News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 23/03

Started by Bruno3429, 23 de March de 2018, 08:03

Previous topic - Next topic

Bruno3429

A NOVA ESQUERDA ANIMA DISCUSSÃO
Sequeira é o provável sucessor de Jefferson, mas Abel Ferreira tem mais alternativas

A obrigatória rendição de Jefferson no lado esquerdo da defesa dos arsenalistas, tendo em vista a receção ao Sporting, é um assunto que, à distância de mais de uma semana do jogo, anima a discussão, faltando saber se Abel Ferreira já tomou uma decisão definitiva, o que não parece ser o caso, uma vez que estamos a 9 dias do jogo e ainda há compromissos das seleções pelo meio que podem trocar as voltas ao treinador.

Certo é que o defesa-esquerdo brasileiro, que não vai alinhar frente aos detentores do seu passe, tem sido peça preponderante na equipa, bastando lembrar o último jogo em Chaves, onde Jefferson fez mais duas assistências para golo, chegando às 10 na época.

A entrada direta de Sequeira, o outro defesa-esquerdo no plantel, para o onze pode parecer a solução mais lógica e até consensual, mas as opções de Abel Ferreira ao longo da época também dizem o contrário, uma vez que o ex-nacionalista tem apenas 11 presenças, seis delas na Liga. Ainda por cima, na última vez que Sequeira jogou as coisas não correram bem, na derrota em Marselha, a última da equipa, que depois partiu para a excelente série em que se encontra de seis triunfos consecutivos. Esse dado, todavia, vale o que vale e curiosamente também é válido no caso de Diogo Figueiras, igualmente titular no desaire da Liga Europa, e de lá para cá não mais utilizado.

Seja como for, a entrada de Figueiras para o lado direito da defesa, obrigando aí Goiano a ir para a esquerda, onde muitas vezes já foi utilizado, é outra alternativa, bem como o recuo de Esgaio para lateral, aí sempre com o mesmo Goiano a derivar para a esquerda.

Autor: António Mendes

TRÊS CLUBES NA CHAMPIONS OU AVES NA LIGA EUROPA: OS INCRÍVEIS CENÁRIOS DOS APURAMENTOS EUROPEUS
Em fase de paragem do campeonato, Record testou várias possibilidades, que envolvem hipóteses inesperadas

O campeonato nacional parou para os compromissos das seleções pela última vez antes de entrar na sua reta final. Quando faltam somente sete jornadas, tanto a disputa pelo título como pelos lugares que dão acesso às competições europeias continua bem acesa. Numa época de mudança no futebol português, em que a queda do 5.º para o 7.º lugar do ranking alterou o número e o tipo de vagas nas provas da UEFA, o desfecho relativamente a quem vai ocupar esses postos está recheado de várias hipóteses, muitas delas inesperadas.

As equipas nacionais com aspirações à presença nas competições continentais de 2018/19 sabem que, neste momento, o campeonato entrega quatro vagas, mais uma para o vencedor da Taça de Portugal - o finalista derrotado já não tem acesso de nenhuma forma.

As mesmas dividem-se da seguinte forma:

1.º lugar: fase grupos Liga dos Campeões
2.º lugar: 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões
3.º lugar: 3.ª pré-eliminatória da Liga Europa
4.º lugar: 2.ª pré-eliminatória da Liga Europa
Vencedor da Taça de Portugal: fase grupos Liga Europa

Começam as exceções

Esta divisão, porém, não é estanque. Por força dos desempenhos das equipas portuguesas intramuros ou além-fronteiras ainda esta temporada, o desenho dos apuramentos pode mudar. Vamos então por partes...


- 5.º lugar pode dar apuramento europeu (vitória FC Porto/Sporting na Taça)

O Sp. Braga tem praticamente garantido (pelo menos) o quarto lugar, fruto dos 21 pontos de avanço para a equipa que se segue na tabela - era preciso perder todos os jogos e o Rio Ave vencer todos, inclusive na última jornada, precisamente frente aos minhotos. Portanto, em teoria o grupo dos apurados terminaria aqui. Só que é possível que abra uma vaga através do 5.º posto. Como? Se FC Porto ou Sporting conquistarem a Taça de Portugal. Tendo em conta que ambos conseguirão certamente o apuramento para as provas europeias - independemente do tipo - será necessário ocupar essa vaga direta à fase de grupos da Liga Europa que a Taça de Portugal atribui.

Tendo em conta as posições atuais no campeonato, caso FC Porto ou Sporting vencessem a Taça, os leões iriam diretamente para a fase de grupos da Liga Europa (os dragões seguiam para a Champions), ao passo que o Sp. Braga ocuparia a 3.ª pré e o Rio Ave (atual 5.º) ficaria com a 2.ª pré. No fundo, em caso de triunfo dos dois rivais no Jamor, a vaga direta na Liga Europa passa para o terceiro classificado.

Se o campeonato acabasse hoje, as vagas europeias seriam:

Fase grupos Liga dos Campeões - FC Porto
3.ª pré-eliminatória Liga dos Campeões - Benfica
Fase grupos Liga Europa - Sporting
3.ª pré-eliminatória Liga Europa - Sp. Braga
2.ª pré-eliminatória Liga Europa - Rio Ave


- 5.º lugar pode dar apuramento europeu (vitória Caldas no Jamor)

Em teoria, se o Caldas fizesse ainda mais história e conquistasse a Taça de Portugal, então o clube do terceiro escalão seguiria para as competições europeias. Porém, segundo garantiu a Record o presidente Jorge Reis, o emblema das Caldas da Rainha não fez as pré-inscrições nas competições europeias. Logo, a vaga que por direito desportivo seria sua deveria passar novamente para o campeonato. Neste caso, segundo os regulamentos da UEFA, o beneficiado é a equipa que vem imediatamente a seguir na Liga NOS. O terceiro classificado, portanto, que neste momento é o Sporting.

Se o campeonato acabasse hoje, as vagas europeias seriam:

Fase grupos Liga dos Campeões - FC Porto
3.ª pré-eliminatória Liga dos Campeões - Benfica
Fase grupos Liga Europa - Sporting
3.ª pré-eliminatória Liga Europa - Sp. Braga
2.ª pré-eliminatória Liga Europa - Rio Ave

- 5.º lugar pode dar apuramento europeu (vitória Aves no Jamor e Sporting ganha Liga Europa)

Por outro lado, se for o Aves - que na meia-final com o Caldas está em vantagem, depois do triunfo por 1-0 na 1.ª mão em casa -  a triunfar no Jamor, então o emblema orientada por José Mota seguiria para a fase de grupos da Liga Europa, visto que, como adiantou o presidente da SAD Luís Andrade ao nosso jornal, a pré-inscrição foi realizada. De resto, para que o quinto lugar abra vaga neste cenário de vitória do Aves no Jamor, é preciso que o Sporting conquiste a Liga Europa.

Em suma, há pelo menos cinco equipas (Rio Ave, Marítimo, Boavista, Chaves e V. Guimarães com legítimas aspirações a chegar a um 5.º lugar que pode... ou não ser de cariz europeu.

Se o campeonato acabasse hoje, as vagas europeias seriam:

Fase grupos Liga dos Campeões - FC Porto
Fase grupos Liga dos Campeões - Sporting
3.ª pré-eliminatória Liga dos Campeões - Benfica
Fase grupos Liga Europa - Aves
3.ª pré-eliminatória Liga Europa - Sp. Braga


- Três equipas portuguesas na Liga dos Campeões (Sporting conquista Liga Europa)

Depois da queda no ranking, interiorizou-se a ideia de que Portugal apenas terá, no máximo, duas equipas na Liga dos Campeões da próxima época. Olhando apenas para as vagas via campeonato, tal corresponde à verdade. Porém, a realidade poderá ser um pouco diferente.

De que forma? Se o Sporting vencer a Liga Europa. O vencedor da segunda competição da UEFA tem acesso à Liga dos Campeões do ano seguinte e, com as mudanças operadas nos sistemas de competição, vai diretamente para a fase de grupos, independentemente do desempenho do vencedor da Champions no respetivo campeonato.

Um aspeto curioso aqui é que, olhando para a atual classificação da Liga NOS, em caso de vitória na Liga Europa o Sporting ficaria numa fase mais adiantada do que o Benfica (3.ª pré) no que respeita à Liga dos Campeões...

Fase grupos Liga dos Campeões - FC Porto
Fase grupos Liga dos Campeões - Sporting
3.ª pré-eliminatória Liga dos Campeões- Benfica
Fase grupos Liga Europa - Vencedor da Taça
3.ª pré-eliminatória Liga Europa - Sp. Braga


- Três equipas portuguesas na Liga dos Campeões (Sporting conquista Liga Europa e Taça de Portugal)

Em relação ao ponto anterior, aqui a diferença traduz-se na passagem da vaga para a Liga Europa que o vencedor da Taça de Portugal dá do Sporting - que como detentor da Liga Europa vai para a fase de grupos da Liga dos Campeões - para o Sp. Braga.

Fase grupos Liga dos Campeões - FC Porto
Fase grupos Liga dos Campeões - Sporting
3.ª pré-eliminatória Liga dos Campeões - Benfica
Fase grupos Liga Europa - Sp. Braga
3.ª pré-eliminatória Liga Europa - Rio Ave


- Três equipas portuguesas na Liga dos Campeões (Sporting vice-campeão e vencedor da Liga Europa)

Cenário que coloca Portugal com duas equipas na fase de grupos da Liga dos Campeões. Sempre olhando para a atual classificação como se fosse a final, o FC Porto iria para a fase de grupos da Liga dos Campeões na condição de campeão nacional, acompanhado de Sporting, pelo seu título na Liga Europa. Os leões, pelo campeonato, apenas teriam direito à 3.ª pré-eliminatória mas assim saltam duas etapas. O resto mantém-se igual.

Fase grupos Liga dos Campeões - FC Porto
Fase grupos Liga dos Campeões - Sporting
3.ª pré-eliminatória Liga dos Campeões - Benfica
Fase grupos Liga Europa - Vencedor da Taça
3.ª pré-eliminatória Liga Europa - Sp. Braga


- Abertura de vaga para... França! (Sporting campeão e vencedor da Liga Europa)

Esta será, certamente, uma das alterações mais inesperadas. Caso o Sporting seja campeão, garante o apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Conquistando também a Liga Europa, ganha duplamente esse bilhete, o que significa que o mesmo terá de ser atribuído a mais alguém. E, ao contrário do que seria esperado, o ingresso não vai para nenhuma equipa portuguesa mas sim... para o terceiro classificado da liga que ocupa o 5.º posto do ranking da UEFA, neste caso França, que irá para a fase de grupos da Champions. Nesta altura, essa equipa é o Marselha.

Fase grupos Liga dos Campeões - FC Porto
Fase grupos Liga dos Campeões - Sporting
3.ª pré-eliminatória Liga dos Campeões - Benfica
Fase grupos Liga Europa - Vencedor da Taça
3.ª pré-eliminatória Liga Europa - Sp. Braga
Vaga especial para o 3.º classificado de França

Autores: João Socorro Viegas e Luís Miroto Simões

Record

JotaCC

Lesão pode tirar Rosic do encontro com os leões
Lazar Rosic está lesionado e pode falhar a receção ao Sporting, no dia 30 (20. 30 horas, SportTV1), para a 28.ª jornada da Liga.
O central sérvio sofreu, no treino de ontem, uma lesão na planta do pé direito e poderá não recuperar a tempo de entrar nas opções do técnico Abel Ferreira, para o jogo com os leões. A situação clínica do jogador está ainda indefinida, mas pode motivar mais uma baixa na zona defensiva, dado que Jefferson, por estar na pedreira cedido pelo Sporting, não poderá jogar.
Sem muito espaço na equipa (alinhou em dois jogos nos últimos 11), Rosic, de 24 anos, tem tido forte concorrência interna, dado que a dupla habitual titular, no eixo defensivo, tem sido formada pelos brasileiros Bruno Viana e Raúl Silva.
Numa semana marcada pela pausa nas competições nacionais, André Horta, Xadas (sub-21), Vukcevic (Montenegro) e Hassan (Egito) continuam ao serviço das seleções nacionais. Abel Ferreira volta a orientar novo treino hoje de manhã.

JN

JotaCC

ERICK AINDA É PARA POLIR
Utilizado apenas uma vez por Abel Ferreira, para a Taça, o ex-jogador do Náutico deve escapar à dispensa no fim da época

"Sei que preciso de melhorar o meu porte físico, porque sou franzino e aqui o jogo é muito físico, mas acredito que estou preparado para encarar este desafio e corresponder às expectativas"
"Fui eleito o jogador revelação do campeonato pernambucano e estava a ser o melhor marcador da minha equipa, por isso acho que estou pronto para este novo desafio, mesmo já tendo percebido que aqui o jogo tem outra intensidade"
Erick em entrevista ao site do Braga em agosto de 2017

SAD pagou 600 mil euros por 80 por cento do passe do jovem atacante e não quer precipitar-se, como aconteceu com Pottker, que, em dois anos, saltou do Linense para o Internacional de Porto Alegre

Eleito jogador-revelação do campeonato pernambucano em 2017, ao serviço do Náutico, e muito apreciado pelo internacional brasileiro Neymar, conforme assumiu o próprio numa videomensagem divulgada em setembro pelo Braga, Erick Arruda tem sido tão discreto em Portugal que poderá já ter desaparecido da memória de alguns adeptos.
Em janeiro, o Sport Recife ainda tentou o empréstimo, mas a sociedade desportiva descartou cedê-lo por mais de seis meses (o clube brasileiro propunha um período mais alargado) e o mais certo é que continue na Pedreira por mais uma época. Os responsáveis bracarenses acreditam que o jovem brasileiro de 20 anos ainda está em processo de adaptação e acabará por fazer valer as características que levaram à sua contratação (600 mil euros por 80 por cento do passe), pelo que nem sequer equacionam a dispensa.
Quando tomaram semelhante decisão em relação a William Pottker, pouco feliz em 2015/16 por empréstimo do Figueirense, o avançado depressa deu que pensar. Em dois anos, mudou-se do Linense para o Ponte Preta e, posteriormente, para o Internacional de Porto Alegre, tornando-se num dos atacantes mais temidos do Brasileirão (só em 2018 já leva cinco golos em sete jogos). O futebol é pródigo em casos idênticos e, nessa medida, o Braga não quer precipitar-se. Erick terá tempo suficiente para se moldar ao dinamismo do futebol português e, ao invés do croata Robert Muric (oriundo do Ajax B), dois anos mais velho, conquistou há algum tempo o técnico Abel Ferreira, tendose estreado em meados de outubro pela equipa principal contra o S. Martinho, na terceira eliminatória da Taça de Portugal.
Para além das naturais dificuldades em adaptar-se, Erick debate-se com um problema comum, imagine-se, ao internacional sub-21 Xadas e Fábio Martins: a forte concorrência. As opções de qualidade abundam tanto para as alas como para a dupla ofensiva e, por isso, Erick acabaria por ser encaminhado para a equipa B. Em agosto, quando se vinculou aos minhotos por cinco temporadas, já sabia que teria um percurso sinuoso pela frente. "Cheguei a profissional este ano (2017) no Náutico e não esperava que crescesse tão rápido. Sei que preciso de melhorar o meu porte físico, porque sou franzino e aqui o jogo é muito físico, mas acredito que estou preparado para encarar este desafio", declarou, citado pelo site oficial do Braga, manifestando-se ao mesmo tempo entusiasmado. "Realizei o meu sonho de jogar na Europa", referiu.


Tímido e a tentar ganhar peso

Um mês antes de rumar a Portugal para assinar pelo Braga, Erick falou, pela primeira vez, à Imprensa brasileira e fez os possíveis por driblar a timidez. "É mais fácil jogar bola do que dar entrevistas. Prefiro encarar os zagueiros (centrais) adversários. Deu um friozinho na barriga", comentou, confessando o sonho de representar a seleção brasileira e declarando-se fã de Neymar, o mesmo que mais tarde enviaria cumprimentos ao jovem arsenalista através de uma videomensagem. Na mesma ocasião, contou ainda que cumpria um programa físico especial. "Estão fazendo comigo um tratamento bacana. Já engordei cinco quilos", precisou.


CENTRAL WILSON CHAMADO AOS AA

Estando Xadas, André Horta, Hassan e Vukcevic ao serviço das respetivas seleções, Abel Ferreira chamou aos treinos da equipa principal alguns jogadores da formação e o central Bruno Wilson, da formação profissional secundária. O neto de Mário Wilson, antigo treinador do Benfica, Académica e até da Seleção Nacional, terá sido requisitado para compensar a baixa de Rosic.


MULTA ADEPTOS CUSTAM 1720 EUROS

O Braga terá de pagar uma multa de 1720 euros pelo rebentamento de um petardo e a deflagração de três potes de fumo no jogo com o Chaves, disputado no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira. O Conselho de Disciplina da FPF aplicou este castigo por considerar que os adeptos bracarenses reincidiram na utilização de engenhos pirotécnicos.

O JOGO

JotaCC

Rosic falha o Sporting
O central tem um problema num pé e vai parar até ao fim do mês

Defesa sérvio precisa de duas semanas para recuperar de uma delicada lesão na planta de um pé. Será rendido no banco de suplentes pelo croata Lukic

Titular contra o Moreirense, face ao castigo de Raúl Silva, Rosic não será opção para a receção ao Sporting, no regresso do campeonato. O central debate-se com um problema na planta de um pé e encontra-se desde ontem entregue aos cuidados do departamento médico, estimando-se que se mantenha afastado dos relvados durante cerca de duas semanas. É uma baixa de importância relativa, pois os centrais Raúl Silva e Bruno Viana estão operacionais para o embate com o terceiro classificado. O substituto de Rosic no banco de suplentes será o croata Lukic, contratado em janeiro para compensar a ausência prolongada de Ricardo Ferreira e que se estreou a 17 de março com a camisola dos arsenalistas em jogos oficiais pela equipa B, contra o Real.
As restantes baixas do Braga são o médio Fransérgio, que também não voltará a jogar nesta temporada depois de ter sido operado ao joelho direito para debelar uma lesão ligamentar, e o lateral-esquerdo Jefferson, emprestado pelo Sporting. Utilizado pela última vez em Marselha, numa partida em que várias unidades estiveram uns furos valentes abaixo do rendimento habitual, Sequeira é o candidato natural ao lugar, sendo Marcelo Goiano outra opção viável caso Abel Ferreira coloque Diogo Figueiras na direita.


Bruno Viana reina nas bolas paradas

O Braga é a segunda equipa com mais golos obtidos na sequência de bolas paradas (19), depois do Benfica (22), e o último teve a assinatura de Bruno Viana, cujo passe foi recentemente comprado por três milhões de euros. Foi um investimento avultado, mas o central fez questão de justificá-lo logo no jogo imediato, contra o Chaves, assinando o primeiro tento de uma nova goleada (4-1), fora de casa, precisamente no seguimento de um livre, cobrado por Jefferson. Foi o quinto golo de Viana nesta temporada e o quarto de bola parada, passando agora a partilhar o primeiro lugar com Raúl Silva entre os arsenalistas que mais faturaram em cantos ou livres em jogos da I Liga. A pontaria do ex-defesa do Olympiacos fez abanar as redes dessa forma duas vezes contra o Chaves, o Feirense e o Paços de Ferreira.

O JOGO

JotaCC

Hassan obrigado a faltar aos exames
Avançado do Braga tem tido dificuldades em conciliar os estudos com os jogos de futebol

O bracarense Hassan está a tirar um curso superior por correspondência numa universidade egípcia, mas, dadas as exigências da profissão que desempenha, tem tido dificuldades em realizar as avaliações a que está naturalmente obrigado.
A informação foi ontem veiculada em diversos sites egípcios, dando conta, ao mesmo tempo, de um alegado estado de espírito pouco efusivo por parte do avançado que em Portugal representa as cores arsenalistas e que hoje poderá estar em campo pela seleção do Egito, no jogo de preparação frente a Portugal.
O jornal "Al Wasat", por exemplo, relatava que a mãe do atleta tem estado no país natal a tentar, junto da universidade em questão, encontrar uma solução que permita ao atleta fazer as avaliações em períodos diferentes dos restantes alunos, ou seja, quando os compromissos profissionais com o Braga e com a seleção do Egito o permitirem.
Este jornal escreve que o instituto de ensino em causa é a Universidade Aberta daquele país do norte de África, especificando que o jogador se encontra a tirar um curso ligado a atividades comerciais. Aos 25 anos, Hassan soma 15 internacionalizações e cem jogos oficiais pelo Braga.

O JOGO

JotaCC

REDUÇÃO PARA 16 NAS MÃOS DA FPF

EQUIPAS B. Sporting confirmou saída e FC Porto pondera
EM CAUSA AS EQUIPAS B Alterações só podem ser feitas com intervalo de uma época desportiva, a menos que haja acordo
UMA 2ª LIGA DISPUTADA POR 16 CLUBES FOI PROPOSTA POR PEDRO PROENÇA NA ÚLTIMA CIMEIRA DE PRESIDENTES


A redução da 2ª Liga para 16 participantes já na próxima época, como propôs Pedro Proença, presidente da Liga, vai ficar nas mãos da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Isto porque o contrato assinado entre as duas entidades obriga a que qualquer alteração nos regulamentos das competições seja comunicada com uma época de intervalo. Ou seja, se a 2ª Liga começou com umas regras, estas não podem agora ser alteradas, a não ser para a temporada 2019/20, não a próxima mas a seguinte. O cenário de saída das equipas B colocou-se com a provável criação do campeonato de sub23 na próxima época, organizado pela FPF. Se os quatro 'Bês' saírem, haveria o risco de não haver descidas ao Campeonato de Portugal, o que colocaria em risco a integridade da 2ª Liga. Por isso, foi o próprio Pedro Proença a propor, na última Cimeira de Presidentes, a redução para 16 equipas. Mas, para que tal aconteça, será preciso um entendimento alargado à FPF. Dos atuais clubes com equipas B, Sporting já anunciou que irá abandonar a 2ª Liga, o mesmo devendo acontecer com FC Porto e Sp. Braga. Benfica e V. Guimarães ainda não tomaram posição oficial. Ou seja, a 2ª Liga corre mesmo o risco de perder três ou quatro equipas na próxima época.

NÚMEROS
16 é o número inicialmente previsto para a 2ª Liga 18/19. Para esse número, descem quatro e sobem só duas do Campeonato de Portugal número de equipas da atual 2ª Liga que sobram se saírem quatro Bês. Ou seja, para chegar aos 18 nenhum dos outros seria despromovido

RECORD

JotaCC

ROSIC VAI FALHAR JOGO COM O SPORTING

A realizar claramente uma época mais discreta do que a anterior, com apenas nove aparições no Campeonato, o sérvio Lazar Rosic viu confirmada lesão na planta do pé direito, pelo que é dado praticamente seguro que o tratamento que iniciará prolongar-se-á por tempo suficiente para o riscar da operação Sporting, marcado para dia 31.
Rosic não tem sido primeira escolha de Abel Ferreira no passado recente, pese os 90 minutos cumpridos no último jogo em casa, marcado por triunfo sobre o Moreirense (3-0). Aproveitou por uma jornada o castigo de Raul Silva, que recuperou a sua posição ao lado de Bruno Viana na deslocação do último fim de semana a Chaves.

A BOLA

JotaCC

Rosic de baixa até nova ordem

Rosic não esteve nos trabalhos de ontem e estará de baixa até nova ordem, uma vez que apresentou queixas no pé direito, onde tem uma fasceíte plantar. Um problema que torna difícil prever o tempo de recuperação, pelo que central sérvio será uma incógnita durante a próxima semana de preparação para a receção ao Sporting.

RECORD

Bruno3429

Samuel: "Queremos terminar a segunda fase com uma vitória"

Ao fim de 13 jornadas, os Sub-17 do SC Braga encontram na receção deste sábado (11h) ao Anadia FC o último desafio da segunda fase do campeonato. Samuel Pedro foi o responsável pelo lançamento da partida e garante que a meta está bem traçada: encerrar o presente capítulo da melhor forma para entrar na decisiva fase final com 'hábito' de vitória.

Confiança no virar de página: "Assumimos que somos favoritos e vamos entrar para ganhar. Sendo este o último jogo da segunda fase, pretendemos terminar com uma vitória para entrarmos confiantes na fase final. É sempre bom ter a possibilidade de encerrar esta etapa em casa. Dá-nos ainda mais motivação para fazermos um bom jogo".

Regresso da competição três semanas depois: "Estas três semanas de paragem correram muito bem, estamos a assimilar cada vez melhor os processos. Serviram, também, para integrar novos jogadores e que atravessam um bom momento".

Segunda fase com saldo positivo: "Apesar da mudança da equipa técnica verificada a meio da segunda fase os objetivos não mudaram. Infelizmente não conseguimos ficar em primeiro lugar nesta etapa, mas acho que fizemos um bom trajeto e estamos preparadíssimos para o que aí vem".

Bernardo Couto: "Espero dar o meu contributo"

Bernardo Couto é uma das novidades na turma de Rui Santos. Promovido internamente dos Sub-16 juntamente com Yan Said, o jovem médio poderá conhecer a estreia no novo escalão já este sábado, na receção dos Sub-17 do SC Braga ao Anadia FC. Um encontro que encara com sentimento 'especial' e no qual espera corresponder ao voto de confiança depositado.

Com a estreia e os três pontos em mente: "Este jogo tem um sentimento especial pelo facto de poder marcar a minha estreia na equipa e no campeonato nacional deste escalão. Espero dar o meu contributo... Vamos tentar impor a nossa ideia de jogo contra o Anadia FC e levar os três pontos".

Agarrar a oportunidade indo de encontro às expectativas: "Sinto uma grande confiança por parte do SC Braga em mim. É uma oportunidade que me estão a dar, algo que confere motivação e ambiciono corresponder às expectativas".

Identificado com as novas metas: "Os objetivos desta equipa são muito elevados. Já no ano passado tive a oportunidade de jogar com muitos destes jogadores e eles integraram-me muito bem no grupo. Sinto-me preparado".

O que pode acrescentar à equipa: "Acho que poderei trazer técnica, inteligência e visão de jogo, aspetos que considero as minhas principais qualidades. Espero, acima de tudo, ter a oportunidade de evoluir ainda mais nesta equipa. Sou mais um para ajudar".

Ana Teles e Sofia Silva na vitória das Sub-17 de Portugal

Ana Teles e Sofia Silva, atletas da equipa B feminina do SC Braga, atuaram os 90 minutos na vitória das Sub-17 de Portugal frente à Bélgica por 2-0 na 1ª jornada da Ronda de Elite de acesso ao Campeonato da Europa, que se realizou esta sexta-feira, no Estádio Sportpark de Hanen Weide, em Veen (Holanda).

A Equipa das Quinas começou assim da melhor forma a Ronda de Elite, onde irá defrontar ainda a Roménia e a Holanda. Telma Encarnação apontou os dois tentos que deram a vitória à formação lusa diante da congénere belga.

A próxima partida da Seleção Nacional de Sub-17 será frente à Holanda no dia 26 de março.

Tamila Holub sagra-se campeã nacional

No primeiro dia dos campeonatos nacionais de natação, Tamila Holub bateu o seu anterior recorde nacional dos 1500 metros livres e sagrou-se campeã nacional – nesta competição que decorre até domingo nas Piscinas Olímpicas do Funchal.

A Gverreira do Minho voltou a mostrar todo o seu enorme valor ao terminar a prova dos 1500 metros livres em 16mm32,05s, quebrando o seu próprio recorde nacional.

Com este resultado, Tamila Holub assegurou os mínimos para os Europeus de Glasgow. Este é mais um feito na carreira da jovem atleta do SC Braga que promete ser uma certeza no futuro do desporto português.

SCBraga

Bruno3429

«PAULINHO É UM JOGADOR AO NÍVEL DOS TRÊS GRANDES E SERÁ DE SELEÇÃO»

Paulinho já passou do anonimato ao culto, fama apressada pelo alto rendimento no SC Braga. O seu protagonismo tem suficiente eco nacional, não faltando quem o aponte como candidato à Seleção campeã da Europa. E na estrada, Paulinho ainda acena por uma boleia para a Rússia.

A carreira em Braga tem convocado brutal admiração, alcançado números espantosos, que nada devem aos que conseguiu na Liga 2 pelo Gil Vicente. Quem acompanha este galvanizante impacto é Neca, o homem que retirou Paulinho dos campeonatos inferiores, oferecendo-lhe um espaço mais vistoso para triunfar, na Liga 2, no Trofense, em 2012/2013.

«Tem tido uma evolução notável e em Braga apanhou um treinador perspicaz e muito inteligente. Potenciou o Paulinho em termos táticos, nem o fixou, nem o agarrou, libertou-o, responsabilizando-o nas ações ofensivas e defensivas. O Paulinho tanto pode terminar muito bem os lances como dar o último passe», destacou Neca, adepto das intrínsecas virtudes do atleta, autor de 14 golos em 36 jogos oficiais no SC Braga.

«É muito rápido, proativo, tecnicamente evoluído e decide com muita inteligência. Está num grande clube», partilhou o experiente técnico português, de 62 anos, fundamental a apresentar Paulinho a Rui Jorge, que o estreou nos sub-21, e a António Fiusa, que o contratou para o Gil Vicente.

«Fiz essas pontes, ele teve sorte nos treinadores que o ajudaram a entender melhor o jogo. Tem uma margem de evolução enorme e, não tenho dúvidas, é um jogador ao nível dos três grandes e será de Seleção. Temos um selecionador justo. Quando achar que é o tempo certo dar-lhe-á a oportunidade», sustenta Neca, olhando por um rapaz seu conterrâneo de Santa Maria de Galegos:

«Ataca muito bem o espaço e a bola com uma precisão só ao nível dos melhores!»

A Bola