News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 20/04

Started by Bruno3429, 20 de April de 2018, 08:11

Previous topic - Next topic

Bruno3429

SC Braga: Mais do que uma ideia de jogo é uma forma de viver e estar
Carlos Costinha Sousa

Abel Ferreira aponta ao triunfo no difícil duelo frente ao Marítimo. O técnico reconhece as qualidades do adversário, mas frisa que o SC Braga está em excelente forma e a praticar o melhor futebol.

Sem vacilar, Abel Ferreira voltou a afirmar que o desafio mais difícil do SC Braga neste momento é o do Marítimo, porque é o próximo.

O técnico quer continuar a enfrentar jogo-a-jogo e declara que a equipa está focada nesse duelo e em mais nada. Até porque considera os madeirenses um adversário muito difícil, que elogiou afirmando ser uma equipa de processos simples, mas com uma identidade muito vincada e eficaz. É uma equipa com objectivos diferentes dos nossos no campeonato, mas que tem a mesma vontade e meta de vencer este duelo.
Por isso mesmo, para vencer o duelo desta noite, a partir das 20.30 horas, no Estádio Municipal de Braga, Abel Ferreira acredita que os bracarenses têm que jogar com a mesma paixão e alegria de sempre e manter a sua identidade.

Respeitamos todos os adversários e estudamos todos da mesma forma, preparando os jogos sempre com o mesmo afinco, considerou Abel, acrescentando que o SC Braga vai tentar replicar o que tem feito nas últimas jornadas, em que entrou em campo sempre muito forte e com cada jogador bem ciente do que tem que fazer: quando temos a bola, toda a gente tem que se mexer e mostrar-se para dar linhas de passe e, quando não temos, não podemos andar a passo, toda a gente tem que correr atrás dela. Atacamos quando temos bola e quando não temos também.

Para além de cumprir esse requisitos, para Abel Ferreira a receita para garantir a vitória é a mesma de sempre: temos que estar focados, alerta e saber que cada jogo começa a zero. Só assim estaremos mais fortes e conseguiremos vencer. Claro que todos temos noção de que é sem- pre possível fazer melhor.
O técnico encerrou a antevisão à partida com o Marítimo voltando a lembrar que em Braga todos acreditam sempre em algo mais: acreditam que é possível ser melhor. Só estando no limite, no red line conseguiremos ser melhores a cada dia, cada treino e cada jogo.

Correio do Minho

Bruno3429

Sp. Braga-Marítimo: antevisão
Pedreira à prova de surpresas?
Bruno José Ferreira

MOMENTO

Sp. Braga: a normalidade regressou à equipa de Abel Ferreira na última jornada. Depois do empate em Santa Maria da Feira (2-2), que interrompeu uma série que já ia em sete vitórias consecutivas, os bracarenses venceram no terreno do Paços de Ferreira com números expressivos (1-5). No quarto lugar a três pontos do Sporting, os arsenalistas fazem contas a uma escorregadela dos leões para atacar o pódio.

Marítimo: os insulares não conseguiram aproveitar os desaires do Rio Ave nas duas últimas jornadas e empataram no terreno do Estoril e na receção da última jornada ao Moreirense, em ambos os casos a uma bola. No sexto lugar da tabela classificativa em igualdade pontual com o Rio Ave, a equipa de Daniel Ramos procura chegar ao quinto lugar, último que pode valer o apuramento para as competições europeias.

INDISPONÍVEIS

Sp. Braga: Rosic, Ricardo Ferreira e Fransérgio (lesionados).

Marítimo: Dráusio e Edgar Costa (lesionados).

DISCURSO DIRETO

Abel Ferreira (Sp. Braga): «É o desafio mais difícil até final da época porque é o próximo. O Marítimo está em quinto lugar, com um bom treinador, bem organizado, a partir de janeiro aumento a qualidade e é mais um desafio daqueles que temos apanhado. São equipas que lutam por objetivos diferentes, mas que lutam pela vitória. Temos as nossas responsabilidades e temos de estar focados nas nossas tarefas, jogando com paixão, alegria e uma grande responsabilidade».

Daniel Ramos (Marítimo): «Ganhar em Braga? Será uma surpresa sem dúvida alguma. Basta ver o percurso do Sp. Braga em casa, em que só perdeu com o Benfica e com o FC Porto. Só por aí, é logo nota de destaque e nós vamos à procura desse resultado. O Marítimo também tem ambições, tem o seu valor e vamos tentar ao máximo».

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

Nas últimas três épocas registaram-se os três resultados possíveis nos embates em que o Sp. Braga serviu de anfitrião ao Marítimo, registando-se um empate e uma vitória para cada lado. Dados que contrastam com o domínio bracarense nas receções aos insulares, uma vez que num total e 41 jogos o Sp. Braga soma 25 triunfos contra apenas 5 do Marítimo, registando-se ainda 11 empates. Na primeira volta o Marítimo venceu nos Barreiros com um golo de Zainadine, enquanto que na época passada registou-se um empate a três.

Maisfutebol

Bruno3429

Bruno Viana e Vukcevic estão de volta aos convocados
O técnico dos bracarenses deixou de fora Sequeira e Ryller, por opção

Bruno Viana e Vukcevic estão de regresso aos convocados do SC Braga. O defesa-central e o médio falharam o último encontro dos arsenalistas, que terminou com uma vitória por 5-1 em Paços da Ferreira, devido a castigo, e voltam agora a ser opção, tendo em vista o jogo com o Marítimo, relativo à 31ª jornada.

O técnico dos bracarenses deixou de fora Sequeira e Ryller, por opção, e Rosic, Ricardo Ferreira e Fransérgio, por lesão.

Lista de convocados:

Matheus; Tiago Sá; Marcelo Goiano, Raúl Silva, Lukic, Diogo Figueiras, Jefferson e Bruno Viana; Danilo, Fábio Martins, André Horta, Vukcevic, Xadas e Esgaio; Wilson Eduardo, Paulinho, Ricardo Horta, Hassan e Dyego Sousa.

Abel Ferreira: "O que eu vejo e sinto é que somos a equipa que melhor joga"
Treinador do SC Braga diz que os seus jogadores "treinam como animais"

Abel Ferreira reforçou esta quinta-feira que o SC Braga é a equipa que melhor está a jogar em Portugal. "Honestamente é aquilo que eu sinto e vejo", afirmou, no lançamento do jogo com o Marítimo. "A classificação só se fecha em maio, mas neste momento o nosso foco é o Marítimo, é mais uma oportunidade para continuarmos a crescer. Às vezes custa-me ouvir que não temos soluções ou que a equipa é curta. Ficamos sem o Ricardo Ferreira, Rosic, Fransérgio, e no último jogo não tivemos o Vukcevic e o Bruno Viana e ninguém nos ouviu a queixar que faltava o Manuel, o Joaquim ou o João..."

O treinador dos bracarenses elogiou a atitude dos seus jogadores, confiando que a equipa ainda pode fazer melhor. "Acredito sempre que é possível fazer mais e melhor, temos que acreditar que é possível fazer o que ainda não foi feito mas também temos de nos lembrar de tudo aquilo que nos trouxe até aqui. A exigência é cada vez maior, os adversários cada vez nos conhecem melhor mas estes jogadores treinam como animais, é impressionante a forma como trabalham todos os dias e é raro o treino onde não há mazelas. Temos que procurar, dentro da nossa identidade, ganhar. Se jogássemos com uma camisola vermelha, mas sem o símbolo do Braga, toda a gente sabia quem estava a jogar. É mais do que uma ideia de jogo: é uma forma de estar no futebol."

Bancada.pt

JotaCC

Caça aos recordes e carga aos "grandes"
Braga Treinador Abel Ferreira apela a mais superação no jogo com o Marítimo
O Braga cheio de desafios, na busca de se intrometer na velha ordem da bola nacional e ainda e sempre à procura de quebrar todos os registos dos anais do clube. Problema: o Marítimo, rival de hoje, na 31.ª jornada da Liga, não será um simples parceiro de treino. Se quiser chegar à 23.ª vitória e aos 71 pontos (recordes internos), ameaçar o pódio e pressionar os "grandes", a equipa minhota terá de manter o registo de superação. "Continuar a trabalhar e a treinar que nem animais. O Braga terá de ser fiel à sua identidade, de jogar com paixão e alegria", diz Abel Ferreira.
O treinador afirma que "mais do que a uma ideia de jogo", a equipa minhota deve a boa carreira a "uma forma de estar na vida, no desporto e no futebol em particular". O resultado desta particularidade será a evidência dos números: desde o desastre de Marselha, que custou a eliminação da Liga Europa, o Braga nunca mais provou a derrota. Nos últimos nove jogos do campeonato, acumulou oito triunfos (cedeu um único empate, em Santa Maria da Feira) e, pelo caminho, ameaça todos os recordes do clube, incluindo o de uma voragem goleadora sem par na história do emblema nascido em 1921. O Braga leva já 97 golos marcados em todas as competições e tem quatro jogos do campeonato para chegar e ultrapassar a centena, o que até pode suceder já hoje, assim os atacantes mantenham a pontaria afinada.
No entusiasmo geral, Abel também é o primeiro a pôr água na fervura. "O Marítimo será um adversário bem difícil. É uma equipa de processos simples, mas com uma identidade muito vincada e eficaz. Não podemos andar a passo, toda a gente tem de correr, atacamos quando temos bola e quando não temos também", diz o treinador do Braga. Se vencer o Marítimo, o Braga iguala o recorde de pontos num campeonato (71, em 2009/10, com Domingos Paciência a treinador), mas Abel Ferreira garante que o que diz aos jogadores é que "é sempre possível fazer mais e melhor".

Daniel Ramos quer criar "surpresa"

Se anuncia a vontade de "fazer surpresa" em Braga, o treinador do Marítimo também mata, à partida, qualquer espanto por um sucesso na "pedreira". "Vitória? É surpresa, sem dúvida alguma. Basta ver o percurso do Braga em casa: só perdeu com o F. C. Porto e com o Benfica. Só por aí, é logo nota de destaque, mas nós vamos à procura desse resultado. Também temos ambições. Temos valor e vamos tentar dar o máximo", disse Daniel Ramos, treinador da equipa que ocupa o sexto lugar do campeonato e que ainda aspira às pré-eliminatórias da Liga Europa, a que acederá o quinto classificado se o Sporting vencer a Taça.

JN

JotaCC

"TREINAMOS COMO ANIMAIS"
BRAGA A três pontos de igualar o registo recorde de Domingos, Abel Ferreira assumiu que é possível "fazer mais"

"Ainda hoje [ontem] um jogador saiu com mazelas do treino"
Abel Ferreira Treinador do Braga
"Tudo aquilo que nos trouxe até aqui é que nos vai levar longe, em maio. A exigência é cada vez maior, porque os adversários conhecemnos cada vez melhor"
"Quando temos bola, ninguém pode parar de se mexer, em busca de linhas de passe. E quando não temos a bola, também ninguém pode parar. É a nossa forma de estar. É isso que nos valoriza e valoriza o espetáculo"
"Se jogássemos com uma camisola vermelha mas sem o símbolo do Braga, toda a gente sabia que equipa era. Jogue quem jogar, dá sempre uma resposta à altura. Somos a melhor equipa: honestamente é o que eu vejo"
Abel Ferreira Treinador do Braga


Alertado para um Marítimo "organizado", o treinador exige que a equipa se apresente "nos limites" para encher de "orgulho" os adeptos. "É mais do que uma forma de jogar", vincou

Como se fosse um poderoso foguete, sempre a subir na direção do espaço, o Braga não pára de bater marcas nesta temporada. A melhor pontuação de sempre (71), estabelecidasobo comando de DomingosPa ciência, numa época (2009/10) em que os minhotos terminaram o campeonato em segundo lugar, poderá ser alcançada já esta noite, em caso de triunfo sobre o Marítimo, e o técnico Abel Ferreira não se dará por satisfeito. "Digo sempre aos jogadores queé possível fazer mais e melhore queépossívelfa zero que ainda não foi feito. Tudo aquilo que nos trouxe até aqui é que nos vai levar longe, em maio. A exigência é cada vez maior, porque os adversários conhecem-nos cada vez melhor. Temos por isso de treinar como animais. É raro o treino em que não acontecem mazelas. Só estando nos limites, no 'red line', conseguiremos ser melhores a cada treino e a cada jogo. Ainda hoje [ontem] um jogador saiu com mazelas, nem sei se poderá jogar. Quem é? Não posso dizer", driblou. Ao que apurou O JOGO, o médio André Horta foi o único atleta que apresentou queixas, na sequência de um toque, mas a lesão, meramente traumática, não é impeditiva. O médio prosseguiu o treino sem limitações, pelo que o Braga deverá mesmo apresentar-se na máxima força, tirando Ricardo Ferreira e Fransérgio, que serão baixas até ao fim da época.
Sendo o Marítimo "uma equipa com processos simples e muito organizada", Abel aposta numa "entrada forte" e exige que o seu conjunto mantenha o ritmo elevado até ao final. "Quando temos bola, ninguém pode parar de se mexer, em busca de linhas de passe. E quando não temos a bola, também ninguém pode parar. É a nossa forma de estar. É isso que nos valoriza e valoriza o espetáculo. Vamos continuar alerta, percebendo que cada jogo começa do zero e que só com muita intensidade e qualidade coletiva é que estamos mais próximos da vitória", observou, recusando dizer antecipadamente se o quarto lugar será uma desilusão no fim da época, estando o Braga ainda envolvido na luta pelo pódio. "O que eu sei é que tenho um orgulho enorme nestes jogadores, como têm os adeptos. Estamos a conquistar a confiança deles, eles sabem que tudo fazemos para ganhar. É mais do que uma forma de jogar, é uma forma de estar, sendo solidários. Juntos somos mais fortes. Para lá da classificação, há a valorização dos jogadores. Depois faremos as contas. A nossa obsessão não é a classificação, é querermos ser melhores", destacou.
O estilo Braga, com a chancela Abel Ferreira, veio para ficar e o treinador tem a certeza de que se tornou inconfundível. "Se jogássemos com uma camisola vermelha mas sem o símbolo do Braga, toda a gente sabia que equipa era. Jogue quem jogar, dá sempre uma resposta à altura", explicou, reforçando a ideia de que o Braga é a equipa que pratica melhor futebol em Portugal. "Alguma vez viram um pai falar mal de um filho? Mas é, honestamente, o que eu vejo. O Rosic, o Ricardo Ferreira, o Vukcevic, entre outros, tiveram de sair e ninguém deu pela falta deles", atirou.


Opções
Bruno Viana e Vukcevic no onze mais "rodado"

Ausente por castigo na partida com o Paços de Ferreira, Vukcevic deverá regressar ao meio-campo do Braga, empurrando Danilo para o banco. Ao invés do que já se verificou nesta temporada, Abel Ferreira tem feito os possíveis por mexer o mínimo possível na equipa e, nessa perspetiva conservadora, apostará na titularidade do internacional montenegrino, apesar da boa prestação de Danilo na jornada anterior, coroada com um golo. De volta aos convocados, depois de ter cumprido igualmente um jogo de suspensão, Bruno Viana renderá o croata Lukic no centro da defesa, voltando a fazer dupla com o compatriota brasileiro Raúl Silva.

O JOGO

JotaCC

"JOGAR COM PAIXÃO E ALEGRIA"

■ O Sp. Braga defronta hoje (20h30) o Marítimo, em jogo da 31ª jornada, e confiança não falta a Abel Ferreira. "Teremos de ser fiéis à nossa identidade e estar conscientes da responsabilidade que temos. Teremos de jogar com paixão e alegria, tal como temos feito", disse. Para o treinador dos minhotos, o lugar na tabela não é, neste momento, o mais importante: "Não sei se vou ficar em quarto, primeiro, segundo ou terceiro, mas sinto o orgulho que os adeptos sentem. A nossa obsessão é ser melhor a cada dia."

CM

JotaCC

"Todos apaixonados"
Abel Ferreira volta a elogiar futebol da equipa e diz que isso se vê nos olhos dos adeptos

"SE JOGÁSSEMOS COM UMA CAMISOLA VERMELHA, MAS SEM O SÍMBOLO DO CLUBE, TODOS SABIAM QUEM ESTAVA A JOGAR"

O Sp. Braga não vai ganhar qualquer título esta época e até pode ficar atrás dos três grandes, mas, para Abel Ferreira, há já uma conquista muito importante. "Não sei se vou ficar em 4º, 1º, 2º ou 3º, mas sinto prazer em como os adeptos sentem orgulho nesta equipa. Vê-los a todos apaixonados por esta equipa, toda a gente a puxar por este clube... Não sei o lugar em que vamos ficar, mas estamos a conquistar o respeito dos nossos adeptos. Mais do que uma forma de jogar, é uma forma de estar na vida. A nossa obsessão não é a classificação e lamento que vocês [jornalistas] só olhem para a classificação", referiu o treinador. A verdade é que os sócios arsenalistas também estarão ansiosos para ver a equipa, finalmente, entrar num dos lugares do pódio e a derrota do Benfica diante do FC Porto permitiu uma aproximação: "Temos de ser ambiciosos, pôr a fasquia mais alta, mas temos de ser realistas. Não sei se vamos bater o recorde de pontos do clube no campeonato. A única coisa que digo aos jogadores é que é sempre possível fazer mais e melhor, fazer o que ainda não foi feito. A exigência é cada vez maior e é por isso que os jogadores treinam como animais. Essa é a forma de estar deste grupo, no limite. Mais do que estar preocupado com a classificação, é tudo o que estamos a construir", reforçou Abel Ferreira.
A Liga aproxima-se a todo o gás do final, mas ainda há muitos pontos em disputa. Os três próximos serão esgrimidos entre os minhotos e o Marítimo: "Vamos defrontar uma equipa bem organizada, com processos simples, com uma ideia vincada, muito eficaz, mas temos de mostrar a nossa identidade. Se jogássemos com uma camisola vermelha mas sem o símbolo do Sp. Braga toda a gente sabia quem estava a jogar. Isto é mais do que uma ideia de jogo, é uma forma de estar na vida e no desporto", finalizou Abel Ferreira.


Sem comentar as arbitragens

António Salvador não tem dúvidas de que o Sp. Braga foi prejudicado pelas arbitragens. O presidente até fez as contas e, se não tivessem acontecido erros, a sua equipa podia estar em 3º lugar. Ontem, Abel Ferreira optou por não comentar o assunto: "Vocês são tão inteligentes como eu, veem televisão como eu. O presidente falou e está dito. O que interessa é aquilo que controlamos." Após a conferência, confirmou-se a convocatória de Bruno Viana e de Vukcevic, ambos regressados de castigo.

RECORD

Bruno3429

12 curiosidades sobre o SC Braga x Marítimo
Texto por Redação
Análise estatística por Vasco Sousa

A 31.ª jornada da Liga NOS arranca em Braga, com o SC Braga a receber  Marítimo, ainda com as duas equipas na luta pelos seus objetivos da temporada. Conheça as principais curiosidades do encontro.

SC Braga e Marítimo já se defrontaram por 80 vezes, com os bracarenses a apresentarem vantagem no duelo: 34 vitórias, contra 22 triunfos dos madeirenses.

A jogar em casa perante o Marítimo, o SC Braga venceu mais de metade dos jogos: 25 triunfos em 41 jogos, tendo os madeirenses ganho por apenas cinco vezes.

Nas 10 últimas receções ao Marítimo, o SC Braga só perdeu uma vez (1x3 em 2014/15).

Nos dois últimos jogos entre as duas equipas na Cidade de Arcebispos, marcaram-se 12 golos: 5x1 em 2015/16 e 3x3 na época passada.

O SC Braga é a equipa há mais tempo sem derrotas na Liga Portuguesa: não perde desde a 21.ª jornada, o que equivale a nove jogos sem perder na competição (oito vitórias e um empate).

Em casa, o SC Braga soma seis vitórias consecutivas (todas as competições).

Os bracarenses marcam na Liga há 16 jornadas. A última vez que ficaram em branco foi precisamente no jogo da primeira volta diante dos madeirenses.

O SC Braga marcou em 14 dos 15 jogos que realizou em casa no campeonato. A única vez que não marcou foi frente ao líder FC Porto, na quarta jornada.

A equipa minhota não sofreu nenhum golo nos quatro últimos jogos caseiros (todas as competições).

O Marítimo atravessa um bom momento: não perde há cinco jogos e só perdeu um dos oito últimos jogos.

A equipa madeirense marca há cinco jogos, mas sofreu sempre golos nos sete últimos encontros.

O Marítimo só ganhou um dos 11 últimos jogos realizados fora de casa.

Zerozero

Bruno3429

CAMPEONATO SUB-23 PARA A PRÓXIMA TEMPORADA JÁ COM 19 CLUBES GARANTIDOS
Redação

O Campeonato sub-23 será uma realidade já na próxima época. A ideia inicial de Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol e grande mentor de um projeto que promete revolucionar a formação em Portugal - ele que já fora responsável, enquanto presidente da Liga, pela implementação das equipas B -, era que a prova arrancasse apenas em 2019/2020, mas o interesse demonstrado pelos clubes desde que foi anunciada a intenção de criar um espaço de crescimento para os jogadores saídos dos juniores fará com que a competição avance de imediato.

Falta agora - e terá de acontecer até ao fim do mês - definir qual o modelo da nova prova, que dependerá do número de clubes que confirmarem a participação.

A BOLA sabe que 19 estão já confirmados. A saber: Benfica, Sporting, SC Braga, V. Guimarães, V. Setúbal, Belenenses, Portimonense, Aves, Rio Ave, Estoril, Académica, Cova da Piedade, Famalicão, Gil Vicente, Leixões, Nacional, Covilhã, Oliveirense e União.

Marítimo e Rio Ave também já manifestaram intenção de se inscrever, faltando ainda conhecer a posição do FC Porto. Moreirense, Chaves e Paços de Ferreira ficarão, ao que tudo indica, de fora neste primeiro ano, por questões logísticas internas.

A Bola