News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 27/04

Started by Bruno3429, 27 de April de 2018, 08:21

Previous topic - Next topic

Bruno3429

UMA MÃO-CHEIA DE NOVAS PÉROLAS
Futebol de Abel encantou os adeptos, mas, acima de tudo, valorizou os jogadores

O Sp. Braga promete não atirar a toalha ao chão na luta pelo 3º lugar e, para as derradeiras finais, Abel Ferreira conta com um grupo de jogadores motivado para acabar em alta este campeonato. Salvador pediu ao técnico que valorizasse os ativos da SAD e não há dúvidas de que este o conseguiu.

O treinador devolveu a alegria aos adeptos com uma filosofia de jogo bem definida, onde a posse de bola ou as saídas rápidas para o ataque nunca deixam a defesa exposta. Coletivamente os arsenalistas primam pela competência, mas isso também se deve ao crescimento da maioria dos craques que fazem parte do atual plantel.

Bruno Viana, Danilo, Esgaio, Ricardo Horta e Paulinho serão os casos mais flagrantes dos jogadores que melhor aproveitaram as competências do treinador para também eles crescerem a nível individual. Haverá ainda outros como Matheus ou Jefferson que, definitivamente, relançaram a carreira. Mas foquemo-nos nas tais cinco novas pérolas da SAD. Bruno Viana foi dispensado pelo Olympiacos, custou aos arsenalistas 3 milhões de euros e, neste momento, o seu passe já valerá, pelo menos, o triplo. Danilo vinha de um ano para esquecer, onde não vingou no Benfica nem no Standard Liège, e o regresso ao Minho foi perfeito para mostrar todo o seu valor, fazendo a sua melhor temporada de sempre.

Passos à frente

O caso de Ricardo Esgaio é um pouco parecido com o de outros jogadores que não vingaram nos chamados grandes e acabaram no Sp. Braga: o extremo quis dar um passo atrás, para dar dois em frente e, hoje em dia, não restam dúvidas de que é jogador para outros patamares. A sonhar alto como Esgaio estarão Ricardo Horta e Paulinho. O primeiro deixou o futebol espanhol para recuperar a estabilidade e fê-lo com tanta classe que está na mira de emblemas mais poderosos, enquanto o avançado saltou da 2ª Liga, subiu a pulso na hierarquia da equipa e, com 16 tentos, já é dos maiores goleadores da história dos clube.

Abel ajudou a potenciar estes e outros jogadores e tem a palavra de António Salvador de que a SAD tudo fará para os segurar para 2018/19. O ataque ao título só é possível com todos eles.

Autor: Ricardo Vasconcelos

Record

JotaCC

Vukcevic é o jogador mais apetecível

BRAGA Eleito "Futebolista do ano" na última gala do clube, Nikola Vukcevic é um dos jogadores mais influentes na equipa de Abel Ferreira, mas a SAD arsenalista está consciente de que o médio internacional montenegrino dificilmente permanecerá na "pedreira" na próxima época.
Habituada a importantes encaixes financeiros a cada ano, para equilibrar as contas, a sociedade do clube minhoto, sabe o JN, entende que Vukcevic tem o perfil ideal para protagonizar a principal transferência do Braga no próximo defeso.
Desde 2013/14 nos guerreiros do Minho, com 122 jogos pela equipa principal, Vukcevic tem contrato até junho de 2020 e uma cláusula de rescisão de 20 milhões de euros.
Na época passada, o médio defensivo foi repetidamente alvo do Sporting, mas a melhor proposta andou longe dos 10 milhões de euros, verba que a a SAD liderada por António Salvador entendia ser apelativa, para dar luz verde ao negócio. E Vukcevic acabou por ficar em Braga.
De resto, a menos que haja uma reviravolta, dificilmente o Braga vai fazer negócios com o Sporting no próximo defeso, devido à onda de conflitos entretanto registada entre presidentes. Mas há mercado para Vukcevic, em Portugal e no estrangeiro, e o médio defensivo mais utilizado por Abel Ferreira poderá mesmo mudar de ares.

JN

JotaCC

"Estou pronto para a equipa principal"
FRANCISCO TRINCÃO Aos 18 anos, o internacional sub-19 já é uma das grandes promessas do futebol português. Próximo passo: equipa principal do Braga

"Já treinei muitas vezes com o plantel principal e sinto que estou preparado. É só uma questão de oportunidade" "As pessoas que mandam sempre quiseram ver como é que eu reagiria a competir com os mais velhos..."
Francisco Trincão
Extremo do Braga

Recentemente, António Salvador destacou a grande maturidade de Trincão, que O JOGO teve agora a oportunidade de comprovar numa conversa com uma das principais referências da seleção de sub-19

Francisco Trincão é a mais recente pérola da formação do Braga. Aos 18 anos, completados em dezembro, já soma 36 jogos na II Liga – estreou-se com 16 anos... –, e é também um dos habituais titulares da seleção de sub-19 que vai disputar o Europeu da categoria no próximo mês de julho. Presença habitual nos treinos de Abel Ferreira, o extremo recorda com especial prazer dois momentos de uma caminhada que começou, em Braga, aos 11 anos: a assinatura do primeiro contrato profissional e a estreia nos convocados da equipa principal.
Estreou-se na seleção de sub-17 com 15 anos, na II Liga aos 16 e numa convocatória da equipa principal aos 17. Parece andar sempre à frente do seu tempo...
—É verdade. As pessoa sacham que sou bom jogador, apostam em mim, e eu fico contente por ver essa demonstração de confiança. No fundo, quem manda sempre quis ver como é que eu reagiria a competir com os mais velhos. Até agora tem corrido bem.
Em 2016, estreou-se na equipa B e assinou o primeiro contrato profissional com uma cláusula de 30 milhões de euros.
Consegue imaginar esse dinheiro todo?
—Por acaso consigo [risos]. As pessoas falam muito sobre isso, até brincam comigo, mas quem está no futebol não pode ligar muito a esses números.Hoje em dia, essas cláusulas até são normais. O que me interessa é o trabalho, trabalho e mais trabalho, e ser melhor a cada dia.
Mas a renovação foi o topo, foi a demonstração de confiança que o clube me deu, apesar de na altura ter apenas 16 anos.
Não lhe trouxe mais responsabilidades?

—Não, nenhuma. Não ligo muito a essas coisas. Quero é treinar e jogar bem.
Também foi precoce na idade em que começou a jogar futebol?
—Se calhar... Foi aos cinco anos. Apesar de ter nascido em Braga, na altura morava em Viana do Castelo. Os meus pais estavam fartos de me ter a jogar à bola em casa e decidiram inscrever-me no Vianense, o clube da terra. Joguei lá até aos nove anos e divertiame imenso.
Agora, já não se diverte?
—Claro que sim! Continuo a divertir-me como quando tinha seis, sete ou oito anos. Essa é a minha filosofia: divertir-me em campo, até porque assim o meu jogo vai ser bem melhor.
É verdade que aos dez anos foi para o FC Porto?
—Sim. Na altura, houve pessoas do FC Porto que gostaram de me ver jogar e foram falar com os meus pais. Estive lá um ano, correu tudo bem.
Se correu bem, porque esteve lá só um ano?
—Andava na quarta classe e os meus pais tinham de me levar três vezes por semana aos treinos. Era obrigado a fazer a viagem entre Viana do Castelo e o Porto... Naquela idade não era fácil. Tinha um colega deequipaquemoravapertode mim e, às vezes, era o pai dele que nos levava. Era muito pequenino e custava-me não ver os meus pais na bancada. O FC Porto já era uma coisa mais séria,nãoestavahabituado.Nessa fase, os meus pais nunca pensaram que o futebol ia ser a minha profissão e por isso
voltei ao Vianense.
No entanto, um ano depois foi para o Braga. Qual era a diferença para o FC Porto?
—Era mais perto de casa e os meus avós são de Braga, tal como eu, de resto. Às vezes até ficava na casa deles a dormir. Já antes de ter ido jogar para o Braga, visitava muitas vezes a cidade e sentia-me mais confortável. Mas continuava a estudar em Viana do Castelo até que, a partir do nono ano, mudei para uma escola em Braga. A partir desse momento, tudo ficou mais fácil.
Apesar da idade, vai cumprir a segunda época na equipa B. Sente-se preparado para jogar na equipa principal?
—Sim, sinto. Já treinei com eles muitas vezes e sinto que estou preparado. É só uma questão de surgir a oportunidade.
Tem-se falado no interesse de vários clubes, entre eles o Leipzig e o Atlético de Madrid...
—Não penso nisso. Tudo o que está relacionado com negociações, deixo para os meus empresários. Procuro apenas focar-me no futebol e no presente. O resto não me interessa. Não podemos viver o presente a pensar no futuro, porque se o fizermos nunca chegamos verdadeiramente a viver.
Mas coloca a possibilidade de seguir as pisadas de Bruno Jordão, Pedro Neto ou João Queirós, que foram transferidos no último
verão, apesar de nunca terem jogado na equipa principal?

—Para já, coloco essa possibilidade de parte. Quero dar o melhor pelo Braga, jogar bem na equipa B, que é onde estou, até para depois estar preparado para a exigência da equipa principal. Esse é o meu objetivo.

Estilos
Cristiano Ronaldo é o ídolo e Rihad Mahrez a referência

Francisco Trincão é um extremo "atrevido", com uma "grande capacidade técnica", e, por isso, não seria difícil de imaginar que as suas principais referências no futebol sejam jogadores com características mais ofensivas. "O meu ídolo é o melhor jogador do mundo, o Cristiano Ronaldo. Também gosto muito de ver jogar o Neymar, sobretudo pela alegria que ele coloca em campo. Depois, ainda há outro jogador que aprecio muito, o Rihad Mahrez do Leicester. Tenho um estilo de jogo muito parecido com o dele", revelou.

JOGOS
36
Aos 18 anos, Trincão já realizou 36 jogos na II Liga (cinco golos). Na seleção de sub-19, onde tem sido titular, soma cinco golos e três assistências em nove internacionalizações

HISTORIAS A ESCOLA E A BOLEIA DOS PAIS

A maioridade chegou apenas em dezembro e Trincão continua a precisar da boleia dos pais para se deslocar para os treinos. "Vou fazer brevemente o exame de condução. Está quase", contou. Na escola, e apesar de jogar ao mais alto nível, está a completar o 12.º ano. "Não me tenho baldado. Só vou à escola fazer os exames. É complicado, mas a minha irmã, que é muito inteligente, ajuda-me nos estudos e ajuda-me a superar as dificuldades", contou.

Estreia e fotos no... aeroporto
A primeira vez de Trincão na equipa principal aconteceu na Liga Europa. Extremo recorda o momento

Trincão precisou de uma autorização dos pais para viajar com a equipa para a Turquia no dia em que se estreou na lista de convocados. Extremo recordou ainda os tempos de Abel Ferreira na equipa B

Que recordações guarda da estreia nos convocados da equipa principal para o jogo com o Basaksehir?
—Foi um momento marcante. Lembro-me de chegar ao aeroporto e as pessoas estarem a tirar-me muitas fotos. Toda a gente falava no meu nome: "Trincão é a novidade nos convocados", diziam os sites. Senti-me recompensado pelo meu trabalho e muito feliz. Espero que tenha sido a primeira de muitas.
Tinha apenas 17 anos e foi preciso uma autorização dos seus pais para viajar para a Turquia...
—Por foi [risos]. No final do treino, depois de ter saído a convocatória, um funcionário do Braga veio falar comigo a dizer-me que os meus pais tinham de ir ao clube assinar uma autorização. Nem fazia ideia que era preciso. Ligueilhes e eles foram lá assinar os papéis. Foi uma grande alegria para todos. Curiosamente, até o presidente [António Salvador] falou sobre isso com os jornalistas. Apesar de não ter jogado, foi uma experiência muito boa.
Está há muitos anos no Braga. Sente-se surpreendido com o campeonato que a equipa principal está a realizar?
—Confesso que já esperava por uma época deste género, até porque conhecia bem o trabalho e a forma de estar do míster Abel, com quem estive na equipa B. Os princípios de jogo, os treinos, a forma como ele comunica com os jogadores... As pessoas que estiveram com o míster sabiam que isto ia acontecer, ainda para mais com o excelente plantel que ele tem à disposição. Não estou nada surpreendido.

"Equipas B beneficiam seleções"
Habitual titular na seleção de sub-19, Trincão fala das vantagens de jogar na equipa B

Aos 18 anos, Trincão já realizou 36 jogos na II Liga, um campeonato de "futebol a sério", com "gente crescida e experiente", que lhe tem permitido evoluir rapidamente. Um dos beneficiados com os projetos da equipa B são, diz o extremo, as seleções mais jovens de Portugal. "Um dos aspetos que sinto quando vou jogar pela seleção é a diferença de andamento que temos relativamente aos jogadores da nossa idade dos outros países. Na II Liga temos a oportunidade de defrontar jogadores com mais de 30 anos, muitos deles já andaram na I Liga, e isso permite-nos aprender a matreirice do jogo, saber lidar melhor com a pressão e com os adeptos. Sinto que os nossos adversários estão num patamar mais baixo, são menos pujantes e experientes, sem dúvida", explicou. Se nada de anormal acontecer, Trincão será um dos convocados para o Europeu de sub-19 que se realiza no próximo mês de julho. "Temos uma responsabilidade acrescida por termos sido campeões europeus de sub-17. Fizemos uma ronda de elite muito boa, demonstrámos a nossa qualidade e identidade, e acredito que no Europeu será igual. Assumimos o objetivo de sermos campeões", acrescentou.

O JOGO

JotaCC

EYNEL REFORÇA EQUIPA B
O extremo cabo-verdiano estava à experiência no clube minhoto e assinou um contrato válido por cinco temporadas

O Braga anunciou ontem a contratação de Eynel Soares, extremo cabo-verdiano que se encontrava já há várias semanas à experiência no clube arsenalista e que acabou agora por assinar um contrato válido para as próximas cinco temporadas. Eynel tem apenas 18 anos, completados em janeiro, e vai começar a próxima temporada ao serviço da equipa B, depois de ter passado os últimos dias a trabalhar sob orientação de Abel Ferreira, que deu o seu aval à contratação.
Esta não é, no entanto, a primeira experiência de Eynel Soares no futebol europeu, uma vez que o jovem caboverdiano esteve, até há relativamente pouco tempo, nos italianos do Novara, onde fez parte da sua formação como jogador. O extremo estava sem clube, pelo que esta é uma contratação a custo zero para o Braga.

PRIMEIRO ANO DE ABEL ASSINALADO

O Braga assinalou ontem, através das redes sociais, o primeiro ano de Abel Ferreira (na foto) no comando técnico da equipa principal. O treinador foi apresentado precisamente a 26 de abril de 2017, tendo, na altura, sido promovido da equipa B para substituir Jorge Simão, despedido por António Salvador depois de uma série de maus resultados. "55 jogos e 33 vitórias depois, ainda temos muita história para escrevermos juntos!", pode ler-se no Facebook do Braga, num texto que surge acompanhado de várias fotos do dia da apresentação oficial de Abel Ferreira.

O JOGO

JotaCC

Contratação Eynel assina por cinco épocas

A SAD do Braga anunciou, ontem, a contratação do futebolista Eynel Soares, para as próximas cinco temporadas. Natural de Cabo Verde, Eynel tem 18 anos e foi oficializado após ter estado nas últimas semanas à experiência na "pedreira", tendo até integrado os trabalhos da equipa principal. Eynel joga preferencialmente como ala ou extremo e vai integrar a estrutura sénior do Braga para 2018/19, podendo jogar na equipa B, sub-23 e ainda nos sub-19.

Bês minhotos e dos leões em apuros

DESCIDAS Na fuga à despromoção, o cenário é idêntico e até ao nono classificado, Famalicão, ninguém pode estar descansado, embora os princi- pais aflitos sejam Cova da Pidade, Braga B, União da Madeira, Sporting B e Gil Vicente. Do 15.º classificado, o Cova da Piedade, para os gilistas, que ocupam a penúltima posição, há um fosso de cinco pontos e ainda há confrontos diretos que podem ser decisivos. Num momento em que se fala na entrada em cena de um novo campeonato de sub-23, os bês do Braga estão dois pontos acima da linha de água, à frente do União da Madeira, mas o Sporting B já está a quatro pontos do rival minhoto e, muito provavelmente, deixa- rá de ter equipa B na próxima época. O Real, último classificado, já está despromovido e regressa ao Campeonato Portugal, depois de ter subido na época anterior.

JN

JotaCC

Campeonato de sub23 começa em 2018-19 com 14 clubes da I Liga

O campeonato nacional de sub-23 começa já em 2018-19 com 14 clubes da I Liga, exceptuando FC Porto, Moreirense, Desportivo de Chaves e Paços de Ferreira, disse ontem à Lusa fonte oficial da Federação Portuguesa de Futebol. Belenenses, Benfica, Boavista, Desp. Aves, Estoril Praia, Feirense, Marítimo, Portimonense, Rio Ave, Sporting, Sp. Braga, Tondela, V. Guimarães e V. Setúbal vão estrear esta competição na próxima época. Nove clubes da II Liga manifestarem interesse na participação na competição de sub23, estando em avaliação a criação de um segundo escalão do campeonato.

PUBLICO

JotaCC

Eynel assinou até 2023

A SAD arsenalista contratou, ontem, uma das maiores promessas do futebol de Cabo Verde. Eynel Soares, de apenas 18 anos, assinou contrato até 2023 depois de ter cumprido um período à experiência no clube, inclusive com passagens pelos treinos da equipa principal.
Abel Ferreira deu um parecer favorável à sua contratação e o extremo atuará na próxima temporada na formação B se a permanência na 2ª Liga for alcançada. Eynel é internacional jovem por Cabo Verde e há pouco menos de um ano aventurou-se, pela primeira vez, no futebol europeu. A equipa sub-20 do Novara foi o destino do talentoso jogador, mas o facto de ser extracomunitário impediu-o de participar em jogos oficiais. Tecnicamente evoluído e com boa capacidade física, o extremo chamou à atenção também por jogar com os dois pés o que lhe permite atuar em qualquer um dos corredores do ataque.

RECORD

Bruno3429

Órgãos Sociais reunidos no Estádio Municipal

A convite do presidente António Salvador, os órgãos sociais do SC Braga reuniram-se, esta sexta-feira, no auditório do Estádio Municipal de Braga.

No encontro debateram-se temas relativos à Cidade Desportiva, nomeadamente no que respeita ao avanço da 2.ª Fase.

No final, José Manuel Fernandes, presidente da Assembleia Geral do SC Braga, fez um balanço da reunião, mostrando-se absolutamente convicto da resolução, para muito breve trecho, do diferendo relativo à 2.ª fase da Cidade Desportiva e revelando que será realizada, a pedido do presidente António Salvador, uma auditoria à gestão do clube e da SAD.

"A convocatória do presidente António Salvador reuniram-se os órgãos sociais do clube. O presidente expôs, uma vez mais, a obra notável que é a Cidade Desportiva. Uma obra que tem uma mais valia para o território e para a região. Que é de interesse local e nacional. O presidente mostrou-se absolutamente convicto de que a segunda fase vai efetivamente avançar. No cumprimento da legalidade e no respeito dos interesses do clube. Está convicto de que haverá uma solução em que tanto o clube como o município saem a ganhar. Para isso terá de haver, naturalmente, algumas cedência de parte a parte, mas como disse há a absoluta convicção de que a segunda fase vai mesmo avançar".

"Este não é apenas um projeto desportivo ou de formação, mas também de regeneração urbana. Só a recuperação daquele espaço tem um interesse público enorme. Que traz valor acrescentado e que se assume como uma forma de rentabilizar todos os recursos financeiros que já estão ali colocados há mais de uma década. É de todo o interesse que aquele espaço seja requalificado".

"O presidente António Salvador comunicou, ainda, que pretende uma auditoria externa e independente às contas do clube e da SAD, auditoria esta que abranja um mínimo de três anos e que se pretende que seja realizada por uma entidade altamente credível, que efetue toda a monitorização e verificação da gestão do clube. Pediu, de forma a reforçar a independência da decisão, que dois membros dos órgãos sociais, que obviamente não integrem os órgãos de gestão ou de fiscalização, estivessem presentes desde o inicio deste processo. Para acompanharem, monitorizarem e, no fundo, representarem os sócios naquilo que é um interesse comum. É um sinal de transparência, de absoluta consciência tranquila e de se procurar pontos onde a gestão possa ser até melhorada".

Edite Fernandes: "Temos um grupo forte e unido"

Na antevisão da partida da 20ª jornada da Liga Allianz frente ao Boavista FC, Edite Fernandes teceu elogios fortes à formação axadrezada, afirmando que é uma "equipa muito aguerrida e unida". A Gverreira do Minho prometeu um SC Braga focado em conquistar os três pontos semana após semana e a não baixar os braços na luta pelo título.

Expetativas para a partida: "Queremos muito vencer frente ao Boavista FC. Sabemos que o Boavista FC é um clube com grande historial no futebol feminino e nos merece todo o respeito. O Boavista FC tem uma equipa muito aguerrida e muito unida. É um clube que está habituado a lutar por títulos no futebol feminino e a mentalidade e a força do grupo é impressionante".

Luta pelo título: "O nosso pensamento é conquistar os três pontos semana após semana. Sabemos que no futebol nada é impossível. Vamos continuar a fazer o nosso trabalho e acreditar que é possível conquistar o título. No final do campeonato fazemos as contas".

Momento de forma: "Sinto que estou capaz de ajudar a equipa. Sinto-me bem fisicamente. Estou como o vinho do porto, quanto mais velha melhor" (risos).

Ambiente da equipa: "Temos um grupo forte e unido. Temos uma boa ligação com a equipa técnica o que é fundamental. Tenho a certeza que a sorte nos vai sorrir".

Miguel Santos: "Acreditamos até ser matematicamente possível"

O SC Braga enfrenta, este sábado (16h00), o Boavista FC em jogo correspondente à 20ª jornada da Liga Futebol Feminino Allianz. Na antevisão da partida, Miguel Santos afirmou que espera continuar a senda de boas exibições e proporcionar um bom espetáculo aos adeptos do clube arsenalista. O técnico das Gverreiras do Minho sublinhou ainda que, enquanto for matematicamente possível, a formação bracarense vai continuar a acreditar que pode conquistar o título.

Expetativas para a partida: "Temos ambição de vencer e fazer uma boa exibição. Queremos fazer uma boa exibição para que os adeptos saiam do estádio contentes por terem visto a equipa feminina a ter mais uma vitória no campeonato. Sabemos que o Boavista FC é uma equipa forte no contra ataque e forte nas bolas paradas. Nos últimos jogos fomos capazes de anular os pontos fortes do adversário e espero que sábado isso aconteça novamente".

Esperança no título: "Enquanto o campeonato não acabar temos esperança. Sempre disse que este ano queríamos ganhar a Taça de Portugal e o campeonato. Vamos acreditar até ser matematicamente possível".

Atual momento da equipa: "Estamos a ultrapassar um bom momento. Tivemos uma quebra em Albergaria e em Alvalade onde fizemos poucos golos, mas foi importante para analisar o que podíamos melhorar. Sinto que estamos com um volume ofensivo e uma coesão defensiva impressionante".

João Chaves é o novo selecionador nacional de 3×3

João Chaves – treinador dos seniores masculinos do basquetebol do SC Braga – foi nomeado novo Selecionador Nacional de 3×3 masculinos.

No seguimento do amplo crescimento da modalidade, a Federação Portuguesa de Basquetebol Portugal decidiu criar as Seleções Nacionais de 3×3, pelo que o técnico bracarense foi o escolhido para conduzir a seleção masculina.

João Chaves conta com o Grau III e é técnico há duas décadas, tendo passado por clubes como GD André Soares, SC Leões das Enguardas, Universidade do Minho, Lousada AC e SC Braga. Foi, também, selecionador de Sub14 Femininos e Sub16 Masculinos pela Associação de Basquetebol de Braga. Em relação ao basquetebol 3×3, treinou as equipas masculina e feminina da Universidade do Minho, conquistando três títulos de campeão nacional e outros três de vice-campeão, para além de várias partidas participações em Campeonatos da Europa de 3×3.

A estreia em competições está agendada para a 18.ª edição dos Jogos Mediterrâneos, na localidade espanhola de Tarragona, entre os dias 27 e 29 de Junho.

SC Braga em 3º lugar no I Torneio de Natação ANEA

O SC Braga fez-se representar por quatro doentes de Espondilite Anquilosante, Sofia Fernandes, Jorge Matos, Patrícia Vale e António Silva, no I Torneio de Natação ANEA e conquistou o 3º lugar na competição. Para este resultado contribuíram o 1º lugar nos 50m Bruços e o 2º lugar nos 100m Livres por parte da capitã, também Jorge Matos esteve em destaque terminando na 3ª posição nos 25m Livres e nos 25m Costas.

A prova realizou-se no passado sábado, dia 22 de abril na Piscina da Ameixoeira (Santa Clara). Em competição estiveram 10 equipas da ANEA, formadas por 10 atletas (doentes de Espondilite Anquilosante e representantes do respetivo núcleo) e os seus 11 mentores (atletas federados dos clubes de natação das respetivas regiões).

O clube arsenalista juntou-se a esta causa para divulgar uma doença desconhecida, mas que pode ter um forte impacto na vida de quem dela sofre. O programa de sensibilização, iniciativa da Associação Nacional de Espondilite Anquilosante e da Novartis, pretendeu promover o conhecimento sobre a EA, contribuir para um diagnóstico precoce da doença e para a melhoria da qualidade de vida dos doentes, bem como incentivá-los a ter uma vida ativa e positiva.

O SC Braga mostrou, uma vez mais, que não fecha os olhos às causas sociais apoiando os atletas/doentes e a organização do evento. Numa forma simbólica de agradecimento, a equipa minhota ofereceu uma touca e uma t-shirt do SC Braga aos três representantes ANEA e um cachecol ao núcleo regional de Braga.

SCBraga