News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 02/02

Started by Bruno3429, 02 de February de 2018, 08:16

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Abel Ferreira conhece o sabor de derrotar o FC Porto no Dragão
Carlos Costinha Sousa

Treinador fez parte da última equipa do SC Braga que conseguiu vencer em casa do FC Porto. Na época 2004/2005 os Guerreiros do Minho venceram por 3-1 e amanhã querem voltar a festejar.

Foi ainda enquanto jogador, mas Abel Ferreira esteve presente na última vez que o SC Braga conseguiu conquistar a vitória a jogar no Estádio do Dragão. Recuando à temporada 2004/2005 quando, em plena 19.ª jornada da I Liga, os Guerreiros do Minho conquistaram uma vitória clara por 3-1 em casa do FC Porto, num jogo em que João Tomás bisou e juntou-se a Wender na marcação dos golos dos bracarenses, sendo que Diego marcou para os dragões de penálti.

A equipa de Braga colocou-se em vantagem na partida com o primeiro golo de João Tomás aos 21 minutos, viu Diego igualar, de penálti, aos 33, para depois voltar à vantagem e aumentar com golos de Wender aos 44 e o bis de João Tomás, aos 75, fixando o resultado final, num jogo arbitrado por Bruno Paixão.

Por isso mesmo, o actual treinador dos Guerreiros do Minho é um privilegiado por ter festejado em pleno Dragão, naquele que foi o último dos três triunfos conquistados pelo SC Braga nesse recinto, no que diz respeito a duelos a contar para o campeonato nacional.

A experiênia de vitória do técnico, que agora vai disputar o duelo no banco de suplentes, pode por isso ser importante para os arsenalistas que procuram, amanhã, repetir esse feito, voltando a festejar em pleno Estádio do Dragão e o treinador Abel Ferreira conhece bem o sabor da vitória nesse recinto, uma vez que foi titular no lado direito da defesa dos bracarenses nesse mesmo duelo disputado a 30 de Janeiro de 2005.

Mas as curiosidades vão ainda mais longe, quando vemos que na ficha de jogo, ainda que apareça como suplente não utilizado, estava também Castanheira, ex-jogador dos arsenalistas que agora é adjunto de Abel no comando técnico da equipa bracarense.

Os Guerreiros do Minho querem agora repetir o feito que o seu treinador, há cerca de 13 anos alcançou até porque, em caso de vitória dos bracarenses no Porto, a luta do SC Braga pelo terceiro lugar da classificação geral da I Liga, ou até algo mais, fica completamente relançada.
Dragões e bracarenses defrontam-se amanhã, pelas 20.30 horas, no Estádio do Dragão, em duelo a contar para a 21.ª jornada da I Liga.

Esgaio em gestão de olhos no Dragão e Sequeira apto para entrar nas contas
Joana Russo Belo

Abel Ferreira prepara deslocação ao Estádio do Dragão com três boas notícias: Ricardo Esgaio não passou de um susto e está em gestão por forma a manter a titularidade; lateral Sequeira já treinou e médio Vukcevic regressa após castigo.

Três boas notícias para Abel Ferreira. Esgaio não passou de um susto e mantém-se em gestão de olhos postos no Estádio do Dragão, onde, amanhã, o SC Braga mede forças com o FC Porto, em jogo da 21.ª jornada da I Liga.
O extremo - que foi substituído por Ricardo Horta nos minutos finais do jogo da passada terça-feira, com o Desportivo das Aves, tendo saído com algumas queixas na perna esquerda - foi seguido, nos últimos dias, pelo Gabinete de Optimização Desportiva (GOD) do SC Braga, departamento criado com o intuito de acelerar os regressos dos jogadores, identificar o risco de lesões e potenciar a recuperação dos atletas e tudo indica que possa manter a titularidade.

Dada a importância da velocidade de Ricardo Esgaio na estratégia do SC Braga esta época, a possibilidade de Abel poder contar com o extremo no Dragão é de vital importância para o desafio dos Guerreiros, que chegam a casa do FC Porto com a mira nos lugares cimeiros da I Liga.
Aliás, Abel Ferreira não poupou nos elogios a Esgaio, no final do jogo com o Aves, a quem apelidou de RoboCop da equipa, uma máquina à Braga.
Para além do extremo, Sequeira poderá entrar nas contas do técnico arsenalista, depois de já ter treinado, ontem, com os restantes colegas de equipa.

O lateral foi titular diante do Portimonense, mas falhou a recepção ao Desportivo das Aves devido a uma lesão no tornozelo direito. Após um início de semana ainda a trabalhar à parte, Sequeira reintegrou a sessão sem limitações e regressa, assim, ao lote de disponíveis para o Dragão.
Para este encontro, Abel Ferreira já pode também contar com o médio Vukcevic, que ficou de fora do último encontro do campeonato devido a castigo por acumulação de amarelos.


SC Braga realizou formação de árbitros de boccia sénior
Redacção

A secção de Boccia do SC Braga promoveu uma acção de formação de árbitros, com presença do seleccionador nacional Luís Ferreira e coordenadora da arbitragem Helena Bastos.

Em mais uma actividade inserida nos eventos de Braga Cidade Europeia do Desporto 2018, a secção de boccia do SC Braga organizou um curso de formação de árbitros de boccia sénior, numa acção que decorreu no auditório da AF Braga e no pavilhão gimnodesportivo de Lamaçães.

O curso surgiu de uma necessidade diagnosticada pelo coordenador do Programa Boccia Sénior Braga, André Soares, como forma de garantir recursos humanos especializados e credenciados para assegurar a arbitragem nas provas e eventos organizados pelo Programa Boccia Sénior Braga e/ou Paralisia Cerebral - PCAND.

O principal objectivo deste curso reside na formação de árbitros para as provas de Boccia Sénior, e tem como principais destinatários elementos que possam vir a desempenhar essas funções no futuro. O curso foi da responsabilidade da PCAND, entidade que tutela a modalidade a nível nacional, tendo sido dinamizado pela coordenadora do Conselho de Arbitragem, Helena Bastos, e pelo seleccionador nacional Luís Ferreira.
Os formandos aprovados no curso farão parte de um banco de árbitros, com o propósito de dar resposta às necessidades de arbitragem identificadas pelo Programa e/ou pela PCAND.

Na cerimónia de abertura estiveram presentes Firmino Marques, vice-presidente da Câmara de Braga e Cláudia Corais, directora da Secção de Boccia do SC Braga, no âmbito da parceria criada em 2015 para a implementação da modalidade de boccia sénior no concelho e que conta até ao momento com 400 participantes de 21 uniões/juntas de Freguesia e 20 instituições de apoio terceira idade.
Esta acção contou ainda com o apoio de Braga CED 2018, AF Braga e a União de Freguesias de Nogueira, Fraião e Lamaçães.

Miguel Santos Queremos ganhar e deixar a luta pelo título a arder
Carlos Costinha Sousa

Miguel Santos aponta a vitória como único objectivo do SC Braga no duelo com o Sporting. Treinador reconheceu que jogo pode ser decisivo para a luta pelo título, mas não é um jogo que valha uma época.

Um jogo que vale uma época? Não penso que seja realmente assim. Mas vale muito. É um jogo que nos pode aproximar do Sporting e colocar, de novo, o campeonato a arder. Fica tudo mais próximo e nós queremos que a luta pelo título vá até ao final e, depois, que possamos celebrar. Assim respondeu Miguel Santos na antevisão ao jogo de domingo em casa do Sporting.
O jogo revela-se, de facto, decisivo para a equipa feminina do SC Braga manter a esperança de conseguir chegar ao título de campeã nacional, uma vez que se encontra, neste momento, a cinco pontos do líder Sporting e vencendo fica a apenas dois, relançando a discussão pelo título.

Para tal, o treinador das Guerreiras do Minho considera que tem a receita ideal para alcançar o seu objectivo, apontando uma estratégia bem e que vai ter algumas mudanças pontuais. Vamos fazer algumas mudanças pontuais. Iremos alterar duas ou três coisas que vão de encontro às características do Sporting. Queremos colocá-las em prática para que o nosso adversário não jogue da forma que faz habitualmente e, também para que o SC Braga jogue da forma habitual, afirmou o treinador, acrescentando que a equipa preparou e analisou tudo ao pormenor: os seus pontos fortes e fracos. Mas também analisámos e discutimos os nossos pontos fortes e, claro, aqueles que ainda temos de melhorar. Vamos a Alvalade com uma estratégia bem definida, que passa por ganhar, e para isso temos de trabalhar para que os pontos fortes do Sporting não apareçam. Mas, para isso, temos de trabalhar muito.
Queremos ganhar e só esse resultado nos interessa, enquanto o Sporting pode jogar para dois resultados: vitória ou empate. Temos de estar ao mais alto nível e estes são aqueles jogos apetecíveis que todos gostam e querem estar. Vai ser um duelo interessantíssimo, de certeza. Respeitámos muito o Sporting, mas sabemos que temos as nossas armas e os pontos fortes.
O SC Braga joga, no domingo, frente ao Sporting em Alvalade, a partir das 14.30 horas.

Correio do Minho

JotaCC

Mobilização total rumo ao Dragão

Uma única baixa e já com várias semanas de ausência ao serviço, a do lateral esquerdo Sequeira, mas todo o resto do plantel do Braga às ordens do treinador Abel Ferreira para o jogo da 21.ª jornada do campeonato, a disputar, amanhã (20.30 horas), com o F. C. Porto. No Estádio do Dragão, até poderá registar-se a estreia do mais recente reforço da equipa minhota, o lateral direito Diogo Figueiras (exOlympiacos), apresentado no último dia do mercado de inverno.
O treino de hoje, o último antes do jogo com o F. C. Porto, será só o terceiro de Figueiras na "pedreira" após a chegada a Braga, mas, ainda que não avance diretamente para o "onze" titular, tudo indica que o lateral direito será convocado para o desafio com os dragões. A escala de Abel Ferreira será divulgada ao início da tarde de hoje.
Em relação ao jogo da última jornada do campeonato, ganho ao Aves, no Estádio Municipal de Braga, por 2-0, a equipa minhota tem pelo menos uma alteração óbvia: o atacante João Carlos Teixeira não poderá jogar, por impedimento regulamentar (está emprestado pelo F. C. Porto); já o médio Vukcevic, que cumpriu um jogo de suspensão, por ter completado uma série de cinco cartões amarelos, deverá retomar a vaga no "onze" e formar com Danilo o eixo da engrenagem do meio-campo.
Trunfo certo é Ricardo Esgaio. O ala direito saiu do jogo com o Aves a queixar-se da perna direita (foi rendo por Ricardo Horta, já nos instante finais), mas a lesão não foi grave. O jogador já retomou os treinos e está apto para a partida com o F. C. Porto. O mesmo para o guarda-redes Matheus, que também tinha saído magoado do jogo da última terça-feira.

JN

Bruno3429

Conceição-Abel: memórias comuns de homens que «pensam pela própria cabeça»

Treinadores de FC Porto e Sp. Braga iniciaram carreira sénior de jogador no Penafiel. Sábado há embate no Dragão: terceiro entre ambos, segundo como treinadores. O Maisfutebol falou com Rogério Matias, que esteve no único duelo entre os dois como jogadores; Rui Quinta, que conheceu os dois no Penafiel; e Erivaldo, treinado pelos dois no Sp. Braga. Imagem de jogador espelhada na de treinador
Ricardo Jorge Castro

Entre Sérgio Conceição e Abel Ferreira há um baú de memórias a abrir.
Penafiel no mapa e denominador comum entre os treinadores que se defrontam este sábado no Estádio do Dragão, no FC Porto-Sp. Braga da 21.ª ronda da Liga.

A década de 90 e o clube duriense deram a conhecer, à ribalta do futebol português, dois dos técnicos que têm estado em destaque na época 2017/18 em Portugal, ao comando de dragões e minhotos. Um, firme em tentar devolver o FC Porto ao título nacional. O outro, a afirmar a crescente luta a dragões, leões e águias no capítulo nacional.

E se Abel chegou ao comando do Sp. Braga no final da última temporada, após quase três épocas na equipa B, Conceição regressou a Portugal e ao FC Porto para 2017/18. Diga-se, ainda, que ambos têm em comum carreira de jogador e treinador nos atuais clubes. E até já se cruzaram no Sp. Braga em 2014/15: Conceição era o treinador da equipa principal, Abel o dos bês.

Em campo, ambos têm dado competitividade às equipas. Acompanham-na com um discurso ambicioso. Sério, com emoção. Apaixonado pela missão. Espelhado nas salas de imprensa.
Do passado ao presente, quem com eles se cruzou fala de homens de compromisso com o trabalho.

A semelhança na «imagem»: de jogador a treinador

Rui Quinta era coordenador do futebol de formação do Penafiel na década de 90 quando assistiu ao ingresso de Conceição no clube. Época 1993/94, o atual técnico dos dragões fazia ali a primeira época sénior, por empréstimo do FC Porto. Viu ainda o crescimento de Abel, do escalão de iniciados até à equipa principal dos durienses, à qual chegou em 1997/98. Conheceu-os como jogadores e encontra semelhanças. Então no relvado. Hoje no banco.

«A imagem que passam como treinadores tem muito a ver com a imagem deles como jogadores. Muito compenetrados na sua função, dedicados à causa, com personalidade e caráter e uma coisa importante: pensam pela sua cabeça. Gostam que as suas equipas abordem os jogos com perspetiva de vencer. É a dimensão dos clubes que, nesta altura, os separa», afirma o atual técnico do Sp. Espinho.

Erivaldo, avançado hoje no Ac. Viseu, por empréstimo do Desp. Aves, foi treinado por ambos. Fazia parte da equipa B do Sp. Braga de Abel, em 2014/15, quando Conceição o chamou ao conjunto principal para um jogo oficial. Conviveu menos com o último, mas encontra diferenças suficientes. Da parte humana ao trabalho.

«O Conceição é mais imperativo. Não há facilitismos, 300 por cento empenhado no seu trabalho. Não é tão aberto como o Abel na parte humana. O Abel, um jogador que não está a render, ele consegue ir buscar: "Amigo, isto é trabalho, aplica-te. Hoje não, amanhã não, daqui a um mês sim". O Abel, nesse campo, comigo foi extraordinário», recorda, em conversa com o Maisfutebol.

«Tanto o Abel como o Sérgio eram jogadores muito competitivos. Como treinador, está a consolidar processos. Tal como o Abel. Estão em ascensão nas suas carreiras. Prevejo um duelo equilibrado, entre treinadores muito ambiciosos», refere Rogério Matias, cuja carreira teve pontos em comum com ambos. Jogou com Conceição no Standard Liège, foi colega de Abel no V. Guimarães. E atuou no único Conceição-Abel enquanto jogadores.

Um FC Porto-V. Guimarães na história de ambos

Sérgio Conceição e Abel Ferreira fazem, este sábado, o terceiro jogo oficial entre ambos. Já houve um enquanto jogadores. E outro como treinadores.
21 de fevereiro de 2004, Estádio do Dragão, jornada 23 da Liga.

O FC Porto vencia o V. Guimarães por 3-0, num jogo que colocou Conceição e Abel pela primeira vez em duelo. O primeiro com as cores azuis e brancas. O segundo ao serviço dos minhotos. Maciel, Jankauskas e McCarthy deram o triunfo aos dragões e Rogério Matias estava lá. Do lado dos minhotos, colega de Abel e a marcar... Conceição.
«Estava a marcar o Sérgio nesse jogo, recordo-me perfeitamente. Os bons jogadores são sempre difíceis de marcar. Era um jogador difícil, porque era de seleção, jogou ao mais alto nível mundial», lembra.

Já esta época, a 27 de agosto de 2017, um golo de Jesús Corona deu os três pontos ao FC Porto na 4.ª jornada da Liga, em Braga.

Nos dois duelos, Conceição levou a melhor. E sábado? Sérgio mete a terceira? Ou Abel contraria o passado? Em todo o caso, será mais uma história para o baú de memórias.

Maisfutebol

JotaCC

GOIANO CAPITALIZA
BRAGA Em fim de contrato e agora tendo Diogo Figueiras como concorrente, o lateral está a subir de produção, impressionando Abel

DIOGO FIGUEIRAS PODERÁ NÃO TER ENTRADA IMEDIATA NO ONZE, COMO LATERAL-DIREITO. MARCELO GOIANO TEM DADO QUE PENSAR

Preterido na receção ao Benfica, o brasileiro retomou a titularidade contra o Portimonense e precipitou o golo de Esgaio na partida com o Aves. É um forte candidato ao onze na visita ao Dragão

O bom momento de forma de Marcelo Goiano poderá adiar a estreia de Diogo Figueiras, contratado pelo Braga ao Olympiacos por 1,2 milhões, na condição de titular, contra o FC Porto – a menos que o segundo seja opção para compensar a eventual ausência de Ricardo Esgaio na posição de extremo. O lateral-direito brasileiro causou boa impressão na vitória sobre o Aves, originando inclusivamente o segundo golo dos bracarenses, assinado por Ricardo Esgaio, na sequência de um roubo de bola a meio-campo, pelo que o técnico Abel Ferreira deverá premiá-lo amanhã, no Dragão, com a permanência no onze.
Há apenas três jornadas, as circunstâncias eram desfavoráveis: Goiano seria suplente não utilizado na receção ao Benfica e o empenho absoluto do Braga na contratação de Diogo Figueiras parecia apontar para um resto de temporada na penumbra, até expirar a sua ligação contratual. Tudo mudaria, porém, na deslocação a Portimão, reflexo do adiantamento de Ricardo Esgaio. Numa partida em que os algarvios venderam muito caro a vitória, Goiano fechou bem o corredor direito e repetiria a titularidade na visita do Aves, fazendo por merecer a confiança de Abel com mais uma exibição segura e empreendedora.
O futuro no clube é que continua incerto. Abordado em dezembro para renovar, Goiano mostrou-se recetivo a prolongar o contrato, mas as conversações foram-se arrastando e o tema acabou por cair parcialmente no esquecimento. A cumprira quarta época consecutiva ao serviço do Braga, o defesa de 30 anos está nesta altura em condições de assinar por outro clube, desde que o compromisso só tenha validade a partir da próxima temporada, mas continua a dar preferência aos bracarenses, podendo as negociações com a sociedade desportiva ser retomadas a qualquer momento. O desenlace deste caso poderá mesmo depender de um parecer técnico de Abel. Com a chegada de Figueiras, passam a existir três soluções para a posição de lateral-direito, mas Esgaio parece estar de regresso aos bons velhos tempos, como ala, devolvendo assim importância a Goiano.


INTERCEÇÕES
6
Dinâmico contra o Aves, Marcelo Goiano somou um desarme e seis interceções. Com 27 passes certos e uma assistência para Esgaio, o brasileiro foi bem-sucedido em cinco bolas longas.


SALVADOR CD DA FPF INDEFERIU RECURSO

O Conselho de Disciplina da FPF rejeitou o recurso apresentado por António Salvador em relação à multa de 5738 euros por declarações proferidas no final do jogo com o Sporting (2-2), disputado a 5 de novembro, referente à 11.º jornada do campeonato. O presidente do Braga questionou na altura a escolha do árbitro Carlos Xistra: "Como é possível nomear o mesmo árbitro na mesma época para os três jogos que fizemos com os três grandes?"


Ricardo Esgaio ainda a poupar-se para o Dragão
Entregue ao Gabinete de Otimização Desportiva, o extremo tem gerido o esforço nos treinos

Influente como poucos na equipa bracarense, Ricardo Esgaio continuava ontem entregue aos cuidados do Gabinete de Otimização Desportiva (GOD), estando naturalmente em dúvida para a visita ao Estádio do Dragão. O extremo acusou fadiga muscular frente ao Aves, acabando por ser substituído na ponta final da partida, estando a cumprir desde quarta-feira um plano de exercícios adequado à sua condição física. Na prática, o jogador natural da Nazaré tem sido obrigado a desacelerar nos treinos, o que contraria a sua natureza, como fez questão de explicar Abel Ferreira precisamente no fim do jogo com o Aves, quando explicava a substituição forçada de Esgaio, comentando a propósito que este "não sabe andar devagar" e apelidando-o de Robocop. Os responsáveis bracarenses acreditam que o plano de gestão de esforço permitirá ao jogador apresentar-se sem problemas contra o FC Porto, mas ainda terá de superar o teste marcado para esta manhã, juntamente com a equipa, depois de ter treinado à parte nos últimos dois dias. O lateral-esquerdo Sequeira, já recuperado de uma entorse num tornozelo, e o médio Vukcevic, castigado na jornada anterior, estão de volta.

O JOGO

JotaCC

Guerreiras vão a Alvalade para deixar Liga "a arder"

Num jogo em que está proibido de falhar, o Sp. Braga espera finalmente derrotar a equipa do Sporting no domingo (14h30), em Alvalade, e assim encurtar distâncias para as leoas, líderes da Liga Allianz, com cinco pontos de avanço sobre as minhotas. "É um jogo que vale muito, porque pode aproximar-nos do Sporting e colocar o campeonato a 'arder'. Queremos que a luta do título vá até ao fim e que o Sp. Braga possa festejar no final. É um jogo que pode valer uma tranquilidade para nós e uma intranquilidade para o adversário", reconheceu Miguel Santos, na antevisão à partida agendada para o Estádio de Alvalade. "Como é evidente queremos ganhar, nem vamos lá para outra coisa, porque o Sporting tem dois resultados que lhe interessa: a vitória e o empate. Nós, por outro lado, estamos a preparar uma estratégia exclusivamente para ganhar. Temos de fazer um jogo de alto nível", acrescentou o treinador das Guerreiras, que
aposta em surpreender o campeão e até pode lançar no onze a internacional sub-20 brasileira Bruna Rosa. "Vamos fazer duas alterações pontuais. Não vou estar a divulgar, mas poderão haver surpresas", deixou no ar.

Dolores e Sílvia estão confiantes

"Vamos dar o nosso melhor para conseguirmos um resultado positivo. Nos últimos jogos não temos tido a felicidade de sermos superiores ao Sporting, mas isso até acaba por ser uma pressão positiva", destaca a médio Dolores Silva, de 26 anos. Quanto à defesa Sílvia Rebelo (28), admite que este é "um jogo importante". "Se ganharmos em Alvalade relançamos o campeonato. Uma vitória nossa faz-nos acreditar. Não podemos pecar na finalização e temos de ser mais maduras, ter cabeça fria", explica.

RECORD

JotaCC

Braga pretende pôr campeonato "a arder"
Arsenalistas jogam em Alvalade a possibilidade de manter acesa a luta pelo título. A missão é intranquilizar as leoas, imbatíveis até ao momento

"Este jogo vale muito, podemos aproximarnos do Sporting e pôr o campeonato a arder" Miguel Santos Treinador do Braga
"O grupo sabe da importância do jogo e está confiante" Dolores Silva Jogadora do Braga
"Não ganhando, o Braga fica numa situação muito difícil" Nuno Cristóvão Treinador do Sporting
"Espero que Alvalade seja o 12.º jogador e que os adeptos venham em massa" Ana Borges Capitã do Sporting


O treinador Miguel Santos está ciente da importância do embate do próximo domingo, embora não considere que valha uma época. Vencer pela primeira vez o Sporting é o objetivo do Braga

A equipa feminina do Braga "só tem um resultado que lhe interessa" para a deslocação do próximo domingo a Alvalade. Com uma desvantagem de cinco pontos, as bracarenses procuram manter acesa a luta pelo título, pelo que "este jogo vale muito", no entender do técnico Miguel Santos. "Não diria que é um jogo que vale uma época, mas vale muito porque podemos aproximar-nos do Sporting e pôr o campeonato a arder. Queremos que a luta pelo título vá até ao final e este jogo pode dar-nos tranquilidade e intranquilidade ao Sporting", sublinhou. Os dois emblemas já mediram forças nesta época, com o Sporting a vencer para a Supertaça e na primeira volta do campeonato. O treinador diz que será necessário um "jogo de alto nível" para inverter esta tendência: "Vamos procurar que os nossos pontos fortes apareçam e que os pontos fortes do Sporting não apareçam. Tem de ser mérito nosso, jogando com a nossa identidade. Temos de fazer um jogo ao mais alto nível num jogo interessante entre as duas melhores equipas nacionais." Nesse sentido, Miguel Santos admite fazer "duas ou três alterações pontuais" na equipa. O plantel adota um discurso semelhante, nomeadamente a média Dolores Silva, que garante que "o grupo sabe da importância do jogo para a disputa do campeonato e está confiante". Por sua vez, a defesa Sílvia Rebelo diz que "uma vitória" diante do Sporting "fará a nossa equipa acreditar".
Para o embate com os leões, o treinador arsenalista já pode contar com a média brasileira Bruna Rosa, internacional sub-20 proveniente do Vitória de Santo Antão. A jogadora cumpriu ontem o primeiro treino e pode ser opção. Em sentido inverso, Adriana e Gabi permanecem lesionadas.

O JOGO

JotaCC

TRIO NOVO NA UEFA
Wilson Eduardo junta-se aos reforços Lukic e Diogo Figueiras. Ryller está fora da Liga Europa

Há um trio novo na lista da UEFA para a eliminatória com o Marselha. Sem grandes novidades, a opção recaiu sobre a entrada de Wilson Eduardo, que não tinha sido inscrito no início da época por estar a recuperar de lesão, sendo que também os reforços de janeiro Andrej Lukic e Diogo Figueiras podem ser já opção de Abel Ferreira para os jogos com os franceses, que se realizam nos dias 15 e 22 deste mês nos 16 avos-de-final da Liga Europa. Em relação à lista que tinha sido enviada em agosto do ano passado, antes do início da fase de grupos da segunda prova europeia sob a égide da UEFA, as saídas são as mais naturais. O guarda-redes André Moreira, agora no plantel do Belenenses, sai obviamente da lista, bem como Ricardo Ferreira e Fransérgio, ambos em recuperação de lesões graves e com inatividade prevista até ao final da época. A ausência de Ricardo Ryller, também ele reforço de inverno dos bracarenses, acaba por ser aqui a 'meia' surpresa, uma vez que o brasileiro de 23 anos seria o substituto mais natural de Fransérgio no grupo. Mas aqui falou mais alto a grande experiência europeia de Diogo Figueiras que, recorde-se, já tem no currículo a conquista de três Ligas Europa ao serviço do Sevilha.


Baliza continua sem Marafona

Já recuperado de uma grave lesão no joelho esquerdo que o deixou fora dos trabalhos normais durante seis meses desde maio do ano passado, Marafona vai continuar sem ser hipótese para os jogos da Liga Europa. A baliza permanece entregue a Matheus e a segunda opção nos jogos europeus será agora Tiago Sá, em função da saída de André Moreira para o Belenenses. Registe-se que Ricardo Velho, jovem guardião de 19 anos da equipa B, permanece como opção na UEFA integrado na habitual lista B.


Esgaio ainda vê o Dragão

Ricardo Esgaio esteve ontem longe do relvado, mas o extremo dos minhotos continua a ver o Estádio do Dragão ao fundo do túnel, apesar da pouca distância temporal para o jogo de amanhã à noite. Depois das queixas ao nível dos gémeos que apresentou perto do final do jogo com o Aves, e que obrigaram à sua substituição, Esgaio foi colocado numa espécie de redoma, tendo em vista a sua recuperação para o confronto com os dragões, tratando-se, como se sabe, de uma peça fundamental na estratégia de Abel Ferreira. Não é por acaso que Ricardo Esgaio esteve em 32 dos 36 jogos oficiais da equipa esta época, mas até nova ordem continua em dúvida. Questão que o próprio Abel Ferreira pode esclarecer na conferência de imprensa de hoje, a partir das 12.45 horas, sendo que a novidade de ontem foi mesmo a recuperação total de Sequeira, que já trabalhou com o grupo sem qualquer tipo de limitações.

RECORD

Bruno3429

"Temos que ter audácia e confiança"

Os holofotes da Liga NOS viram-se, este sábado, para o Estádio do Dragão. No jogo grande da 21.ª jornada, FC Porto e SC Braga medem forças num verdadeiro clássico do futebol português. No lançamento da partida, o técnico Abel Ferreira projetou um grande espetáculo, pedindo coragem, audácia e capacidade para decidir bem aos seus jogadores.

Expetativas: "Acima de tudo, espero um grande desafio, entre duas grandes equipas, com grandes jogadores... Que seja um grande espetáculo. É apenas um jogo de futebol e nós como responsáveis desta modalidade temos obrigação de proporcionar grandes espetáculos. Tudo começa do zero: nova estratégia, novo adversário, independentemente do resultado que antecede este jogo. Quer para nós, quer para o adversário, começa do zero e partimos em igualdade de circunstâncias. Partimos com o mesmo desejo de vitória e espero, no final do jogo, que a equipa lute pelos três pontos. É isso que vamos procurar fazer".

Análise ao adversário: "O FC Porto é uma equipa pragmática, com qualidade individual e coletiva. Estamos preparados, confiantes e sabemos o que temos de fazer. Temos de ter a audácia para enfrentar este adversário na sua casa, independentemente da confiança ou não do adversário. O FC Porto tem grandes recursos, e é muito bem orientado".

Diogo Figueiras: "Vai ajudar-nos, como os outros, que conhece a Liga NOS e tem o seu desejo e ambição. Assinou por 4 anos e meio e tem seguramente muito pela frente, para nos ajudar, com a sua experiência, a conquistar títulos, que é aquilo que queremos".

Rui Santos: "Sabemos da importância deste jogo"

Chegou, venceu, e uma semana depois de assumir a liderança dos Sub-17 do SC Braga surge o segundo e difícil teste para Rui Santos, tendo em vista a deslocação dos bracarenses, este sábado, ao reduto do Vitória SC. Num jogo que encara como "importante" – e que vai assinalar novo reencontro entre as duas equipas esta época -, o técnico minhoto lança a conquista dos três pontos como objetivo para deixar, assim, bem encaminhada a questão do apuramento à próxima fase.

Confiança na bagagem e metas bem definidas: "As expectativas são boas, tendo em conta a semana de trabalho que realizámos e que mereceu uma resposta muito boa por parte dos nossos atletas. Sabemos da importância deste jogo. Em caso de vitória ficamos praticamente com um pé na terceira fase e temos um objetivo muito claro de somar os três pontos".

Repetir a façanha em casa dos vimaranenses: "Vencemos os dois jogos que disputámos esta época contra o Vitória SC. Agora a diferença é que vamos jogar no campo do adversário, mas se pusermos em prática o nosso modelo, a nossa identidade e todo o plano que delineamos para este desafio tenho a certeza que vamos conseguir novamente um resultado positivo".

Primeiros dias como 'mister': "Nesta semana mudamos ligeiras formas de dinâmica, sempre dentro dos processos que estão identificados por toda a estrutura da formação. Os jogadores estão a assimilar e a consolidar bem os processos que temos vindo a trabalhar e isso deixa-me extremamente satisfeito".

SCBraga

Bruno3429

«Tenho uma relação cordial com Sérgio Conceição»
Pedro Lobão

Depois de um mal-entendido que gerou uma troca de palavras entre Abel Ferreira e Sérgio Conceição, os dois vão encontrar-se este sábado naquele que é o desafio mais aguardado da 21ª jornada e que coloca frente a frente FC Porto e SC Braga.

Em conferência de imprensa, o técnico dos arsenalistas assumiu que está tudo sanado com o técnico dos dragões.

«Tenho uma relação cordial com o Sérgio e com toda a gente. A minha filosofia de vida é ser feliz e fazer felizes aqueles que me rodeiam. Não mando recados, falo sempre cara a cara. Seria mau de mais eu dizer mal da modalidade que tanto me deu e ainda me dá», sublinhou.

O técnico dos arsenalistas afirmou ainda que não espera uma quebra do FC Porto devido aos desaires diante do Sporting – eliminado da Taça da Liga nas grandes penalidades –, e ao empate em Moreira de Cónegos.

«O FC Porto está invicto na Liga, é uma equipa pragmática com qualidade individual e coletiva. Estamos preparados, confiantes, sabemos o que temos de fazer e temos de ter a audácia para enfrentar este adversário na sua casa, independentemente da sua confiança ou não. Têm grandes recursos e são muito bem orientados», salientou.

Wilson Eduardo, Diogo Figueiras e Lukic inscritos na Liga Europa
Redação

O SC Braga enviou à UEFA a lista de 30 jogadores que vão representar o clube na fase a eliminar da Liga Europa.

Em relação ao grupo escolhido por Abel Ferreira no início da temporada, destacam-se as entradas dos reforços Diogo Figueiras e Andrej Lukic e também de Wilson Eduardo, ao passo que Ricardo Ferreira, Fransérgio e André Moreira saem das opções do técnico dos arsenalistas.

Recorde-se o sorteio dos 16 avos de final da Liga Europa colocou o Marselha no caminho do SC Braga. A primeira 'mão' joga-se em França, a 15 de fevereiro, a segunda na Pedreira na semana seguinte.

Eis a lista completa:
Guarda-redes: Matheus, Tiago Sá e Ricardo Velho
Defesas: Diogo Figueiras, Rosic, Jefferson, Nuno Sequeira, Raúl Silva, Bruno Viana, Lukic, Ricardo Esgaio, Marcelo Goiano e Lucas Cunha.
Médios: Xadas, Danilo, André Horta, Muric, João Carlos Teixeira, Vukcevic, Ndiyae, Francisco Moura e Tiago Silva
Avançados: Wilson Eduardo, Hassan, Paulinho, Ricardo Horta, Fábio Martins, Francisco Trincão, Curto Antunes e Dyego Sousa.

A Bola

Bruno3429

Abel Ferreira quer Sp. Braga audaz para ganhar no Dragão
Técnico arsenalista desvaloriza eventual quebra portista

O treinador do Sporting de Braga, Abel Ferreira, disse esta sexta-feira esperar um grande desafio frente ao FC Porto e garantiu que a equipa vai querer ganhar no Dragão, no sábado, na 21.ª jornada da Liga NOS.

"Tudo começa do zero a cada jogo que passa, uma nova estratégia e preparação para um novo adversário. Partimos em igualdade de circunstâncias, com a mesma ambição e desejo pela vitória, vamos para lutar pelos três pontos, essa é a nossa intenção", afirmou.

O treinador quer "audácia" na sua equipa e referiu o "cuidado" a preparar o jogo: "perceber onde o adversário nos vai atacar e onde nós podemos atacá-lo".

"Tivemos menos tempo para prepará-lo, mas dois dias é suficiente para desenvolver um plano estratégico para este jogo entre dois grandes clubes, duas grandes instituições e duas grandes massas associativas", disse na antevisão da partida.

Para Abel Ferreira, "todas as equipas têm pontos fortes e fracos", mas a análise ao FC Porto está feita e a equipa bracarense "está confiante e sabe o que tem que fazer".

"Eu e o meu rival temos conhecimento absoluto [sobre a equipa adversária]. Quando são jogos grandes, o FC Porto joga com um terceiro médio, estamos preparados para isso, como também para jogarem com um segundo avançado", disse.

O técnico 'arsenalista' desvalorizou ainda uma eventual quebra portista que, nos últimos quatro jogos, apenas marcou um golo.

"As equipas grandes estão sempre preparadas para defrontar o próximo adversário, o FC Porto está invicto nesta competição, o que prova a sua força, é uma equipa pragmática com qualidade individual e coletiva", elogiou.

Questionado sobre se teme que a equipa venha a 'pagar a fatura' das recentes queixas do FC Porto relativamente às arbitragens, respondeu que não.

"Não temo nada. Espero três grandes equipas em campo, com audácia e coragem. É preciso calma e discernimento. Espero do melhor FC Porto, do melhor Sporting de Braga e do melhor árbitro para apitar esta partida", disse.


Abel Ferreira: «Já disse que admiro Sérgio Conceição»
Treinador do Sp. Braga fala em "relação cordial"

Abel Ferreira disse esta sexta não ter uma "relação pessoal" próxima com Sérgio Conceição, apesar da relação profissional mantida quando eram técnicos das equipas principal e B do Sporting de Braga.

"Já o disse que o admiro pelo seu percurso profissional e tenho uma relação cordial com o Sérgio [Conceição]. Não só com ele, porque a minha filosofia de vida é ser feliz e fazer os que estão à minha volta felizes", disse.

O técnico não quis revelar se Esgaio está operacional, após o defesa ter saído com queixas na última jornada (vitória por 2-0 sobre o Desportivo das Aves), porque haverá ainda um treino na manhã de sábado.

Sobre o mais recente reforço Diogo Figueiras, destacou que o lateral direito conhece bem o campeonato português e espera que ajude o Braga "a conquistar títulos".

Sporting de Braga, quarto classificado, com 43 pontos, e FC Porto, segundo, com 49, defrontam-se no sábado, às 20h30, no Estádio do Dragão, no Porto.

Record

Bruno3429

Braga tem sido pouco feliz no reduto azul e branco
Conceição foi o último Guerreiro a marcar no Dragão
Texto por Jorge Ferreira Fernandes

Um dos jogos grandes da ronda 21 coloca frente a frente o FC Porto e o Sporting de Braga. No Dragão, a turma de Sérgio Conceição tenta a aproximação ao líder Sporting, tendo pela frente uma equipa que está a três pontos do pódio, mas que não marca no reduto azul e branco desde outubro de 2014. Conceição era o técnico bracarense...
Início positivo, continuação bem negra

De facto, os últimos tempos da turma arsenalista no reduto portista não têm sido fáceis. Desde 2006/2007 são apenas dois empates conquistados, com Jesus e Paulo Fonseca como treinadores adversários. Uma continuidade que vai contra um início prometedor - nos primeiros dois jogos para a Liga, os bracarenses ganharam um e empataram outro.

Entre os anos referidos, o Dragão chegou mesmo a conquistar vários resultados pesados, com destaque para as goleadas de 2007/2008 e 2009/2010. É certo que os bracarenses têm dado mais trabalho ao Dragão ultimamente - empate com Paulo Fonseca a zeros e derrota tardia com um golo de Rui Pedro nos descontos -, mas o golo não surge desde 2014, altura em que Sérgio Conceição treinava os Guerreiros do Minho.

O clube minhoto continua sem assumir uma candidatura direta pelos três primeiros lugares, ainda que o pódio esteja a apenas uma vitória de distância - a mensagem continua a ser centrada na questão «dos primeiros lugares». O Dragão perdeu a liderança mas ainda tem a segunda parte na Amoreira para a recuperar. Se Abel não quiser imitar Jesualdo, Jesus e Fonseca...

Zerozero