News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 09/03

Started by Bruno3429, 09 de March de 2018, 08:12

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Chegar ao 3.º Lugar e cenário que está criado desde o primeiro dia da época
Miguel Machado

Mais próximos do pódio, Abel Ferreira afirma que essa expectativa no SC Braga já existe desde o arranque da temporada e promete Guerreiros focados no objectivo. Treinador aponta ainda à conquista dos três pontos no dérbi de hoje com Moreirense.

Ataque ao pódio do campeonato? Para o treinador do SC Braga esse objectivo já existe no clube desde o arranque da temporada, e não resume-se ao facto dos Guerreiros estarem, agora, a apenas quatro pontos do Sporting adversário que vão receber daqui a três jornadas. Para quem tinha dúvidas, claro que a equipa bracarense vai pressionar os leões para chegar ao terceiro lugar, afirma Abel Ferreira com todas as letras.

Esse cenário está criado desde o primeiro dia da época. Não precisam de fazer essa pergunta sempre cada vez que estou aqui. Os nossos objectivos estão muito claros desde o primeiro dia e não vamos alterá-los porque estamos mais longe ou mais perto. Mas os nossos objectivos não são só de classificação ou de pontuação, mas também de construir uma equipa, valorizar os jogadores e o clube. Temos que continuar focados nas nossas tarefas e no que controlamos, o segredo tem sido esse, afirmou o treinador do SC Braga, ontem, na antevisão da partida com o Moreirense, que abre esta noite a 26.ª jornada da I Liga, a partir das 20.30 horas, no Estádio Municipal de Braga.
Com 13 golos marcados nos últimos quatro jogos, zero sofridos, actualmente no quarto lugar da I Liga Portuguesa de futebol com 55 pontos, fruto de 18 vitórias e um empate em 25 jogos disputados, este SC Braga arriscar bater esta época o recorde de pontuação de 71 pontos, da temporada de 2009/10, sob o comando de Domingos Paciência.

Focado no que tem que fazer, Abel responde que a exigência neste grupo está sempre patente: olhamos para dentro. Queremos a cada dia, a cada treino e a cada jogo ser melhores. O que eu e a minha equipa temos que fazer é perceber o que já fizemos e o que nos trouxe até aqui. Mais do que comparar com os outros, queremos fazer a nossa história. Como tenho vindo a dizer, queremos valorizar o espectáculo, o clube e os jogadores. Somos exigentes uns com os outros e lutamos todos pelo mesmo, frisou.

Correio do Minho

Bruno3429

Sp. Braga-Moreirense (antevisão): Pedreira de olho no leão
Jogo de abertura da 26ª jornada da Liga, às 20h30 desta sexta-feira
Bruno José Ferreira
    
Num momento de forma pujante, o Sp. Braga recebe o Moreirense tendo oportunidade de pressionar o Sporting. A quatro pontos do terceiro lugar, os minhotos defrontam um Moreirense moralizado depois de sair da linha de água na última jornada.

Momento

Sp. Braga: quatro jogos imaculados, nos quais venceram, marcaram treze golos e mantiveram a baliza a zeros, conferem aos minhotos um momento de forma excecional. A última vítima da equipa de Abel Ferreira foi o Estoril, de onde os arsenalistas saíram com uma goleada por seis bolas a zero. No último jogo em casa o Sp. Braga venceu o Tondela (1-0).

Moreirense: Petit conseguiu a primeira vitória no comando técnico dos Cónegos na última jornada, um triunfo (2-0) sobre o Paços de Ferreira que permitiu ao Moreirense saltar para fora da linha de água. Antes disso o Moreirense averbou três derrotas consecutivas. Neste momento a equipa de Petit é penúltima, com 22 pontos, mais um do que os dois últimos.

INDISPONÍVEIS

Sp. Braga: Marafona, Ricardo Ferreira, Fransérgio, João Carlos Teixeira e Dyego Sousa (lesionados) e Raúl Silva (castigado).

Moreirense: Sagna (castigado).

DISCURSO DIRETO

Abel Ferreira (Sp. Braga): «Já jogámos contra uma equipa treinada pelo Petit esta época, sabemos as dificuldades que tivemos. Vimos o grande desempenho que tiveram em casa de um grande. Está criado um cenário de grande dificuldade, chegam a este jogo motivados pelo último resultado. Temos de entrar focados nas nossas funções e ir à procura da vitória do primeiro ao último segundo».

Petit (Moreirense): «Temos mais uma final pela frente e mesmo sabendo que do outro lado está uma excelente equipa, que tem onze vitórias e apenas duas derrotas em casa, trinta golos marcados, queremos ser ambiciosos e iguais a nós próprios. Vamos passar por momentos difíceis, mas queremos ser atrevidos, com qualidade de jogo e boas transições. Trabalhámos para nos preparar para um jogo difícil, mas para conquistar os três pontos».

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

O Moreirense nunca conseguiu vencer em casa do Sp. Braga, sendo que no total de oito jogos conseguiram três empates, pertencendo à equipa da casa o domínio no que ao registo de confrontos diz respeito, com cinco triunfos. Na época passada os bracarenses venceram por duas bolas a uma com golos dos centrais Ricardo Ferreira e André Pinto. Já esta época, na primeira volta do campeonato, O Sp. Braga arrancou a ferros um triunfo em Moreira de Cónegos nos derradeiros minutos do encontro.

Maisfutebol

Bruno3429

Sporting, FC Porto e V. Guimarães estão fora da 2.ª Liga
Benfica vai manter equipa B e Sp. Braga ainda não tomou uma posição definitiva


Dezassete dos 18 clubes que disputam o escalão principal do futebol português já se comprometeram com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) a participar na primeira edição do Campeonato Nacional de Sub-23, cujo modelo competitivo está a ser trabalhado e vai ser apresentado no dia 15 de abril . O único dos primodivisionários que poderá ficar fora da competição, ou seja, que não se comprometeu a participar, é o Moreirense. Os restantes estão... dentro.

Ora, este compromisso abre caminho ao fim da participação das equipa B dos principais emblemas nacionais na 2ª Liga, o que não é líquido para todos os casos. O Sporting foi o primeiro a tomar posição, vai substituir a equipa B pela de sub-23. FC Porto e V. Guimarães ainda não tornaram públicas as suas posições, mas devem seguir o mesmo caminho. Aliás, na Cimeira de Presidentes, realizada na quarta-feira, em Coimbra, responsáveis dos dois clubes terão assumido que só participarão numa das competições. Como já se comprometeram com a FPF, é fácil perceber qual das duas – sub-23 ou 2ª Liga – será a escolhida.

O posicionamento do Benfica é distinto, já que na Luz existe a intenção de manter a equipa B e avançar com a criação da de sub-23. Modelo que poderá ser igualmente seguido pelo Sp. Braga, cuja posição é a menos nítida de todas. Contas feitas, haverá menos três ou quatro participantes na 2ª Liga, versão 2018/19. O que abre a porta a que todos os restantes clubes garantam a permanência, mesmo que ocupem um dos lugares de despromoção no final da época.
Certezas só existirão a 15 de abril, dia em que é apresentado o modelo final do campeonato de sub-23 e fecham as inscrições na 2ª Liga.

FPF e clubes discutem sub-23

A reunião que juntou Carlos Lucas, diretor da FPF, e representantes dos clubes da Liga, ontem, em Oeiras, permitiu perceber algumas ideias-base da nova prova. Será um campeonato de sub-20, em que podem ser utilizados cinco jogadores até 23 anos e mais dois ou três acima dessa idade. A 1.ª Divisão terá 12 ou 14 equipas, as melhores classificadas . As restantes disputam a 2.ª Divisão. Haverá uma poule final, de apuramento do campeão, e outra de permanência. Nada está fechado. A discussão continua.

Autor: João Lopes

Record

JotaCC

Repto do golo e foco ao pódio na "pedreira"

A equipa de Abel Ferreira tomou-lhe o gosto e quer manter no jogo de hoje, em casa, com o Moreirense, o bom vício de não sofrer golos, como sucedeu nos últimos quatro desafios, contando o da Liga Europa (1-0 ao Marselha, que nem evitou a eliminação, após a derrota de 3-0 no Vélodrome) e os últimos três do campeonato, que também revelou a voragem goleadora dos Guerreiros: 5-0 em Guimarães, 1-0 ao Tondela e 6-0 no Estoril.
Mais do que o repto para vedar a baliza de Matheus, o treinador do Braga relança é a corrida ao pódio, que está à distância dos quatro pontos que o separa do Sporting: "Esse objetivo está criado desde o primeiro dia. Nada muda porque estamos mais longe ou mais perto. Vamos continuar focados".
Para já, o treinador do Braga exige foco no Moreirense. "É uma equipa que chega motivada pela vitória da última jornada [ndr: 2-0 ao Paços de Ferreira] e que precisa de pontos. No mínimo, teremos de ter a mesma atitude competitiva, porque vai ser um jogo difícil. Já jogámos contra uma equipa treinada pelo Petit [ndr: o Paços de Ferreira] e sentimos grandes dificuldades".
Para o jogo desta noite, estão convocados o defesa central croata Lukic (escalado na vaga de Raúl Silva, castigado por abuso de cartões amarelos) e o médio Trincão, de 18 anos, que salta da equipa B para uma possível estreia na Liga. De fora fica o azarado Marafona: o guarda-redes, que estava praticamente recuperado da lesão no joelho esquerdo, que o afastou nesta época, voltou a lesionar-se, agora no maxilar.

JN

JotaCC

"FECHAVA ESTE PLANTEL PARA A PRÓXIMA ÉPOCA"
BRAGA Abel Ferreira espera que o clube consiga segurar Bruno Viana e elogia o grupo de jogadores que tem à sua disposição

"É com jogadores deste nível [Bruno Viana] que podemos fazer o que nunca foi feito"
Abel Ferreira Treinador do Braga


Abel Ferreira revelou que há muitos clubes atentos aos jogadores do Braga e disse esperar que António Salvador consiga manter o atual plantel. Treinador explicou ainda contratação de Lukic

Na antevisão do jogo desta noite com o Moreirense, Abel Ferreira voltou a deixar grandes elogios aos jogadores do Braga que, segundo ele, têm qualidade para jogar em clubes com "maiores recursos financeiros". Esta afirmação surgiu na sequência de uma pergunta sobre a intenção da SAD em exercer, junto do Olympiacos, o direito de opção de compra do passe de Bruno Viana por três milhões de euros. "Estou muito satisfeito com o rendimento de todos os jogadores. Ultimamente – e eu nem lhes digo isto –, custa-me só poder colocar 11 em campo, em função de só estamos a disputar o campeonato. O que sei é que as equipas com mais recursos financeiros têm muita vontade de ter os jogadores do Braga. Dito isto, espero que a cláusula do Bruno Viana seja acionada, até porque é com jogadores deste nível que podemos fazer o que ainda não foi feito. No entanto, a matéria-prima de qualidade tem um determinado valor de mercado e sabemos que nem sempre vamos lá conseguir chegar...", contou o treinador, que fez questão de valorizar o "excelente" grupo de homens que tem tido à sua disposição ao longo desta temporada. "Os jornalistas, um pouco como alguns jogadores, só costumam valorizar aqueles que jogam, mas há um grande trabalho por trás do sucesso e eu não me esqueço da importância que todos têm tido neste grupo. Aliás, se ninguém fosse transferido, por mim fechava já este plantel para a próxima época. Não precisava de contratar ninguém e mantinha todos, mesmo os que têm jogado com menor frequência", acrescentou. Por entre a confirmação da titularidade de Rosic na partida de hoje, com o sérvio a entrar para o lugar do castigado Raúl Silva, Abel Ferreira explicou ainda os motivos por que ainda não não deu minutos de competição a Lukic, defesacentral croata contratado no recente mercado de inverno. "Lembram-se do que eu disse em janeiro? Na altura, procuramos reequilibrar o plantel, mas sempre afirmei que os jogadores que chegassem iam ter dificuldades em jogar, não pela sua qualidade, mas porque a nossa ideia de jogo já está enraizada nos outros jogadores. Ou seja, estamos a ganhar tempo com estes novos jogadores [Lukic, Diogo Figueiras, Ryller...]. Foram oportunidades de negócio que, se calhar, em condições normais não conseguiríamos concretizar", afirmou o treinador, antes de detalhar a situação de Lukic. "Acreditámos nele, é um jogador de presente e futuro. Se fosse necessário, já estava preparado para jogar, mas assim tem mais de seis meses para se adaptar ao nosso país, aos colegas, ao clube e à nossa ideia de jogo. Este tempo será benéfico para ele e estou certo de que colherá os frutos a curto/ médio prazo", rematou.


A luta com o Sporting pelo pódio

A vitória (6-0) com o Estoril associada à derrota (1-2) do Sporting no Dragão colocou o Braga a quatro pontos do pódio. Abel voltou a admitir a luta pelos primeiros três lugares do campeonato, ainda que também tenha falado em outros objetivos para o que resta de temporada. "Esse cenário está criado desde o primeiro dia, os objetivos sempre foram muito claros e não vamos mudá-los porque estamos mais perto ou mais longe. No entanto, não pensamos apenas na classificação: queremos construir uma equipa, valorizar os jogadores e o clube. Temos de continuar focados naquilo que controlamos porque esse tem sido o nosso segredo", explicou.


Cidade Desportiva: clube reitera posição
O Braga recusa a ideia de incumprimento que tem sido passada pela Câmara Municipal

"Não pode o Braga aceitar a acusação de incumprimento"
Braga Comunicado


Na sequência da divulgação pública de "documentos internos à atividade do Município de Braga" respeitantes à concretização da "segunda fase da Cidade Desportiva", o clube emitiu ontem um comunicado a reiterar a sua posição relativamente ao diferendo que mantém com a autarquia sobre a utilização de um espaço no futuro pavilhão pela população. "O Braga informa que o documento aprovado e assinado pelo Executivo Municipal foi elaborado sem o conhecimento do clube, que confrontado perante o mesmo refutou a possibilidade de enquadrar um espaço de 800 metros quadrados dentro da segunda fase da Cidade Desportiva para usufruto do Município,assim como outras condições impostas pela Autarquia", lê-se no documento. "Os responsáveis do Braga insistiram ao longo dos últimos dois anos para que fosse obtida uma plataforma de entendimento que permitisse a concretização da obra. Conhecedora destes factos, a Câmara Municipal manteve tais condições no contrato a assinar entre as partes, e do qual o Braga apenas teve conhecimento na véspera da data aprazada para a escritura, tendo o clube informado a autarquia da recusa da assinatura de tal contrato. Neste quadro, não pode o Braga aceitar a acusação de incumprimento", explicou.


Trincão convocado, Marafona lesiona-se

Marafona sofreu uma "fratura do malar" no treino de quarta-feira e está de volta ao departamento médico do clube. Abel Ferreira lamentou a "nova lesão" do guarda-redes, que ainda não jogou nesta temporada, e disse esperar por uma "recuperação rápida". "Ele estava a entrar num período de equilíbrio físico, estava em condições de lutar pelo lugar, mas infelizmente teve este problema no maxilar. Está num processo de recuperação difícil", contou o treinador. Na lista de convocados para o jogo com o Moreirense, destaque para a chamada de Trincão, o jovem extremo de 18 anos que já tinha integrado a convocatória para a partida da Turquia frente ao Basaksehir (acabou por ficar na bancada). Trincão junta-se a Lukic entre as novidades para este jogo, sendo que o central croata aproveitou a vaga deixada em aberto pelo castigo de Raúl Silva.

O JOGO

JotaCC

SAD e Câmara em disputa

Continua o braço-de-ferro entre a SAD do Sp. Braga e a Câmara Municipal devido às contrapartidas que os arsenalistas teriam de apresentar após a doação dos terrenos onde está a cidade desportiva. A SAD acusa "o executivo municipal de ter aprovado o documento sem o conhecimento do clube [...] e que o clube informou a autarquia da recusa da assinatura de tal contrato".
Ricardo Rio não demorou a respondeu que "os órgãos municipais não deliberam nenhuma proposta que contenda com entidades terceiras que não tenha merecido a concordância prévia e expressa destas".

RECORD

JotaCC

FOCO ABSOLUTO
Abel Ferreira volta a falar do 3.º lugar e do objetivo de continuar a valorizar os jogadores

TREINADOR ESPERA QUE A SAD ACIONE A OPÇÃO DE COMPRA DE BRUNO VIANA, CENTRAL QUE ESTÁ CEDIDO PELO OLYMPIACOS

Não há mesmo por onde fugir. Sempre que os jornalistas têm Abel Ferreira à sua frente, lá vem a pergunta sobre o 3º lugar. "Os nossos objetivos estão muito claros desde o primeiro dia e não vamos alterar isso. Não mudamos se estamos mais longe ou mais perto. E o nosso objetivo não é só ao nível de pontuação, mas também o de valorizar os jogadores, de construir uma equipa. Isso tudo faz parte dos nossos objetivos. O segredo tem sido estarmos focados nas tarefas que controlamos", reafirmou o treinador. A boa prestação dos arsenalistas pode permitir a Abel terminar a época com um recorde de pontos e também de vitórias, mas, como já se sabe, essa nunca é a prioridade: "Para ser coerente, olhamos para dentro e queremos a cada dia ser melhores. Queremos fazer a nossa história, sermos cada dia melhores. É esse o desafio que coloco. Queremos valorizar o espetáculo, os jogadores e o clube. Dá muito trabalho o que temos feito até aqui. É preciso muito foco e exigência." Consciente das dificuldades que o P. Ferreira Moreirense lhe vai apresentar no embate desta noite, Abel Ferreira aceitou abordar outros temas da atualidade do clube, nomeadamente o futuro de Bruno Viana, que se encontra emprestado pelo Olympiacos. "Espero que a cláusula de compra seja acionada, porque com jogadores deste nível podemos fazer o que ainda não foi feito. A minha função é olhar para dentro e conseguir incutir uma mentalidade competitiva e forte", assumiu, acrescentando que Marafona se lesionou num maxilar.

RECORD