News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 04/05

Started by JotaCC, 04 de May de 2018, 08:44

Previous topic - Next topic

JotaCC

"Rotações no limite, até ao fim"
Braga Abel contra Boavista e à espera de "furo no Ferrari" dos rivais

Braga e Boavista defrontam-se, hoje (20.30 horas), no Estádio Municipal de Braga, em jogo a contar para a 33.ª jornada da Liga. Em caso de vitória, a equipa minhota iguala pontualmente Benfica e Sporting e instala-se no terceiro lugar (tem vantagem nos duelos diretos com os leões), pelo menos até ao dérbi lisboeta, a disputar amanhã, em Alvalade.
À entrada para a antepenúltima jornada do campeonato, o Braga só já não pode anular o atraso de oito pontos para o guia da prova, o F. C. Porto. Mas se o Benfica não vencer o dérbi lisboeta, os outros dois lugares do pódio ainda estão ao alcance da equipa minhota, sobretudo o mais desejado, o segundo degrau, que dá apuramento para as pré-eliminatórias da Liga dos Campeões.
Vencedor de dez dos últimos 11 jogos do campeonato, num percurso invicto (registou apenas um empate, na Feira), o Braga não muda o discurso e avança "jogo a jogo" e com outro estímulo sempre renovado semanalmente: alargar o recorde do clube, que vai em 24 vitórias no campeonato e que pode chegar às 26 (última jornada em Vila do Conde, com o Rio Ave). O resto logo se vê...
"O melhor resultado do Sporting-Benfica? No final do jogo com o Boavista, responderei com toda a sinceridade. Para já, o que me interessa é o foco naquilo que controlamos", diz o treinador Abel Ferreira. Seja qual for a conclusão das duas últimas jornadas do campeonato, para o treinador do Braga esta época já tratou, contudo, de comprovar que o sonho do Braga "é possível".

JN

JotaCC

"RENAULT ESTÁ À ESPERA DE UM FURO DO FERRARI"
Abel Ferreira não aceita a ideia de que o título é uma utopia, mas assume que será preciso uma "conjugação de fatores" para transformar o sonho em realidade

"É muito maior a distância do Braga para os grandes do que dos outros para nós..."
Abel Ferreira
Treinador do Braga


Abel Ferreira assumiu que "será impossível" manter o atual plantel na próxima época, assim como também será difícil fazer um campeonato ao mesmo nível. O sonho do título depende dos... grandes

O recorde de pontos da história do Braga, batido esta temporada, ainda não deu para mais do que o atual quarto lugar no campeonato. Perante este cenário, e o assumir de que fazer ainda melhor na próxima época será sempre "muito difícil", não é uma utopia pensar-se na conquista do título? Abel Ferreira discorda da ideia lançada para a discussão, mas apenas em parte. "Alguém ainda se recorda do que aconteceu com os três grandes na época [2009/10] em que o Braga esteve a lutar pelo título até ao último segundo? É só fazer as contas... [referindo-se aos muitos pontos perdidos sobretudo por FC Porto e Sporting]. Já disse e repito: não concorremos com os mesmos recursos desses clubes. Apesar disso, será possível ser campeão no Braga? Eu digo que é! Mas tem de haver uma conjugação de fatores. Teremos de estar no nosso "redline" – e temos a consciência de que não é fácil repetir uma época como esta – e esperar que o Ferrari dos outros possa ter um furo para nós, no nosso Renault, os conseguirmos ultrapassar. Teremos ainda de estar sempre nos limites e é precisamente isso que temos feito ao longo desta época", explicou o treinador, que reforçou, por mais do que uma vez, a ideia da "diferença de recursos" entre os arsenalistas e os três grandes. "Até digo mais: é muito maior a distância do Braga para os grandes do que dos outros para nós. A diferença pontual para o quinto classificado é, de facto, muito grande, mas a diferença no resto não é assim tão grande", acrescentou. Para dar força à ideia, Abel Ferreira assumiu que será praticamente impossível manter o núcleo duro do atual plantel. "Disse em janeiro e volto a repetir: se pudesse, assinava já com estes jogadores para a próxima época. Gostava de pedir ao presidente para não vender ninguém, mas sei que isso é impossível. O mercado é que manda e há equipas, com outro poder financeiro, que estão a ver os nossos jogadores e que conseguem, com relativa facilidade, bater as cláusulas de compra. Mas vamos esperar para ver o que acontece... Sei que vai ser muito difícil manter este núcleo de jogadores, pelo que teremos de encontrar novas soluções", rematou.


Novais: negócio não está fechado
Braga tem interesse no médio do Rio Ave, mas a mudança para o Minho ainda está por concretizar

Há muito que o Braga já começou a preparar o plantel da próxima época e João Novais, médio do Rio Ave, é um dos nomes que integra uma extensa lista de potenciais reforços para a equipa de Abel Ferreira. Neste caso concreto, as negociações já decorrem há várias semanas, ainda que, neste momento, seja prematuro dizer-se que João Novais vai mesmo ser jogador do Braga. Ao que O JOGO apurou, o jogador tem mais clubes interessados e, por isso, ainda não se comprometeu em definitivo com os arsenalistas, apesar de entender que o atual quarto classificado do campeonato é um bom clube para continuar a evoluir no futebol português. Do lado do Braga, fica a certeza de que António Salvador já se mostrou disponível para pagar o valor da cláusula de rescisão que consta do contrato do jogador com o Rio Ave (1,5 milhões de euros), mesmo que o médio esteja apenas a um ano do final do contrato. Como é normal nestas situações, João Novais também já recebeu o aval de Abel Ferreira, até porque o treinador tem consciência de que vai perder alguns dos habituais titulares – para além de André Horta, que seguirá para os Estados Unidos, há mais jogadores, como Vukcevic,Danilo ou Ricardo Horta, com vários clubes interessados.


Grandes da Sérvia disputam Stojiljkovic

Depois do interesse do Rapid Viena, revelado esta semana por O JOGO, que se juntou ao namoro já antigo do Partizan, agora foi a vez do Estrela Vermelha anunciar a intenção de contratar Stojiljkovic. A notícia foi avançada pela Imprensa da Sérvia, que conta vários pormenores sobre um possível negócio, a começar por um aliado de peso do clube de Belgrado: o atual campeão sérvio – já conquistou o título a três jornadas do fim do campeonato – é orientado por Vladan Milojevic, treinador que lançou Stojiljkovic no Cukaricki, clube que o avançado representou antes de assinar pelo Braga em 2015. Quatro vezes internacional, Stojiljkovic pode, segunda a Imprensa local, tornar-se na "contratação mais cara da história do Estrela Vermelha", sendo referida uma verba superior a 2,5 milhões de euros. "Stojiljkovic é um dos jogadores mais procurados pelos clubes sérvios. Estrela Vermelha e Partizan lutam por ele", acrescenta a notícia. Certo é que o avançado não faz parte das opções de Abel para a próxima época e que a SAD pretende vendê-lo já no próximo verão. Stojiljkovic, que custou 700 mil euros aos arsenalistas, realizou uma época abaixo das expectativas no Konyaspor (um golo em 15 golos), clube ao qual se encontra.

O JOGO

Bruno3429

Sp. Braga-Boavista: antevisão e onzes prováveis
Despedida da Pedreira com o pódio ainda em mira
Bruno José Ferreira

MOMENTO

Sp. Braga: cumprir a abrir para depois esperar pelo dérbi. A equipa de Abel Ferreira está a três pontos dos rivais de Lisboa e faz o derradeiro jogo desta época em casa a espreitar para o pódio. Sem perder há onze jogos, tendo apenas um empate pelo meio, o Sp. Braga vem de três vitórias consecutivas, a última das quais por uma bola a zero no Restelo, e está a fazer uma reta final de campeonato impressionante. Conquistar os três pontos é a missão, para depois esperar pelo desfecho do clássico.

Boavista: no oitavo lugar da tabela com 41 pontos somados, os axadrezados procuram a melhor classificação desde o regresso ao escalão máximo do futebol português. Na última jornada a equipa orientada por Jorge Simão venceu em casa o Paços de Ferreira (1-0), quebrando assim um ciclo negativo que já contava cinco jogos sem qualquer triunfo. A turma do Bessa não vence fora de portas há praticamente cinco meses e tem a derradeira oportunidade para ultrapassar esse registo.

INDISPONÍVEIS

Sp. Braga: Ricardo Ferreira e Fransérgio (lesionados).

Boavista: Sparagna, Henrique e Bulos (lesionados).

DISCURSO DIRETO

Abel Ferreira (Sp. Braga): «Estamos a fazer o nosso campeonato, passámos por grandes dificuldades, nova filosofia de jogo, em que jogamos como equipa. A estrela é a equipa! Vamos continuar focados naquilo que controlamos e que o melhor de nós está para chegar. É muito maior a distância do Sp. Braga para os grandes do que para os que estão atrás de nós».

Jorge Simão (Boavista): «Ainda temos coisas para alcançar e não há relaxamento. É um jogo fora contra uma equipa que luta pelo pódio a duas jornadas do fim, mas como em todos os jogos, preparamo-nos para ir lá fazer uma boa exibição e ganhar. Esta é a oportunidade para quebrar esse padrão de não conseguir vitórias fora».

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

Há dezasseis anos que o Boavista não sabe o que é vencer no reduto arsenalista, o que equivale a dizer que nunca venceu na Pedreira. O último triunfo axadrezado em Braga data de 2002 e de lá para cá os bracarenses venceram seis vezes e cederam três empates. Nas últimas três deslocações ao Estádio Municipal de Braga o Boavista averbou igual número de derrotas, sofreu onze golos e não conseguiu marcar nenhum. De resto, num total de 52 jogos o Sp. Braga soma 27 triunfos contra 16 do Boavista, registando-se ainda nove empates.

Maisfutebol

JotaCC

"Vai ser impossível..."
Abel Ferreira gostaria de 'segurar' todos os jogadores do plantel, mas assume realismo

"TEMOS DE ESPERAR QUE O FERRARI DOS OUTROS TENHA UM FURO PARA O NOSSO RENAULT OS ULTRAPASSAR"

Está aberto o mercado. A duas jornadas do final do campeonato, Abel Ferreira praticamente deu a notícia que todos os adeptos mais temiam. "Só peço ao presidente que não venda jogadores, mas vai ser impossível. O mercado é que manda. Há equipas com outro poder e que podem bater as cláusulas dos nossos jogadores. Gostava muito de ficar com esta equipa, mas vai ser muito difícil", afirmou o treinador, garantindo que Fransérgio estará totalmente recuperado no arranque da pré-temporada e não querendo pronunciar-se sobre a possibilidade de João Novais ser reforço para 2018/19. Abel quis, rapidamente, mudar o foco da conversa e concentrar-se no que resta para jogar no campeonato. "Vamos defrontar o Boavista, que tem um futebol positivo, que privilegia o espetáculo e que nos vai criar dificuldades. No nosso último jogo em casa, queremos manter a nossa identidade e jogar desde o primeiro segundo até ao último para vencer. A pressão será a mesma que temos desde o primeiro dia. Queremos ser melhores a cada treino e a cada jogo", prosseguiu, guardando para esta noite o seu desejo no que ao resultado do Sporting-Benfica diz respeito.
Pelo Minho muitos ainda acreditam na possibilidade de o clube acabar a época em 3º lugar. Para mais tarde fica o tão desejado sonho de lutar pelo título: "No ano em que o Sp. Braga esteve a lutar até ao último segundo pelo 1º lugar [2009/10], vocês têm de ver o que aconteceu com os grandes. É possível lutarmos pelo título? É! Mas têm de se juntar vários cenários. Não é fácil repetir uma época como esta e teremos de esperar que o Ferrari dos outros tenha um furo para o nosso Renault tentar ultrapassá-los. Temos de ter as rotações no limite e levar o nosso carro até ao fim", finalizou Abel Ferreira.

Paulinho espera pela Seleção
um assunto recorrente por Braga e ainda mais quando Paulinho continua a mostrar ser um dos goleadores portugueses em melhor forma na presente época. "Respeito muito o Fernando Santos. O Paulinho sabe que internamente há jogadores que querem o lugar dele, e ele conseguiu isso [17 golos] fruto de um trabalho coletivo. Se o selecionador quiser premiar o clube e a nossa época, tenho a certeza que, se ele for chamado, vai corresponder como tem feito no Sp. Braga", referiu Abel.

RECORD

Bruno3429

«Sp. Braga campeão? É esperar que Ferrari dos outros fure e o nosso Renault passe»
Abel acredita que é necessário haver uma conjugação de fatores para minhotos chegarem ao título no futuro

O treinador do Sp. Braga admitiu a possibilidade de o clube vir a ser campeão num futuro não muito distante, mas que há fatores que têm de contribuir para isso.

«No ano em que o Sp. Braga esteve a lutar até ao último segundo pelo título vocês têm de ver o que aconteceu com os três grandes», começou por responder Abel, em conferência de imprensa nesta quinta-feira.

«Se é possível ser campeão? É! Mas têm de juntar-se vários cenários, não é fácil repetir uma época como esta e teremos de esperar que o Ferrari dos outros tenha um furo para o nosso Renault tentar ultrapassá-los», atirou. «Temos de ter as rotações no limite e levar o carro até ao fim», concluiu o técnico sobre esta ideia.

Outra debatida foi a distância do Sp. Braga para FC Porto, Benfica e Sporting e a distância do Sp. Braga para os restantes clubes da Liga.

«Quando olhamos para esta diferença e para o grande campeonato que fizemos não foi contra os três grandes, mas contra as outras equipas», considerou Abel.

«Estamos a fazer o nosso campeonato, passámos por grandes dificuldades, nova filosofia de jogo, em que jogamos como equipa», prosseguiu para depois completar: «A estrela é a equipa! Vamos continuar focados naquilo que controlamos e que o melhor de nós está para chegar. É muito maior a distância do Sp. Braga para os grandes do que para os que estão atrás de nós.»

Ora, matematicamente, o Sp. Braga ainda pode chegar ao segundo lugar, mas para isso o Benfica não pode vencer o Sporting, em Alvalade, sábado. Por outro lado, fica em vantagem imediata sobre os leões, no terceiro lugar, se vencer nesta sexta-feira o Boavista e o Sporting perder.

«Que resultado prefiro no dérbi? Prometo que amanhã [sexta-feira], no final do jogo, respondo com toda a sinceridade a essa pergunta, mas o que me interessa, hoje, é o foco que nós controlamos», afirmou Abel. 

Quanto a ter maior pressão por jogar antes do Sporting-Benfica, o técnico sublinhou: «A ideia é a mesma, que é repetir a nossa forma de ser e estar, focados no que interessa, no jogo com o Boavista, que tem um futebol positivo, que privilegia o espetáculo e que nos vai criar dificuldades. Entrar desde o primeiro segundo ao último para vencer.»

Abel também conhece bem o treinador adversário desta sexta-feira. «Tenho grande estima e apreço pelo Jorge Simão, fizemos muitos treinos de conjunto quando estava na equipa B do Sp. Braga e ele no Desp. Chaves», contou o treinador dos minhotos, que acrescentou sobre o axadrezado: «Tem ideias de jogo muito positivas e está montado um cenário de grande dificuldade. E nós queremos continuar a dar um bom espetáculo, esperando que os nossos adeptos compareçam em peso.»

Abel: «Se o selecionador chamar Paulinho, ele vai corresponder»
Treinador do Sp. Braga questionado sobre se avançado deve ir à seleção nacional

O treinador do Sp. Braga foi questionado nesta quinta-feira se considera que Paulinho deve ser chamado à seleção nacional, fruto dos golos apontados nesta época.

«Respeito muito o Fernando Santos», frisou Abel logo de início, para acrescentar que «o Paulinho sabe que internamente há jogadores que querem o lugar dele e ele conseguiu isso [17 golos] fruto de um trabalho coletivo».

Abel concluiu que «se o selecionador querer premiar o clube e a época do Sp. Braga» tem «a certeza de que, se o Paulinho for chamado, vai corresponder como tem feito» no clube minhoto.

De resto, o técnico também foi colocado perante a ordem de expulsão que recebeu no Restelo, no jogo com o Belenenses: «Fui muito bem expulso, não posso gesticular da maneira como o fiz. Tenho de aprender com os erros. Há 15 dias, no mesmo local, outra equipa fez um golo e valeu e eu disse que tinha de ser igual para todos. Mas fui bem expulso.»


Abel: «Só peço que o presidente não venda jogadores, o que é impossível»
Treinador do Sp. Braga assume que é muito complicado segurar núcleo duro da equipa

Na conferência de imprensa de antevisão ao Boavista, o treinador do Sp. Braga teve ainda tempo para falar de mercado. Sobre o ingresso de João Novais, do Rio Ave, Abel afirmou que «os jogadores sabem que vão sair notícias de tudo» e que «têm de saber conviver com isso de forma natural», e depois admitiu que será bastante complicado segurar o núcleo duro da equipa.

«Só peço que o presidente não venda jogadores, mas vai ser impossível», disse.

«O mercado é que manda, equipas com outro poder veem estes jogadores com cláusulas que conseguem bater. No entanto, gostava muito de ficar com esta equipa. Vamos esperar, mas vai ser muito difícil ficar com este núcleo», concluiu.

Maisfutebol

JotaCC

Novais a caminho de Braga

Nem Rio Ave nem Sp. Braga dão o negócio como fechado. João Novais está de partida de Vila do Conde e, neste momento, parece inclinado a aceitar a proposta dos guerreiros do Minho. Tal como ainda no mês de janeiro, Abel Ferreira delegou em Wender as observações do médio, de 24 anos, e a SAD resolveu mesmo avançar para a sua contratação. Os vila-condenses vão receber mais de 1 milhão de euros (por Record antecipou alguém que há três anos custou apenas 50 mil euros!) se o jogador optar por uma mudança menos radical na sua carreira, recusando propostas bem mais vantajosas de Génova e Atalanta. Refira-se ainda que o Leixões tem direito a 10% do valor acordado entre o Rio Ave e o Sp. Braga. Mesmo assim, António Silva Campos entende que este é um excelente negócio face à valorização conseguida em três anos.

RECORD

Bruno3429

"Queremos manter a nossa forma de ser e estar"

O SC Braga versão 2017/2018 'despede-se', esta sexta-feira, do conforto dos seus adeptos. Na última batalha caseira da temporada, os Gverreiros do Minho reeditam um dos maiores clássicos do futebol português com o Boavista FC, num encontro que Abel Ferreira espera dificuldades mas onde o objetivo é o mesmo de sempre: vencer.

Motivação para último jogo caseiro: "A ideia é a mesma: repetir aquilo que tem sido a nossa forma de ser e estar. O nosso foco é só um e está neste clássico com o Boavista FC, que é uma equipa com futebol positivo e que privilegia o espetáculo. Que vai criar-nos dificuldades e que cresceu de rendimento este ano. É o último jogo em nossa casa, perante os nossos adeptos e queremos brindá-los com uma vitória. Para isso temos que respeitar o adversário, ser fiéis à nossa identidade e ter uma energia coletiva muito forte.

Pressão acrescida: "Jogamos sempre para ganhar. Queremos ser melhores a cada treino e a cada jogo. Sabemos que aquilo nos avalia é o jogo e amanhã temos mais uma oportunidade. Perante um adversário muito interessante e que está muito bem preparada pelo mister Jorge Simão".

Reencontro com o Jorge Simão: "Tenho grande estima e apreço pelo mister Jorge Simão. Fizemos muito jogos-treino quando eu estava na equipa B e ele no GD Chaves. É um excelente treinador e incutiu neste Boavista FC uma ideia de jogo muito positiva. Conta com bons jogadores e com processos bem assimilados. Por tudo isto, está criado mais um cenário de dificuldade. Vamos continuar com a mesma toada, que é jogar para ganhar".

Análise à prestação da equipa: "Quando olhamos para esta diferença pontual e para o grande campeonato que estamos a fazer, vemos que não foi 'feito' contra os três grandes, mas contra as outras equipas. Conseguimos ter uma consistência no nosso desempenho, num ano de forte reestruturação. Estamos a fazer o nosso campeonato, não é de hoje, mas desde o início. E passámos por grandes dificuldades, numa nova filosofia de jogo em que jogamos como equipa.  Vamos continuar focados naquilo que controlamos, sempre conscientes de que o melhor de nós está para chegar. O caminho é querer sempre mais. É muito maior a distância do Braga para os grandes do que para os que estão atrás de nós"

SCBraga

JotaCC

Documento do clube desmente António Salvador

A cedência pelo Sporting Clube de Braga (SCB) à Autarquia local de um espaço de 800 m2 no pavilhão que será construído na segunda fase da "cidade desportiva" bracarense está expressamente prevista no "Relatório de Avaliação de Incidências do Empreendimento" entregue pelo clube nos serviços da Autarquia no dia 17 de fevereiro de 2016. No ponto 3.7. daquele documento, a que o JN teve acesso, os autores do relatório escrevem: "Conseguiu-se desenhar [no piso -2] um parque de estacionamento para cerca de 204 lugares, para além do espaço de 800 m2 a ceder à Câmara Municipal de Braga [CMB] e a área destinada à prática de bilhar".
É neste documento, classificado pelo diretor municipal de Urbanismo, Ordenamento e Planeamento como "investimento estratégico", logo suscetível de "apreciação prioritária", que o presidente da Autarquia bracarense, Ricardo Rio, se estriba para negar a versão de António Salvador, presidente do SCB, que garante nunca ter concordado com aquele compromisso e, logo, não estar disposto a satisfazê-lo.
O email
António Salvador garante ter existido uma troca de emails com a Autarquia, de modo a corrigir aquele aspeto do documento. De facto, ao que o JN apurou, João Carvalho, administrador do SCB, enviou para os serviços jurídicos da Autarquia pelo menos um email a propor algumas mudanças ao protocolo inicial. A esse email ter-se-ão seguido algumas reuniões técnicas, mas, garante a Autarquia, até à entrega do Relatório em que o SCB reconhece ter de entregar os referidos 800 m2 à Autarquia, nenhum responsável político da Câmara (presidente, vereadores, chefe de gabinete) foi contactado pelo clube.
Fontes conhecedoras do processo ouvidas pelo JN colocam outra lente sobre o problema. "A partir do momento em que percebeu que, para garantir as contrapartidas a entregar à Câmara, o clube teria de gastar perto de um milhão de euros, António Salvador tentou retirar os 800 m2" do até então acordado.
"Inviável"
Contactada pelo JN, fonte oficial do clube bracarense garante que "a questão dos 800 m2 está posta de lado". "A Câmara já entendeu que é inviável ceder esse espaço. O que estamos a fazer é encontrar uma alternativa. Tem havido reuniões entre as partes para ultrapassar o problema. Já levamos alguns meses de atraso no início das obras da segunda fase da cidade desportiva, pelo que ninguém está mais interessado do que o SCB em resolver a questão", assinalou a mesma fonte.

JN