News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 02/04

Started by JotaCC, 02 de April de 2018, 07:43

Previous topic - Next topic

JotaCC

FUGIA ÀS PELADINHAS PARA TREINAR CANTOS
Raúl Silva sempre gostou de jogar de cabeça e foi nas ruas de Belém que aprendeu a marcar golos

Aí vão nove golos para Raúl Silva. O central ganhou rótulo de goleador na temporada passada, quando marcou por sete vezes ao serviço do Marítimo. No Minho já tinha batido o seu recorde pessoal e, anteontem, foi o grande herói no triunfo diante do Sporting. Record recuou no tempo e, com a ajuda da assessoria do jogador, encontrou um dos segredos para o exímio jogo aéreo do brasileiro. "Na minha infância, passava tardes inteiras a treinar situações parecidas com as dos pontapés de canto. Éramos três ou quatro amigos mais um guarda-redes. Um cruzava e nós tentávamos fazer golo de cabeça. Passávamos assim as tardes, enquanto os outros preferiam estar a fazer jogos de futebol. Isso, seguramente, ajudou-me muito", recordou o central que, ao longo da carreira, cruzou-se com treinadores que o ajudaram a melhorar o posicionamento e a técnica de cabeceamento. Abel Ferreira, por exemplo, reservou meia hora do treino de sexta-feira para as bolas paradas.
O sucesso neste tipo de lances tem sido estrondoso e fundamental para o bom desempenho dos arsenalistas. Raúl Silva, com os tais nove golos marcados, é o central mais goleador do clube neste milénio e ao seu lado tem estado Bruno Viana, que já soma cinco remates certeiros. O ex-Marítimo atingiu o ponto mais alto da carreira aos 28 anos. Alguns problemas físicos nos joelhos impediram a afirmação mais cedo. Mesmo assim, Raúl nunca desistiu. Em 2012, andava pela Série D do Brasileirão. Hoje é destaque na Europa.

Até dormia na bicicleta
Os torneios amadores quando Raúl começou a jogar tinham lugar aos domingos e logo às 7 da manhã. O central, ansioso por entrar em campo, acordava entre as 5.30 e as 6 horas e ia com os restantes amigos, de bicicleta, para os campos. Tantas e tantas vezes chegavam demasiado cedo e Raúl Silva encostava a bicicleta a uma árvore e... adormecia em cima dela. No final dos jogos e dos torneios, o treinador Dida reservava sempre uma 'prenda' para os seus jovens atletas: uma tarde de mergulhos no poço.

A matemática fica para depois
Os arsenalistas estão a apenas um ponto do 3º lugar, mas pelo Minho reina a tranquilidade: "Estou muito feliz por mais este golo. Temos uma equipa muito unida e vamos lutar até ao fim. Queremos ficar no topo da tabela. Vamos dar o nosso melhor e ver o que acontece", afirmou Raúl à sua assessoria.

E tudo começou a lateral...
Raúl nasceu na Vila de São Luiz do Caripi, mas cedo a sua família se mudou para a 'gigantesca' Belém. Foi nas ruas da capital do Estado do Pará que o franzino menino começou por jogar futebol. Um grupo de amigos da vizinhança fundou o Baixada Esporte Clube e Raúl, principalmente pela qualidade técnica, começou por ser lateral-esquerdo.
Com vontade de aprender e de desenvolver as suas capacidades, o defesa mudou-se para a escola de futebol do projeto social ECAG onde o treinador Dida o colocou a jogar como central. Mesmo assim, Raúl Silva, na altura conhecido por Raúl Michel, passava os dias a treinar em pelados e até mesmo em areais, algo bastante usual em meios mais humildes do Brasil.
Aos 15 anos, um olheiro do Remo descobriu-o e convidou-o para, finalmente, ir jogar futebol mais a sério. A família era toda adepta do Leão e aos 19 anos deu-se a estreia na equipa principal.

RECORD

JotaCC

O central que mais golos marca na Liga
Raúl Silva, autor do golo que anteontem valeu o triunfo (1-0), na receção ao Sporting, passou a ser o central com mais tentos marcados na Liga.

O brasileiro de 28 anos, que o Braga contratou no último verão ao Marítimo, leva seis remates certeiros na prova, à frente de Luís Rocha, do Feirense, que tem cinco eéo segundo melhor nesta estatística.
Os golos de Raúl são uma imagem de marca do central desde que em 2014 ingressou no Marítimo, mas a tendência acentuou-se apenas em 2016/17, a última em que esteve ao serviço da equipa insular, ao totalizar sete golos, todos marcados na Liga, registo a que ficou a um golo de igualar. No entanto, a primeira temporada de um contrato que o liga ao Braga até 2022 já é a melhor de sempre em termos de concretização, pois no somatório das competições tem nove golos. Foi na Liga Europa que também se notabilizou, ao ser peça influente, nos apuramentos dos minhotos, até à entrada na fase de grupos.
Uma Liga Europa cuja presença na próxima época o Braga tem já garantida, pois, no mínimo, ficará no quarto lugar da Liga, mas o foco centra-se cada vez mais em tentar roubar o terceiro posto ao Sporting, adversário agora à distância de um ponto.
A pensar no jogo de sábado (18.15 horas, SportTV1), no reduto do Feirense, da 29.ª jornada da Liga, o Braga retoma hoje à tarde os treinos, após a folga de ontem. Só amanhã é que Abel Ferreira, que foi expulso com o Sporting, saberá se pode ir ao banco, no jogo de Santa Maria da Feira.

JN

Bruno3429

ABEL À ESPERA DA DECISÃO DO CONSELHO DE DISCIPLINA

O plantel arsenalista inicia hoje a preparação do jogo com o Feirense, no Marcolino de Castro, a ser disputado no próximo sábado.

Da partida com o Sporting não terão resultado, até ao momento, consequências negativas em termos de lesões, a avaliar pela ausência de queixas no final da partida, e também não há quaisquer impedimentos de natureza disciplinar no que respeita aos atletas.

Na verdade, só Abel Ferreira tem motivos para alguma apreensão, uma vez que recebeu ordem de expulsão nos últimos minutos do embate com o Sporting. O treinador dos minhotos fica então agora à espera da decisão do Conselho de Disciplina, a sair amanhã, para saber se poderá ou não sentar-se no banco na Vila da Feira.

A Bola

Bruno3429

Andreia Norton confiante para o embate com a Bélgica

Andreia Norton, em declarações à FPF, disse que espera uma Bélgica na máxima força contra Portugal e atribuiu o favoritismo ao adversário, tendo em conta que joga em sua casa. No entanto, a atleta do SC Braga sublinhou que sente a formação lusa muito confiante e capaz de enfrentar qualquer seleção do mundo.

Expetativas para o jogo com a Bélgica: "Os trabalhos estão a correr muito bem. Estamos todas focadas no jogo com a Bélgica. Esperamos uma Bélgica ainda mais forte do que a que vimos em Penafiel e considero o nosso adversário favorito porque joga em casa e tenho a certeza que quer somar mais uma vitória"

Último encontro contra as belgas: "Não guardamos boas recordações desse jogo, mais pelo resultado do que pela nossa exibição. Perdemos pela margem mínima e saímos do relvado com um sentimento de injustiça, porque podíamos ter ganho ou, pelo menos, empatado"

Momento atual da Seleção Nacional: "Acredito que estamos mais próximas de ganhar e não é só pela forma como estão a correr os treinos. Noto que a equipa está mais entrosada e sinto o grupo mais confiante, depois de termos ficado em terceiro na Algarve Cup"

Portugal ao nível das melhores seleções do mundo: "Não ficámos atrás de nenhuma dessas seleções de topo na Algarve Cup. Até fomos superiores. Isso deu-nos uma injeção de confiança e crença nas nossas capacidades. No entanto, sabemos que não podemos relaxar nesta fase. Temos de repetir as boas rotinas, mas também temos de melhorar muito na organização, para superarmos todas as dificuldades

SCBraga

Bruno3429

CLIMA DE SUSPEIÇÃO GERA «TOTAL REPUGNÂNCIA» NA LIGA
Nuno Pedro Fernandes

Joaquim Evangelista, presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, levou sete capitães de equipa à sede da Liga de Clubes, no Porto, para manifestar junto do presidente do organismo, Pedro Proença, preocupação face ao clima de suspeição instalado no futebol português.

«A intenção foi manifestar insatisfação em relação ao clima de suspeição que tem atingido os jogadores nestas últimas semanas. Foram discutidas medidas para erradicar este fenómeno, mas ainda não estou em condições de anunciar essas medidas porque ainda teremos reuniões com a Secretaria de Estado e a Federação. Só depois dessas reuniões é que as medidas serão anunciadas. Acima de tudo, exigimos tranquilidade e respeito para com os jogadores, e que não sejam utilizados como armas de arremesso porque eles são o maior ativo deste negócio e desta industria», disse Joaquim Evangelista após a reunião.

Pedro Proença mostrou-se igualmente preocupado com o tema: «A Liga manifesta a total solidariedade e absoluta disponibilidade para combater este problema e, da nossa parte, há total repugnância pelo que se tem passado. Somos campeões da Europa porque temos os melhores do mundo. Estes jogadores são também chefes de família e não podemos permitir que tudo seja posto em causa.»

Tarantini, do Rio Ave, foi um dos capitães presentes na reunião: «Quisemos transmitir a nossa preocupação pelo clima que se tem vivido. E desde já agradecemos à Liga a disponibilidade e preocupação para tentar encontrar soluções para valorizar e respeitar a nossa profissão.»

«Queremos que haja um ambiente saudável porque, por trás do futebolista, há um homem e um chefe de família. O nosso valor não pode ser continuamente posto em causa», acrescentou Ricardo, do Paços de Ferreira.

Além destes, também Wilson Eduardo (SC Braga), Henrique (Boavista), Nélson Lenho (Aves), Bruno china (Leixões) e Luís Dias (Penafiel) marcaram presença no encontro.

A Bola