News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 20/03

Started by Bruno3429, 20 de March de 2018, 08:18

Previous topic - Next topic

Bruno3429

SC Braga mantém as duas equipas na I Divisão Nacional
Redacção

O SC Braga esteve em destaque nos Campeonatos Nacionais de Clubes da I Divisão, com as duas equipas - masculina e feminina - num campeonato onde estiveram presentes as melhores equipas nacionais, num total de 12 masculinas, 12 femininas e 289 nadadores.

Os Guerreiros do Minho fizeram-se representar por 23 nadadores, alcançando um feito histórico para a natação do clube, ao conseguirem manter as duas equipas na I Divisão Nacional, feito que já não acontecia há mais de 15 anos.
Em masculinos, o SC Braga esteve sempre na primeira metade da tabela classificativa, com várias classificações nos cinco primeiros lugares, alcançando o 5.º lugar da geral, entre 12 equipas, subindo vários lugares no ranking nacional por equipas.
Destaque para o nadador José Lopes, que bateu o recorde nacional júnior aos 400m livres, que já durava há 16 anos, e alcançou ainda cinco mínimos para os Campeonatos da Europa de Juniores, que decorrem em Helsínquia, em Julho, e para os Jogos Olímpicos da Juventude, que se realizam em Outubro, na Argentina.

Jorge Silva também alcançou mínimos para os Campeonatos da Europa de Juniores e para os Jogos Olímpicos da Juventude aos 200m estilos.
Quanto à equipa feminina do SC Braga, apontada como uma das candidatas à descida de divisão, as nadadoras foram autênticas guerreiras, da primeira à 19.ª prova do programa, e, apesar de ocuparem o último lugar da classificação ao longo de quase todo o campeonato, acreditaram até ao fim e com muita crença e espírito de luta alcançaram o grande feito, mesmo na última prova do programa, garantindo a I Divisão Nacional na próxima época.

O Minhoto - Troféus Desportivos: Vinte e um anos sem repetir vencedores
Rui Serapicos

Em Melgaço a XXI Gala O Minhoto evidenciou região capaz de gerar novos valores, realçou coordenadora da Direnor, Olga Meneses. Presidente da câmara municipal, Manoel Batista, enalteceu vocação de Melgaço para desporto da natureza.

Ontem, no pavilhão do Centro de Estágios de Melgaço, cerca de quinhentos convidados prestaram homenagem aos que mais se distinguiram na região como praticantes, treinadores, árbitros ou dirigentes das diversas modalidades desportivas.

Em nome da organização de O Minhoto - Troféus Desportivos, Olga Meneses, coordenadora de projectos da Direnor, destacou o manter de uma regra, desde a primeira hora até hoje, que é a de não acumulação de prémios. Isto significa que já são vinte e uma edições sem que nenhum atleta, treinador, dirigente ou árbitro tenha repetido um troféu na mesma categoria, evidenciando assim a capacidade constante do Minho em revelar valores.

Ao fim de vinte e um anos, não foi preciso alterar esta regra. Isto permite-nos uma conclusão muito importante: o Minho é muito rico em número, temos enorme quantidade de valores todos os anos para homenagear, mas prevalecendo a qualidade, salientou.
Aquela responsável considerou tratar-se de uma festa do desporto, onde não há vence-dores nem vencidos.

Homenageados vinte campeões da Europa e do Mundo em diversas modalidades

Ontem, a XXI Gala O Minhoto serviu também para a organização destes troféus prestar uma homenagem aos desportistas da região que em 2017 lograram em diversas modalidades e escalões, conquistar títulos de campeões do mundo e da Europa.

Assim, como campeões do Mundo foram homenageados Ana Rita Rego (Vila Nova de Famalicão/ /Artes Marciais); António Trabulo e Gonçalo Meira (Hóquei Clube de Braga/selecção nacional, sub-20); Arnaldo Martins (Cabeceiras de Basto/Quad-TT) e ainda Fernando Pimenta (Canoagem/Clube Náutico de Ponte de Lima/Selecção nacional).

Foi rendido tributo aos campeões da Europa seguintes: Amândio Araújo (Vieira do Minho/parahóquei/hóquei em campo); Carlos Manuel Duarte (Guimarães/andebol); Diogo Abreu (Famalicão/ /hóquei em patins); Eduardo Freitas (Vieira do Minho/parahoquei); Elisabete Costa (Guimarães/judo); Fernando Pimenta (Ponte de Lima/Canoagem); Henrique Correia (Viana do Castelo/bilhar pool); Jennifer Nogueira (Fafe/Atletismo adaptado); João Machado (Cabeceiras de Basto/Atletismo adaptado); Luís Gonçalves; Nelson Silva atletismo e judo; Paulo Jorge Lemos (Guimarães/judo); Rodrigo Martins (Ponte de Lima/hóquei em patins); Susana Castro (Guimarães/atletismo adaptado); José Magalhães (Celorico de Basto/Andebol).

Vencedores:

Corrida de S. Silvestre de Braga eleita melhor evento desportivo
Clube de Desporto Escolar Agrupamento de Escolas do Freixo (P. Lima)
Clube de Desporto Jovem Vilaverdense Futebol Clube
Modalidades Diversas Bruno Torres (Futebol de praia/SC Braga)
Artes Marciais Flávia Ribeiro (karaté/CS Brito)
Raguêbi Luís Salvado (Clube de Rugby de Arcos de Valdevez)
Basquetebol Eduardo Coelho (Vitória SC)
Voleibol Carina Moura (AVC/Famalicão)
Futebol Amador Rui Rego (Merelinense)
Futsal Nilson (SC Braga e selecção nacional)
Desporto Adaptado Márcio Dias (basquetebol em cadeira de rodas)
Natação Jorge Jesus Silva (SC Braga)
Remo Cláudio Rodrigues (Caminha/Clube Fluvial Portuense)
Canoagem Duarte Silva (Clube Náutico de Ponte de Lima)
Desportos Motorizados Arnaldo Martins (Cab. Basto/Quads/TT)
Ciclismo Domingos Gonçalves (Barcelos/RP Boavista)
Hóquei em Patins Hugo Costa (OC Barcelos)
Atletismo Solange Pereira (Valença/Cangas - Espanha)
Andebol Rui Silva (Guimarães/FC Porto)
Futebol Profissional José Sá (Amares/FC Porto)
Evento Desportivo S. Silvestre de Braga (Atletismo)
Dirigente Desportivo José Luís Ribeiro (Assoc. Ciclismo do Minho)
Árbitro Paulo Rainha (Hóquei em patins/AP Minho))
Treinador Paulo Tavares (Futsal/SC Braga)
Revelação Vanessa Marques (Futebol/SC Braga)
Consagração Nuno Barros (Canoagem/CN Ponte de Lima)
Grande Prémio de Júri Individual João Ribeiro
Grande Prémio e Júri Colectivo Atlético Voleibol Clube de Famalicão

Correio do Minho

Bruno3429

ATAQUE DE GRANDE FICA PARA A HISTÓRIA
Abel Ferreira chegou às 29 vitórias numa época e já superou registo de golos de Peseiro na Liga

Ainda não será este ano que o Sp. Braga vai ser campeão, mas Abel Ferreira conseguiu entrar para a história do clube de outras formas. Com a mais recente goleada alcançada em Chaves, o treinador igualou o maior número de vitórias alcançadas numa única temporada (29 com Paulo Fonseca) e já superou o número de golos que José Peseiro festejou no campeonato (60 em 30 jogos). Esta época, os arsenalistas chegaram aos 62 remates certeiros na Liga NOS e no total das quatro competições levam 89. Ou seja, falta apenas um para igualar outro recorde alcançado por Paulo Fonseca: 90 golos em 2015/16.

Os atuais números impressionam e ganham ainda maior dimensão quando se repara que Abel Ferreira ainda não realizou o mesmo número de jogos que os seus antecessores. Com mais sete jornadas para disputar, seguramente que os golos e as vitórias dos arsenalistas não se vão ficar por aqui.

Ambição

Após o adeus à Liga Europa, o treinador pediu foco total aos seus jogadores e eles responderam da melhor forma: seis vitórias consecutivas, 20 golos marcados e apenas um sofrido.

Segue-se o Sporting, no Minho, e o sonho da aproximação ao pódio. Com um ataque de equipa grande tudo é possível.

Ricardo Horta persegue Lima

Os minhotos somam seis vitórias consecutivas e Ricardo Horta marcou nas últimas cinco partidas. Um feito extraordinário do extremo que, nos últimos anos, apenas foi superado por Lima, avançado brasileiro que festejou golos pelo Sp. Braga em oito partidas seguidas. Três anos mais tarde, o ponta-de-lança Éder despediu-se da temporada com cinco golos nos últimos cinco jogos.

NÚMEROS

29 os triunfos alcançados pelos arsenalistas na presente temporada, tendo 20 deles sido no campeonato. Só a eliminação das três taças retira algum brilho a esta campanha

62 No campeonato, só FC Porto e Benfica marcam mais do que os arsenalistas. Os 62 golos marcados são um recorde do clube e, a título de curiosidade, o Sporting soma 'apenas' 53

Autor: Ricardo Vasconcelos

ANTÓNIO SALVADOR: «O ABEL É DOS MELHORES TREINADORES PORTUGUESES»
Presidente do Sp. Braga elogia técnico à chegada à gala Quinas de Ouro

António Salvador, presidente do Sp. Braga, elogiou o treinador dos minhotos esta segunda-feira antes do início da Gala Quinas de Ouro, esta segunda-feira no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, onde vão ser divulgados os melhores no futebol, futsal e futebol de praia.

"O que é importante no dia de hoje é reconhecer o mérito a todos os que vão ser reconhecidos. Portugal tem dos melhores atletas do Mundo. Quero dar os parabéns de forma especial aos guerreiros e guerreiras que estão nomeados", afirmou António Salvador, acrescentando: " O Abel é dos melhores treinadores portugueses. O trabalho dele está à vista de toda a gente. Sabemos o trabalho que estamos a fazer e estamos empenhados em levar o Sp. Braga ao topo."

Record

JotaCC

Caça ao recorde para a história

S.C. BRAGA Seis vitórias seguidas, recorde de golos do clube no campeonato, batido em Chaves (4-1), e uma série alucinante (22-2) a que a equipa minhota pretende dar continuidade nas sete jornadas que faltam para o final da Liga. O duelo com o Sporting, na próxima rodada, será só mais uma batalha para a equipa de Abel Ferreira, na corrida pelo pódio e na luta contra todos os gráficos.
Quando Ricardo Horta (foto) fez, anteontem, o segundo golo do Braga em Chaves (38 m) estava também a igualar o recorde braguista, batido em 2012/13. Paulinho, autor do 3-0 (73 m) derrubou o recorde e, já no final do jogo (90 m), o mesmo Ricardo Horta bisou, fez o 4-1 final e fixou em 61 golos o novo máximo da equipa minhota. Uma façanha que não perde pela demora das duas próximas semanas de folgas, porque à equipa de Abel ainda sobram sete jornadas para subir os registos para números inauditos. À atual média de 2,3 golos por jogo, o Braga ameaça chegar ao final da Liga com um mínimo de 78 golos.
O pódio continua à vista o Sporting, próximo visitante da "pedreira", dista a pontos, no terceiro lugar -, mas, mesmo que não consiga chegar-lhe, o Braga poderá bater outro recorde: está a três vitórias e um empate de igualar a maior pontuação da história do clube (71 unidades), a de 2009/10, quando a equipa então treinada por Domingos Paciência lutou pelo título até última jornada e acabou no segundo lugar, atrás do Benfica.

JN

JotaCC

UM GRANDE HISTÓRICO
Desde a década de 40 que nenhum clube conseguia marcar 15 ou mais golos em três jogos fora consecutivos

Em Chaves, a equipa de Abel Ferreira deu mais uma demonstração de força a cerca de duas semanas de receber o Sporting no ataque decisivo ao pódio. Esta já é uma época de recordes

O Braga somou a sexta vitória consecutiva no campeonato, o melhor registo do clube desde a época de 2011/12 – Leonardo Jardim era o treinador –, mas esse nem sequer foi o dado mais significativo que saiu do recente triunfo em Chaves. A equipa de Abel Ferreira atravessa um excelente momento de forma, provavelmente o melhor da temporada, assente, sobretudo, nos jogos realizados fora: nas últimas três deslocações, houve outras tantas vitórias e um número anormal de golos marcados (15), algo nunca visto na história do clube e... não só. Os triunfos consecutivos em Guimarães (5-0), Estoril (6-0) e Chaves (4-1) tornam este feito muito, mas muito invulgar, ao ponto de ser preciso recuar quase 80 anos para encontrar um registo melhor no campeonato. Como se pode observar no quadro aqui ao lado, só por três vezes na história da competição houve tantos golos marcados em três vitórias consecutivas fora, duas do Sporting (1939/40 e 1940/41) e uma do Benfica (1947/48).
No entanto, nos anos mais recentes não há nenhum clube capaz de chegar sequer perto dos números do Braga, ao ponto de, por exemplo, a melhor sequência da história do FC Porto no campeonato contar com apenas 13 golos marcados em três jogos seguidos fora, e na também longínqua temporada de 1941/42. Este é mais um sinal da força atual da equipa do Braga a pouco menos de duas semanas de receção ao Sporting, naquele que será o ataque decisivo dos arsenalistas ao pódio. Para continuar a alimentar o objetivo de uma aproximação real aos três grandes, será preciso vencer os leões para reduzir a desvantagem de quatro pontos, com Abel Ferreira a contar com a força do seu ataque para derrubar mais uma barreira esta temporada – o Braga já marcou 62 golos em 27 jogos, mais nove do que o Sporting, menos oito do que o FC Porto e nove do Benfica.
Mas há mais: as recentes três vitórias fora do Braga também não são um acontecimento comum na história do clube, uma vez que só por uma vez os arsenalistas conseguiram fazer melhor, novamente na época em que Leonardo Jardim era o treinador (2011/12).
O momento do Braga é bom, mas está longe de ser apenas um momento, até porque os 61 pontos conquistados no
campeonato também já são a terceira melhor marca da história do clube, faltando 10 pontos (com sete jogos por disputar) para chegar ao recorde de Domingos Paciência na época em que se sagrou vice-campeão.


DADOS

GOLEADAS
Os 15 golos marcados pelo Braga nos últimos três jogos fora são um recorde do clube, que apenas foi batido por três vezes na história do campeonato durante a década de 40.
PONTOS
Com a vitória em Chaves, o Braga chegou aos 61 pontos no campeonato, naquele que já é o terceiro melhor registo da história do clube. Mais só Leonardo Jardim (62) e Domingos Paciência (71).
RECORDES
O Braga venceu pela oitava vez fora de casa neste campeonato, igualando o melhor registo do clube, estabelecido em 2009/10. Também foi a sexta vitória consecutiva na competição, algo que já não acontecia desde 2011/12.


JOGOS QUATRO NAS SELEÇÕES

Desta vez, a paragem no campeonato para os compromissos das mais variadas seleções não vai retirar muitos jogadores a Abel Ferreira: Vukcevic (Montenegro), Hassan (Egito), André Horta e Xadas (sub-21 de Portugal) são os internacionais do plantel. O regresso deste quarteto a Braga está previsto apenas para o início da próxima semana.


TREINO REGRESSO DEPOIS DA FOLGA

Depois da goleada (4-1) em Chaves, o regresso da equipa à competição está agendado apenas para o último dia do mês (sábado), com a receção ao Sporting agendada para as 20h30. Apesar disso, e depois da folga gozada ontem, o plantel regressa já hoje ao trabalho para começar a preparar o confronto com os leões. Ainda está por definir se os jogadores vão ter folga no fim de semana.


"Abel já é um dos melhores"
António Salvador elogiou o trabalho que o treinador está a fazer, destacando-lhe a competência

"Estamos empenhados em levar o Braga ao topo" "O Abel Ferreira já é um dos melhores treinadores portugueses"
António Salvador
Presidente do Braga


O dirigente arsenalista esteve na Gala Quinas de Ouro, em Lisboa, e estava feliz com as nomeações de vários atletas do clube. "Estamos empenhados em levar o Braga ao topo", frisou Salvador
António Salvador, presidente do Braga, considera que o desempenho de Abel Ferreira no comando técnico da equipa do Braga é, a todos os níveis, excecional. "Sabemos bem o trabalho que ele está a desenvolver e conhecemos bem aquilo que tem feito. Estamos empenhados em levar o Braga ao topo", referiu o presidente dos arsenalistas à margem da Gala Quinas de Ouro, ontem realizada em Lisboa e promovida, em parceria, pela Federação Portuguesa de Futebol, Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol e Associação Nacional de Treinadores de Futebol. O facto de os bracarenses, que na ronda passada venceram o Chaves por 4-1, ocuparem o quarto lugar, a apenas quatro pontos de distância do terceiro classificado do campeonato, o Sporting, precisamente o próximo adversário, deixa entusiasmado o dirigente, que acredita em mais êxitos do técnico no futuro próximo. "Está à vista de todos a sua competência. Se devia ser nomeado para melhor treinador? O Abel já é um dos melhores treinadores portugueses", vincou o dirigente, acrescentando que "o importante hoje [ontem] é reconhecer o mérito a todos os que vão ser reconhecidos. Portugal tem dos melhores atletas do mundo". O Braga foi dos clubes com maior número de nomeações para a Gala Quinas de Ouro, nas categorias futebol, futebol feminino e futsal. "Voltámos a contribuir com vários guerreiras e guerreiros. É um orgulho muito grande para mim e para o nosso clube", afirmou, satisfeito, o presidente dos arsenalistas.

O JOGO

JotaCC

José Sá atleta minhoto do ano

José Sá foi distinguido com o prémio 'O Minhoto' na categoria de Futebol Profissional, relativa ao ano de 2017. A 21ª edição dos prémios organizados pelo jornal regional decorreu em Melgaço, ontem à noite, e distinguiu 27 atletas e entidades do Minho, homenageando também 20 atletas nascidos na região que se sagraram campeões do Mundo da Europa nas mais diversas modalidades no ano passado.
O guardião do FC Porto, que não marcou presença na cerimónia em virtude de ter sido pai no sábado, 'superou' os restantes nomeados: Nélson Oliveira, do Norwich, e Pedro Tiba, do Chaves. O prémio para melhor treinador foi entregue ao técnico de futsal do Sp. Braga, Paulo Tavares, nomeado juntamente com João Marques (futebol de praia também do Sp. Braga) e Fernando Sá (basquetebol do V. Guimarães).

RECORD

JotaCC

SEQUEIRA REAPARECE NO ONZE FRENTE AO SPORTING

Ainda falta semana e meia para a partida com o Sporting, mas Abel conta já com a baixa de Jefferson. O lateral-esquerdo está cedido pelos leões e por esse motivo não pode alinhar. A solução para preencher a vaga é Sequeira, que deu boa conta do recado sempre que foi utilizado.
A questão mais sensível é que frente aos leões a defesa que tem garantido solidez nos últimos seis jogos (dois golos sofridos) perde um elemento com qualidade ofensiva. Jefferson fez duas assistências em Chaves, a primeira para o golo inaugural do SC Braga, apontado por Bruno Viana, e a outra para Ricardo Horta bisar e fixar o resultado final em 4-1.
Abel não contará ainda com os lesionados Fransérgio e Ricardo Ferreira, enquanto André Horta e Xadas (sub-21), Vukcevic (Montenegro) e Hassan (Egito) estão esta semana ao serviço das respetivas seleções.

A BOLA

JotaCC

'SUPER BRAGA' É A EQUIPA QUE MAIS MARCA NOS ÚLTIMOS 70 ANOS

O Sporting de Braga parece apostado em alcançar o terceiro lugar no campeonato e prova disso são as seis vitórias consecutivas, o melhor registo desde a época 2011/2012, altura em que o treinador era Leonardo Jardim.

Para além deste recorde, há um dado mais significativo que salta à vista, sobretudo nos jogos fora. Os quinze golos marcados nas últimas três partidas fora de portas – Guimarães (5-0), Estoril (6-0) e Chaves (4-1) – é algo nunca alcançando na história bracarense e o melhor registo de qualquer clube nos últimos 70 anos. Apenas outros dois clubes superam estes números do Sporting de Braga e já nos longínquos anos 40: Sporting (1939/40 e 1940/41) e Benfica (1947/48).

Os arsenalistas são neste momento o terceiro melhor ataque do campeonato com 62 golos marcados em 27 jornadas, atrás de Benfica (71) e FC Porto (70) e à frente do Sporting (53). E é com este registo de golos que o Sporting de Braga recebe o Sporting na próxima ronda do campeonato, dentro de duas semanas.

A equipa de Abel Ferreira é quarta classificada na Liga com 61 pontos, a terceira melhor marca da história do clube, a apenas 10 pontos (com sete jogos por disputar) do recorde alcançado por Domingos Paciência quando o Sporting de Braga se sagrou vice-campeão.

SAPO DESPORTO

JotaCC

Ricardo Rio: "Se o Braga estivesse a jogar assim desde o início, estaria a lutar pelo título"

O presidente da Câmara Municipal de Braga considera que a equipa deu o "clique" tarde demais. Ricardo Rio espera um grande jogo com o Sporting, na próxima jornada do campeonato.

Ricardo Rio avalia as prestações recentes do Sporting de Braga e considera que se a equipa se tivesse apresentado desta forma no início do campeonato, hoje estaria a lutar pelo título.

"O Braga começou tarde demais o campeonato. Se estivesse a jogar desde o início um bocadinho daquilo que está a jogar hoje estaria, claramente, a disputar o primeiro lugar e a conquista de um título nacional", disse o presidente da Câmara de Braga, olhando para as seis vitórias consecutivas da equipa treinada por Abel Ferreira, no campeonato.

Os minhotos estão, todavia, na luta pelo terceiro lugar. A quatro pontos do Sporting, recebem os leões na próxima jornada do campeonato e têm oportunidade de se encostarem à equipa lisboeta. Ricardo Rio espera "um um grande jogo de futebol e um momento de sã convivência desportiva".

O autarca apela "a todos os bracarenses que dignifiquem o nome da cidade e que não se envolvam em polémicas, mesmo que provocados, como tem acontecido noutras ocasiões e noutros locais".

O Braga-Sporting, relativo à jornada 28 da I Liga, está agendado para sábado, 31 de março, às 20h30.

RR

JotaCC

FALTAM SETE JOGOS PARA O FIM
Contas da segunda volta: Benfica líder, Braga em terceiro, Boavista em quinto, Feirense em último

Com a pausa do campeonato, é altura de se respirar um pouco perante as emoções que têm acontecido em todas as vertentes. As lutas pelo título, pela Europa e pela manutenção estão ao rubro e há aspetos eloquentes da forma das equipas.

Segunda volta Liga NOS
EQUIPA   V   E   D   GM   GS   PTS
BENFICA   9   1   0   31   5   28
FC PORTO   8   1   1   25   5   25
BRAGA           8   0   2   28   9   24
SPORTING   7   1   2   15   7   22
BOAVISTA   5   0   5   10   15   15
V. SETÚBAL   3   4   3   14   17   13
PORTIMONENSE   4   1   5   16   19   13
CHAVES    4   1   5   13   21   13
RIO AVE           4   1   5   11   19   13
MARÍTIMO   3   3   4   10   18   12
PAÇOS F.   3   2   5   9   13   11
DESP. AVES   3   2   5   12   13   11
MOREIRENSE   3   2   5   9   12   11
TONDELA   3   1   6   10   12   10
ESTORIL   3   1   6   10   19   10
V. GUIMARÃES   3   1   6   14   20   10
BELENENSES   2   4   4   8   13   10
FEIRENSE   2   0   8   9   17   6
Um desses aspetos tem a ver com forma recente. Nesta segunda volta, que conta com 10 jornadas realizadas, o Benfica é a equipa em melhor forma, tendo apenas empatado contra o Belenenses (1x1) e vencido os outros nove jogos.

Importante também perceber a boa forma do Braga. A equipa de Abel, muito à custa da impressionante série atual de seis vitórias consecutivas, está à frente do Sporting desde que o campeonato dobrou, o que é um novo aliciante para o jogo da próxima jornada entre as duas equipas.

Mais abaixo, há a luta pelo quinto posto e, se o Rio Ave é o ocupante do posto, na segunda volta o Boavista está a fazer melhor que a turma de Vila do Conde, graças ao sucesso de 100 por cento nos jogos no Bessa, ao contrário do que acontece fora de portas.

Por fim, a luta pela manutenção. Se apenas contassem os pontos da segunda volta, o Feirense estaria em maus lençóis, visto só ter ganho dois jogos e de ter perdido oito. Nota também para o Vitória de Guimarães, que, mesmo tendo ganho o último jogo, figura entre as equipas com menor pontuação nesta equação.

Golos dizem muito
Se, em matéria de pontos, os números traduzem formas, no que diz respeito a golos esses traduzem posturas. Basta ver, desde logo, a grande diferença dos quatro primeiros para os restantes em matéria de golos sofridos.

Mas não é só. Nesse aspeto, é curioso ver que o Chaves é a equipa que mais golos sofreu, com Vitória de Guimarães, Rio Ave e Portimonense muito perto. Ou seja, equipas que não lutam pela manutenção e que assumem as rédeas do jogo com frequência.

Nota também para o Braga, uma vez mais, e ainda para o Portimonense. A equipa de Abel Ferreira apenas vê o Benfica com mais golos marcados, ao passo que os algarvios são o quarto melhor ataque da prova.

ZEROZERO