News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 07/03

Started by Kintaro, 07 de March de 2007, 09:19

Previous topic - Next topic

Kintaro

A melhor receita do ano?
Nem será preciso repetir os 22 mil espectadores do jogo com o Benfica. Só os 2500 bilhetes cedidos ao Tottenham vão transformar-se em 150 mil euros


Aconteça o que acontecer amanhã à noite no relvado, o Braga tem boas hipóteses de sair a ganhar do duelo com o Tottenham, no tocante a questões financeiras. Sem contar com os lucros dos direitos de transmissão televisivos, a SAD fez algumas contas por alto e descobriu que está a um pequeno passo de concretizar a melhor receita do ano relacionada exclusivamente com a venda de bilhetes. Com uma assistência de 22.440 espectadores que redundou num lucro de 250 mil euros, o Braga-Benfica, disputado à décima jornada, constitui o máximo conseguido pelo clube em termos de bilhética e muitos apostarão que dificilmente será suplantado, atendendo a que só foram vendidos, até ontem, apenas 7500 bilhetes em Portugal. "Ainda vamos a meio das nossas expectativas", confessou Álvaro Portela, o responsável bracarense, embora manifestando-se esperançado que entre hoje e amanhã sejam vendidos mais seis mil ingressos, que ajudarão o clube a aproximar-se do tal recorde desejado.

É que no pólo oposto ao desinteresse momentâneo dos associados bracarenses estão os adeptos do Tottenham, que só para começo de conversa terão já assimilado 2500 bilhetes em Londres, todos eles vendidos ao preço de 60 euros. Contas feitas só daqui, o Braga prepara-se para encaixar 150 mil euros, pelo que nem será preciso encher o Estádio Municipal para se conseguir um lucro acima dos 250 mil euros, como admitiu Álvaro Portela. "Espero que os sócios apareçam a partir de amanhã (hoje) e que os tais 2500 bilhetes enviados para Londres tenham sido vendidos. Se tal acontecer, os adeptos do Tottenham só terão ao dispor em Braga bilhetes a 75 euros", explicou.



Russo Basbakov é o árbitro

O russo Iouri Basbakov foi o árbitro nomeado para dirigir amanhã à noite o Braga-Tottenham, referente à primeira mão dos oitavos-de-final da Taça UEFA. Basbakov vai ser coadjuvado pelos compatriotas Tihon Kalugin e Anton Averianov, tendo sido escolhido para quarto árbitro Alexandre Gonchar. Com início previsto para as 21h35, o encontro terá como palco o Municipal de Braga e será transmitido, em directo, pela SportTV1.



Pedro Costa continua ko

O quadro clínico do Braga mantém-se inalterável. Com queixas nos gémeos da perna direita, o lateral-direito Pedro Costa foi a única ausência registada pelo sítio oficial do clube (equipa treinou ontem à porta fechada) e, em princípio, será a única baixa dos minhotos para o importante embate com os ingleses do Tottenham. Reintegrados no grupo anteontem, Vandinho, João Pinto e Madrid continuam à disposição do técnico Jorge Costa.



Portões reabrem esta manhã

Para variar, o Braga vai treinar esta manhã à vista de todos, adeptos e jornalistas, numa sessão marcada para as 10h30 no Estádio Municipal, finda qual Jorge Costa fará a projecção da praxe do encontro de amanhã à noite. Quanto à lista de convocados, apenas será conhecida ao início da tarde, mas tudo aponta para que o técnico convoque todos os jogadores disponíveis, com excepção de Pedro Costa, lesionado, e de Jorge Luiz e Chmiest, não inscritos para os jogos da Taça UEFA.



Primeiro duelo será ao jantar

Fazendo jus à fama de que os portugueses são bons anfitriões, o Braga oferece esta noite um jantar no Bom Jesus aos responsáveis do Tottenham, entre os quais o presidente Daniel Levy e o secretário-técnico John Alexander, antes do embate na relva, este sim a sério, marcado para amanhã à noite. Como é habitual em ocasiões de confraternização, a SAD arsenalista far-se-á representar por todos os elementos do conselho da administração presidido por António Salvador.



Ricardo Rocha
"Terei de puxar pelo Tottenham"
Impedido de alinhar frente ao Braga, o central antevê um grande jogo e muito equilíbrio. Quer a vitória, mas sabe que do outro lado vão complicar


Por ironia do destino, Ricardo Rocha não tem sido feliz quando regressa a Braga. Amanhã será mais uma tentativa, mas em caso de nova derrota o central bem poderá alegar que não entrará para a sua conta pessoal, pois, na verdade, não poderá alinhar desta vez pelo Tottenham, depois de ter entrado em acção já nesta época em competições europeias, ao serviço do Benfica. Eternamente grato ao Braga por tê-lo ajudado a crescer e a dar nas vistas ao mais alto nível, Rocha assume, todavia, que voltará a colocar o coração de lado, em nome do profissionalismo... sentado na bancada.

PERGUNTA | Vai torcer por quem: Braga ou Tottenham?
RESPOSTA |
Terei de puxar pelo Tottenham, pois devo zelar pelos meus interesses profissionais. Seria mau pensar de outra forma. Mas devo quase tudo ao Braga, foi lá que me iniciei como profissional, ganhei experiência e, por fim, pude mostrar o meu valor.

P| Qual é o seu palpite?
R |
Será um grande jogo. O Braga é muito forte no seu estádio, não dá facilidades a quem lá joga, mas nós temos o objectivo de seguir na Taça UEFA. Será um jogo muito equilibrado que será decidido pelas melhores individualidades. O Braga vale mais pelo seu conjunto, mas tem o Zé Carlos, que faz muitos golos; a experiência do João Pinto; o Paulo Jorge, que está atravessar um grande momento, e ainda um bom guarda-redes (Paulo Santos).

P | É verdade que estarão em Braga muitos adeptos do Tottenham?
R |
Sinceramente, não temos muito contacto com os adeptos no nosso centro de treinos, mas sabemos que irão muitos. Estão muito interessados e querem saber tudo, inclusive como é a cidade. São fanáticos e acompanham a equipa para todo o lado.

P | Em Braga vive-se uma realidade bem diferente...
R |
Dei razão ao presidente António Salvador quando, no fim de um jogo para a Taça UEFA, se insurgiu contra a fraca adesão dos adeptos. O Braga só poderá crescer com a ajuda deles, tornando-se sócios e indo aos jogos.

P | Costuma ter sorte quando vai a Braga?
R |
Não tenho boas recordações e, ainda por cima, saio de lá normalmente assobiado. Mas não será por isso que deixarei de gostar do clube. Tenho lá bons amigos e, quando posso, torço por eles.

"Vamos entrar para matar"

P | Que atitude vai assumir o Tottenham em Braga?
R |
Vamos entrar a matar, à procura de uma vitória, tal como faz o Tottenham em todos os jogos. Aliás, essa atitude é comum a todas as equipas inglesas. Lá o ritmo de jogo é completamente diferente, não há tempos mortos e as equipas só pensam em ganhar.

P | Está surpreendido com esta campanha vitoriosa do Braga na Taça UEFA?
R |
De modo algum. Tenho acompanhado o percurso do Braga e, apesar da derrota pesada que sofreu frente ao AZ Alkmaar, julgo que os seus adversários nunca forma superiores. É com naturalidade que chegam a esta fase da competição.

P | E o que lhe pareceu a promoção de Jorge Costa a treinador principal?
R |
Acertaram em cheio. Desejo-lhe as maiores felicidades e que consiga fazer como treinador o que fez como jogador. Só me custa entender por que razão o Braga já vai no terceiro treinador. Mas, apesar das mudanças, a equipa continua nas três frentes, o que é notável.

P | O Braga mudou muito desde que se transferiu para o Benfica?
R |
Quando lá estava, as condições de trabalho eram muito boas e até conseguimos fazer bons campeonatos. Só que o Braga está agora noutro nível, tem condições de trabalho ainda melhores, mesmo excelentes, e a direcção do clube tem feito tudo para que a equipa cresça ainda mais, de modo a aproximar-se cada vez mais dos três grandes. É um esforço assinalável.

"Adaptei-me a Londres"

P | Sonhava, por certo, com um regresso diferente a Braga, pelo Tottenham?
R |
É tão complicado ficar de fora como incompreensível, pois só entrei nos jogos da Liga dos Campeões pelo Benfica e não na Taça UEFA.

P | Também não tem sido muito feliz no seu novo clube...
R |
A concorrência é forte. Por outro lado, têm tido mais cuidado comigo, querem que a minha adaptação seja progressiva e mais fácil. Mas também é normal jogar a titular num jogo e sair da equipa na jornada seguinte.

P | Sente-se um estrangeiro perdido em Londres?
R |
Não. Gosto muito da cidade, já me adaptei, mas as diferenças são muitas e as saudades de Portugal também já são enormes. O clima é muito complicado e sinto falta dos amigos e da comida. Alguns portugueses têm-me ajudado, mas no balneário ninguém fala a nossa língua. Como o meu inglês é bom, tenho-me safado.

P | E costuma encontrar-se com portugueses que jogam em Inglaterra?
R |
Já tive a oportunidade de defrontar o Manuel Fernandes e trocámos impressões no fim do jogo; falo imensas vezes com o Pedro Mendes, também passou pelo Tottenham; e também já me encontrei com o Paulo Ferreira e o Ricardo Carvalho.

P | Conta voltar ao Braga um dia?
R |
Quem sabe. Na nossa vida, tudo muda muito depressa. Um dia voltarei a Portugal e, por que não, o Braga? Trata-se de um grande clube.

Selecção Nacional ainda "em mente"

Para quem não saiba, a Selecção Nacional ainda não é um capítulo encerrado para Ricardo Rocha. O central deseja voltar a ser convocado por Scolari, mas tem a perfeita noção de que a concorrência tem aumentado, quase exponencialmente. "É difícil voltar, pois não faltam bons jogadores, o que complica sempre nas escolhas finais. É um objectivo que continua em mente, mas antes tenho de jogar com regularidade no Tottenham, ganhar popularidade", observa. Contratado em Janeiro pelo Tottenham, Rocha confessa que não tem sido fácil corresponder a várias solicitações. "Temos de ganhar tudo, fazer amizades, dar-nos a conhecer aos adeptos, aos companheiros", explica.

Último gesto foi demasiado "duro"

Picado pelos assobios e pelas vaias que normalmente recebe quando visita o Municipal de Braga, Ricardo Rocha explodiu quando esta época marcou um golo pelo Benfica, num jogo em que mais uma vez os da casa levaram a melhor. "Reagi de uma forma muito dura e, obviamente, arrependi-me. Foi uma forma de desabafar por ter sido tão insultado, pois não compreendo a atitude dos adeptos. Em Inglaterra não se vê disso. Quem muda de clube é sempre aplaudido e os jogadores só o fazem para melhorar as suas condições financeiras. E até os próprios clubes ficam a ganhar com isso. Julgo até que o Braga teve direito a uma percentagem quando me transferi para o Tottenham", lembra.

in OJOGO





Jol destaca influência brasileira nos arsenalistas
TÉCNICO DO TOTTENHAM ASSISTIU AO BRAGA-E.AMADORA

      
O treinador do Tottenham, Martin Jol alertou para a influência brasileira na equipa portuguesa, em antevisão ao jogo com o Sp. Braga, referente à primeira "mão" dos oitavos-de-final da Taça UEFA.

"Se deixarmos o Sp. Braga explanar a sua criatividade, eles tornam-se muito fortes devido à grande influência brasileira," assegurou Martin Jol, que assistiu na semana passada à vitória dos arsenalistas ante ao E. Amadora (2-1).

O técnico dos Spurs adiantou: "Vai ser um jogo difícil, mas queremos sair de Braga com um bom resultado para depois garantirmos, com a ajuda do público do White Hart Lane, a passagem aos quartos-de-final."

Recorde-se que o conjunto orientado por Jorge Costa recebe os ingleses esta quinta- feira, a partir das 21.30 horas.



Russo Baskakov dirige Braga-Tottenham
NOS OITAVOS-DE-FINAL DA TAÇA UEFA


O russo Iouri Baskakov foi o árbitro nomeado para dirigir o encontro entre os bracarenses e o Tottenham, na quinta-feira, referente à primeira mão dos oitavos-de-final da Taça UEFA.

Baskakov será auxiliado pelos compatriotas Tihon Kalugin, Anton Averianov, enquanto o quarto-árbitro é Alexandre Gonchar.

in Record





Pedro Costa afastado
Tempo fechado esconde táctica

O Sp. Braga preparou ontem em absoluto sigilo o embate com o Tottenham. O treinador Jorge Costa contou mesmo com a colaboração do tempo, que se fechou de forma a que nenhum pormenor táctico transpirasse para o exterior. Tudo numa altura em que a disponibilidade de futebolistas como Andrés Madrid, Maciel e Vandinho poderá funcionar a favor de uma estratégia típica de «mind games» que só a lista de convocados poderá esclarecer. Com 18 activos para a UEFA, é possível uma ou outra novidade.
O Sp. Braga tem esta manhã nova oportunidade para ultimar o assalto aos quartos-de-final, não contando apenas com o defesa-lateral Pedro Costa, afastado cerca de 15 dias na sequência de problemas musculares.



A chegada dos ingleses e das nuvens coloca minho em estado de alerta
Segurança à chuva

Apresença massiva de adeptos ingleses é sinónimo de segurança reforçada. Em Braga, onde são esperados 3500 seguidores do Tottenham, estão a ser levados em consideração todos os cenários. A chuva é que parece não ajudar.

Depois do brinde da passagem aos oitavos-de-final na secretaria, os ingleses do Tottenham estão animados com a ideia de voltar a visitar um estádio estrangeiro. A viagem promete ainda uma passagem pelo Porto e pelas famosas caves. Do Algarve são também aguardados reforços de vulto. Uma mobilização que convoca toda a experiência adquirida pelas forças de segurança no último Europeu. Em primeiro lugar a questão dos bilhetes, já que para Londres seguiram apenas 2800, pelo que os restantes terão de ser distribuídos em Braga.

Cavalaria avança

Hoje às 10 horas, realiza-se a reunião de segurança que determinará o reforço policial, da responsabilidade da GNR.
De Inglaterra viaja ainda uma força policial especializada. Depois de uma abordagem na reunião preparatória que decorreu a seguir ao jogo com o Parma, é a vez de colocar as pedras no tabuleiro.
O comando da GNR que habitualmente destaca dois pelotões (76 elementos) para os jogos de Braga (um de reserva) deverá aumentar os efectivos em cerca de 30.
A postos, dadas as características de um jogo em que é necessário o controlo de massas, estará a cavalaria. Ao Sp. Braga compete a distribuição dos 120 stewards.
No final, haverá ainda a questão da evacuação do estádio, com a CP a negociar com os ingleses a disponibilização de dois comboios para o transfer de cerca de 1500 adeptos até ao Porto.

Contra gripes e constipações

Apesar do advento dos estádios modernos, não é agradável ficar exposto a gripes e constipações, quando a TV oferece dois jogos e um dispêndio financeiro muito menor. Daí que as previsões mais optimistas apontem para 16 mil espectadores, já contando com os ingleses.
Ontem, com a chuva intensa a adiar a decisão de ir ao estádio, sobraram razões para desconfiar de um cenário cinzento...



DE VOLTA — Vandinho e Madrid estão de volta, embora com as limitações de quem não pode queimar etapas na recuperação da forma física. De volta está ainda Aloísio, para a estreia em Braga, prova que ganhou em Sevilha




Ventos russos sopram apito

O russo Iouri Baskakov foi o árbitro nomeado para dirigir o Sp. Braga-Tottenham. O também russo Nikolai Ivanov estivera já na vitória arsenalista (2-0) sobre o Grasshoppers, que determinou a passagem dos minhotos aos 16-avos-de-final. Na circunstância, um Ivanov contido só amarelou Nem. Falta saber se os bons ventos russos vão manter-se, até porque Baskakov, de 41 anos, que dirigiu dois jogos na fase de qualificação para o Mundial e admoestou oito jogadores, expulsando um também ficou com fama de duro.

Em 1984 foram 20 mil

Numa altura em que a tímida adesão do universo bracarense vai exasperando os responsáveis do clube, surge um dado interessante... com mais
de 20 anos. Para além das duas goleadas impostas pelos Spurs aos minhotos (9-0 no total), sobram os números de uma assistência que se cifrou nos 20 mil adeptos, com a respectiva receita a atingir a soma de 15 mil contos (75 mil euros).
Uma fasquia elevada, que, a ser igualada amanhã significaria uma viragem importante na relação dos adeptos do Sporting de Braga com a equipa.



MARTIN JOL JÁ AVISOU
Spurs atentos ao samba

O holandês Martin Jol, treinador do Tottenham, alertou para o perigo de deixar o Sp. Braga «expressar-se com a bola», temendo a influência do toque de samba da equipa de Jorge Costa. Jol lançou um primeiro olhar ao jogo numa breve entrevista ao site do clube, reconhecendo ter ficado bem impressionado com os portugueses «uma equipa de forte influência brasileira», mas também «defensivamente organizada», pelo que perspectiva um embate muito complicado. De qualquer modo, para o técnico dos Spurs, a hipótese de actuar num estádio em que o apoio dos adeptos ingleses se fará sentir, por oposição a algum distanciamento dos bracarenses, a atmosfera poderá contribuir para que o Tottenham leve a decisão para Londres:

«Espero que volte a não haver muita gente nas bancadas, pois assim será um pouco mais fácil alcançarmos um bom resultado fora para depois acabarmos com eles diante dos nossos adeptos.»

in abola

Kintaro


Grande procura de bilhetes para o Braga-Tottenham

Os associados do Sporting de Braga têm acorrido, em bom número, às bilheteiras do Estádio Municipal, deixando antever uma boa casa para a partida com o Tottenham, agendada para as 21h35 de amanhã.

in Diário do Minho





Sp. Braga conta com meio-campo reforçado

O Sporting de Braga deve apresentar-se amanhã, no municipal de Braga, frente ao Tottenham, mais consistente, sobretudo ao nível do meio-campo, já que, tudo indica, Jorge Costa deve contar com Andrés Madrid, Vandinho e Maciel. Além disso, também deverão regressar à convocatória João Pinto e Wender, ausentes da partida frente ao FC Porto na passada jornada da Liga.

Jorge Costa já deve poder contar com Madrid e Vandinho
   
Os jogadores do Braga querem fazer história, já que o clube arsenalista nunca passou aos quartos-de-final da Taça UEFA. Para já, com a prestação que tem tido nas provas europeias, o Sp. Braga subiu 60 posições no ranking da IFFHS, ocupando agora a posição 108.

Uma ideia que domina o balneário arsenalista é de que "o passado é museu" e nada tem a ver com o que se passa no presente. A referência vai, claro está, para a eliminatória de há 23 anos, em que o Braga foi eliminado, da Taça UEFA, precisamente pelo Tottenham com duas copiosas derrotas (6-0 fora e 3-0 em casa).

Na abordagem ao jogo, o médio Andrade, que só sabe da tal eliminatória pelo que ouviu falar, fez questão de sublinhar que "nem o Tottenham é tão forte, nem o Braga tão débil como em 1984".

"Pensamos que pode acontecer algo idêntico ao que aconteceu com o Parma. Um resultado positivo em casa e depois tentar controlar e, quem sabe até marcar, no terreno do adversário", afirmou Andrade.

Quanto aos ingleses do Tottenham, chegam ao aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, por volta das 13h30. Segue-se depois uma conferência de imprensa, já em Braga, e um treino no Municipal de Braga, pelas 18h00.

JOL REALÇA "INFLUÊNCIA BRASILEIRA"


Martin Jol, técnico do Tottenham, espera um jogo "difícil" amanhã, no Municipal de Braga, mas mostrou-se optimista num desfecho positivo para o seu conjunto. "Espero alcançar um bom resultado fora de casa para acabarmos com eles diante dos nossos adeptos".

O treinador holandês sublinhou ainda a qualidade técnica dos arsenalistas, destacando o papel dos brasileiros na manobra da equipa. "Temos uma impressão muito boa da equipa do Braga. Se deixarmos que se expressem com a bola, tornam-se muito fortes com a influência dos jogadores brasileiros. São uma equipa bem organizada", afirmou Jol, que confessou ainda esperar tirar partido dos poucos bracarenses que costumam assistir aos jogos, uma vez que os spurs devem trazer três mil adeptos.

NOTAS


PEDRO COSTA EM DÚVIDA

Pedro Costa deve ficar de fora para a partida contra o Tottenham. O lateral foi o único ausente dos trabalhos e realizou apenas trabalho compensatório no ginásio.

ÁRBITRO RUSSO NOMEADO

O encontro entre o Sp. Braga e o Tottenham vai ser apitado por um trio de arbitragem russo. Yuri Baskakov será assistido por Tihon Kalugin e Anton Averianov.

in Correio da Manhã





A todo o gás para atacar os "spurs"

Falta apenas um dia para um dos jogos mais importantes da história do Braga, que poderá abrir caminho a uma inédita presença do clube minhoto nos quartos-de-final da Taça UEFA. A equipa arsenalista recebe amanhã o Tottenham (21.35 horas, SportTV 1), e Jorge Costa tem quase todo o plantel à disposição, já que apenas o lateral Pedro Costa está lesionado e sem qualquer hipótese de ser convocado. Andrés Madrid e Vandinho continuam a treinar sem limitações, faltando saber se o treinador dos arsenalistas vai arriscar a sua chamada, depois de não ter podido contar com ambos nas últimas semanas, devido a problemas físicos.

Jorge Costa continua a preparar o jogo de amanhã com o Tottenham

A surpresa da convocatória poderá ser Maciel, que não joga desde o passado mês de Dezembro, mas já está a trabalhar a todo o vapor há vários dias, sendo certa a inclusão na equipa de João Pinto e Wender, que falharam o jogo de sábado passado com o F. C. Porto, por lesão e castigo, respectivamente. Carlos Fernandes também voltará ao onze, uma vez a posição de lateral-esquerdo fica em aberto pela impossibilidade de Jorge Luiz actuar na UEFA

A equipa minhota volta a treinar hoje de manhã (10.30 horas), desta vez à porta aberta, seguindo-se a antevisão do jogo feita por Jorge Costa e a divulgação da convocatória. O Tottenham chega ao Porto às 13.30 horas e viajará de imediato para Braga, onde treinará às 18 horas. Recorde-se que os "spurs" não podem contar com Ricardo Rocha nesta eliminatória, pois o central já representou o Benfica nas provas europeias desta época e o clube da Luz está em competição na Taça UEFA. O internacional português viajou ontem para Portugal, graças a dois dias de folga que lhe foram dados pelo técnico Martin Jol, e estará amanhã no Estádio Municipal a assistir à partida. Rocha será, de resto, um dos muitos adeptos presentes nas bancadas, esperando-se que a assistência chegue ao dobro dos seis mil espectadores que estiveram no jogo da eliminatótia anterior com o Parma. Cerca de três mil desses adeptos virão de Inglaterra.



"Claro que aceitava uma experiência no estrangeiro"

Seis golos na Liga e UEFA são um bom cartão de visita para um central que está a fazer a melhor época de sempre. Como recompensa, renovou recentemente o contrato com o Braga até 2011.Concorda com a ideia de que está a realizar a melhor época de sempre?

Penso que sim. Tenho sido quase sempre titular e quando assim é, temos mais hipóteses de mostrar o nosso valor, porque ganhamos estatuto e confiança. Os golos que tenho marcado também estão a ajudar, mas sem os meus colegas não os teria conseguido marcar.

Há algum segredo para os seis golos que já marcou, quase todos de bola parada?

Temos trabalhado esses lances, mas nas outras épocas isso também acontecia, só que eu não jogava assiduamente. Fazia um golo ou dois, no máximo. Agora tenho jogado mais e também tenho tido alguma sorte.

Terá 31 anos quando acabar o novo contrato. Vai fazer a carreira toda no Braga?

Fui formado no Braga. Devo tudo o que sou como jogador e como homem a este clube, que nos últimos anos se tornou o quarto melhor português, mas todos os jogadores pensam em mais alguma coisa. Se fosse bom para mim e para o clube, claro que aceitava uma experiência no estrangeiro. É difícil, mas continuo a trabalhar para um dia conseguir isso.

Ainda sonha com a selecção?

Como estou a jogar regularmente, posso sempre pensar em ser chamado, mas também tenho a consciência de que há grandes centrais em Portugal. Os que jogam na selecção têm um nível muito elevado. Basta ver os nomes e os clubes onde jogam.



Jol com pressa de ganhar...

Martin Jol, treinador do Tottenham, já falou sobre o jogo de amanhã à noite com o Braga. Moralizado pelo triunfo conseguido pelos "spurs" no dérbi londrino com o West Ham (4-3), no domingo passado, o técnico holandês afirmou que acredita num desfecho favorável para a equipa inglesa em Portugal. "Esperamos conseguir um bom resultado em Braga e depois, perante os nosso adeptos em White Hart Lane, acabar com eles", comentou Jol, mostrando já saber alguma coisa sobre a formação minhota "Trata-se de uma equipa com influência brasileira no controlo da posse de bola. O Braga é muito organizado na defesa e, por isso, o jogo fora vai ser muito difícil".

O treinador do conjunto londrino também se referiu ao Estádio Municipal de Braga, dizendo que se trata de um recinto com característicos especiais. "É um estádio muito diferente daqueles a que estamos habituados e já lá estive duas vezes. Vi o jogo com o Parma, quando estavam seis mil pessoas presentes, e mesmo assim criou-se um bom ambiente nas bancadas, por isso pode imaginar-se como será contra nós, juntamente com os nossos adeptos que viajarem até Portugal", disse Martin Jol, em declarações feitas ao site oficial do Tottenham.

Entretanto, a UEFA anunciou ontem que o árbitro da partida de amanhã será o russo Yuri Baskakov, auxiliado pelos compatriotas Tihon Kalugin e Anton Averianov.

in JN





UEFA: treinador do Tottenham quer bom resultado fora para «acabar» com o Braga em casa

Martin Jol, treinador do Tottenham esteve em Portugal a observar o próximo adversário na Taça UEFA e saiu com uma boa impressão dos arsenalistas. Num artigo publicado no site oficial do clube, o técnico destacou a «influência brasileira» no controlo do jogo da equipa bracarense e elogiou a consistência defensiva da formação de Jorge Costa. «O Braga é muito organizado na defesa e por isso o jogo fora vai ser muito difícil», admitiu Jol.

No entanto, o Tottenham vem moralizado de uma vitória por 4-3 sobre o West Ham na última jornada, num jogo frenético, e o técnico holandês tem esperanças em repetir uma boa exibição em Braga. «Esperamos conseguir um bom resultado na deslocação e, perante os nosso adeptos no White Hart Lane, acabar com eles», afirmou Martin Jol.

Para o final do artigo, o treinador reservou também uma palavra para o terreno de jogo do Sp. Braga: «É um estádio muito diferente, já lá estive duas vezes. Vi quando estavam 6000 pessoas presentes e foi uma boa atmosfera, por isso pode-se imaginar como será contra nós, juntamente com os nossos adeptos que viajarem».



Sp. Braga: Pedro Costa é a única baixa clínica para o Tottenham

Nem a chuva arrefece o entusiasmo do Sp. Braga. Os minhotos têm na próxima quinta-feira um dos mais importantes jogos do seu longo historial e nenhum pormenor é descuidado para a preparação do mesmo. A recepção ao Tottenham, em partida a contar para os oitavos-de-final da Taça UEFA, inspira fortes cuidados ao treinador Jorge Costa, que esta terça-feira reservou grande parte da sessão de trabalho ao aperfeiçoamento de aspectos tácticos.

Já com Andrés Madrid, Vandinho e Maciel plenamente integrados, após longas ausências por lesão, Jorge Costa apenas tem a lamentar a «baixa» clínica de Pedro Costa. O lateral voltou a não subir ao relvado e encontra-se entregue ao departamento médico dos arsenalistas. Além do defesa, o Sp. Braga não contará com Jorge Luiz, Davide e Chmiest, que não estão inscritos nas competições europeias.

Amanhã, quarta-feira, a equipa faz o último apronto antes do jogo com o Tottenham. A sessão está marcada para as 10h30. No final, Jorge Costa estará à disposição da comunicação social para antever a partida do dia seguinte. A lista de convocados será conhecida logo a seguir e nela já deverão surgir os nomes de João Vieira Pinto e Wender, ausentes na deslocação ao Estádio do Dragão.



Taça UEFA: árbitro russo  Sp. Braga

O Sp. Braga-Tottenham, às 21h35, será apitado pelo russo Yuri Baskakov.


in Maisfutebol





Recepção ao Tottenham
Sp. Braga: Pedro Costa é a única baixa


Depois da integração desta segunda-feira de Vandinho e Madrid, Pedro Costa é a única baixa no Sporting de Braga para a recepção ao Tottenham, na primeira-mão dos oitavos-de-final da Taça UEFA.

O plantel às ordens de Jorge Costa cumpriu esta terça-feira mais um treino de porta aberta, onde todos os disponíveis aprumaram os aspectos tácticos e técnicos.

Esta quarta-feira, pelas 10:00, o Sporting de Braga realiza o último apronto antes da jornada europeia e no final do mesmo Jorge Costa estará na sala de imprensa para antever o encontro e divulgar os convocados.

Recorde-se que Iouri Baskakov foi o árbitro nomeado pela UEFA para apitar o desafio contra a equipa de Ricardo Rocha. O russo vai contar com a ajuda dos compatriotas auxiliares Tihon Kalugin e Anton Averianov.



Adversário na Taça UEFA
Tottenham realça influência brasileira no Sp. Braga


O treinador do Tottenham, Martin Jol, alertou esta terça-feira para a "influência brasileira" no Sporting de Braga, a dois dias do encontro entre os spurs e os bracarenses, a contar para a primeira-mão dos oitavos-de-final da Taça UEFA.

"Temos um boa impressão do Sporting de Braga. Se os deixarmos explanar a sua criatividade, eles tornam-se muito fortes devido à grande influência brasileira", afirmou o treinador holandês ao site oficial do clube inglês.

Martin Jol revelou que há uma semana assistiu no Estádio Municipal de Braga à vitória do Sp. Braga frente ao Estrela da Amadora (2-1), para a Liga portuguesa, e considerou a equipa lusa muito bem organizada no sector defensivo.

"Vai ser um jogo difícil. Vamos tentar obter um bom resultado em Braga e depois acabar com eles com a ajuda do público do White Hart Lane", referiu o treinador dos spurs.

O técnico destacou ainda a "boa atmosfera" do Estádio Municipal de Braga e revelou a estranheza que sentiu quando teve que descer de elevador para ter acesso às bancadas do recinto: "É um estádio bonito, diferente... mas muito estranho."

O encontro entre o Sporting de Braga e o Tottenham, da primeira-mão dos oitavos-de-final da Taça UEFA, realiza-se quinta- feira, a partir das 21:30, no Estádio Municipal de Braga, com arbitragem do russo Yuri Baskakov.



Médio do Sp. Braga
Andrade confia na vitória

O médio do Sporting de Braga Andrade não está nada assustado com o facto de defrontar o Tottenham para os oitavos-de-final da Taça UEFA e garantiu que a sua equipa "tem todas as possibilidades de passar" a eliminatória, mesmo tendo em conta um adversário "forte, veloz e de futebol muito táctico".

O reforço de Inverno brasileiro referiu ter assistido ao jogo dos spurs, numa partida "em que viraram o resultado a seu favor nos últimos instantes do encontro com o West Ham", provando que "só desistem quando o árbitro dá o apito final".

Apesar dos elogios, Andrade não se mostra nada receoso e acredita que "o Sporting de Braga tem todas as possibilidades de passar". Para tal, é fundamental o apoio do público: "Os adeptos já mostraram que estão do nosso lado, têm confiança na equipa e estão connosco em todo o lado."

O jogador afirmou ainda, durante uma conferência de imprensa, que o clube bracarense vai "tentar buscar um bom resultado", acrescentando, num tom bem disposto, que o facto de ambas as equipas se terem defrontado há 24 anos "é passado, é museu".

"Espero que essa marca fique para trás, porque nós queremos buscar uma nova história", rematou.

A recepção do Sporting de Braga ao Tottenham, que não pode contar com o central português Ricardo Rocha, está agendada para a próxima quinta-feira, dia 8, às 21:30.

in Sportugal

Kintaro


"Estou à espera de poucos adeptos do Braga no estádio"
Martin Jol, técnico do Tottenham, perspectiva um duelo "difícil", mas toca na ferida arsenalista, relativamente aos adeptos. 


O site oficial do Tottenham apelida as declarações do técnico holandês de "veredicto". Martin Jol abriu o pano acerca da pri-meira mão dos oitavos de final da Taça UEFA e, em jeito de jogo psicológico, muito utilizado por José Mourinho em terras de Sua Majestade, colocou o dedo na ferida bracarense, ou seja, a ausência de adeptos. "Estou à espera de poucos adeptos do Braga no estádio", considerou.

Martin Jol foi mais longe e destacou que o Estádio Municipal de Braga tem "uma boa atmosfera", devido à sua arquitectura e perspectiva mesmo "um ambiente favorável", devido "ao número de adeptos que vão acompanhar a equipa" até ao palco minhoto. As previsões inglesas apontam para cerca de quatro mil adeptos do Tottenham presentes na Pedreira, um factor de equilibrio de forças entre portugueses e ingleses.
Martin Jol elogiou o Estádio Municipal e mostra mesmo um conhecimento profundo sobre a casa bracarense. "É muito diferente. Estive lá algumas vezes. Como se podem recordar do Euro 2004 não existem bancadas atrás das balizas e está colocado num vale. É preciso descer um elevador para chegar às bancadas e isso é muito estranho. Existem duas bancadas enormes e estou à espera de poucos adeptos do Braga no Estádio", salienta ainda.

Apesar destas constatações, o treinador do emblema onde milita o português Ricardo Rocha, espera um desafio "difícil". "Vi o Braga na semana passada e posso afirmar que usam muitos jogadores, no sentido de colocarem outros a descansarem para os grandes jogos", abordou, referindo-se naturalmente à rotatividade arsenalista, um dos factores que pode trazer surpresas para a armada britânica.
"Em traços gerais fiquei com uma boa impressão do Sporting Clube de Braga", asseverou, lançando um aviso à sua própria navegação: "Se os deixarmos expressarem-se com a bola, tornam-se muito fortes, devido à influência de jogadores brasileiros". Para além disso, Martin Jol considera que "são uma equipa bem organizada na defesa e por isso vai ser complicado jogar contra o Braga fora de portas".



A caçada histórica com os pesos pesados
O penúltimo treinou serviu para alargar o sorriso bracarense. Pedro Costa é ausência, mas o leque de opções aumentou num abrir e fechar de olhos com quatro indiscutíveis.


Sorrisos, muitos sorrisos, que nem a típica e agreste chuva minhota conseguiu cerrar os rostos. O penúltimo treino oficial, mas o derradeiro ensaio táctico para o embate europeu, serviu para alagar ainda mais o sorriso bracarense. Está de orelha a orelha. Também não é para menos: o Spor-ting Clube de Braga vai tentar derrubar a história, a humilhação de 1984 e conta com quatro pesos pesados para o assalto europeu.

Embora não seja crível que Jorge Costa recorra às quatro unidades, a verdade é que estão à sua disposição  dois operários e duas unida-des voláteis: a intensidade de Vandinho, que durante noventa minutos morde o adversário e arrasta a equi-pa consigo; a capacidade po-sicional de Andrés Madrid, que transmite um equilibrio sublime às trasições e ao esquema táctico; os lampejos e os desequilibrios de Maciel; a arte pensada e elaborada nos pés de João Vieira Pinto, que enquadrado num 4x4x2 losango, mais protegido das dinâmicas ataque-defesa. Está tudo lá  à disposição do 'Bicho'.

Pela segunda vez na sua história o Sporting Clube de Braga atinge este patamar nas competições do velho continente e, pela segunda vez, vai procurar contornar a história, o passado e dar continuidade à sua afirmação, que o coloca mesmo às portas da entrada no top 100 das formações europeias.
O ano de 1984 está igualmente presente na memória dos adeptos do emblema minhoto. Essa humilhação aos pés do Tottenham, que na altura era um colosso, tinha nas suas vitrinas a Taça UEFA, e possuia um ego elevado, face à constelação de estrelas que iluminavam o Estádio White Hart Lane.

A dicotomia passado/presente é animadora para os bracarenses. Nem o Tottenham está tão forte como nessa década, e os bracarenses estão mais capazes e mais maduros actualmente. O emblema inglês exibe alguns internacionais e jogadores de gabarito, todavia os bracarenses apresentam  trunfos e já provaram no decurso da sua carreira que têm potêncial. Num ápice regressaram igualmente quatro unidades em pleno e Vandinho, Andrés Madrid, João Pinto e Maciel, embora com inúmeras incógnitas em torno da sua forma física, são sempre armas de calibre elevado.
Pedro Costa é a única ausência por lesão. A surpresa de Parma foi tramada por uma lesão nos gémeos e vai sentar-se nas bancadas da pedreira ao lado de Jorge Luiz e o polaco Chmiest, que não foram inscritos.

A última sedução

Hoje abrem-se as portas do Estádio Municipal, a partir das 10:30 horas, numa sessão de trabalho perfeitamente visível e que poderá contar com a presença dos sócios e adeptos do Sporting Clube de Braga na véspera do confronto europeu.
Será a última oportunida-de de seduzir os adeptos a uma presença massiva na pedreira, numa estratégia de clara aproximação entre o grupo de trabalho e o décimo segundo jogador.

As previsões são francamente animadoras, contudo a deslocação massiva de ingleses lançam ainda mais o alerta para as hostes minhotas.
A operação de charme e de marketing pode funcionar como um chamariz, tal como ao nível mental pode trazer um acréscimo de motivação ao grupo de trabalho. Geometricamente, Jorge Costa definiu ontem o plano táctico, que pode passar por um losango ou um triângulo. A identidade (táctica) foi ontem totalmente desenhada e a véspera da cimeira europeia vai ser essencialmente para alimentar a confiança (mentalidade).

in Correio do Minho