News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 20/02

Started by Bruno3429, 20 de February de 2018, 08:12

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Goleada história ao eterno rival embala esperença europeia
Joana Russo Belo

SC Braga deu início à preparação do jogo com o Marselha, da segunda mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa. Noite histórica em Guimarães foi o melhor tónico para os guerreiros, que precisam de recuperar de uma desvantagem de três golos.

A noite de gala em Guimarães foi o melhor tónico para os Guerreiros do Minho. Em semana decisiva para a Liga Europa - com a recepção ao Marselha, a contar para os 16 avos-de-final da competição, agendada para quinta-feira, a partir das 20.05 horas - o SC Braga alcançou um resultado histórico no campeonato nacional, no dérbi com o Vitória SC, da 23.ª jornada da I Liga - com o triunfo por 0-5 - que eleva a confiança para o duelo com os franceses.
Se já por si uma vitória na eterna casa do rival seria motivadora, a goleada histórica faz com que a motivação dos arsenalistas esteja nos píncaros. No principal escalão do futebol nacional, nunca a equipa bracarense tinha vencido com tanta expressão na cidade berço. E o recorde datava de 1956/57, na altura na II Liga.

No rescaldo dos festejos, Abel Ferreira começou, ontem, a preparar o duelo europeu e o que os adeptos têm pedido à equipa bracarense nas redes sociais é que repitam a goleada agora diante dos franceses. É que o SC Braga precisa de recuperar da desvantagem de três golos que veio na bagagem do jogo da primeira mão. Apesar do 3-0 de Marselha, Abel já deixou claro que vão lutar pela eliminatória até ao último segundo.

Correio do Minho

Bruno3429

Baixa de Dyego Sousa implica novo ataque
Lesão muscular do avançado obriga Abel Ferreira a mexer pelo terceiro jogo consecutivo

Dyego Sousa confirmou esta 2.ª feira a gravidade da lesão muscular que sofreu em Guimarães, mais propriamente no reto femoral da perna esquerda.

O problema do avançado brasileiro não tem tempo de paragem previsto, pois tudo vai depender da capacidade de reação aos tratamentos, mas é certo que Dyego será baixa certa para os próximos jogos e, em princípio, não contará, pelo menos, durante um mês, o que vai obrigar Abel Ferreira, por agora, a mexer novamente no ataque e pelo terceiro jogo consecutivo.

Depois de ter como parceiro Paulinho no jogo de Marselha, Dyego jogou com Wilson Eduardo ao seu lado no dérbi minhoto, saindo aos 18 minutos, pouco depois de se ter lesionado precisamente no lance em que abriu o marcador.

Recorde-se que Hassan foi o escolhido para render o brasileiro em pleno dérbi minhoto e pode muito bem ser o egípcio, que até marcou 1 golo em Guimarães, o escolhido para o jogo desta 5.ª feira, na 2.ª mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa, mas Paulinho, até por não ter entrado no dérbi do último domingo, também entra obviamente nesta equação, sendo certo que Abel Ferreira tem mais opções para formar a dupla de ataque que vai alinhar frente aos gauleses.

Assumindo uma linha coerente de gestão cuidada de recursos humanos neste micro ciclo de 3 jogos no espaço de uma semana, Abel Ferreira vai certamente promover mais alterações na equipa que receberá o Marselha e tentará fazer história, procurando virar do avesso uma eliminatória que neste momento parece irremediavelmente perdida, depois do desaire de 3-0 no Vélodrome no confronto da 1.ª mão.

Registe-se que de Marselha para Guimarães, o treinador mudou, nada mais nada menos, seis elementos no onze, promovendo o regresso à defesa de Goiano, Raúl Silva e Jefferson e dando oportunidade aos irmãos Horta e a Wilson Eduardo. Para o reencontro com os franceses, é natural que alguma destas unidades volte a ser motivo de gestão, até porque a receção ao Tondela é quatro dias depois.

Autor: António Mendes

Record

JotaCC

Dyego pára por um mês

O "sprint" de Dyego Sousa abriu caminho à goleada ao rival de Guimarães, mas também deixou pela berma o próprio atacante brasileiro, que contraiu uma lesão muscular e que ficará de baixa nas próximas semanas, previsivelmente durante um mês.
O minuto 13 do dérbi de Guimarães teve todas as sensações opostas para Dyego, que marcou o primeiro golo do jogo e logo teve de sair de campo, em maca. O diagnóstico foi confirmado ontem: lesão retofemoral, isto é, rutura muscular, na coxa esquerda.
O tempo de paragem ainda não está determinado, mas o jogador deverá levar algumas semanas, cerca de um mês, para voltar a estar apto ao serviço. Até lá, falhará o jogo de depois de amanhã, com o Marselha, para a Liga Europa, e, no mínimo, os próximos quatro encontros do campeonato, com o Tondela, o Estoril, o Moreirense e o Chaves. Na melhor das hipóteses, Dyego estará recuperado lá para finais de Março, a tempo de defrontar o Sporting, na 28.ª jornada da Liga.
Na ausência de Dyego, sobram Paulinho, Hassan e Wilson Eduardo para o esquema ofensivo de dois atacantes preferido por Abel Ferreira. Ainda na ressaca da goleada rival, a equipa braguista voltou aos treinos na tarde de ontem e o treinador já começou a ensaiar a tática para o jogo com OM, para o qual a equipa minhota entrará com a missão "impossível" de reverter a derrota de 3-0, no Vélodrome, na primeira mão dos 1/16 da Liga Europa.
Até ao jogo com os franceses, a equipa do Braga tem mais dois treinos, hoje, pela manhã, e amanhã, à tarde. Além de Dyego, Abel te mais três baixas: Ricardo Ferreira, Fransérgio e João Carlos Teixeira.

JN

Bruno3429

Braga ligada umbilicalmente a campeões europeus de futsal
Rui Serapicos

No Theatro Circo, Ricardo Rio recebeu ontem jogadores e bracarenses que contribuíram na selecção nacional para a conquista do campeonato europeu de futsal em Ljubliana, Eslovénia.

Braga sente-se umbilicalmente ligada a este processo, afirmou ontem Ricardo Rio, o presidente da Câmara Municipal, que levou a efeito ontem, no salão nobre do Theatro Circo, uma recepção aos bracarenses, jogadores como equipa técnica, que integam a selecção nacional de futsal que se sagrou campeã da Europa, em Ljubliana, na Eslovénia.
Vítor Hugo e Nilson, jogadores do SC?Braga/AAUM, que disputa a I Divisão nacional o seleccionador nacional Jorge Braz, que veio para Braga como professor na década de 1990, assim como o seu adjunto Pedro Palas, que lecciona num estabelecimento do ensino secundário educação física em Braga ouviram na ocasião do presidente da autarquia, Ricardo Rio, rasgados elogios.

Não foi um acaso. Muitas vezes há sucessos desportivos que ocorrem devido a situações circunstanciais, mas o que está a acontecer no futsal nacional é muito esforço, desde o nível mais amador a um patamar que já move milhares de praticantes, salientou o autarca, que lembrou na capital minhota, o papel da Universidade do Minho e do SC Braga na promoção do futsal.
O vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Hermínio Loureiro, considerou um factor inovador no desenvolvimento da modalidade a parceria entre a Associação Académica da Universidade do Minho e o SC Braga.
Lembrando que muitas vezes os clubes e as universidades não se abrem, o dirigente federativo agradeceu a Ricardo Rio e à vereadora do Desporto, Sameiro Araújo pela sua política municipal, com estratégia e visão para o desporto.
Hermínio Loureiro destacou, por outro lado, que o futsal em Portugal, nos últimos cinco anos, cresceu 20%?em número de praticantes, agradecendo por isso ao presidente da Associação de Futebol de Braga, Manuel Machado, também ele presente no salão nobre do Theatro Circo, a par de muitos familiares dos homenageados.

Jorge Braz, Pedro Palas, Nílson e Vítor Hugo agradecem reconhecimento da cidade

Embora nenhum deles tenha nascido nesta cidade, ontem o seleccionador Jorge Braz, o treinador adjunto Pedro Palas e os jogadores do SC Braga/ AAUM, Nilson e Vítor Hugo, que foram homenageados pela câmara municipal, disseram aos jornalistas que se sentiam gratos pelo reconhecimento do município onde vivem.
A minha filha lembra-me todos os dias que é bracarense, vincou Jorge Braz, transmontano que veio na década de 1990 dar aulas na capital minhota e está colocado (agora com funções suspensas) num estabelecimento escolar da Póvoa de Lanhoso. Iniciou funções como treinador na Universidade do Minho, a convite de Fernando Parente.
Pedro Palas, que dá aulas na Escola Secundária Carlos Amarante, realçou a satisfação por ser agraciado pela cidade que me acolhe desde 2005.
Os jogadores Nilson (que estuda na Universidade do Minho) e Vítor Hugo consideram Braga a sua segunda casa.

Correio do Minho

JotaCC

DYEGO NÃO VOLTA ANTES DO SPORTING
Avançado lesionou-se em Guimarães, falha a receção ao Marselha e, pelo menos, os quatro jogos que se seguem...

Dyego Sousa viu ontem confirmada a lesão muscular que o impedirá de competir durante mais de um mês. Abel Ferreira ficou sem o avançado que só perde na eficácia para Jonas e Aboubakar...


A lesão de Dyego Sousa foi o ponto negativo – provavelmente o único... – da noite histórica de domingo. O mais eficaz dos avançados do Braga lesionou-se no lance em que apontou o primeiro golo da partida de Guimarães, tendo realizado ontem de manhã os exames médicos que confirmaram o pior dos cenários, uma "lesão muscular no reto femoral da perna esquerda" que o vai manter afastado dos relvados por um período nunca inferior a um mês.
Abel Ferreira perde Dyego Sousa para o jogo desta quinta-feira com o Marselha, mas também para os confrontos que se seguem no campeonato frente a Tondela, Estoril, Moreirense e Chaves. Sendo assim, e na melhor das hipóteses, o brasileiro poderá estar pronto para regressar à competição apenas na receção ao Sporting, da 28.º jornada da I Liga, agendada para o final de março.
Dyego Sousa vinha de uma sequência rara de três jogos consecutivos a titular, tendo apontado, em Guimarães, o nono golo da época (menos dois do que Paulinho, o melhor marcador da equipa) em apenas 939 minutos de competição – um golo a cada 104 minutos. Melhor do que o avançado brasileiro, em Portugal, só mesmo Jonas (93' para marcar) e Aboubakar (94' ). No Braga, os outros dois pontas de lança que sobram agora no plantel precisam de muito mais tempo para festejar um golo – Paulinho (185') e Hassan (269') –, num dado objetivo que serve para sublinhar a capacidade goleadora que o brasileiro acrescenta à equipa arsenalista.
Dyego Sousa junta-se a Ricardo Ferreira e Fransérgio na lista de ausências prolongadas, por lesão, no Braga.


DADOS

GOLOS
9

O golo em Guimarães foi o nono do avançado esta temporada
JOGOS
20

Dyego Sousa participou em 20 jogos esta época, mas apenas 12 foram como titular
EFICÁCIA
104

O brasileiro precisa de 104 minutos para marcar. Melhor só Jonas (93') e Aboubakar (94')



MATHEUS
100
Matheus chegou aos 100 jogos pelo Braga em Guimarães, tendo sido o primeiro guarda-redes estrangeiro a atingir essa marca pelo clube. Quim, com 299 partidas, é o recordista da baliza do Braga



PEDIDO JOGADORES ANTES DE... ABEL

Uma das imagens televisivas do dérbi teve Abel Ferreira como protagonista, quando, pouco depois do terceiro golo, o treinador pediu aos adeptos do Braga para pararem de gritar "olés" por respeito ao adversário. Mas Abel nem sequer foi o primeiro a fazê-lo: Matheus e André Horta já tinham feito o mesmo logo no primeiro momento em que isso aconteceu.


Vantagem sobre rival está longe de ser inédita
O Braga tem 20 pontos de avanço sobre o V. Guimarães pela sexta vez este século

A goleada (5-0) em Guimarães motivou uma série de reações positivas dos jogadores – e do próprio clube – nas redes sociais, até porque este foi o maior triunfo alguma vez alcançado, em jogos do campeonato, na casa do grande rival do Minho – igualou o resultado de 1956/57, então na II Divisão. Mas esta também foi a terceira vitória consecutiva obtida em Guimarães para o campeonato, num registo que ajuda a adensar a superioridade evidenciada pelos arsenalistas ao longo dos últimos anos.
Isto porque o triunfo de domingo permitiu colocar a diferença pontual entre as duas equipas nas duas dezenas, algo que nem tem sido assim tão raro durante este século. Com 23 jornadas disputadas, esta é mesmo a sexta vez que o Braga tem 20 ou mais pontos de vantagem sobre o V. Guimarães, que, curiosamente, nunca conseguiu alcançar tal feito – a maior diferença do Braga, 22 pontos, foi conseguida nas épocas de 2011/12 e 2009/10. Mais: desde o início do século, só por três vezes (num total de 16) é que o V. Guimarães chegou a esta fase do campeonato na frente do seu rival, a última das quais já em 2007/08 (2002/03 e 2001/02 são os outros dois exemplos).

O JOGO

JotaCC

Braga louvou cinco campeões
Autarquia presidida por Ricardo Rio agraciou Pedro Dias, Jorge Braz, Pedro Palas, Nilson e Vítor Hugo

Apesar de nenhum dos cinco homenageados ter nascido em Braga, todos têm ligações à cidade minhota. Pedro Dias, diretor para o Futsal da FPF, estava em Barcelona e não pôde estar presente

Salão Nobre do Theatro Circo, em Braga, recebeu os novos campeões da Europa
"Durante o dia, pego na medalha e fico a olhar para ela"
Vítor Hugo
Guarda-Redes da Seleção Nacional


Ainda na senda das homenagens aos Campeões Europeus de Futsal, desta feita foi a vez de Braga, Cidade Europeia do Desporto em 2018, homenagear Pedro Dias, diretor da FPF para a modalidade; Jorge Braz, selecionador nacional; Pedro Palas, treinador nacional e os jogadores Vítor Hugo e Nilson. Apesar de nenhum deles ser natural de Braga, todos têm ligações à cidade dos arcebispos. Jorge Braz, por exemplo, reside em Braga desde 1997 e, por isso, manifestou-se orgulhoso com o reconhecimento. "Muito, muito obrigado. É uma homenagem sentida por ser feita por uma cidade na qual eu resido", afirmou o técnico que, à chegada, deu um cumprimento muito especial a Nilson e a Vítor Hugo.
"Não nos víamos desde a semana passada e, quando o vi e quando reparei que a Taça estava ali, as memórias vieram todas à cabeça...", conta Vítor Hugo. "Durante o dia dou por mim a ir buscar a medalha e a olhar para ela", acrescentou o guarda-redes do Braga/ AAUM.
Colega de Vítor Hugo nos arsenalistas, Nilson, que participou no primeiro Europeu da carreira, sonha poder saborear mais alegrias semelhantes. "Espero poder disputar mais grandes competições pela Seleção", afirmou. O fixo, de 25 anos, é, a seguir a Fábio Cecílio, do Benfica, o mais jovem dos 14 consagrados e, apesar de também ser um dos mais promissores, garante só pensar no Braga. "Estou muito bem no Braga/AAUM."

O JOGO

JotaCC

#6
"Receber Europeu? Quem sabe..."

Durante o "sincero tributo da cidade" prestado aos novos campeões europeus, que contou com dezenas de pessoas no Theatro Circo, o presidente da Câmara de Braga elogiou o trabalho "meritório" dos responsáveis do futsal. "Nada melhor do que ver estes atletas a criar sementes para um futuro brilhante. Espero que tenhamos ainda mais sucessos, redobrando estas alegrias. É um momento que nos enche o coração", sublinhou Ricardo Rio, deixando a porta aberta para a cidade receber o próximo Campeonato da Europa de futsal. "Quem sabe? Teremos condições para isso no renovado Parque de Exposições. Queremos trazer até Braga talentos de todas as modalidades. Não sei qual o caderno de encargos da prova, mas iremos estudar as alternativas", prometeu.

Neto chama 23 para Algarve Cup

Francisco Neto convocou 23 jogadoras para a Algarve Cup, prova que vai decorrer entre 28 de fevereiro e 7 de março. Sporting e Sp. Braga dominam a lista: Carole Costa, Ana Borges, Tatiana Pinto, Fátima Pinto, Matilde Fidalgo, Diana Silva, Inês Pereira, Ana Capeta e Ana Leite (Sporting), Sílvia Rebelo, Vanessa Marques, Andreia Norton, Dolores Silva, Ana Rita Oliveira, Mélissa Antunes, Rute Costa e Laura Luís (Sp. Braga), Mónica Mendes (Brescia), Carolina Mendes (Atalanta), Jéssica Silva (Levante), Nádia Gomes (Orlando Pride), Raquel Infante (Rodez) e Cláudia Neto (Wolfsburgo).

RECORD

JotaCC

Igualada a maior vitória fora de casa

A goleada de anteontem em Guimarães, por 5-0, já ficaria na história em qualquer circunstância, mas acresce o facto de ter igualado os dois maiores triunfos do Sp. Braga fora de casa em jogos do campeonato. A última vitória fora por 5 golos tinha sido em Penafiel, a 29 de novembro de 2014, com Sérgio Conceição ao leme e um triunfo por 6-1 já com Matheus na baliza (ele que completou 100 jogos na 1.ª Liga pelo Sp. Braga no Berço). O guarda-redes é caso único, uma vez que Danilo também esteve nesse jogo de Penafiel, mas anteontem não alinhou. Nesta história, há ainda mais um 5-0, em Belém, na época 2008/09, sendo que as maiores goleadas do clube nas suas 62 presenças na 1.ª Liga foram ambas em casa e pelos mesmos 7-0, ao Belenenses (53/54) e ao Torreense (57/58).


BRAGA PRESTA TRIBUTO A CAMPEÕES
Jorge Braz, Pedro Palas, Nilson e Vítor Hugo levaram troféu à Cidade dos Arcebispos

SELECIONADOR NACIONAL RECORDOU TER SIDO NA CIDADE MINHOTA QUE DEU PRIMEIROS PASSOS COMO TÉCNICO

Num ano em que Braga abraça o desígnio de Capital Europeia do Desporto, a Seleção portuguesa de futsal sagrou-se campeã da Europa. Pretexto mais do que suficiente para a autarquia liderada por Ricardo Rio assinalar o feito inédito para a modalidade e que deixou o país em festa. Além de Vítor Hugo e Nilson, jogadores que representam o Sp. Braga/AAUM, o selecionador, Jorge Braz, e o adjunto, Pedro Palas, foram os outros homenageados de ontem, bem como Pedro Dias, dirigente que não pôde estar presente. Todos com uma forte ligação à Cidade dos Arcebispos.
"Sou de uma aldeia humilde de Trás-os-Montes, mas a cidade onde resido há mais anos é Braga, que acaba por ser a minha primeira casa. É, de facto, muito especial estar aqui, pois foi na Universidade do Minho que iniciei a minha atividade. As minhas primeiras orientações como treinador foram cá com a equipa feminina da Universidade do Minho, que ainda hoje apelido como a melhor equipa que treinei", contou o selecionador, acrescentando: "Há muita coisa para fazer, mas a nossa responsabilidade vai ser a mesma. Queremos andar sempre no topo e isso só se consegue com trabalho de qualidade." Hermínio Loureiro, vice-presidente da FPF, também fez questão de discursar na cerimónia que decorreu no Salão Nobre do Theatro Circo. "O futsal tem vindo a crescer, mas a dar passos seguros", frisou o dirigente.
Ambição Mundial
O veterano guarda-redes Vítor Hugo, um dos homenageados, espera que o título arrecadado pela Seleção lusa possa "servir de alavanca" para novos sucessos. "Somos um exemplo para os jovens e espero que com isto muitos comecem a praticar mais futsal." Nilson, por sua vez, admitiu que é "especial ser reconhecido em Braga". "Já é a minha cidade há cinco anos", constatou, assumindo sem rodeios a ambição para o Mundial: "Entramos em todas as provas para ganhar. Temos de garantir a qualificação e quando lá chegarmos vamos querer uma medalha, como agora", resumiu.

RECORD

JotaCC

Goleada faz furor nas redes

O resultado histórico na casa do maior rival fez abanar as redes sociais dos jogadores bracarenses. Grande parte dos elementos do plantel partilhou a mesma foto que o Twitter oficial do Sp. Braga submeteu no fim do jogo, com jogadores e membros do staff a fazer o gesto dos cinco golos com a mão. Ricardo Horta, Ricardo Esgaio, Jefferson, Hassan, Bruno Viana, André Horta e Wilson Eduardo foram alguns dos que partilharam a foto tirada no balneário do Vitória. Este último disse mesmo na descrição: "Vitória 5 estrelas equipa!! Este é o espírito." Isto em jeito de bicada ao adversário. André Horta garante mesmo que "o Minho veste-se de vermelho e branco", enquanto Jefferson proclamou: "Uma noite para a história." As publicações continuaram ontem, com vários jogadores a partilharem imagens do dérbi, juntado descrições como: "Inesquecível" e ainda "Luta e Entrega".

RECORD

Bruno3429

Wilson e Hassan no ataque ao Marselha
Redação

Wilson Eduardo e Hassan serão, com toda a certeza, os dois homens mais chegados à baliza do Marselha no jogo de quinta-feira, da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa, em que o SC Braga está perante a difícil tarefa de ter que anular três golos de desvantagem.

A lesão de Dyego Sousa e o bom desempenho de Wilson Eduardo e Hassan (que substituiu o brasileiro) no encontro com o Vitória de Guimarães como que impõem a continuidade da dupla atacante na receção ao OM, quem sabe se até capaz de repetir um resultado idêntico ao do D. Afonso Henriques, que, a confirmar-se, constituiria um recorde para os arsenalistas em todo o seu histórico europeu.

É, pois, no sentido de aproveitar o bom momento de ambos, sobretudo com o ex-leão a expressar de novo todos os seus melhores recursos técnicos, como se viu anteontem no lance do quarto golo, com um pontapé de primeira, que o técnico da formação bracarense investe nesta jornada europeia.

De resto, Abel Ferreira também deve manter na formação inicial o central Raul Silva, que não atuou no Velódrome, devido a castigo, e que dessa forma continuará a fazer companhia a Bruno Viana numa dupla que, curiosamente, costuma andar igualmente próxima do golo: juntos já levam doze tentos esta época, e alguns deles nas provas europeias!

Árbitro húngaro no Sporting-Astana e norueguês no SC Braga-Marselha
Redação

O húngaro Tamás Bognar será o árbitro do jogo entre Sporting e Astana, enquanto o norueguês Svein Oddvar Moenvai vai dirigir o SC Braga-Marselha, da Liga Europa, ambos agendados para quinta-feira.

Bognar vai dirigir pela primeira vez um encontro em que participa a equipa lisboeta, mas Moenvai já arbitrou um jogo do SC Braga, em 2008, frente aos eslovacos do Artmedia, em partida referente à Taça UEFA - antecessora da Liga Europa -, que os minhotos venceram por 4-0.

A Bola

Bruno3429

Matheus, um guardião centenário

Matheus completou, na última jornada da Liga NOS, a sua 100.ª exibição com o símbolo do SC Braga ao peito. Uma data que o clube registou, entregando ao guardião, pelo Presidente António Salvador, uma camisola comemorativa da marca.
Ao scbraga.pt, Matheus registou a satisfação pelo número redondo alcançado ao serviço dos Gverreiros do Minho, salientando que há muito por escrever numa história que já leva mais de quatro anos. Com o SC Braga e a cidade de Braga gravados para sempre no coração, o brasileiro confessa o seu grande sonho: ser Campeão Nacional ao serviço da Legião.,
O significado de um número redondo: "É uma alegria imensa. É o clube que me abriu as portas da Europa... que me acolheu com todo o carinho. Agradeço a forma como fui recebido no clube e na cidade. É fantástico fazer 100 jogos pelo SC Braga e espero poder colecionar muitos mais e dar bastantes alegrias tanto ao clube como aos adeptos, porque merecem".
O jogo 100: "Completar 100 jogos num dérbi e com uma vitória destas... vai ficar gravado na minha história e na da minha família. É uma marca que vou transportar para sempre comigo e espero poder atingir muito mais marcas neste clube".
Um Matheus diferente quatro anos depois: "É diferente. Cheguei em 2014, um ano de adaptação e de aprendizagem. Amadureci e aprendi muito e sinto-me muito diferente. Sei que tenho muito para crescer e quero continuar a evoluir cada vez mais".
A melhor fase da carreira: "É um ano onde estou a aproveitar cada oportunidade como se fosse a última. Sei que estou a atravessar um momento muito bom na minha vida, mas como disse não nos podemos contentar. Há que continuar a evoluir todos os dias, pois ainda há muito para acrescentar".
A relação entre guarda-redes: "Trabalhei e trabalho com vários guarda-redes. Tentámos sempre aconselhar-nos e aprender mutuamente. Eles também fazem parte desta marca. Ajudamo-nos diariamente e a verdade é que somos um só. Infelizmente só joga um, mas todos estão prontos para jogar e é uma disputa muito saudável".
Uma memória: "Vencer a Taça de Portugal".
A melhor defesa: "Contra o SL Benfica em 2014. Vencemos por 2-1 em casa".
O golo que mais festejou: "O último penálti do Marcelo Goiano na final Taça de Portugal".
Um amigo: "Marcelo Goiano. Chegámos juntos em 2014. Somos da mesma religião, fazemos sempre estágio juntos e é uma amizade que foi crescendo. Quatro anos e meio juntos e é um grande amigo que tenho aqui dentro".
Os adeptos: "Gverreiros que nos apoiam sempre. Em breve vamos festejar juntos o título de Campeão Nacional".
O plantel: "Magnífico. Somos jovens, com sonhos e com o mesmo pensamento. Todos remam para todo o lado. Um grupo com muito talento que, certamente, vai dar muitos frutos".
O presidente: "Um homem com um coração enorme. Quando cheguei abraçou-me com um grande projeto. Agradeço-lhe a oportunidade que me dá de trabalhar neste clube fantástico".
O clube: "Vai ficar sempre no meu coração. Não só o clube mas a cidade, onde conheci a minha esposa e onde nasceu o meu filho. Somos Gverreiros para sempre".
Um sonho: "Ser Campeão Nacional pelo SC Braga".

Svein Oddvar Moen no SC Braga x OM

A UEFA nomeou o árbitro norueguês, Svein Oddvar Moenvai, para dirigir o SC Braga x OM da próxima quinta-feira e relativo à segunda mão dos 16-avos-de-final da UEFA Europa League. O árbitro de 39 anos terá como assistentes Kim Thomas Haglund e Magnus Lundberg, o 4º árbitro será Jon-Michael Knutsen e os assistentes adicionais Tore Hansen e Ola Hobber Nilsen.
Svein Oddvar Moenvai tem as insígnias da FIFA desde 2005 e dirigiu, em 2008, a vitória (4-0) do SC Braga sobre os eslovacos do Artmedia, então na Taça UEFA. Dirige jogos da Tippeligaen (Liga Norueguesa) desde 2004 e marcou presença no Mundial 2014 e Euro 2016. É, também, presença assídua em encontros da UEFA Champions League.

Vítor Hugo e Nilson recebidos pela CM Braga

A Câmara Municipal de Braga homenageou, esta segunda-feira, os jogadores de futsal do SC Braga/AAUM – Vítor Hugo e Nilson – que se sagraram campeões europeus recentemente, assim como o selecionador nacional Jorge Braz e o seu adjunto Pedro Palas, ambos residentes na cidade de Braga.
O troféu conquistado pela Seleção Nacional de Futsal esteve exposto no edifício dos Paços do Concelho, onde pôde ser contemplado pelos mais 'curiosos', tendo seguido ao final da tarde para o Salão Nobre do Theatro Circo, palco escolhido por Ricardo Rio e restante equipa para a cerimónia de receção aos heróis nacionais.

Três Gverreiros nomeados para as Quinas de Ouro 2018

Bruno Torres, Nilson e Paulo Tavares estão nomeados para as Quinas de Ouro 2018. A III edição da Gala Quinas de Ouro irá decorrer no dia 19 de março, no Pavilhão Carlos Lopes. Este evento, organizado pela Federação Portuguesa de Futebol, Associação Nacional dos Treinadores de Futebol e Sindicato de Jogadores, tem como principal objetivo reconhecer o trabalho dos portugueses com melhor desempenho nas modalidades de futebol, futsal e futebol de praia no ano civil de 2017.
Bruno Torres e Nilson estão nomeados para o prémio de jogador do ano das respetivas modalidades. Paulo Tavares está nomeado para a categoria treinador do ano de futsal.
Estas distinções são a prova do excelente trabalho realizado pelos eleitos, facto que orgulha toda a legião bracarense.

SCBraga

Bruno3429

Salvador e o país campeão europeu a «desperdiçar oportunidades» para «reformar» o seu futebol
Dirigente não abriu o jogo no final do encontro do G15
Texto por Jorge Ferreira Fernandes com Gaspar Castro

Pela primeira vez desde que foi criado, o G15 podia contar na sua reunião com a presença dos três grandes, convidados para o encontro. FC Porto e Sporting (juntamente com o Portimonense) falharam à chamada e apenas o Benfica apareceu. O futuro do futebol português estava em jogo, mas, no final, os jornalistas não ficaram esclarecidos sobre as mudanças a efetuar (se é que as há...).

Tendo em conta o tempo de espera, a discussão foi longa e alargou-se a todos os pontos presentes na ordem dos trabalhos. O futuro das equipas B, a clarificação do Totonegócio e os direitos televisivos eram alguns dos temas na discussão e, no final, António Salvador, escolhido como porta-voz do grupo, abordou as linhas mestra da reunião...sem nunca abrir o jogo.

«Este grupo quer o melhor para o futebol português. Continuamos a debater assuntos importantes para o nosso futebol, demos a conhecer ao presidente da Liga as nossas preocupações. Medidas? Discutimos a questão das equipas B, aquilo que é possível fazer para valorizar o jogador português. Temos de dar continuidade a uma geração de ouro do futebol português, que eu acho que não está a ser bem preparada...», afirmou o presidente do Sporting de Braga, na sede de clubes da Liga, no Porto.

Além de referir (sem nunca ser específico, sublinhe-se) as principais linhas orientadores de mais uma reunião, António Salvador não deixou de apresentar um lamento sobre uma ausência de oportunidade para mudar e reformar o futebol nacional.

«Algo tem de mudar no futebol português e é isso que esse grupo tem discutido. Acho que estamos a perder uma grande oportunidade, como campeões europeus, para fazermos as reformas necessárias para médio e longo prazo. Não temos feito isso. Este grupo, juntamente com as outras estruturas, quer criar um projeto a médio/longo prazo», enunciou o dirigente, antes de lembrar a queda do futebol português no ranking europeu.

A presença do Benfica mereceu ainda um comentário por parte do dirigente bracarense, que desvalorizou aqueles que faltaram à chamada e aqueles que compareceram, preferindo focar o objetivo maior das reuniões: «O importante não é quem esteve ou quem faltou. O importante é aquilo que foi discutido e comunicado ao presidente da Liga, que, certamente, comunicará às restantes entidades que regem o futebol português. Sá aqui, todos unidos, é que podemos dar a volta e sair por cima.»

Uma reunião longa, que contou com a presença de uma equipa grande pela primeira vez, mas que deixou poucas conclusões, talvez ainda à espera de novos encontros e de novas presenças para serem enunciadas ao público. A reforma do futebol português deve ainda custar mais umas horas a todos os envolvidos...

Zerozero

Bruno3429

Salvador e o dérbi do Minho: «Repudiamos violência»
Presidente do Sp. Braga quer «perceber o que falhou na segurança»
Ricardo Jorge Castro

António Salvador, presidente do Sporting de Braga, já reagiu aos desacatos do último domingo, no V. Guimarães-Sp. Braga, repudiando a «violência», motivo pelo qual já pediu um relatório à polícia para «perceber o que falhou na segurança» do dérbi do Minho.

Recorde-se que o encontro da 23.ª jornada da Liga ficou marcado por graves confrontos entre adeptos das duas equipas, nas imediações do Estádio D. Afonso Henriques: a Polícia de Segurança Pública (PSP) intercetou 52 adeptos, todos do Sp. Braga, que se deslocaram a Guimarães fora do perímetro de segurança.

«Dentro daquilo que foi consignado pelo Sp. Braga, não houve problemas desde a saída do estádio do Braga até à entrada dentro do estádio [do Vitória], com a saída e com a volta», começou por dizer Salvador, à margem da reunião do G15, esta tarde, no Porto.

«Já pedimos um relatório à policia para perceber como é possível ter acontecido aquilo. Nada estava identificado que estes adeptos podiam lá estar, independentemente de quem sejam. Vamos esperar com serenidade para perceber o que falhou. Repudiamos completamente o que é a violência», completou.

Note-se, ainda, que a Liga de Clubes instaurou, na segunda-feira, um processo de averiguações ao jogo realizado em Guimarães.

Maisfutebol