois, se conseguirmos lá chegar, pensaremos no próximo adversário".

Duelo equilibrado mas ligeiro favoritismo:"Nos dois jogos do campeonato vencemos, mas na Taça da Liga empatámos a dez segundo do final e fomos mais eficazes nos penaltis. Dão-nos algum favoritismo, até pela classificação, e temos de assumir esse favoritismo. Mas acredito que vai ser um jogo muito equilibrado e que pode cair para qualquer lado. O Modicus tem uma equipa muito experiente, comvários internacionais e vai-nos complicar a vida. Assumimos um ligeiro favoritismo mas será um jogo muito equilibrado".

Ambições na prova: "Temos o objetivo de chegar à final da Taça de Portugal. É uma meta que está presente na cabeça dos jogadores, é algo que queremos muito, pois dará visibilidade e prestígio. Vamos acabar por provar, uma vez mais, que somos uma excelente equipa".

SC Braga no Grupo B da Euro Winners Cup

O SC Braga ficou a conhecer esta quarta-feira os adversários na fase de grupos da Euro Winners Cup 2018. Os Gverreiros são cabeças de série no Grupo B, onde coabitam, também, o MFC Spartak (Bulgária), o Marseille Beach Team (França) e o SBE Teplice (República Checa).

Vencedor da prova em 2017, o clube arsenalista vai assim defender o título de Campeão Europeu de Futebol de Praia, entre 28 de maio a 3 de junho, na Nazaré.

Pedro Alves volta a ser opção para Emílio Peixe

Depois de ter atuado a titular no embate frente à Suíça, Pedro Alves voltou a ser utilizado por Emílio Peixe na tarde desta quarta-feira, sendo lançado no decorrer da etapa complementar do encontro que terminou com a vitória dos Sub-16 de Portugal diante da Bélgica (1-0). Com dois triunfos e uma derrota nos três jogos realizados, a formação lusa arrecada assim o segundo lugar no Torneio de Desenvolvimento da UEFA.

O tento solitário foi apontado por Francisco Conceição aos 44 minutos, finalizando de forma positiva a prestação da Equipa das Quinas numa competição que decorreu no norte de Portugal.

SCBraga