News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 15/02

Started by Bruno3429, 15 de February de 2018, 08:16

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Ambição passa pelos quartos-de-final
Joana Russo Belo

António Salvador confiante na partida para Marselha. Presidente do SC Braga tem consciência das dificuldades, mas garante que, dentro de campo, os Guerreiros do Minho vão mostrar experiência para trazer um bom resultado para a segunda mão.

É uma meta bem traçada. O objectivo do SC Braga na Liga Europa é chegar aos quartos-de-final. Ambição reforçada pelo presidente António Salvador, à partida para Marselha, onde, hoje, a equipa bracarense entra em campo para a primeira mão dos 16 avos-de-final.

Antes do sorteio dissemos que o objectivo era passar aos quartos-de-final, independentemente, do adversário, recordou, no Aeroporto do Porto, António Salvador, em declarações aos jornalistas, consciente do grau elevado de dificuldade que os Guerreiros do Minho vão encontrar.

É mais um jogo na história do SC Braga nas competições europeias. Temos consciência das dificuldades deste adversário, que está a um ponto apenas do campeão Mónaco, está há dez jogos sem perder, que marcou golos em todos os jogos, e é, provavelmente, o melhor Marselha da última década, com jogadores de nível mundial, frisou o dirigente, dando conta do trunfo dos Guerreiros.

Este SC Braga é experiente neste tipo de eliminatórias. Confiante, Salvador considera que o sorteio não nos sorriu, em teoria não foi bom, mas dentro de campo vamos mostrar o que queremos e ver o verdadeiro SC Braga. Temos um grupo forte para passar este obstáculo, um grupo cada vez mais coeso que tem vindo a crescer, quer na Europa, quer no campeonato.

Abel Ferreira: Estamos preparados para enfrentar melhor Marselha dos últimos dez anos

Miguel Machado

Abel Ferreira mostra ter a lição bem estudada para o duelo com o Marselha, hoje às 18 horas, no Estádio Velódrome, da primeira mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa. Apesar da ambição, treinador do SC Braga reconhece potencial dos gauleses.

Um SC Braga com coragem, sonhador e espírito guerreiro é desta forma que a equipa bracarense vai entrar, hoje, em campo no Estádio Velódrome, em França, para medir forças com o Marselha, no jogo da primeira mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa.

Inspirado na estratégia do antigo imperador francês, Napoleão Bonaparte, o treinador dos Guerreiros do Minho quer surpreender o actual terceiro classificado da Ligue 1 e conseguir um resultado positivo que mantenha a eliminatória em aberto para o jogo da segunda mão, em Braga.

Napoleão Bonaparte dizia que o segredo consiste em ter coragem para enfrentar a força do adversário e que, com um exército inferior, deve-se ter a capacidade de, no ponto de ataque e da defesa, conseguir superar o nosso adversário. É isso que temos de procurar fazer neste jogo. Temos de ter a máxima concentração a nível ofensivo e defensivo, jogando com a nossa identidade, afirmou Abel, na antevisão da partida europeia, que disputa-se hoje a partir das 18 horas, com arbitragem do holandês Serdar Gozubuyuk.

Apesar da ambição o treinador do SC Braga reconhece o grande potencial que existe no lado do Marselha. Conhecemos individualmente cada jogador e eu conheço muito bem o seu treinador. As equipas do Rudi Garcia são muito pragmáticas e defendem muito bem. Estamos preparados para um Marselha com profundidade e que irá tentar cruzamentos atrasados. Revimos os jogos e vimos os pontos fortes deles. Têm uma equipa com muita qualidade individual e colectiva. É certamente o melhor Marselha dos últimos 10 anos. Mas sinto que estamos preparados para o desafio, frisou.

Abel Ferreira mostrou ainda ter a lição bem estudada e enumerou alguns dos pontos fortes do adversário: Thauvin acabou de ser o melhor jogador do mês da liga francesa. Têm ainda jogadores como Payet, Lucas Ocampos, Luís Gustavo e todos os outros têm muita qualidade e criatividade, atirou.

De resto, como em todas as eliminatórias, nos jogos fora de portas, o treinador do SC Braga referiu a importância de não sofrer golos e tentar marcar.
Os jogadores sabem a importância de fazer golos e não os sofrer. Temos de ser unidos, pacientes, organizados e muito rigorosos em cada tarefa dentro de campo. Temos de ter em conta que é uma eliminatória e que os golos contam neste próximo desafio. É dentro destas premissas: rigor, trabalho, união e capacidade de sonhar que é possível passar esta eliminatória que vamos para dentro de campo, rematou Abel Ferreira.

Correio do Minho

Bruno3429

Ir a França e trazer mais do que as chuteiras
Texto por Hugo Filipe Martins

O Sporting de Braga está de volta à Europa, onde começou a época. Os minhotos, que levam já 10 partidas na prova, jogam em França a primeira de duas partidas frente ao Marselha, equipa que defrontou o maior rival dos bracarenses, o Vitória SC, na fase de grupos da Liga Europa. A equipa de Abel procura, neste primeiro duelo, sair do Vèlodrome com o resultado em aberto e, se possível, em vantagem, perante um Marselha que, para os responsáveis bracarenses, é o «melhor dos últimos dez anos».

Regressar com chuteiras e vantagem na eliminatória

Esta é a segunda vez que o emblema bracarense defronta o Marselha fora de casa e a expressão "a primeira vez não se esquece" é uma realidade para a equipa minhota que, há duas temporadas, viveu o insólito quando o balneário do Estádio Vèlodrome foi assaltado e os jogadores do Sporting de Braga ficaram todos sem chuteiras.

Desta vez, a equipa bracarense quererá voltar com as botas na bagagem e com a eliminatória, pelo menos, em aberto, para decidir tudo na Pedreira e seguir em frente numa prova onde quer ter uma palavra a dizer e em que até já foi finalista.

Nem Braga, nem Marselha são os mesmos de há duas temporadas atrás. A equipa minhota apresenta-se com bastantes soluções e fica difícil apostar no onze com que Abel irá encarar a primeira-mão. Sem Jefferson, por opção, Sequeira é uma das certezas, mas é no ataque que residem as principais dúvidas. A rotatividade tem sido um habitué nos bracarenses e não será de estranhar que jogadores como Hassan, Ricardo Horta ou Dyego Sousa sejam lançados de início.

«Melhor Marselha dos últimos dez anos...»

António Salvador e Abel insistiram nesta questão e a verdade é que este Marselha já não é o mesmo de outros tempos, especialmente se olharmos para as soluções atacantes, destacando-se a criatividade e soluções ofensivas à disposição de Rudi Garcia. Em Marselha vive um Thauvin a atravessar mais um excelente momento de forma e que será um perigo para os minhotos, que têm sempre de ter em atenção o talento de Payet, a profundidade de Bouna Sarr (o que sofreu o Vitória SC com o jogador da Guiné Conacri), ou a irreverência de Sanson.

Na antevisão a este encontro, tanto Abel como Rudi Garcia mostraram conhecimento dos seus adversários e deixaram elogios de parte a parte. Agora, as cordialidades chegaram ao fim. Está na hora de arregaçar as mangas e mostrar que este Braga é capaz de regressar à glória europeia de outros tempos, mesmo frente ao «melhor Marselha dos últimos dez anos».

A diferença passa por...

Marseille
Florin Thauvin

Se a época anterior de Thauvin foi de grande nível, o que dizer desta temporada? O avançado francês tem sido o principal destaque de um Marselha onde joga um tal de Dimitri Payet e com 15 golos já igualou o melhor registo goleador da sua carreira. Foi, recentemente, eleito o melhor jogador do mês de janeiro no campeonato francês, marcou quatro golos nos últimos dois encontros, e as suas exibições colocam-no na rota francesa para o Mundial da Rússia.

Braga
Matreirice minhota

A temporada dos bracarenses tem sido feita de objetivos e a equipa de Abel tem passado com distinção, especialmente na Europa. Num dos grupos mais equilibrados, a equipa minhota soube sempre o que tinha de fazer para seguir em frente e por vezes teve de se concentrar mais nas missões defensivas para depois matar a partida em contra-ataque. A partida frente ao Hoffenheim é exemplo para o encontro frente ao Marselha, terá de ser um Sporting de Braga matreiro para, pelo menos, levar a eliminatória para Portugal.

"O Sporting de Braga é quarto classificado em Portugal, quase ao alcance dos três primeiros. São a quarta força de Portugal, é uma equipa jovem, que corre e diverte. É um belo adversário"
Rudi Garcia

"Napoleão Bonaparte dizia que o segredo consiste em ter coragem para desafiar a força do nosso adversário e com um exército inferior ter a capacidade para superar o nosso adversário. É isso que vamos procurar fazer amanhã, sempre concentrados, com eficácia ofensiva e defensiva, a jogar com a nossa identidade e é isso que nós vamos procurar num grande desafio que temos"
Abel Ferreira

Zerozero

JotaCC

Abel como Napoleão vai direito ao golo
Marselha Treinador do Braga inspira-se nas façanhas militares do imperador e apela à união das tropas minhotas



Este Marselha não é do Goethals. Não se pode com- parar à vibrante máquina de Barthez, de Desailly, de Boksic, de Pelé ou de Boli, autor do célebre golo com o que o OM bateu o superMilão para erguer a "orelhuda" de 1993. Ainda assim, o Braga apanha a melhor equipa vista no Vélodrome nos últimos dez anos. A primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa é já hoje e não augura facilidades à equipa minhota. Mas Abel Ferreira, treinador do Braga, diz que tem "um segredo" tático para surpreender os gauleses. Faites vos jeux!
Abel surripia o lema do OM (Droit au But!) e vai mesmo "Direto ao Golo!": "Segredo? Napoleão Bonaparte dizia que consistia em desafiar a superioridade do adversário. É que o que vamos fazer, com as nossas forças, todos juntos, cada um sabendo das suas missões específicas. Seguramente, estamos preparados".
Do discurso à prática, logo se verá, porque também o Marselha entra na grande aventura. "Os nossos adeptos não dão muita importância à Liga Europa, mas os pergaminhos do clube obrigam-nos a encarar a prova com toda a ambição. O Braga? É uma equipa jovem, mas uma excelente equipa, a quarta do futebol português, já muito rodada na Liga Europa", afirma Rudi Garcia, que não terá o guarda-redes Mandanda, lesionado. Nem Mitroglou, baixa de última hora.
O grego contraiu lesão muscular numa coxa, no treino de terça-feira, e foi dado como inapto. "Vai fazer falta. Não temos outro atacante com o perfil dele", diz Rudi Garcia. O lamento do OM será o alívio do Braga, porque 'Mitro' é uma verdadeira besta negra para a equipa minhota (em cinco jogos, todos com a camisola do Benfica, cinco vitórias e dois golos a Matheus...).
O Braga também tem as suas baixas e mais uma ausência de vulto. O defesa central Raul Silva está castigado, por abuso de cartões amarelos. Abel não se queixa. Tem Rosic e Bruno Viana, prováveis titulares, e também o croata Lukic para o que der e vier.


Salvador fala em "factos graves"

O tema era quase tabu, mas corria em surdina entre a expedição do Braga a Marselha. Apesar do melindre, António Salvador não se furtou ao assunto do dia e falou do processo disciplinar com vista ao despedimento de João Gomes com justa causa. O diretor-geral da SAD foi despedido e foi a ausência mais notada na comitiva minhota. "Fiquei muito surpreendido. Tive conhecimento de factos graves. O gabinete jurídico aconselhou o despedimento com justa causa, por quebra de confiança. O processo vai correr normalmente. A SAD também vai continuar a funcionar com toda a normalidade. Não vamos contratar ninguém para o cargo. Foi constituída uma comissão executiva, que vai nomear alguém para desempenhar as funções", disse Salvador, negando responder a qualquer outra questão sobre o assunto. "Vamos ter de aguardar pelo processo", rematou o líder da administração da SAD.

JN

JotaCC

O LOCAL DO CRIME VIROU ZONA CHIQUE
MUDANÇA Palco de um insólito roubo de chuteiras do Braga, o Vélodrome volta a inspirar segurança, à medida do novo rico Marselha

O episódio de há três anos foi recordado durante a antevisão, mas Abel fintou a questão. Muita coisa mudou e o Braga até optou, sem receios, por voltar a guardar algum material desportivo no estádio

O Braga regressou ao local do crime e encontrou o Vélodrome tão protegido como um castelo, com todas as medidas de segurança ativas, o que não se verificava em novembro de 2015, quando estava a ser alvo de obras para o Euro'2016 e o Marselha atravessava um período delicado em termos financeiros. As câmaras de vigilância encontravam-se desligadas e, como consequência dessa imprudência, 60 pares de chuteiras, entre outros pertences dos jogadores, seriam roubados à equipa bracarense (comandada na altura por Paulo Fonseca), que na véspera havia cumprido no estádio do clube gaulês um treino de adaptação ao relvado, deixando uma boa parte do material desportivo na zona do balneário. O Braga teve de comprar à pressa novas chuteiras no dia do jogo e a queixa apresentada à UEFA acabaria por ser arquivada, por falta de provas. Curiosamente, num registo humorado, um jornalista francês ainda perguntou ontem a Abel se as botas desaparecidas já haviam sido encontradas, mas o treinador colocou rapidamente um apedra sobre a polémica, solicitando, deforma lacónica, uma"próxima pergunta" enquanto decorria a antevisão do jogo.
Três anos depois, é altamente improvável que outro assalto do mesmo género aconteça. O Vélodrome deixou de ser um recinto vulnerável e o Braga também não desenvolveu qualquer tipo de trauma, pelo que voltou a guardar no seu interior material desportivo, como é, aliás, hábito entre as equipas visitantes em provas europeias. Pode mesmo dizerse que o estádio francês até se destaca agora pelo luxo e modernidade, combinando na perfeição com o novo Marselha, renascido das cinzas desde que foi adquirido (outubro de 2016) pelo multimilionário Frank McCourt, dono dos Los Angeles Dodgers (da liga de basebol norte-americana), por 45 milhões de euros. Nem sequer foi problema a existência de um passivo de 172 milhões.
O "L'Équipe" avançaria então que o novo proprietário estaria disposto a investir 200 milhões no reforço da equipa de futebol, ao longo dos próximos quatro anos, e a verdade é que já desembolsou 120 milhões. A maior fatia desse investimento diz respeito a contratações, surgindo no ranking das mais dispendiosas os nomes de Dimitri Payet (30 milhões), Mitroglou (15), Thauvin (11), Luiz Gustavo (dez), Jordan Amavi (dez) e Morgan Sanson (nove). Os encargos salariais são colossais, estando o clube agora sob apertada vigilância da UEFA, em nome do fair play financeiro. Um agradável inconveniente.


João Gomes sem perdão de Salvador
Sem especificar, o presidente confirmou que o diretorgeral cometeu atos "muito graves"

Alvo de um processo disciplinar com vista a um despedimento com justa causa, o diretor-geral João Gomes perdeu toda a confiança de António Salvador. À partida para França, o presidente do Braga falou pela primeira vez do caso e garantiu que a saída do profissional da SAD é um desfecho irreversível. "Foi uma surpresa. Tive conhecimento de factos muito graves e o departamento jurídico externo que dá assessoria à SAD aconselhou, no imediato, a instauração de um processo disciplinar. Já dei conhecimento de tudo isto à administração da SAD e o processo está a decorrer normalmente. E isto não impede que a administração da SAD dê conhecimento do caso às instâncias judiciais", indicou.
O dirigente esclareceu que a SAD não vai contratar um novo "colaborador" para o lugar de João Gomes, estando em funções desde há um ano uma Comissão Executiva da SAD. "Será nomeado internamente um responsável para a organização de jogos e de toda a logística do clube", precisou. Cheio de fé num bom resultado contra o Marselha, Salvador lembrou ainda que o Braga estabeleceu como meta na Liga Europa "chegar aos quartos de final pela terceira vez".

O JOGO

JotaCC

"Segredo de Napoleão era desafiar a força"
Abel Ferreira citou o imperador francês para deixar bem claro que não há vitórias impossíveis contra o Marselha, um adversário mais endinheirado e melhor apetrechado

"Os jogadores sabem que será importante fazer golos e não sofrer. A concentração será máxima"
Abel Ferreira
Treinador do Braga


Prometendo um Braga consistente na defesa e de olhos postos na baliza adversária, o treinador conhece de cor e salteado os jogadores do Marselha e entende que o perigo poderá vir de qualquer lado

Com um orçamento e um palmarés esmagadores, o Marselha tanto impressiona como desafia Abel Ferreira. O treinador do Braga aposta num bom resultado na primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa e até admite "ganhar". "Napoleão Bonaparte dizia que o segredo do sucesso consiste em desafiar a força do nosso adversário. Dizia também que era necessário superar os adversários nos pontos de ataque e no pontos de defesa. Vamos jogar na máxima concentração, sendo eficazes e organizados em termos defensivos e ofensivos, dentro da nossa identidade", anunciou.
A contabilidade dos golos é outro "fator" bem pesado pelo treinador dosar sena listas ."Os jogadores sabem que será muito importante fazer golos e não sofrer. Temos de ter a capacidade de sonhar que é possível passar a eliminatória. Teremos de jogar com rigor em termos táticos e muita união, sendo capazes de sofrer ao longo da partida", perspetivou, citando de enfiada vários jogadores do Marselha capazes de causar estragos em qualquer partida. "Merecem cuidados o Thauvin, considerado o melhor jogador de França no mês de janeiro, o Samson, o Ocampos, o Sarr, entre outros... Todos são bons jogadores. É uma equipa com jogadores muito fortes no um contra um, muito criativos. Sabemos quais são os pontos fortes do adversário", comentou.
Do outro lado da barricada, Rudi Garcia também foi eloquente nos elogios. Entre outras considerações, o treinador do Marselha referiu que o Braga "é a quarta força" do futebol português e Abel Ferreira agradeceu. "Recebo isso com responsabilidade. Fico contente com essas palavras", assumiu, dizendo-se apreciador do "pragmatismo" de Garcia. "Teremos de estar preparados para um Marselha muito ofensivo, com grande profundidade, e que aposta muito nos cruzamentos atrasados. É o melhor Marselha dos últimos dez anos", vincou. Sem entrar em pormenores sobre o onze que apresentará, o técnico relativizou, por fim, a ausência, por castigo, de Raúl Silva. "Perdemos o Ricardo Ferreira, que tinha acabado de ser internacional, e o Fransérgio, que estava numa boa fase, e nunca me queixei. Esta é das equipas que mais valorizam os jogadores. Quem jogar saberá exatamente o que terá de fazer em campo", atirou.


Sequeira quer travar Thauvin

Senhor de um manancial de truques e sempre imprevisível, Thauvin deverá cruzar-se com Sequeira. O lateral esquerdo do Braga prepara-se para o segundo jogo consecutivo como titular e acredita que poderá anular o melhor jogador do Marselha. "Teremos de ser eficazes defensivamente", reagiu. Falando no coletivo, porque as marcações até poderão ser mistas, o jogador arsenalista refere-se ainda com respeito a Sarr, outro potencial invasor do seu flanco. "São jogadores de grande qualidade. Requerem grande concentração", analisou.


PREVISÃO 14 MIL INCLUINDO PAMELA?

O jogo entre o Marselha e o Braga não deverá encher sequer metade das bancadas do Orange Vélodrome, com capacidade para 67 394 espectadores. Segundo previsões do clube francês, estarão no estádio apenas 14 mil adeptos, sendo presença habitual a atriz canadiana Pamela Anderson (entrava na célebre série "Marés Vivas"), de 50 anos, atual namorada do defesa-central Adil Rami, de 32.


GREGO MITROGLOU É BAIXA DO MARSELHA

Associado a cinco vitórias em outros tantos jogos, sempre pelo Benfica, e com dois golos marcados ao Braga no currículo, o grego Mitroglou (lesionado) será menos uma preocupação para Abel Ferreira. Rudi Garcia, o treinador do Marselha, contou que o avançado se lesionou num treino e, tal como o guarda-redes Steve Mandanda, também com um problema físico, não poderá alinhar contra o Braga.


ESGAIO BIGODE AOS AMIGOS DA NAZARÉ

Reflexo da chegada de Diogo Figueiras, Esgaio fixou-se como extremo e poderá ser meio caminho andado rumo a um bom resultado em Marselha. O português marcou dois golos nos últimos três jogos e, nos festejos contra o V. Setúbal, simulou um bigode, numa alusão ao grupo de amigos da Nazaré, os "senhores". Precioso em assistências, contabiliza seis no campeonato e três na Liga Europa.

O JOGO

JotaCC

RECEÇÃO NÃO FOI AGENDADA
Vereadora do desporto da Câmara de Braga assegura que Vieira nunca seria recebido

SAMEIRO ARAÚJO DIZ QUE CASA ASSUMIU QUE RECEÇÃO ESTAVA CONCRETIZADA ANTES DE RECEBER UMA RESPOSTA

A Câmara Municipal de Braga nunca teve previsto receber Luís Filipe Vieira. A presença do presidente do Benfica nos paços do concelho, a propósito da inauguração das novas instalações da casa do clube, dia 23 deste mês, chegou a ser noticiada e entretanto cancelada.
"Nós não cancelámos nada porque simplesmente nunca tivemos nada previsto", garante, a Record, a vereadora com o pelouro do desporto, Sameiro Araújo. "Enviaram-nos um email a pedir a receção e antes de obterem uma resposta partiram do princípio que estava concretizada. Mas não estava." A autarca explica-nos que se a casa do Benfica não tivesse voltado atrás Vieira não seria de qualquer forma recebido na câmara. "Não faz sentido. Nós recebemos nos paços do concelho atletas e pessoas de Braga que se tenham destacado com feitos extraordinários em Campeonatos Nacionais, Campeonatos da Europa ou do Mundo. Receber um dirigente de um clube, qualquer que seja, só porque sim não faz sentido. Não há motivo", disse, asseverando que esta 'recusa' nada tem a ver com os processos judiciais em que o presidente do Benfica está envolvido.

RECORD

JotaCC

Abel cita Napoleão para motivar os jogadores
Treinador dos arsenalistas diz que é preciso "coragem" para lutar e vencer hoje o Marselha com "um exército inferior"

SP. BRAGA Abel Ferreira, treinador do Sp. Braga, tem plena consciência do desafio que a sua equipa tem hoje pela frente no jogo diante do Marselha, relativo à primeira mão dos 16-avos-de-final da Liga Europa. "Napoleão Bonaparte dizia que o segredo consiste em ter coragem para desafiar a força do nosso adversário e com um exército inferior ter a capacidade para superá-lo. É isso que vamos procurar fazer, sempre concentrados, com eficácia ofensiva e defensiva, a jogar com a nossa identidade", referiu o técnico dos arsenalistas, lembrando que o Marselha "é o único emblema francês que ganhou a Champions" e que foi "campeão nacional por nove vezes": "É um clube que procura o prestígio que foi perdendo. É o melhor Marselha que vamos apanhar nos últimos dez anos."
Questionado sobre os maiores perigos do Marselha, Abel apontou vários nomes. "Thauvin, que acabou de ser eleito o melhor jogador de janeiro da Liga, Payet, Ocampos, Luiz Gustavo, Sanson, Sarr, Sakai, todos bons jogadores. Teremos de estar preparados para a qualidade individual desta equipa, com jogadores muito criativos e, portanto, estamos preparados para todos. Vimos os jogos, aquilo que entendemos serem os pontos fortes do adversário e em função dessa análise formulamos a nossa estratégia", considerou.
Para a partida de hoje (18.00, SportTV1), o Marselha não pode contar com o ex-benfiquista Mitroglou, por lesão.

DN

JotaCC

"Coragem para o melhor Marselha dos últimos dez anos"

O treinador do Sporting de Braga disse ontem que os `arsenalistas' vão defrontar o melhor Marselha da última década, mas a equipa está preparada para a primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa.
"Conhecemos individualmente cada jogador e eu conheço muito bem o treinador. As equipas do Rudi Garcia são muito pragmáticas e defendem muito bem. Estamos preparados para um Marselha com profundidade e que irá tentar cruzamentos atrasados. Tem uma equipa com muita qualidade individual e coletiva, é certamente o melhor Marselha dos últimos 10 anos, mas sinto que estamos preparados para o desafio", afirmou Abel Ferreira na conferência de imprensa de antevisão já em França, citado pelo sítio oficial dos `arsenalistas'.
O técnico evocou um antigo imperador francês para explicar a estratégia para vencer o Marselha.
"Napoleão Bonaparte dizia que o segredo consiste em ter coragem para enfrentar a força do adversário e que, com um exército inferior, deve-se ter a capacidade de, no ponto de ataque e da defesa, conseguir superar o nosso adversário. É isso que temos de procurar fazer amanhã [hoje]. Temos de ter a máxima concentração a nível ofensivo e defensivo, jogando com a nossa identidade", disse.
Para o técnico, marcar fora de casa poderá ser decisivo na eliminatória e alertou ainda para a necessidade de o Sporting de Braga estar preparado para a qualidade individual do Marselha.

DN MADEIRA

JotaCC

"Desafiar as forças do adversário"
Abel Ferreira fez apelo à coragem dos jogadores para ultrapassarem "um grande desafio"

"VAMOS TESTAR OS NOSSOS LIMITES E ROÇAR A PERFEIÇÃO PARA CONSEGUIR PASSAR À FASE SEGUINTE", ACRESCENTOU

Em Roma, sê romano, em França, sê francês. E Abel Ferreira tentou. "Napoleão Bonaparte dizia que o segredo do sucesso consiste em desafiar a força do nosso adversário. Dizia também que era necessário conseguir superar o adversário no ponto de ataque e no ponto da defesa", disse o técnico do Sp. Braga, que esta noite joga no Vélodrome a primeira mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa. Na opinião do treinador, os arsenalistas vão ter pela frente "um grande desafio" e acredita que a sua equipa tem o que é preciso para ser feliz. "A estratégia está montada. Vamos jogar na máxima concentração, sendo eficazes em termos defensivos e ofensivos, dentro da nossa identidade e com organização. Acredito que temos confundido os adversários pela nossa plasticidade tática. Jogamos com o lado estratégico", frisou Abel Ferreira, ciente da importância desta primeira mão para um futuro sucesso na eliminatória: "Os jogadores sabem da importância de fazer golos e não os sofrer. Teremos de jogar com rigor em termos táticos e muita união, sendo capazes se sofrer ao longo da partida."

Rival ofensivo
Sobre o rival desta noite, Abel Ferreira alinhou no discurso de António Salvador e considerou este Marselha "o melhor da última década", garantindo que sabe bem o que vai enfrentar. "Conhecemos individualmente cada jogador e eu conheço bem o Garcia, um treinador pragmático que defende bem o corredor da bola. Teremos de estar preparados para um Marselha muito ofensivo, com grande profundidade e que aposta muito nos cruzamentos atrasados", pormenorizou o timoneiro dos arsenalistas, deixando uma reflexão final: "Estamos preparados para este desafio, mas temos de aproveitá-lo para testar os nossos limites. Vamos ter de os testar, roçar a perfeição para conseguir o sonho de passar a fase seguinte."


SALVADOR APONTA AOS 'QUARTOS'
O "melhor Marselha da década" não assusta o líder, que quer um novo brilharete na Europa

"O SP. BRAGA É EXPERIENTE NESTE TIPO DE ELIMINATÓRIAS E O ÚNICO OBJETIVO É PASSAR, SEJA QUEM FOR O RIVAL", DISSE

Com respeito, mas com ainda mais ambição. Foi desta forma que a comitiva minhota rumou ontem de manhã ao sul de França, liderada por um António Salvador que assumiu a vontade de ver o seu clube chegar novamente longe na Liga Europa.
"Trata-se de um adversário que está a um ponto do Monaco no campeonato francês, que está há dez jogos sem perder e que marcou em todos. É o melhor Marselha da última década, com jogadores de nível mundial. O nosso objetivo é claro e passa por chegar aos quartos-de-final da prova. Este Sp. Braga é experiente neste tipo de eliminatórias e o único objetivo é passar, independentemente dos adversários", frisou o presidente, elogiando o grupo às ordens de Abel Ferreira: "O sorteio, na teoria, não foi bom, mas dentro de campo iremos demonstrar que aquilo que queremos é passar a eliminatória. Temos uma equipa muito boa, um grupo forte, cada vez mais coeso, que tem vindo a crescer e vai melhorar ainda mais nesta segunda volta."
Caso "surpresa"
António Salvador comentou ainda a instauração de um processo disciplinar ao diretor-geral da SAD, João Pereira Gomes, com vista a um despedimento com justa causa. "Foi uma surpresa. Tomei conhecimento de factos muito graves, dei-os a conhecer ao departamento jurídico externo que dá assessoria à SAD, que imediatamente aconselhou a instauração de um processo disciplinar com vista ao despedimento com justa causa. Era irreversível a perda de confiança. Isto não impede que a administração da SAD dê conhecimento do caso às instâncias judiciais", vincou o líder.


Concentração e... marcar fora

Jefferson ficou em Portugal e Sequeira foi o único lateral-esquerdo que Abel Ferreira levou para Marselha. Será, portanto, titular e não foi de estranhar que tenha sido ele o eleito para fazer a antevisão ao duelo marcado para esta noite. Na opinião do lateral, é importante 'sair vivo' do Vélodrome para poder resolver a eliminatória em Braga. "Estamos numa fase a eliminar, com jogos mais competitivos do que na fase de grupos. Vamos tentar fazer um bom resultado e levar a eliminatória para nossa casa", começou por dizer Sequeira, referindo que a receita para o sucesso tem dois ingredientes determinantes: "O mais importante é marcar e não sofrer. Teremos de dar o nosso melhor. Sabemos bem que os golos fora têm grande importância em eliminatórias em duas mãos. Teremos de jogar com grande concentração." A ala direita do Marselha, composta por Sarr e Thauvin, tem muita qualidade e, ciente disso mesmo, Sequeira espera resolver os problemas com ajuda do coletivo. "Teremos de ser eficazes defensivamente, cumprindo bem a nossa estratégia traçada para o jogo em termos individuais e coletivos. São dois jogadores de grande qualidade e, por isso, teremos de trabalhar muito em campo", considerou.

RECORD