News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 13/03

Started by JotaCC, 13 de March de 2018, 09:47

Previous topic - Next topic

JotaCC

RICARDO HORTA LETAL COMO NUNCA
Extremo marca há quatro jogos e está a um golo, em Chaves, de repetir a sequência do campeão europeu Éder

Ao apontar o terceiro golo na vitória sobre o Moreirense, o ala português superou a série de Raúl Silva nesta época. Certeiro há quatro jogos consecutivos, já igualou os nove golos somados em 2017/18

Talhado para desbravar caminhos e assistir os companheiros da frente, Ricardo Horta tem sido um exemplo de eficácia para Paulinho, Hassan e Dyego Sousa. O extremo marca golos há quatro jogos consecutivos e, caso volte a faturar na visita ao Chaves, da próxima jornada, iguala a sequência de Éder obtida em 2014/15, quando ainda representava os bracarenses. A série do internacional português (com seis remates certeiros), que fez história na final do Euro'2016 ao apontar o golo da vitória de Portugal contra a França, só não teve o brilho que está a ter a de Horta, pois fizeram parte dela uma derrota caseira com o Marítimo (1-3), para o campeonato, e
outra na final da Taça de Portugal, diante do Sporting. Já os cinco golos apontados por Horta ao Marselha, Tondela, Estoril (dois) e Moreirense andam de braço dado somente com triunfos, podendo a deslocação de Chaves revelarse duplamente histórica caso a equipa arsenalista conquiste os três pontos, igualando o recorde de vitórias numa época (29) fixado em 2015/16, sob o comando de Paulo Fonseca. O que já um dado consumado são os nove remates certeiros já somados por Ricardo Horta nesta temporada. O extremo igualou contra os cónegos o maior número de golos apontados numa época (2016/17) e o mais certo é que semelhante marca seja superada atendendo à pontaria que tem evidenciado, quando ainda faltam oito jornadas para o fim do campeonato.
A cumprir a segunda época ao serviço do Braga, agora já sem qualquer vínculo ao Málaga, o internacional sub-21 agarrou, entretanto, a titularidade, acabando de vez com a alternância de opções no flanco esquerdo. No seguimento do desaparecimento forçado de João Carlos Teixeira, operado a uma apendicite logo após a deslocação a Marselha, para a Liga Europa, Ricardo Horta dispôs de uma oportunidade no dérbi minhoto, que redundaria numa inédita goleada ao rival V. Guimarães (5-0), e fixou-se no flanco esquerdo, juntando ao seu dinamismo habitual uma pontaria nunca vista. Só para o campeonato, divide nesta altura com Paulinho (nove golos, três assistências) e Ricardo Esgaio (quatro golos, oito assistências) o primeiro lugar do pódio dos mais influentes, com oito golos e quatro assistências.


MINUTOS
68,6
Ricardo Horta só precisa de 68,6 minutos para faturar. Esta média diz respeito aos últimos quatro jogos (só não foi totalista contra o Marselha) em que o extremo apontou seis golos


João Carlos Teixeira e Dyego Sousa de volta

O leque de opções para o ataque deverá apresentar-se mais alargado quando o Braga se deslocar a Chaves. Operado de urgência a uma apendicite aguda, logo depois do jogo com o Marselha, na primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa, o extremo João Carlos Teixeira retomou os treinos sem restrições e não apresentou qualquer queixa, tudo apontando para que entre na próxima convocatória. Já o avançado Dyego Sousa, que se lesionou numa coxa frente ao V. Guimarães, foi autorizado a trabalhar na relva, ainda que de forma condicionada.


JOGOS MONTENEGRO CHAMOU VUKCEVIC

As competições vão parar no fim do mês para darem lugar a jogos de seleções e o médio Vukcevic será um dos ausentes nos treinos do Braga, pois foi chamado para dois jogos particulares do Montenegro, frente às congéneres do Chipre e Turquia. Além de Vukcevic, também Bakic, emprestado ao Belenenses, foi convocado para a mesma seleção, não apurada para o Mundial.


MARTINS AGUARDA JOGO MARCANTE

Opção regular de Abel, Fábio Martins guarda ótimas recordações da época em que rodou no Chaves. O regresso à cidade transmontana aproxima-se e o extremo fez uma alusão à partida num "post" colocado no Facebook acompanhado de uma foto, onde surge equipado à Braga a disputar uma bola com Paulinho (Chaves). "Duas camisolas especiais, um jogo que nos une", escreveu.

O JOGO

JotaCC

Campeonato sub-23 é palco para entrar
SAD anunciou que o Braga irá participar, "a partir da próxima temporada", no novo modelo de competição proposto pela FPF

Bracarenses vêm no futuro Campeonato Nacional de Sub-23 uma "oportunidade de valorização do salto estrutural dado pelo clube com a criação da Cidade Desportiva", a pensar nas camadas jovens

Por entender que o futuro Campeonato Nacional Sub23, inspirado na Premier Legue 2 (o campeonato sub-23 inglês), irá favorecer "a transição do jovem jogador português para o escalão sénior", o Braga confirmou em comunicado que irá inscrever-se, apontando inclusivamente já para a próxima época a estreia da competição que será organizada pela Federação Portuguesa de Futebol. "A Braga SADanunciaqueirácompetir, a partir da próxima temporada, no campeonato de sub-23, concordando que o modelo proposto pela FPF se enquadra nos objetivos desta sociedade e permitirá a evolução e valorização desportiva dos seus jogadores, constituindo também dessa forma uma fonte de recrutamento para a equipa principal e um espaço de rentabilização", sublinhou a sociedade desportiva, considerando "estruturante" o projeto de aproveitamento dos jovens entre os 19 e os 23 anos, "com visão a médio/longoprazo". Nesta competição, as equipas serão divididas em dois escalões, prevendo-se que as seis primeiras disputem uma fase final para apuramento do campeão e as restantes a permanência.
O Braga encara esta prova como "uma oportunidade de valorização do salto estrutural dado pelo clube com a criação da Cidade Desportiva", com o intuito de reforçar a aposta no "futebol jovem", mas não fecha, para já, totalmente a porta à II Liga. "Tal decisão não obsta a que esta sociedade continue disponível para aprofundar um novo enquadramento das equipas B", esclareceu a SAD.


Equipa B ainda em equação

A criação de uma equipa sub-23 poderá não ditar a extinção da B do Braga, atualmente classificada em 18.º lugar (zona de descida) na II Liga. Na última Cimeira de Presidentes, os minhotos defenderam "a uniformização das condições de participação na prova, pela abolição das taxas de inscrição das equipas B e pela justa e equitativa redistribuição de receitas", pelo que mantêm "em equação" a renovação da inscrição dos bês. "É intenção do Braga contribuir com a Liga para a melhoria e a valorização do segundo escalão", vincou a SAD.


EX-PERÓLAS DA FORMAÇÃO E BÊS

Pizzi Posição: médio-ofensivo Clube atual: Benfica
Aperfeiçoado nos juvenis e juniores, rodou no Ribeirão, Covilhã e Paços de Ferreira e foi vendido em 2011 ao Atlético de Madrid por nove milhões de euros, após uma breve passagem pela equipa principal do Braga.
Xeka Posição: médio-defensivo Clube atual: Dijon
Fisgado nos juniores do Paços de Ferreira, evoluiu na equipa B, deu nas vistas no Covilhã (emprestado) e, no regresso, a Braga, pela porta grande, encantou o Lille (2016). O passe foi vendido por cinco milhões de euros.
Pedro Neto Posição: extremo Clube atual: Lázio
Antes da estreia pela equipa principal do Braga (2016/17), já o Barcelona suspirava pelo extremo canhoto de 17 anos. Foi vendido à Lázio no último verão, com Bruno Jordão, num negócio que renderá 26 milhões de euros.
Bruno Xadas Posição: extremo Clube atual: Braga
Quando a Lázio entrou em cena, levando Pedro Neto e Bruno Jordão, tinha Xadas como primeiro alvo. Adaptável à ala e ao miolo do meio-campo, tem vários clubes à perna. Em Itália, chamam-lhe "novo Rui Costa".
Gil Dias Posição: extremo Clube atual: Fiorentina
Campeão nacional de juniores pelo Braga em 2013/14, ainda disputou dois jogos pela equipa B e despediu-se, rumo ao Mónaco. A transferência do jovem ala rendeu cerca de cinco milhões de euros.
João Queirós Posição: central Clube atual: Colónia
Outro jovem valor que passou como um cometa pelos bês. Seguido há muito pelo Colónia, o internacional sub19 foi uma das vendas surpresa do verão de 2017. O clube alemão pagou três milhões de euros pelo passe.
Bruno Jordãonal Posição: médio-ofensivo Clube atual: Lázio Internacio
sub-20, chegou a Braga em 2016/17 e não demorou a encantar pela equipa B, inicialmente sob o comando de Abel Ferreira. A Lázio nem hesitou perante a possibilidade de levar o jovem médio de 18 anos.
Francisco Trincão Posição: extremo Clube atual: Braga
Blindado por 30 milhões de euros, a maior cláusula de rescisão do Braga, foi convocado nesta época com apenas 17 anos para o jogo com o Basaksehir, na Turquia, para a Liga Europa. Está na rampa de lançamento para uma grande venda.

O JOGO

JotaCC

Perigo de fuga nas laterais

A SAD do Sp. Braga já começou a planificar a nova temporada e a defesa é o sector mais crítico porque três dos habituais titulares acabam a sua ligação no verão: Marcelo Goiano, Jefferson e Bruno Viana. O lateral-direito tarda em renovar contrato, enquanto o esquerdino deve regressar ao Sporting. Já o central pode ser comprado ao Olympiacos.

RECORD

JotaCC

Azeméis acusa Sp. Braga

O Futsal Azeméis enviou uma exposição à FPF, alegando que o Sp. Braga utilizou irregularmente Nilson no duelo entre as duas equipas. A formação de Oliveira de Azeméis alega que o campeão europeu estava castigado por ter somado cinco amarelos. Contactados por Record, os arsenalistas explicaram que o assunto está nas mãos do departamento jurídico.

RECORD