News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 25/02

Started by JotaCC, 25 de February de 2018, 09:57

Previous topic - Next topic

JotaCC

UMA FORTALEZA PARA CAPITALIZAR
O Tondela será teste à rara impermeabilidade dos arsenalistas. Só em outubro é que não sofreram golos em dois jogos seguidos

Comportamento defensivo do Braga revelou-se imaculado após noite pesada no Vélodrome: frente ao rival V. Guimarães e no reencontro com o Marselha, a equipa não consentiu qualquer golo

O Braga poderá ter entrado numa nova dimensão em termos defensivos. Há dois jogos que a equipa não sofre golos, o que só havia acontecido em outubro, e essa segurança não se deve apenas ao "magnetismo" do guarda-redes Matheus, protagonista de defesas notáveis frente ao Marselha no Estádio Vélodrome, na primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa, numa noite em que os bracarenses acabariam por sofrer a derrota mais pesada (3-0) da época.
Semelhante hecatombe justificava um tratamento de choque e Abel Ferreira não fez a coisa por menos ao tricotar uma retaguarda praticamente nova, prescindindo de Rosic, Sequeira (muito azarado em França) e Diogo Figueiras e mantendo somente Bruno Viana. Aos regressos já programados do central Raúl Silva (castigado no jogo anterior) e do lateral-esquerdo Jefferson, o treinador ainda acrescentou Marcelo Goiano ao sector e o Braga manifestou-se surpreendentementecoesonavisita ao rival V. Guimarães, com os golos da partida (foram cinco) a verificarem-se somente na baliza do adversário. Protegida pela mesma estrutura e com Matheus a manter um nível exibicional elevado, a equipa minhota voltou a brilhar no reencontro com o Marselha, na Pedreira, não permitindo grandes veleidades a Clinton N'Jié, Germain, Ocampos e Thauvin, entre outras setas, e tem a possibilidade de dilatar um pouco mais a sua inviolabilidade na receção ao Tondela.
Na primeira volta do campeonato, o conjunto beirão chegou a ser uma carga de trabalhos, tendo-se adiantado no marcador logo aos 18 minutos, por intermédio de Murilo. O jogo disputado no Estádio João Cardoso acabaria, no entanto, por ser palco de uma das sete reviravoltas já operadas pelo Braga nesta temporada. Dar a volta a um jogo depois de entrar a perder é uma das (saudáveis) tendências dos arsenalistas,mas Abel Ferreira deve preferir, por certo, um jogo mais tranquilo amanhã.



CONTABILIDADE GOLO NASCEU DE 21 PASSES

A jogada do golo apontado por Ricardo Horta ao Marselha, na passada quinta-feira, merece ser revista e está disponível, em vídeo, nas redes sociais do Braga. O clube precisou que o tiro certeiro do atacante aconteceu na sequência de um lance trabalhado por dez jogadores, com 21 passes certos num espaço de um minuto e 11 segundos. Algo que terá sido ensaiado nos treinos.reira deve preferir, por certo, um jogo mais tranquilo amanhã.


POUPANÇA FOLGA RETEMPERADORA

O desgaste físico dos jogadores, motivado pela proximidade dos jogos, deu que pensar ao técnico Abel Ferreira e, nessa medida, o treino de ontem foi substituído por uma folga. A partida com o Marselha, que acabou por ditar o adeus à Liga Europa, não provocou qualquer tipo de lesão, mantendo-se como baixas Ricardo Ferreira, Fransérgio, João Carlos Teixeira e Dyego Sousa.


André Horta amarrou o lugar de Danilo

Protagonismo do médio cedido pelo Benfica é cada vez maior e o Los Angeles FC suspira por ele
As últimas duas vitórias do Braga, frente a V. Guimarães e Marselha, andam de braço dado com André Horta. O médio foi uma das apostas de Abel Ferreira para o dérbi minhoto disputado no Estádio D. Afonso Henriques e repetiu a titularidade no jogo seguinte, fazendo por justificar o finca-pé da SAD em relação ao pedido do Benfica para ser abreviado o seu empréstimo. Segundo a Imprensa americana, o Los Angeles FC tem tudo acertado com o clube da Luz para a transferência de Horta a troco de sete milhões de euros, mas o Braga não abre mão dele, tudo apontando para que a mudança se verifique apenas no final da temporada, quando expirar a cedência. Até lá resta saber se o centrocampista atingirá o estatuto de Danilo, desaparecido da equipa após a derrota sofrida em Marselha.
Como médio-interior, Horta parece ter conquistado de vez Abel Ferreira, de tal forma que o jogador brasileiro nem sequer foi encaminhado para o banco de suplentes nas últimas partidas. À luz da rotatividade fomentada pelo treinador, é possível, no entanto, que Danilo regresse ao onze contra o Tondela, ele que noutras partidas carburou como poucos.


Passe de Letra
Miguel Pedro


O futebol português precisa de um reequilíbrio de forças

Foquemo-nos, agora, na Liga, consolidando ainda mais o quarto lugar, mas sempre com uma ambição provocatória de atingir um dos lugares do pódio

1 Quando Abel Ferreira falou da necessidade de uma "noite épica" no final da derrota em Marselha contra o clube francês, não pensou nunca que estava a ser profundamente premonitório. E que tal noite épica surgiria logo no jogo seguinte contra o eterno rival geográfico, o Vitória SC. Antes do jogo, treinadores e responsáveis de ambos os clubes referiam que em jogo não estava mais do que os três pontos da vitória e que, por isso, não se deveria valorizar em demasia o dérbi minhoto. Este discurso cuidadoso não chega nunca aos adeptos. Nem aos de Braga, nem aos de Guimarães. O dérbi é sempre para ganhar, pois para nós vale muito mais do que os três pontos. Esta época as coisas não têm corrido muito bem ao VSC e, por isso, este jogo ganhava ainda mais importância, pois ganhar ao rival pode quase "salvar a época" (o contrário seria igual). Mas, no final, esta vitória do SC Braga, pelas circunstâncias que envolveram o jogo e pela expressividade do resultado final, afundou ainda mais o rival de Guimarães, tendo conduzido mesmo ao despedimento do seu treinador Pedro Martins. E, para nós, braguistas, além de uma segunda-feira de sorriso aberto de orelha a orelha, esta vitória de domingo passado valeu-nos um reforço pontual que nos permite "sentarmo-nos" no quarto lugar, com 13 pontos de avanço para o quinto lugar. Uma palavra para os adeptos do Braga: não sei porquê, mas a comunicação social nunca fala neles de forma justa. Mesmo no jogo do passado domingo, os comentadores da televisão falavam do especial empenho dos adeptos vitorianos (que é reconhecido e inegável), mas nunca se referiam aos adeptos do Braga. É estranho, porque não deviam estar a ver o mesmo que eu...

2 O designado grupo G15 voltou a reunirse na passada terçafeira com o intuito de fazer valer a visão maioritária dos clubes profissionais daquilo que deve ser a gestão do futebol profissional. Seria bom que este grupo não se chamasse G15, mas G18, pois este assunto interessa a todos. Não vejo isto como uma espécie de "tomada do poder", mas sim como a reação a um ponto de saturação: o futebol português precisa de um reequilíbrio de forças, de se tornar mais competitivo. Os três grandes continuarão sempre a ganhar mais jogos do que os outros, sem dúvida, pois têm mais orçamento e mais adeptos. Mas caberá aos poderes instituídos atenuar as desigualdades existentes, para que os ditos "pequenos" possam crescer um pouco e não, como agora está a acontecer, a definhar de sede em redor de três eucaliptos.

3 Na Liga Europa, acabou-se. Eliminados pelo Marselha, depois de um segundo jogo em que fizemos uma belíssima partida. Faltounos mais eficácia e alguma sorte. E tivemos um Matheus que continua a ser uma das principais figuras, pela positiva, desta equipa de Abel Ferreira. Foquemonos, agora, na Liga, consolidando ainda mais o quarto lugar, mas sempre com uma ambição provocatória de atingir um dos lugares do pódio.

O JOGO

JotaCC

Apelo americano insiste em André Horta

A rede de televisão americana ESPN noticia que o Los Angeles FC não desiste da contratação imediata de André Horta e que pretende o jogador a tempo da primeira jornada da MLS, a liga americana de futebol, a disputar no dia 4 de março, em Seattle.
O obstáculo para a transferência do médio internacional sub-21 por Portugal é o mesmo que se colocou quando o mercado ainda estava aberto na Europa. É que o Braga não está disposto a ceder os direitos desportivos sobre André Horta, detidos por contrato de cedência rubricado com o Benfica, o detentor dos direitos económicos (contrato até junho de 2021).
A própria MLS confirma que o clube americano e o Benfica têm acordo para a transferência do jogador, que sobrou de dezembro. O Los Angeles FC paga seis milhões de euros pelo trespasse, o que só poderá suceder se o Benfica conseguir convencer ou ressarcir o Braga pela quebra de contrato de empréstimo do futebolista de 21 anos.
De Itália, entretanto, surgem notícias do interesse da Lazio noutro jogador que está emprestado ao Braga, o defesa central brasileiro Bruno Viana, que chegou à "pedreira" no último verão, por cedência do Olympiacos. A SAD ficou com direito de opção sobre o jogador de 23 anos, reserva que poderá exercer por três milhões de euros e que lhe permitirá, seja em que circunstância for, ter de ser sempre achada em qualquer negociação. Neste caso, a transferência só poderá realizar-se no verão, ao contrário do eventual trespasse de André Horta, visto que o mercado americano ainda está aberto.

JN

JotaCC

Mariana Machado e Rui Pinto vencem

Atletismo Corta-Mato curto em Albufeira

Mariana Machado, do Sporting de Braga, em femininos, e Rui Pinto, do Benfica, em masculinos, sagraram-se, ontem, campeões nacionais de corta-mato curto, prova que se realizou na pista de cross das Açoteias, em Albufeira.
Em femininos, a ainda júnior Mariana Machado do Braga precisou de 14:26 minutos para efetuar a prova, com Emília Pisoaria (Recreio Desportivo de Águeda) a ficar no segundo posto, a 13 segundos da bracarense. O pódio ficou completo com Silvana Dias (Benfica). Coletivamente, o Recreio Desportivo de Águeda venceu com 34 pontos, menos nove que o Sporting Clube de Braga.
Em masculinos, o Benfica preencheu os três lugares do pódio, Rui Pinto em primeiro, Hermano Ferreira em segundo e Ricardo Ribas em terceiro. Coletivamente, o Benfica somou 12 pontos e conquistou o título nacional, o Maia foi segundo, com 57 pontos, e o Sporting Clube de Braga terceiro, com 61 pontos.

JN

JotaCC

Braga exibe galões de candidato

Vitoria expressiva do Braga em Setúbal foi justa, visto que foi sempre a melhor equipa, criando as melhores ocasiões, em especial na primeira parte.
Apesar dos cinco golos, os minhotos exibiram gritantes falhas no capítulo da finalização. Já na defesa, o Braga mostrou grande segurança, impedindo à equipa da casa situações de perigo, tornando-se, por isso, numa equipa frágil, frente um Braga que se assume como candidato natural ao título.
O Braga até tem tradições nesta prova, tendo conquistado em 2012/13, pela segunda vez no seu historial, o título de campeão nacional no escalão.

O JOGO

JotaCC

Rui Pinto e Mariana campeões nacionais
Rui Pinto, do Benfica, e Mariana Machado, do Sporting de Braga, sagraram-se campeões nacionais de corta-mato, de distância curta, numa competição que decorreu na pista das Açoteias, no Algarve.

A prova masculina foi marcada pelos experientes atletas do Benfica, com Rui Pinto a destacar-se naturalmente pela sua mais forte velocidade terminal, cortando a meta (12.35 minutos) com 13 segundos de vantagem sobre Hermano Ferreira, com Ricardo Ribas a ser 3º (e a sagrar-se campeão universitário aos 40 anos!). A formação benfiquista fechou a classificação coletiva com o sexto lugar de João Valente e obteve o seu sexto título nacional consecutivo! Maia e Sp. Braga foram as equipas que também subiram ao pódio.
O campeão nacional pela segunda vez (o primeiro triunfo foi em 2015), Rui Pinto, afirmou na sua página estar feliz: "Estou satisfeito por mais um título nacional e por mais uma prova que corri a um ritmo bastante forte." Quanto à prova feminina, a jovem (17 anos) Mariana Machado, mostrou novamente todo o seu valor e a sua garra, obtendo o seu primeiro triunfo absoluto, graças ao sprint final (14.26), perante outra júnior, mas a participar extra competição, a holandesa Jasmijn Lau. Entre as portuguesas, mais distantes, a segunda foi Emília Pisoeiro, do Águeda, com Silvana Dias, do Benfica, a subir ao 3º lugar. Por equipas, o Águeda, pela primeira vez, sagrou-se campeão nacional à frente da jovem equipa do Sp. Braga, com o Grecas na terceira posição. Em femininos, a campeã universitária foi Ana Margarida Lopes, da Universidade do Porto.

RECORD

JotaCC

Sílvio veste pele de herói na estreia

"DOIS ERROS PRIMÁRIOS SAÍRAM CARO NA PRIMEIRA PARTE. NA SEGUNDA, NÃO FOMOS EFICAZES"

Sílvio estreou-se pelo Sp. Braga B e vestiu logo a pele de herói frente à Oliveirense (3-2). É que o lateral-direito assinou o golo decisivo já muito perto do apito final. Ainda assim, a partida começou mal para os minhotos, com Riascos a abrir a contagem logo aos 6 minutos. Contudo, a reação não demorou a aparecer. André Ribeiro surpreendeu Alemão e bateu Coelho (18'). O empate galvanizou os bracarenses que, aos 27', completaram a reviravolta após grande lance individual de Ryller. A equipa de Wender estava melhor no jogo, mas um erro do capitão Didi fez Riascos isolar-se perante Filipe Ferreira e bisar (42'). Tudo igual antes do intervalo.
Na segunda parte, a Oliveirense dispôs de muitas ocasiões, mas foi mesmo o Sp. Braga B a ser mais feliz. Aos 89', Singh brilhou e cruzou para o segundo poste, onde estava Sílvio para marcar o golo da vitória. Foi o primeiro triunfo em cinco jogos com Wender no comando técnico.

RECORD

JotaCC

Benfica festejou, Mariana espantou
Rui Pinto venceu pela segunda vez o Nacional de Crosse Curto e os encarnados pela sexta. A surpresa veio de Braga

Os três lugares do pódio masculino foram para o Benfica e Rui Pinto passou a ter dois títulos em cada distância. Em femininos, e sem o Sporting, a júnior minhota Mariana Machado provou ser caso sério

O Benfica venceu o Campeonato Nacional de CortaMato Curto em masculinos pelo sexto ano consecutivo, na aldeia das Açoteias, em Albufeira. A ausência do Sporting em ambos os géneros deixou os atletas do clube da Luzsemoposição,preenchendo os três lugares do pódio individual nos homens. Rui Pinto sagrou-se campeão nacional de crosse curto, título que já festejara em 2015. Dominando por completo, deixou o colega Hermano Ferreiraa13segundos.RicardoRibas foi terceiro – e aos 40 anos de idade venceu o Universitário! – e as águias tiveram ainda João Valente em sexto e Samuel Freire em sétimo. Embora longe, o Maia AC foi segundo e o Braga terceiro.
Nas mulheres, a bracarense Mariana Machado mostrou garra até aos metros finais e bateu a holandesa Jasmin Lau – que correu como atleta extra – por um segundo, vencendo os títulos absoluto e de júnior, depois de ter sido segunda no Crosse de Edimburgo, pela Seleção da Europa. Emília Pisoeiro acompanhou o prodígio bracarense ao pódio e ajudou o Recreio de Águeda a vencer por equipas, batendo o Braga (43) e o GRECAS (55) numa corrida sem os grandes de Lisboa.

O JOGO

JotaCC

MELHOR PONTUAÇÃO
Na busca de novo fator motivacional, Abel Ferreira pode bater os 71 pontos de 2009/10

Na obrigatória imposição de novos focos motivacionais até ao final da época, depois da eliminação da Liga Europa, Abel Ferreira pode 'acenar' aos seus jogadores com um objetivo bem nobre e que, apesar de difícil, não será missão impossível para os 11 jogos que faltam até ao fim da Liga.
Com efeito, esta equipa ainda está em condições de superar a melhor pontuação de sempre da história do Sp. Braga no campeonato e que foram os 71 pontos, em 2009/10, conseguidos por Domingos Paciência e que terminaram com a vice-liderança. Para ultrapassar essa fasquia histórica, embora numa Liga com mais quatro jogos do que a de 2009/10, o atual grupo terá de conseguir, pelo menos, mais 23 pontos, a juntar aos 49 que já soma, dentro dos 33 que ainda tem em aberto. Ou seja, são necessárias oito vitórias nos 11 jogos que restam, algo obviamente difícil, mas, registe-se, ao alcance quando, ainda por cima, os jogos de maior grau de dificuldade que a equipa tem pela frente são as visitas a Chaves e a receção ao Sporting, curiosamente em jornadas (27ª e 28ª) consecutivas. Refira-se que a segunda melhor pontuação da história dos minhotos foram os 62 pontos na época 2011/12, com Leonardo Jardim.

Danilo disponível para o regresso

Depois da ausência nos dois últimos jogos, devido a uma gripe, Danilo volta a estar à disposição de Abel Ferreira para a receção de amanhã, ao Tondela. Nos triunfos em Guimarães e frente ao Marselha, o médio brasileiro foi rendido por André Horta, que esteve em muito bom plano, faltando saber se a opção volta a ser a de incluir Danilo ao lado de Vukcevic. Um questão que Abel Ferreira pode esclarecer hoje, na habitual conferência de antevisão. Recorde-se que o jogo com o Tondela é amanhã, às 19 horas.


Leões de Porto Salvo quase surpreendem arsenalistas

SP. BRAGA EMPATA AOS 34'

O jogo grande da 18ª jornada da Liga disputou-se na Luz, mas a ronda teve outros motivos de interesse e até resultados algo surpreendentes.
O vice-campeão nacional Sp. Braga partiu para o jogo com o Leões de Porto Salvo como favorito, mas a teoria acabou por não se confirmar na prática. Os arsenalistas estiveram a ganhar, mas a formação do concelho de Oeiras deu a volta e só um golo de Cássio aos 34' evitou que levasse os três pontos para casa.
O Pinheirense visitou o Quinta dos Lombos a um ponto de distância, mas acabou o jogo com mais dois pontos e outras tantas posições acima na classificação. O Aves afundou-se ainda mais no último lugar, ao perder em casa com o penúltimo, Fabril.

RECORD

Bruno3429

SC Braga x CD Tondela: convocados

O SC Braga treinou este domingo para última vez antes da receção ao CD Tondela. O treinador Abel Ferreira não pode contar com os lesionados Teixeira, Dyego Sousa, Fransérgio e Ricardo Ferreira, sendo que Danilo voltou a constituir opção e está entre os eleitos para o encontro da 24ª jornada da Liga NOS.

O jogo frente ao conjunto beirão principia às 19 horas desta segunda-feira e os Gverreiros do Minho terão disponíveis os seguintes jogadores: Matheus, D. Figueiras, Rosic, Jefferson, Wilson, Hassan, Xadas, Danilo, Tiago Sá, André Horta, Paulinho, R. Horta, Fábio M., Raul Silva, Vukcevic, Bruno Viana, Lukic, R. Esgaio e M. Goiano.

Abel Ferreira: "A exigência no SC Braga é diária e permanente"

No lançamento da partida da 24ª jornada da Liga Nos, Abel Ferreira teceu elogios fortes ao CD Tondela, afirmando que é uma formação muito bem organizada e competente. O técnico dos Gverreiros do Minho disse ainda que a exigência no clube minhoto é diária e permanente e que a obrigação da sua equipa é de lutar do primeiro ao último segundo pelos três pontos.

Expetativas para a partida: "Vamos defrontar uma equipa bem organizada e muito competente. Tem um grande treinador que é capaz de colocar uma equipa a jogar com intensidade e qualidade. Esperamos um cenário de dificuldade, temos visto as dificuldades que os clubes grandes têm para ganhar os seus jogos frente a este adversário. O CD Tondela merece-nos todo o respeito e desde o primeiro segundo temos de entrar intensos, fortes, organizados e dinâmicos à procura da vitória".

Metas definidas desde o início da temporada: "Os objetivos foram todos definidos no início da época e um deles é ser melhor a cada dia, a cada treino e a cada jogo, se assim for estaremos mais preparados para competir com os outros clubes. A exigência neste clube é diária e permanente.  Vamos lutar a cada jogo pelos três pontos e respeitar sempre o nosso adversário".

Concentração absoluta em jogar com identidade: "Sinto foco total e absoluto com a nossa forma de jogar. Sente-se no rosto de cada jogador a alegria que eles têm na nossa forma de jogar. Atravessamos um bom momento. Outro dos nossos objetivos é também manter a nossa baliza a zero. Somos uma equipa muito jovem e muito ambiciosa".

Sub-17 carimbam apuramento para a Fase Final

Primeiro objetivo da época selado para os Sub-17 do SC Braga. A juntar à vitória deste domingo, na receção à Associação Académica de Coimbra (3-1), os bracarenses beneficiaram do deslize do Rio Ave FC e já garantiram a presença na Fase Final do Campeonato quando faltam duas jornadas para o término da segunda fase.

O conjunto minhoto logo demonstrou disposição para um encontro que abria boas perspetivas. Com um arranque enérgico e audaz, a formação de Rui Santos inaugurou a contagem aos sete minutos, num lance de onde saiu premiada pela insistência. Depois de um pontapé de canto batido por Pedro Martins, a bola tocou o poste, a barra e... à terceira foi de vez: de frente para a baliza, Tiago Gonçalves aproveitou o enquadramento e rematou para o 1-0.

Daí ao dois a zero foi uma questão de dez minutos e de inspiração. Carlos Gomes, artista de serviço, desenhou a 'régua e esquadro' o chapéu ao guarda-redes Pedro Francisco, confirmando a entrada forte da turma arsenalista e que condicionou em muito a estratégia dos estudantes.

A Briosa, ainda assim, conseguiu reduzir a diferença no recomeço do encontro, mas a manhã pertenceu mesmo aos Gverreiros. Numa rápida movimentação de contra-ataque (51′), Jota deu o melhor seguimento ao passe de Shurrle e conduziu o esférico em direção ao 3-1, vantagem controlada de forma segura e inteligente até ao apito final.

Sub-15 vencem em Moreira de Cónegos

Os Sub-15 do SC Braga venceram, na manhã deste domingo, na deslocação ao Moreirense FC por 3-1. Após 35 minutos de equilíbrio, os golos surgiram na etapa complementar e em dose tripla para o conjunto minhoto, que permanece de forma sólida no segundo lugar do campeonato.

Pereira, no recomeço da partida (41'), desfez o nulo e liderou a batuta da formação de Artur Jorge. Atrevidos e com os olhos postos na vitória, os bracarenses construíram uma vantagem tranquila por intermédio de Gomes e Rafa – na passagem dos 55 e 67 minutos, respetivamente -, sendo que o melhor que a turma da casa conseguiu foi reduzir o marcador para três bolas a uma, no último lance do encontro.

Na próxima jornada, os arsenalistas deslocam-se ao CD Feirense.

Gverreiros alcançam o pódio no Campeonato Nacional de corta-mato curto

A equipa masculina de atletismo do SC Braga conquistou, este domingo, o terceiro lugar no Campeonato Nacional de corta-mato curto.

Após o excelente segundo lugar da equipa feminina, os Gverreiros tiveram também uma brilhante prestação. O principal destaque recai para Luís Saraiva que conquistou o 4º lugar individual absoluto.

O SC Braga foi representado por Francisco Rodrigues, Jorge Santa Cruz, Hugo Almeida, Ricardo Vale, Mihail Lalev e Luís Saraiva.

Eunice Raimundo no Open Europeu de Boccia

Eunice Raimundo e a sua parceira de competição Carla Oliveira foram convocadas para representar a Seleção Nacional no Open Europeu de Boccia que se irá realizar, entre os dia 25 de março e 1 de abril, em Madrid (Espanha).

Eunice Raimundo, atleta do SC Braga, parte para este Open com o objetivo de criar condições para o seu apuramento para os próximos Jogos Paralímpicos de Tóquio'2020, pelo que é fundamental a conquista de pontos para o ranking internacional.

Na sua categoria (BC3), Eunice Raimundo irá também participar em pares com o seu colega de seleção Avelino Andrade. Portugal apresentará 5 atletas nesta prova, sendo os restantes Bruno Osório (BC1), Nuno Guerreiro e Manuel Cruz (BC4).

SCBraga

Bruno3429

Sp. Braga: duas novidades para a receção ao Tondela
Danilo e Lukic regressam aos eleitos de Abel Ferreira
    
Danilo e Lukic são as principais novidades na convocatória do Sporting de Braga para a receção ao Tondela, na próxima segunda-feira, da 24.ª jornada da Liga.

O médio brasileiro, recorde-se, falhou os encontros com o Vitória de Guimarães e Marselha devido a uma síndrome gripal, mas está completamente recuperado. Por sua vez, Lukic entra na convocatória por troca com Sequeira.

Ricardo Ferreira, Fransérgio, João Carlos Teixeira e Dyego Sousa continuam lesionados e não entram nas opções de Abel.

Lista dos 19 convocados:

Guarda-redes: Tiago Sá e Matheus.

Defesas: Marcelo Goiano, Bruno Viana, Rosic, Diogo Figueiras, Raúl Silva, Jefferson e Lukic.

Médios: Danilo, Fábio Martins, André Horta, Vukcevic, Xadas e Esgaio.

Avançados: Wilson Eduardo, Paulinho, Hassan, Ricardo Horta.

Abel: «Fecho os olhos e vejo três jogos em que estivemos abaixo do normal»
Bracarenses já caíram da Taça da Liga, Taça de Portugal e Liga Europa, mas o técnico minhoto garante «foco total e absoluto» no que resta da época.
Redação Maisfutebol
@maisfutebol
    
O treinador do Sporting de Braga, Abel Ferreira, referiu que sente os seus jogadores com «foco total e absoluto» no que resta da temporada e aproveitou para sair em defesa dos próprios atletas. Recorde-se que os bracarenses apenas estão a competir no campeonato, depois de terem caído da Liga Europa na última quinta-feira.

«Já fizemos muitos jogos esta época [41], mas quando fecho os olhos vejo apenas três em que ficámos abaixo do nosso normal, os dois com o Setúbal e com o Marselha [na primeira mão]. Em todos os outros, independentemente dos resultados, tivemos prestações de qualidade e intensidade, jogando o nosso futebol», frisou, citado pela Lusa, no lançamento da partida diante do Tondela, da jornada 24 da Liga.

Abel Ferreira lembrou ainda que o «clube e a sua estrutura exigem o melhor» da equipa e os «15 ou 16 jogadores que chegaram sabem, melhor do que nunca, onde estão», sublinhando ser essa exigência que os motiva a cada dia que passa.

Em relação ao embate com a equipa beirã, o treinador dos minhotos traçou «um cenário de dificuldade» diante de «uma grande equipa, bem organizada, super competitiva e com um grande treinador que é capaz de pôr equipas a jogar com intensidade e qualidade». Acrescentou ainda que, os grandes tiveram «dificuldades» para vencer o Tondela.

Por último, Abel abordou a situação de Sílvio, jogador que atua pela equipa B do Sporting de Braga e que no passado sábado apontou um golo.

«A equipa B tem jogadores que são todos os dias avaliados, toda a informação chega-me e, se merecerem, trabalharem e existirem vagas na equipa principal estão em condições de jogar ou ser chamados», disse.

Sporting de Braga e Tondela defrontam-se na segunda-feira, às 19:00, no Estádio Municipal de Braga.

Maisfutebol

Bruno3429

DANILO REGRESSA AOS CONVOCADOS
Pedro Lobão

Na lista de convocados para o jogo com o Tondela, nota para o regresso de Danilo, médio brasileiro que falhou os últimos encontros com o Vitória de Guimarães e Marselha mas que será opção para esta jornada.

Eis os 19 convocados:

Matheus, Tiago Sá; Figueiras, Rosic, Jefferson, Raul Silva, Lukic, Rosic, Bruno Viana, Goiano; André Horta, Vukcevic, Danilo, Fábio Martins, Xadas, Ricardo Horta, Esgaio; Wilson Eduardo, Paulinho, Hassan

«SOMOS UMA EQUIPA FELIZ E QUE PASSA FORÇA» - ABEL FERREIRA
Pedro Lobão

Eliminados da Liga Europa diante do Marselha, o SC Braga vira agora o foco para a recepção ao Tondela, adversário desta segunda-feira.

Apesar de ter o quarto lugar no Campeonato praticamente garantido, Abel Ferreira salientou, em conferência de Imprensa, que vai exigir o máximo de todos os jogadores.

«Os objetivos foram definidos logo no início da época e um deles é ser melhor a cada dia que passa, a cada treino, estando sempre bem preparados para competir com os nossos adversários. Faltam 11 jogos e 33 pontos, pelo que temos que lutar por eles, respeitando em cada jogo os nossos adversários, lutando sempre pelos três pontos. É essa a nossa ambição e exigência! Nota-se que esta é uma equipa feliz e que passa muita força», sublinhou, antevendo dificuldades frente ao conjunto liderado por Pepa.

«Vi o último jogo deles em casa com o Sporting e fizeram um grande jogo. Espera-nos um cenário de grande dificuldade. O Tondela sofre poucos golos fora de casa e, por isso, temos pela frente um obstáculo grande. Só com qualidade e muita intensidade poderemos vencer», afiançou.

A Bola